PT87271B - Processo para a transmissao optica de mensagens - Google Patents

Processo para a transmissao optica de mensagens Download PDF

Info

Publication number
PT87271B
PT87271B PT87271A PT8727188A PT87271B PT 87271 B PT87271 B PT 87271B PT 87271 A PT87271 A PT 87271A PT 8727188 A PT8727188 A PT 8727188A PT 87271 B PT87271 B PT 87271B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
optical
fiber
process according
frequency
modulated
Prior art date
Application number
PT87271A
Other languages
English (en)
Other versions
PT87271A (pt
Inventor
Manfred Rocks
Original Assignee
Krone Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Krone Ag filed Critical Krone Ag
Publication of PT87271A publication Critical patent/PT87271A/pt
Publication of PT87271B publication Critical patent/PT87271B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B10/00Transmission systems employing electromagnetic waves other than radio-waves, e.g. infrared, visible or ultraviolet light, or employing corpuscular radiation, e.g. quantum communication
    • H04B10/60Receivers
    • H04B10/61Coherent receivers
    • H04B10/64Heterodyne, i.e. coherent receivers where, after the opto-electronic conversion, an electrical signal at an intermediate frequency [fIF] is obtained

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Optical Communication System (AREA)
  • Prostheses (AREA)
  • Manufacture, Treatment Of Glass Fibers (AREA)
  • Cable Accessories (AREA)
  • Optical Record Carriers And Manufacture Thereof (AREA)
  • Input Circuits Of Receivers And Coupling Of Receivers And Audio Equipment (AREA)
  • Transmitters (AREA)
  • Crystals, And After-Treatments Of Crystals (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Electrochromic Elements, Electrophoresis, Or Variable Reflection Or Absorption Elements (AREA)
  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)

