PT85932B - Sistema de proteccao contra descargas electricas atmosfericas - Google Patents

Sistema de proteccao contra descargas electricas atmosfericas Download PDF

Info

Publication number
PT85932B
PT85932B PT85932A PT8593287A PT85932B PT 85932 B PT85932 B PT 85932B PT 85932 A PT85932 A PT 85932A PT 8593287 A PT8593287 A PT 8593287A PT 85932 B PT85932 B PT 85932B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
conductor
lightning strikes
components
protection against
against lightning
Prior art date
Application number
PT85932A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85932A (pt
Inventor
Cesare Giulio Invernizzi
Original Assignee
Ef Int Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=4275017&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT85932(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Ef Int Sa filed Critical Ef Int Sa
Publication of PT85932A publication Critical patent/PT85932A/pt
Publication of PT85932B publication Critical patent/PT85932B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01TSPARK GAPS; OVERVOLTAGE ARRESTERS USING SPARK GAPS; SPARKING PLUGS; CORONA DEVICES; GENERATING IONS TO BE INTRODUCED INTO NON-ENCLOSED GASES
    • H01T13/00Sparking plugs
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G13/00Installations of lightning conductors; Fastening thereof to supporting structure
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G13/00Installations of lightning conductors; Fastening thereof to supporting structure
    • H02G13/80Discharge by conduction or dissipation, e.g. rods, arresters, spark gaps

Landscapes

  • Elimination Of Static Electricity (AREA)
  • Thermistors And Varistors (AREA)
  • Insulators (AREA)
  • Suspension Of Electric Lines Or Cables (AREA)
  • Emergency Protection Circuit Devices (AREA)
  • Insulated Conductors (AREA)

