PT85171B - Processo de impressao de um material - Google Patents

Processo de impressao de um material Download PDF

Info

Publication number
PT85171B
PT85171B PT8517187A PT8517187A PT85171B PT 85171 B PT85171 B PT 85171B PT 8517187 A PT8517187 A PT 8517187A PT 8517187 A PT8517187 A PT 8517187A PT 85171 B PT85171 B PT 85171B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
motif
decorated
sheets
sheet
inks
Prior art date
Application number
PT8517187A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85171A (pt
Inventor
Luc Doublet
Original Assignee
Doublet Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Doublet Sa filed Critical Doublet Sa
Priority to PT8517187A priority Critical patent/PT85171B/pt
Publication of PT85171A publication Critical patent/PT85171A/pt
Publication of PT85171B publication Critical patent/PT85171B/pt

Links

Landscapes

  • Printing Methods (AREA)
  • Decoration By Transfer Pictures (AREA)
  • Thermal Transfer Or Thermal Recording In General (AREA)

Description

Resumo invento diz respeito a um processo pelo qual se decora um material com um motivo multicolor, constituído por uma associação de formas elementares primárias (1 a 4), como formas geométricas (1, 2 e 3) quaisquer, números ou letras (4), tendo, cada uma, uma cor primária, sendo esse motivo multicolor realizado previamente sobre um suporte provisório a partir de tintas capazes de serem transS.A. DOUBLET
PROCESSO DE IMPRESSÃO DE UM MATERIAL
feridas sobre esse material por calor e pressão.
De acordo com a invenção, constitui-se um rolo de base de folhas coloridas (5) por empilhamento de uma ou de várias folhas (6 a 9) recobertas sobre uma face em camada de tinta sublimável, comportando esse rolo pelo menos uma folha (6 a 9) de cada cor primária do motivo multicolor final, formam-se por recorte simultaneamente sobre cada folha desse rolo os contornos (10 a 13) das formas elementares (1 a 4) do motivo decorado em relação ao contorno externo (14) do material a decorar apresentando cada folha (6 a 9) todas idênticas zonas pré-recortadas correspondentes às formas elementares (1 a 4) do motivo final, compõe-se sobre um suporte provisório o motivo decorado multicolor por sobreposição e/ou justaposição das formas elementares primárias pré-recortadas, sendo essas formas elementares primárias retiradas na folha de cor primária correspondente, transfere-se o motivo multicolor assim composto do suporte provisório sobre o material a decorar, ma£ tendo-se em contacto intimo, por pressão, esse suporte provisório e esse material e aquecendo-se de tal maneira que haja sublimação das tintas e difusão marcada das tintas no mater i a 1 .
A invenção diz respeito a um processo de impressão de um material. Mais precisamente, a invenção permite decorar um material qualquer com um motivo multicolor realizado previamente e constituído por uma associação de formas elementares.
processo da presente invenção será sobretudo destinado à realização de peças flexíveis, tais como bandeiras ou cortinas caseiras.Todavia, poderia pensar-se em aplicar o processo para decorar outras peças, tais como, folhas semi-rígidas e rígidas, como, por exemplo, folhas de papelão ou de metal.
Actualmente, para decorar materiais diversos são conhecidos processos que permitem reproduzir sobre o material um motivo multicolor qualquer. Na realidade, são conhecidos processos de impressão, tais como, sobretudo, a serigrafia ou ainda outros processos, ditos sub1istáticos, pelos quais se transfere sobre um material por calor e pressão um motivo multicolor realizado previamente sobre um suporte provisório, a partir de tintas capazes de serem transferidas por sublimação.
Deve ser notado que, neste caso, os mctivos multicolores são realizados previamente por diversos processos de impressão conhecidos. Geralmente, essas impressões são afectadas, em grandes séries, segundo critérios, pelas cores e motivos bem determinados e fixados.
Também, existem processos de difícil aplicação, como é o caso sobretudo da serigrafia que necessita de diversos chassis de serigrafia formando desenhos,para cada côr a ser colocada e cujas dimensões são função dos motivos a serem realizados, capazes de serem adaptados, às impressões de grandes séries a fim de reduzir os custos e de rentabilizar as impressões prévias dos motivos a partir de tintas sublimáveis.