Description

PROCESSO PARA A TRANSMISSÃO ÓPTICA DE MENSAGENS
A presente invenção refere-se a um processo para a transmissão óptica de mensagens segundo o preâmbulo da reivindicação principal.
princípio da recepção heterodina com um laser é conhecido da técnica de medições ópticas.
Este princípio de medição está descrito em muitas publicações , por exemplo em Electronics Letters , Vol. 16 ( 1980 ) , pag. 630-631 ou em ZEEE? Journ of Quantum Electronics , Vol. 22 ( 1986 ) , pag. 2070-2074. 0 objectivo visado ê sempre a medição da densidade espectral de potência do ruído de fase do laser · 0 sistema de medição conhecido é sempre montado num local , por exemplo num laboratório.
?o'r isso , não é apropriado para a transmissão de sinais ópticos modulados entre dois locais espacialmente separados um do outro.
objecto da presente invenção consiste em proporcionar sistemas ópticos de transmissão com recepção heterodina para a transmissão de mensagens entre dois locais espacialmente muito afastados um do outro , usando apenas um laser e , segundo a presente invenção , o problema resolve-se com um sistema com as caracter!sticas descritas na reivindicação principal .
Nas reivindicações secundárias descrevem-se variantes vantajosas da presente invenção .
As vantagens conseguidas com a presente invenção consistem em especial no facto de que , por mistura de um sinal forte ( laser local ) com um sinal fraco modulado proveniente da via de transmissão , se aumentar a sensibilidade do receptor em comparação com o princípio de recepção directa , em que do lado da emissão apenas se usam componentes ópticos passivos , em que se utiliza apenas um laser e em que a regulação da frequência do laser local por retorno de tensão de frequência intermédia é eliminada , visto que uma deriva da frequência do laser existente tem o mesmo sinal nas duas vias e aparece apenas desfasada no tempo , com um desfasamento igual ao tempo de propagação do sinal através da fibra monomodo . Como uma tal deriva de frequência tem principalmente uma origem térmica, ela é lenta no caso de um laser com temperatura estabilizada , de modo que a diferença dos tempos de propagação não actua de maneira perturbadora .
Além disso , é vantajoso que não seja necessária uma sintonização de frequência de laseres diferentes e que o ajustamento da frequência intermédia não se faça atra/ ves do laser , que reage de maneira muito sensível em frequência as variaçães de corrente e de temperatura , mas sim por meio de uma unidade de desvio da frequência passiva . Elimina-se desse modo o ajustamento crítico do ponto de
funcionamento do laser.
Além disso, são aqui proporcionadas todas as possibilidades referentes á técnica dos sistemas que os sistemas heterodinos oferecem . Em especial , não há quaisquer limitações ao processo de modulação , relativamente a ser analógico ou digital . Em vez de um regulador de polarização pode também efectuar-se a recepção com diversidade de polarização . Podem usar-se amplificadores ópticos em pontos adequados do sistema , sendo também possível o serviço multiplex por divisão de frequência ôptico . 0 processo segundo a presente invenção pode ser usado , entre outros casos , vantajosamente para a transmissão por banda larga no domínio da ligação de assinantes . Nesse domínio , os comprimentos das ligações entre a estação de comutação e o assinante são pequenos (máximo 10 km) e.o número de casos de utilização esperados é muito elevado. Por conseguinte, estes sistemas têm de ser baratos e simples, o que é garantido no sistema segundo a presente invenção, em comparação com os sistemas heterodinos com dois laseres conhecidos ligados por fibras de vidro.
Descreve-se a seguir com mais pormenor exemplos de realização ilustrados nos desenhos anexos, cujas figuras representam:
A fig. 1, um esquema de blocos de um sistema de transmissão óptico.com recepção heterodina com utilização de apenas um laser e três acopladores; e
A fig. 2, um esquema de blocos de um sistema de transmissão óptico com recepção hdESxriim utilização de apenas um laser e apenas um acop 1 ador.
Na fig. 1 está representado o esquema de blocos de um sistema de transmissão óptico com recepção heterodina com utilização de apenas um laser (L) e três acopladores (KS), (KL). .e (KP) .
laser (L) emite uma ptrtadora não modulada com uma largura de banda <10MHz. Esta portadora passa atrvês de uma primeira fibra óptica monomodo (EWL 1) e impede as flutuações de frequência e de fase do laser devidas a componentes de radiação reflectidas. . A portadora óptica não modulada ê fornecida à porta (1) do acoplador (ΚΞ) colocado do lado da recepção, que funciona no sentido do lado de emissão como ponto de bifurcação, e dividida para as portas (3) e (4). A fracção da portadora que sai do acuplador (KE)na porta (4) é a onda do laser local (LL), enquanto a fracção da portadora que sai pela porta (3) é conduzida para o lado da emissão através da fibra monomodo (EMF). Aí - em alternativa ao desvio de frequência no ramo do lado da recepção na porta (4) do acoplador (KE) - efectua-se primeiramente o desvio óptico da frequência de Af e unidade de desvio de frequência (FV), bem como, no modulador (MOD), a modulação da portadora com o sinal útil.
A segunda linha monomodo do lado da emissão (EWL2) é então necessária quando as fracções da portadora que atravessam nos dois sentidos o modulador (MOD) e a unidade de desvio de frequência FV se perturbam mutuamente. A portadora na saída da segunda linha monomodo (EWL2) modulada com o sinal útil e com a frequência desviada é fornecida, atrvês do acoplador (KS) à fibra monomodo (EMF) e transmite-se no sentido do lado de recepção.
I
-5- /
Aí, no acoplador (ΚΞ), o sinal modulado é transferido da porta (3) para a porta (2) e, através de um regulador de polarização (PR), no qual se adapta o estado de polarização do sinal óptico modulado ao da onda do laser local (LL), sendo conduzidos conjuntamenfe no acoplador (KP) com a onda do laser local (LL), cuja potência pode ser ajustada num atenuador óptico (D) para uma sensibilidade óptima do receptor.
A mistura e a geração da frequência intermédia fazem-se, como nas soluções conhecidas para outros sistemas heterodinos, num fotodíodo (PD). Um filtro de frequência intermédia (ZF) que se segue, tem de ser ajustado para a frequência média Af a fim de que o sinal de frequência intermédia seja levado muito pouco distorcido ao andar de desmodulação.
A fig. 2 representa um esquema de blocos de um sistema de transmissão óptica com recepção heterodina, no qual é necessário apenas um laser (L) e um acoplador (K).
Em contraste com o exemplo de realização representado na fig. 1 ,utiliza-se neste exemplo de realização apenas um acoplador (K) de 4 portas. Os componentes unidade de desvio de frequência (FV) e modulador (MOD) são realizados como componentes reflectores, isto é , sob a forma de uma unidade de desvio de frequência por reflexão (RFV) e de um modulador de reflexão (RMOD), isto é, o sinal de entrada e o sinal de saída usam a mesma porta, mas em sentidos diferentes.
componente laser (L), a linha unidireccional (EWL), o atenuador óptico (D), o regulador de polarização
ί (PR),ο fotodíodo (PD) e o filtro de frequência intermédia (ZF) têm a mesma função que no exemplo de realização reprezentado na fig. 1. A portadora óptica não modulada ê dividida no acoplador (K). 0 sinal óptico que sai na porta (4) ê conduzido através do regulador de polarização (PR) e do atenuador óptico (D), â unidade de desvio de frequência por reflexão (RFV), sendo aí desviada a sua frequência de Af . Este sinal óptico atinge como onda do laser local (LL) do acoplador (K) de novo na porta (4) e sai pela porta (2). A fracção que sai na porta (1) è bloqueada pela linha unilateral (EWL). Ό sinal óptico que sai na porta (3) do acoplador (K) é transmitido pela via de transmissão (EMF) no sentido do emissor, é aí modulado no modulador de reflexão (RMOD) com o sinal útil e, nesta forma, atravessa de novo a via de transmissão (EMF), mas agora em sentido oposto, para entrar na porta (3) do acoplador (K) e para ser misturado atavês da porta (2) do acoplador (K) juntamente com a onda do laser local (LL) com a frequência desviada, pelo fotodíodo (PD). 0 processamento ulterior faz-se como no exemplo de realização da fig. 1 .

