PT85005B - Processo para tornar estanque a agua uma estrutura hidraulica em betao compactado ou em aterro - Google Patents

Processo para tornar estanque a agua uma estrutura hidraulica em betao compactado ou em aterro Download PDF

Info

Publication number
PT85005B
PT85005B PT85005A PT8500587A PT85005B PT 85005 B PT85005 B PT 85005B PT 85005 A PT85005 A PT 85005A PT 8500587 A PT8500587 A PT 8500587A PT 85005 B PT85005 B PT 85005B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
membrane
scales
process according
fact
continuity
Prior art date
Application number
PT85005A
Other languages
English (en)
Other versions
PT85005A (pt
Original Assignee
Diddier Ledeuil
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Diddier Ledeuil filed Critical Diddier Ledeuil
Publication of PT85005A publication Critical patent/PT85005A/pt
Publication of PT85005B publication Critical patent/PT85005B/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02BHYDRAULIC ENGINEERING
    • E02B3/00Engineering works in connection with control or use of streams, rivers, coasts, or other marine sites; Sealings or joints for engineering works in general
    • E02B3/16Sealings or joints

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Revetment (AREA)
  • On-Site Construction Work That Accompanies The Preparation And Application Of Concrete (AREA)
  • Building Environments (AREA)
  • Road Paving Structures (AREA)
  • Lining And Supports For Tunnels (AREA)
  • Sanitary Device For Flush Toilet (AREA)
  • Curing Cements, Concrete, And Artificial Stone (AREA)
  • Aftertreatments Of Artificial And Natural Stones (AREA)
  • Investigation Of Foundation Soil And Reinforcement Of Foundation Soil By Compacting Or Drainage (AREA)
  • Forms Removed On Construction Sites Or Auxiliary Members Thereof (AREA)
  • Processing Of Solid Wastes (AREA)
  • Lubricants (AREA)
  • Underground Structures, Protecting, Testing And Restoring Foundations (AREA)
  • Underground Or Underwater Handling Of Building Materials (AREA)
  • Aeration Devices For Treatment Of Activated Polluted Sludge (AREA)

