PT918709E - Tanque para armazenamento de produtos liquidos - Google Patents

Tanque para armazenamento de produtos liquidos Download PDF

Info

Publication number
PT918709E
PT918709E PT97929058T PT97929058T PT918709E PT 918709 E PT918709 E PT 918709E PT 97929058 T PT97929058 T PT 97929058T PT 97929058 T PT97929058 T PT 97929058T PT 918709 E PT918709 E PT 918709E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tank
drainage
ramp
level
channel
Prior art date
Application number
PT97929058T
Other languages
English (en)
Inventor
Witter Aldyr
Original Assignee
Petroleo Brasileiro Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Petroleo Brasileiro Sa filed Critical Petroleo Brasileiro Sa
Publication of PT918709E publication Critical patent/PT918709E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D88/00Large containers
    • B65D88/02Large containers rigid
    • B65D88/06Large containers rigid cylindrical
    • B65D88/08Large containers rigid cylindrical with a vertical axis

Landscapes

  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Vibration Prevention Devices (AREA)
  • Feeding, Discharge, Calcimining, Fusing, And Gas-Generation Devices (AREA)
  • Devices For Dispensing Beverages (AREA)
  • Production Of Liquid Hydrocarbon Mixture For Refining Petroleum (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Cleaning By Liquid Or Steam (AREA)
  • Coating Apparatus (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Sink And Installation For Waste Water (AREA)
  • Photographic Developing Apparatuses (AREA)

