PT86507B - Aperfeicoamentos feitos nas armas de fogo destinadas a disparar uma municao sem cartucho, e nas municoes deste tipo apropriadas para essas armas - Google Patents

Aperfeicoamentos feitos nas armas de fogo destinadas a disparar uma municao sem cartucho, e nas municoes deste tipo apropriadas para essas armas Download PDF

Info

Publication number
PT86507B
PT86507B PT86507A PT8650788A PT86507B PT 86507 B PT86507 B PT 86507B PT 86507 A PT86507 A PT 86507A PT 8650788 A PT8650788 A PT 8650788A PT 86507 B PT86507 B PT 86507B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
projectile
weapon
cartridge
ammunition
tube
Prior art date
Application number
PT86507A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86507A (pt
Original Assignee
Ladriere Serge
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ladriere Serge filed Critical Ladriere Serge
Publication of PT86507A publication Critical patent/PT86507A/pt
Publication of PT86507B publication Critical patent/PT86507B/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42BEXPLOSIVE CHARGES, e.g. FOR BLASTING, FIREWORKS, AMMUNITION
    • F42B5/00Cartridge ammunition, e.g. separately-loaded propellant charges
    • F42B5/02Cartridges, i.e. cases with charge and missile
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41AFUNCTIONAL FEATURES OR DETAILS COMMON TO BOTH SMALLARMS AND ORDNANCE, e.g. CANNONS; MOUNTINGS FOR SMALLARMS OR ORDNANCE
    • F41A21/00Barrels; Gun tubes; Muzzle attachments; Barrel mounting means
    • F41A21/12Cartridge chambers; Chamber liners
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42BEXPLOSIVE CHARGES, e.g. FOR BLASTING, FIREWORKS, AMMUNITION
    • F42B5/00Cartridge ammunition, e.g. separately-loaded propellant charges
    • F42B5/02Cartridges, i.e. cases with charge and missile
    • F42B5/067Mounting or locking missiles in cartridge cases
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F42AMMUNITION; BLASTING
    • F42BEXPLOSIVE CHARGES, e.g. FOR BLASTING, FIREWORKS, AMMUNITION
    • F42B5/00Cartridge ammunition, e.g. separately-loaded propellant charges
    • F42B5/02Cartridges, i.e. cases with charge and missile
    • F42B5/18Caseless ammunition; Cartridges having combustible cases

Landscapes

  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
  • Toys (AREA)
  • Fire-Extinguishing By Fire Departments, And Fire-Extinguishing Equipment And Control Thereof (AREA)
  • Telescopes (AREA)
  • Macromonomer-Based Addition Polymer (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Crystals, And After-Treatments Of Crystals (AREA)
  • Casting Support Devices, Ladles, And Melt Control Thereby (AREA)
  • Camera Bodies And Camera Details Or Accessories (AREA)
  • Fire-Detection Mechanisms (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Emergency Lowering Means (AREA)
  • Portable Nailing Machines And Staplers (AREA)
  • Ceramic Products (AREA)
  • Shovels (AREA)

