PT89303B - Processo para a preparacao de tienotriciclos e de composicoes farmaceuticas que os contem - Google Patents
Processo para a preparacao de tienotriciclos e de composicoes farmaceuticas que os contem Download PDFInfo
- Publication number
- PT89303B PT89303B PT89303A PT8930388A PT89303B PT 89303 B PT89303 B PT 89303B PT 89303 A PT89303 A PT 89303A PT 8930388 A PT8930388 A PT 8930388A PT 89303 B PT89303 B PT 89303B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- methyl
- formula
- radical
- piperazinyl
- thieno
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C07—ORGANIC CHEMISTRY
- C07D—HETEROCYCLIC COMPOUNDS
- C07D495/00—Heterocyclic compounds containing in the condensed system at least one hetero ring having sulfur atoms as the only ring hetero atoms
- C07D495/02—Heterocyclic compounds containing in the condensed system at least one hetero ring having sulfur atoms as the only ring hetero atoms in which the condensed system contains two hetero rings
- C07D495/04—Ortho-condensed systems
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K31/00—Medicinal preparations containing organic active ingredients
- A61K31/33—Heterocyclic compounds
- A61K31/395—Heterocyclic compounds having nitrogen as a ring hetero atom, e.g. guanethidine or rifamycins
- A61K31/55—Heterocyclic compounds having nitrogen as a ring hetero atom, e.g. guanethidine or rifamycins having seven-membered rings, e.g. azelastine, pentylenetetrazole
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Medicinal Chemistry (AREA)
- Pharmacology & Pharmacy (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
- Heterocyclic Carbon Compounds Containing A Hetero Ring Having Oxygen Or Sulfur (AREA)
- Steroid Compounds (AREA)
- Heterocyclic Compounds Containing Sulfur Atoms (AREA)
Description
Descrição
Cpmpo de Utilização da Invenção
A presente invenção refere-se a um processo para a preparação de novas di-hidro-tieno-benzodiazepino nas enantiomericamente puras. Os compostos preparados de acordo com a presente invenção são utilizados na indústria farmacêutica como produtos intermediários e para a preparação de composições farmacêuticas.
GSP bad ORIGINAL
(I) como tal ou sob a sua forma desprotonizada, com um composto quiral de configuração homogénea de fórmula II
R-X (II) na qual R significa um radical quiral de configuração homogénea e X representa um grupo de saída, se separar a mistura dos diastereómeros assim obtidos de fórmula III
e, a partir dos diastereómeros opticamente puros, se libertarem os compostos de fórmula I com conformação homogénea.
BAD ORIGINAL
Enquadramento Técnico da Invenção
Sabe-se que dibenzodiazepinonas e pirido-benzodiazepinonas podem existir em duas conformações quirais simétricas uma em relação à outra, pelo que a mistura dos confórmeros em determinados casos - de acordo com a respectiva substituição - podem separar-se em antípodas ópticos (memória descritiva publicada para inspecção pública da patente de invenção alemã DE-OS 35 31 682).
Descrição da Invenção
A Requerente descobriu agora um processo que permite separar tienobenzofiiazepinonas apropriadamente substituídas e, em especial, Telenzepina de maneira simples e com elevados rendimentos nos seus antípodas ópticos. O processo caracteriza-se pelo facto de se inserir na posição 9 da 4, 9-di-bidro-10H-tieuo/ 3,4-b_/ /~1, 5_/benzodiazepino-10-ona um radical quiral com configuração homogénea, separarem-se os diasteroisómeros assim obtidos e, em seguida, eliminar-se de novo o radical quiral.
O processo caracteriza-se especialmente pelo facto de se fazer reagir um composto de fórmula I (Telenzepina)
ORIGINAL
A mistura dos conformar os do composto de fórmula I é conhecida a partir da patente Europeia 39 519.
Como compostos de fórmula II, interessam, em principio, todos os compostos quirais com configuração homogénea que se podem fazer reagir com o composto DJ ou com o seu anião com eliminação do grupo de saída X e o seu radical R se pode de novo eliminar depois da separação dos diastereómeros de maneira simples e sem as reacções secundárias indesejadas.