En; certos domínios, é interessante dispor de um processo de impressão de um material que seja flexível de utilização e modulável, face às séries a serem realizadas. E sobertudo o caso, quando de impressões de certos tecidos de mobiliário e no caso de realizações de bandeiras, flânulas ou outros. A experiência mostra que as técnicas tradidionais aplicadas a esses domínios são pouco vantajosas, poismaladaptadas.
Por outro lado, no domínio da confecção das bandeiras ou similares, certas qualidades são requeridas; na realidade, é preciso uma estética irrepreensíve1 , uma ligeireza para obter uma boa f1utuabi1idade e uma resistência considerável tanto no plano material, quanto no plano impressão.
i i Além disso, outros problemas vêm se jun-
I tar aos critérios de qualidade que são consequência, por um | lado, do número de motivos diferentes importantes e, por outro lado, às fabricações em séries limitadas. Além disso, são geralmente realizados em formas e dimensões inteiramente variáveis.
Esses critérios específicos mostram que os processos conhecidos não permitem encontrar um compromisso interessante para a sua realização.Na realidade no caso da serigrafia, é preciso, portanto, ter uma grande quantidade de chassis próprios a cada tipo de bandeiras e a cada uma de suas dimensões, o que apresenta problemas de preço de custo e de armazenagem dos chassis.
Por outro lado, embora o processo de impressão subiistática apresente certas vantagens, ele não permite actualmente dispor de uma modilaridade e de uma flexibilidade apreciável para a realização de motivos multicolores diferentes, segundo o pedido.
E por isso que se vê ainda frequentemente bandeiras realizadas por junção de peças têxteis, costura e bordados. Esse tipo de fabricação tradicional impecável apresenta, além disso, o inconveniente de aumentar muito sensivelmente o preço de custo. Ora, no mercado actual, é exigido, cada vez mais, a realização das bandeiras ou semelhantes para levar uma mensagem publicitária de informações e, dessa forma, é imperativo facilitar a fabricação das bandeiras e reduzir sensivelmente seu preço de custo.
A finalidade da presente invenção é propor um processo de impressão de um material, pelo qual se decora com um motivo multicolor, sobretudo destinado â realização de peças flexíveis, tais como bandeiras ou cortinas de mobiliário, que permita responder às dificu 1daddes [ e prevenir os inconvenientes acima mencionados.
II Uma das finalidades da invenção é propor um processo de impressão de um material que possa permitir decorar um material com um motivo multicolor realizado previamente por composição, permitindo assim todas as criações de mot i vos .
I| ii Uma outra finalidade da presente invenção é propor um processo de impressão de um material que permita manter as vantagens da impressão dita sublistática, permitindo modular à vontade as formas, as cores, e as disposições do motivo.
Na realidade, o processo da presente invenção permite realizações de impressão inteiramente diversas e permite, segundo os desejos, todas as dimensões sem ter obrigação de dispor de padrões, ou de modelos pré-armazenados em cada impressão a ser realizada.
Uma outra finalidade da presente inve£ ção é a de propor um processo de impressão de um material que permita a realização de peças decoradas que apresenta uma qualidade estética irrepreensíve1 e uma resistência mecânica considerável.
Outras finalidades e vantagens da presente invenção aparecerão durante a descrição que a seguir se apresenta, apenas a título indicativo e que não tem por finalidade limitar o invento.
processo de impressão de um material da presente invenção, sobretudo destinado à realização de peças flexíveis, tais como bandeiras ou cortinas de mobiliário, processo esse pelo qual se decora um material com um motivo multicolor constituído por uma associação de formas elementares primárias, tais como formas geométricas de qualquer tipo, letras ou números, tendo, cada uma, uma cor primária, esse motivo multicolor sendo realizado previamente sobre um suporte provisório, a partir de tintas capazes de se transferirem sobre esse material por calor e pressão, é caracterizado pelo facto de:
