PT86077B - Processo para a separacao de graos de bicarbonato de um metal alcalino de uma pelicula liquida de cloridrato de um base organica azotada absorvida a sua superficie e processo para a producao de bicarbonato de um metal alcalino - Google Patents

Processo para a separacao de graos de bicarbonato de um metal alcalino de uma pelicula liquida de cloridrato de um base organica azotada absorvida a sua superficie e processo para a producao de bicarbonato de um metal alcalino Download PDF

Info

Publication number
PT86077B
PT86077B PT86077A PT8607787A PT86077B PT 86077 B PT86077 B PT 86077B PT 86077 A PT86077 A PT 86077A PT 8607787 A PT8607787 A PT 8607787A PT 86077 B PT86077 B PT 86077B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
bicarbonate
alkali metal
hydrochloride
process according
aqueous
Prior art date
Application number
PT86077A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86077A (fr
Inventor
Claude Breton
Leon Niname
Original Assignee
Solvay
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Solvay filed Critical Solvay
Publication of PT86077A publication Critical patent/PT86077A/pt
Publication of PT86077B publication Critical patent/PT86077B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01DCOMPOUNDS OF ALKALI METALS, i.e. LITHIUM, SODIUM, POTASSIUM, RUBIDIUM, CAESIUM, OR FRANCIUM
    • C01D7/00Carbonates of sodium, potassium or alkali metals in general
    • C01D7/22Purification
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D12/00Displacing liquid, e.g. from wet solids or from dispersions of liquids or from solids in liquids, by means of another liquid
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01DCOMPOUNDS OF ALKALI METALS, i.e. LITHIUM, SODIUM, POTASSIUM, RUBIDIUM, CAESIUM, OR FRANCIUM
    • C01D7/00Carbonates of sodium, potassium or alkali metals in general
    • C01D7/16Preparation from compounds of sodium or potassium with amines and carbon dioxide