Description

SISTEMA DE PROTECÇÃO CONTRA DESCARGAS
ELÉCTRICAS ATMOSFÉRICAS
1. - Sabe-se que as instalações de protecção contra descargas eléctricas atmosféricas apresentam riscos sérios porque, quando são atingidas por um raio, as descargas designadas por faíscas laterais, de alta energia, saltam entre os condutores de cobre nus normalizados como condutores para serem ligados ã terra, objectos ou pessoas que se encontrem na sua vizinhança.
2. - Devido ã altura cada vez maior das estruturas a pro teger, as correntes da descarga eléctrica atmosférica não podem manter-se confinadas ao interior dos condutores de descida nus sem que se verifiquem disrupções muitas vezes com resultados desastrosos :
- incêndios;
- electrocussão de pessoas;
- destruição de material eléctrico e de material electrõ n i c o ;
- etc.
3. - A requerente propôs ja um sistema para a condução da descarga eléctrica atmosférica para o dispositivo de ligação ã terra que alivia este inconveniente principal (patente de i nveji ção norte-americana N9 3 91 9 956 e patentes de invenção corresponi dentes noutros países), o qual consiste em prever em torno do co£ dutor de descida um manto metálico mantido a uma certa distância deste condutor por meio de um revestimento isolante, estando esse
-2/
Λ t i
manto metálico também contido num revestimento isolante, e sej] do o conjunto ligado ã terra.
4. - E por meio destes conceitos, relacionados com as técnicas da alta tensão, que podem introduzir-se os aperfeiçoamentos descritos na presente invenção - relativamente aos cond^ tores de descida convencionais - em relação a todas as instalações anteriores de protecção contra as descargas electricas que não podem ser integradas no interior de um conjunto e 1 ectri came_n te hermético, que se torna possível apenas se existir uma estrutura coa xi a 1. q ue proporcione a hermeticidade e, finalmente, relativamente ãs patentes de invenção mencionadas anteriormente no parágrafo 3.
5. - As descargas laterais verificam-se ao longo dos.coji dutores de descida nus ou isolados da maneira ordinária quando o gradiente de potencial se torna maior do que o valor da rigidez dieléctrica que lhe resiste. 0 valor do campo eléctrico na superfície de um condutor cilíndrico nu depende do seu diâmetro e do ambiente. A tensão que aparece neste condutor enquanto a descarga se escoa depende da. resistência Õhmica longitudj_ nal ã corrente alternada deste ultimo.
6. - Esta resistência pode ser calculada mediante a res£ lução das equações de Maxwell para um condutor cilíndrico, utilizando as funções de Bessel. Uma visão representativa do fenómeno é dada pela noção de profundidade de penetração. Deste modo, e possível evidenciar a parte do condutor efectivamente usada. 0 espectro de frequências que constituem uma corrente de uma descarga atmosférica estende-se dos 20 aos 100 KHz. Para um condutor cilíndrico de cobre, a profundidade de penetração obtida e,
respectivamente, de 0,48 e 0,21 mm. Por conseguinte, um c ί 1 i _n dro condutor oco apresenta vantagens em relação a um condutor maciço com uma mesma secção.
E xemp1 o:
Fio de cobre nu de 6 mm 0
Rca - 2,1 m
Rca = 4,6 m
/mn (20 KHz) /mfí(100 KHz)
Cabo especial EF . R = 0,9 m /mn (20 KHz) c a
R =2,2 m /mí2 (100 KHz) C â
Melhoria correspondente a um factor de cerca de 2.
Os valores anteriores foram calculados com fórmulas clas^ sicas obtidas nas seguintes três referências:
(1) Hochspannungsfelder H. Prinz Verlag Oldenburg (2) Hochspannungstechnik Vorlesung Prof. Dr. K. Berger (3) Wirbelstrome und Schírmung in der Nachrichtentechnik
Dr. phil. H. Kaden Springer Verlag
7. - Para o objecto da estrutura segundo a presente invenção, estes valores foram verificados por medidas laboratoriais. Os resultados foram os seguintes:
i) Quando a camada intermédia isolante for dimensionada de maneira apropriada, nunca se verifica a descarga lateral e não foi possível notar danos na estrutura, mesmo que se tenham produzido golpes de corrente no condutor central;
ii) 0 que pode notar-se durante esses golpes de corrente são descargas luminosas de muito baixa energia, que podem verifj_
-4car-se em torno da estrutura sem a danificar. Essas descargas jã foram notadas por Tesla, ha cem anos, durante as suas experiências sobre as correntes de altas frequências.
8. - Como a intensidade dos golpes de corrente contidos num condutor de pãra-raios depende do valor de cristã e da forma de onda da descarga, a requerente pôde beneficiar da utiliza, ção de dados muito compreensivos sobre os impulsos de correntes das descargas atmosféricas recentemente fornecidos por Andersen e Eriksson, para estudar o comportamento da ligação a terra segundo a presente invenção e definir as suas características. A presente invenção torna possível uma ligação ã terra capaz de resistir a todas as correntes de descargas atmosfé ricas.
9. -0 estudo completo de todos aqueles parâmetros mostrou que a impedãncia, isto e, a resistência õhmica do condutor da corrente de descarga e a indutância do manto metálico tem uma acção prejudicial, sendo portanto vantajoso reduzi-la ao mínimo. Ainda, os cabos com manto utilizam um componente condutor central constituído por um conjunto de arames metálicos enrolados como uma hélice em torno de um núcleo central feito de material isolante e o manto ou blindagem metálica e também obtido u t i 1 i z a_n do arames ou tiras metálicas enrolados em hélice ou o revestimeji to isolante envolvendo o componente condutor interno.
10. - 0 resultado ê que, mesmo que se unam as espiras que constituem o componente condutor interno e o manto, ou mesmo que se sobreponham (se forem fitas e se não forem arames), a camada ineyitãvel de oxido nestes arames ou tiras actua de modo tal que a corrente segue um trajecto helicoidal e não linear, aumentando portanto a resistência õhmica e a impedãncia.
11. - Utilizando arames ou tiras metálicas paralelos ao eixo do cabo, reduz-se de maneira muito apreciãyel a impedância e melhora-se a eficácia do condutor da descarga segundo a presente i nvenção .
12. - 0 desenho anexo representa um exemplo de realização deste condutor das descargas atmosféricas. A fig. 1 e uma vista lateral parcial com arranques que mostram a sua estrutura intejq na. A fig. 2 é uma vista em corte feito por (2-2) na fig. 1.
13. - Este condutor das descargas atmosféricas é uma estrutura da qual está representado em (1) um núcleo de secção cir cular feito de um material isolante, em torno do qual são coloca, dos unidos entre si, arames metálicos (2), estendendo-se numa direcção paralela ao eixo (3), que e o eixo do conjunto se ele for lj nearrecti1Tneo. Estes arames (2) constituem um primeiro componente de ligação a terra da instalação de protecção contra as descargas atmosféricas que começa num ponto (não representado ) da instalação para ir até ao dispositivo de ligação ã terra (não representado). Devido ao efeito pelicular relatiyo ã corrente de alta tensão, é desnecessário que o espaço onde se encontra o núcleo isolante (1) seja preenchido por arames condutores (2).
14. - Em (4), vê-se um revestimento isolante que envolve a camada de arames (2), cuja espessura e características são estudadas de modo a resistir aos golpes de corrente que se verificam no componente (2) quando a corrente da descarga atmosférica passa pelo mesmo. Em (5), um segundo conjunto de arames metálicos unidos entre si é colocado estendendo-se numa direcção paralela ao eixo central (3). Todos estes arames (5) constituem um segundo componente condutor, que envolve completamente o manto
-6* ·» isolante (4) e, por conseguinte, também o primeiro componente condutor (2). Todos estes arames (5) constituem uma blindagem eléctrica para os arames (2) e estão ligados ã terra na sua ej< tremidade inferior (não representada).
15. - Em torno da camada de arames condutores da camada (5) estã colocado um manto de protecção (6) de material isolante dimensionado de maneira apropriada. Os arames (5) podem ser substituídos por tiras metálicas paralelas sobrepondo-se, de mo do que o seu conjunto forme um verdadeiro tubo condutor.
16. - Poderia imaginar-se que o segundo componente condutor (5) é realmente tubular, mas isso teria um inconveniente sério por tornar difícil o enrolamento desta estrutura sem a danificar e a sua colocação numa bobina, como é usual para o ar mazenamento e o transporte de cabos. A utilização de um tubo ondulado tornaria mais simples esse enrolamento mas aumentar-se-ia a resistência Õhmica e, sobretudo, a indutãncia, visto que nesse caso a corrente seguiria neste componente um trajecto ondulado.
17. - A solicitação eléctrica do isolamento tem de ser definida em todo o comprimento da estrutura, independentemente de condições exteriores, do que resulta a exigência, como nos cabos de alta tensão, de usar uma blindagem condutora concêntrj_ ca. Assim ,serã possível colocar este condutor das descargas atmosféricas junto de pontas ou arestas metálicas sem qualquer efeito negativo sobre o valor da sua resistência eléctrica.
18. - 0 isolamento de alta tensão tem de ser protegido mecanicamente, de modo a evitar qualquer risco de danificação durante o transporte, a montagem e a utilização prática. 0 for
-7te conjunto metálico e um manto que resista a condições climaté ricas extremas desempenham perfeitamente esta função.
19. - Finalmente, graças a blindagem de protecção, é pos^ sível verificar, em qualquer altura, o estado do isolamento de alta tensão por meio de dois ensaios eléctricos simples.
20. - Todas estas considerações tornam possível obter um condutor de descida para protecção das descargas atmosféricas que obedece aos requisitos do mundo moderno, sendo o risco de disrupções laterais 45 a 90 vezes menores do que o risco com um condutor nu. Experiências de laboratório e valores calculados confirmam os méritos desta concepção.
. - A fig. 3 mostra um terminal de alta tensão dimensionado convenientemente de modo a conter a extremidade superior da ligação ã terra de modo que, quando se verifica a queda de uma faísca, a descarga e injectada- num sistema electricamente herméti co.

