PT83852B - Blocos de proteccao de obras hidraulicas aperfeicoadas - Google Patents

Blocos de proteccao de obras hidraulicas aperfeicoadas Download PDF

Info

Publication number
PT83852B
PT83852B PT8385286A PT8385286A PT83852B PT 83852 B PT83852 B PT 83852B PT 8385286 A PT8385286 A PT 8385286A PT 8385286 A PT8385286 A PT 8385286A PT 83852 B PT83852 B PT 83852B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
void
openings
faces
block according
face
Prior art date
Application number
PT8385286A
Other languages
English (en)
Other versions
PT83852A (en
Inventor
Derrick Ian Price
Alan Richard Wilkinson
Original Assignee
Soil Structures
Coode Blizard Lda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Soil Structures, Coode Blizard Lda filed Critical Soil Structures
Publication of PT83852A publication Critical patent/PT83852A/pt
Publication of PT83852B publication Critical patent/PT83852B/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E02HYDRAULIC ENGINEERING; FOUNDATIONS; SOIL SHIFTING
    • E02BHYDRAULIC ENGINEERING
    • E02B3/00Engineering works in connection with control or use of streams, rivers, coasts, or other marine sites; Sealings or joints for engineering works in general
    • E02B3/04Structures or apparatus for, or methods of, protecting banks, coasts, or harbours
    • E02B3/12Revetment of banks, dams, watercourses, or the like, e.g. the sea-floor
    • E02B3/14Preformed blocks or slabs for forming essentially continuous surfaces; Arrangements thereof