Como grupos de saída X, interessam, especialmente, todos os átomos ou grupos núcleofilicamente separáveis como, por exemplo, átomos de halogênio (I, Br ou, especialmente, Cl) ou grupos hidroxilo activados por esterificação (por exemplo, com ácidos sulfónicos) (-O-SC^-CH^, -0-30 2^3 ou -0-30 ^-CgH^-p-CH^) .
Como radicais R interessam todos os radicais com a configuração homogénea que podem derivar de compostos quirais existentes naturalmente ou que se podem obter sinteticamente e podem ser separados dos compostos de fórmula III por solvólise em condições suavemente ou, de preferência, fracamente ácidas. Como radicais R, podem meneio· nar-se, em especial, os seguintes:
- radicais glicosilo que derivam de glicopiranoses, glicofuranoses e glico-sacáridos e que, caso se pretenda, são parcial ou completamente protegidos com os grupos de protecção usuais na química dos bidratos de carbono; ou
- radicais de álcoois terpénicos acoplados através do átomo de oxigénio; ou
BAD ORIGINAL
- outros radicais de álcoois quirais acoplados através do átomo de oxigénio?
que respectivamente possuem, junto do átomo de oxigénio que funciona como membro de ligação, um grupo carbonilo ou, especialmente, um grupo metileno.
Os radicais R preferidos são radicais de fórmula IV ri-o-ch2- (IV) em que Rl, conj untamente com o átomo de oxigénio a que está ligado, representa um radical glicosilo, um radical de álcool terpénico quiral ou um outro radical de álcool quiral.
Como radicais glicosilo Rl-O-, podem mencionar-se, por exemplo, os radicais que se obtem a partir de mono-sacáridos ou de di-sacáridos existentds naturalmente, tais como arabinose, frutose, galactose, glucose, lactose, manose, ribose, xilose, maltose, sorbose ou N-acetil-D-glucosamina.
Como radicais de álcoois terpénicos quirais Rl-O-, podem mencionar-se, em especial, os radicais que dérivam de um álcool terpénico existente naturalmente ou facilmente obtido por síntese. Como álcoois terpénicos, podem mencionar-se, por exemplo, isopulegol, neomentol, isomentol, mentol, carveol, di-hidrocarveol, terpinen-4-ol, mirtenol, citroneiol, isoberneol, borneol, fencbal e, especialmente, isopinocanfeol.
Como outros radicais de álcool quiral Rl-O-, podem mencionar-se, por exemplo, os radicais que derivam dos seguintes álcoois : ésteres do ácido mandélico, cincbonidina, cincbonina, efedrina, éster de metilo da serina, sitosterol, 3-hidróxi-2-metil-propionato de metilo e -—
BAD ORIGINAL lactato de etilo.
Um radical R especialmente preferido é o radical isopinocanfeilóxi-metilo.
A reacção do composto de fórmula I com um composto de fórmula II realiza-se de maneira conhecida pelos peritos no assunto. Para aumentar a nucleofilia do composto da fórmula I, é conveniente desprotonizar este.
Como agentes desprotonizantes, podem utilizar-se as bases empregadas correntemente para reacção análogas na química orgânica como, por exemplo, hidróxidos, como hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio, ou carbonatos, como carbonato de potássio, ou alcoolatos, como metilato de sódio ou etilato de sódio ou aminas, como piridina, trietilamina ou etil-di-isopropilamina, ou compostos organo-metálicos, como terc.-butil-lítio, ou, de preferência, hidretos, como hidreto de sódio.
A desprotonização do composto de fórmula I e a subsequente reacção com o composto de fórmula II realiza-se no seio de dissolventes inertes - de acordo com o agente de desprotonização - próticos ou apróticos. Como tais,são apropriados, por exemplo, metanol, isopropànol, sulfóxido de dimetilo, acetona, acetonitrilo, dioxano e, de preferência, dimetil-formamida.
A desprotonização do composto de fórmula I realiza-se - dependendo da reactividade do agente de desprotonização - de preferência, a temperaturas compreendidas entre -30 e -rlOO°C, em especial, a temperaturas compreendidas entre O e 50°C. A subsequente reacção do composto da fórmula I desprotonizada com o composto da fórmula II realiza-se a temperaturas que - para evitar reacções secundárias indesejadas - não devem ultrapassar 50° C e, de pref erência, estão compreendidas entre -20 e +20°C.