Description

Aperfeiçoamentos feitos nas armas de fogo destinadas a disparar uma munição sem cartucho, e nas munições deste tipo apropriadas para essas armas para que
SERGE LaDRIERE, pretende obter privilegio de invenção em Portugal .
RESUMO
A presente invenção tem como objecto uma arma que se desti na a disparar uma munição sem cartucho constituída por um pro-r jectll (6) que tem uma carga de material explosivo (7), arma es ta que compreende pelo menos um tubo (2) que tem uma extremidade aberta (2a) e um fundo (2b), e um dispositivo de disparo do tiro (3) apropriado para provocar a inflamação da carga de mate rlal explosivo por intermédio de meios de escorvamento (8). Esta arma é caracterizada pelo facto de o fundo estar equipado com meios de retenção temporária (9) que cooperam com o projectil, meios estes que estão preparados para deixar de ser activos logo que a pressão criada no fundo atinge um valor PM que pode ser optlmlzado em função do calibre do projectil, do peso do projectil, da constituição do tubo (com alma lisa e/ou com alma estriada) e da natureza do tiro desejado (tiro de curto, médio ou longo alcance), sendo esta optimização possível devido a uma determinação apropriada dos meios de retenção temporária.
2c ϋΥϋ • / Ref: PL/DG - 1C127 439 Λ <r
7'
Ξ.’-.-.ÓRlA DE3CRITIVA
A presente invenção refere-se as arcas de fogo que se destinam a disparar uma munição sem cartucho e as munições deste tipo apropriadas para essas armas.
A expressão arma de fogo designa uma arma que compreende pelo menos um tubo pelo qual um projectil e disparado e um dis positivo para provocar este tiro.
tubo ao qual se faz referência constitui a parte da arma na qual a munição e disparada. Deste maneira, o tubo pode cons títuir todo o cano da arma ou apenas a parte posterior deste ca no; neste ultimo caso, a arma pode compreender um mecanismo com vários tubos (do género tambor) capazes de desfilar diante de um cano de arma.
Quanto à munição sem cartucho, lembremos em primeiro lugar que a munição clássica com cartucho é constituída essenci almente por um projectil, um cartucho que protege uma carga de pólvora, um dispositivo de escorvamento existente neste cartucho, e meios de solldarização entre o projectil e o cartucho (meios de solidarização realizados em geral por meio de engaste do cartucho sobre o projectil).
Essas munições com cartuchos têm alguns inconvenientes constituídos pelos seus custos de produção (o cartucho contribui com uma percentagem de 35% no custo de produção total) e pela obrigação de extrair o cartucho da arma depois disparar o tiro. Propôs-se, portanto, fabricar uma munição sem cartucho que e constituída essencíalmente por um projectil e uma carga de pólvora reunidos entre si para formar um conjunto monobloco manlpu lável e armazenável, estando previstps meios de escorvamento para a inflamação da referida carga de pólvora.
Essas munições sem cartucho tem, portanto, um custo de produção menor que as munições com cartucho, como é evidente, e a ausência de cartucho resolve o problema da extracção.
No entanto, as características balísticas interiores ao ca no são completamente diferentes quando o disparo de uma munição com cartucho e quando do disparo de uma munição sem cartucho,
ti ί~· V.' V - - “ β^—, Ref; PL/DG - 10127 439
.- ?
} 1. -3- diferença que se manifesta num inconveniente importante que pre * judica o disparo da munição sem cartucho. De facto, quandodisparo de uma munição com cartucho, os meios de solidarizaçao temporária entre o projectil e o seu cartucho são activos até que a pressão no cartucho, depois do disparo do dispositivo de escorvamento e combustão da carga de pólvora, atinge um valor Pç que corresponde a força a exercer sobre o projectil para romper os meios de solidarização temporária, dessolidarizá-lo do cartucho e impeli-lo no tubo da arma. Em função do calibre do projectil, do seu peso, da constituição do tubo da arma (cano de alma lisa ou cano de alma estriada), determina-3e um valor optimo desta pressão Pç em função dos meios de 3olidarização temporária (geralmente engaste do cartucho sobre o projectil) que é possível utilizar. Pelo contrario, quando do disparo de uma munição sem cartu cho de tipo conhecido, nada se opõe à propulsão do projectil no cano da arma, a não ser a Inércia do projectil e uma cooperação eventual entre o projectil e a alma do cano. Obtêm-se neste caso, portanto, características balísticas no interior do cano da arma completamente diferentes devido ao facto de a propulsão do projectil no cano da arma começar logo que a pressão provocada pela combustão da carga de pólvora atinge um valor Ρθ que, com calibre e peso do projectil iguais, e com canos do mesmo tipo, é
í \ menor que a pressão Pç mencionada no caso do disparo de uma muni, ção com cartucho, o que conduz a um rendimento de propulsão me nor. Deste maneira, pode indicar-se que no caso do disparo de uma munição com cartucho que encerra 0,40 g de pólvora, com o calibre 9 mm e com o peso de 9 g, num. tubo estriado com o passo de 250 mm, a pressão Pç e de aproximadamente 1 800 bars para uma solidarização cartucho-projéctil obtida por meio de um engaste a 50 kg. Os resultados obtidos com o projectil a saída do cano serão: Velocidade linear = 370 m/s Velocidade de rotação = 88 000 r/mn.
070
Ref: PL/OG - 10127 439
- No caso do disparo ue opa munição sem cartucho de tipo conhecido, sera preciso, para obter características e resultados satisfatórios, utilizar a inércia do projéctil e uma cooperação eventual entre o projéctil e a alma do cano.
A presente invenção, portanto, tem como objecto uma arma destinada a disparar uma munição sem cartucho e a munição apropriada para esta arma.
A presente Invenção tem o objectivo tornar esta arma e a sua munição apropriadas de maneira que as características e resultados sejam ainda melhores que os obtidos no caso de uma munição com cartucho, aproveitando ao mesmo tempo as vantagens próprias cie uma munição sem cartucho.