Description

Descrição do objecto co inverto que
DIDDIER LEDEUIL, francês, industrial, residente em 20, De Cios de l'Alizé, Avenue d'riaifa, 13008 MARSELHA, França, pretende obter err. Portugal para, PROCESSO PARA TORNAR ESTANQUE À ÁGUA
UMA ESTRUTURA HIDRÁULICA EM RETÃO
COMPACTADO OU EM ATERRO
Mod. /1-10 Uuu ex. - 4-86 presente invento diz respeito a ura processo para tomar estanque á água uma estrutura hidráulica em betão compactado cu em aterro com taludes a montante e rigidos (genero muro em escada).
Por razoes económicas, há actualmente tendência para realizar obras hidráulicas tais como barragens por meio de betão compactado (betão armado Roller). A realização de barragens em betão compactado, tem sido objecto de numerosas publicações e, em particular, duma comunicação de o ACI Committee 207 publicado no ACI Jornal (1980 - Julho/ Agosto, pp. 215-235).
Parece, no entanto, que o corpo de barragens em betão compactado pode apresentar uma permeabilidade excessiva ã água, sobretudo ao nível de reparações entre camadas sucessivas. Esta permeabilidade pode conduzir, a longo prazo, a um ataque do cimento constituinte do betão, sobretudo em presença de água de natureza agressiva.
A fim de obviar a este inconveniente, foram já p.ropo^
Ινωα. ! i - íu uuu ex - 4-ub tos diversos meios pare tornar impermeável a fsce de tais obras que está em contacto com a água.
Deste modo, propôs-se (Concrete Internaticnal 1964, Maio, p. 42, ENR 1983, 24 de Fevereiro p. 35) revestir esta face de elementos verticais em betão prefabricado e cavilhados no compacto. Contudo, a eficácia desta técnica é limitada pela longevidade das fixações. Além disso, esta técnica dificilmente permite assegurar uma estanaueidade das juntas, particularmente das juntas horizontais.
Foi, igualmente proposto (Highway & Heavy Cnnstructior., 1985, Janeiro, p. 39) colocar nesta face uma camada de betão clássico. No entanto, este betão é submetido a uma fissuração que á aumentada pela ausência de juntas de contracção. Tendo em conta a sua espessura reduzida, esta preparação, é além disso, submetida a uma filtração de elevado grau que é tanto mais prejudicial quanto mais agressiva fôr a água retida.
Foi ainda proposta (Concrete International 1983, Março, p. 21) recobrir esta face por uma chapa de ácido inoxidável, mas essa solução revela-se muito onerosa.
Por último, foi proposto assegurar esta impermeabilização por aplicaçao nesta face duma membrana continua de borracha de butilo reforçada (ibid fig. 3). A realização, a colocação e a manutenção no lugar duma tal membrana, contínua coloca todavia, sérios problemas, e esta solução desde logo não foi proposta se não a titulo indicativo. Foi agora aperfeiçoado um processo económico para tornar estanque à água a face a montante duma tal estrutura por montagem sobre esta face duma membrana em matéria plástica impermeável.
-2Mod. 71- 10 000 ex. - 4-86
58.14 3 T(yuKfâ8t mtc/ef /
/ presente invento diz respeito, além disso, a um processo para tornar estanque à água, entre outras, uma estrutura hidráulica em betão compactado, tal como uma barragem, na qual se dispÕe sobre a face da estrutura em contacto com a água, uma membrana impermeável que se caracteriza pelo facto de se realizar a referida membrana por séries sobrepostas de escamas em matéria plástica, ligadas entre si lado a lado e fixadas na estrutura por dispositivo de fixaçac verticais que permitem um movimento eventual das escamas e proporcionando microfissuras regulares repartidas na estrutura. Utilizar-se-á na presente descrição a palavra GEOSELLS para designar um conjunto de materiais trabalhados e montados estando a palavra escama reservada somente ã face a montante.
Numa forma de realização preferida do processo segunde o invento as fixações lado a lado das escamas podem ser van tajosamente completadas por cimento de cobertura de juntas espesso, soldadas e dispostas do lado da estrutura.
As GEOSELLS em matéria plástica, podem ser de qualquer forma geométrica, sendo contudo, preferida a forma rectangular. Por razões práticas de realização, de manutenção e de colocação, prefere-se geralmente que estas escamas de forma rectangular apresentem uma espessura de 1 a 50 mm, de preferência de 2 a 30 mm, uma largura de 2 a 8 m, de preferência de 2 a 4 m, e uma altura de 1 a 6 m, de preferêr. cio de 1 a 2 m.