Claims (8)

  1. Reivindicações
    1.- Processo para a transmissão õptica de mensagens entre um emissor e um receptor espacialmente separados um do outro segundo o princípio da recepção heterodina com utilização de apenas um laser, caracterizado por uma portadora õptica não modulada de um laser (L) montado do lado da receocão ser dividida em duas — » fracções, sendo uma primeira fracção conduzida através de um primeiro acoplador de fibra õptica (KE), de uma via de transmissão (EMF) constituída por uma fibra mononodo e formando uma segunca fracção a onda do laser local (LL), por uma das fracções da portadora não modulada sofrer um desvio de frequência com o valor por a primeira fracção da portadora õptica não modulada atravessar a fibra mor.omodo (EMF) no sentido do lado da emissão, por a primeira fracção da portadora õptica não modulada ser modulada no lado da emissão num modulador (MOD) com um sinal útil, por este sinal õptico modulado ser de novo conduzido ã fibra monomodo (EMF) e ser transmitido em sentido contrário para o lado de recepção, por o sinal óptico modulado ser conduzido através do primeiro acoplador de fibra õptica (KE) juntamente com a onda do laser local (LL) a um fotodíodo (PD) e aí ser convertido na faixa de frequências intermédias com fZ = ZM f como frequência média.
  2. 2.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as duas fracções da portadora õptica não modulada terem a mesma amplitude.
  3. 3. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a fibra monomodo ser conservadora da polarização.
  4. 4. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o desvio de frequência ser feito no lado da emissão.
  5. 5.Processo de acordo com a reivindicação
    1, caracterizado por o desvio de frequência ser feito no lado da recepção.
    Processo de acordo com aracterizado por o desvio de frequência ser feito numa unidade de desvio de frequência por reflexão (RFV).
  6. 7,- Processo de acordo com as reivindicações 1 e 3, caracterizado por a inversão do sentido do sinal e o acoplamento do sinal óptico modulado com a fibra monomodo serem feizos do lado
    -9da emissão por meio de um segundo acoplador de fibra óptica (KS).
  7. 8.- Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o modulador (MOD) e o segundo acoplador de fibra óptica (KS) serem associados num modulador de reflexão (RMOD).
  8. 9.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteriza- do por o valor f do desvio de frequência ser ajustãvel,
PT87271A 1987-04-21 1988-04-19 Processo para a transmissao optica de mensagens PT87271B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19873713340 DE3713340A1 (de) 1987-04-21 1987-04-21 Verfahren zur optischen nachrichtenuebertragung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT87271A PT87271A (pt) 1989-05-12
PT87271B true PT87271B (pt) 1993-09-30

Family

ID=6325994

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT87271A PT87271B (pt) 1987-04-21 1988-04-19 Processo para a transmissao optica de mensagens

Country Status (15)

Country Link
US (1) US4882771A (pt)
EP (1) EP0288418B1 (pt)
JP (1) JPS63282722A (pt)
AT (1) ATE78642T1 (pt)
AU (1) AU597816B2 (pt)
CA (1) CA1282832C (pt)
DE (2) DE3713340A1 (pt)
DK (1) DK168932B1 (pt)
ES (1) ES2034356T3 (pt)
GR (1) GR3005367T3 (pt)
IE (1) IE61991B1 (pt)
NO (1) NO171819C (pt)
PT (1) PT87271B (pt)
TR (1) TR26000A (pt)
ZA (1) ZA882756B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3827228A1 (de) * 1988-08-11 1990-02-15 Standard Elektrik Lorenz Ag Sende/empfangsteil fuer ein bidirektionales kohaerent-optisches uebertragungssystem
DE3900095C2 (de) * 1989-01-04 1998-08-20 Kommunikations Elektronik Verfahren zur Übertragung von optischen Signalen über Lichtwellenleiter nach dem Überlagerungsprinzip
US4972514A (en) * 1989-02-08 1990-11-20 At&T Bell Laboratories Full duplex lightwave communication system
DE69019846T2 (de) * 1989-03-09 1995-12-07 Canon Kk Optisches Übertragungssystem.
DE4019224A1 (de) * 1990-06-15 1991-12-19 Standard Elektrik Lorenz Ag Funk-nachrichtenuebertragungssystem, insbesondere zellulares mobilfunksystem
US5101450A (en) * 1991-01-23 1992-03-31 Gte Laboratories Incorporated Quadrature optical phase modulators for lightwave systems
US6868233B2 (en) * 2000-12-14 2005-03-15 Alcatel Usa Sourcing, L.P. Wavelength agile optical transponder for bi-directional, single fiber WDM system testing
US9203513B2 (en) * 2008-05-15 2015-12-01 Teledyne Scientific & Imaging, Llc SNR enhancement in modulating retroreflector optical communication links