Claims (3)

  1. Reivindicações
    1.- Sistema de condutor descendente de protecção contra descargas eléctricas atmosféricas que compreende um primeiro componente condutcrda descarga atmosférica (2), um manto isolante (4) que o reveste e um segundo elemento condutor (5) que reveste completamente este manto isolante, sendo o conjunto ligado ã terra na sua extremidade inferior, caracterizado por cada um dos dois referidos componentes (2 e 5) serem feitos de um conjunto de condutores metálicos filiformes que se estendem numa direcção paralela ao eixo central (3) do conjunto constituído por aqueles dois componentes condutores (2 e 5) e o manto isolante intermédio (4) .
  2. 2.- Sistema de condutor descendente de protecção contra descargas eléctricas atmosféricas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o segundo componente condutor (5) ser feito de tiras sobrepostas de modo a formar no seu conjunto um tubo metáli^ co cilíndrico.
  3. 3.- Sistema de condutor descendente de protecção contra descargas eléctricas atmosféricas, caracterizado por ser constituído pelos elementos (1) e (2) com um terminal de alta tensão colocado na sua parte superior e que é concebido de tal modo que todos os componentes deste sistema podem formar uma protecção contra as descargas atmosféricas, hermética electricamente, utilizan do as cargas electrostáticas da atmosfera para gerar electrões livres primários, doseados automaticamente pela intensidade da descarga atmosférica para assegurar a rotura da descarga.
    O Agente Oficial da Propriedade Inaustriai
PT85932A 1986-11-01 1987-10-15 Sistema de proteccao contra descargas electricas atmosfericas PT85932B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH4379/86A CH669482A5 (pt) 1986-11-01 1986-11-01

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85932A PT85932A (pt) 1988-12-15
PT85932B true PT85932B (pt) 1993-08-31

Family

ID=4275017

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT85932A PT85932B (pt) 1986-11-01 1987-10-15 Sistema de proteccao contra descargas electricas atmosfericas

