PT86585B - Fralda descartavel possuindo um tipo de fechamento por fixacao melhorado - Google Patents

Fralda descartavel possuindo um tipo de fechamento por fixacao melhorado Download PDF

Info

Publication number
PT86585B
PT86585B PT86585A PT8658588A PT86585B PT 86585 B PT86585 B PT 86585B PT 86585 A PT86585 A PT 86585A PT 8658588 A PT8658588 A PT 8658588A PT 86585 B PT86585 B PT 86585B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
diaper
disposable diaper
elements
base
type
Prior art date
Application number
PT86585A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86585A (en
Original Assignee
Procter & Gamble
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Procter & Gamble filed Critical Procter & Gamble
Publication of PT86585A publication Critical patent/PT86585A/pt
Publication of PT86585B publication Critical patent/PT86585B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F13/00Bandages or dressings; Absorbent pads
    • A61F13/02Adhesive plasters or dressings
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A44HABERDASHERY; JEWELLERY
    • A44BBUTTONS, PINS, BUCKLES, SLIDE FASTENERS, OR THE LIKE
    • A44B18/00Fasteners of the touch-and-close type; Making such fasteners
    • A44B18/0003Fastener constructions
    • A44B18/0015Male or hook elements
    • A44B18/0019Male or hook elements of a mushroom type
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F13/00Bandages or dressings; Absorbent pads
    • A61F13/15Absorbent pads, e.g. sanitary towels, swabs or tampons for external or internal application to the body; Supporting or fastening means therefor; Tampon applicators
    • A61F13/56Supporting or fastening means
    • A61F13/62Mechanical fastening means, ; Fabric strip fastener elements, e.g. hook and loop
    • A61F13/622Fabric strip fastener elements, e.g. hook and loop