Segundo a invenção, a arma destinada a disparar uma munição sem cartucho constituída por um projéctil que tem uma carga de pólvora, compreende pelo menos um cano que tem uma extremida de aberta e um fundo, oposto à referida extremidade aberta, e um dispositivo de disparo do tiro, próprio para provocar a inflamação da carga de polvora por intermédio de meios de escorva mento, e é caracterizada pelo facto de o referido fundo estar equipado com meios de retenção temporária que cooperam com o re ferido projéctil, estando estes meios de retenção temporária preparados para deixar de ser actlvos logo que a pressão criada no fundo do tubo atinge um valor Pf) que pode ser optlmizado em função do calibre do projéctil, do peso do projéctil, da consti.
tuição do cano da ada), e também da arma (cano de alma lisa ou cano de natureza do tiro desejado (tiro de alma estri alcance curto, médio ou longo), tornando-se esta optimização possível devido a uma dos meios de poraria.
Segundo tes meios de conico feito uma forma de realização . z retenção temporária sao força que compreende, preferida da cons ti tuídos invenção, espor um encaixe ao nível do fundo ao tubo, uma superfície cónica fêmea, e, ao nível da parte posterior do projéctil, uma superfície cónica macho, tendo estas duas superfícies cónicas macho e fêmea a mesma conicldade.
070
Ref: PL/DG - 10127 439
. Vantajosamente, esta conicldade esta compreendida entre 2% e 6% e a extensão axial destas duas superfícies cónicas está compreendida entre 0,5 vezes e 4 vezes o calibre do projéctil.
Sera possível, portanto, actuando sobre a conicldade e a extensão axial das superfícies cónicas macho e fêmea, e aplican do uma força de encaixe determinada, realizar meios de retenção temporária que deixam de ser actlvos (quer dizer que podem ser libertados) por uma força determinada que corresponde a um valor óptimo da pressão P .
De acordo com a invenção, a munição e constituída por um projéctil que ten. uma carga de polvcra, e e caracterizada pelo facto de a sua parte posterior ter uma superfície cónica macho.
Vantajosamente, u conicldade desta superficie cónica macho esta compreendida entre 2% e 6% e a sua extensão axial está com preendida entre 0,5 vezes e 4 v«zes o calibre do projéctil.
Com a presente invenção, poderá obter-se um tiro com resul tados muito melhores que no caso de um tiro com uma munição com cartucho e com as vantagens próprias de uma rnunlç.ão sem cartucho.
Assim, no caso de uma munição sem cartucho de acordo com a invenção, que compreende 0,40 g de polvora, de calibre mm, sendo o peso do projéctil 9 g, tendo as estrias do cano o passo de 250 mm, a pressão P^ será de aproximadamente 2 300 bars para meios de retenção temporária que proporcionam, um efei^ to de retenção de 300 kg.
Neste caso, os resultados do projéctil à saída do cano seVelocidade linear = 490 m/s
Velocidade de rotação = 117 600 r/min.
A invenção permite a construção de muitos tipos de armas, no que se refere a constituição do cano destas:
- armas de cano liso e projéctil liso,
- armas de cano estriado e projéctil liso,
- armas de cano f estriado e projéctil estriado
07C
Ref: PL/DG - 10127 439 • a invenção permite também construir muitos tipos de armas no que se refere a constituição dos seus sistemas de alimentação em munições:
- armas de tiro unico,
- armas de repetição (armas de tambor, armas com tubos múltiplos),
- armas com. carregador,
- armus semiautomáticas (tiro urr a um) , ou automaticas (tiro em ra,jacas, controladas ou contínuas).
A 'nvenção permite também construir armas que tem um ou mais canos previamente carregados substituíveis depois do tiro: quando se trata de uma arma com vários canos, estes podem Ser colocados em tambor.
No caso de uma arma Je cano ou canos descartáveis, estes podem ser fabricados de matéria plastica: o projéctil, neste ultimo caso, pode compreender vantajosamente uma camisa de material metálico que reforça a resistência do cano pelo menos ao nível dos meios cie retenção temporária.
Λ invenção, aparte as diversas uisposições que acabam de ser mencionadas, consiste nalgumas outras disposições que se utilizam preferivelmente ao mesmo tempo e que serão descritas adiante mais pormenorizadarrente .
A invenção, de qualquer maneira, poderá ser bem compreendida por meio do complemento de descrição que se segue, assim como dc>3 desenhos anexos, complemento e desenhos que dizem respeito a formas de realização preferidas da invenção e não tem.
evidentement e, nenhuma natureza limitativa.
A figura 1 é uma vista esquemática em corte de um.a arma construída de acordo com a invenção e pronta para ser dlspara <ia com munição sem cartucho colocada.
A figura 2 representa u resma are a s er· a munição colocada.
à figura 3 representa isoludamente a munição apropriada para a arma representada na figura 1.
a figura 4 e uma vista esquemática em corte de uma variante d.·.· arma representada na figura 1 carregada com. a sua munição sem cartucho colocada.
070
Ref: PI,/1X7 - 10127 439
Λ Z
- A figura 5 e uma vista esquemática em corte de uma arma com tambor construída de acordo com a presente invenção e pronta para disparar a munição sem cartucho colocada.
A figura 0 representa, em corte e em escala maior, o tambor de uma arma de acordo com a inv<nção, tambor este que esta carregado com munições ser: cartucho adaptadas e realizadas de acordo com uma variante da invenção.
A Figura 7 e uma vista esquemática em corte de uma arma au tomatlca construídu de acordo cor a invenção.
C sistema de arma de acordo com a invenção, constituído por uma nova arma ae foço clestinaaa a disparar uma munição sem cartu cho, e por uma nova munição deste tipo adaptada para essa arma, vai ser descrito a seguir ]>on rolo de exemplos particulares representados nas figuras 1 u 7.
a arma 1 propgiarnente ilta, portanto, compreende pelo menos ur cano 2 peio qual se dispara um projeutll e urr dispositivo para provocar o disparo, des lt.naao de maneira geral pelo numero de referência 3.