- se constituir um rolo de base de folhas coloridas por empilhamento de uma ou várias folhas recobertas sobre uma face em camada de tinta sublimável comportando esse rolo pelo menos uma folha de cada cor primária necessária ao motivo multicolor final;
- se formarem por recorte simultaneamente sobre cada folha de rolo os contornos das formas elementares do motivo decorado em relação ao contorno externo do material a ser decorado, cada folha apresentando, então, todas identicamente zonas pré-recortadas correspondentes âs formas elementares do motivo final;
- se compor sobre um suporte provisório o motivo decorado multicolor por superposição e/ou justaposição das formas elementares primárias pré-recortadas, essas formas elementares primárias sendo retiradas na folha de cor primária correspondente;
- se transferir o motivo multicolor assim composto do suporte provisório sobre o material a ser decorado, mantendo-se em contacto íntimo por pressão esse suporte provisório e esse material, e aquecendo-se de tal maneira que haja sublimação das tintas e difusão marcada das tintas no materi al .
A presente invenção será compreendida melhor com a leitura da descrição seguinte acompanhada dos desenhos em anexo que fazem parte integrante da mesma.
A figura 1 representa uma vista frontal de um material acabado decorado segundo o processo da presente invenção.
A figura 2 mostra uma vista em corte de uma camada de base de folhas coloridas necessária para a aplicação do processo da presente invenção para a obtenção do material decorado representado na figura 1.
As figuras 3a a 3d mostram, em detalhes, a composição da camada representada na figura 2.
A figura 4 mostra uma vista em corte de uma outra fase do processo de impressão da presente invenção, mostrando a composição do motivo sobre o desenho, segundo a figura 1, antes de sua transferência sobre o material a ser desenhado.
A figura 5 mostra uma outra configuração de material acabado decorado segundo o processo de impressão da presente invenção.
As figuras 6a a 6c mostram a composição da camada necessária à aplicação do processo de impressão da invenção para a obtenção do material representado na figura
A figura 7 representa uma fase do processo da presente invenção, mostrando a composição do motivo multicolor, antes de sua transferência sobre o material para a obtenção da representação da figura 5.
A presente invenção visa um processo de impressão de um material pelo qual se desenha um motivo multicolor numa única impressão. Previamente à impressão, o motivo multicolor é realizado sobre um suporte provisório, a partir de tintas capazes de se transferirem sobre esse material por calor e pressão, técnica mais geralmente conhecida pelo especialista pelo nome de processo de impressão por sublimação ou sub1istática .
Assim, aplicando-se o processo de impressão da presente invenção, poder-se-á sobretudo decorar peças flexíveis, tais como cortinas de mobiliário ou bandeiras. As figuras 1 e 5 mostram duas realizações não limitativas dessas bandeiras realizadas segundo a invenção. Todavia, outros tipos de aplicações poderiam ser considerados, sem que para tanto se sais do âmbito da presente invenção.
A figura 1 mostra, por exemplo, a estética de uma bandeira constituída por um material flexível têxtil e cujo motivo multicolor é constituído por uma associação de formas elementares primárias, tais como formas geométricas de qualquer tipo, letras ou números, tendo, cada uma, uma cor primária.
Particu 1armente, a figura 1 mostra uma bandeira, cujo fundo (1) é colorido e que apresenta em lug_a res bem determinados formas elementares primárias, tais como uma estrela colorida (2) uma pastilha colorida (3) e uma letra colorida (4). Naturalmente, o fundo (1), a estrela (2), a pastilha (3) e a letra (4) apresentam cores diferentes, de forma a se distinguirem uma das outras, segundo critérios desejados pelo construtor ou pelo utilizador.
As diferentes cores que constituem o material decorado serão denominadas cores primárias, e haverá tantas cores primárias, quantas forem as cores ou tons no motivo multicolor final.
Nas figuras 1 a 4, que ilustram o processo de impressão de um material da invenção que vai ser descrito, utilizam-se quatro cores diferentes umas das outras marcadas nos desenhos por tracejados, mas isto não sendo de modo nenhum limitativo e poder-se-ia pensar seja num número de cores inferior ou num número de cores superior.