Description

A presente invenção refere-se a fraldas descartáveis possuindo um dispositivo de fixação e especialmente a um dispositivo de fixação mecânico para as referidas fraldas descartáveis que se apresenta tão favorável ã pele como capaz de resistir a forças de rasgamento e de tensão de corte que se verificam durante a utilização.
As fraldas descartáveis são artigos de fabrico bem conhecidos utilizados por crianças e pessoas incontinentes. As fraldas descartáveis são usadas ã volta da parte inferior do tronco e destinam-se a absorver e conter urina e fezes, impedindo assim esses exsudatos corporais de sujar, molhar ou de qualquer outro modo contaminar artigos (p.ex. vestuário, roupa de cama, etc), que se encontram em contacto com o corpo do utilizador da fralda.
Na generalidade, as fraldas descartáveis possuem a mesma estrutura de base que compreende um núcleo absorvente entre uma folha superior permeável a líquidos e em contacto com o utilizador e uma folha infe rior impermeável a líquidos. A técnica anterior apresenta, certamente, nu merosas variações da disposição básica da folha superior, da folha inferior e núcleo absorvente e de elementos a eles adicionáveis. Por exemplo, alcançou-se um melhoramento na função das fraldas descartáveis pela adição de meios elásticos ao longo de partes da fralda que estão em contacto com as coxas ou a cintura do utilizador, proporcionando deste modo abertu ras de pernas e de cintura elastifiçadas quando a fralda está em uso.
Na utilização de uma fralda descartável possuindo aberturas de pernas elastifiçadas, quem coloca a fralda ajusta-a ao corpo do utili zador e segura-a a volta da cintura do mesmo através de um dispositivo
59588
Case 3612R
21.M1988 de fixação que assim proporciona um fechamento lateral. 0 ajustamento da fralda ao corpo do utilizador requer geralmente que as partes anterior e posterior da cintura se sobreponham uma ã outra. As fraldas descartáveis estão munidas com um dispositivo de fixacção possuindo uma primeira parte e uma segunda parte que engatam uma na outra para proporcionar o mencionado fechamento lateral nas partes anterior e posterior da cintura. Visto que um ajustamento apropriado e seguro ã volta da cintura e das pernas é vital para um desempenho óptimo em termos de minimizar o escoamento de exsudatos fora da fralda, um dispositivo de fixação tem de ser capaz de proporcionar um fechamento lateral eficaz em que as partes anteriores e posteriores da cintura sejam mantidas em sobreposição. Deste modo, a primeira e a segunda partes devem ser concebidas para engatarem uma na outra de modo seguro para que não se separem devido a forças de rasgamento e de tensão de corte a que está sujeito o dispositivo de fixa ção durante a utilização.
Um outro critério importante na concepção de um dispositivo de fixação para uma fralda descartável é o de que tal dispositivo seja confortável para o utilizador. Na utilização, o dispositivo de fixação pode ficar em contacto com a pele descoberta do utilizador. Por exemplo, se uma das partes do dispositivo de fixação estiver colocada na parte ex terior da fralda pode não ser completamente coberto durante a utilização de modo que entrará em contacto com o corpo do utilizador ou, visto as partes da cintura serem geralmente áreas altamente flexíveis que se podem dobrar durante a utilização, uma parte do dispositivo de fixação pode ficar exposto à pele do utilizador. Assim se o dispositivo de fixaçao for favorável ã pele (i. é, não contiver extremidades, elementos ou pontas afiadas, ásperas ou recortadas) não deverá provocar escoriações nem irritar a pelo do utilizador.
Tem sido propostas numerosas soluções para fixar uma fralda ã volta da cintura do utilizador por meios adesivos. Por exemplo a Paten te Americana 3.848.594 concedida a K.B.Buell em 19 de Novembro de 1974 apresenta um sistema de fixação por fita adesiva que proporciona um fechamento lateral e que possui um tipo de união melhorada pelo fabricante, referida como ligação em Y. No entanto, os fechos de fita adesiva tem inúmeros inconvenientes, um dos quais é o facto de se sujarem facil-259588
Case 3612R mente com óleos e pós que entram em contacto com a parte adesiva das fitas de fixação de tal modo que o adesivo não adere ã fralda com força suficiente para proporcionar um fechamento lateral efectivo. Além disto, um fecho por fita adesiva pode rasgar a folha inferior da fralda durante o processo de abertura para verificar se a fralda foi suja ou para a ajustar, deixando deste modo um orifício na folha inferior da fralda e impo.s sibilitando o fecho de se voltar a fixar e tornando a fralda não utilizável.
Assim, seria vantajoso proporcionar um dispositivo de fixação que não fosse facilmente contaminado por óleos e pós, fosse mais adaptado a nova fixação e que não tornasse a fralda e o dispositivo de fixação inu tilizáveis após reabertura.
Visto que os fechos de fita adesiva não são práticos para uti lizar em fraldas reutilizáveis, foram propostas numerosas soluções para proporcionar fraldas reutilizáveis, com um fecho mecânico possuindo ganchos e laçadas dispostos no corpo da fralda. Por exemplo, a Patente Ameri cana 3.359.980 publicada por C.L.Rosenblatt em 26 de Dezembro de 1967 a Patente Americana 4.402.690 publicada por R.Redfern em 6 de Setembro de 1963 e a Patente Americana 3.618.608 publicada por M.E.Brink em 9 de Novembro de 1971 apresentam fraldas reutilizáveis possuindo fechos do tipo gancho e laçada.
Enquanto os fechos do tipo gancho e laçada proporcionam um dispositivo de fixação que não é facilmente contaminado por óleos e pós e é mais adaptado a nova fixação do que as fitas adesivas de fixação, estes fechos do tipo gancho e laçada não são geralmente nem confortáveis nem favoráveis ã pele. Os elementos do gancho podem ter extremidades afiadas e cortantes ou elementos cortantes que podem ferir, provocar escoriações ou irritar a pele do utilizador da fralda. Isto é particularmente verdade em fechos do tipo gancho e laçada, em que os elementos do 30 gancho são formados por corte de uma laçada de filamentos. As extremidades cortantes formam-se quer no gancho quer na ponta não funcional que se forma no processo de corte. Assim, seria vantajoso proporcionar um fecho mecânico que fosse capaz de resistir a forças de rasgamento e tensão de corte verificadas durante a utilização e que fosse confortável para o uti 35 lizador da fralda por ser favorável ã pele e assim minimizar o desconfor-359588
Case 3612R
to e a irritação da pele do utilizador da fralda.
É, pois, objecto da presente invenção, proporcionar uma fralda descartável, possuindo um dispositivo de fixação melhorado.
É ainda objecto da presente invenção proporcionar uma fralda descartável possuindo um dispositivo de fixação que mantenha o ajustamento da fralda na cintura e nas aberturas de pernas elastifiçadas durante a utilização.
É também objecto da presente invenção proporcionar uma fralda descartável possuindo um dispositivo de fixação que não seja facilmente contaminado por óleos e pôs e que permita nova fixaçao.
Um outro objecto da presente invenção é o de proporcionar uma fralda descartável possuindo um dispositivo de fixação que proporciona conforto ao utilizador da fralda e facilidade de manuseio para quem a coloca.
É ainda outro objecto da presente invenção proporcionar uma fralda descartável possuindo um dispositivo de fixaçao mecânico que seja favorável a pele e capaz de resistir a forças de rasgamento e tensão de corte verificadas durante a utilização.
Estes e outros objectos da presente invenção serão mais evidentes quando tidos em referencia ã descrição que se segue e quando relacionados com os desenhos que a acompanham.
De acordo com a presente invenção fabrica-se uma fralda descartável possuindo aberturas de pernas elastifiçadas de modo que se colo que um núcleo absorvente entre uma folha superior permeável a líquidos e uma folha inferior impermeável a líquidos.
Quando se coloca uma fralda descartável elastificada a volta da cintura do utilizador da fralda, as porções da cintura da fralda são feitas para se sobreporem. A fralda descartável da presente invenção está provida com um dispositivo de fixação que fixa as porções sobrepostas uma a. outra, mantendo-as em contacto uma com a outra durante a utilização. 0 dispositivo de fixação impede a separação das porções da cintura sobrepostas porque o dispositivo de fixação é capaz de resistir a forças de rasgamento e à tensão de corte que se verificam quando a fralda é utilizada.
Embora o dispositivo de fixação possa tomar muitas formas, es
21.JAN.1398
59588
Case 3612R te compreende, de preferencia, uma primeira parte compreendendo uma pluralidade de elementos fibrosos e uma segunda parte engatãvel nos elemento 5 fibrosos da primeira parte. A primeira parte proporciona, assim, uma área numa das porções da cintura que, quando em contacto com a outra por ção sobreposta, se torna mecanicamente engatada com a segunda parte. A segunda parte compreende, de preferencia, uma base flexível e uma pluralidade de elementos engatáveis alongando-se a partir da primeira superfície da base. Os elementos de engate devem estar dispostos na base e ser fabricados de modo a proporcionar a resistência necessária a forças de rasgamento e à tensão de corte verificadas durante a utilização da fralda. A fim de proporcionar resistência a essas forças e manter o conforto para o utilizador da fralda e a não-hostilidade à pele, cada um dos elementos de engate é flexível e elástico e compreende uma haste apoiada nu ma extremidade sobre a base, e uma cabeça alargada localizada na extremi dade da haste do lado oposto ã base. A cabeça tem uma superfície superior maçia, geralmente convexa, que apresenta extremidades não-cortantes pelo que a segunda parte é não-hostil ã pele. A superfície inferior da cabeça estende-se radial e exteriormente a partir da haste para a periferia da superfície superior de modo a engatar os elementos fibrosos da primeira parte e proporcionar a resistência necessária ãs forças de rasgamento e à tensão de corte.
A fim de proporcionar a resistência necessária ãs forças de rasgamento e engatar o máximo número de elementos fibrosos da primeira parte, o dispositivo de fixação tem uma proporção de sobreposição da fibra de pelo menos 2:1 e uma proporção de altura de pelo menos 5:1 .
A figura 1 é uma perspectiva com um corte parcial de uma fral·da descartável que tem incorporado o dispositivo de fixação melhorado da presente invenção.
A figura 2 é uma perspectiva com um corte parcial apresentando a fralda descartável da figura 1 na configuração que apresenta quando colocada num utilizador da fralda.