Conforme se expLicou acima, o cano 2 ea arma e a parte da arma na qual a munição e inflamada.
cano 2, (conforme esta portanto, poue constituir o cano completo da arma representado nas figurus L, 2 e 4).
C cano 2 pode também constituir unicamente a parte posterior do cano da arma, e, neste caso, a arma pode ter ur mecanismo 4 com vários canos 2, do género tambor, capaz de desfilar diante de um cano 5 (conforme está representado nas figuras 5 e 6).
Λ munição ser cartucho propriamente dita e constituída essencialmente por um projectll 6 que tem uma carga de polvora 7 reunidos entre si para formur· um conjunto monobloco manipulável e armazenavel estando pr“;.v 1 .stos meios de escarvarento B pura a lnfLumação da referi-ua
(.arga uc polvora 7.
De acordo cor. u invenção, a arma dest.lna-se a disparar uma munição sem cartucho constituída por um projectil £ que tem uma carga de polvora 7, tendo a rwferlda arma um cano 2 que tem uma extremidaoe aberta 2a e um fundo 2b, oposto a referida extreml67 070
Ref: PL/DG - 10127 439
*daae aberta 2a, e um dispositivo de disparo de tiro 3, apropria do para provocar a inflamação da carga de pol vora 7 por intermédio de meios de escorvamento 8.
fundo 2b do cano 2 esta equipado com meios de retenção temporária 9 que cooperam com o projectil 6, estando estes meios de retenção terrporaria 9 dispostos de maneira a deixar de ser activcs assim que a pressão criada no fundo 2b do cano 2 atinge um valor P que pode ser optimizado em função do calibre do pro jéctil, do peso do projectil, da constituição uo cano da arma (cano de alma lisa ou cano de alma estriada) , e também da natul reza do tiro desejado (tiro de curto, médio ou longo alcance), tornando-se esta optimização possível por meio de uma determina ção apropriada dos meios de retenção temporária.
Segundo uma forma de realização preferida da invenção, estas meios Je retenção temporária 9 são constituídos por um encaixe cónico feito a força e constituídos, ao nível do fundo 2b do cano 2 por uma superfície cónica fêmea 10, e, ao nivel da parte posterior do projectil 6, uma superfície cónica macho 11, tendo estas duas superfícies cónicas macho 11 e fêmea 10 a mesma conlciuade.
Vantajosamente, esta conicidaae esta compreendida entre 2,í e 6;í e a extensão axial destas duas superfícies cónicas esta compreendida, entre 0,5 vezes e 4 vezes o calibre do projectil 6. Sera possível, portanto, actuando sobre a conicidade e a extensão axial das superfícies cónicas riacho 11 e fêmea 10, e aplicando uma força de encaixe determinada, construir meios de retenção temporária 9 que deixam de ser activos (isto e, que podem ser libertados) por uma força determinada que corresponde a urr valor óptimo da pressão P,., inaependentemente de todas as outras características da arma e da munição disparada.
A arma 1 representada nas figuras 1 e 2 compreende um cano 2 que constitui c- cano completo cia arma.
C dispositivo ue disparo de tiro 3 pode ser construído de maneira clássica e compreender
Cf 070
Ref: PL/DG - 10127 439
- um percutor 21 colocado de raneira a poder bater nos meios de escorvamento 8 previstos para a inflamação da carga de polvora 7 da munição sem cartucho destinaaa a ser disparada,
- uma mola de percutor 22,
- uma alavanca de armamento 23,
- um mecanismo cie alavanca 24 disposto de maneira a reter o percutor 21 na sua posição armada e libertar o percutor 21 para este poder atingir os meios de escorvamento 8.
fundo 2b do cano 2 compreende a superfície cónica fêmea 10 que constitui uma parte dos meios de retenção temporária 9, e uma mandrilagem 25 que une esta superfície cónica fêmea 10 à ex1 tremídaJe fechada 2c do cano 2. EsLa previsto um espaço 26 nesta extron-idade fechada para alojar os melou a,·, escorvamento 8.
A munição ser: cartucho apropriaria para esta arma e represen tada nas figuras 1 e 3 e constituída es.. enc ialme nte pelo projéctil 6 propriamente dito equipado com a sua carga de polvora 7.
A parte posterior do projéctil 6 compreende a superfície có nica mucho 11 que constitui outra parte dos meios de retenção temporária 9; no prolongamento desta superfície cónica macho 11 esta colocada a carga de polvora 7 que se aloja, portanto, na mandrilagem 25 do cano 2.
Adiante da superfície cónica macho 11, o projécttll 6 tem uma parte central cilíndrica 27 destinaaa a guiar o projéctil 6 no cano 2, e uma parte dianteira 28.
Na figura 4, na qual os mesmos numeros de referência designam os mesmos órgãos que nas figuras 1 a 3, representou-se um conjunto arma-munlção sem cartucho no qual
- a superficie cónica fêmea 10 qu« constitui uma parte dos « F * * meies de retenção temporuria 9 se prolonga ate a extremidade fechada 2c do cano 2.
- a carga de polvora 7 da rrunição sem cartucho esta alojada num espaço 29 preparado no projéctil 6.
A arma 1 representada na figura 5 compreende uma pluralidade de tubos 2, colocados num tambor 4, e um mecanismo cor dentes 31 e lingueta 32 accionado pelo dispositivo de disparo de tiro 3
Ref: PL/DG - 1.0127 439
-10. que faz desfilar os tubos 2 do tambor 4 diante do cano 5 da arma. Nesta arma encontram-se novamente diversos órgãos já descri tos anteriormente, deslgnadamente o percutor 21 do dispositivo de disparo de tiro 3.
Em cada um dos tubos 2 deste tambor 4, as disposições de acordo com a invenção são aplicadas e os mesmos números de refe rência designam os mesmos crgãos que nas figuras precedentes.
A parte central cilíndrica 27 do projéctil 6 pode ter vantajosamente pelo menos duas zonas em relevo 27a separadas por uma zona escavada 27b para melhorar a orientação do projéctil no tubo 2 e em seguida no cano 5.
A parte anterior 28 do projéctil 6 pode ter vantajosamente, entre a sua ponta dianteira 28a e a parte central cilíndrica 27, uma zona escavada dianteira 28b, uma zona cie dilatação 28ç e uma zona escavada posterior 28d.