De acordo com o processo de impressão da presente invenção, praticam-se as seguintes quatro fases essenciais:
a) constitui-se um rolo de base (5) de folhas coloridas por empilhamento de uma ou, várias folhas (6) a (9) recobertas sobre uma face em camada de tinta subiimável; essa camada (5) comportando pelo menos uma folha de cada cor primária necessária ao motivo multicolor final.
No caso das figuras 1 a 4, a camada (5) é constituída por quatro folhas respectivamente (6) a (9) recobertas, cada uma, em camada com quatro tintas sublimáveis de cores diferentes, essas cores são respectivamente aquelas do fundo (1), da estrela (2), da letra (4) e da pastilha (3). Deve ser observado que, nesse estágio do processo, a
posição respectiva das cores não é importante, mas é,todavia, necessário, levar em conta isso, em função de certos imperativos descr i tos àba i xo ;
b) em seguida, formam-se, por recorte simultaneamente sobre cada folha (6 a 9) desse rolo (5), os contornos (10 a 13) das formas elementares (1) a (4) que constituem o motivo decorado final em relação ao contorno externo (14) do material a ser decorado; cada folha (6 a 9) apresentando então todas identicamente zonas pré-recortad.as correspondentes às formas elementares (1 a 4) do motivo final .
No caso representado, vêem-se nitidamente as diferentes zonas pré-recortadas correspondentes às formas elementares (1 a 4) do motivo final todas superpostas no rolo (5) na figura 2. Ao contrário, o rolo desenvolvido nas figuras 3a a 3d mostra respectivamente as diferentes folhas coloridas (6 a 9) sobre as quais foram praticados simultaneamente os recortes (10 a 13), cada folha representando todos os contornos (10 a 13) das formas elementares (1 a 4);
c) depois compõe-se sobre um suporte provisório, de dimensões superiores àquelas do material a ser decorado, o motivo decorado multicolor final, tal como sobretudo representado na figura 1, por superposição e/ou justaposição das formas elementares primárias (1 a 4) pré-recortadas, essas formas elementares primárias(l a 4) sendo retiradas nas folhas de cores primárias correspondentes respectivamente marcadas com (7), (9) e (8). Essa composição é sobretudo mostrada num modo de realização na figura
4;
d) enfim, transfere-se o motivo multidecora_ do (16) assim composto do suporte provisório (15) sobre o material a ser decorado (17). Para isto utiliza-se a técni-11-
ca tradicional, dita sub1istática, isto é, se mantém em contato íntimo por pressão esse suporte provisório (15) e esse material (17) e aquece-se de tal maneira que haja sublimação das tintas e difusão marcada das tintas no material (17), a fim de formar o motivo decorado final, tal como sobretudo representado na figura 1.
Além disso, de acordo com a presente invenção, para manter o posicionamento relativo das folhas (6 a 9) entre si, quando do recorte dos contornos (10 a 13) das formas elementares (1 a 4), prevêm-se sobre uma face de cada folha colorida (6 a 9) dispositivos para manter esse posicionamento.
Mais precisamente, num modo de realização preferencial, utiliza-se, para constituir esses dispositivos de manutenção do posicionamento relativo das folhas (6 a 9), um revestimento adesivo na superfície compatível com as tintas sublimáveis, resistente à pressão, ao calor e do tipo ret i ráve1.
Assim, esses revestimentos adesivos não serão prejudiciais, quando da transferencia e, mais precisamente, à migração dos corantes da folha suporte provisó( ria (15) emdirecção ao material (14). Por outro lado, eles facilitarão igualmente a separação das folhas coloridas (6 a 9) necessário quando da fase de composição sobre o suporte provisório (15) do motivo decorado multicolor por superposição e justaposição das formas elementares primárias (1 a 4) pré-recortadas.
Por outro lado, de acordo com a presente invenção, forma-se simultaneamente sobre cada folha (6 a 9) desse rolo (5) os contornos (10 a 13) das formas elementares (1 a 4) do motivo decorado em relação ao contorno externo (14) do material a ser decorado, por recorte ao laser do conjunto do rolo (5).