'ΤΥ
BAD ORIGINAL ,
A separação da mistura diastereomérica obtida por reacção do composto da fórmula I com o composto da fórmula II realiza-se de maneira conhecida pelos peritos no assunto, por exemplo, por cromatografia em coluna apropriada, de preferencia, por cristalização fraccionada. Se a separação se fizer por cristalização, é conveniente transformar os diastereómeros obtidos em sais apropriados, que cristalizam facilmente. São apropriados, por exemplo, o oxalato, o tosilato, o fumarato e, especialmente, o maleato.
A libertação dos compostos da fórmula III a partir dos seus sais depois de realizada a separação dos diastereómeros realiza-se com o auxílio de bases apropriadas não demasiadamente fortes. Para esse efeito, são apropriados, por exemplo, hidrogenocarbonatos, como hidrogeno carbonato de sódio.
A libertação dos compostos de fórmula I com conformação homogénea a partir dos diastereómeros opticamente puros realiza-se por solvólise em condições convenientes, ligeiramente ácidas. Como reagentes apropriados para a solvólise, deu bons resultados, por exemplo, ácido fórmico isento de agua com adição de cloreto de hidrogénio.
Os compostos da fórmula II são conhecidos ou podem obter-se por analogia por um processo conhecido dos peritos no assunto, a partir de compostos conhecidos. Assim, por exemplo, os compostos da fórmula II, nos quais R tem a significação da fórmula IV e X representa um átomo de cloro, podem preparar-se por clorometilação de álcoois correspondentes (por exemplo, em analogia com. R. C. Ronald e col., J. Org. Chem., 45 (1980)2224).
Os compostos de fórmula I de conformação homogénea obtidos por libertação a partir dos diasteriómeros opticamente puros, que fazem rodar a luz polarizada com o comprimento de onda de 589 nm na direcção + ou na
BAD ORIGINAL direcção ou seja, o (+)-4,9-di-hidro-3-metil-4- (4-metil-l-piperazinil)-acetil/-lOH-tieno 3,4-b_7 1,5-benzodiazepino-10-ona e o (-)-4,9-di-hidro-3-metil-4-/ (4-metil-l-piperazinil)-acetil_/-10H-tieno 3,4-b 1,5 benzodiazepino-10-ona e os seus sais são compostos novos com propriedades farmacológicas surpreendentes.
Os seguintes Exemplos esclarecem a invenção mais completamente sem a limitarem.
EXEMPLOS
Exemplo 1
4,9-Dl-hidro-9-/ (+)-isopino-canfeiloxi-metil /-3-metil-4-/ (4-metil-l-piperazinil)-acetil7-lOH-tieno/~3,4-b 7 /1,5/-benzodiazepino-10-ona
Sob atmosfera de azoto, suspendem-se 109,6 grama de 4,9-di-hidro-3-metil-4-/ (4-metil-l-piperazinil)-acetil/-lOí-i-tieno /“3,4-b_7 /_1,5_7 benzodiazepin-10-ona em 2,2 litros de dimetil-formamida isenta de água e aquece-se a 40°C. Durante duas horas e meia, adicionam-se sob agitação 14,2 gramas de hidrato de sódio (suspensão a 80% em óleo de parafina). Em seguida, agita-se a mistura à temperatura ambiente durante dezasseis horas. Depois arrefe ce-se a +5°C e adicionam-se gota a gota 41,6 gramas de éter (+)-isopinocanfeil-clorometílico durante trinta minutos Agita-se a mistura a 5°C C durante mais trinta minutos e, em seguida, adicionam-se gota a gota 150 ml de ácido acético glacial. Concentra-se a solução até à secura em evaporador de rotação. Dissolve-se o resíduo em 300 ml de água. Regula-se a solução a pH 1, 2 com HC1 2 N. Decorridos cinco minutos adiciona-se carbonato de sódio sólido até se atingir um valor de pH de 9. Depois de extrair por três vezes com 200 ml de acetato de etilo, secar-se sobre sulfato de sódio e evaporar-se à secura, ohtem-se 97,0 gramas de produto bruto
- 8 θΑϋ ORJGJNAt ?’
