PT88819B - Processo para o branqueamento de pastas de celulose - Google Patents

Processo para o branqueamento de pastas de celulose Download PDF

Info

Publication number
PT88819B
PT88819B PT88819A PT8881988A PT88819B PT 88819 B PT88819 B PT 88819B PT 88819 A PT88819 A PT 88819A PT 8881988 A PT8881988 A PT 8881988A PT 88819 B PT88819 B PT 88819B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
hydrogen peroxide
phases
bleaching
phase
Prior art date
Application number
PT88819A
Other languages
English (en)
Inventor
Jacques Kervennal
Dominique Lachenal
Francoise Chosson
Original Assignee
Atochem
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Atochem filed Critical Atochem
Publication of PT88819B publication Critical patent/PT88819B/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21CPRODUCTION OF CELLULOSE BY REMOVING NON-CELLULOSE SUBSTANCES FROM CELLULOSE-CONTAINING MATERIALS; REGENERATION OF PULPING LIQUORS; APPARATUS THEREFOR
    • D21C9/00After-treatment of cellulose pulp, e.g. of wood pulp, or cotton linters ; Treatment of dilute or dewatered pulp or process improvement taking place after obtaining the raw cellulosic material and not provided for elsewhere
    • D21C9/10Bleaching ; Apparatus therefor
    • D21C9/16Bleaching ; Apparatus therefor with per compounds
    • D21C9/163Bleaching ; Apparatus therefor with per compounds with peroxides