A figura 3 é uma vista seccionada aumentada de um fragmento mostrando a lâ e a 2â partes da presente invenção.
A figura 4 é uma vista seccionada aumentada de um elemento de engate da presente invenção.
-521. JAN 1998
59588
Case 3612R
A figura 5 é uma fotografia em perspectiva, aumentada aproximadamente 35 vezes, de um elemento de fecho do tipo gancho, da técnica anterior, utilizado como dispositivo de fixação.
A figura 6 é uma fotografia em perspectiva, aumentada cerca de 35 vezes, da 2§ parte da presente invenção.
Em referencia aos desenhos, apresentou-se uma forma de reali zação, de preferencia da presente invenção para ser utilizada numa fralda descartável destinada a ser utilizada por crianças. 0 termo fralda descartável aqui utilizado refere-se a um artigo de vestuário geralmente utilizado por crianças ou pessoas incontinentes, que é puxada de entre as pernas e fixada à volta da cintura do utilizador da fralda e que, posteriormente, se pretende eliminar após uma única utilização (i. é, não se pretende que seja lavada ou por qualquer outro meio recuperada e reutilizada) .
A figura 1 é uma perspectiva com um corte parcial da fralda descartável 10 da presente invenção antes de ser dobrada e colocada no utilizador da fralda pela pessoa que a coloca. Como se pode ver na figura 1, a fralda escolhida 10 compreende uma folha superior permeável a líquidos 12, um núcleo absorvente 14, uma folha inferior impermeável a líquidos 16 e partes elásticas 18. Embora a folha superior 12, o núcleo absorvente 14, uma folha inferior 16, e as partes elásticas 18 possam ser combinadas numa variedade de configurações bem conhecidas, a configuração preferida para a fralda descartável é descrita, na generalidade, na Patente Americana 3.860.003 intitulada Contractable Side Portions for Disposable Diaper, concedida a K.B.Buell em 14 de Janeiro de 1975, e cu ja patente é aqui incluída como referencia.
As figuras 1 e 2 apresentam uma forma preferida da fralda 10 em que a folha superior 12 e a folha inferior 16 são de extensão igual e possuem dimensões de comprimento e largura geralmente maiores do que as do núcleo absorvente 14. A folha superior 12 está sobreposta ã folha inferior 16 que deste modo forma a periferia 20 da fralda 10. A periferia 20 define o perímetro exterior ou, por outras palavras, a extensão exterior da fralda 10. A periferia 20 compreende uma primeira extremidade 22, uma segunda extremidade 24, um primeiro lado longitudinal 26 e um segundo lado longitudinal 28.
621.JAN.19B8
59588
Case 3612R
A folha superior 12 pode ser fixada ã folha inferior 16 por qualquer método adequado como e bem conhecido na técnica de fabrico de fraldas. Numa forma de preferencia, aplica-se uma multiplicidade de faixas adesivas longitudinais 30, de preferencia adesivo de fusão a calor, ao lor go do comprimento total da folha inferior 16 geralmente paralela ao eixo longitudinal 86 de folha inferior 16. As faixas adesivas 30 servem para fixar a folha superior 12 ã folha inferior 16 nos pontos em que estes tres com ponentes se juntam.
A extensão e a localização dos pontos em que a folha superior 12, a folha inferior 16 e as faixas adesivas longitudinais 30 se juntam dependem do espaço entre as faixas adesivas longitudinais 30 e da distância do tamanho da folha superior 12 e folha inferior 16 para além do núcleo absorvente 14. 0 número das faixas adesivas longitudinais 30 e o espaço entre elas deve ser suficiente para ligar com segurança a folha supe rior 12 ã folha inferior 16 na área entre a periferia 20 e a extremidade do meio absorvente 14.
Um adesivo de fusão por calor adequado para utilização nas faixas adesivas longitudinais 30 é fabricado pela Eastman Chemical Produc ts Company de Kingsport, tennessee e comercializado sob o nome comercial Eastobond A-3. Note-se que o método atrás descrito de fixação da folha su perior 12 à folha inferior 16 vai provocar a fixação da folha superior ã folha inferior de um modo descontínuo ao longo da primeira e segunda extre midades, 22 e 24. 0 núcleo absorvente 14 é então colocado entre a folha superior 12 e a folha inferior 16. Certamente, podem utilizar-se, com resultados satisfatórios, muitos métodos alternativos de fixação da folha superior 12 ã folha inferior 16. Por exemplo, a folha superior 12 pode ser fixa a folha inferior 16 indirectamente em vez de directamente como apresenta a Fig.l. Assim, pode-se utilizar uma parte intermediária para fixar a folha superior 12 ã folha inferior 16.
A fralda 10 possui a primeira e a segunda porções da cintura 42 e 44 que se estendem, respectivamente, desde a primeira extremidade 22 e da segunda extremidade 24 da periferia 20 da fralda até ao eixo lateral 31 da fralda 10 numa distancia de cerca de 1/5 a cerca de 1/3 do comprimento da fralda. As porções da cintura 42 e 44 compreendem as porções da fralda 10 que, quando em utilização, rodeiam a cintura do utilizador da
59588
Case 3612R
fralda.
A porção da zona de entre pernas 46, é a porção da fralda 10 entre a primeira e a segunda porções da cintura 42 e 44, e compreende a porção da fralda 10 que, quando em utilização, está localizada entre as pernas do utilizador da fralda e cobre a parte inferior do tronco do uti lízador.
núcleo absorvente 14 pode ser qualquer meio que seja, na ge neralidade, compressível, ajustável, não-irritante para a pele do utilizador e que seja capaz de absorver e reter líquidos e certos exsutados corporais. Um núcleo absorvente adequado possui o primeiro e o segundo lados opostos 32 e 34, respectivamente, e compreende uma camada absorven te 36 e a primeira e segunda camadas de tecido 38 e 40, respectivamente. A primeira e a segunda camada de tecido 38 e 40 cobrem as superfícies maiores da camada absorvente 36 para formar o primeiro e o segundo lados opostos 32 e 34 do núcleo absorvente 14.
Pretende-se que a camada absorvente 36 absorva e contenha líquidos e possa ser fabricada numa ampla variedade de tamanhos e formas (i. é, rectangular, de ampulheta, etc) e a partir de uma grande variedade de materiais absorventes de líquidos vulgarmente utilizados em fraldas descartáveis, tais como a polpa de madeira pulverizada que é geralmente referida como feltro absorvente. Podem também utilizar-se outros materiai absorventes de líquidos no fabrico da forma escolhida apresentada nas figuras 1 e 2 que pesa entre cerca de 30 e cerca de 56 gramas e possui um calibre geralmente uniforme. Compreender-se-ia, contudo, que o tamanho, forma, configuração, e capacidade total de absorção da camada absorvente 36 pudessem ser variadas a fim de se ajustarem a um leque de utilizadores desde crianças a adultos. Por isso, as dimensões, forma, e configuração da camada, absorvente 36 pode ser variada, (por exemplo, a camada absorvente 36 pode possuir um calibre variável, ou um gradiente hidrófilo, ou pode conter materiais absorventes gelatinosos).
A primeira e segunda camadas de tecido, 38 e 40, pretendem melhorar a resistência à tracção do núcleo absorvente 14 e reduzir a ten dencia da camada absorvente 36 a romper-se, amontoar-se ou enovelar-se quando está molhada. A primeira e segunda camadas de tecido, 38 e 40,também ajudam a melhorar a absorção lateral de líquidos proporcionando,
-859588
Case 3612R
assim, uma distribuição mais regular do líquido na camada absorvente 36. Embora uma quantidade de materiais e técnicas de fabrico possam ser utili zadas para fabricar a primeira e a segunda camadas de tecido, 38 e 40, ob tiveram-se resultados satisfatórios com folhas de papel de tecidos possuii. do um peso base de aproximadamente 16 gramas por metro quadrado (10 libras por 3000 pês quadrados) e possuindo uma permeabilidade ao ar de apro ximadamente 30 metros cúbicos por minuto e por metro quadrado (100 pés cú bicos por minuto e por pé quadrado ã pressão de 13 mm (0,5 polegada) de água. Embora a primeira e a segunda camadas de tecido, 38 e 40, sejam de preferência co-terminantes com a camada absorvente 36, podem possuir dimensões diferentes, uma configuração diferente, ou ser eliminadas por com pleto.
núcleo absorvente 14 é sobreposto à folha inferior 16 e, de preferencia, fixo a ela por qualquer processo como é do conhecimento da técnica das fraldas. Por exemplo, o núcleo absorvente 14 pode ser seguro à folha inferior 16 por uma camada de adesivo uniforme e contínua, uma ca mada padronizada de adesivo, ou uma lista de linhas ou círculos de adesivo. Na forma escolhida ilustrada nas Figuras 1 e 2, as faixas longitudinais de adesivo 30 são utilizadas para fixar o núcleo absorvente ã folha inferior 16.
A folha inferior 16 é impermeável a líquidos e impede os líquidos, absorvidos e contidos pelo núcleo absorvente 14, molhar a roupa interior, de vistir ou de cama, e outros objectos que se encontram em contacto com o utilizador da fralda descartável 10. De preferência, a folha inferior 16 é um filme de polietileno de grossura entre cerca de 0.0005 a cerca de 0.002 polegadas (cerca de 0.012 a cerca de 0.051 mm), embora se possam utilizar outros materiais impermeáveis a líquidos. Um filme de polietileno adequado é o fabricado pela Monsanto Chemical Company e comercializado no mercado como Film ηθ.8020. De preferência a folha Inferior 16 é trabalhada em relevo e opacificada como acabamentos para proporcionar uma aparência de tecido. Além disso, a folha inferior 16 pq de ainda possuir passagens que permitam aos vapores sair do núcleo absor vente 14 embora continuando a impedir o líquido de passar através da folha inferior 16.
Numa forma escolhida, a folha inferior 16 possui uma forma de
-959588
Case 3612R ampulheta modificada estendendo-se para além da camada absorvente 36 numa distancia mínima de pelo menos 0.5 polegadas (cerca de 1,3 cm) à volta da totalidade da periferia da fralda 20. A porção da margem 48 é a porção da fralda 10 entre a periferia da fralda 20 e a orla da camada absorvente 36 e compreende porções da margem longitudinal 50 adjacentes aos primeiros e segundos lados 26 e 28,respectivamente na porção de entre pernas 46.
A folha superior é flexível, maçia ao tacto, e não irritante para a pele do utilizador e evita ao utilizador da fralda 10 o contacto com o núcleo absorvente 14. Além disso, a folha superior 12 é permeável a líquidos permitindo aos líquidos penetrar de imediato através da sua espessura. Uma folha superior 12 adequada pode ser fabricada a partir de uma grande variedade de materiais, tais como fibras naturais (por ex. madeira ou fibras de algodão), fibras sintéticas (por ex.poliéster, polietileno, polipropileno), ou suas combinações. Como alternativa, a folha su perior 12 pode ser de espuma, tais como as espumas reticuladas que são bem conhecidas na técnica, ou películas moldadas que também são bem conhe cidas pela técnica.