Description

84 688 ΕΡ Ο 918 709/ΡΤ
DESCR1CÃO “Tanque para armazenamento de produtos líquidos”
Campo do invento O presente invento refere-se a um aperfeiçoamento em tanques para armazenar produtos líquidos, em especial petróleo e seus derivados, e tem a finalidade de introduzir meios de drenagem mais eficientes para escoamento de materiais indesejáveis (resíduos densos, lamas, água, areia, etc.), os quais normalmente se acumulam no fundo desses tanques.
Antecedentes do invento O objecto do presente invento é aumentar a eficiência das operações para remover os materiais indesejáveis, os quais normalmente se acumulam no fundo dos tanques de armazenagem. O mesmo envolve a utilização de um fundo cujo centro se encontra a um nível mais baixo do que o dos bordos, e tem por finalidade concentrar no centro do fundo os resíduos para serem drenados. O mesmo envolve também a utilização de um canal de drenagem em forma de rampa, que vai do centro do fundo do tanque até aos bordos. Esta rampa é suficientemente inclinada para permitir a drenagem dos materiais indesejáveis para fora do tanque.
Estado da arte
Os tanques de armazenagem são muito usados na indústria do petróleo e são essenciais para o funcionamento de uma unidade operacional. Podem ser destinados, por exemplo, à armazenagem de petróleo em bruto, produtos intermédios e produtos finais.
Durante a armazenagem de produtos líquidos, é comum aparecerem materiais indesejáveis, os quais poderão ter acompanhado o produto quando o mesmo foi depositado no tanque. Os materiais indesejáveis (resíduos densos, lamas, água, areia, etc.) são normalmente mais pesados do que o produto armazenado e, portanto, tendem a ficar depositados no fundo dos tanques.
84 688 ΕΡ Ο 918 709/ΡΤ 2
Os tanques de armazenagem correntemente em utilização, em particular, os que têm uma capacidade entre média e grande, têm um lado cilíndrico montado num anel de fundação. O fundo tem geralmente a forma de uma tampa, ou cone, convexa para cima. A parte mais baixa do cilindro tem incorporadas aberturas para limpeza e inspecção. As portas para as aberturas de limpeza estão localizadas no lado, suportado pelo anel da fundação. Esta posição significa que a abertura de limpeza pode ser usada para verificar o nível de líquidos indesejáveis depositados no fundo do tanque. A monitorização é efectuada por meio de um indicador de nível, situado na porta da abertura de limpeza. O indicador de nível serve para informar o operador quando deve drenar o tanque para remover os materiais indesejáveis ou quando deve parar a drenagem, de modo a evitar que o produto armazenado seja também drenado inadvertidamente. A parte inferior do tanque tem instalados vários tubos de drenagem a fim de permitir a passagem de materiais indesejáveis para fora dos tanque de armazenagem. Na saída de cada tubo de drenagem existe uma válvula de interrupção que, quando aberta, permite a drenagem dos materiais indesejáveis para fora do tanque. São geralmente instalados misturadores nas aberturas de inspecção para homogeneizar o produto armazenado. O número de misturadores instalados em tanques depende da sua capacidade de armazenagem e do tipo de produto que está armazenado.
Os misturadores têm a desvantagem de também causarem o movimento de materiais indesejáveis para o centro do tanque, afastando-os para longe dos pontos de drenagem. Esta característica retarda a drenagem dos materiais indesejáveis, permitindo, além disso, a acumulação de materiais indesejáveis em áreas em que há remoinhos causados pelos misturadores.
Como o fundo do tipo de tanque correntemente utilizado tem, normalmente o seu centro mais alto do que os bordos, o material indesejável tende a acumular-se nos bordos em camadas anulares. Contudo, uma vez que toda a extensão dos
84 688 ΕΡ Ο 918 709/ΡΤ bordos do tanque está ao mesmo nível e não há diferença de nível para facilitar a drenagem de materiais indesejáveis para os tubos de escoamento, o processo de drenagem torna-se lento, e isto encoraja a acumulação de materiais indesejáveis no fundo dos tanques, principalmente nas zonas que ficam mais afastadas dos drenos. A demora na descarga dos materiais indesejáveis dos tanques causa vários problemas, tais como a perda de capacidade de armazenagem do produto, a corrosão do fundo devido à acumulação de materiais indesejáveis, a paragem da produção para limpeza do tanque de armazenagem ou até a substituição do fundo danificado do tanque, a necessidade de pintar as chapas de metal no fundo do tanque para as proteger contra a corrosão, a necessidade de inserir ânodos de sacrifício dentro do fundo do tanque para protecção contra a corrosão, etc.