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Description

PROCESSO PARA O BRANQUEAMENTO DE PASTAS BE CELULOSE
A presente invenção diz respeito ao branqueamento de pastas de papel mecânicas, termo-mecânicas, químico-mecânicas ou químico-termo-mecânicas com o auxílio de peróxido de hidrogénio, no domínio da pasta de papel e afins e origina graus de branqueamento elevados.
Estas pastas de papel são designadas, na presente memória descritiva, pela expressão pastas de origem mecânica .
Elas são obtidas na indústria, na maior parte dos casos, a partir de madeiras geralmente sob a forma de aparas, por desfibragem mecânica da matéria lignocelulósica, por exem pio, num desfibrador de mó ou num desfibrador ou refinador de discos, associado ou não, de acordo com a pasta pretendida, com um tratamento prévio com o auxílio de vauor de água e/ou de um reagente químico, eomo o sulfito de sódio.
rendimento em matéria seca de uma tal operação é sempre muito elevado e pode atingir e, muitas vezes, até ul trapassar 90$.
As pastas de origem mecânica, denominadas ainda pas tas de alto rendimento, obtidas no estado cru, devem ser embranquecidas eficazmente e com uma perda mínima de matéria para que a fabricação dos produtos que delas derivam possam corresponder às exigências de qualidade e de economia na indústria.
Sabe-se como realizar o branqueamento de pastas de
-2origem mecânica com o auxílio de ueróxido de hidrogénio em meio alcalino.
Um tal branqueamento é cada vez mais largamente adoptado por razões de eficácia e também uor razões de redução da carga poluente.
A industria faz esforços constantes para melhorar uma tal técnica.
Por exemplo, D. Lachenal, C. de Choudens e L.Bourson, íauui Proceedings of the 1986 Pulping Conference,
569 - 573, propõem um processo em duas fases, de acordo com 0 qual é possível dispensar a presença de silicato de sódio na segunda fase, mas não na primeira.
Com efeito, no branqueamento de pastas com 0 auxílio de peréxido de hidrogénio em meio alcalino considerado globalmente, admite-se que o silicato de sódio é indespensável rara se obterem os melhores resultados tanto no plano de branqueamento como também no plano de economia. É 0 que é re connecido de maneira permanente, uor exemplo por W. G.Strunk, ”Pulp and Paper, Junho de 1980, 156 - 141, R. V/. Allison, aupita, Volume 36, n2 5, Março de 1983, 362 - 370, C. V. Kut ney, Puiu and Paper Canada, 86 : 12, (1985), 182 - 189 e, finalmente, confirmado por C. V. Uence, S. Omorx, Tauui Jour nal, Outubro de 1986, 120 - 125.
A patente de invenção francesa Numero 2537177 descreve um processo em duas fases pelo menos, de acordo com 0 qual uma grande uniformidade de condições é garantida durante todo 0 branqueamento. Auresenta a ausência de silicato como uma possibilidade mas não fornece qualquer elemento concre to quanto à incidência desta ausência sobre 0 grau de branco atingiâo.
Hoje em dia, ainda se sabe que o ácido dietileno-triamino-pentametileno-fosfánico (DTMPA) é capaz de se com •portar de modo igual ao silicato de sódio. Be acordo com o artigo de R. V. Allison, citado antes, esta equivalência verifica-se quando uma pasta mecânica de uma es-nécie particular de madeira é branqueada em condições convencionais bem controladas, mas não se verifica já quando a mesma pasta é branqueada em refinador. 0 emprego de ΌΤΜΡΑ não é, em nenhum caso, económico.
Também só se nodia esperar normalmente de um proces so que não utiliza nenhum silicato, vulgarmente o silioato de sódio, apenas um resultado desvantajoso em relação ao atin gido uor um processo que utiliza o silicato de sódio ou um composto capaz de se comportar de maneira igual ao silicato de sódio.
processo de acordo com a presente invenção não utiliza nem um nem outro e origina, no entanto, graças à escolha particular das condições de branqueamento., uma pasta com um grau de branco do mesmo nível que o que permite a sua intervenção. A indústria dispõe assim, graças ao processo da presente invenção, de uma pasta de origem mecânica branqueada, obtida de maneira económica e que não apresenta nenhum dos inconvenientes, tais como os lembrados, por exemplo, no artigo de G. V. Kutney, citado antes, ligados à presença sem pre consequente de silicato de sódio.
processo de acordo com a presente invenção é um processo de branqueamento de pastas de origem mecânica até graus de branco elevados, com o auxílio de peróxido de hidro-4·
génio em meio alcalino em duas fases consecutivas, separadas por uma lavagem e realizadas na ausência de silicato de sódio ou de um composto semelhantemente eficaz, caracterizado pelo facto de a quantidade de -peróxido de hidrogénio consumida na primeira fase estar compreendida entre 0,5 e 3$ e de a quantidade de peróxido de hidrogénio utilizada na segunda fase ser superior à utilizada na -primeira fase e estar compreendida entre 2 e 5$.
Nesta definição da invenção, como aliás no decurso de toda a presente memória descritiva, salvo indicação em contrário ou evidência, as quantidades são expressas em percentagem em peso em relação à pasta no estado seco.
Por eficácia de um composto em comparação com a do silicato de sódio, entende-se, na presente memória descritiva, a formulada como na publicação de C. V. Kutney, já atrás referida.
Uma das particularidades do -processo de acordo com a -presente invenção consiste no facto de o branqueamento se realizar em duas fases nas condições usuais. 0 branqueamento evolui em função das variações dos parâmetros -principais, como se indicou no artigo de 0. W. Dence, S. Omori, já citado.
A alcalinidade nas duas fases de branqueamento é atingida, na maior parte dos casos, graças ao emprego de hidróxido de sódio e a quantidade de agente alcalino empregada em cada uma destas duas fases é a necessária para garantir de preferencia, tanto numa como na outra destas fases, um pH ini ciai compreendido entre cerca de 10,5 e 12.
A relação ponderai preferida entre hidróxido de só dio/peróxido de hidrogénio, tanto na primeira fase como na segunda fase, está compreendida entre cerca de 0,6 e 1,2.
A temperatura nas duas fases node ser igual ou diferente. Ela está geralmente compreendida entre cerca de 40° e 70°0, na maior parte dos casos vizinha de 60° - 70° 0.
A consistência, concentração em percentagem em peso de pasta no estado seco presente no meio de branqueamento, está geralmente compreendida entre 10¾ e 30¾, na maior parte dos casos entre 10¾ e 20¾.
Tanto na primeira como na segunda fase, estão vantajosamente presentes os compostos vulgarmente associados ao silicato de sódio mas que têm, no entanto, apenas uma eficácia :-3 branqueamento muito inferior à do presente processo, por exemplo o ácido dietileno-triamino-pentaacético (DTPA) ou o magnésio presente, por exemplo, sob a forma de sal solú vel tal como o sulfato.
Estes produtos são empregados em quantidades semelixantes às utilizadas habitualmente com o silicato de sódio, por exemplo 0,1¾ a ifé, na maior parte dos casos entre cerca de 0,25 e 0,5¾ de uma solução aquosa a 40¾ em peso do sal de sódio de DTBA com menos de 0,1 e, muitas vezes, 0,01 e 0,05¾ de magnésio.
A duração de cada uma destas duas fases depende da escolha dos outros parâmetros adoptados. Quando estes ficam compreendidos dentro das gamas preferidas, a duração da primeira fase está geralmente compreendida entre 0,5 e 2 horas e a da segunda fase entre cerco, de duas e quatro horas.
Por lavagem entre as duas fases, entende-se na pre sente memória descritiva a operação que permite eliminar uma
rarte do líquido que se encontra nresente na pasta à saída da primeira fase.
Esta lavagem realiza-se de maneira conhecida, por exemplo por prensagem da pasta associada ou não à sua diluição, geralmente com água.
Uma eficácia da lavagem, ou taxa de eliminação de líquido, igual ou superior a cerca de 80$ assegura a obtenção de uma nasta com ura grau de hranco elevado à saída da se gunda fase mas uma eficácia menor, nor exemplo igual a 50$ aproximadamente, e ainda suficiente rara esta finalidade.
Os exemplos seguintes são apresentados a título in dicativo mas não limitativo para ilustrar a invenção na sua forma de realização preferida.
Nestes Exemplos:
- as quantidades de matéria são exnressas como já se assinalou, em nercentagem em peso em relação à pasta no estado seco;
- o UT^A é utilizado sob a forma de sal de sódio em solução a 40$ em peso e a quantidade indicada é a desta solução;
- nor silicato, designa-se uma solução aquosa de si licato de sodio a 35$ em peso e a quantidade indicada é a de_s ta solução;
- o magnésio é utilizado sob a forma de sal solúvel, sob a forma de sulfato, mas é expresso em Mg;
- o peroxido de hidrogénio H202 é expresso a 100$;
- a eficácia de lavagem, que é igual a 80$ ou mais, /-7 salvo indicação em contrário, é a mesma no caso de uma comua ração como na ilustração da invenção em relação à qual a com •paração e feita; e
- o grau de branco e medido (457 nm) em percentagem, com utilização de um espeotrofotómetro Gari Zeiss do tipo Elrerho.
Exemplo 1
Uma pasta mecânica de madeira de árvores resinosas com c grau de branco igual a 57,2% ó submetida numa primeira fase, com uma consistência igual a 15%, durante 1,5 horas, a uma temperatura de 60° 0, à acção simultânea dos seguintes compostos: NaOH: 1,5%, ^2^2 5 UTPà : 0,5%, em seguida e lavada antes de ser submetida a uma segunda fase de tratamen to durante três horas, com uma consistência e uma temperatura ainda iguais respectivamente a 15% e 60°C, à acção simultânea dos compostos seguintes : NaOH : 3%, : 2,5%, Mg :
0,05%.
grau de branco da pasta obtida à saída da segunda fase e igual a bl,l%, enquanto era apenas igual a 71,5% à saída da primeira fase.
A título de comparação, repete-se 0 Exemplo 1 empre gando 4%· de silicato na primeira fase. 0 grau de branco da pasta finalmente obtida é igual a 81,5%, portanto muito próximo do obtido quando se omite 0 silicato, se bem que, no fim da primeira fase, 0 grau de branco fosse, no entanto, des ta ves igual a 76%.
Exemplo 2
Branqueia-se a -pasta bruta usada no Exemplo 1 utilizando a técnica aí descrita mas empregando 3,4$ de H202 na segunda fase, era vez de 2,5$.
Operando de acordo com a presente invenção, o grau de branco da pasta obtida à saída da primeira fase é apenas igual a 72$, enquanto o da pasta obtida à saída da segunda fase se eleva a 82$.
Onerando, a título de comparação, como se referiu antes, mas na presença, na primeira fase, de uma quantidade de silicato igual a 1$ que origina um grau de branco igual a 72,3$ à saída desta primeira fase, o grau de branco da pasta à saída da segunda fase é apenas igual a 79,3$.
Na ilustração da invenção feita antes, a eficácia de lavagem entre as duas fases é igual a 95$. 0 grau de bran co indicado para a pasta à saída da segunda andar, é conservado repetindo este exemplo com uma eficácia de lavagem entre as duas fases igual tanto a 50$ como a 80$.
Exemplo 3
Em uma primeira fase, submete-se uma pasta mecânica de madeira de árvores resinosas, com o grau de branco igual a 53,7$ com uma consistência de 10$, durante uma hora, à temperatura de 60° 0, à acção simultânea de NaOH : 0,7$, Η202 : 0,85$, DTP A : 0,5$, antes de ser lavada e submetida, numa segunda fase, durante quatro horas, a uma temperatura igual a 60° 0 e com uma consistência igual a 20$, à acção de NaOH : 2,7$, H202 : 3,4$, Mg : 0,03$.
» .* grau de branco da pasta à saída de segunda fase atinge 80,9$.
Exemplo 4
Trata-se uma pasta químico-termo-mecânica de madei ra de árvores resinosas, com o grau de branco igual a 59>6$, numa primeiraandar., com o auxílio de NaOH : 1$, H2Q2 ί 1»2$, DTPA : 0,5$, durante 1,5 horas, a uma temperatura igual a 60° 0 e com uma consistência igual a 15$, antes de ser lavada e tratada, numa segunda fase, com o auxílio de NaOH : 2,9$, ^2θ2 : 3»4$, Mg : 0,05$, durante três horas, a uma temperatu ra igual a 60°0 e com uma consistência igual a 15$.
A pasta que sai da segunda fase tem um grau de bran co igual a 80,5$.
A título de comparação, a mesma pasta químico-termo-meoânioa que se referiu anteriormente é tratada oomo se mencionou antes, mas o DTMPA substitui em natureza e em quantidade o DTPA. A quantidade de DTMPA assim utilizada deveria equivaler à presença da ordem de 4 a 5$ de silicato e, portan to, originar um resultado superior ao atingido na sua ausência. Todavia, o grau de branco constatado, na realidade, à saída da segunda fase, não é maior do que 79,6$·