As GEOSELLS podem ser efectuadas a partir de qualquer material plástico impermeáve ã água. Prefere-se, todavia, realizar estas a partir de resinas ã base de cloreto de vinilo e de poliolefinas. Por resinas à base de cloreto de vinilo, entendem-se os polímeros e copolímeros cue contêm pelo menos 50% em peso de unidades monoméricas deriva-31
53.145
Mod. í I - IU uuu ex. - 4-(56 ;3 JUN.1987KTC/EL __ /
das do cloreto de vinilo, sendo preferido o policloreto de vinilo. Por poliolefinas, entendem-se os polímeros e copolímeros contendo pelo menos 50% em peso de unidades monoméricas derivadas duma olefina contendo de 2 a 3 átomos de carbono na sua molécula, sendo preferido polietileno de ele vada densidade. É sabido que o material que constitui as GEOSELLS pode conter aditivos habituais tais como estabilizantes e nomeadamente agentes anti-UV e agentes reforçantes.
No processo segundo o invento, mostra-se vantajoso assegurar uma drenagem por trás da membrana impermeável cone tituida pelas escamas em matéria plástica. Esta drenagem faz parte das GEOSELLS.
Esta drenagem pode ser assegurada por colectores verticais dispostos ao longo da estrutura na proximidade da membrana e espaçados entre si,por exemplo, de 1 a 2 m. Estes colectores podem, com vantagem, ser efectuados como será explicado mais adiante quando da fixação vertical das escamas.
De preferência, cada colector ressalta individualmente na galeria colectora o que permite localizar de maneira precisa qualquer zona eventualmente defeituosa.
Segundo um modo de realização que se prefere, esta drenagem é igualmente assegurada interpondo-se um géotextil entre a estrutura e a membrana.
Vantajosamente este geotextil reveste os dispositivos de fixaçao verticais das escamas que serão descritos ulteriormente, está compreendido na expressão GEOSELL.
Geotextil assegura tres funções vantajosas.
53.143
MTC/ΞΡ
99-ν - χθ ηοη οι - 11 ·ροπ
- dessolidarizaçao entre a membrana e a estrutura no sentido vertical;
- recuperação das águas ou dos gases e trânsito para os colectores,
- absorpção elástica dos embates eventuais nas escamas .
De preferência, o géotextil é fixado localmente sobre a membrana durante a execução; dessolidariza as escamas e os dispositivos de fixação, após o aterro da massa a estancar e permite a salvaguarda dos drenos no momento da injecção eventual para uma utilização em espessura dupla. A fixação vertical das escamas é efectuada de maneira a deixar à membrana impermeável uma possibilidade de deslocação vertical e a induzir microfissuras na região superficia da estrutura, a fim de evitar a necessidade de prever juntas de dilotação por corte na estrutura de betão compactado
Segundo um modo de realização que é preferível, a fixação vertical das escamas é efectuada com intervalos, por exemplo, de 1 a 2 m e de maneira a assegurar, ao mesmo tempo, a formação de colectores verticais de drenagem. Para este efeito, e segundo uma primeira forma de realização, vantajosa, a fixação vertical é assegurada por meio de placas ligadas ortogonal e verticalmente na face das escamas em relação ã estrutura sendo as ditas placas inseridas na estrutura, estando prevista uma canalização de drenagem ao nível das placas (tubo plástico cortado em dois longitudinalmente e fixado à. placa, perfil cilíndrico perfurado soldado ã placa, etc.). As placas prolongam-se em toda a altura das escamas e os dispositivos de fixação verticais das escamas sobrepostas, são efectuadas de tal maneira que as canalizações constituem colectores verticais de drenagem contínuos.
58.1Δ3
MT3/EP
Μου. /ΐ'ΐυ υυυ ex. - 4-db
Esta forma de realização apresenta além disso a vantagem de favorecer a abertura da microfissuração desejada de maneira uniformemente repartida. Os perfis tubulares podem, vantajosamente ser equipados dum perfil de lado saliente na sua geratriz oposta ãs faixas ortogonais de manei, ra a favorecer a microfissuração entrando esta lâmina igual, mente na denominação GEOSELL.
Por outro lado, torna-se vantajoso prever, ao nível das placas, um tubo que permite a injecção numa zona que apresenta defeitos. A largura das placas é geralmente de 100 a 500 mm e, de preferência, de 200 a 400 mm.
Os elementos que constituem os dispositivos de fixação verticais são, de preferência, efectuados num material idêntico o que constitui as escamas de maneira a favorecer a sua colocação prévia escamas por exemplo por soldadura.