Deve ser realçado que, antes de pintar o fundo dos tanques para armazenagem de produtos líquidos, se deve remover os efeitos da corrosão por meio de jacto de areia ou por jacto de água, de modo que possam ser então aplicadas múltiplas camadas de tinta protectora especial; isto requer que as operações sejam interrompidas por vários dias até que o tanque possa ser utilizado de novo. Esta operação de pintura é muito caro. O presente invento tem a finalidade de proporcionar um tanque aperfeiçoado para armazenagem de produtos líquidos, especialmente um tanque de grande capacidade, que resolve os problemas acima descritos, poupa tempo e reduz os custos operacionais.
Sumário do invento O presente invento proporciona um tanque para armazenagem de produtos, que compreende um fundo e uma parede lateral, suportados num anel de fundação por debaixo do nível do fundo, caracterizado por o fundo ter o seu centro a um nível mais baixo do que o do bordo do fundo; por estar formada uma abertura de inspecção na parede lateral do tanque e ter um limiar; e por estar um canal de drenagem está instalado no fundo e por ter uma rampa que se prolonga a partir de uma extremidade mais alta, localizada no centro do fundo do tanque, para uma extremidade mais baixa localizada por debaixo do njvel mais alto do dito anel de fundação e por debaixo do limiar da dita abertura de inspecção e prolongando-se
84 688 ΕΡ Ο 918 709/ΡΤ 4 os lados de modo vedante entre a rampa e o fundo do tanque.
Esta configuração tem por finalidade facilitar a drenagem de materiais indesejáveis do tanque.
Breve descrição dos desenhos
As características do presente invento serão melhor compreendidas pela descrição pormenorizada proporcionada a seguir, apenas a título de exemplo, em conjunto com os desenhos anexos, nos quais: - a FIG. 1 é uma vista em perspectiva de uma primeira concretização do tanque, para armazenagem de produtos líquidos, de acordo com o presente invento, e a FIG. 2 é uma vista em perspectiva de uma outra concretização do tanque, de acordo com o presente invento.
Descrição pormenorizada do invento A FIG. 1 mostra uma vista em perspectiva de um tanque 1 para armazenagem de produtos líquidos. Um anel de fundação 2 serve como um plinto para suportar a parede lateral cilíndrica 3 do tanque.
Pelo menos, uma abertura de acesso 4 está incorporada na parede lateral 3 do tanque, imediatamente acima do anel 2, para permitir o acesso ao interior do tanque 1 para inspecção e/ou limpeza. A abertura de acesso 4 tem um indicador de nível, não mostrado na FIG. 1, cujo objectivo é indicar ao operador quando se deve drenar o tanque para remover os materiais indesejáveis e quando parar a drenagem para evitar que o próprio produto armazenado seja inadvertidamente drenado.
Na parte mais baixa do tanque 1 pode ser visto o fundo 5 que está ligado ao interior da parte inferior da parede lateral 3. O centro 6 do fundo 5 está a um nível mais baixo do que o nível do bordo. O fundo do tanque côncavo para cima, pode, por exemplo, ser um cone com o seu vértice apontando para baixo. A diferença de
84 688 ΕΡ Ο 918 709/ΡΤ nível entre ο centro 6 do fundo do tanque 5 e o bordo tem por finalidade facilitar o movimento de material indesejável para o centro 6 do fundo do tanque 5. O tanque 1 tem pelo menos um canal de drenagem 7 (neste caso dois), o qual torna possível remover os materiais indesejáveis do interior do tanque. O pavimento deste canal 7 é uma rampa 8 com uma das suas extremidades no centro 6 do fundo de tanque 5 e a outra extremidade 23 a um nível mais baixo do que o nível do limiar 24 da sua respectiva abertura de acesso 4, A rampa 8 tem uma inclinação suficientemente grande para permitir a drenagem dos materiais indesejáveis do centro 6 para o bordo do tanque. Os lados do canal de drenagem 7 são definidos por chapas laterais 10, rigidamente ligadas à rampa 8 e ao fundo de tanque 5. Deve ser realçado que o número de canais de drenagem instalados dependerá da capacidade de armazenagem do tanque 1.