- -* —— com a forma de óleo viscoso, para purificar, submete-se a cromatografia em gel de sílica (agente eluente : tolueno/ /dioxano/metanol = 70 : 15 : 15). Isolam-se 76,1 gramas (69%) co composto indicado em título, sob a forma de sólido amorfo incolor.
“22 o (/“ ct_/D = +25,2 ); c = 1, diclorometano/metanol = 1 : 1).
Exemplo 2
4, 9-Dl-hidro-9-/~(-)-isopino-canfeiloxi-metil 7-3-metil-4-/ (4-metil-l-piperazinil)-acetil /-lOH-tieno/ 3,4-b/ /~ 1,5 / benzodiazepino-10-ona
Depois de se realizar o modo de proce der indicado no Exemplo 1, a partir de 10,0 gramas de 4,9-di-hidro-3-metil-4-/~(4-metil-l-piperazinil)-acetil_7_lOH-tieno /“3,4-b_7 /~1,5_/benzodiazepino-l0-ona e de 4,1 gramas de éter (-)-isopinocanfeil-clorometílico, isolam-se 6,3 gramas (58%) do composto indicado em título sob a forma de sólido amorfo incolor, o
(/”a_7D = + 23,1 ; c = 1, diclorometano/metanol =1 : 1).
Exemplo 3
Maleato de (+)-4, 9-di-hldro-9-/ (+)-isopinocanfeiloxi-metil /-3-metil-4-/ (4-metil-l-piperazinil)-acetil 7-lOH-tieno-/^3,4-b 7 /~1, 5 7 benzodiazepino-10-ona
Dissolvem-se 76,0 gramas de 4,9-di-hádro-9-/ (+)-isopinocanfeiloximetil_7-3-metil-4-7_(4-metil-l-piperazinil)-acetil_7-lOH-tieno / 3,4-b_/ / 1,5_7 benzodiazepino-10-ona e 16,4 gramas de ácido maleico sob aquecimento (a 70°0) em 1,5 litros de etanol. A partir des ta solução, cristalizara, depois de dezasseis horas à temperatura ambiente e uma hora a +10°C, 19,2 gramas (20%) do composto indicado em título.
BAD ORIGINAL
Ponto de fusão : 2O5°G.
( / ct_/22 = +98, 2°; c = 1, diclorometano/metanol = 1 : 1).
Exemplo 4
Maleato de (-)-4, 9-di-hidro-9-/~(-)-lsopinocanfeiloximetil7-3-metil-4-/~(4-metil-l-piperazinil)-acetil /-lOH-tieno-_ /~3,4-b 7 /~1,5 7 benzodiazepino-10-ona
Sob aquecimento (70°G), dissolvem-se em 140 ml de etanol 5,8 gramas de 4,9-di-hidro-9-/ (-)-isopÍnocafeiloxi-metil_/-3-metil-4- / (4-metil-l-piperazinil) -acetil_/-10H-tieno /~3,4-b_7 / 1, 5_7 benzodiazepino-10-ona e 1,25 gramas de ácido maleico. A partir desta solução, cristalizam-se, depois de dezasseis horas à temperatura ambiente e uma hora a 0°C, 2,1 gramas de uma mistura de o
diastereómeros com (/~a_7D = -77 j c = 1, diclorometano/ /metanol = 1 : 1).Recristalizamam-se 1,8 gramss desta mistura em 30 ml de etanol. Obtem-se 850 mg (14%) do composto indicado em título, sob a forma de cristais incolores com ponto de fusão : 2O7°C (/ α_/β2 = -96,4°; C = 1, diclorometano/metanol =1 : 1).
