PT84582B - Processo aperfeicoado de construcao de moradias - Google Patents

Processo aperfeicoado de construcao de moradias Download PDF

Info

Publication number
PT84582B
PT84582B PT84582A PT8458287A PT84582B PT 84582 B PT84582 B PT 84582B PT 84582 A PT84582 A PT 84582A PT 8458287 A PT8458287 A PT 8458287A PT 84582 B PT84582 B PT 84582B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
concrete
process according
mesh
lead
reinforcement
Prior art date
Application number
PT84582A
Other languages
English (en)
Other versions
PT84582A (pt
Original Assignee
Moises Alvarez Yela
Byrne Francisco Valcarcel
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Moises Alvarez Yela, Byrne Francisco Valcarcel filed Critical Moises Alvarez Yela
Publication of PT84582A publication Critical patent/PT84582A/pt
Publication of PT84582B publication Critical patent/PT84582B/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04HBUILDINGS OR LIKE STRUCTURES FOR PARTICULAR PURPOSES; SWIMMING OR SPLASH BATHS OR POOLS; MASTS; FENCING; TENTS OR CANOPIES, IN GENERAL
    • E04H1/00Buildings or groups of buildings for dwelling or office purposes; General layout, e.g. modular co-ordination or staggered storeys
    • E04H1/02Dwelling houses; Buildings for temporary habitation, e.g. summer houses
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04BGENERAL BUILDING CONSTRUCTIONS; WALLS, e.g. PARTITIONS; ROOFS; FLOORS; CEILINGS; INSULATION OR OTHER PROTECTION OF BUILDINGS
    • E04B1/00Constructions in general; Structures which are not restricted either to walls, e.g. partitions, or floors or ceilings or roofs
    • E04B1/62Insulation or other protection; Elements or use of specified material therefor
    • E04B1/92Protection against other undesired influences or dangers

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Building Environments (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)