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1.- Processo para o branqueamento de pastas de celulose de origem mecânica até graus de brancura elevados, com o auxílio de peróxido de hidrogénio em meio alcalino, em duas fases consecutivas separadas por uma operação de lavagem e realizadas na ausência de silicato de sódio ou de um composto de eficácia semelhante, caracte rizado pelo facto de a quantidade de peróxido de hidrogénio utiliza da na primeira fase estar compreendida entre 0,5 % e 3 % em peso em relação à pasta no estado seco e de a quantidade de peróxido de hidrogénio empregada na segunda fase ser superior à utilizada na primeira fase e ficar compreendida entre 2 % e 5 % em peso em relação à pasta no estado seco.
  2. 2.pelo facto entre 10,5
    Processo de acordo com a reivindicação 1, de o pH inicial em cada uma das fases estar e 12,0.
    caracterizado compreendido
  3. 3.- Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de se atingir o pH inicial com o auxílio de hidrõ' xido de sódio.
  4. 4.- Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de a proporção em peso de hidróxido de sódio/peróxido de hidrogénio nas duas fases estar compreendida entre 0,6 e 1,2.
  5. 5.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de a temperatura nas duas fases de tratamento com peróxido de hidrogénio estar compreendida entre 40°C e 70°C.
  6. 6.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de se encontrarem presentes compostos de eficácia de branqueamento inferior à do silicato de sódio em uma ou nas duas fases.
  7. 7. - Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de o composto ser ácido dietilenotriaminopentaacêtico sob a forma de sal de sódio na primeira fase.
  8. 8. - Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de o composto ser um sal solúvel de magnésio.
    , -129.- Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de a eficácia de lavagem entre as duas fases de tratamento com perõxido de hidrogénio ser igual ou superior a 50 %.
PT88819A 1987-10-22 1988-10-21 Processo para o branqueamento de pastas de celulose PT88819B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8714877A FR2622221A1 (fr) 1987-10-22 1987-10-22 Procede de blanchiment de pates