Exemplo 5 (+)-4, 9-Pj-hidro-9-/~(+)-isopinocanfeiloximetil 7-3-metil-4-/ ( 4-rnetil-l-piperazinil)-acetil /-10H-tieno /~3,4-b // 1,5 / benzodiazepino-10-ona
Suspendem-se em 100 ml de água 10,0 gramas de maleato de (+)-4, 9-di-hidro-y-/ (+)-isopinocafeiloximetil_7-3-me-il-4-/-(4-meti1-1-piperazinil)-acstil_7-lOH-tieno-/-!,4-b_/ /“1,5_7benzodiazepino-10-ona e mistura-se com 1,4 gramas de bicarbonato de sódio. Extrai-se a solução com três vezes 100 ml de acetato de etilo: secam-se os extractos orgânicos sobre sulfato de sódio e, em seBAD ORIGINAL __<4
guida, concentram-se até à secura. Isolam-se 3,1 gramas (99%) do composto indicado em título, sob a forma de sólido amorfo incolor.
( /~a_7^ = + 96, 1°; c = 1, diclorometano/metanol = 1 : 1).
Exemplo 6
()4/9-Di-hidro-9-/~ (-)-isopinocanfeiloximetil 7-3-metil-4-/ (4-metil-l-piperazinil)-acetil /-10H-tieno /~3,4-b 7/1,5 7benzodiazepino-lO-ona
Procedendo de acordo com a maneira de proceder descrita no Exemplo 5, fazem-se reagir 700 mg de maleato de (-)-4,9-di-bidro-9-/-(-)-isopinocanfeiloximetil/ -3-metil-4~7 (4-metil-l-piperazinil)-acetil_/-lOH-tieno / 3.4-b_7 / 1,5_7benzodiazepino-10-ona e 200 mg de bicarbonato de sódio. Isolam-se 550 mg (95%) do composto indicado em título, sob a forma de sólido amorfo incolor.
2 ( / a_/-g - -96,6 ; c = 1, diclorometano/metanol =1 : 1).
Eyemplo 7 (+)-4,9-Di-hidro-5-metil-4-/ (4-metil-l-piperazinil)-acetil /-10H-tieno/ 3,4-b/ /~1,5 7 benzodiazepino-10-ona
Dissolvem-se 6,6 gramas de ( + )-4, 9-di-hidro-9-/ (+)-isopinocanfeiloximetil_7-3-metil-4-/~(4-metil-l-piperazinil)-acetil/-10H-tieno /”3,4-b_7 /”1,5_/ benzodiazepino-10-ona à temperatura ambiente em 66 ml de ácido fórmico misturado com cloreto de hidrogénio (fez-se passar uma corrente de cloreto de hidrogénio gasoso seco à temperatura ambiente durante cinco minutos através de 10 ml de ácido fórmico). Depois de cinco minutos, elimina-se o dissolvente em evaporador de rotação e retoma-se o resíduo em 100 ml de água. Regula-se a solução a pH 1 - 2 com HCl 2N e, em seguida, extrai-se por três vezes com 50 ml de diBAD ORIGINAL 1 clorometano. Sm seguida, regula-se a fase aquosa a pH 9 com bicarbomto de sódio e extrai-se por três vezes com. 100 ml de diclorometano. Depcis de se secar sobre sulfato de sódio, concentrou-se os extractos orgânicos até à secura. Purificou-se o resíduo por cromatografia em gel de sílica (agente eluente : tolueno/dioxano/metanol =70 : 15 : 30). Isolam-se 3,5 gramas (67%) do composto indicado em título, sob a forma de sólido incolor amorfo.
o ( / α /_ = + 41,2 ; c = 1, diclorometano/metanol =1 : 1):
D
Exemplo 8 (-)-4,9-Di-hidro-3-metil-4-/~(4-metil-l-piperazinil)-acetil7-lQH-tieno/ 3,4-b/ /1,5 7benzodiazepino-10-ona
Fazem-se reagir 400 mg de (-)-4,9-di-hidro-9-/- (-)-isopinocanfeiloximetil_/-3-metil-4-/ (4-metil-l-piperazinil)-acetil7-10H-tieno / 3,4-b_7 / 1, 5_7 benzodiazepino-10-ona como se descreveu no Exemplo 7, no seio de 4 ml de ácido fórmico/HCl e purifica-se. Isolam-se 250 mg (90%) do composto indicado em título, sob a forma de sólido incolor amorfo.
(/ oc_7q2 = -41,0°: c = 1, diclormetano/metanol = 1 :1).