Description

NENÓRIA DESCRfTIVA
A presente invenção refere-se a um processo aperfeiçoado de construção de edificações habitáveis (moradias) , graças ao qual é possível obter uma estrutura ligeira de alta resistência mecânica e grande capacidade isoladora, sem que exista limitação quanto à sua forma, distribuição e dimensão, adaptando-se perfeitamente à paisagem e com todos os tipos de comodidades e s erv i ços .
A edificação unifamiliar canaz de formar povoações ou simplesmente concebida para formar uma residência isolada, constitui desde sempre um objectivo de partida de Arqultectos e Construtores, e foi e e óbjecto de ensaios teóricos, planos e esboços; no entanto, na sua maior parte, nunca se materializaram em. realizações práticas e as normais excepçoes não deram origem a processos de construção, ficando só a nível de execuções concretas e específicas em um terreno ou em ur- ^elo ambiente determinado.
Arqultecto tende a procurar a monumentalidade na sua obra e adapta o terrenn às suas necessidades; o Construtor, em compensação, adapta a sua obra às necessidades do terreno. C primeiro impõe-se ao ambiente enquanto o segundo age condicionado por ele .
Entre o arranha-céus, que é uma obra de engenharia imposta ao meio ambiente, e a construção palustre condicionada por ele, existe a mesma diferença^?ecnica como conceituai.
conceito de construção adaptada à natureza do terreno dá lugar a realizações específicas para cada ambiente ene se repete e assim encontramo-nos na África, na América, na Ásia e na Oceania, construções palustres que são Idênticas e idênticos os lugares em que se levantam.
mesmo acontece com a formação de povoações ou com a construção de cabanas isoladas; este nacionalismo é consequência directa da similitude de materiais, meios de construção e técnicas manuais que possui o Construtor.
A técnica actual é dominante, impõe-se à paisagem, destaca-se dela e contraria as peculiaridades do terreno.
667
Ref: 86=2072
-3A invenção propõe unir a técnica actnal ao racionalismo inerente ao ser humano, criando um processo que, seguindo as suas características essenciais, permite edificar em qualquer ambiente e de acordo com ele, sem abandonar a criatividade e sem limitar as formas.
Por isso, parte-se de requisitos iniciais que se podem re sumir na resistência, durabilidade, facilidade construtiva, ca pacidade de isolamento, adaptabilidade ao terreno e baixo cust o.
TT^a construção resistente e ligeira ao mesmo tempo, deve partir, de acordo com a técnica actual, do uso do betão armado.
A durabilidade de uma construção de betão armado está perfeitamente demonstrada, sendo a sua técnica de utilização simples e fácil de aplicar, permitindo o rápido avanço da obra e sendo a sua capacidade de isolamento facilmente aumentada mediante os revestimentos adequados.
A facilidade construtiva exigida pela invenção e a condição de adaptabilidade mantida a um baixo custo só podem ser atingidos com a utilização de técnicas de projecção de betão, para a qual existe abundante oferta de equipamentos e meios.
A capacidade de isolamento de um.a edificação de acordo com a invenção, assume os conceitos clássicos de humidade e temperatura, para incidir, além disso, em outros conceitos novos, como são o nív el de som e o nível de radiação.
É sabido ene o som, a determinadas frequências, não é audível pelo ouvido humano: os sons não são audíveis por baixo dos 16 nem pon cima dos 16 000 hertz. No entanto, isso não quer dizer que o ser humano não acuse os infra-sons e os ultra-sons, pois sabe-se que, tanto as baixas como as altas frequências, são capazes de alterar as funções normais do corpo humano, produzindo efeitos perniciosos, tais como vertigens, enxaquecas, irritabilidade e perda de memória, afecções nervosas, etc..
Finalmente, a radiação é um fenómeno recentemente detectado que e objecto de opiniões formadas a partir das experiências nucleares e da existência de centrais que utilizam combustível nuclear para produzir energia electrica.
667
Ref: 86=2072
-4Sabe-se ene as radiações nucleares age™ sobre os organismos vivos por ionização dos constituintes nucleares, podendo afectar o equilíbrio químico do núcleo das células.
Sabe-se também cue os efeitos das radiações dependem prin, cipalmente da dose total absorvida e das condições em que foi recebida.
A radiação pode produzir efeitos imediatos e efeitos diferidos, one são muito dificilmente detectados de início, dado que a exposição à radiação passa facilmente inadvertida.
Embora o ser humano esteja a receber, de maneira contínua, ao redor de 120 a 150 miliram ao ano, a sua natureza suporta-o sem problemas; no entanto, não está só exposto às radiações naturais. Existem outros elementos produtores de radiação, como por exemplo os resíduos radioactlv os, os alimentos, explorações médicas, uso de isotopos com fins clínicos, elementos luminescentes aos que se somam as radiações ocasionais produzidas por acidentes verificados em centrais nucleares, fugas nos tran£ portes de combustível nuclear e até acidentes em transportes de armas nucleares ou em veículos de propulsão atómica, cue podem, originar um aumento perigoso de radiação em zonas bastante afastadas do local do acidente.
Por isso, tendo em conta que a radiação e acumulativa, e razoavelmente desejável dispor de uma protecção que impeça a passagem de radiações superiores às normais sem pretender com isso a construção de um refúgio anti-atómico, mas suficiente para ficar a salvo de uma fuga radloactiva ou de uma chuva originada por um acidente, de maneira que a som.a ou acumulação de radiação fique interrompida durante a permanência do indivíduo na sua moradia construída num lugar seguro.