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Solid-Sorbent Or Filter-Aiding Compositions (AREA)
  • Chemically Coating (AREA)
  • External Artificial Organs (AREA)
  • Inorganic Compounds Of Heavy Metals (AREA)
  • Photosensitive Polymer And Photoresist Processing (AREA)
  • Photoreceptors In Electrophotography (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a um processo para separar grãos de bicarbonato de metal alcalino de uma película líquida de cloridrato de uma base orgânica azotada que os impregna.
Conhece-se já uma técnica para a fabricação de bicarbonato de sódio segundo a qual se mistura uma solução aquosa de cloreto de sódio e uma solução orgânica de uma amina insolóvel em água, se trata a mistura resultante com um gás contendo anidrido carbónico, seguidamente subraete-se a mesma a uma decantaçao para separar uma suspensão aquosa de bicarbonato de sódio e una solução orgânica de cloridrato da amina. A suspensão aquosa e em seguida submetida a uma decantação ou a uma filtração para extrair dela o bicarbonato de sódio sólido que ela contém e a solução orgânica é tratada para regenerar a amins,
que è reciclada no processo (Patente GB-A-l 0B2 436 (KAISER ALUMINUM & CHEMICAL CDRPCRATION), pág. 2, linhas 105 a 125; Central Patents índex, Basic Abstracts Journal, secção E, Week T. 49, Derwent Publication Ltd., Londres, Resumo 7043OT-E; Pedido de patente JP-A-7241237 (Israel Mining Inds. Inst. Res. &, Dev.)) * bicarbonato de sódio recolhido na sequência deste processo conhecido apresenta-se geralmente no estado de grãos que estão impregnados de uma película de adsorção da solução organica de cloridrato da amina. A presença desta película constitui um inconveniente, visto que reduz a qualidade do bicarbonato de sódio e acarreta uma perda de amina.
A invenção remedeia este inconveniente fornecendc um processo que permite recuperar de maneira eficaz e económica o cloridrato de uma base orgânica azotada, nomeadamente o cloridrato da amina, adsorvido sobre os grãos de bicarbonato do metal alcalino, e que permite produzir, simultaneamente, bicarbonato de metal alcalino de qualidade melhorada.
Como consequência a invenção refere-se a um processo para separar grãos de bicarbonato do metal alcalino de uma película do cloridrato líquida de uma base orgânica azotada adsorvida à sua superfície; de acordo com a invenção dispersam-se os grãos num banho aquoso e submete-se a suspensão aquosa resultante, sucessivamente, a uma turbulência e depois a uma decantação.
No processo de acordo com a invenção a base orgânica azotada é por definição qualquer reagente orgânico azotado insolúvel em água que apresenta um caracter básico suficiente para reagir com o cloreto de hidrogénio, formando □ cloridrato da base. Q líquido pode ser constituído pelo cloridrato da base
orgânica azotada tal qual, quando esta é norrnalmante líquida nas condições de realização do processo. Como variante pode ser uma solução do cloridrato num dissolvente apropriado, de preferência um dissolvente orgânico. Como regra geral è vantajoso escolher a natureza e a quantidade do dissolvente de modo que o líquido apresente uma viscosidade que não exceda 3 centipoises, de preferencia 1,5 centipoises, nas condições de realização do processo. Ds exemplos de dissolventes orgânicos utilizáveis no âmbito da invenção são o xileno, butilbenzenos, metiletilbenzenos e mais particularmente o white spirit e os dissolventes comerciais conhecidas pelas marcas ISOPAR (Esso) que á uma mistura de isoparafinas, SGLVESSO (Esso) que é uma mistura de compostos aromáticos, SHELL50L AB (Shell) que á ume mistura ds compostos aromáticos, e SHELLSOL K, que á uma mistura de compostos alifáticos.
A película líquida e uma camada delgada, contínua ou descontínua, de líquido adsorvida sobre os grãos.
De acordo com a invenção os grãos impregnadas da película líquida do cloridrato de uma base orgânica azotada são dispersos num banho aquoso e a suspensão aquosa assim obtida e submetida a uma turbulência e depois a uma decantação.
D banho aquoso pode ser a água ou uma solução aquosa. No caso de uma solução aquosa esta deve de preferência ser inerte quimicamente face ao bicarbonato de metal alcalino nas condições de trabalho. Pode ser, por exemplo, urna solução aquosa de cloreto do metal alcalino. Prefere-se utilizar uma solução aquosa de bicarbonato de metal alcalino, de preferencia uma solução saturada.
banho aquoso deve ser utilizado em quantidades suficientes para permitir urna dispersão fácil e eficaz dos grãos