Possibilidade de Utilização Industrial
Os compostos (+)-4, 9-di-bid.ro-3-metil-4-/ (4-metil-l-piperazinil)-acetil_7-lOH-tieuo / 3,4-b_/ /l,5_/ benzodiazepino-10-ona e (-)-4,9-di-hidro-3-metil-4-/-(4-metil-l-piperazinil)-acetil/-10H-tieno /”3,4-b_/ /~1,5_/ benzodiazepino-10-ona que se podem preparar de acordo com a presente invenção e os seus sais possuem propriedades farmacológicas valiosas que os tornam utilizáveis industrialmente. Assim, o composto (+)-4,9-di-hidro-3-metil-4-/ (4-metil-l-piperazinil)-acetil_/-lOH-tieno /_ 3,4-b_/ /”1, 5_/ benzodiazepino-10-ona é um antimuscarínico activo que, em virtude
- 12 BAD ORIGINAL ?
L.
das suas excelentes propriedades de inibição da secreção do suco gástrico e anti-ulcerogénicas, é especialmente apropriado para utilização em medicina humana e veterinária.
Surpreendentemente, o 4,9-di-hidro-3-metil -4-/~(4-metil-i-piperazinil)-acetil_7-lOH-tieno / 3,4-b_7 /~1/5_7 benzodiazepino-10-ona possui propriedades antagonistas da muscarina muito mais intensas do que a (-)-4,9-di-hidro-3-metil-4-/“(4-metil-l-piperazinil)-acetil_7-lOH-tieno / 3,4-b_7 /~1,5_7benzodiazepino-10-ona como á demonstrado pelos estudos de afinidade do receptor.
Além disso, a 4,9-di-hidro-3-metil-4-/ (4-metil-l-piperazinil)-acetil_7-10H-tieno /”3,4-b_7/”1, 5_7 benzodiazepino-10-ona, assim como o seu enantiómero (+), possui propriedades bronco-espasmolíticas inesoeradamente excelentes.
É objecto da presente invenção, por consequân também, a utilização de 4,9-di-hidro-3-metil-4-Z (4-metil-1-piperazinil)-acetil7-10H-tieno /~3,4-b_7 Z_l, 5_7 benzodiazepino-10-ona e dos seus sais farmacologicamente aceitáveis para a preparação de composições farmacêuticas para o tratamento e a profilaxia de doenças dos brônquios.
Outro objecto da presente invenção é a utilização do enantiómero (+) de Telenzepin, ou seja, da (+)-4,9-di-hidro—3-metil-4- /~ (4-metil-l-piperazinil)-acetil/-ΙΟΗ-tieno /~3,4-b_7 /”1,5_7benzodiazepino-10-ona e dos seus sais farmacologicamente aceitáveis para a preparação de composições farmacêuticas para o tratamento e a profilaxia de doenças dos brônquios.
Claims (1)
- REIVINDICAÇÕES _ ia _Processo para a preparação de tienotriciclos, nomeadamente, dos confórmoros (+) e (-) do composto da fórmula (I) caracterizado pelo facto de se fazer reagir a mistura de confórmeros do composto da fórmula (I) com um composto quiral configurativamente homogéneo da fórmula (II)R - X (II) na qual R representa um radical quiral configurativamente homogéneo e X representa um grupo de saída, se preparar a mistura de diastereómeros da fórmula (III)BAD ORIGINALRΟ e, a partir dos diastereómeros opticamente puros assim obtidos se libertarem os compostos da fórmula (l) conformativamente homogéneos.- 2â _Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de R ser um radical da fórmula (IV)Rl - 0 - CH?- (IV) em que Rl em conjunto com o átomo de oxigénio a que está ligado forma um radical glicosilo, um radical de um álcool terpé nico quiral ou um outro radical de um álcool quiral.- 3â Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de R significar um radical isopinocanfeiloximetilo.BAD originalProcesso para a preparação de composições farmacêuticas para o tratamento e a profilaxia de doenças dos bronquios, caracterizado pelo facto de se incorporar 4,9-di-hidro-3-metil-4-/“(4-metil-l-piperazinil)-acetil_/-10H-tieno /~3,4-b_7 /~1,5_/benzodiazepino-10-ona ou pelo menos um dos seus sais farmacologicamente aceitáveis, quando preparados de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, numa mistura de ingredientes veiculares ou auxiliares farmaceuticamente aceitável.