Todavia, poderia se pensar em utilizar uma outra técnica de recorte, tal como o recorte por ultrasons. Essas duas técnicas são geralmente conhecidas do técnico e des_ sa forma sobressaem do âmbito da presente invenção.
Todavia, é vantajoso utilizar um dispositivo de recorte com comando numérico que permitirá, por um lado, memorizar todos os contornos dp motivo decorado a ser realizado, segundo um modelo pré-estabe1ecido, depois, por conseguinte, reproduzir esses recortes indefinidamente e segundo desejo do operador.
Considerando-se a utilização do recorte por laser que em seu modo operatório deve ser resfriado e ventilado e, além disso, cria certas turbulências ao nível do recorte, será importante para a boa execução do processo da invenção manter corretamente as folhas coloridas (6 a 9) para evitar qualquer deslizamento relativo durante os recortes como descrito acima.
Por outro lado, deve ser observado que foram obtidos bons resultados, recortando-se o rolo ao dispositivo laser, apresentando-se o rolo (5) de tal forma que o raio laser ataque a face das folhas coloridas (6 a 9); oposta àquela recoberta de tinta sublimável. Além disso, isso terá a vantagem de reproduzir a imagem da bandeira e fica-se livre das dificuldades para reproduzir sua imagem invertida.
-13Além disso, segundo a potência do sistema de recorte, sobretudo no caso dc laser, poder-se-ão superpor vários rolos de folhas coloridas de base (5) cada um dos rolos estando apto a formar o motivo multicolor de um mesmo tipo de motivo final do material a ser decorado, e assim será recorlado simultaneamente o conjunto das folhas superpostas pelo raio laser. Dessa forma, observar-se-á vantajosamente que se poderá confeccionar rolos em vários exemplares para confeccionar séries de materiais decorados, de acordo com o processo da invenção.
Com um dispositivo de recorte ao laser comumente conhecido e comercia 1izado, poder-se-ão recortar até aproximadamente 250 folhas em uma só operação, o que poderá servir de base, por exemplo, para 50 bandeiras idênticas que apresentem um motivo decorado de cinco cores.
De acordo com a técnica descrita acima, deve ser observado que se pode, segundo as cores e as qualidades das tintas, proceder à composição do motivo decorado multicolor 16 (de) diferentes formas.
De maneira geral, de acordo com a presente invenção, compõe-se o motivo decorado multicolor 16 sobre o suporte provisório (15), retirando-se num rolo (5) as formas elementares (1 a 4), pré-recortadas do motivo final em cada folha colorida (6 a 9) de corprimária correspondente para constituir e formar por justaposição e/ou superposição das formas elementares pré-recortadas (1 a 4) as diferentes zonas coloridas do motivo final. Devido ao pré-recorte simultâneo do rolo (5), deve ser observado que as formas elementares são marcadas e se posicionam mutuamente de modo perfeito; assim o operador encarregado da composição não tem obrigação de recorrer a outras marcações separadas como é o caso, por exemplo, em serigrafia.
I
Além disso, de acordo com a invenção, para manter no lugar as diferentes formas (1 a 4) assim posicionadas, elas são fixadas sobre o suporte provisório (15), por intermédio de dispositivos adesivos que se apresen_ tarão vantajosamente sob a forma de um revestimento adesivo de constituição e propriedades idênticas àquelas utilizadas anteriormente para manter o posicionamento relativo das folhasnorolo.
De acordo com os caracteres dos pigmentos que formam as tintas subiistáticas coloridas e segundo os diferentes tons e cores, deve ser observado que certas regras de superposição deverão ser observadas para que determinadas cores ditas mais fortes não atravessem as cores ditas mais fracas.
Por exemplo, a cor amarela é facilmente atravessada e encoberta pelas cores mais escuras, como o preto, azul, o vermelho; nesses casos, será preciso evitar superpor formas elementares amarelas sobre outras formas mais escuras. Ao contrário, as formas elementares de cores escuras poderão ser superpostas a formas de cores mais claras, sem prejuizo.
Um exeiplo de composição, mostrando a justaposição e a superposição está representado na figura 4. Suponhamos que a forma elementar (2) seja de cor clara como sobretudo o amarelo, ela não será superposta a uma forma elementar (1) que seria de cor mais escura, como o vermelho, por exemplo, assim será retirada daí a zona pré-recortada na folha vermelha (6), que constitui o fundo da bandeira e ela será substituída pela forma elementar (2) da cor amarela correspondente ao motivo final.