T,m dos objectivos da invenção e proporcionar uma moradia que seja barata, fácil de construir, segura e resistente, de humidade controlada e isolada termlcamente .
Outro dos objectivos da invenção é proporcionar uma moradia perfeitamente adaptada a qualquer tipo de ambiente, sem perder as características construtivas essenciais, embora o tamanho e a forma sejam variados.
667
Ref: 36=2072
-5Finalmente, outro dos objectlvos da invenção é que a moradia fique isolada do ruído exterior e seja capaz de isolar os sons gerados no seu interior, constituindo além disso um.a protecção contra as radiações normais e as ocasionais que não são directamente derivadas da explosão de um engenho nuclear, mas cujo nível de radiação é perigoso para o ser humano.
Pode-se resumir então cue a invenção pretende proporcionar um lugar de residência a salvo de alterações bruscas de temperatura, vibrações ultra-sónicas ou infra-sónicas e prote_ gido de radiações, que possua, alem disso, um carácter resistente tão elevado que seja capaz de resistir a diferentes eventualidades sem se renunciar por isso à liberdade de desenho.
C processo aperfeiçoado de construção de moradias da invenção compreende a projecção de betãn sobre uma armação ™etá lica que inclui meios de retenção desse betão para adquirir uma forma predeterminada, a determinação da forma do betão mediante uma cofragem que fica incluída na estrutura e que constitui uma base para a projecção do betão, que e lançado, por meios convencionais, por ambas as faces da cofragem, a qual é laminar, tem a configuração de ura retícula e encontra-se suportada por uma armadura que define uma sucessão ininterrupta de curvas em dijio sentido ou dupla curvatura, na qual o betão constitui uma base de aplicação para um recnbrimento posterior de chumbo granulado, misturado com um aglomerante, que é projectado numa ou em ambas as faces e que depois é recoberto por um.a camada final ou acabamento com a interposição de m.aterials isoladores.
A armadura é recoberta por um.a malha metálica que se adapta às duplas curvaturas cue definem a armadura e que reforça os varões longitudinais, curvos e simples, e os estribos que constituem a armadura.
A malha é recoberta por uma segunda malha de menor rigidez e maior espessura, que pode ser de natureza diferente da primeira malha e que fica a ela ligada.
Ambas as malhas constituem uma cofragem que recebe a projecção de betão e que fica incluída no seu interior constituin.
667
Ref : 86 =2 07 2
-6do um monobloco resistente cuja espessura é de aproximadamente dez centímetros.
betão é convencionalmente dosificado a um terço como média, emprega uma carga estéril de uma granulometr ia entre melo milímetro e cinco milímetros.
Sobre o betão consolidado, projectam-se os grânulos de chumbo a uma velocidade superior à resistência de impacto dos ditos grânulos, de modo que estes se deformam, esmagando-se contra a superfície de impacto e sobrepondo-se uns com os outros como se fossem escamas, de maneira que o recobrlmento é total.
aglomerante que se mistura com os grânulos de chumbo incorpora tintas à base de chumbo e adquire uma espessura de uns cinco milímetros. v facto de utilizar betão projectado sobre uma estrutura resistente sobre a qual se projecta betão e na qual foram previstos meios de retenção desse betão para adquirir uma forma prefixada não é uma novidade. A .patente norte-americana N?. 4 342 180, de 3 de Agosto de 1982, refere-se já a um método para construir um edifício que tem propriedades de lsolam.en. to e de carga, mas esse método, de acordo com a patente, parte de uma estrutura convencional na qual o betão projectado tem uma única missão de recobrlmento, dado que toda a parte resistente da estrutura vem dada por barras horizontais, verticais e transversais de aço soldado, nas quais se suporta uma camada isoladora que é simplesmente colocada e recoberta pelo betão projectado.
Outro antecedente da invenção é o caso da patente norte-americana N?. 3 659 568, de 2 de Falo de 1962, solicitada por DONALD M· SIRIANI. De acordo com esta patente, o betão apllca-se por pulverização sobre as superfícies interior e exterior de um bastidor metálico, para completar uma construção de edifíclos .
Como se pode apreciar, os antecedentes da invenção baseiam-se em procedimentos tradicionais nos quais, como única nov_l dade, aparece o uso do betão projectado com vista a obter uma
667
Ref: 86 =2 072
-7slmplif icação na construção e um abaixamento dos custos.
Com o objectlvo de ilustrar o que se expôs, anexam-se folhas de desenhos nas quais se mostra um exemplo de realização prática, que não limita as possibilidades de aplicação e execução da invenção.
Na fig®. 1 aparece uma perspectiva de uma moradia realizada de acordo com a invenção, mostrando a capacidade de integração no ambiente em virtude da diversidade de formas que a invenção permite desenvolver e com o máximo coeficiente de segurança.
Na fig®. 2, mostra-se um. detalhe da disposição da armação pa ra conseguir as linhas mestras da construçãoNe fig®. 3 representa-se um detalhe ilustrativo da constitui, ção da moradia e na Figura 4 um detalhe de um corte .
De acordo cor os desenhos, a moradia construída de acordo com o processo aperfeiçoado descrito aparece, na Figura 1, integrada no ambiente sem renunciar por isso às mais elevadas exigências de conforto e às necessidades de tamanho, distribui, ção e equipamento, apresentando um.a moradia compreendida num recinto fechado que, alem de se salientar da edificação fazendo parte dela, se integra na paisagem defendendo-se a sua agre_s são ao meio ambiente graças às suas formas suaves e arredondadas .