Na extremidade do canal de drenagem 7, perto do anel de fundação 2, está uma chapa de vedação 21, rigidamente ligada às chapas laterais 10 e à rampa 8, e tem a função de evitar fugas do interior do canal 7 para o solo que fica imediatamente por debaixo do mesmo. A chapa de vedação 21 tem pelo menos um orifício de drenagem 9 que se destina a permitir a passagem de, pelo menos, um tubo de drenagem, não mostrado na figura. Um tal tubo de drenagem permite a drenagem dos materiais indesejáveis do canal 7. O anel 2 tem orifícios equivalentes aos orifícios 9 na chapa de vedação 21, destinados a permitir a passagem dos tubos de drenagem através da mesma. Cada tubo de drenagem tem na sua saída uma válvula interruptora, que se destina a regular a descarga dos materiais indesejáveis a serem drenados. A utilização da chapa de vedação 21 é opcional, embora seja recomendada.
Quando um operador abre as válvulas de passagem dos tubos de drenagem, os materiais indesejáveis começam a drenar para o exterior do tanque 1. Durante a drenagem, os materiais indesejáveis são guiados pela gravidade para o centro 6 do fundo 5. Os mesmos são então drenados pela rampa 8 do canal de drenagem 7 na direcção do bordo do fundo do tanque, onde os mesmos passam para os tubos de drenagem e, subsequentemente, deixam o interior do tanque 1. Quando o indicador de nível indica que o nível dos resíduos desceu para o limite pré-estabelecido, o operador fecha as válvulas de passagem. 84 688 ΕΡ Ο 918 709/ΡΤ 6
A FIG. 2 mostra uma vista em perspectiva de uma concretização alternativa do presente invento, aplicado a um tanque 11 para armazenar produtos líquidos. Um anel de fundação 12 serve como um plinto para a parede lateral cilíndrica 13 do tanque.
Pelo menos, uma abertura de acesso 14 está incorporada na parede lateral 13, imediatamente por cima do anel de fundação 12, para permitir o acesso ao interior do tanque 11. A abertura de acesso 14 tem um indicador de nível, não mostrado na FIG. 2, cuja finalidade é indicar ao operador quando deve drenar o tanque para remover os materiais indesejáveis ou quando parar a drenagem para evitar que o produto armazenado seja inadvertidamente drenado.
Na parte mais baixa do tanque 11 pode ser visto o fundo 15, que está ligado ao interior da parte mais baixa da parede lateral 13. O centro 16 do fundo 15 está a um nível mais baixo do que o nível do bordo do fundo. O fundo côncavo para cima do tanque 11 pode, por exemplo, ser um cone com a sua superfície convexa apontando para baixo. A diferença de nível, entre o centro 16 do fundo de tanque 15 e o bordo, facilita o movimento de material indesejável para o centro 16 do fundo do tanque 15. O tanque 11 tem, pelo menos, um canal 17 de drenagem, o qual torna possível remover os materiais indesejáveis do interior do tanque. O pavimento deste canal é uma rampa 18, a qual tem uma das suas extremidades no centro 16 do fundo 15 do tanque 11 e a sua outra extremidade 25 adjacente ao limiar da sua abertura de acesso 14. A rampa 18 é suficientemente inclinada para permitir a drenagem de materiais indesejáveis do centro 16 para o bordo do tanque 11. Os lados do canal de drenagem 17 são definidos por chapas laterais 22, rigidamente ligadas à rampa 18 e ao fundo de tanque 15. Deve ser realçado que o número de canais de drenagem instalados dependerá da capacidade de armazenamento do tanque.
Os tubos de drenagem estão fixos na rampa 18 do canal de drenagem 17, perto do bordo exterior do fundo de tanque 15. Na FIG. 2, meramente por questões 7 84 688 ΕΡ Ο 918 709/ΡΤ de simplicidade, apenas se mostra um único tubo de drenagem 19. O anel de fundação 12 tem orifícios, os quais permitem aos tubos de drenagem passar através do mesmo. Tal tubo de drenagem 19 tem, na sua saída, uma válvula de interrupção 20, destinada a regular a descarga dos materiais indesejáveis a serem drenados.
Quando um operador abre a válvula de interrupção 20 no tubo de drenagem 19, começa a drenagem dos materiais indesejáveis para fora do tanque 11. Durante a drenagem, os materiais indesejáveis são escoados por efeito da gravidade para o centro 16 do fundo de tanque 15, de onde depois se escoam ao longo da rampa de canal de drenagem 18, para o bordo de fundo 15, onde passam para os tubos de drenagem 19, deixando subsequentemente o interior do tanque 11. Quando o indicador de nível indica que o nível de resíduos desceu para o limite pré-estabelecido, o operador pode fechar as válvulas de passagem. A escolha entre as duas opções acima apresentadas, dependerá da profundidade disponível e do diâmetro do tanque.
Lisboa, -9. m. 20ΘΌ
Por PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRÁS - O AGENTE OFICIAL -