Q
de bicarbonato de metal alcalino, evitando a formação de aglomerados» Convém no entanto evitar uma quantidade excessiva de banho, que ocasionaria um volume excessivo e necessitaria de um gasto excessivo de energia na face posterior de realização da turbulência. A quantidade óptima de banho a utilizar depende com efeito de diversos parâmetros, entre os quais figuram a natureza da banho e a distribuição granulometrica do bicarbonato de metal alcalino; pode ser determinada facilmente em cada caso partícula por um trabalho laboratorial de rotina.
A turbulência tem por função destacar a película líquida dos grãos de bicarbonato e dispersá-la no banho aquoso. Pode ser exercida por qualquer meiD adequado, por exemplo um agitador rotativo ou uma injecção de gás. A intensidade e a dura· çao da turbulência devem ser suficientes para destacar a película líquida dos grãos e dependem de diversos parâmetros, nomeadamente do diâmetro médio dos grãos, da natureza do líquido da película, da natureza da banho aquoso, das massas respectivas dos graos de bicarbonato de metal alcalino e do banho, assim como da temperatura. Podem ser determinadas facilmente em cada caso particular por um trabalho laboratorial de rotina.
A decantação que se segue á turbulência tem por função separar os graos de bicarbonato de metal alcalino de uma fase líquida contendo o cloridrato. Pode ser executada por gravidade ou por centrifugação. A seguir à decantação evacua-se a referida fase líquida s recolhem-se os grãos de bicarbonato de metal alcalino.
Por considerações de natureza económica o processe de acordo com a invenção é realizado com vantagem a baixas temperaturas, de preferência abaixo dos 602C, por exemplo entre 15 e 4QSC.
bicarbonato de metal alcalino recolhido depois da decantação está húmido; pode sor eventualmente submetido a uma operação posterior de secagem.
Uuma forma de realização particular do processo de acordo com a invenção os grãos de bicarbonato húmidos recolhidos depois da decantação sao dispersos num outro banho aquoso e a dispersão resultante e submetida sucessivamente a uma turbulência e a uma decantação, tal como foi descrito anteriormente. Esta forma de realização particular da invenção, que pode ser repetida em várias fases, aumenta a eficácia do processo.
C processo de acorda com a invenção aplica-se a todas as bases orgânicas azotadas, tais como foram definidas anteriormente, e particularmente as que são insolúveis em água, por exemplo às iminas insolúveis em água e aos seus derivados, aos sais de amónio quaternário insolúveis em água e às aminas e derivados aminados insolúveis em água; aplica-se particularmer te bem às aminas primárias, nomeadarnente às aiquilaminas primárias contendo 12 a 24 átomos de carbono na molécula, que têm um= aplicação interessante na produção de bicarbonato de sodio pela técnica das aminas anteriormente referida. Por outro lado o processo de acordo com a invenção aplica-se também com eficácia nos casos em que a película líquida dos grãos de bicarbonato compreende urna mistura da base orgânica azotada e do cloridrato da referida base, par exemplo uma mistura compreendendo entre 30 e 70/í em peso da base e entre 70 e' 30ci de cloridrato.
processo de acordo com a invenção tem uma aplicação interessante no tratamento de grãos de bicarbonato de sódio obtidos pela técnica das aminas, anteriormente descrita.
A invenção refere-se icualmente também a um processo para a prddução de bicarbonato de metal alcalino, segundo o qual se trata o cloreto de metal alcalino na presença de água com um gás contendo anidrido carbónico e uma base orgânica azotada insolúvel em água, se submete a mistura reactiva a uma decantação para recolher, por um lado, uma fase aquosa compreendendo uma suspensão aquosa de bicarbonato de metal alcalino e, por outro lado, uma fase orgânica compreendendo clcridrato da base orgânica azotada, e se trata a fase aquosa para extrair dela □ bicarbonato de metal alcalino sólido que ela contám e umas águas-mães; de acordo com a invenção o bicarbonato de metal alcalino sólido é submetido a uma turbulência num banho aquoso e depois a suspensão aquosa resultante é submetida a uma decanta ção, como se expos anteriormente.
As particularidades e os pormenores da invenção vão salientar-se na descrição seguinte dos desenhes anexos.
A figura 1 representa o esquema geral de uma instalação para a produção de bicarbonato de sódio utilizando uma forma de realização particular do processo de acordo com a invenção.