géotextil interposto entre as escamas e a estrutura deve circundar os dispositivos de fixação verticais, segundo uma espessura e um sistema (complexo géotextil) idêntico, a fim de evitar pela compressão devida â água a montante ou aos embates qualquer risco de concentração de contrac ç o e s.
As escamas que constituem a membrana são, de preferência, igualmente mantidas no seu lugar através de dispositivos de fixação horizontais constituídos por pelo menos uma unha soldada horizontalmente em frente da estrutura e fazen do parte integrante da GEOSELL e a referida unha que está selada na estrutura trabalha em cisalhemento de maneira a retomar o peso das GEOSELLS. Em geral, dispoem-se as unhas ao abrigo do tubo de fixação podendo estas então servir de reforço de rigidez á GEOSELLS.
-658.143
MEC/EP '3 >1987^
à / ' VA face das GEOSELLS em contacto com a água pode com vantagem, ser protegida por uma camada de betão de resina (de 30 a 60 mm de espessura) de modo, especialmente, a reforçar a sua resistência aos embates, que podem ser, por exemplo, ocasionados por corpos flutuantes. Segundo um processo vantajoso e se a matéria constitutiva o permitir (por exemplo, com polietileno de alta densidade) coloca-se a quente (seguido de um arrefecimento) cascalho, ou, mesmo, madeira o que favorece a fusão local donde resulta uma incorporação parcial. Uma tal ladrilhos do suporte protecçã o integrada faz parte da GEOSELL e completa-se em valor estético, assim como em protecção contra os raios ultravio letas (u.v).
Mod. 71-10 UUU ex. - 4-86
Na altura da realização da membrana, em conformidade ao processo de acordo com o invento, asGeosellssão colocadas a medida da montagem em estratos da estrutura e podem com vantagem servir de cofragem perdida. As Geosells são dispostas, de preferência, como suportes tipc cofragem inclinada,fixadas na estrutura através das Geosells inferiores já colocadas, com o auxilio de instrumentos de expan são aqui chamadas Geotools. Estes instrumentos, segundo este processo vantajoso, não existem no mercado. Sao do tipo de expansão e penetram em cada tubo de C-eosells, favorecendo um bloqueio em seguida uma centragem e, finalmente permitem regular a colocação da nova Geosell criando deste modo, a estrutura estanque, que é objecto do presente in vento.
para permitir a colocação em contínuo das escamas e do aterro em betão compactado, é possível, quer seja ater rar por zonas, que terminam em camadas em afuniladas cuer, seja aterrar em contínuo mas com um ligeiro declive. As reparações entre camadas, não são já um real problema, uma
55.143
KTC/EF
Μου. /1-10 UuU ΟΧ. - 4-tíb vez cue o molde a montante é estanque e possui uma imensa capacidade drenante associada. Trata-se aí duma vantagem importante associada a este novo processo. As reparações terão, por consequência mais um carácter mecânico (desprendimentos possíveis e aleatórios do que um carácter de continuidade, aliás imposto habitualmente como o é também a estanauecidade. 0 processo conforme o invento, é, além disso ilustrado através das figuras dos desenhos anexos, fornecidas unicamente a titulo ilustrativo, e nos quais:
- A figura 1 é uma vista parcial, em perspectiva, duma estrutura em betão compactado, equipada com uma membra na impermeável obtida em conformidade com o processo de acordo com o invento montagem em multiplacas, através de alta frequência ou através de indução, com incorporação duma rede metálica ou PVC, ou através de qualquer outro processo de soldadura ou, mesmo, de colagem, segundo os materiais constitutivos:
- A figura 2, é uma vista ampliada da parte A da figura
- A figura 3, gura 1;
é uma vista ampliada da parte 3 da fi- Ã figure 4, é uma vista do conjunto de realizaçao pera a parte 5 da Figura 1;
- k figura 5, é uma vista de origem da ferramenta GFOTOOL que compreende um corte horizontal do sistema came-expansão;
- A figure 6, é um exemplo de aplicação da estrutura que permite ver a colocaçao, conforme um processo distinto em plataforma e aplicável em galerias ou outros (paredes
-810
53.143
KTO/Zr / / de sustentação ou de construção).