- 5a Processo para a preparação de composições farmacêuticas para o tratamento e a profilaxia da doenças dos bronquios, caracterizado pelo facto de se incorporar (+)-4, 9-di-hidro-3-metil-4-/ (4-metil-l-piperazinil)-acetil/ -ΙΟΗ-tieno 7-3,4-b7 /”1,5_7benzodiazepino-lO-ona ou pelo menos um dos seus sais farmacologicamente aceitáveis, quando preparados de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, numa mistura de ingredientes veiculares ou auxiliares farmaceut!camente aceitável.A requerente declara que os primeiros pedidos desta patente foram apresentados na Suiça em 22 de Dezembro de 1987 e em 11 de Julbo da 1933, sob os nSs, 04991/37-7 e 02648/88-2, respectivamente.Lisboa, 21 de Dezembro de 1988
Applications Claiming Priority (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
CH499187 | 1987-12-22 | ||
CH264888 | 1988-07-11 |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT89303A PT89303A (pt) | 1989-12-29 |
PT89303B true PT89303B (pt) | 1995-01-31 |
Family
ID=25691031
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT89303A PT89303B (pt) | 1987-12-22 | 1988-12-21 | Processo para a preparacao de tienotriciclos e de composicoes farmaceuticas que os contem |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US5140025A (pt) |
EP (2) | EP0330756B1 (pt) |
AT (1) | ATE135912T1 (pt) |
AU (1) | AU2824289A (pt) |
CA (1) | CA1325804C (pt) |
DE (1) | DE3855159D1 (pt) |
IL (1) | IL88726A (pt) |
NZ (1) | NZ227415A (pt) |
PT (1) | PT89303B (pt) |
WO (1) | WO1989005644A2 (pt) |
Families Citing this family (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE4003322C1 (pt) * | 1990-02-05 | 1991-06-20 | Byk Gulden Lomberg Chemische Fabrik Gmbh, 7750 Konstanz, De | |
US20040152720A1 (en) * | 2002-12-20 | 2004-08-05 | Boehringer Ingelheim Pharma Gmbh & Co. Kg | Powdered medicaments containing a tiotropium salt and salmeterol xinafoate |
CA2573674A1 (en) * | 2004-07-16 | 2006-01-26 | Proteosys Ag | Muscarinic antagonists with parp and sir modulating activity as agents for inflammatory diseases |
US7893053B2 (en) | 2006-06-16 | 2011-02-22 | Theracos, Inc. | Treating psychological conditions using muscarinic receptor M1 antagonists |
US8748419B2 (en) | 2006-06-16 | 2014-06-10 | Theracos, Inc. | Treating obesity with muscarinic receptor M1 antagonists |
WO2011163231A2 (en) | 2010-06-21 | 2011-12-29 | Theracos, Inc. | Combination therapy for the treatment of diabetes |
CN103044419A (zh) * | 2012-09-04 | 2013-04-17 | 苏州弘森药业有限公司 | 一种合成盐酸哌仑西平的方法 |
Family Cites Families (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US4381301A (en) * | 1980-05-07 | 1983-04-26 | Byk Gulden Lomberg Chemische Fabrik Gmbh | Substituted tricyclic thieno compounds, their synthesis, their use, their compositions and their medicaments |
IL62792A (en) * | 1980-05-07 | 1985-02-28 | Byk Gulden Lomberg Chem Fab | Acylated dihydrothienodiazepinone compounds,process for their preparation,and medicaments containing them |
WO1986006278A1 (en) * | 1985-04-19 | 1986-11-06 | University Patents, Inc. | Method for treating obstructive airway diseases |
DE3531682A1 (de) * | 1985-09-05 | 1987-03-12 | Thomae Gmbh Dr K | (+)-6-chlor-5,10-dihydro-5-((1-methyl-4- piperidinyl)acetyl)-11h-dibenzo(b,e)(1,4) diazepin-11-on, seine isolierung und verwendung als arzneimittel |