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT88819B true PT88819B (pt) 1993-01-29

Family

ID=9356225

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT88819A PT88819B (pt) 1987-10-22 1988-10-21 Processo para o branqueamento de pastas de celulose

Country Status (10)

Country Link
EP (1) EP0313478A1 (pt)
JP (1) JPH0643674B2 (pt)
AU (1) AU615001B2 (pt)
DE (1) DE313478T1 (pt)
ES (1) ES2008654A4 (pt)
FI (1) FI884881A (pt)
FR (1) FR2622221A1 (pt)
NO (1) NO170348C (pt)
NZ (1) NZ226649A (pt)
PT (1) PT88819B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2661430B1 (fr) * 1990-04-30 1992-07-17 Atochem Procede de blanchiment au peroxyde d'hydrogene de pates a papier a haut rendement.
US5118389A (en) * 1990-07-06 1992-06-02 Ici Canada Inc. Two-stage peroxide bleaching process using different amounts of peroxide on different portions of mechanical pulp
CA2063351C (en) * 1992-03-18 1996-08-13 Stanley Alan Heimburger Process for bleaching hardwood pulp
US6605181B1 (en) * 1993-10-01 2003-08-12 Kvaerner Pulping Aktiebolag Peroxide bleach sequence including an acidic bleach stage and including a wash stage