Na figura 6, representou-se um tambor 4 que compreende uma pluralidade de tubos 2 em cada um dos quais se aplicam as dispo sições de acordo com a invenção, com os mesmos numeros de referência a designar os mesmos orgãos que nas figuras precedentes. Segundo a disposição complementar representada nesta figura, uma camisa 41 de material metálico esta intercalada entre o projéctil 6 e o tubo 2 pelo menos no nível dos meios de retenção temporária 9.
* *
Esta camisa 41 também pode prolongar-se em direcção a frente em. 41a de maneira a ficar intercalada entre a parte central cilíndrica 27 do projéctil 6 e o tubo 2.
A camisa 41 pode ainda prolongar-se para diante em 41b para la da parte cillíndrica 27 do projéctil G, para constituir uma camisa do tubo 2; neste caso, a superfície interior das partes 41a e 41b da camisa 41 pode compreender estrias 42.
Na parte posterior, a camisa 41 pode ter um. espaço 43 no qual se alojam os meios de escorvamento 8.
A extremidade fechada 2ç do tubo 2 pode então ser contínua e ter a forma de uma parede delgada 44 para que o percutor 21 possa percutir os meios de escorvamento 8 através da referida parede delgada 44.
ον 070
Ref: PL/DG - 10127 439
-11. Observar-se-a então que a parte da munição ser. cartucho vel a humidade (carga de polvora 7 e meios de escorvamento d), está completamente Isolada do meio ambiente pe r la parede delgada 44 e o encaixe conico que constituem os meios de retenção temporária 9.
Esta constituição de uma arma de tambor pode ser realizada utilizando um tambor feito de matéria plástica e substituível, ou mesmo descartável, depois do disparo das munições sem cartucho alojadas nos seus tubos.
Na figura 7, na qual os mesmos numeros de referência de* KZ signam os mesmos orgaos que na figura 4, representou-se um conjunto arma-munição sem cartucho no qual a arma compreende uma pluralidade de tubos 2 colocados num elemento longitudinal 51 (que constitui o carregador ou fita), um mecanismo de avanço 52, sujeito ao dispositivo de disparo de tiro 3, que faz desfilar no sentido indicado pela seta F os tubos 2 do elemento longitudinal 51 diante do cano 5 da arma. Encontram-se novamente nesta arma diversos órgãos já descritos precedentemente, em particular o percutor 21 do dispositivo de disparo 3.
Nos tubos 2 deste elemento longitudinal 51, as disposições de acordo com a invenção são aplicadas e os mesmos numeros de referência designam os mesmos órgãos que nas figuras precedentes.
Se o elemento longitudinal 51 for realizado na forma de carregador, poderá ser constituído por material rígiio.
Se o elemento longitudinal 51 for realizado na forma de fita, poderá ser constituído por um material ou um conjunto de material maleável.
Da descrição da invenção que acaba de ser feita, pode avaliar-se a multiplicidade das suas aplicações, a o grande número de tipos de armas que é possível construir;
- armas de caça de um tiro ou dois tiros (cano único, canos justapostos, canos sobrepostos),
- arma de ombro de um tiro ou de repetição (carabina de caça, carabina de tiro, espingarda de precisão),
070
Ref: PL/DG - 10127 439
- rl E I V 1 ?! D I 0 A Ç õ E 3 1-. - Arma destinada a disparar uma munição sem cartucho constituída por um prcjectil (6) que tem uma carga de material explosivo (7), arma esta que compreende pelo menos um tubo (2) que tem uma extremidade aberta (2a) e um fundo (2b) oposto à referida extremidade aberta (2a), e um dispositivo de disparo do tiro (3) apropriado para provocar a inTlamação da referida carga de material, explosivo por intermédio de meios de escorvamento (8), caracterizada pelo facto de o fundo (2b) do referido tubo (2) ter meios de retenção temporária (9) que cooperam com o referido projéctil (6), estando estes môios de retenção temporária (9) prepa rados para deixar de ser activos loj.o que a pressão criada no fun do (2b) do tubo (2) atinge um valor Pf, que pode ser optimizado em função do calibre do projéctil, do peso do projéctil, da constituição do tubo da arma (tubo de alma lisa e/ou tubo de alma estriada) e também da natureza do tiro desejado (tiro de curto, meaio ou longo alcance), sendo esta optimização possível devido a uma determinação apropriada dos meios de retenção temporária.
2â . - Arma de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto de os referidos meios de retenção temporária (9) serem constituídos por um encaixe cónico feito a força que compreende, ao nível do fundo (2b) do tubo (2), uma superfície cónica fêmea (10), e ao nível da parte posterior do projéctil (6) uma superfície cónica macho (11), tendo estas duas superfícies cónicas macho (11) e fêmea (10) a mesma conlcidade.
3*. - Arma de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo facto de a conlcidade do referido encaixe cónico estar compreendida entre 2/ e 6/.
4-. - arma de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizada pelo facto de a extensão axial das duas superrfeies cónicas (10, 11) estar compreendida entre 0,5 vezes e 4 vezes o calibre do projéctil .
6Ί 07C
Ref; PL/DG - 10127 439
- arrra de mão de ur tiro ou de repetição, com cano unico, com canos múltiplos, com tambor, cor carregador,
- arma de calibre pequeno ou médio (5,5 mm a 40 mm) automatica,
- arma de calibre médio ou grande (30 mm u 155 mm),
- morteiros.
Como e evidente e resulta alias do que precede, a invenção não se limita de modo nenhum aos seus modos de aplicação e realização que foram considerados mais part icul arr.-.e tit e ; pelo contrario, a invenção abrange todas as variantes.
liso e o projéctil
C7 (J 7 U
PL/OG - 10127 4 39
-1-1-
5'- . - ..cra ae acordo cor! qualquer das
car acter1 zada pelo facto ae o tubo ('. ) s e r
ser liso .
6* . - .'.rmu de acordo cot qualqu.-,r das
ca’n acterlzaua pelo facto de o tubo (?;)
(6) ser liso.
7* . - r.rma de acordo com qualquer u a s
car ucterizada pelo facto de o tubo (2) s e T-
(c) sor estriado, sendo as estries fei t a.-.
re C erído projéctil correspondentes no q ue
for ias e aos seus passos .
S* . - Arma de acoruo com qualquer das
4, (6)