A estrutura da edificação compreende uma armadura metálica 1 sobre a qual se projecta_o^betãp 2, que adquire a forma prefixada pela malha 13, que se adapta à malha metálica 7 e que, pela sua maior espessura, retém o betão projectado formando uma barreira sobre a qual o betão se vai depositando até adquirir a grossura adequada.
A malha metálica 7 é trabalhada mecanicamente com. o fim de se adaptar aos varões longitudinais 8, 11 e 14, varões curvos 9, estribos 10 e varões 12, formando as curvaturas 3 e as duplas curvaturas 4, que conformam os planos de adaptação definidos pela estrutura.
A espessura do betão na parte de resistência, por exemplo nos pilares e contra-pilares, recebe idêntico tratamento opera-
667
Ref: 36=2072
-8tivo que as outras partes não submetidas a carga, como por exemplo as paredes e os tectos; no entanto, no caso das partes submetidas a carga, tal como acontece com o pilar 14 onde não existe uma face interna e outra externa, procede-se â realização de um.a dupla ma lhageri, c orrespondendo a primeira formar uma alma maciça e à segunda fo^map uma modelação de forma tendo ambas u.m tratamento encadeado co o fim de manter a integração da massa do betão.
JÍ importante assinalar que a primeira parte da obra de construção é a formação pela armação 1, cue determinará as ca' racterísticas peculiares da edificação ouanto às suas dimensões, forma e disposição, razão pela oual toda a estrutura constituída pelos varões de aço que formam os varões longitudinais 8 e 11, os varões curvos 9 e estribos 10 tem de ficar definitivamente ligada entre si e em condições de suportar o peso dos ope. rários oue estendem, conformam e ligam, a m.alha metálica de menor espessura, a qual, uma vez solidária com os varões que def.1 nem o seu plano, constitui um conjunto geral de arestas da armadura na qual se imobiliza.
A estrutura com a malha 7 fica disposta para receber a malha 13, mais espessa, que constituiria o melo de retenção do be. tão, sendo a sua função plenamente auxiliar e livre de esforços, ( não requer uma constituição especial a não ser a cue deriva do facto de m.anter-se inerte às reacções químicas à qual será submetida pela consolidação do betão; em consequência, a natureza da malha pode ser sintética em vez de metálica, resultando assim mais barata e fácil de colocar.
A armadura 1 está ligada a outra convencional que forma a armadura de uma laje na qual se prevêm. uns orifícios de desaguamento, de maneira que se pode afirmar que a edificação é finalmente constituída por um monocorpo que é um dos seus pontos fundamentais, isto é, o conjunto do habitáculo edificado sobre a laje fica independente do terreno sobre o que se apoia, flcan do a salvo de corrimentos de terras, grutas formadas por filtra ções de águas subterrâneas e até de tremores de terra.
667
Ref: S6=2o72
-9Previam.ente à projecção do betão, a estrutura recebe pela sua face interior ou por ambas, os condutos necessários para a posterior instalação das diferentes redes domésticas de água, elect^icidade e gás, de maneira a ficarem depois embebidos no betão e adequadamente acessíveis.
betão projecta-se em condições normais de dosificação, mostrando-se adequada uma mistura de um terço na oual a carga estéril tenha uma granu lom.etria não superior a cinco milímetros.
A espessura total do betão pode fixar-se como ^édia de dez centímetros, embora essa media não se mantenha em muros exterio^ 1 res e nas partes especialmente submetidas a carga.
Assim, sobre a armadura/dispõe-se a malha 7, que recebe a malha sintética 13 aue retém o betão projectado 2 em cada uma das suas faces .
Decorrida a pré-consolidação com os cuidados necessários de humidificação e atingido o endurecimento necessário, efectua -se a projecção de grânulos de chumbo.
aglomerante adequado é à base de chumbo e a sua densidade é função da velocidade de projecção, a qual é suflcientemente elevada para que o impacto contra a superfície de aplicaçao provocue o esmagamento dos grânulos de maneira que, uns contra os outros, se sobreponham como escamas, formando uma camada { contínua 5 cuja espessura pode ser de até uns cinco milíretros, suficientes para constituírem uma barreira anti-radioactiva efi caz contra eventuais radiações indirectas .
C revestimento 5 de grânulos de chumbo aplica-se em geral só nas paredes exteriores, isto é, nas fachadas e nos tectos; pode-se fazer por uma ou por ambas as faces e ate se podem tratar os tectos intermédios. No entanto, uma boa protecção obtém-se com a aplicação exterior.
acabamento da obra, depois do endurecimento da camada de grânulos de chumbo, obtém exteriormente por uma projecção de argamassa na qual se podem empregar diferentes cargas estéreis para conferir aspectos de acabamento e cores diferentes; também são admissíveis massas sintéticas que aglomerem sílicas ou vi-
667
Ref: S6=2o72
-10dro triturado, oferecendo maior resistência à erosão meteórica.
A camada de revestimento interno 6 não deve ser considerada como camada de revestimento final, mas antes constitui uma base de aplicação de elementos decorativos tradicionais, tais como pintura, etc..
Esse revestimento final compreende uma camada de isolante térmico e/ou acústico que possa ficar integrada sob uma camada interior receptora da decoração da parede.
Dentro destas característlcas constitutivas essenciais que marcam as linhas mestras da invenção, cabem quantas modificações complementares possa aportar a fantasia do projectista na procura de maiores rendimentos com vista a fenómenos específicos. Assim, por exemplo, em zonas com muita chuva, a impermeabilização exterior deverá ser mais específica, o recobrimento anti-s£ n oro deve ser mais cuidado quanto mais elevada seja a prnximida. de a centros emissores de ruído, enquanto que as curvas e pendentes ficarão adequadas às peculiaridades do ambiente e do seu micro-clima .

