PT88501B - Processo automatico com movimento descontinuo para calibrar na espessura produtos de granito e outras pedras duras - Google Patents

Processo automatico com movimento descontinuo para calibrar na espessura produtos de granito e outras pedras duras Download PDF

Info

Publication number
PT88501B
PT88501B PT88501A PT8850188A PT88501B PT 88501 B PT88501 B PT 88501B PT 88501 A PT88501 A PT 88501A PT 8850188 A PT8850188 A PT 8850188A PT 88501 B PT88501 B PT 88501B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tool
diamond
advance
movement
diamond tool
Prior art date
Application number
PT88501A
Other languages
English (en)
Other versions
PT88501A (pt
Original Assignee
Toncelli Luca
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Toncelli Luca filed Critical Toncelli Luca
Publication of PT88501A publication Critical patent/PT88501A/pt
Publication of PT88501B publication Critical patent/PT88501B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28DWORKING STONE OR STONE-LIKE MATERIALS
    • B28D1/00Working stone or stone-like materials, e.g. brick, concrete or glass, not provided for elsewhere; Machines, devices, tools therefor
    • B28D1/18Working stone or stone-like materials, e.g. brick, concrete or glass, not provided for elsewhere; Machines, devices, tools therefor by milling, e.g. channelling by means of milling tools

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Finish Polishing, Edge Sharpening, And Grinding By Specific Grinding Devices (AREA)
  • Processing Of Stones Or Stones Resemblance Materials (AREA)
  • Feeding Of Workpieces (AREA)
  • Grinding And Polishing Of Tertiary Curved Surfaces And Surfaces With Complex Shapes (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a um processo que ou de outras calibradas automaticamente na sua descontínua, a fim de se obter um produto uniforme
Actualmente, para levar qualquer produto a uma espessura uniforme, recorre-se a diversas técnicas, todas caracterizadas pelo facto de preverem a utilização de máquinas automáticas de fita, com avanço contínuo do material.
Uma primeira técnica consiste em utilizar uma máquina automática de fita transportadora, provida de um ou mais mandris calibradores.
Cada um dos mandris calibradores ê constituído por uma série de ferramentas de diamante cónicas dispostas radialmente em relação ao eixo do mandril. As ferramentas de diamante cónicas, cada uma delas rotativa em torno do seu próprio eixo de revolução, são tornadas solidárias entre si
por uma estrutura de su porte, por sua vez animada de um
vimento rotativo em tor no do e i xo do mandril. 0 material
transpor tado pela fita avança com velocidade constante.
trabalho da calibragem, obtido com esta técnica, permite obter superfícies calibradas que são variáveis em função dos parâmetros de trabalho utilizados:
velocidade de avanço dos materiais, velocidade de rotação das ferramentas de diamante cónicas e velocidade de rotação da estrutura de suporte.
Quanto maiores forem os valores destes parâmetros, maior será a probabilidade de se produzirem vibrações que comprometem o êxito do trabalho de calibragem.
Para a realização de uma tal técnica é além disso requerida a utilização de máquinas de custo elevado.
Outra técnica de laboração conhecida consiste em empregar uma máquina automática de fita, provida de um mandril porta-ferramenta, com uma ferramenta com um rolo de diamante, tendo o eixo de rotação colocado transversalmente em relação à direcção do avanço do material.
A ferramenta de rolo de diamante roda em torno do seu eixo de revolução exercendo na peça uma acção periférica.
Durante a laboração, a ferramenta fica sujeita a desgastar-se somente ao longo da geratriz aplicada ao material .
No caso de se aumentar a largura do material a trabalhar, toma-se portanto necessária a substituição da
ferramenta de diamante. Em contrapartida, a superfície trabalhada não apresenta defeitos.
A técnica obviou o inconveniente do desgaste anómalo da ferramenta, dando à mesma um movimento transversal em relação ao avanço do material.
Consegue-se que, enquanto se garante um desgaste constante da ferramenta, se obtém uma superfície cheia de defeitos, de grande rugosidade, por causa das vibrações que se verificam durante um tal processo de laboração.
Ainda a técnica conhecida prevê dispor o mandril porta-ferramenta com o eixo paralelo à direcção de avanço do material. 0 mandril porta-ferramenta está provido, além disso, de um movimento transversal em relação à direcção de avanço do material. Também com este processo se obtêm uma superfície com muitos defeitos e de grande rugosidade.
Com a adopção do processo segundo a presente invenção, dá-se remédio a esses inconvenientes, obtendo-se um produto calibrado em espessura e provido de superfícies uniformes isentas de defeitos e lisas, e tudo isso sem ter que substituir as ferramentas de diamante quando muda a largura do material.
Além disso, com este processo obtém-se um menor desgaste das próprias ferramentas, limitando-se por conseguinte os custos de laboração e recorrendo a máquinas de realização simples e portanto de custo reduzido.
processo consiste em empregar uma máquina calibradora de fita transportadora, na qual o mandril porta/1
-ferramenta ê colocado com o eixo paralelo à direcção de avanço do material. 0 mandril porta-ferramenta está além disso dotado de movimento transversal em relação à direcção de avanço do material, que se faz avançar de maneira descontínua.
material fica fixo numa posição e a ferramenta executa o seu movimento transversal
Durante o'seu movimento, a ferramenta, de largura apropriada (por exemplo 100 mm), efectua o trabalho de calibragem numa faixa com uma largura igual à da ferramenta. Quando esta tiver percorrido toda a largura do material, um dispositivo electromecânico faz avançar a fita transportadora, e com ela o material, do uma quantidade igual à largura da ferramenta.
Ao mesmo tempo, a ferramenta inverte o seu movimento de avanço, e não necessariamente o de rotação. A ferramenta andará assim a executar a acção de calibragem numa faixa paralela à tratada anteriormente.
Com esta medida, o material, quando o trabalho estiver terminado, apresenta uma espessura uniforme c uma superfície lisa em todo o seu comprimento, além de estar isento de qualquer defeito.
Este resultado só pode ser obtido graças ao facto de o trabalho de calibragem ser feito com o material fi xo.
A produção, embora o material tenha um avanço descontínuo, sofre um au..eato devido ao aumento da velocidade média com que o material avança. 0 processo pode ser obti( do também utilizando uma máquina calibradora provida da mandril porta-ferramenta com o eixo de rotação da ferramenta perpendicular ao plano de avanço do material.
mandril porta-ferramenta está além disso provido de movimento transversal sempre em relação à direcção do avanço do material.
Também neste caso, fazendo avançar a fita transportadora com movimento descontínuo, se faz a calibragem com o material fixo, obtendo-se ainda um produto com espessura uniforme, tendo além disso uma superfície lisa e isenta de qualquer defeito.
dispositivo de controlo e de comando do movimento de avanço da fita, utilizado para a realização do processo segundo a presente invenção, pode ser de tipo mecânico ou de tipo electrónico, sem que por isso se saia do âmbito da presente invenção.
Para uma melhor compreensão da presente invenção, ilustra-se o dispositivo nos desenhos anexos cujas figuras representam :
A fig. 1, uma vista em planta completa da máquina de fita transportadora contínua equipada com ferramenta com o eixo de rotação paralelo à direcção de avanço do material e animada de movimento transversal relativamente ao mesmo, utilizada para a realização do processo segundo a presente invenção;
A fig. 2, a vista em planta completa da máquina de fita transportadora equipada com una ferramenta com o ô
eixo de rotação perpendicular ao plano de avanço do material e animada de mcvimento transversal relativamente ao mesmo,
invenção; e
Λ fig. 3, o percurso resultante durante as várias fases de laboração.
Em particular na a ma— quina, de tipo já conhecido, compreende una ferramenta de diamante (1) com o eixo de rotação paralelo à direcção de avanço (F^) do material (6) transportado pela fita (7) preso por um mandril porta-ferramenta (2), animado de movi7,T
At a fig. 2, pode notar-se um outro tipo de máquide diamante (3) tendo o eixo de rotação perpendicular ao plano do material (F^) é sustida por um mandril porta-ferramenta (4) provido de movimento transversal na direcção da seta dupla (?Δ).
Na fig. 3, indica-se esquematicamente o percurso no material (6) efectuado pela ferramenta de diamente (5), percurso que tem a forma de grega.
Deste modo é possível obter uma calibragem uniforme na superfície do material que desse modo resulta sem defeito s.
D claro que a máquina utilizada para o processo segundo a presente invenção foi indicada apenas a título de exemplo não limitativo, podendo estar equipada com um número diferente de mandris porta-ferramenta, sem que por isso se saia do âmbito da. invenção.