Existem inúmeras técnicas de fabrico que podem ser utilizadas para fabricar a folha superior 12. Por exemplo, a folha superior 12 pode ser tecida, não -tecida, fiada, cardada, ou afim. Uma folha superior 12 preferida é cardada, e aglomerada por meios térmicos bem conhecidos dos peritos na técnica de tecidos não-tecidos.
De preferencia, a folha superior 12 possui um peso de cerca de 18 a cerca de 25 gramas por metro quadrado, uma força mínima de tensão em seca de pelo menos cerca de 400 gramas por centímetro na direcção de máquina e uma tensão em molhada de pelo menos cerca de 55 gramas por centímetro em direcção de máquina cruzada.
As partes elásticas 18 são fixas á fralda 10 ao longo das porções das margens longitudinais 50 de modo que tendem a puxar e segurar a fralda 10 contra as pernas do utilizador. Assim, quando utilizada a fralda 10 possuirá aberturas de pernas elastifiçadas. Embora este resultado possa ser alcançado por qualquer dos vários métodos que são bem conhecidos na técnica de fraldas, descreve-se em detalhe na já mencionada patente americana ηθ. 3.860.003 uma estrutura de fraldas partícularmente prtfe
-101
59688
Case 3612R
21.M1988 rida com elástico incorporado. Em aditamento, descreve-se um método e um aparelho adequados ao fabrico de uma fralda descartável possuindo fitas elásticas nas pernas na Patente Americana 4.081.301 com a epígrafe Mettod and Apparatus for Continously Attaching Discrete, Stretched Elastic Stran ds to Predetermined Isolated Portions of Disposable Absorbent Products concedida a K.Buell em 28 de Março de 1978 e aqui mencionada como referência.
Relacionando as instruções da Patente Americana ηθ.3.860.003 com a forma preferida apresentada nas Figuras 1 e 2, pode-se observar que as partes elásticas 18 são operatlvamente, associadas com as duas por ções longitudinais das margens 50 na porção de entre pernas 46 numa situa ção contráctil por meio de elástico de modo que, numa apresentação normal livre, as partes elásticas 18 contraem-se de modo efectívo ou franzem as porções longitudinais das margens 50.
A expressão operativamente associadas com refere-se a dois ou mais componentes que actuam em conjunto. Na forma preferida apresenta da nas Figuras 1 e 2, as partes elásticas 18 sao operativamente associadas com as duas porções longitudinais das margens 50 na porção de entre pernas 46. Assim, as partes elásticas 18 são fixas às porções longitudinais das margens 50 de modo a provocar que as porções longitudinais das margens 50 na porção de entre pernas se contraiam ou franzam. Na já menciona da Patente Americana 4.081.301 descreve-se um método adequado para incorporar partes elásticas 18 numa fralda descartável.
Na forma preferida ilustrada, as partes elásticas 18 são fixas a uma porção da folha inferior 16 nas porções longitudinais das margens 50. Um adesivo adequado será flexível e de suficiente adesividade para segurar a parte elástica 18 à folha inferior 16 quando a parte elãjs tica 18 está esticada. Um adesivo que pode ser utilizado com resultados satisfatórios é fabricado pela firma Findley Adhesives Corporation de Elm Grove, Wísconsin e comercializada sob o nome comercial Findley 581-334-01, embora as partes elásticas 18 possam ser fixas a fralda 10 por qualquer um dos outros vários métodos que são conhecidos pela técnica. Por exemplo, as partes elásticas 18 podem ser ligadas por meio de ultra-sons ou selados por calor/pressão à fralda utilizando uma variedade de padrões de ligação, ou pode-se simplesmente colar as partes elásticas
-1159588
Case 3612R
à fralda 10.
As partes elásticas 18 podem ser operativamente associadas com as porções longitudinais das margens numa situação contráctil por meio de elásticos por pelo menos dois métodos.
Por exemplo, pode-se esticar a parte elástica 18 e, mantendo-a na posição esticada, fixá-la ãs porções longitudinais das margens 50 não contraídas, nem esticadas. Em alternativa, as porções longitudinais das margens 50 podem ser contraídas (por ex. por pregueamento) e então fixar as partes elásticas 18, não esticadas, ãs porções longitudinais das margens 50 contraídas.
Podem-se fabricar partes elásticas 18 apropriadas a partir de uma ampla variedade de materiais elásticos tais como a borracha natural, películas elastómeras como a Kraton, di-monómero de propileno etileno, po liuretano, espumas elastómeras, tecido elástico para forro, ou material contráctil ao calor.
Em aditamento, as partes elásticas podem apresentar múltiplas configurações. Por exemplo, a largura das partes elásticas 18 podem variar entre cerca de 0,38 mm e 25 mm (0.015 polegadas a 1 polegada) ou mais; as partes elásticas 18 podem compreender uma fita única de material elástico ou várias fitas, paralelas ou não, de material elástico; ou as partes elásticas 18 podem ainda ser rectilíneas ou curvilíneas.
Um material que tem provado funcionar bem como parte elástica 18 é uma fita elástica possuindo uma secção transversal de cerca de 0,18 mm por cerca de 6,4 mm (0.007 polegadas por 0.25 polegadas) e que é fabricada de borracha natural. Este produto é comercializado pela Easthanj) ton Rubber Thread Company sob o nome comercial L-1900-composto de borracha. A parte elástica 18 de preferencia produz uma força de tensão de cerca de 100 gramas quando esticada, 100% da sua posição em relaxe.
A fralda 10 está munida com um dispositivo de fixação para manter a primeira e a segunda porções da cintura 42 e 44 numa configuração de sobreposição quando a fralda 10 está em utilização. Assim, a fral da 10 é ajustada ao utilizador e forma-se um fechamento lateral. Por isso, o dispositivo de fixação 52 deve não apenas resistir à tensão de corte mas também ãs forças de rasgamento que se verificam nas porções da cintura durante a utilização.
-1259588
Case 3612R
2UMÍ988
Embora o dispositivo de fixação possa apresentar muitas confi guraçoes alternativas, um dispositivo de fixação 52 adequado para utilizar na fralda descartável 10 deve ser capaz de resistir a forças de rasgamento e à tensão de corte durante a utilização. A expressão tensão de corte aqui utilizada refere-se a forças distribuídas que actuam tangencialmente ã superfície do contacto da primeira e segunda partes 53 e 54 do dispositivo de fixação 52 e que se verificam durante a utilização da fralda 10. A tensão de corte tem tendência a provocar a deslocação da primeira e segunda partes 53 e 54, em relação uma a outra. Deve-se distin guir a tensão de corte das forças de rasgamento que actuam sobre a primeira e a segunda partes 53 e 54 do dispositivo de fixação para as separar e desengatar uma da outra. Uma fralda descartável pode estar sujeita a forças de rasgamento em pelo menos três situações. As forças de rasgamento são causadas por movimentos do utilizador durante a utilização que tendem a provocar que a primeira e a segunda partes sejam separadas uma da outra, pelo utilizador ao tentar abrir o dispositivo de fixação duran te a utilização (este é um problema especial para fraldas descartáveis utilizadas por crianças visto que a criança não deve ser capaz de abrir ou retirar a fralda de si mesmo) ou por quem tira a fralda ao verificar se a fralda está suja ou para a retirar do utilizador.
Porque o dispositivo de fixação deve ser capar de ser verifi cado e retirado por quem tira a fralda e porque este provoca forças de rasgamento muito maiores do que as forças de rasgamento provocadas pelos dois primeiros métodos, o dispositivo de fixação 52 é desenhado para possuir uma resistência a forças de rasgamento (resistência ao rasgamento) em relação unicamente ao movimento e métodos provocados pelo utiliza dor. Deve-se, pois, entender que a resistência ao rasgamento deve ser apenas suficientemente grande para impedir a deficiência do dispositivo de fixação durante os dois primeiros métodos.
Concluiu-se que o dispositivo de fixação 52 deve ser desenha do para resistir a forças de rasgamento de pelo menos 200 gramas, e, de preferencia, de pelo menos 500 gramas. Em complemento, concluiu-se que o dispositivo de fixação 52 deve ser desenhado de modo a resistir ã tensão de corte de pelo menos 500 gramas e, de preferência, pelo menos 750 gramas. Visto que um dispositivo de fixação mecânico possuirá uma resistên-1359588
Gase3612R cia à tensão de corte muito mais elevada do que a requerida para utiliza ção numa fralda descartável, devido às características complicadas das partes, a chave do critério de concepção da resistência para um dispositivo de fixação 52 para utilização numa fralda descartável 10 é a resistência ao rasgamento do dispositivo de fixação 52. A resistência ao rasgamento e a resistência a tensão de corte do dispositivo de fixação 52 p£ dem ser facilmente determinadas de acordo com os processos descritos a seguir.
Como apresenta a figura 3, o dispositivo de fixação 52 compre ende, de preferência uma primeira parte 53 possuindo uma pluralidade de elementos fibrosos 62, de preferência laçadas 64, que se projectam a partir de um suporte 66 e uma segunda parte 54 engatável com os elementos fibrosos 62 da primeira parte 53. Como se observa, a segunda parte 54 com preende de preferência uma base 68 que possui uma primeira superfície 70 e uma segunda superfície 72, e uma pluralidade de elementos engatáveis 74 estendendo-se a partir da superfície 70 da base 68. Cada um dos elementos engatáveis 74 compreende uma haste 76 apoiada numa extremidade sobre a base 68 e uma cabeça alargada 78 localizada na extremidade da haste 76 oposta ã base 68. A cabeça 78 possui uma superfície superior 80 maçia, geralmente convexa, adaptada a curvar os elementos fibrosos 62 da primeira parte 53 e a proporcionar uma superfície agradável à pele se a pele do utili zador ficar em contacto com a segunda parte 54, e uma superfície inferior 82 que se estende radial e exteriormente a partir da haste 76 para a peri feria 84 da superfície superior 80, sendo a superfície inferior 82 adapta da a ser engatada pelos elementos fibrosos 62.
A primeira parte 53 proporciona uma pluralidade de elementos fibrosos 62 que engatam a superfície inferior 82 dos elementos de engate 74 para manter a primeira e a segunda porções da cintura 42 e 44 numa con figuração de sobreposição. A primeira parte 53 pode ser fabricada a partir de uma ampla variedade de materiais que proporcionem elementos fibro sos 62, de preferência laçadas 64 como apresenta a figura 3, capazes de engatar de modo seguro os elementos de engate 74 bem como proporcionar a desejada resistência ao rasgamento. Estes materiais adequados incluem ny lon, poliéster, polipropileno ou qualquer combinação destes materiais. Uma primeira parte 53 apropriada compreende um número de laçadas de fibra