Claims (8)

  1. -REIVINDICAÇÕES1*. - Processo aperfeiçoado de construção de moradias com uma armadura metálica sobre a oual se projecta betão e meios de retenção do betão, o qual adquire um.a forma predeterminada, caracterizado por a forma do betão ser determinada por uma cofragem que fica incluída na armadura e oue constitui a base de pro jecção do betão, o qual é projectado por meios convencionais sobre ambas as superfícies da cofragem, a qual e laminar e reticulada e suportada por uma armadura que define uma sucessão inin terrupta de curvas de duplo sentido ou curvatura dupla, constituindo o betão uma base de aplicação de um revestimento à base de chumbo granulado misturado com um aglomerante e que e projec tado snbre um.a ou ambas as superfícies e que em seguida é cober to por um revestimento final ou de acabamento.
    65 667
    Ref: 86 =
  2. 2 072
    -112*. - Processo de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por a armadura ser recoberta por uma malha metálica que se adapta às curvaturas duplas definidas pela armadura, e que reforça os varões longitudinais, os varões curvos, os estrl bos, e os varões one constituem a armadura.
  3. 3-· - Processo de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por a malha ser recoberta por uma segunda malha com menor rigidez e maior espessura, podendo ser de natureza diferente da outra malha e a ela ligada
  4. 49- - Processo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por ambas as malhas constituírem uma cofragem que recebe a projecção de betão, a qual fica incluída no interior do betão constituindo um monobloco cuja espessura é de cer ca de dez centímetros.
  5. 5-· - Processo de acordo com. as reivindicações anteriores, caracterizado por o betão ser convencionalmente doseado em média num terço, empregando um.a carga estéril com uma granulometria de entre meio e cinco milímetros-
  6. 6<j. - Processo de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por sobre o betão cons olldado ,se projectarem grânu los de chumbo a uma velocidade maior que a resistência ao impacto dos ditos grânulos de modo cue estes se deformem esmagando-se contra a superfície de impacto, sobrepondo-se uns aos outros como escamas .
  7. 7-. - Processo de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado por o aglomerante que se mistura com os grânulos de chumbo incluir uma tinta de chumbo e adquirir uma espessura de cerca de cinco milímetros .
  8. 8?. - Processo de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o revestimento de acabamento ser susceptível de ser substituído por um revestimento de isolamento térmico e/ou acústico65 667
    Ref: 86=2 072
PT84582A 1986-09-29 1987-03-27 Processo aperfeicoado de construcao de moradias PT84582B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES8602264A ES2003873A6 (es) 1986-09-29 1986-09-29 Perfeccionamientos introducidos en la construccion de habitaculos habitables unifamiliares