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Revetment (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a blocos de protecção de obras hidráulicas geralmente conhecidos como blocos de revestimento, tais como se podem usar para a protecção de estruturas em contacto com água como por exemplo/barragens, quebra-mares e outras estruturas litorais.
Os blocos de revestimento são usados para reves tir essas estruturas e protegê-las contra as forças potencialmente prejudiciais da água, sendo os blocos geralmente colocados sobre uma superfície inclinada da estrutura e con£ truídos para formar a face de protecção.
Esses blocos geralmente são ou maciços, por exemplo, da ordem de 15 a 25 toneladas, sendo a energia das ondas da água dissipada em interstícios existentes entre os blocos e sendo a massa dos blocos suficiente para evitar que eles sejam deslocados pela água, ou substancialmente menos maciços, por exemplo, da ordem de 2 até 5 toneladas e possuindo cada um deles um espaço vazio interno e aberturas que comunicam com este, sendo a energia das ondas dissipada no interior dos blocos. Este última tipo de bloco; é geralmente de forma cubóide, com as faces planas comunicando com o espaço vazio interno através de uma abertura centralmente colocada em cada face. A fabricação desses blocos pode ser com plexa, particularmente em relação ao trabalho de moldagem necessário para definir o espaço vazio internò. Adicionalmen te, como o bloco é suportado numa face plana, para garantir que o bloco esteja estavelmente posicionado na superfície a ser protegida, a superfície tem de ser feita com pedaços de rocha ou pedras relativamente pequenas.
De acordo com um aspecto da presente invenção, proporciona-se um bloco de protecção compreendendo um corpo que tem uma face superior, uma face inferior e uma pluralidade de faces laterais mutuamente orientadas de maneira a definirem uma secção recta geralmente poligonal,com um espa1
4face inferior para defenir com o espaço vazio e as da face inferior uma pluralidade de saliências sea pernas pelo menos na parte inferior do corpo.
ço vazio interno, aberturas nas faces superior e inferior que comunicam com o espaço vazio e aberturas nas faces laterais que também comunicam com o referido espaço vazio e se prolongam até à aberturas melhantes
As aberturas das faces laterais podem ficar po sicionadas dentro das arestas laterais das faces laterais de tal maneira que as saliências com a forma de pernas ficam alinhadas com as arestas entre faces laterais adjacentes ou as aberturas podem-se prolongar para dentro das faces laterais de modo que as saliências fique dentro das arestas laterais das faces laterais.
A abertura ou algumas aberturas, vantajosamente comunicam com o espaço vazio interno por intermédio de passagens com a secção recta decrescente para o interior, por exem pio, definidas por superfícies geralmente troncocónicas e as aberturas podem parte encurvada ter uma forma encurvada ou poligonal ou em e em parte linear.
polígono definido pelas faces laterais é van tajosamente um polígno regular e é tal que uma pluralidade de blocos iguais podem ser dispostos segundo uma disposição regular .
De acordo ainda com outro aspecto da. presente invenção, proporciona-se uma camada de protecção compreenden do uma pluralidade de blocos como se definiu acima, sendo os blocos dispostos segundo um arranjo regular sobre uma superfície a ser protegida, sendo as faces inferiores de blocos adjacentes geralmente coplanares.
Descreve-se agora em seguida uma forma de realização da presente invenção, apenas a título de exemplo,com referências aos desenhos anexos nos quais
a Figura 1 representa uma forma de realização dum bloco de acordo com a presente invenção, em vista em alçado lateral;
a Figura 2 é uma vista em planta do bloco da Figurai;
a Figura 3 é uma vista em corte ao longo da linha A-
- A da Figura 2; l
a Figura 4 é uma vista em corte ao longo da linha B-
- B da Figura 2;
a Figura 5 é uma vista em corte ao longo da linha C-
- C da Figura 3;
a Figura 6 é uma vista da parte inferior do bloco da
Figura 1; e
a Figura 7 representa uma vista diagramática em cor-
te vertical através dum conjunto de blocos como os representados nas Figuras 1 a 6, em utilização.
bloco de protecção 1, representado nas Figuras 1 a 6 dos desenhos anexos, compreende um corpo tendo uma face superior 3 com uma abertura 5, uma face inferior 4 tendo ama abertura 10 e uma pluralidade de faces laterais 2 que,como se mostra, são geralmente planas. As faces laterais 2 estão mu tuamente orientadas de modo a definirem uma secção recta geral nente poligonal, tendo o polígono da forma de realização considerada quatro lados iguais.
| 0 bloco 1 é dotado dum espaço vazio interno
12, delimitado por uma superfície geralmente troncocónica 8 que abre na superfície inferior na abertura 10 e que comunica aom a abertura 5 na face superior por intermédio duma passagem 6 da secção recta decrescente para dentro.
bloco tem também uma pluralidade de aberturas laterais 9, cada uma proporcionada na parte inferior de jada face lateral 2. As aberturas laterais 9 comunicam com o
espaço vazio 12 e prolongam-se para dentro do plano da face inferior 4 de modo a definir com a abertura 10 e o espaço vazio 12 saliências 11 com a forma semelhante a pernas na par te inferior do bloco, por meio das quais o bloco é suportado na superfície da estrutura a ser protegida por eles. As saliências semelhantes a pernas 11 permitem que o bloco fique estavelmente assente na superfície enquanto se mantém um espa ço vazio no interior do corpo, mesmo quando a superfície a ρκ· teger é composta por rochas ou pedras relativamente grandes. Como se mostra, as aberturas laterais 9 são semicirculares, comunicam com o espaço vazio interno 12 por intermédio de pas sagens semicirculares de secção recta decrescente para o inte rior definidas por superfícies troncocónicas 7 e que se prolongam até cerca de metade da altura do bloco.
Compreende-se que a forma geralmente troncocó nica das superfícies 6,7 e 8 facilita a construção do molde que define estas superfícies e facilita a sua remoção deste depois da produção dum bloco.
Embora como se descreveu acima, o bloco tenha a secção recta quadrada, compreende-se que ele possa ter outras formas poligonais mas preferivelmente tem uma forma poligonal regular 2.
Como se descreveu acima, cada saliência com a forma de perna 11 está alinhada com uma aresta lateral entre faces laterais adjacentes 2, sendo as aberturas laterais 9 proporcionadas entre elas. De acordo com uma modificação, as saliências podem-se prolongar centralmente em cada face lateral, írolongando-se cada abertura lateral 9 através duma aresta lateral entre faces laterais adjacentes.
As aberturas 5,10 e 9 que são representadas como tendo a forma circular e semicircular respectivamente.go dem, como variante, ter outros perfis encurvados ou lineares, como por exemplo perfis parabólicos ou poligonais.Igualmente
Λ
as arestas do bloco entre as suas faces podem ser biseladas ou arredondadas e as faces superior e laterais podem ser encurvadas ou arqueadas em vez de serem planares.
Muito embora, como se descreveu acima, as faces laterais 2 sejam geralmente perpendiculares às faces supe jrior e inferior do bloco, elas podem também ser inclinadas de modo que o bloco tenha geralmente à forma de tronco de pirâmi de formando ou a sua face superior ou a face inferior a base da pirâmide.
bloco pode ser feito de qualquer material apropriado para essa finalidade, por exemplo, um dos materiais correntemente usados para a construção de blocos de protecção de estruturas em contacto com a água, por exemplo,cimento que pode ou não ser reforçado, ou pode ser feito dum ma terial plástico apropriado com uma carga maciça.
Muito embora como se encontra representado as aberturas laterais se prolongam até metade da altura do blocq a parte superior pode ter um volume maior ou menor do que a parte inferior do bloco, possivelmente com uma correspondente alteração da espessura das saliências com a forma de pernas, de maneira a variar a massa do bloco e a proporção entre a massa do bloco e o volume do espaço vazio interno.Um bloco como o que se acaba de referir pode, por exemplo, ter um peso compreendido entre 2 a 25 toneladas ou mais.
Quando se utiliza na prática o bloco acima de£> crito, como se mostra na Figura 7, uma pluralidade de blocos iguais 1 são colocados segundo uma disposição regular numa superfície inclina 14 que deve ser protegida por eles. Os blocos 1 são geralmente dispostos de maneira que as faces inferiores de blocos adjacentes fiquem geralmente coplanaras. Preferivelmente, na extremidade inferior da superfície 14, proporciona-se um suporte inferior 15 que tem uma face incli8
nada 16 de encontro à qual assentam as faces laterais dos blocos inferiores 1. A disposição regular particular escolhida para os blocos depende da secção transversal dos blocos. Por exemplo, para blocos que têm uma secção transversal quadrada, como se represente, a disposição pode compreender filas ihorizontais de blocos com os blocos de filas adjacentes alinha dos de modo a criar filas perpendiculares que se prolongam ao longo da superfície 14. Como variante, os blocos de filas adjacentes (que podem ser filas horizontais ou filas que se prolongam até ao alto da superfície 14) podem ficar desalinhados ou em ziguezague uns em relação aos outros. Os blocos adjacentes na mesma fila ou em filas adjacentes podem fi car justapostos ou distanciados uns dos outros e, quando distanciados uns dos outros, podem-se prever blocos distanciadores entre os blocos afastados.