-14·
59588
Case 3612R que se projectam a partir de um suporte tecido como o material comercialmente disponível designado laçada tecida de nylon em fita Scotchmaten2 SJ3401, disponível pela Minnesota Mining and Manufacturing Company, St. Paul, Minnesola. Uma primeira parte 53 preferida compreende um tecido tricotado possuindo uma pluralidade de laçadas de filamento de nylon pro jectando-se a partir de um suporte de nylon como o material comercialmente disponível designado Guilford n2.16110, disponível pela Guilford Mills of Greensboro, North Carolina. Como alternativa, a primeira parte 53 pode ser um tecido nao-tecido ou qualquer outro tipo de material fibroso ou em laçadas que são bem conhecidos pela técnica.
A primeira parte 53 pode ser colocada em qualquer local da fralda 10 desde que engate na segunda parte 54 a fim de manter a primeira e segunda porções da cintura 42 e 44 numa situação de sobreposição. Por exemplo, a primeira parte 53 pode ser colocada na superfície exterior da segunda porção da cintura 44, na superfície interior da primeira porção da cintura 42, na superfície de fixação de uma fita de fixação, ou em qualquer outra porção da fralda 10 que esteja em posição para engatar a segunda parte 54. Em complemento, a primeira parte 53 pode ser quer intei ra, num elemento separado e distinto fixo ã fralda 10, quer unitária, uma peça única de material que nem é dividido nem descontínuo com um elemento da fralda 10 como a folha superior 12 ou a folha inferior 14. Embora a primeira parte 53 possa apresentar vários tamanhos e formas, compreende, de preferencia, um ou mais pedaços completos de material colocados através da superfície exterior da segunda porção da cintura 44 para permitir o ajustamento à cintura do utilizador. A forma preferida da fralda descar tável 10 ilustrada na figura 2 possui uma primeira parte 53 completa, alongada de forma rectangular, segura à superfície exterior da segunda porção da cintura 44.
Pretende-se que a segunda parte 54 engate os elementos fibrosos da primeira parte 53 a fim de proporcionar um fechamento lateral segu ro, favorável à pele, da fralda 10. As figuras 3 e 4 apresentam uma forma preferida da segunda parte 54 da presente invenção. A segunda parte 54 compreende uma base 68 possuindo uma primeira superfície 70, e uma segunda superfície 72, e uma pluralidade de elementos engatáveis 74 estendendo-se a partir da primeira superfície 70 da base 68. Cada um dos elementos
-1559588
Case 3612R
de engate 74 possui uma haste 76 que se projecta a partir da primeira su perfície 70 da base 68 e uma cabeça alargada 78 localizada na extremidade da haste 76 oposta à base 68.
Pretende-se que a base 68 proporcione um suporte forte sobre ou no qual é imbutida, ligada, tecida ou fundida uma pluralidade de elementos de engate 74. Embora a base 68 possa ser fabricada a partir de uma ampla variedade de materiais vulgarmente utilizados para suportes de fechos mecânicos, a base 68 compreende, de preferencia, um material flexível a fim de proporcionar uma maior resistência ao rasgamento do dispositivo de fixação 52. Materiais de suporte apropriados para a base 68 incluem o nylon, polipropileno, polietileno, ou qualquer material equivalente ou combinação destes materiais. A base 68 pode também ser fabricada utilizando um número de técnicas de fabrico jã conhecidas. Por exemplo, a base 68 pode ser tecida ou moldada por utilização de técnicas de injec ção ou extrusão. Uma forma preferida da segunda parte 54 na presente invenção possui uma base 68 de nylon tecido em que a segunda superfície 72 é segura a superfície de fixação 60 da fita de fixação 55 por qualquer meio adequado, como um adesivo.
Como se apresenta nas Figuras 3 e 6, uma pluralidade de elementos de engate 74 estendem-se a partir da primeira superfície 70 da ba se 68. Concluiu-se que quando a densidade dos elementos de engate 74,di£ postos na primeira superfície 70 aumenta, também a resistência ãs forças de rasgamento do dispositivo de fixação 52, aumenta. Quando se deseja uma densidade mais elevada, os elementos de engate não devem, contudo, estar localizados muito perto, pois, poderá ser difícil para os elementos fibro sos 62, passar ã volta da superfície superior 80 das cabeças 78 para a superfície inferior 82. Uma segunda parte 54 preferida possui uma densidade de pelo menos cerca de 100 elementos de engate por polegada quadrada, e com maior preferencia pelo menos cerca de 180 elementos de engate por polegada quadrada.
Com referência à Figura 4, apresenta-se um elemento de engate 74 preferido compreendendo uma haste 76 e uma cabeça alargada 78 possuindo uma superfície superior 80 e uma superfície inferior 82. 0 elemen to de engate 74 é colocado, de preferencia, em relação à base num ângulo ”A” entre a haste 76 e a base 68 de entre cerca de 302 e cerca de 902 e,
-1659588
Case 3612R
-2LM4S88 com mais preferencia, entre cerca de 45° e cerca de 75°. Concluiu-se que, quando os elementos de engate 74 estão dispostos nestes ângulos, a resis tencia ao rasgamento do dispositivo de fixaçao 52 aumenta. Quando dispojs tos em tais ângulos, cre-se que os elementos de engate 74 tendem a propor cionar uma maior resistência ao rasgamento porque mais elementos fibrosos 62 deveriam ser inclinados à volta da superfície superior 80 para a superfície inferior 82 e porque a superfície inferior 82 está orientada pa ra ser adjacente a mais elementos fibrosos 62 aumentando, assim, o número potencial de elementos fibrosos 62 engatados. Embora todos os elementos de engate 74 possam ser dispostos num ângulo do memso nível, é preferível que os elementos de engate 74 sejam dispostos em níveis aleatórios como apresentam as figuras 3 e 6 de modo a engatar de modo mais efectivo os elementos fibrosos 62 em todas as direcções.
Uma forma preferida da segunda parte 54 é apresentada na fi gura 6.Em particular, a figura 6 mostra a superfície superior 80 como sen do particularmente favorável à pele em comparação com os fechos convencio nais do tipo gancho. A figura 5 apresenta um elemento de fecho convencional tipo gancho como é bem conhecido pela técnica. Como se pode observar o elemento de gancho foi formado pelo corte de uma laçada de filamentos em dois elementos, o elemento gancho e a ponta não-funcional. Este proces so de corte deixa uma ponta cortante em ambas as extremidades do elemen to gancho bem como na ponta. Isto corta o utilizador. A expressão geral mente convexa aqui utilizada significa uma superfície em forma de arco que se projecta exteriormente para fora a partir da primeira superfície 70 da base 68 pela maior porção da superfície. Assim, as cabeças 78 que possuem superfícies superiores 80 que não são completamente convexas, possuem variações de superfície pequenas, dentículos, ranhuras ou superfícies côncavas (por exemplo, a forma da cabeça de um parafuso) encontram-se dentro do âmbito da expressão superfícies superiores 80 geralmen te convexas da presente invenção. Uma superfície superior 80 maçia, geralmente convexa, também proporciona uma superfície facilmente capaz de curvar os elementos fibrosos 62 ã volta da periferia 84 da superfície superior 80 em direcção ã superfície inferior 82. Numa forma preferida da presente invenção, a superfície superior 80 é, de preferencia, uma su perfície semi-esferica ou em forma de cogumelo como mostram as figuras
-1759588
Case 3612R
3, 4 e 6.
Cada uma das cabeças 78 possui também uma superfície inferior 82 que se estende radial e exteriormente a partir de pelo menos dois raios da haste 76 para proporcionar uma superfície sobre a qual os elemen tos fibrosos 62 possam ser engatados. Assim, a superfície inferior 82 é adaptada para engatar um ou mais dos elementos fibrosos da primeira parte 53 e para reter os elementos fibrosos 62 engatados com a segunda parte 54 até que uma força de rasgamento suficiente seja aplicada pela pessoa que muda a fralda a fim de separar a primeira e a segunda partes 53 e 54. Embora a superfície inferior 82 necessite de ser apenas proporcionada ao longo de dois raios da haste 76, de preferencia a superfície inferior 82 extende-se radial e exteriormente a partir de cada raio da haste 76, à volta do perímetro total da haste 76, para proporcionar um elemento de engate 74 efectivo para engatar os elementos fibrosos 62 em todas as direcções. Concluiu-se que a resistência ao rasgamento do dispositivo de fixação 52 aumenta quando a superfície inferior 82 estã disposta â volta de toda a haste 76 visto que são engatados mais elementos fibrosos 62 por cada cabeça 78. A superfície inferior 82 pode possuir qualquer forma como uma superfície plana ou curvilínea. Prefere-se uma superfície in ferior 82 curvilínea e convexa a fim de proporcionar uma área de superfí cie maior para engatar o número máximo de elementos fibrosos 62.
Como apresenta a figura 4, a cabeça 78 está também munida con uma saliência Z que define a distência radial em que a superfície inferior 82 se alonga para além da haste 76. A largura da saliência considerou-se especialmente importante ao proporcionar um dispositivo de fixação 52 possuindo a desejada resistência ao rasgamento. Acredita-se que a largura da saliência em comparação com o diâmetro dos elementos fibrosos 62 determina quantos elementos fibrosos 62 ou laçadas 64 podem ser engatados por cada cabeça 78. Assim, a proporção da largura da saliência para o diâmetro dos elementos fibrosos 62 é especialmente importante ao de^ terminar se existe resistência suficiente ao rasgamento num dispositivo de fixação 52. Concluiu-se que a proporção da largura da saliência em re lação ao diâmetro dos elementos fibrosos 62,a proporção da saliência da fibra, deve, de preferência, ser pelo menos cerca de 2:1 e com maior pre ferencia de pelo menos 3:1 para proporcionar um dispositivo de fixação
-1859588
Case 3612R
possuindo a desejada resistência ao rasgamento. Deve entender-se que as proporções descritas nesta aplicação devem ser calculadas utilizando um valor médio para as dimensões dos elementos da primeira e segunda par tes 53 e 54 utilizando uma amostra significativa escolhida a partir de cada parte.
A largura da saliência em comparação com o diâmetro da haste 76 é também uma consideração para determinar o total da resistência ao rasgamento. A proporção da largura da saliência em relação ao diâmetro da haste 76, a proporção da saliência da haste, deve ser de pelo menos 0.1:1 e, de preferência, cerca de 0.4:1.