-15Ao contrário, nos casos de cores mais escuras, não é obrigatório fazer a substituição das formas; pode-se, por exemplo, superpô-las como mostra a figura 4, a forma elementar (4) é superposta à forma elementar (1), da mesma forma que para a forma (3) em relação à forma (2).
Todavia, outras combinações poderiam ser consideradas e, em certos casos, poder-se-ia servir dessa compressão de cor para realizar inscrições.
A figura 5 mostra um material decora_ do, segundo um outro motivo multicolor.Esse material mostra sobretudo sobre um fundo uniclaro inscrições decores escuras.
De acordo com a qualidade e a cor das tintas, assim como as caracteristicas do motivo a reproduzir, poder-se-á decorar o material ou realizar formas primárias, interca1 ando-se uma ou umas folhas neutras (18) nesse rolo (5), essas folhas neutras (18) não apresentando tintas sublimáveis e constituindo uma barragem para as tintas entre as folhas de cores primárias , como (7 e 9) no caso da figura, para evitar a mistura dessas tintas.
Na figura 6 está representado um rolo (5) constituído, pelo exemplo, de duas folhas de cores primárias, uma clara marcada com (7) e a outra escura marcada com (9), e de uma folha intercalar neutra (18).
A finalidade da operação é, portanto, obter sobre um fundo claro (19) inscrições escuras (20). Viu-se que certas cores escuras atravessam as cores claras, e, assim, utilizar-se-á vantajosamente essa caracteristica para prever as inscrições (20).
Todavia, para evitar que as tintas mais escuras encubram completamente o fundo claro, intercalar-se-á, portanto, uma folha neutra (18), servindo de máscara e sobre a qual serão recortadas as inscrições (20).
Para a realização de uma bandeira, que mostre essas inscrições, como representadas na figura 5, proceder-se-á de forma idêntica ao método acima descrito, e, quando da transferência das tintas, as tintas escuras da folha primária (9) atravessarão a tela (18) ao nível dos recortes (20), depois virão dominar as cores da folha colorida mais clara (7) e, finalmente, constituirão as inscrições desejadas sobre o material (17) a ser decorado.
Deve ser observado que os recortes podem ser feitos simultaneamente em todo o rolo no qual se terá intercalado uma ou várnas folhas neutras (18). Todavia, quando de inscrições que apresentem recortes muito consideráveis, será vantajoso evitar fazer esses recortes em algumas dessas folhas (6 a 9) que compõem o rolo (5) e serão feitos apenas nas folhas neutras (18). Essa possibilidade sendo escolhida sobretudo pelo operador no momento da fabricação segundo os critérios requeridos pelo motivo decorado.
Uma vez o motivo decorado composto, segundo o processo da presente invenção, como mostra a figura 7, utiliza-se então a técnica tradicional conhecida dita sub 1 i stát ica .
Na realidade, transfere-se o motivo decorado multicolor (16) previamente estabelecido sobre o suporte provisório (15):
-ap1icando-se o suporte provisório (15) sobre o material a ser decorado (17);
-provocando-se a migração das tintas do suporte provisório (15) para o material (17) por aquecimento e pressão numa prensa de sublimação chata ou com calandras;
-dépois substituindo-se o suporte provisório (15) após a fase de transferência das tintas.
Deve ser notado que foram obtidos bons resultados, uti1izando-se pressões da ordem de 1 a 0 kg/m a uma temperatura compreendida entre 170 e 220 C, durante alguns segindos a vários minutos.
No caso de confecção de bandeiras, o material (17) a ser decorado é constituído por uma matéria flexível leve e muito resistente, como um tecido natural ou sintético neutró ou colorido, por exemploium tecido poliéster de 50 a 200 g/m2.
Todavia, o material poderia mais geralmente ser constituído por qualquer suporte capaz de fixar as tintas sublimáveis, Particu 1armente , poderia mesmo ser constituído por folhas de papelão ou folhas metálicas.
Naturalmente, outras aplicações da presente invenção, ao alcance do técnico, teriam podido ser consideradas, sem para tanto se sair do âmbito desta.