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT84582A PT84582A (pt) 1988-10-14
PT84582B true PT84582B (pt) 1993-09-30

Family

ID=8248502

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT84582A PT84582B (pt) 1986-09-29 1987-03-27 Processo aperfeicoado de construcao de moradias

Country Status (9)

Country Link
BR (1) BR8700765A (pt)
ES (1) ES2003873A6 (pt)
FR (1) FR2604462A1 (pt)
GB (1) GB2195374A (pt)
IL (1) IL80985A0 (pt)
IT (1) IT8747747A0 (pt)
MA (1) MA20832A1 (pt)
PT (1) PT84582B (pt)
TN (1) TNSN87070A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2081253B1 (es) * 1993-11-26 1998-07-01 Yela Moises Alvarez Procedimiento constructivo para edificaciones, en doble curvatura no reglada, antisismico, antirradiactivo, antielectromagnetico, de forma libre.
JPH10512028A (ja) * 1996-05-30 1998-11-17 イエラ モイセス アルバレス 建造物およびフェンス用の簡略化された建設法
ES2196941B1 (es) * 2001-02-12 2005-06-16 Moises Alvarez Yela Metodo para fabricacion de cerramiento ecologico.
ES2320298B1 (es) * 2007-01-26 2010-02-26 Juan Antonio Diaz Gonzalez Sistema de encofrado ecologico.

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH431884A (de) * 1962-10-18 1967-03-15 Stromeyer & Co Gmbh L Verfahren zur Herstellung von Schalentragwerken oder zur Versteifung pneumatischer Zelte
NZ194617A (en) * 1980-02-25 1984-11-09 J A Graham Concrete building construction

Also Published As

Publication number Publication date
GB8702675D0 (en) 1987-03-11
GB2195374A (en) 1988-04-07
BR8700765A (pt) 1988-04-26
FR2604462A1 (fr) 1988-04-01
MA20832A1 (fr) 1987-07-01
IL80985A0 (en) 1987-03-31
PT84582A (pt) 1988-10-14
IT8747747A0 (it) 1987-03-18
ES2003873A6 (es) 1988-12-01
TNSN87070A1 (fr) 1990-01-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3916578A (en) Earthquake-proof building structure
US3173387A (en) Underground shelter
JP2012504711A (ja) プレハブ式ストームシェルタ
US20140096455A1 (en) Ecological House
US3411250A (en) Dwelling with leg support elements
PT84582B (pt) Processo aperfeicoado de construcao de moradias
US4649677A (en) Building construction and method
Wang et al. Automated minimum-weight sizing design framework for tall self-standing modular buildings subjected to multiple performance constraints under static and dynamic wind loads
JPH09137610A (ja) 木造建築物の補強構造
US3230911A (en) Protective shelter
JP3264342B2 (ja) 密閉可能な地下構造物
JP3669474B2 (ja) 地下シェルター
de Jong Tall timber buildings
GB2092633A (en) Nuclear blast and fallout shelter
MUSINOVIC et al. Swimming Pool on top of High-Rise Buildings: A comparison of different structural designs and positions of swimming pools
Avelar et al. Reconceptualizing Mies' Glass House
JPH0960301A (ja) 超超高層建築物およびその施工方法
Armijo-Vielma et al. Multi-layered 3D Printed Mars Habitat Proposal, Analysis of Habitability Requirements and Autonomous Building Technologies from the NEST Team's Design at the NASA Centennial Challenge
Romano et al. nearly Zero Energy Modules–Low-impact modular housing models for the city of the future
JP3264341B2 (ja) 階層間で断音されている地下構造物
Irouke AN APPRECIATION OF THE STRUCTURAL ELEMENTS OF THE MAIN LIBRARY OF NNAMDI AZIKIWE UNIVERSITY, AWKA
Langlais et al. Reusable, presurized dome for lunar construction
Sarkisian New architecture created from high performance structures
BR202018076317U2 (pt) módulos pré-fabricados com painéis metálicos tipo sanduíche com isolante termo acústico em poliuretano e instalações elétricas, hidráulicas e esgoto incorporados
Brotherson et al. Limited Blast Resistance in Houses

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930318

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940930