Country Status (13)

Country Link
US (1) US4816611A (pt)
EP (1) EP0267870B1 (pt)
JP (1) JPS63126121A (pt)
KR (1) KR960000924B1 (pt)
CN (1) CN1034200C (pt)
AU (1) AU591357B2 (pt)
CA (1) CA1281089C (pt)
CH (1) CH669482A5 (pt)
DE (1) DE3775174D1 (pt)
ES (1) ES2028910T3 (pt)
GR (1) GR3004030T3 (pt)
HK (1) HK29693A (pt)
PT (1) PT85932B (pt)

Families Citing this family (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2016130A1 (en) * 1989-05-04 1990-11-04 Larry W. Oden Flexible cord with high modulus organic fiber strength member
DE4004802A1 (de) * 1990-02-13 1991-08-14 Siemens Ag Elektrisches kabel mit tragorgan und zwei konzentrisch angeordneten leitern
US5166477A (en) * 1991-05-28 1992-11-24 General Electric Company Cable and termination for high voltage and high frequency applications
US5149915A (en) * 1991-06-06 1992-09-22 Molex Incorporated Hybrid shielded cable
US5313020A (en) * 1992-05-29 1994-05-17 Western Atlas International, Inc. Electrical cable
US5365398A (en) * 1992-07-24 1994-11-15 Richard Briet Lightning protection system
US5393933A (en) * 1993-03-15 1995-02-28 Goertz; Ole S. Characteristic impedance corrected audio signal cable
DE9310993U1 (de) * 1993-07-22 1994-11-17 W.L. Gore & Associates Gmbh, 85640 Putzbrunn Breitband-Hochfrequenz-taugliches elektrisches Koaxialkabel
US6140587A (en) * 1997-05-20 2000-10-31 Shaw Industries, Ltd. Twin axial electrical cable
MXPA01004219A (es) 1998-10-29 2002-06-04 Nat Lightning Prot Corp Un pararrayos y sistema de alarma mas seguros.
US7687717B2 (en) 2007-12-14 2010-03-30 Commscope Inc. Of North Carolina Coaxial cable including tubular bimetallic inner layer with bevelled edge joint and associated methods
US7569766B2 (en) * 2007-12-14 2009-08-04 Commscope, Inc. Of North America Coaxial cable including tubular bimetallic inner layer with angled edges and associated methods
US7687719B2 (en) 2007-12-14 2010-03-30 Commscope Inc. Of North Carolina Coaxial cable including tubular bimetallic outer layer with angled edges and associated methods
US7622678B2 (en) * 2007-12-14 2009-11-24 Commscope Inc. Of North Carolina Coaxial cable including tubular bimetallic outer layer with folded edge portions and associated methods
US7687718B2 (en) * 2007-12-14 2010-03-30 Commscope Inc. Of North Carolina Coaxial cable including tubular bimetallic outer layer with bevelled edge joint and associated methods
US7569767B2 (en) * 2007-12-14 2009-08-04 Commscope, Inc. Of North Carolina Coaxial cable including tubular bimetallic inner layer with folded edge portions and associated methods
SE0900565A1 (sv) * 2009-04-27 2010-09-28 Fredrik Dahl Anordning för jordning
EP2365218A1 (en) * 2010-03-08 2011-09-14 Lm Glasfiber A/S Wind turbine blade with lightning protection system
US9112343B1 (en) * 2012-09-04 2015-08-18 The Boeing Company Power feeder shielding for electromagnetic protection
US9520705B2 (en) * 2012-09-04 2016-12-13 The Boeing Company Lightning protection for spaced electrical bundles
US9036323B1 (en) 2012-09-04 2015-05-19 The Boeing Company Power feeder shielding for electromagnetic protection
CN103441483A (zh) * 2013-08-29 2013-12-11 宝鸡石油机械有限责任公司 一种避雷装置
DE102015009426A1 (de) * 2015-03-11 2016-09-15 Dehn + Söhne Gmbh + Co. Kg Verfahren zur Zustandsbestimmung und Fehlerortung an installierten isolierten Ableitungen im äußeren Blitzschutz
CN114720747A (zh) * 2022-04-07 2022-07-08 国网河北省电力有限公司超高压分公司 测量避雷器阻性电流的装置及方法
CN115483612B (zh) * 2022-09-29 2023-06-06 张健 一种高塔电子设备防雷保护装置