Claims (10)

  1. Iâ. - Processo de impressão de um material, sobretudo destinado à realização de peças flexj, veis, como bandeiras ou cortinas de mobiliário, processo esse pelo qual se decora um material com um motivo multicolor, constituído por uma associação de formas elementares primárias, como formas geométricas quaisquer, ou letras ou númeris tendo, cada uma, uma cor primária, sendo esse motivo multicolor realizado previamente sobre um suporte provisório, a partir de tintas capazes de serem transferidas sobre esse material por calor e pressão, caracterizado por:
    -se constituir um rolo de base de folhas coloridas por empilhamento de uma ou várias folhas recobertas sobre uma face em camada de tinta sublimável, comportando esse rolo pelo menos uma folha de cada cor primária necessária ao motivo multicolor final:
    -se formar por recorte simultaneamente sobre cada folha desse rolo os contornos das formas elementares do motivo decorado em relação ao contorno externo do material a ser decorado, apresentando cada folha então todas identicamente zonas pré-recortadas correspondentes às formas elementares do mot i vo final;
    -se compor sobre um suporte provisório o motivo decorado multicolor por sobreposição e/ou justaposição das formas elementares primárias pré-recortadas, sendo essas formas elementares primárias retiradas na folha de cor primária correspondente ;
    -se transferir esse motivo multicolor assim composto do su-
    I porte provisório sobre o material a decorar, mantendo-se em contacto intimo por pressão esse suporte provisório e esse material, e aquecendo-se de tal maneira que haja sublimação das tintas e difusão marcada das tintas no material.
  2. 26 * * 9. - Processo de impressão, de acordo com a reivindicação 1, caracterízado pelo facto de serem previstos sobre uma face de cada folha colorida, constituindo o rolo, dispositivos para manter o posicionamento relativo das referidas folhas entre si, quando se efectua o recorte.
  3. 3-. - Processo de impressão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se formarem simultaneamente sobre cada folha do referido rolo todos os contornos do motivo decorado e do material a ser decorado por recorte a laser do referido rolo.
  4. 4â. - Processo de impressão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se formarem simultaneamente sobre cada folha do rolo todos os contornos do motivo e do material a decorar por recorte a ultra-sons do referido rolo.
  5. 5â. - Processo de impressão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se sobreporem vários rolos de folhas coloridas de base estando cada um dos rolos apto a formar o motivo mu 11idecorado de um mesmo tipo de motivo final do material, e se recortar simultaneamente o conjunto das folhas dos referidos rolos sobrepostos.
  6. 6â. - Processo de impressão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se compor o motivo decorado multicolor sobre um suporte provisório retirando-se num rolo as formas elementares primarias recor-20- tadas em cada folha colorida primária para constituir e formar por justaposição e/ou sobreposição dessas referidas formas as diferentes zonas coloridas do motivo final, marcando-se o posicionando-se cada forma elementar perfeitamente devido ao pré-recorte simultâneo do referido rolo.
  7. 7a. - Processo de impressão, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por se fixarem as diferenÇes formas elementares primárias pré-recortadas sobre o suporte provisório, por intermédio de dispositivos adesivos .
  8. 8a. - Processo de impressão, de acordo com a reivindicação 1, caracterízado por, segundo a qualidade, a cor das tintas e as caracteristicas do motivo a ser reprodjj zido, se intercalar (em) uma ou várias folhas neutras no rolo, não apresentando essas folhas neutras tintas sublimáveis e constituindo uma barragem para as tintas das folhas de cores primárias assim separadas para evitar a mistura dessas tintas durante a transferência .
  9. 9a. - Processo de impressão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o material a ser decorado ser constituído por qualquer suporte capaz de fixar as tintas, tal como um tecido natural ou sintético.
  10. 10a. - Processo de impressão, de acordo com a reivindicação 2, caracterízado por os dispositivos para manterem o posicionamento relativo das folhas se apresentarem sob a forma de revestimentos adesivos compatíveis
    -21com as tintas sublimáveis, resistindo à pressão e ao calor e do tipo retiráve1.
    Lisboa, 25 de dunho de 1987
    J. PEREIRA DA CRUZ
    Agon‘3 CÍIcQI t': PrapriíJíi; Industrial RUA V1C7C+1 CC3D0N, 10-A, 1/ 1200 LISBOA
    FOLHA 1 (2 FOLHAS)
    FIG .1
    2 11 ΊΟ 1
    7 L·
    FIG.2
    FIG.4
    FOLHA 2 (2 FOLHAS)
    FIG 5
    FIG .7
PT8517187A 1987-06-25 1987-06-25 Processo de impressao de um material PT85171B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8517187A PT85171B (pt) 1987-06-25 1987-06-25 Processo de impressao de um material