Claims (5)

  1. 84 688 ΕΡ Ο 918 709/ΡΤ 1/2 REIVINDICAÇÕES 1 - Tanque (1; 11) para armazenagem de produtos, que compreende um fundo (5; 15) e uma parede lateral (3; 13), suportados num anel de fundação (2; 12) por debaixo do nível do fundo, caracterizado por o fundo (5; 15) ter o seu centro (6, 16) a um nível mais baixo do que o do bordo do fundo; por estar formada uma abertura de inspecção (4; 14) na parede lateral (3; 13) do tanque e ter um limiar (24); e por estar formado um canal de drenagem (7; 17) no fundo (5; 15) e ter uma rampa (8; 18), que se prolonga de uma extremidade mais alta, localizada no centro (6; 16) do fundo do tanque (5; 15), para uma extremidade mais baixa (23; 25), localizada ao nível ou abaixo do nível mais alto do dito anel de fundação (2; 12) e por debaixo do limiar (24) da dita abertura de inspecção (4; 14) e prolongado-se os lados (10) de modo vedante entre a rampa (8; 18) e o fundo do tanque (5; 15).
  2. 2 - Tanque de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a dita rampa (8) terminar por debaixo do limiar (24) da abertura de acesso (4); por os ditos lados (10) do canal de drenagem (7) compreenderem chapas laterais ligadas rigidamente ao fundo de tanque (5) e à rampa de drenagem (8); por uma chapa de vedação (21) estar ligada a ambas as chapas laterais (10) e por, pelo menos, um orifício de drenagem (9) estar formado na chapa de vedação (21) para permitir a drenagem do dito canal de drenagem (7).
  3. 3 - Tanque de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por compreender, pelo menos, um tubo de drenagem que comunica com o dito, pelo menos, um orifício de drenagem (9) e que tem na sua extremidade exterior uma válvula de passagem, destinada a controlar o escoamento de líquidos indesejáveis para fora do canal de drenagem (7).
  4. 4 - Tanque de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a extremidade mais baixa da dita rampa (18) coincidir com o limiar da dita abertura de inspecção (14).
  5. 5 - Tanque de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por compreender, pelo menos, um tubo de drenagem (19), fixo à rampa (18) de, pelo menos, um canal de drenagem (17), que passa através do anel de fundação (12); e por ter uma válvula de passagem (20) montada na extremidade exterior de cada 84 688 ΕΡ Ο 918 709/ΡΤ 2/2 um dos ditos tubos de drenagem (19) para controlar o escoamento dos materiais indesejáveis para fora do canal de drenagem (17). Lisboa, 9 τη 2000 Por PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRÁS - O AGENTE OFICIAL -
PT97929058T 1996-07-26 1997-06-19 Tanque para armazenamento de produtos liquidos PT918709E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR9603160A BR9603160A (pt) 1996-07-26 1996-07-26 Aperfeiçoamento em tanques de armazenamento de produtos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT918709E true PT918709E (pt) 2000-11-30

Family

ID=4064642

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT97929058T PT918709E (pt) 1996-07-26 1997-06-19 Tanque para armazenamento de produtos liquidos

Country Status (22)

Country Link
US (1) US6119885A (pt)
EP (1) EP0918709B1 (pt)
JP (1) JP3415853B2 (pt)
KR (1) KR100337414B1 (pt)
CN (1) CN1063717C (pt)
AR (1) AR007923A1 (pt)
AU (1) AU717227B2 (pt)
BR (1) BR9603160A (pt)
CA (1) CA2259974C (pt)
CO (1) CO4700556A1 (pt)
DE (1) DE69701991T2 (pt)
EA (1) EA000603B1 (pt)
EG (1) EG20994A (pt)
ES (1) ES2147993T3 (pt)
ID (1) ID17494A (pt)
MY (1) MY121259A (pt)
NO (1) NO320339B1 (pt)
PT (1) PT918709E (pt)
SA (1) SA97180354B1 (pt)
UY (1) UY24646A1 (pt)
WO (1) WO1998004479A1 (pt)
ZA (1) ZA976599B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BR9701718A (pt) 1997-04-08 1998-11-03 Petroleo Brasileiro Sa Válvula quebra-vácuo para tetos flutuantes de tanques de armazenamento de líquidos
BR9705077C1 (pt) 1997-10-17 2000-11-14 Petroleo Brasileiro Sa Método para inversão da configuração convexa de fundos de tanques de armazanamento de produtos lìquidos por meio da aplicação de material de caracterìstica plásticas
CA2771477C (en) * 2013-03-19 2016-10-18 Jason Corbeil Fluid handling and containment system, apparatus and method
CN113203041A (zh) * 2021-04-12 2021-08-03 莱州汇金矿业投资有限公司 一种自动检测储气罐积水并自动排放装置