Assim como se ressalta da Figura 1 a estrutura 1 em betão compactado é revestida na sua face em contacto com a água de uma memtrana impermeável 2 constituída por séries de Geosells em matéria plástica com interposição· de um géotextil 4. Tal como ressalta mais particularmente na figura 2, as Geosells estão fixadas entre si por soldaduras em continuidade 5 em coberturas de juntas de cimento espesso 6, soldadas na própria origem quer seja por ponta de aquecimento penetrante 7, quer seja por soldadura a alta frequência que aquece uma inclusão metálica ou em FVC S.
Νιοα. /1-10 υυυ ex - 4-ob
Continuando na Figura 2, pode-se ver inclusões de cascalho 9.
A fixação horizontal das Geosells é efectuada pelas unhas esticadoras 10 colocadas no topo das faces 11 equipadas em orifícios de fixação 12 e que torna solidário o tubo 13 com a membrana 2.
Num tubo com punho para injecções eventuais pode ser colocado em 14 e beneficiar de una aderência protectora em dupla espessura 15 do complexo géotextil 4.
Segundo um modo de realizaçao ilustrado pelas figuras 1 e 4 fixação vertical das Geosells 3 está assegurada por perfis tubulares 13 que asseguram a drenagem e fixados verticalmente nas escamas 2 pelas faixas 11 ortogonais ás escamas 2.
As fixações entre as escamas 2, as faixas 11 e os per fis tubulares 13 estão assegurados por soldadura. 0s perfis tubulares 13 e as faixas 11 são inseridos na estrutura 1 quando da sua colocação.
-9-3 M1987
Geotextil 4 rodeia completamente os dispositivos de fixação verticais de maneira a assegurar uma dessolidarização parcial entre a estrutura 1 e a membrana constituída pelas escamas 2. Perfis de lado saliente 16 sao fixados por grampeamento às extremidades dos dispositivos de fixação verticais rodeados pelo géotextil 4. Quando da colocação das Geosells sucessivas, convém igualmente assegurar o alinhamento dos perfis tubulares 13 entre as Geosells sobrepostas de maneira a constituir colectores de drenagem vertica i s.
alinhamento dos perfis tubulares 13 é efectuado ao mesmo tempo que a colocação das Geosells sucessivas uma vez que o instrumento Geotool 20 representado na figura 5 permite a centragem de continuidade ao mesmo tempo que o bloqueio na parte baixa já no seu lugar. Estas acções sao realizadas a partir do corpo tubular 17 e do patin de expan sao 18 que permite a centragem na reparaçao e fixando-se na ordem de 1 m no interior da estrutura 1 no lugar. A expansão efectuada por meia volta de um eixo contendo duas carnes 19, um sistema de mola. de chamada 23 permite a saída do instrumento depois de estabilização do aterro que torna prisioneira a Geosell. Fendas de drenagem 21 são efectuadas por corte e têm uma capacidade calculada em função das imensas capacidades do tubo 13. Na parte elevada do Geotool 2C, um sistema de dois parafusos 22 permite a regulação da nova Geosell colocada no lugar. Cs orifícios 12 deixados nas faces 11 permitem, além das manutenções cu dos engates diversos, realizar com o auxilio de tubos plásticos dispositivos de fixação fáceis para as grelhas denominadas Geogrilles, em caso de util izaçao de aterro reforçado por Geogrilles. 0 uso dos Geogrilles por qualquer aterro pode ser imposto na superfície com o fim de evitar qualquer possibilidade de fissuraçao.
-1010
5S.145
n.tc/fp
Segundo a figura 6 é vantajoso reduzir a acção duma estrutura esticando os taludes deixando liberdade à estrutura estanque.
Ê mesmo vantajoso utilizar nas fundações flexíveis um aterro fléxivel(Texsol ou outro aterro reforçado pelas Geogrilles) utilizando um tubo de fixação e os orificios situados nas faces 11 em vez de, ou com uma estrutura em betão compactado.
Citar-se-ão outros exemplos específicos de utilização do processo segundo o invento, e que são numerosos, tais como :
- Forro de ringue de patinagem (com drenagem de gás);
Mod. 71 - 10 000 ex. - 4-86
- revestimento interno de galerias (drenagem, continuidade de estanquicidades, nivelador vantajoso permitindo a elasticidade a conservação de estanquicidade sobretudo em maus terrenos)
- confecção de paredes anticísmicas, para casas ou imóveis, soldadas em’continuidade e com pouco enchimento (polioretano expandido ou betão ligeiro ...)
- paredes de sustentação (aspecto ornamentado e drenagem)
- construção de piscinas com nhos colocados na fábrica a quente da nas Geosells);
coberturas em quadradinas Geosells (integra35
- recolocaçao de preparações em cima de barragens.
Ο deposito do primeiro pedido desta patente foi efectn ado em França em 3 de Junho de 1986 sob o n~. 86 08.086.