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES:
    la — Bloco de protecção de obras hidráulicas aperfeiçoado, caracterizado pelo facto de compreender um corIpo que tem uma face superior, uma face inferior e uma pluralidade de faces laterais que se orientam mutuamente de modo a definirem uma secção recta geralmente poligonal, um vazio interno, aberturas nas faces superior e inferior que comunicam com o vazio interno e aberturas nas faces laterais que comuni cam com o vazio e se prolongam até à face inferior para definirem com o vazio e a abertura da face inferior uma pluralidade de saliências semelhantes a pernas, pelo menos, na parte inferior do corpo.
  2. 2a - Bloco aperfeiçoado de acordo com a reivin dicação 1, caracterizado pelo facto de as faces laterais formarem um polígono regular de tal forma que o corpo possa ser disposto em conjunto com uma pluralidade de corpos semelhantes numa disposição regular.
  3. 3a - Bloco aperfeiçoado de acordo com qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de,pelo menos, alguma^ das aberturas comunicarem com o vazio por intermédio de passagens cuja secção diminui na direcção do vazio.
  4. 4a - Bloco aperfeiçoado de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a abertura existente na face superior ficar colocada centralmen jte dentro da periferia da face.
  5. 5â - Bloco aperfeiçoado de acordo com qualquei das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de as aberturas existentes nas faces laterais ficarem dispostas la teralmente dentro da periferia de cada face.
  6. 6a - Bloco aperfeiçoado de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4 caracterizado pelo facto de cada abertura existente nas faces laterais se prolongar lateralmer te até ãs duas faces laterais adjacentes.
  7. 7a - Bloco aperfeiçoado de acordo com qualquer das reivindicaçes anteriores, caracterizado pelo facto de a parte vazia ter geralmente a forma de tronco de cone.
  8. 8a - Bloco aperfeiçoado de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de as aberturas terem uma forma poligonal, a forma curvilínea ou uma forma parcialmente formada por linhas, rectas e parcialmente curvilínea.
  9. 9a - Bloco de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de o corpo ser de betão.
  10. 10a - Bloco de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo facto de o corpo ser feito de material plástico.
  11. 11a - Camada de protecção, caracterizada pelo facto de compreender uma pluralidade de blocos de protecção aperfeiçoados de acòrdo com qualquer das reivindicações anteriores, sendo os blocos colocados numa disposição regular na superfície a ser protegida de modo que as faces inferiores
PT8385286A 1985-12-05 1986-12-02 Blocos de proteccao de obras hidraulicas aperfeicoadas PT83852B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB858529985A GB8529985D0 (en) 1985-12-05 1985-12-05 Protective blocks