Claims (2)

  1. reivindicações 1 a estríaao e o projéctil
    4, no re Ce rido tubo e no diz respeito as suas caracterizada pelo facto de conprecnaer um vidente carregados e substituíveis depois reivindicações 1 a 7, tubos (2) prema lio tiro.
    Ar:-a de acordo com a reivindicação
    8, caructerlzada pelo facto de o tubo ou tubos (2) sere^ Ce 1 tos de material resiliente .
    10* . - Arma de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 9, caracterizada pelo Cacto de estar prevista urra camisa (41) de material rígido intercalado entre o projéctil (ti) e o tubo (2) pelo menos ao nível dos meios de retenção temporária (9).
    11* , - arma de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo Cacto de a camisa (41) compreender um prolongamento para diante (41a, 41b).
    12*. - Arma de acordo com a reivinuicação 11, caracterizada pelo facto de a superfície interior do prolongamento para diante (41a, 41b) compreender estrias (42).
    13* . - Arma de uco’*do cor qualquer das re I vi ndica ções 10 a
    12, caracterizada pelo facto de a camisa (41) oonprsender, na parte posterior, um espaço (43) que aloja oo meios de escorvar.ent o ( J) .
    14*. - Arma de acordo oo.m qualquer das rci vi nd 1 ca iões 1 a
    13, caracterizaua pelo facto ue compreender ura pluralidade de tubos (2) colocados num elemento movei (4, 51) e um cano (5), um mecanismo (31, 32, 52) que faz desfilar os tubos (2) do referido elemento móvel (4, 51) diante do cano (□).
    67 070
    Ref: ΡΕ/DG - 10127 430
    -15, 15^. - Punição destinada a ser disparada por uma arma de acor do com qualquer das reivindicações 2 a 14 e constituída por um pro jéctil (6) que tem uma carpa de material explosivo (7), caracterizada pelo facto de a sua parte posterior ter uma superfície cónica macho (11) .
    lc^. - Punição de acordo com a reivindicação 15, caracterizada pelo facto de a conicidade desta superfície cónica macho (11) estar compreendida entre 2χ- e 6;-í.
    17-. - Punição de acordo com a reivindicação 15 ou a reivindicação 16, caracterizada pelo facto de a extensão axial desta superfície cónica macho (11) estar compreendida entre 0,5 vezes e 4 vezes o calibre do projéctil.
    18^. - Punição de acordo com qualquer da3 reivindicações 16 e 17, caracterizada pelo facto de compreender uma camisa (41) de material rígido, que envolve o projéctil (6) pelo menos ao nível da superfície cónica macho (11).
    19-. - Punição de acordo com a reivindicação 18, caracterizada pelo facto de a câmara (41) compreender um. prolongamento para diante (41a, 41b).
    20a. - Punição de acordo com a reivindicação 19, caracterizada pelo facto de a superfície interior do prolongamento para diante (41a, 41b) compreender estrias (42).
    216. - Punição de acordo com qualquer das reivindicações 18 a 20, caracterizada pelo facto de a camisa (41) compreender, na parte posterior, um espaço (43) que aloja os meios de escorvamento (8) .
    Lisboa,
    1/4 . V
  2. 2/4 rf
    Vi e re * O O Li_
    4/4
    ΟΊ ricre
    Γχ ο
    Ιχ.
    C\J\;
    '7//ZZZ72ZZZZS^
    Η \
    \ \
    \ \ \
    CD
    C\k \ 00 C\J
    Γθ
    ΧΖΖΖΖΖΖΖΖΖΖΖ7ΓΖ ™ δϋ
PT86507A 1987-01-19 1988-01-07 Aperfeicoamentos feitos nas armas de fogo destinadas a disparar uma municao sem cartucho, e nas municoes deste tipo apropriadas para essas armas PT86507B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8700511A FR2609793B1 (fr) 1987-01-19 1987-01-19 Perfectionnements apportes aux armes a feu destinees a tirer une munition sans etui, et aux munitions de ce type adaptees pour de telles armes