Claims (14)

  1. - REIVINDICAÇÕES 20 lã.- Processo para tornar estanque á água uma estrutura hidráulica em betão compactado tal como uma barragem na qual se dispõe na face da estrutura em contacto com a água, uma membrana impermeável caracterizado pelo facto de se efectuar a dita membrana (
  2. 2) por séries sobrepostas, de conjuntos de materiais trabalhados e montados em matéria plástica espessa que apresenta escamas (3) encaixadas em conjunto em seguida soldadas em continuidade e fixadas na estrutura (1) por dispositivos de fixação verticais (11) e (13), separados de (1) por um complexo géotextil (4), permitindo um movimento eventual das escamas (3) e proporcionando microfissuras regularmente repartidas na estrutura (1).
    Rã.- Processo segundo a reivindicação 1, caracterizado pelo facto da dita matéria plástica apresentar uma espes sura de 1 a 50 mm, de preferência de 2 a 30 mm.
  3. 3ã.- Processo segundo a reivindicação 1 ou 2, cara35 cterizado pelo facto dos conjuntos de escamas (3) após o encaixe de continuidade, serem soldados entre si na face interna do lado da estrutura (1) num suporte espesso.
  4. 4ã.- Processo segundo a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizado pelo facto dos conjuntos de escamas (3) serem efectuados a. partir duma poliolefina de grande resistência elástica ou qualquer outro produto semelhante resistente à fadiga e pelo facto de as soldaduras 5 ou 7 poderem ser obtidas por alta frequência ca ou em PVC (8).
  5. 5-.~ Processo segundo
    4, caracterizado pelo facto pesso, contínuo e drenante que aquece uma inclusão metáliqualouer das reivindicações 1 a de se interpor um complexo esompreendendo um. géctextil (4) dessolidarizando a membrana (2) da estrutura (1).
  6. 6ê.- Processo segundo qualquer das reivindicações
    1 a 5, caracterizado pelo facto de assegurar além disso uma fixação ho^rizontal da membrana (2) pelo menos por meio de uma unha (10) soldada horizontalmente no topo das faces (11) de cada, conjunto de escamas (3) trabalhando a dita unha (10) selada na estrutura (1) em cisalhamento relativo.
  7. 7§.- Processo segundo qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de se assegurar a fixação vertical da membrana (2) por meio de perfil tubulares (13)
    Mod. /1- 10 000 ex - 4-86 que asseguram a drenagem e fixados verticalmente na face dos conjuntos de escamas (3) voltada para a estrutura (1) através de uma faixa ortogonal (11).
  8. 8§.- Processo segundo a reivindicação 6,caracterizado pelo facto de se assegurar a fixação vertical da membrana (2) por intermédio de instrumentos (20) que garantem, pelo seu sistema de expansao, o bloqueio, a centragem e a regulação dos conjuntos de escamas (3) a colocar em cada nível.
  9. 9-.~ Processo segundo a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de se prever igualmente ao nível das placas (11), um tubo (14) que permite a injecção duma zcna apre30 sentando defeitos, sendo o tubo de drenagem (13) protegido da injecção por um géotextil colado em (11).
    105,- Processo segundo a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de se colocar um perfil (16) que apresenta um lado saliente no perfil tubular (13) revestido de géotextil .
  10. 11-.- Processo segundo qualquer das reivindicações
    1 a 10 caracterizado por se aplicar uma camada de um betão de resina ou um outro revestimento tal como cascalho a
    -1310
    Mud. /1 - ιυ υυυ ex. - 4-86
    -3 M«87
    58.143
    KTC/EP CaA__----7V /
    avente (9) ou eventualmente ladrilhamento ou mesmo madeira na face da membrana (2) em contacto com a água.
  11. 12ã.~ Processo segundo qualquer das reivindicações
    1 a 11, caracterizado pelo facto dos conjuntos de escamas
    3 serem colocados por estratos à medida da montagem da estrutura (1) e serem explorados enquanto cofragem perdida, ccm utilização de instrumentos 20.
  12. 13ã.- Processo segundo qualquer das reivindicações
    1 a 12, caracterizado pelo facto da estrutura (1) poder ser um aterro tornado rígido por um ligante diferente de cimento ou seus derivados (betão compactado) tal como resinas ou mesmo têxteis que criam uma estrutura mais adaptável a fundações flexíveis podendo o dito aterro ser também reforçado por meio de redes.
  13. 14^.- Processo segundo as reivindicações 1 a 5,caracterizado pelo facto de a fixação descrita nas reivindicações 6 ou 7 poder ser substituída em plataformas em parede ou em estrutura de galeria, por um tubo de drenagem em continuidade sem utilização de instrumentos (2C) e com disposi ções horizontais ou mesmo curvas.
  14. 15-.- Processo segundo a reivindicação 14, caracterizado pelo facto das soldaduras de continuidade (5) poderem ser efectuadas no exterior da estrutura (2) isto é no lado da água, sempre no suporte (6) espesso com alisamento a frio da superfície.
PT85005A 1986-06-03 1987-06-03 Processo para tornar estanque a agua uma estrutura hidraulica em betao compactado ou em aterro PT85005B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8608086A FR2599400B1 (fr) 1986-06-03 1986-06-03 Procede pour rendre etanche a l'eau une structure hydraulique en beton compacte ou en remblais