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2662664A (en) * 1948-12-24 1953-12-15 Charles Glen Smith Vacuum storage unit for ground coffee
US3904779A (en) * 1971-03-19 1975-09-09 Grace Machinery Company Inc Washing and cooling cottage cheese curd
US4557406A (en) * 1984-01-23 1985-12-10 Clawson Tank Company Storage and shipping bin
US4648521A (en) * 1986-05-27 1987-03-10 Hoover Group, Inc. Composite metal and plastic tank
US5127540A (en) * 1987-11-23 1992-07-07 Baker Hughes Incorporated Double shell thickener
DE3813986A1 (de) * 1988-04-26 1989-11-09 Werner Dipl Ing Krauss Entleerungseinrichtung fuer ein schuettgutsilo
US4944873A (en) * 1989-01-12 1990-07-31 Williams Jack R Dewatering system for sludge removal
US5156749A (en) * 1989-01-12 1992-10-20 Williams Jack R Dewatering system for sludge removal
US5226558A (en) * 1992-05-01 1993-07-13 Rotonics Manufacturing, Inc. Transportable multi-use storage container and pallet system
GB2273668B (en) * 1992-12-23 1997-04-23 Fbg Limited Drilling fluid recovery
FR2706982B1 (pt) * 1993-06-21 1995-08-04 Thermique Generale Vinicole
US5615798A (en) * 1994-09-08 1997-04-01 Ropak Corporation Container incorporating liquid draining means, and related method

Also Published As

Publication number Publication date
KR100337414B1 (ko) 2002-05-22
UY24646A1 (es) 1997-08-05
EA000603B1 (ru) 1999-12-29
ZA976599B (en) 1998-02-18
EP0918709B1 (en) 2000-05-10
MY121259A (en) 2006-01-28
AR007923A1 (es) 1999-11-24
EG20994A (en) 2000-08-30
CN1226220A (zh) 1999-08-18
ES2147993T3 (es) 2000-10-01
CO4700556A1 (es) 1998-12-29
DE69701991T2 (de) 2000-10-05
EP0918709A1 (en) 1999-06-02
NO990324L (no) 1999-01-25
BR9603160A (pt) 1998-09-15
JP2000505182A (ja) 2000-04-25
JP3415853B2 (ja) 2003-06-09
ID17494A (id) 1998-01-08
KR20000023839A (ko) 2000-04-25
AU3331397A (en) 1998-02-20
CN1063717C (zh) 2001-03-28
NO990324D0 (no) 1999-01-25
DE69701991D1 (de) 2000-06-15
US6119885A (en) 2000-09-19
EA199900119A1 (ru) 1999-08-26
AU717227B2 (en) 2000-03-23
WO1998004479A1 (en) 1998-02-05
NO320339B1 (no) 2005-11-21
SA97180354B1 (ar) 2006-01-30
CA2259974A1 (en) 1998-02-05
CA2259974C (en) 2002-12-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5256000A (en) Apparatus for forming a multi-walled trench
US4385986A (en) Gravity separator for separating liquids
US7392699B2 (en) Apparatus for use in measuring fluid levels
PT946237E (pt) Sistema para drenagem de um tanque de armazenamento de liquidos
PT918709E (pt) Tanque para armazenamento de produtos liquidos
DE202010017307U1 (de) Wärmetauscher
US20230054894A1 (en) Drainage body unit, drainage body system and shaft element
JP2017057666A (ja) 排水ます
JP6388175B2 (ja) 無動力逆流防止装置
KR100328656B1 (ko) 표면,특히유조선의갑판으로부터물과오일의배출을위한장치
US658639A (en) Sanitary receiving-basin.
BG64103B1 (bg) Система за издигане и спускане на облицовка на резервоар за флуид
FI86004B (fi) Bakvattenstopp foer sjaelvfallsledningar.
CN209760400U (zh) 一种塑料检查井
US2482468A (en) Drainage system for tanks
KR101703102B1 (ko) 개폐기능 및 역류방지 배수장치
KR200342643Y1 (ko) 급속공기밸브
KR101714504B1 (ko) 해양구조물의 컬럼을 이용한 배수장치
EP2000603A2 (de) Entwässerungssystem
DE10353536B4 (de) Vorrichtung zur drucklosen Leckageüberwachung an senkrechten Gefäßwänden
US304841A (en) meyer
KR102519206B1 (ko) 유로가 형성된 저장탱크
BR112019010860A2 (pt) tubo de facilitação de descarga de esgoto
US448988A (en) mcgowan
JPH0116484Y2 (pt)