As figuras 2, 3 e 4 representam formas de realização modificadas da instalação da. figura 1.
Nestas figuras utilizararn-se notaçDes de referencia iguais para elementos idênticos.
A instalação representada na figura 1 compreende uma câmara de cristalização 1 que é alimentada continuamente com uma solução aquosa sensivelmente saturada de cloreto de sódio ou uma calda aquosa de cloreto de sódio 2, um líquido orgânico 3 compreendendo uma amina primária insolúvel na solução aquosa de cloreto de sódio, e um gás contendo anidrido carbónico 4» 0 líquido orgânico 3 pode ser por exemplo uma solução a 5C% em peso
em xileno da alquilamina primária conhecida pela marca PRIMENE JMT (Rohm & Haas) que contém entre 18 e 24 átomos de carbono na molécula.
Como variante o líquido orgânico pode ser uma alquilamina primária líquida contendo menos de 18 átomos de carbono na sua molécula, utilizada tal qual, nao dissolvida num dissolvente, por exemplo a amina conhecida pela marca PRIKENE 81R (Rohm Haas) cuja molécula contém entre 12 e 14 átomos de carbono.
C gás 4 è de preferência rico em anidrido carbónico, contendo pelo menos 60% em peso de anidrido carbónico.
Na câmara de cristalização 1 o bicarbonato de sódio cristaliza e a amina é convertida em cloridrato de amina.
Retira-se da câmara de cristalização 1 um líquido 5 constituído por uma mistura de cristais de bicarbonato de sódio, umas águas-maes da cristalizaçao e uma fase orgânica contendo cloridrato de amina. 0 líquido 5 é transferido para ume câmara de decantação 6 onde se separa, por gravidade, por um lado a fase orgânica de cloridrato da amina 7 e, por outro lado; uma fase aquosa 8 contendo essencialmente uma suspensão aquosa de bicarbonato de sódio.
A fase aquosa de cloridrato de amina 7 é tratada de forma conhecida por si num dispositivo 9 para regenerar a amina, que é reciclada na câmara de cristalização 1.
A fase aquosa 8 é enviada a um dispositivo de secagem ou de filtração 10 onde se extrai dela, separadamente, bicarbonato de sódio nc estado de grãos 11 e umas águas-mães 12. Estas são recicladas na carnara de cristalização 1 depois de se
lhes adicionar cloreto de sódio,
3e acordo com a invenção o bicarbonato de sódio sólido 11 é introduzido numa câmara de malaxagem 13 com um banho aquoso 14 que pode ser por exemplo água, uma solução aquosa de cloreto de sódio ou, mais vantajosamente, uma solução aquosa de bicarbonato de sódio. A mistura á submetida a uma turbulência viva na câmara 13, por exemplo por meio de uma ou várias hélices, A mistura resultante 15 é em seguida transferida para uma câmara de decantação 16 onde se opera por decantação a separação de uma fase orgânica 17, que se recicla na fase orgânica 7, e de uma fase aquosa 18 que se envia a um dispositivo de secagem ou de filtraçao 19.
Recolhe-se do dispositivo 19 por um lado cristais de bicarbonato de sódio 20 e, por outro lado, umas águas-mães 21 que se reciclam na câmara de cristalização 1.
Os cristais de bicarbonato de sódio 20 são transferidos para um filtro 22 onde são submetidos a uma corrente de água de lavagem 23,
D bicarbonato de sódio 24 recolhido do filtro 22 pode ser enviado a um forno de calcinação, não representado, para se produzir carbonato de sódio anidro»
A água recolhida da lavagem 25 e enviada a uma. câmara de cristalização 1, o* duma forma de realizaçao modificada do processo, com referencia à figura 2, a fase aquosa 8 separada da fase orgânica 7 á enviada tal qual, directamente à carnara de malaxagem 13, onde é submetida a uma viva turbulência, A mistura resultante 15 é em seguida tratada da forma descrita anteriormente com referencia à fig. 1
Na forna de realização representada na fig. 3 os grãos de bicarbonato de sódio 2C provenientes da câmara de decantação 19 sao transferidos para uma segunda camara de malaxagem 26 onde se introduz, por outro lado, a corrente de água 25 proveniente do filtra 22. Na câmara de malaxagem 26 o bicarbonato de sódio e a agua são submetidos a uma maceração enérgica e a suspensão aquosa resultante 27 é transferida para uma câmara de decantação 28 de onde se retiram, ssparadamente, uma solução aquosa 29 que se envia à câmara de cristalização 1, e graos de bicarbonato de sódio 30 que se enviam ao filtro 22, onde são tratados como já foi descrito anteriormente com referencia à fig. 1.
Numa forma de realização simplificada do processo representado na fig. 4 os grãos de bicarbonato de sódio 11 recolhidos do dispositivo de secagem ou de filtração 10, depois da carbonataçãc, são introduzidos directamente na câmara de malaxagem 26, onde são em seguida tratados como se descreveu acima com referencia à fig. 3.