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3433960A (en) * 1966-10-31 1969-03-18 Nasa Retrodirective optical system
AU525304B2 (en) * 1978-06-13 1982-10-28 Amalgamated Wireless (Australasia) Limited Optical fibre communication links
FR2513049A1 (fr) * 1981-09-15 1983-03-18 Thomson Csf Systeme de communication optique et reseau telephonique comprenant un tel systeme
US4777661A (en) * 1986-09-22 1988-10-11 Simmonds Precision Products, Inc. Apparatus and method for self-referencing and multiplexing intensity modulating fiber optic sensors
EP0319788B1 (de) * 1987-12-07 1993-08-25 Siemens Aktiengesellschaft Optischer Überlagerungsempfänger für digitale Signale

Also Published As

Publication number Publication date
ATE78642T1 (de) 1992-08-15
EP0288418B1 (de) 1992-07-22
DE3872921D1 (de) 1992-08-27
DK213188A (da) 1988-10-22
ZA882756B (en) 1988-10-18
NO171819B (no) 1993-01-25
JPS63282722A (ja) 1988-11-18
DK213188D0 (da) 1988-04-19
CA1282832C (en) 1991-04-09
DK168932B1 (da) 1994-07-11
IE61991B1 (en) 1994-12-14
NO171819C (no) 1993-05-05
EP0288418A2 (de) 1988-10-26
TR26000A (tr) 1993-10-08
DE3713340A1 (de) 1988-11-10
IE880949L (en) 1988-10-21
US4882771A (en) 1989-11-21
GR3005367T3 (pt) 1993-05-24
AU1479388A (en) 1988-10-27
EP0288418A3 (en) 1990-06-13
PT87271A (pt) 1989-05-12
NO881702D0 (no) 1988-04-20
AU597816B2 (en) 1990-06-07
ES2034356T3 (es) 1993-04-01
NO881702L (no) 1988-10-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7534990B2 (en) Compact optical delay devices
Wiberg et al. Microwave-photonic frequency multiplication utilizing optical four-wave mixing and fiber Bragg gratings
JP2718770B2 (ja) 両方向性コヒーレント光伝送システム用トランシーバ
US7974541B2 (en) High frequency signal optical transmission system and high frequency signal optical transmission method
CN105162523A (zh) 光学产生微波相位编码信号的装置
CN101283530A (zh) 光解调装置及方法
JPH079386B2 (ja) 光ファイバ分散特性測定方式
US5101291A (en) Optical frequency conversion device
US6137611A (en) Suppression of coherent rayleigh noise in bidirectional communication systems
CN108683459A (zh) 一种基于马赫-曾德尔光纤干涉仪的光纤相位补偿器
US4977620A (en) Optical homodyne detection
CN108736978A (zh) 一种反射式相干光通信系统发射端
PT87271B (pt) Processo para a transmissao optica de mensagens
CN109981182A (zh) 一种四相位反射式相干光通信系统
US4815853A (en) Three-axis fiber-optic ring interferometer
WO2021009289A1 (en) Chirped laser dispersion spectrometer and method
JPS62502649A (ja) 光ネツトワ−ク
JP2010191262A (ja) 光路長制御装置
US6718143B2 (en) Hyper-dense wavelength multiplexing system
JPH0410592B2 (pt)
CN110112636A (zh) 基于双芯光纤产生两倍布里渊频率微波信号的方法及装置
JP2006162464A (ja) コヒーレントクロストーク光の測定方法および装置
US6266351B1 (en) Generator for producing a high-frequency, low-noise signal
JP2002006357A (ja) 光信号を加算および減算するための電気光学的装置
CN116054947A (zh) 一种射频信号的传递系统

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930315

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19970930