A altura praticável do elemento de engate 74 em comparação com o diâmetro dos elementos fibrosos 62 é também um critério importante para proporcionar um dispositivo de fixação 52 possuindo a desejada resis tência ao rasgamento. Como mostra a Figura 4, a altura do elemento de en gate 74 define-se como a medição perpendicular a partir da porção mais baixa da superfície inferior 82 da cabeça 78 para a base 68, distância designada pela letra H. Julga-se que, como a altura do elemento de engate 74 aumenta em comparação com o diâmetro dos elementos fibrosos 62, a resistência ao rasgamento do dispositivo de fixação 52 também aumenta devido ao facto de que mais elementos fibrosos 62 serão capazes de se mover entre a base 68 e a superfície inferior 82 e engatar a superfície inferior 82. Assim, concluiu-se que a proporção da altura dos elementos de engate 74 em relação ao diâmetro dos elementos fibrosos 62, a razão da al tura, deveria ser de pelo menos 5:1 e de maior preferencia de cerca de 7:1.
Os elementos de engate 74 são, de preferencia, flexíveis e elásticos para proporcionar um dispositivo de fixação 52 que possua uma resistência ao rasgamento aumentada e uma acrescida não-hostilidade ã pe le. Podem fabricar-se elementos de engate 74 a partir de uma grande varie dade de materiais como o nylon, polipropileno, poliester ou qualquer combinação destes. Um elemento de engate particularmente preferido é feito de polipropileno. Podem ser utilizadas inúmeras técnicas de fabrico para fabricar os elementos de engate 74. Por exemplo, os elementos de engate 74 podem ser moldados ou formados por meio de calor. Os elementos de engate 74 preferidos são formados por meio de calor pela exposição das ex-1959588
Case 3612R
2Ι.ΜΪ988
tremidades da haste 76 a uma fonte de calor sobre a qual se forma a cabeça 78 pela fusão da haste 76 a fim de formar uma cabeça 78 semi-esférica. Na Patente Americana 3.138.841 concedida a Naimer em 30 de Junho de 1964 descreve-se um exemplo do mencionado processo de formação por meio de ca lor.
Uma forma exemplar dos elementos de enagte 74 da presente in venção compreende uma estrutura semelhante a um cogumelo possuindo uma haste 76 com uma altura de 0,47 milímetros aproximadamente e um diâmetro de 0,25 milímetros. A altura total de cada elemento de engate 74 é de cer ca de 0,68 milímetros e a altura média, H**, das cabeças 78 acima da base 68 é de cerca de 0,37 milímetros. 0 diâmetro da cabeça 78 medido através da base da cabeça é de cerca de 0,39 milímetros de modo que a cabeça possui uma largura de saliência ao longo de cada raio de cerca de 0,07 milímetros. Além disto, visto que os elementos fibrosos 62 preferidos da primeira parte 53 possuem um diâmetro de 0,027 milímetros, o dispositivo de engate 52 possuirá uma proporção de saliências fibrosas de cerca de 2.6:1, uma proporção em altura de cerca de 13.7:1, e uma proporção de sa liência das hastes de cerca de 0.28:1.
Um outro exemplo dos elementos de engate 74 da presente invenção compreende uma estrutura em que a superfície inferior se estende radialmente para fora a partir dos dois raios. A haste 76 possui um diâmetro de cerca de 0,25 mm. A altura total de cada elemento de engate 74 é de cerca de 0,84 mm e a altura média, H, das cabeças 78 acima da base 68 é de cerca de 0,50 mm. 0 diâmetro da cabeça 78 medido através da base da cabeça é de cerca de 0,63 mm de modo que a cabeça apresenta uma largura de saliência ao longo de cada raio de cerca de 0,19 mm. Além disto, visto que os elementos fibrosos 62 preferidos da primeira parte 53 possiem um diâmetro de 0,027 milímetros, o dispositivo de fixação 52 possuirá uma proporção de saliências fibrosas de cerca de 7:1, uma proporção em altura de cerca de 18:1, e uma proporção de saliência das hastes de cerca de 0,73:1.
A segunda parte 54 pode compreender qualquer das bem conheci das configurações para alcançar um fechamento lateral numa fralda descar tável 10 tais como faixas ou pedaços de material. Como se pode observar nas Figuras 1, e 2, a segunda parte 54 é colocada de preferência numa fi-2059588
Case 3612R
ta de fixação 55. Qualquer das configurações conhecidas pode ser utilizada como fita de fixação 55. Uma fita de fixação preferida é uma fita em forma de Y como a descrita em detalhe na Patente Americana 3.848.594 com a epígrafe ”Tape Fastenings System for Disposable Diaper publicada por K.B.Buell em 19 de Novembro de 1974 e aqui incluída como referencia. Fitas de fixação preferidas em alternativa são detalhadamente descritas no co-pedido de Patente Americana pendente com o número de série 821,100 com a epígrafe Disposable Diaper Having Wide Tapered Fastening Tapes pedido em 21 de Janeiro de 1986 por H.R.Burkhard e K.B.Buell; e o pedido de Patente Americana com o número de série 842.326 com a epígrafe Disposable Diaper Having an Improved Side Closure pedido em 21 de Março de 1986 por J.W.Toussant e M.H.Hasse, ambas aqui incluídas como referencia. Como se observa na figura 1, pode-se colocar uma fita de fixação 55 em ambos os primeiro e segundo lados longitudinais, 26 e 28, respectivamente, da fral da 10.
A fita de fixação 55 preferida, ilustrada na Figura 2, possui uma extremidade 56 do fabricante e uma extremidade 58 destinada a quem coloca a fralda possuindo uma superfície de fixação 60. A extremidade 56 do fabricante é a extremidade da fita 55 que o fabricante da fralda 10 fixa à fralda 10 enquanto que a extremidade 58 destinada a quem coloca a fralda é a extremidade da fita de fixação 55 que a pessoa que coloca a fralda fixa à primeira parte 53 quando ajusta a fralda 10 ao utilizador. A extremidade 56 do fabricante é fixa ã primeira porção da cintura 42, e apôs ajustamento da fralda 10 ã volta da cintura do utilizador, a superfície de fixação 60 da extremidade 58 destinada a quem coloca a fralda é fixa ã primeira parte 53, de preferencia colocada na segunda porção da cintura 44, fazendo deste modo com que a fralda 10 rodeie a cintura do utilizador e efectue um fechamento lateral.
Os elementos de engate 74 estendem-se a partir da superfície de fixação 60 da extremidade destinada a quem coloca a fralda de modo a que os elementos de engate 74 contactem os elementos fibrosos 62 da primeira parte 53. Uma configuração preferida para a superfície de fixaçao 60 da fita de fixação 55 e que minimiza qualquer contacto possível entre o dispositivo de fixação 52 e a pele do utilizador está descrita no pedi do de Patente Americana com o número de série 821,100 de Burkhard e Buell,
-2159588
Case 3612R
21.JAN.19y8 ja mencionado anteriormente.
Em utilização, a fralda 10 é colocada no utilizador colocan do a primeira porção da cintura 42 debaixo das costas do utilizador e pu xando a parte restante da fralda 10 entre as pernas do utilizador de modo a que a segunda porção da cintura 44 seja colocada transversalmente na parte da frente do utilizador. A extremidade 58 da fita de fixação 55 e destinada a quem coloca a fralda é então segura ã primeira parte 53 na superfície exterior da segunda porção de cintura 44 de modo a que a segunda parte 54 que está colocada sobre a superfície de fixação 60 das fi tas de fixação 55 engatará a primeira parte 53 para formar um fechamento lateral.
A resistência ã tensão de corte do dispositivo de fixação 52 é uma medida da capacidade do dispositivo de fixação 52 em resistir a forças que produzam tensão de corte e assim impeçam a primeira parte 53 e a segunda parte 54 de se desengatarem durante a utilização.
A resistência ao corte do dispositivo de fixação 52 pode ser determinada utilizando qualquer método que meça a força requerida para iniciar um primeiro movimento entre a primeira e a segunda partes 53 e 54 numa pressão de contacto de 17 gramas/centímetro quadrado. Um processo apropriado é descrito detalhadamente no pedido de Patente Americana 842.326 de Toussant e Hasse, atrás mencionada.
A resistência ao rasgamento do dispositivo de fixação 52 é a medida da capacidade do dispositivo de fixação 52 em resistir ãs forças de rasgamento e assim impedir que a primeira e a segunda porçoes de cintura 42 e 44 se separem ou permitir que a primeira parte 53 se separe da segunda parte 54 quando estão em contacto. A resistência ao rasgamento dc dispositivo de fixação 52 pode ser determinada utilizando qualquer métodc que meça a força necessária para rasgar a segunda parte 54 a partir da primeira parte 53 a uma pressão de contacto de cerca de 4.5 libras. O processo a seguir descrito para determinar a resistência ao rasgamento do dispositivo de fixação 52 foi utilizado com bons resultados. Prepara-se uma primeira amostra da primeira parte 53 e uma segunda amostra da s_e gunda parte 54. Cada amostra deve ser de uma polegada em direcção transversal da máquina e suficientemente comprida em direcção da máquina para proporcionar o teste desejado.
-2259588
Case 3612R
A primeira amostra é fixa a 1352 num escantilhão de teste com os elementos fibrosos 62 voltados para a parte mais afastada do painel. A segunda amostra é colocada sobre a primeira amostra preparada na primeira etapa. Centra-se a segunda amostra sobre a primeira com a dimen são maior da segunda amostra paralela à dimensão maior da primeira amostra. A segunda amostra é de imediato enrolada para baixo pelo seu comprimento com um passo em cada direcção de um enrolador de 4.5 libras operado mecanicamente para simular a situação em que a fralda 10 está a ser utilizada. Aplica-se então uma força de rasgamento ãs amostras engatadas num ângulo de 1352, durante algum tempo, e utiliza-se uma média dos quatro va lores mais altos das forças máximas para determinar a força necessária pa ra rasgar a primeira amostra da segunda amostra, a resistência ao rasgamento do dispositivo de fixação 52. A força de rasgamento pode ser aplicada, e medida utilizando qualquer técnica ou aparelho que serão conhecidas pelos peritos na técnica de testes. Concluiu-se, contudo, que a resijs têncía ao rasgamento do dispositivo de fixação 52 pode facilmente ser determinada utilizando um dispositivo de teste à ruptura por tracção dos ti pos fabricados pela Instron Corporation of Canton, Massachussetts e comer cializada sob o nome comercial Instron 1101-TM 1102-TMS 1122 e 1130.
Embora tenham sido descritas formas específicas da presente invenção seria óbvio para os peritos da técnica que várias outras alterações e modificações pudessem ser feitas sem se afastarem do espírito e do âmbito da presente invenção.
Pretende-se,no entanto, cobrir nas reivindicações apresenta das todas as alterações e modificações no âmbito da presente invenção.
depósito do primeiro pedido para o invento acima descrito, foi efectuado nos Estados Unidos da América em 26 de Janeiro de 1987 sob o n2.007.841.