Claims (2)

1,Processo automático com movimento descontínuo calibrar, na espessura, produtos de granito ou outras pedras para duras, caracterizado pelo facto de se fazer avançar o material (6) de maneira descontinua e, apenas quando o mesmo está fixo, mandril porta-ferramentas (2) executa o seu movimento transversal enquanto a ferramenta de diamante (1) roda em torno do seu eixo de rotação paralelo ã direcção de avanço do material quando se encontra na proximidade de uma das duas extremidades um dispositivo apropriado de controlo e avanço da fita (7) proporciona o avanço do material de uma quantidade igual ã largura da ferramenta de diamante (1) superfícies do de se obter um produto com espessura uniforme, provido de superfícies lisas, além de um aumento da produção horária e um desgaste limitado da ferramenta de diamante.
2.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteri zado pelo facto de se fazer avançar o material (6) de maneira descontínua, e, apenas quanto ele está fixo, o mandril porta-ferramentas (4) executa o seu movimento transversal, enquanto a ferramenta de diamante roda em torno do seu eixo de rotação perpendicular ao plano de avanço do material (6) e, quando se encontra na proximidade de uma das duas extremidades, um dispositivo apropriado de controlo e avanço da fita (7) proporcionar o avanço do material de uma quantidade igual ã largura da ferramenta de diamante (3) , permitindo ã mesma trabalhar uma nova porção de material (6) paralela ã anterior, a fim de se obter um produto com espessura uniforme, dotado de superfícies lisas, além de um aumento da produção horária e de um desgaste limitado da ferramenta de diamante,
PT88501A 1987-09-15 1988-09-14 Processo automatico com movimento descontinuo para calibrar na espessura produtos de granito e outras pedras duras PT88501B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT85599/87A IT1218823B (it) 1987-09-15 1987-09-15 Procedimento automatico a moto discontinuo per calibrare nello spessore manufatti di granito o altre pietre dure