-
1988
- 1988-12-19 EP EP88121220A patent/EP0330756B1/de not_active Expired - Lifetime
- 1988-12-19 EP EP89900602A patent/EP0386145A1/de active Pending
- 1988-12-19 WO PCT/EP1988/001173 patent/WO1989005644A2/de not_active Application Discontinuation
- 1988-12-19 DE DE3855159T patent/DE3855159D1/de not_active Expired - Fee Related
- 1988-12-19 US US07/499,403 patent/US5140025A/en not_active Expired - Fee Related
- 1988-12-19 IL IL8872688A patent/IL88726A/en not_active IP Right Cessation
- 1988-12-19 AU AU28242/89A patent/AU2824289A/en not_active Abandoned
- 1988-12-19 AT AT88121220T patent/ATE135912T1/de not_active IP Right Cessation
- 1988-12-20 NZ NZ227415A patent/NZ227415A/en unknown
- 1988-12-21 CA CA000586542A patent/CA1325804C/en not_active Expired - Fee Related
- 1988-12-21 PT PT89303A patent/PT89303B/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP0330756A2 (de) | 1989-09-06 |
NZ227415A (en) | 1991-12-23 |
US5140025A (en) | 1992-08-18 |
EP0386145A1 (de) | 1990-09-12 |
CA1325804C (en) | 1994-01-04 |
IL88726A (en) | 1994-11-11 |
DE3855159D1 (de) | 1996-05-02 |
AU2824289A (en) | 1989-07-19 |
EP0330756A3 (en) | 1989-11-29 |
WO1989005644A2 (fr) | 1989-06-29 |
WO1989005644A3 (fr) | 1989-11-16 |
EP0330756B1 (de) | 1996-03-27 |
ATE135912T1 (de) | 1996-04-15 |
PT89303A (pt) | 1989-12-29 |
IL88726A0 (en) | 1989-07-31 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ES2071621T4 (es) | Enantiómero dextrogiro del alfa-(tetrahidro-4,5,6,7-tieno-(3,2-c)-piridil-5)(cloro-2-fenil) acetato de metilo, su procedimiento de preparación y las composiciones farmacéuticas que lo contienen. | |
US20090069379A1 (en) | Deuterium-enriched lenalidomide | |
US20090082366A1 (en) | Deuterium-enriched telaprevir | |
US20090069388A1 (en) | Deuterium-enriched sorafenib | |
PT99051B (pt) | Processo para a preparacao de formoterol e de compostos com ele relacionados e seus derivados | |
PT89303B (pt) | Processo para a preparacao de tienotriciclos e de composicoes farmaceuticas que os contem | |
WO1993017032A1 (en) | Techniques and intermediates for preparing non-peptide peptidomimetics | |
US20090076137A1 (en) | Deuterium-enriched dronedarone | |
US20090076027A1 (en) | Deuterium-enriched lurasidone | |
US8304435B2 (en) | Deuterium-enriched donepezil | |
US8669268B2 (en) | Deuterium-enriched prasugrel | |
JPH072749B2 (ja) | スピロ[4.5デカン誘導体およびその製造方法 | |
US20090062364A1 (en) | Deuterium-enriched celecoxib | |
PT97649A (pt) | Processo para a preparacao de acidos dihidrobenzopiran-2-carboxilico substituidos com alcoxi e seus derivados | |
BRPI0411068B1 (pt) | Anchorages of colchicosides | |
US20090082383A1 (en) | Deuterium-enriched buprenorphine | |
US20090082450A1 (en) | Deuterium-enriched diclofenac | |
HU187736B (en) | Process for producing /e/ -5-/2-bromovinyl/-2-comma above-deoxyuridine and o-acyl derivatives | |
US20090082452A1 (en) | Deuterium-enriched lumiracoxib | |
US20090076117A1 (en) | Deuterium-enriched laropiprant | |
US20090082442A1 (en) | Deuterium-enriched lubiprostone | |
US20090076150A1 (en) | Deuterium-enriched bromfenac | |
US20090076157A1 (en) | Deuterium-enriched senicapoc | |
US20090075966A1 (en) | Deuterium-enriched tazobactam | |
JP2004502780A (ja) | アデノシン化合物及びそれを含む医薬組成物 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19940719 |
|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 19970131 |