Claims (1)

12,- Fralda descartável possuindo:
- uma folha superior permeável a líquidos;
- uma folha inferior impermeável a líquidos estando fixa à folha
-2359588
Case 3612R
I superior;
- um núcleo absorvente para absorver líquidos, sendo revestido pela folha superior e pela folha inferior;
- uma porção marginal longitudinal adjacente a cada uma das extremidades longitudinais da fralda descartável;
- uma parte elástica associada de modo eficaz com cada uma das porções marginais longitudinais;
- uma porção de cintura numa extremidade da fralda descartável;
- uma segunda porção de cintura na extremidade oposta da fralda descartável; e
- um tipo de fechamento por fixação para manter a primeira porção de cintura e a segunda porção de cintura numa configuração de sobreposição durante a utilização, caracterizada por o tipo de fechamento por fixação compreender:
- uma primeira parte possuindo uma pluralidade de elementos fibrosos; e
- uma segunda parte capaz de engatar com os elementos fibrosos da primei ra parte compreendendo:
a) uma base, sendo, de preferencia, flexível, possuindo uma primei ra superfície e uma segunda superfície, e
b) uma pluralidade de elementos de engate estendendo-se a partir da primeira superfície da base, compreendendo cada um dos ele mentos de engate
i) uma haste suportada numa extremidade correspondente da base, e ii) uma cabeça alargada localizada na extremidade da haste oposta ã base, possuindo a cabeça uma superfície superior semi-esférica, de preferencia, geralmente convexa, macia e uma superfície inferior estendendo-se radial e exterior mente a partir da haste ao longo pelo menos de 2 raios, cada raio, de preferencia, a partir da haste até ã perife ria da superfície superior, estando a superfície inferior adaptada para ser engatada por pelo menos um dos elementos de fibra.
em que a proporção de sobreposição da fibra do tipo de fechamento por fixação é de pelo menos 2:1, de preferencia 3:1 e a proporção de altu
-2459588
Case 3612R
21. Μ 198o ra é de pelo menos cerca de 5:1, de preferencia 7:1.
22.- Fralda descartável de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o tipo de fixação compreender adicionalmente uma fita de fixação presa sobre cada extremidade longitudinal da fralda na primeira porção de cintura, possuindo cada uma das fitas de fixação uma extremidade de fabrico e uma extremidade do utilizador e em que a segunda parte está localizada na extremidade do utilizador de cada uma das fitas de fixação 32.- Fralda descartável de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a primeira parte estar presa ã parte exterior da segunda porção de cintura e a segunda parte estar presa a parte interior de cada extremidade da primeira porção de cintura.
42,- Fralda descartável de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por os elementos de engate estarem dispostos em relação à base segundo um angulo compreendido entre 302 e 902, de preferencia entre 452 e 752.
52.- Fralda descartável de acordo com qualquer das reivindicações anteriores caracterizada por o tipo de fixação possuir uma proporção de sobreposição da haste de pelo menos 0,1:1.
62,- Fralda descartável de acordo com qualquer das reivindicações anteriores caracterizada por a superfície inferior da cabeça ser curvilínea.
72,- Fralda descartável de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por os elementos de engate, estarem dispostos sobre a base numa densidade de pelo menos 100 elementos de engate por po legada quadrada (cerca de 16 elementos por cm^).
82.- Fralda descartável de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por os elementos de engate compreenderem mate rial de polipropileno.
92.- Fralda descartável de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizada por o tipo de fixação possuir uma resistência a forças de rasgamento de pelo menos 200 gramas.
PT86585A 1987-01-26 1988-01-21 Fralda descartavel possuindo um tipo de fechamento por fixacao melhorado PT86585B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US784187A 1987-01-26 1987-01-26