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT83852A PT83852A (en) 1987-01-01
PT83852B true PT83852B (pt) 1992-10-30

Family

ID=10589295

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8385286A PT83852B (pt) 1985-12-05 1986-12-02 Blocos de proteccao de obras hidraulicas aperfeicoadas

Country Status (3)

Country Link
AU (1) AU6589286A (pt)
GB (2) GB8529985D0 (pt)
PT (1) PT83852B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2197370A (en) * 1986-09-03 1988-05-18 Juei Jse Lin Wave dissipation device
ES2063648B1 (es) * 1992-06-10 1997-05-01 Bores Pedro Suarez Sistema disipador de energia multifase, para la construccion de obras de abrigo ambientales y panoramicas en costas.
US7572083B1 (en) * 2000-09-26 2009-08-11 Elemental Innovation Inc. Floating breakwater system and method for dissipating wave energy
KR100547965B1 (ko) * 2003-04-01 2006-02-03 이강산 호안 블록
WO2009140295A1 (en) * 2008-05-12 2009-11-19 Cudo Stormwater Products, Inc. Modular underground water management systems
CN107859043B (zh) * 2017-10-12 2023-04-25 上海勘测设计研究院有限公司 生态护脚模块、护脚组件及护脚组件的使用方法
FR3085975A1 (fr) * 2018-09-19 2020-03-20 Etablissements Paul Sergeant Bloc de construction pour recif artificiel

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1451065A (en) * 1973-02-02 1976-09-29 Webb W H Wave-protection block
US4083190A (en) * 1976-05-10 1978-04-11 Raul Pey Fundamental armor module in breakwater net linked system
GB2159190B (en) * 1984-05-22 1987-06-17 Vectis Stone Group Plc Concrete block

Also Published As

Publication number Publication date
AU6589286A (en) 1987-06-11
GB2183704A (en) 1987-06-10
GB8628781D0 (en) 1987-01-07
GB8529985D0 (en) 1986-01-15
PT83852A (en) 1987-01-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4347017A (en) Barrier block for protecting coastal and riverside structures
US4341489A (en) Offshore reef
US4083190A (en) Fundamental armor module in breakwater net linked system
JPH0348293B2 (pt)
US4594023A (en) Breakwater construction element
US4913595A (en) Shoreline breakwater
US2766592A (en) Artificial blocks for structures exposed to the action of moving water
PT83852B (pt) Blocos de proteccao de obras hidraulicas aperfeicoadas
US5971658A (en) Integrated armored erosion control system
CN215105100U (zh) 一种利用废旧轮胎的新型柔性防护装置
US3368357A (en) Structure for breaking waves
US3091087A (en) Blocks for protecting hydraulic constructions
USRE24632E (en) Artificial blocks for structures ex-
EP0165541A2 (de) Vorrichtung zur Dämpfung von Oberflächenwellen, insbesondere zum Schutz von schwimmenden oder festen Bauwerken oder von Küsten
US5645371A (en) Bulkhead system
GB2099054A (en) Marine protective structures and modular block constructions therefor
CA1095776A (en) Sea-bottom mine
US1352429A (en) Shore-protector
US3877233A (en) Floating breakwater system
RU2512256C2 (ru) Универсальный гибкий защитный бетонный мат
AU2012101085A4 (en) Ground-stabilising Traction Panel System
EP0343112B1 (de) Mauerstein
US3516255A (en) Concrete component or block for a protective covering structure
EP0747534B1 (en) Artificial reef structure
EP0104680B1 (en) Talus coating

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920423

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19931031