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT88501A PT88501A (pt) 1989-07-31
PT88501B true PT88501B (pt) 1993-09-30

Family

ID=11328741

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT88501A PT88501B (pt) 1987-09-15 1988-09-14 Processo automatico com movimento descontinuo para calibrar na espessura produtos de granito e outras pedras duras

Country Status (7)

Country Link
US (1) US5022193A (pt)
JP (1) JPH01214407A (pt)
CA (1) CA1315557C (pt)
DE (1) DE3826656C2 (pt)
ES (1) ES2011495A6 (pt)
IT (1) IT1218823B (pt)
PT (1) PT88501B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0655836B2 (ja) * 1990-02-27 1994-07-27 石塚硝子株式会社 マスターバッチ
US7771249B2 (en) 2007-03-30 2010-08-10 Park Industries, Inc. Corner saw
EP2255924A1 (en) 2009-05-29 2010-12-01 Mbd S.R.L. Method for calibrating surfaces of stone material
US9186819B1 (en) 2014-08-19 2015-11-17 Cambria Company Llc Synthetic molded slabs, and systems and methods related thereto
US10201914B2 (en) 2015-01-20 2019-02-12 Park Industries, Inc. Material loading apparatus
US9289923B1 (en) 2015-01-30 2016-03-22 Cambria Company Llc Synthetic molded slabs, and systems and methods related thereto
CN106808356A (zh) * 2015-11-30 2017-06-09 衡阳市雅典娜石英石有限公司 一种石英石板材抛光装置
US9613412B1 (en) 2015-12-21 2017-04-04 Cambria Company Llc Stone slab manufacturing methods and systems
US10467352B2 (en) 2017-04-03 2019-11-05 Cambria Company Llc Stone slab production methods and systems
US12030260B1 (en) 2020-01-02 2024-07-09 Cambria Company Llc Stone slabs, systems, and methods

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3575155A (en) * 1968-03-20 1971-04-20 Ingalls Stone Co Machine tool (stone groover)
DE2523375A1 (de) * 1975-05-27 1976-12-09 Jun German Gresser Vorrichtung zur vollautomatischen, werkstueckabhaengigen, elektronischen licht-impuls-(l-i-)steuerung von schleifbzw. polier- und schneidmaschinen aller art
JPS555877A (en) * 1978-06-30 1980-01-17 Eidai Kogyo Kk Device for splintering agalmatolite or like by disc saw
JPS5915284B2 (ja) * 1982-03-29 1984-04-09 株式会社山名製作所 石材切断方法
IT1218824B (it) * 1987-09-15 1990-04-19 Marcello Toncelli Procedimento automatico per la levigatura e la lucidatura di lastre di marmo, granito o pietre in genere

Also Published As

Publication number Publication date
US5022193A (en) 1991-06-11
ES2011495A6 (es) 1990-01-16
JPH01214407A (ja) 1989-08-28
DE3826656A1 (de) 1989-03-23
IT8785599A0 (it) 1987-09-15
PT88501A (pt) 1989-07-31
CA1315557C (en) 1993-04-06
DE3826656C2 (de) 1998-06-04
IT1218823B (it) 1990-04-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT88501B (pt) Processo automatico com movimento descontinuo para calibrar na espessura produtos de granito e outras pedras duras
PT88502B (pt) Processo automatico para polir e dar brilho a placas de marmore, granito ou pedras em geral
US2649667A (en) Abrading device
US2109786A (en) Method of and apparatus for operating a cutting tool
US1513758A (en) Shaper for grinding wheels
US4005551A (en) Cam operated stone grinding device
US2363448A (en) Apparatus for manufacturing ceramic coil forms
US1981260A (en) Turning machine
US2225409A (en) Machine tool and method of controlling same
US20020008343A1 (en) Devices for exactly positioning a workpiece and a tool machining the workpiece
US765304A (en) Machine for making cut glass.
US2572275A (en) Method of surface ornamentation
US2824556A (en) Method and means for shaping and trimming helically formed grinding wheels
US1571021A (en) Drilling machine
US2486750A (en) Machine for and method of forming bodies by grinding
US2306721A (en) Glass fabricating machinery
US3320652A (en) Burnishing tool
US1036763A (en) Automatic jar-ring lathe.
SU973243A1 (ru) Станок дл обработки многогранных изделий
US1150535A (en) Gear-grinding machine.
US3340993A (en) Workpiece handling apparatus
US948401A (en) Machine for cutting rubber rings.
US476953A (en) Machine for making gears or pinions
US43041A (en) robertson
US1862538A (en) Trimming machine

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930302

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19970930