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT8517187A PT85171B (pt) 1987-06-25 1987-06-25 Processo de impressao de um material

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85171A PT85171A (pt) 1989-06-30
PT85171B true PT85171B (pt) 1993-12-31

Family

ID=20084052

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8517187A PT85171B (pt) 1987-06-25 1987-06-25 Processo de impressao de um material

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT85171B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT85171A (pt) 1989-06-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0010319B1 (en) Kit for applying and a method of transferring a design from a transfer sheet to a fabric
US4652478A (en) Flock transfer sheet patch
US4564406A (en) Method of and means for combination design transfer and application of heat reactivatable adhesive
US20080050540A1 (en) Thermochromic display assembly
US5106305A (en) Picture making kit
JPH0311626B2 (pt)
JPH01157892A (ja) 物品の装飾方法
US4439202A (en) Embroidered transfer and method of making same
PT85171B (pt) Processo de impressao de um material
US2857698A (en) Water color picture
US1680819A (en) Printing device
US3625149A (en) Variable design printing means
US5727489A (en) Method of making a child's accessory
US3565005A (en) Device for permanently recording, by the application of pressure, multicolored informative markings
US4869165A (en) Silkscreen process for producing a design and proximate inscription
IE871572L (en) Printing on textiles
US1672512A (en) Method and apparatus for transferring colors
NO176191B (no) Fremgangsmåte for trykking av et materiale, spesielt ved fremstilling av myke og fleksible artikler som flagg eller prydforheng
KR910002368B1 (ko) 구형단추의 착색방법
GB2360250A (en) Printing whereby different images are discernable at different angles of view
JP2000144585A (ja) 昇華転写染色方法および昇華転写染色用紙
KR890000248B1 (ko) 직물지의 다중 색박 나염방법
JP3104369U (ja) スタンプセット
CA1188511A (en) Embroidered transfer and method of making same
JPS61112687A (ja) 捺染方法

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930621

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19951231