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86507A PT86507A (pt) 1989-01-30
PT86507B true PT86507B (pt) 1993-08-31

Family

ID=9347016

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86507A PT86507B (pt) 1987-01-19 1988-01-07 Aperfeicoamentos feitos nas armas de fogo destinadas a disparar uma municao sem cartucho, e nas municoes deste tipo apropriadas para essas armas

Country Status (20)

Country Link
US (1) US4827650A (pt)
EP (1) EP0279715B1 (pt)
JP (1) JPS63223500A (pt)
KR (1) KR880009261A (pt)
CN (1) CN1011618B (pt)
AT (1) ATE55006T1 (pt)
BG (1) BG47899A1 (pt)
BR (1) BR8800143A (pt)
CA (1) CA1289397C (pt)
DE (1) DE3860345D1 (pt)
ES (1) ES2015983B3 (pt)
FR (1) FR2609793B1 (pt)
GR (1) GR3000827T3 (pt)
IL (1) IL84919A (pt)
IN (1) IN168501B (pt)
MC (1) MC1885A1 (pt)
NO (1) NO167331C (pt)
OA (1) OA08798A (pt)
PL (1) PL158981B1 (pt)
PT (1) PT86507B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2329456A (en) * 1997-09-20 1999-03-24 Stuart Rankine Firearm device
US20060123684A1 (en) * 2001-03-13 2006-06-15 Bunney Robert F Apparatus
US6931774B2 (en) * 2003-07-22 2005-08-23 Kenneth P. Howell, Jr. Smokeless cylinder for muzzle-loading revolver
US20070144393A1 (en) * 2005-12-22 2007-06-28 Maximillian Kusz Caseless ammunition with internal propellant
CN102401614A (zh) * 2011-09-05 2012-04-04 罗晓晖 胀尾密膛式无退壳枪炮弹
CN103363848B (zh) * 2013-07-31 2015-02-18 黄敬先 一种能最大限度兼容现有枪炮的无壳弹
WO2016125129A1 (en) * 2015-02-06 2016-08-11 Staudt Gerd Patric Martin Weapon safety