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT85005A PT85005A (pt) 1988-07-01
PT85005B true PT85005B (pt) 1993-07-30

Family

ID=9336015

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT85005A PT85005B (pt) 1986-06-03 1987-06-03 Processo para tornar estanque a agua uma estrutura hidraulica em betao compactado ou em aterro

Country Status (20)

Country Link
US (1) US4913583A (pt)
EP (1) EP0248725B1 (pt)
JP (1) JPS62291309A (pt)
CN (1) CN1012380B (pt)
AT (1) ATE56061T1 (pt)
AU (1) AU592644B2 (pt)
BR (1) BR8702818A (pt)
CA (1) CA1284890C (pt)
DE (1) DE3764542D1 (pt)
ES (1) ES2018282B3 (pt)
FR (1) FR2599400B1 (pt)
GR (1) GR3001115T3 (pt)
MA (1) MA20995A1 (pt)
OA (1) OA08607A (pt)
PT (1) PT85005B (pt)
RU (1) RU2060319C1 (pt)
TN (1) TNSN87076A1 (pt)
TR (1) TR23814A (pt)
YU (1) YU101887A (pt)
ZA (1) ZA873751B (pt)

Families Citing this family (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2666271B1 (fr) * 1989-12-15 1999-02-05 Rene Hutt Procede de fabrication d'un liant a base de mousse.
FR2656018B1 (fr) * 1989-12-15 1994-05-13 Ledeuil Emile Procede de realisation de remblais d'agregats dont la cohesion est obtenue par des liants a base de mousses.
IT1248825B (it) * 1990-05-29 1995-01-30 Sibelon Srl Metodo per la protezione di dighe, con disidratazione per condensazione e drenaggio, non in pressione, dell`acqua presente nel corpo diga.
IT1272902B (it) * 1995-01-13 1997-07-01 Sibelon Srl Sistema per formare sott'acqua rivestimenti impermeabili protettivi di opere idrauliche
US6108972A (en) * 1998-02-23 2000-08-29 Solis; George Patrick Apparatus for and methods of bracing soil, retaining water, and blocking roots
US6053662A (en) * 1998-05-27 2000-04-25 Ppel Joint Venture Panel assembly for RCC dam and construction method
WO2004071159A2 (en) * 2003-02-10 2004-08-26 Edward Mccoy System and method for draining soil profiles
CN100383344C (zh) * 2005-11-13 2008-04-23 中国水电顾问集团华东勘测设计研究院 一种面板堆石坝周边缝止水结构的施工方法
EP1790776B1 (en) 2005-11-23 2016-04-27 Carpi Tech B.V. Method for waterproofing and draining off infiltrated water in hydraulic structures
TW200932998A (en) * 2008-01-24 2009-08-01 Ke-Jian Yu Method of forming retaining wall for water and soil conservation and retaining plates
US8579552B2 (en) * 2008-01-24 2013-11-12 Kei-Chien Yu Ecological board and its applications
CN101684643B (zh) * 2008-09-05 2012-05-23 西北农林科技大学 粉煤灰合成渠道接缝材料在潮湿界面或在水中施工的应用
RU2486308C1 (ru) * 2011-12-22 2013-06-27 Государственное научное учреждение Поволжский научно-исследовательский институт эколого-мелиоративных технологий Российской академии сельскохозяйственных наук Способ герметизации разрушений в гидротехнических сооружениях под поверхностью воды
CN102839636A (zh) * 2012-09-06 2012-12-26 中国水利水电科学研究院 混凝土坝的自反滤式防渗系统及其施工方法
CA2870715C (en) 2013-11-11 2015-10-20 Hydrogard, LLC System and method for waterproofing below-grade wall structures
MY180410A (en) * 2014-07-31 2020-11-28 Carpi Tech Bv Method, waterproof liner and waterproof panels for installation in basins and canals
RU2609437C2 (ru) * 2015-10-26 2017-02-01 Олег Андреевич Баев Противофильтрационное крупнотоннажное покрытие
CN106759117A (zh) * 2017-01-19 2017-05-31 中国电力建设股份有限公司 一种用于面板堆石坝坝面的防渗结构及其施工方法
CN109826158A (zh) * 2019-03-11 2019-05-31 中建四局第一建筑工程有限公司 一种室内运河蓄水设施防水层的制作方法及结构
CN110541336A (zh) * 2019-09-11 2019-12-06 上海缘界体育发展有限公司 一种越野赛道坡面节点的结构及其施工方法
CN112759315B (zh) * 2020-12-21 2023-01-20 中国水利水电第九工程局有限公司 一种复杂气候条件下碾压砼vc值动态控制的施工方法
CN113957768B (zh) * 2021-11-01 2023-07-18 广东丰能环保科技股份有限公司 一种预制型运动面层及其成型工艺
CN114541330A (zh) * 2021-12-16 2022-05-27 四川恒高新型建材有限公司 一种碾压混凝土(rcc)表面辅助防渗涂料制备和施工方法