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86585A PT86585A (en) 1988-02-01
PT86585B true PT86585B (pt) 1991-12-31

Family

ID=21728398

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86585A PT86585B (pt) 1987-01-26 1988-01-21 Fralda descartavel possuindo um tipo de fechamento por fixacao melhorado

Country Status (10)

Country Link
EP (1) EP0276970B1 (pt)
AT (1) ATE100700T1 (pt)
DE (1) DE3887356T2 (pt)
EG (1) EG18888A (pt)
ES (1) ES2048198T3 (pt)
HK (1) HK98096A (pt)
MA (1) MA21166A1 (pt)
MY (1) MY103894A (pt)
PT (1) PT86585B (pt)
TR (1) TR24152A (pt)

Families Citing this family (36)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IL88860A (en) * 1988-01-11 1992-09-06 Minnesota Mining & Mfg Disposable garment or diaper
US4894060A (en) * 1988-01-11 1990-01-16 Minnesota Mining And Manufacturing Company Disposable diaper with improved hook fastener portion
US5019073A (en) * 1988-12-20 1991-05-28 Kimberly-Clark Corporation Disposable diaper with improved mechanical fastening system
US5176670A (en) * 1988-12-20 1993-01-05 Kimberly-Clark Corporation Disposable diaper with improved mechanical fastening system
US5176671A (en) * 1988-12-20 1993-01-05 Kimberly-Clark Corporation Fastening system for disposable diaper with disposability feature
WO1990007313A1 (en) * 1989-01-05 1990-07-12 Worldwide Baby Basics Infant Wear Ltd. Baby diaper
US5180534A (en) * 1990-12-21 1993-01-19 The Procter & Gamble Company Process of manufacturing a refastenable mechanical fastening system
US5540673A (en) * 1989-01-31 1996-07-30 The Procter & Gamble Company Refastenable mechanical fastening system
US5230851A (en) * 1989-01-31 1993-07-27 The Procter & Gamble Company Process of manufacturing a refastenable mechanical fastening system
US5852855A (en) * 1989-11-17 1998-12-29 Minnesota Mining And Manufacturing Company Disposable diaper with fastener
US5077870A (en) 1990-09-21 1992-01-07 Minnesota Mining And Manufacturing Company Mushroom-type hook strip for a mechanical fastener
US5679302A (en) * 1990-09-21 1997-10-21 Minnesota Mining And Manufacturing Company Method for making a mushroom-type hook strip for a mechanical fastener
DK0585354T3 (da) 1991-05-20 1998-02-23 Procter & Gamble Flerlagshunkomponent til genfæstelig fastgørelsesindretning
EP0603189B1 (en) * 1991-06-21 1997-04-09 The Procter & Gamble Company Screen printing method for manufacturing a refastenable mechanical fastening system and fastening system produced therefrom
US5242646A (en) * 1992-05-07 1993-09-07 Minnesota Mining And Manufacturing Company Method of making an interengaging fastener member
JP3392887B2 (ja) * 1992-10-16 2003-03-31 ミネソタ マイニング アンド マニュファクチャリング カンパニー 相互係合式ファスナー
US5325569A (en) * 1992-10-30 1994-07-05 The Procter & Gamble Company Refastenable mechanical fastening system having particular viscosity and rheology characteristics
US5300058A (en) * 1992-12-10 1994-04-05 The Procter & Gamble Company Disposable absorbent article having an improved mechanical fastening system
US5392498A (en) * 1992-12-10 1995-02-28 The Proctor & Gamble Company Non-abrasive skin friendly mechanical fastening system
US5374262A (en) * 1992-12-30 1994-12-20 Kimberly-Clark Corporation Adjustable garment attachment system
US5304162A (en) * 1992-12-30 1994-04-19 Kimberly-Clark Corporation Garment and pleated, adjustable strap member therefor
CA2120645C (en) * 1993-12-21 2004-02-10 Andrew Scott Burnes Compressively resilient loop structure for hook and loop fastener systems
US5785784A (en) 1994-01-13 1998-07-28 Minnesota Mining And Manufacturing Company Abrasive articles method of making same and abrading apparatus
US5505747A (en) 1994-01-13 1996-04-09 Minnesota Mining And Manufacturing Company Method of making an abrasive article
TW317223U (en) 1994-01-13 1997-10-01 Minnesota Mining & Mfg Abrasive article
US5607345A (en) 1994-01-13 1997-03-04 Minnesota Mining And Manufacturing Company Abrading apparatus
EP0941041B1 (en) * 1996-11-22 2002-01-09 Minnesota Mining And Manufacturing Company Laminate tape
US6132660A (en) * 1997-06-19 2000-10-17 3M Innovative Properties Company Method for forming headed stem mechanical fasteners
US5868987A (en) * 1997-06-19 1999-02-09 Minnesotamining And Manufacturing Superimposed embossing of capped stem mechanical fastener structures
US6588073B1 (en) * 2000-08-11 2003-07-08 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Male fasteners with angled projections
US7444722B2 (en) 2004-04-30 2008-11-04 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Refastenable absorbent garment
US8690851B2 (en) 2008-08-29 2014-04-08 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Disposable absorbent article having tailored leg edge
US9084701B2 (en) 2011-11-10 2015-07-21 The Procter & Gamble Company Absorbent articles with hook and loop fastening systems
US8920397B2 (en) 2012-04-13 2014-12-30 Jimmy El Sabbagh Static and stable feminine hygiene pad with releasable attachment
EP2679112A1 (en) 2012-06-26 2014-01-01 3M Innovative Properties Company Method for manufacturing fasteners and precursor webs, a fastener and a precursor web
CN103655060B (zh) 2012-08-31 2018-11-30 爱生雅(中国)投资有限公司 包括具有不同宽度两个末端的插入片的两片式吸收制品

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3320649A (en) * 1962-10-23 1967-05-23 Naimer Jack Methods of making separable fastening fabrics
CA1117305A (en) * 1977-12-05 1982-02-02 Jurg Aeschbach Knitted hook-type fastener material
ES295655Y (es) * 1984-01-27 1987-11-01 Beghin-Say Articulo de higiene desechable.
US4770917A (en) * 1985-07-31 1988-09-13 Minnesota Mining And Manufacturing Company Sheet material used to form portions of fasteners
PT84104B (pt) * 1986-01-21 1989-02-28 Procter & Gamble Fralda descartavel
FR2594650B1 (fr) * 1986-02-21 1991-01-11 Beghin Say Sa Change comportant des moyens de fixation du type a boucles et a griffes
US4699622A (en) * 1986-03-21 1987-10-13 The Procter & Gamble Company Disposable diaper having an improved side closure

Also Published As

Publication number Publication date
ES2048198T3 (es) 1994-03-16
DE3887356T2 (de) 1994-06-01
EG18888A (en) 1994-02-28
MA21166A1 (fr) 1988-10-01
EP0276970A3 (en) 1990-02-14
DE3887356D1 (de) 1994-03-10
ATE100700T1 (de) 1994-02-15
EP0276970A2 (en) 1988-08-03
EP0276970B1 (en) 1994-01-26
MY103894A (en) 1993-10-30
TR24152A (tr) 1991-04-25
HK98096A (en) 1996-06-14
PT86585A (en) 1988-02-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT86585B (pt) Fralda descartavel possuindo um tipo de fechamento por fixacao melhorado
CA1286852C (en) Disposable diaper having an improved fastening device
US4909802A (en) Absorbent garment having a waist belt attachment system
CA1293594C (en) Disposable diaper having wide tapered fastening tapes
KR0132613B1 (ko) 페기처리 수단을 갖는, 일회용 흡수제품용 기계적 고착시스템
US4662875A (en) Absorbent article
KR940008959B1 (ko) 이중 커프를 갖는 흡수 제품
RU2145830C1 (ru) Система фиксации
KR0151594B1 (ko) 일회용 밑판 어셈블리 및 이 밑판 어셈블리에 의해 제거가능토록 유지되는 반복 사용 가능한 탄성 벨트를 갖는 기저귀
US4681579A (en) Absorbent article having reservoirs
US5797896A (en) Disposable absorbent article having a landing member for engaging with a hook-type fastening member
PT84527B (pt) Fralda descartavel com um fecho lateral aperfeicoado
EP0311333A2 (en) Absorbent article having floating inner cuffs
CZ38293A3 (en) Disposable absorptive article with a combination of mechanical clamping and clamping by means of adhesive tapes and with a spare adhesive tape for facilitating handling when used
JPH10509361A (ja) 屈曲性障壁カフスを有する吸収性物品およびその製造方法
BR0210781B1 (pt) artigo absorvente.
BRPI0710836A2 (pt) artigos absorventes com junções laterais que podem ser outra vez fixadas e recursos de descarte intuitivo
BRPI0618829A2 (pt) artigo absorvente descartável dotado de abas de chassi passìveis de posicionamento
JPH10511277A (ja) 改善された糞便物の収納を行う吸収性物品
PT836461E (pt) Fralda
BRPI0606381B1 (pt) Absorbent article
JP3333204B2 (ja) 使い捨て吸収性製品用の接着性/機械的ファスナーシステム
JPH10511591A (ja) 機械的ファスナーを備える使い捨て用吸収性製品
CA2205924C (en) Absorbent article with fit enhancement system
JPH10511868A (ja) バックシート、および機械的固定具と係合するためにバックシートの前面横断縁部の上に突き出た内側層を備えた使い捨て吸収体

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20041224