exemplo cuja descrição se segue permite reconhe* cer o interesse da invenção.
Fez-se reagir uma solução aquosa aproximadamente saturada de cloreto de sódio, uma aniina ΡΠΙΜΕΝΕ 81R (mistura de aminas contendo 12 a 14 átomos de carbono na molécula) e anidrido carbónico, filtrou-se a suspensão aquosa resultante de bicarbonato de sódio e recolheram-se separadamente o bicarbonato de sódio sólido e as águas-mães. C! bicarbonato ds sódio sólido continha por kg 2 g de amina (no estaco de uma mistura da amina e do cloridrato da amina) e as águas-mães tinham a composição ponderai seguinte:
Na Cl
NaHCO :
Amina :
132 g/kg g/kg
1,4 g/kg.
De acordo com a invenção dispersou-se 1 kg de bicarbonato da sódio sólido em 4,25 kg das águas-mães e submeteu-se a dispersão resultante a una turbulência viva por meio de um agitador de hélice durante 3(1 minutos. Seguidamente deixou-se a mistura decantar durante 15 minutos para separar uma fase orgânica contendo a amina e uma fase aquosa. Recolheu-se a fase aquosa que se filtrou para extrair dela o bicarbonato de sódio sólido. Este apresentava um teor residual de amina de 0,35 g/kg.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES _ is _
    Processo para a separaçao de graos de bicarbonato de um metal alcalino de uma película líquida de cloridrato de uma base orgânica azotada adsorvida à sua superfície, caracterizado pelo facto de se dispersarem os grãos (11, 20) num banho aquoso (14, 25) e se submeter a suspensão aquosa resultante (15, 27) sucessivamente a uma turbulência (13, 26) e depois a una decantação (16, 28).
    Processo de accrdo com a reivindicação 1 caracterizado pelo facto de o banho aquoso (14) ser uma solução aquosa saturada de bicarbonato de um metal alcalino.
    - 3ê .
    Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2 caracterizado pelo facto de se submeterem os grãos de bicarbonato do metal alcalino (20, 30) recolhidos da decantação (16, 26) a uma lavagem com água (23).
    - 4^ -
    Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3 caracterizado pelo facto de o cloridrato da base organica azotada ser um cloridrato de arnina·
    11 Processo de acordo com a reivindicação 4 caracterizado pelo facto de o cloridrato da base orgânica azotada ser o cloridrato de uma alquilamina primária compreendendo entre 12 e 24 átomos de carbono.
    tal no
    Processo para alcalino, segundo o qual 2), na presença de água, (4) e uma base orgânica ete a mistura reactiva a cloreto do metal alcalicontendo anidrido carboem água (3), se para recolher, •Ha urna suspensáooutro lado, uma por um lado, uma fase aquosa (6) compreendendo aquosa de bicarbonato de metal alcalino e, por base orgânica (7) compreendendo o cloridrato da base orgânica azotada, e se tratar a fase aquosa (8) para se extrair dela o bicarbonato de metal alcalino solido que ela contam e umas águas-mães, caracterizado pelo facto de se submstsr c bicarbonato de metal alcalino solido a um processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7.
    Processo de acordo com a reivindicação 6 caracterizado pelo facto de, para se extrair □ bicarbonato de metal alcalino solido da fase aquosa (8), se submeter esta sucessivamente a uma turbulência viva (13) e a uma decantaçao (16).
    Processo de acordo com a reivindicação 7 caracterizado pelo facto de, antes de se submeter a fase aquosa (8) ã turbulência (13), se evacuar uma fracção das aguas-mães.
    Processo de acordo com as reivindicações 7 ou 8 caracterizado pelo facto de se reciclarem as aguas-maes (21) na mistura reactiva.
    Foram inventores Leon Ninane, belga, engenheiro civil electricista e ”f!aster of Sciences'1, residente em Rue Laênnec, 1, F-54110 Zombasle-sur-Fieurthe, França; e Elaude Breton, francês, doutor engenheiro, residente em Rue Pierre Breton, 5, F-54110 jombasle-sur-Heurthe, França.
PT86077A 1986-11-05 1987-11-04 Processo para a separacao de graos de bicarbonato de um metal alcalino de uma pelicula liquida de cloridrato de um base organica azotada absorvida a sua superficie e processo para a producao de bicarbonato de um metal alcalino PT86077B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8615527A FR2605892B1 (fr) 1986-11-05 1986-11-05 Procede pour separer des grains de bicarbonate de metal alcalin, d'une pellicule liquide de chlorhydrate d'une base organique azotee adsorbee a leur surface et procede pour la production de bicarbonate de metal alcalin