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1879430A (en) * 1931-06-02 1932-09-27 Fred A Noetzli Dam and method of constructing the same
US2128681A (en) * 1937-12-16 1938-08-30 Richard T Logeman Facing for retaining structures and method of forming same
US3680319A (en) * 1970-09-17 1972-08-01 Phillips Petroleum Co Liquid impounding structure
DE2049240A1 (de) * 1970-10-07 1972-04-13 Gerd Leschus Kunststoff-Fabrik, 5600 Wuppertal Abdichtungsbahn für Bauwerkszwecke
AU462130B2 (en) * 1971-11-02 1975-06-19 M. Box Theodor Unitary structural panel
DE2221716A1 (de) * 1972-05-04 1973-11-15 Dynamit Nobel Ag Verfahren zur abschottung von lose verlegten kunststoffdichtungsbahnen auf bauwerken, insbesondere im tiefbau
AT361856B (de) * 1974-12-17 1981-04-10 Heilmann & Littmann Bau Ag Geschuetteter erddamm und verfahren zu seiner herstellung
DE2557292C2 (de) * 1975-12-19 1985-01-17 Dynamit Nobel Ag, 5210 Troisdorf Auskleidung von Betonrohren mittels flächiger Kunststoffdichtungselemente
DE2734514C2 (de) * 1977-07-30 1984-02-02 Wayss & Freytag Ag, 6000 Frankfurt Fugenkonstruktion für die Bewegungsfuge im Anschlußbereich der Wand an die Sohle eines vorgespannten Flüssigkeitsbehälters aus Beton
DE2808304A1 (de) * 1978-02-27 1979-09-06 Koezlekedesi Es Metro Epito Va Konstruktion zur isolierung von aus beton gefertigten, insbesondere unterhalb der erdoberflaeche angeordneten bauwerken sowie verfahren zur herstellung der konstruktion
US4525960A (en) * 1984-01-30 1985-07-02 Owens-Corning Fiberglas Corporation Basement wall insulating and waterproofing system and method
US4659252A (en) * 1985-09-04 1987-04-21 Parrott, Ely And Hurt Consulting Engineers, Inc. RCC dam construction and method

Also Published As

Publication number Publication date
FR2599400A1 (fr) 1987-12-04
FR2599400B1 (fr) 1991-04-05
AU7344587A (en) 1987-12-10
CN1012380B (zh) 1991-04-17
TNSN87076A1 (fr) 1990-01-01
AU592644B2 (en) 1990-01-18
BR8702818A (pt) 1988-03-01
ZA873751B (en) 1987-11-23
JPS62291309A (ja) 1987-12-18
CN87104677A (zh) 1987-12-16
EP0248725B1 (fr) 1990-08-29
JPH052049B2 (pt) 1993-01-11
TR23814A (tr) 1990-09-13
PT85005A (pt) 1988-07-01
OA08607A (fr) 1988-11-30
ES2018282B3 (es) 1991-04-01
CA1284890C (en) 1991-06-18
RU2060319C1 (ru) 1996-05-20
MA20995A1 (fr) 1987-12-31
DE3764542D1 (de) 1990-10-04
EP0248725A1 (fr) 1987-12-09
US4913583A (en) 1990-04-03
YU101887A (en) 1990-12-31
GR3001115T3 (en) 1992-05-12
ATE56061T1 (de) 1990-09-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT85005B (pt) Processo para tornar estanque a agua uma estrutura hidraulica em betao compactado ou em aterro
US4335548A (en) Insulating skirt
KR100416570B1 (ko) 수압구조물에대한불투과성보호막제작방법
CN106703084A (zh) 地下室平立面结构交接处施工缝结构防水处理方法及系统
CN106836516B (zh) 一种卫生间管道集成防水底盘
CN110878700A (zh) 一种隧道防水结构及其施工方法
US20130029410A1 (en) Digester tank for a biogas plant
CN107524174A (zh) 一种设有遇水膨胀止水条的连续墙工字钢接头
CN112081143B (zh) 一种顶板变形缝防排结合的防渗漏施工方法
CN213477425U (zh) 一种女儿墙泛水结构
CN112854211A (zh) 一种用于抗浮锚杆锚固端钻孔孔洞防水封堵施工方法
RU2757514C1 (ru) Гидроизоляционная шпонка
CN114182901B (zh) 一种伸缩缝防水修缮施工方法及其修缮结构
JPH06235224A (ja) 台形処置法
US4304084A (en) Method of constructing a building
CN1139718C (zh) 地下工程经络防排水结构及施工方法
CN108071197A (zh) 屋面超能防水结构及施工方法
RU175404U1 (ru) Несъемная опалубка для фундаментов
RU2057848C1 (ru) Здание или сооружение, возводимое на пучинистых грунтах
CN214461869U (zh) 一种屋面防水结构
CN213268012U (zh) 一种施工缝防水结构
CN218265226U (zh) 一种消防水池防水结构
CN217537373U (zh) 一种用于地下室外墙施工缝的止水结构
CN210238954U (zh) 一种装有避雷针的女儿墙保温结构
CN219197361U (zh) 一种寒区运营隧道衬砌渗水处治结构

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930108

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940731