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH93842A (de) * 1921-02-17 1922-03-16 Ludorf Ernst Verschluss an Feuerwaffen für hülsenlose Geschosspatronen.
US3505927A (en) * 1967-11-06 1970-04-14 Allied Res Ass Inc Automatic firearm having electrical ignition of cartridges in a rotating and reciprocating cylinder
US3616752A (en) * 1969-01-30 1971-11-02 Trw Inc Projectile guide for telescoped ammunition
DE2137031A1 (de) * 1971-07-23 1973-02-01 Hercules Inc Anordnung zum festhalten des geschosses bei huelsenloser munition
US4000697A (en) * 1972-08-10 1977-01-04 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force Mechanical retention system for use with caseless ammunition
PT77697B (fr) * 1982-11-24 1986-02-12 Ladriere Serge Projectile perfectionne destine a etre decharge par des armes a feu
US4686905A (en) * 1985-07-26 1987-08-18 Attila Szabo Cartridge for frangible projectile
US4782758A (en) * 1986-02-03 1988-11-08 Aerojet-General Corporation Ammunition round
IT1190066B (it) * 1986-02-28 1988-02-10 Fiocchi Spa Giulio Arma con otturatore perfezionato,per munzioni senza bossolo

Also Published As

Publication number Publication date
NO167331B (no) 1991-07-15
IL84919A0 (en) 1988-06-30
FR2609793A1 (fr) 1988-07-22
CA1289397C (en) 1991-09-24
DE3860345D1 (de) 1990-08-30
NO167331C (no) 1991-10-23
OA08798A (fr) 1989-03-31
MC1885A1 (fr) 1989-01-24
IN168501B (pt) 1991-04-13
JPS63223500A (ja) 1988-09-16
NO880188D0 (no) 1988-01-18
IL84919A (en) 1993-08-18
CN1011618B (zh) 1991-02-13
EP0279715B1 (fr) 1990-07-25
PL158981B1 (pl) 1992-10-30
BG47899A1 (en) 1990-10-15
US4827650A (en) 1989-05-09
NO880188L (no) 1988-07-20
ATE55006T1 (de) 1990-08-15
PT86507A (pt) 1989-01-30
BR8800143A (pt) 1988-08-30
CN88100291A (zh) 1988-08-03
EP0279715A1 (fr) 1988-08-24
FR2609793B1 (fr) 1989-05-05
KR880009261A (ko) 1988-09-14
PL270199A1 (en) 1988-09-29
ES2015983B3 (es) 1990-09-16
GR3000827T3 (en) 1991-11-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20220146239A1 (en) Advanced Modular Ammunition and Cartridges and Systems
US3485170A (en) Expendable case ammunition
US4063511A (en) Spinning shot gun projectile
US5214238A (en) Sabot for chambering conventional bullets in a shotgun
CZ20014555A3 (cs) Střela s uvnitř uloľeným pomocným projektilem
US3956990A (en) Beehive projectile
US9644929B1 (en) Pilum bullet and cartridge
PT86507B (pt) Aperfeicoamentos feitos nas armas de fogo destinadas a disparar uma municao sem cartucho, e nas municoes deste tipo apropriadas para essas armas
US4644865A (en) One-piece cartridge and sabot with gas-actuated cutter member
US2440568A (en) Cartridge loading
KR20200023608A (ko) 단일 밀봉형 발사체
US11187509B2 (en) Bullet and casing projectile for rifled barrel
US2359515A (en) Variable range projectile
US1902771A (en) Practice cartridge
US4841657A (en) Smooth bore firearm having axially rotatable barrel
EP0030051B1 (fr) Grenade à fusil
US3364817A (en) Small arms weapon
US4643098A (en) Rocket with tracer charge and gunpowder rods
US3242866A (en) Primary and secondary projectile
US6698126B2 (en) Safety bullet
US20040035043A1 (en) Runout correction rifle barrel
RU98104100A (ru) Патрон со стреловидными пулями (варианты)
RU2746354C1 (ru) Безгильзовый патрон
US587857A (en) Subcaliber ammunition
CN110220411B (zh) 一种自动榴弹发射器供弹结构

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930219

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940831