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB685365A (en) * 1948-03-13 1953-01-07 Standard Oil Dev Co Improvements in or relating to method and apparatus for handling finely divided solid materials
DE1130754B (de) * 1957-04-20 1962-05-30 Siemens Ag Einrichtung zum Foerdern von feinkoernigem Gut auf ein hoeheres Niveau
DE1151676B (de) * 1961-03-07 1963-07-18 Wolfgang Bartsch Dipl Ing Dr I Verfahren und Vorrichtung zur dosierten Entnahme von festen, koernigen oder staubfoermigen Foerderguetern
US3380780A (en) * 1965-12-23 1968-04-30 Kenneth M. Allen Pneumatic conveying systems
GB1248614A (en) * 1968-10-02 1971-10-06 Nat Res Dev Apparatus for the conveyance of cohesive particulate material
BE731528A (pt) * 1969-04-15 1969-09-15
CH521677A (fr) * 1971-03-18 1972-04-15 En Froide Internat S A Installation de protection antifoudre pour bâtiments et bateaux
US3790697A (en) * 1972-10-30 1974-02-05 Okonite Co Power cable shielding
US4002372A (en) * 1975-12-01 1977-01-11 General Shale Products Corporation Pulverulent material metering and delivery system and method
JPS5344016A (en) * 1976-09-25 1978-04-20 Mitsubishi Paper Mills Ltd Halogenated silver photographic emulsion
CH620059A5 (pt) * 1978-02-03 1980-10-31 Energie Froide Int Sa
DE2914238C2 (de) * 1979-03-02 1981-04-23 Schweizerische Aluminium AG, 3965 Chippis Vorrichtung zur kontinuierlichen Tonerdezuführung mittels einer Dosiervorrichtung
DE3125096C2 (de) * 1981-06-15 1985-10-17 Schweizerische Aluminium Ag, Chippis Vorrichtung und Verfahren zum portionenweisen Zuführen von Schüttgut
US4480146A (en) * 1982-06-03 1984-10-30 Energie Froide International Sa Lightning protector assembly

Also Published As

Publication number Publication date
KR880006811A (ko) 1988-07-25
CN87107192A (zh) 1988-06-01
PT85932A (pt) 1988-12-15
US4816611A (en) 1989-03-28
EP0267870B1 (fr) 1991-12-11
HK29693A (en) 1993-04-02
AU8051487A (en) 1988-05-05
ES2028910T3 (es) 1992-07-16
GR3004030T3 (pt) 1993-03-31
AU591357B2 (en) 1989-11-30
KR960000924B1 (ko) 1996-01-15
CN1034200C (zh) 1997-03-05
JPS63126121A (ja) 1988-05-30
DE3775174D1 (de) 1992-01-23
CA1281089C (en) 1991-03-05
CH669482A5 (pt) 1989-03-15
EP0267870A1 (fr) 1988-05-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT85932B (pt) Sistema de proteccao contra descargas electricas atmosfericas
US6108187A (en) Electric power transmission line with protection devices against lightning overvoltages
US8300378B2 (en) Method and apparatus for protecting power systems from extraordinary electromagnetic pulses
CA2051344C (en) Cable assembly with lightning protection
TW200820272A (en) Lightning arrester, grounding electrode and method for reducing lightning surge voltage
JP2008166104A (ja) 接地電極、接地電極群及び雷サージ電圧の低減方法
RU2096882C1 (ru) Линия электропередачи с импульсным грозовым разрядником
US6717790B1 (en) Creeping discharge lightning protection device
RU2312441C2 (ru) Линия электропередачи
DE10228665B4 (de) Biltzstromableiteinrichtung
RU95119890A (ru) Линия электропередачи с импульсным грозовым разрядником
JP4362812B2 (ja) 接地体
PL237640B1 (pl) Zabezpieczenie odgromowe budowlanych obiektów metalowych
RU2248079C2 (ru) Устройство грозозащиты и линия электропередачи с устройством грозозащиты
JP4103259B2 (ja) 避雷用リード線および避雷システム
JP4397780B2 (ja) 接地装置
WO1998018186A1 (en) An improved lightning downconductor
CN1034200Y (zh) 雷电流传输装置
KR860006852A (ko) 토로이달 트랜스포머용 과도전압 보호장치 및 방법
JP4078181B2 (ja) 避雷針接地装置
US1856122A (en) Electrostatic coupling
US6683772B2 (en) Lightning suppression apparatus for use with coaxial cable and heliaxial cable
RU2146847C1 (ru) Импульсный искровой грозовой разрядник
RU2133538C1 (ru) Линия электропередачи с устройствами для защиты от грозовых перенапряжений (варианты)
CZUMBIL et al. Induced voltages in metallic pipelines due to lightning strikes to nearby power lines

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930210

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20080210