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS5679798A (en) * 1979-12-03 1981-06-30 Mitsubishi Gas Chemical Co Production of bleaching machine pulp
JPS5891884A (ja) * 1981-11-27 1983-05-31 工業技術院長 高白色度未晒パルプの製造方法
SE451606B (sv) * 1982-09-14 1987-10-19 Sca Development Ab Sett vid blekning av hogutbytesmassor medelst peroxider
CA1249402A (en) * 1984-12-21 1989-01-31 Pulp And Paper Research Institute Of Canada Multistage brightening of high yield and ultra high- yield wood pulps
DE3661641D1 (en) * 1985-02-15 1989-02-09 Kamyr Ab Multi peroxide stage mechanical pulp bleaching
FR2582692B1 (fr) * 1985-05-29 1987-12-11 Atochem Traitement de pates papetieres chimiques par le peroxyde d'hydrogene en vue de leur blanchiment
FR2593527B1 (fr) * 1986-01-30 1988-03-25 Centre Tech Ind Papier Procede de blanchiment des pates mecaniques.

Also Published As

Publication number Publication date
NO884674D0 (no) 1988-10-20
EP0313478A1 (fr) 1989-04-26
NO884674L (no) 1989-04-24
JPH0643674B2 (ja) 1994-06-08
AU2413088A (en) 1989-04-27
FR2622221A1 (fr) 1989-04-28
FI884881A0 (fi) 1988-10-21
DE313478T1 (de) 1989-10-05
NO170348B (no) 1992-06-29
NZ226649A (en) 1989-10-27
AU615001B2 (en) 1991-09-19
NO170348C (no) 1992-10-07
JPH01124696A (ja) 1989-05-17
ES2008654A4 (es) 1989-08-01
FI884881A (fi) 1989-04-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5275699A (en) Compositions and methods for filling dried cellulosic fibers with an inorganic filler
US2583548A (en) Production of pigmented cellulosic pulp
JPH04281095A (ja) 製紙方法
PT88819B (pt) Processo para o branqueamento de pastas de celulose
NO143298B (no) Friserapparat.
US2599093A (en) Pigmented cellulose fiber
US5449436A (en) Bleaching of deinked paper/wood pulp
US4338158A (en) Pulping in the presence of a protector
PT97514B (pt) Processo para o branqueamento com peroxido de hidrogenio de pastas de papel de rendimento elevado
PT96951B (pt) Processo para a preparacao de pastas de rendimento elevado branqueadas
US3177111A (en) Hypochlorite sulfamic acid process of bleaching cellulosic materials
PT97513B (pt) Processo para o branqueamento com peroxido de hidrogenio de pastas de papel de elevado rendimento
US3284283A (en) Production of wood pulps including treatment of cellulosic fibers with bisulfite ion followed by alkali metal borohydride
PT96816B (pt) Processo de branqueamento de pasta de papel
JPS60500263A (ja) セルロ−ス含有物質の過酸化漂白方法
US6679972B1 (en) Process for the bleaching of a pulp suspension by separating calcium from lignin
PT91128B (pt) Processo de fabricacao de pastas de celulose quimicotermomecanicas branqueadas
JPS63303189A (ja) ケミカル−サーモメカニカルパルプの製造方法
US3591451A (en) Pretreatment of vegetable matter and delignification of the refined matter with chloring dioxide
CA1174013A (en) Method at mechanical cellulose pulp manufacture
ES2393596B2 (es) Procedimiento para la cocción kraft de material lignocelulósico con lejías alcalinas de baja sulfidez en la fabricación de pasta con incorporación directa al digestor de la sal disódica del dihidoxiantraceno.
AU738720B2 (en) A wood delignification chemical process using ammonium magnesium bisulphite as the active reagent
US4402788A (en) Process for bleaching wood pulp with hydrogen peroxide
Colodette et al. Progress in eucalyptus kraft pulp bleaching
AU603556B2 (en) Process for bleaching chemical paper pulps

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920714