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86077A PT86077A (fr) 1987-12-01
PT86077B true PT86077B (pt) 1990-11-20

Family

ID=9340620

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86077A PT86077B (pt) 1986-11-05 1987-11-04 Processo para a separacao de graos de bicarbonato de um metal alcalino de uma pelicula liquida de cloridrato de um base organica azotada absorvida a sua superficie e processo para a producao de bicarbonato de um metal alcalino

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP0266831B1 (pt)
JP (1) JPS63134514A (pt)
CN (1) CN1012892B (pt)
AT (1) ATE78797T1 (pt)
DE (1) DE3780759T2 (pt)
ES (1) ES2033811T3 (pt)
FR (1) FR2605892B1 (pt)
PT (1) PT86077B (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103212223B (zh) * 2012-06-12 2016-06-15 潘明友 一种精矿脱水工艺及装置

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE970866C (de) * 1955-02-01 1958-11-06 Dr Friedrich Baumann Verfahren zur Herstellung von sehr reinem Natriumcarbonat
US3443889A (en) * 1964-08-17 1969-05-13 Kaiser Aluminium Chem Corp Method of synthesis of alkali metal salts

Also Published As

Publication number Publication date
DE3780759D1 (de) 1992-09-03
CN1012892B (zh) 1991-06-19
FR2605892B1 (fr) 1988-12-30
EP0266831A1 (fr) 1988-05-11
ATE78797T1 (de) 1992-08-15
CN87107296A (zh) 1988-05-18
DE3780759T2 (de) 1993-03-04
FR2605892A1 (fr) 1988-05-06
JPS63134514A (ja) 1988-06-07
PT86077A (fr) 1987-12-01
EP0266831B1 (fr) 1992-07-29
ES2033811T3 (es) 1993-04-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0608320A2 (pt) processo para recuperar valores de alumina, uso de hidróxido duplo em camadas contendo alumìnio formado
IL24158A (en) Method for preparing metal salts
US3868444A (en) Process for the preparation of porous sodium bicarbonate
PT86077B (pt) Processo para a separacao de graos de bicarbonato de um metal alcalino de uma pelicula liquida de cloridrato de um base organica azotada absorvida a sua superficie e processo para a producao de bicarbonato de um metal alcalino
JPH07790B2 (ja) 石炭の硫黄及び灰分の含有量を減少させる方法
CA1060181A (en) Treating remains containing sodium choride and sodium sulphate
GB1443876A (en) Purification of wet-processed phosphoric acid
GB1123573A (en) The separation of sodium sulphate and ammonium sulphate from aqueous solutions of a mixture of them
US3939118A (en) Process for removing contaminants from polycarbonate solutions
PT85176B (en) Reduction of acid consumers
US3306712A (en) Extraction of lithium halides from calcium-containing brines in the presence of urea and alcohol-ketone
US3235329A (en) Novel sodium carbonate-sodium bicarbonate compositions
US3655338A (en) Centrifugal filtration of magnesium sulfite slurries
US1998471A (en) Process of purifying concentrated caustic soda solutions
US3110566A (en) Method of removing arsenical compounds contained in sulphur
JPS6259527A (ja) 赤泥に含まれるアルミン酸ナトリウムを回収する方法
Hetenyi et al. Contributions to the isolation of the kerogen in Hungarian oil shales
CA1217783A (fr) Procede et installation pour la production d'une solution organique d'une base organique insoluble dans l'eau
US3065051A (en) Process for the recovery of cryolite from waste gases and from the carbon bottom of an aluminum electrolytic furnace
EP0266830B1 (fr) Procédé pour l'extraction d'un liquide organique comprenant une base organique azotée, hors d'un brouet aqueux de particules de matière minérale et procédé pour la production de bicarbonate de métal alcalin
RU2805533C1 (ru) Способ комплексной переработки растворов газоочистки алюминиевого производства
Matsumoto et al. Recovery of borax from stripping solution by adding alcohol
US3069229A (en) Production of sodium borates
JPS6156157A (ja) 水不溶性窒素系有機塩基の製造方法
SU987452A1 (ru) Способ выделени СО @ из карбонатов дл изотопного анализа

Legal Events

Date Code Title Description
PD3A Change of proprietorship
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19961031