PT82660B - Sistema de controlo de fluxo de fluido e sua ligacao e ajustamento - Google Patents

Sistema de controlo de fluxo de fluido e sua ligacao e ajustamento Download PDF

Info

Publication number
PT82660B
PT82660B PT8266086A PT8266086A PT82660B PT 82660 B PT82660 B PT 82660B PT 8266086 A PT8266086 A PT 8266086A PT 8266086 A PT8266086 A PT 8266086A PT 82660 B PT82660 B PT 82660B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fluid
suction
irrigation
fluid conduit
control system
Prior art date
Application number
PT8266086A
Other languages
English (en)
Other versions
PT82660A (en
Inventor
Stephen W Haines
Original Assignee
Nestle Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nestle Sa filed Critical Nestle Sa
Publication of PT82660A publication Critical patent/PT82660A/pt
Publication of PT82660B publication Critical patent/PT82660B/pt

Links

Description

Bases do invento
Esta invenção refere-se a sistemas de controlo de fluido para irrigação e aspiração cirúrgica e mais particularmente, a sistemas de controlo de fluido para uso com um instrumento cirúrgico ultrasónico que inclui meios para a irrigação de uma posição cirúrgica e meios para a aspiração de fluido de uma posição cirúrgica.
A cirúrgia intraocular, em particular a remoção de cataratas, foi bastante benefeciada com o desenvolvimen10 to de instrumentos cirúrgicos que incluem meios para cortar ou fragmentar combinados,com meios para irrigar uma posição cirúrgica intraocular e daí aspirar o fluido de irrigação juntamente com quaisquer fragmentos de tecido produzidos z
pela acção cirúrgica. E divulgado um instrumento deste tipo na Patente dos EUA N9 3.589.363 para Banko et al. 0 instru- mento cirúrgico aí divulgado compreende um manipulo riSJS.
ί que segura um instrumento cirúrgico ultrasónico alongado e contém meios para estimular vibrações ultrasónicas longitudinais no instrumento. 0 instrumento de vibração quando aplicado a um tecido, como às lentes cristalinas de um olho que tenha desenvolvido cataratas, é capaz de fragmentar o tecido em pequenas partes. 0 instrumento está munido de meios para fornecer um fluido de irrigação à posição cirúrgica e de meios de aspiração para a remoção do fluido de irrigação e de tecido fragmentado a partir da posição cirúrgica. Os meios de aspiração incluem um furo axial ao longo do instrumento ultrasónico que está ligado a uma fonte de sucção através da qual os fragmentos de tecido são aspirados a partir da posição cirúrgica, juntamente com o fluido de irrigação. Devido ao facto do instrumento cirúrgico ultrasónico desta patente, fragmentar o tecido extirpado em partículas muito pequenas, que são removidas com o fluido de irrigação aplicado, a incisão no globo ocular necessita apenas de ser suficientemente grande para a inserção do instrumento e é substâncialmente mais pequena que a incisão necessária para a remoção das lentes inteiras. Contudo, desde que o golpe cirúrgico no globo ocular seja apenas para inserir ó instrumento ultrasónico e os meios de irrigação, o campo cirúrgico está prática e inteiramente aí contido, e o controlo do fluxo de fluico de irrigação e do fluido de aspiração é bastante importante. Em particular, a sucção aplicada aos meios de aspiração deve ser limitada a um valor de segurança, para evitar o perigo de colapso do globo
ocular. 0 sistema de controlo de fluido divulgado por Banko et al. é accionado pelo cirurgião e compreende uma bomba de aspiração e meios de válvula de controlo electrónico para ligar e desligar a entrada de sucção da bomba para a tubagem de aspiração que transporta o fluido a partir do campo cirúrgico. A válvula é controlada por um processo de interruptor a pedal.
E divulgado por Kelman, na patente 3.693.313 dos EUA, um sistema de controlo de fluido melhorado. Este aparelho aborda o problema da manutenção de uma pressão adequada no campo cirúrgico limitado, mesmo com a ocurrencia de bloqueios na conduta de aspiração. 0 bloqueio ou a oclusão pode surgir, por exemplo, quando um bocado de tecido fragmentado, que é maior do que o furo axial do instrumento cirúrgico, é arrastado contra a entrada para o furo axial no instrumento. Quando tais bloqueios ocorrem na linha de aspiração, a pressão negativa ou a sucção na conduta de aspiração entre a posição cirúrgica e a bomba de vácuo aumenta. Se o bloqueio é rapidamente desfeito pela acção mecâ20 nica do instrumento ultrasónico ou através do valor aumentado da forçade sucção, surge a -tendencia para o fluido, dentro da posição cirúrgica, se precipitar ràpidamente para dentro da conduta de aspiração com possíveis consequências desastrosas. Este problema é especialmente importan25 te na cirúrgia ocular, porque o volume total do fluido na posição cirúrgica é menor que o volume de fluido nas linhas de aspiração e irrigação. Deste modo, o sistema de controlo
I 60g00
de fluido de Kelman na patente Ne 3.693.613 dos EUA, fornece a egualização rápida e automática da pressão na conduta de aspiração quando a oclusão é dissipada. Isto é acompanhado pelo fornecimento de um transductor sensível ao fluxo, na conduta de aspiração que detecta a média de fluxo de fluido e gera um sinal eléctrico que é enviado a um controlador. Sempre que a média do fluxo aumenta rapidamente, indicando que um bloqueio foi dissipado, o controlador provoca uma válvula de escape na conduta de aspiração, para assim aliviar a sucção e impedir a retirada excessiva de fluido a partir da posição cirúrgica.
sistema de controlo de fluxo do Kelman, na patente Ne 3.693.613 nos EUA,;é eficiente mas um bocado complicada. Deste modo, é apresentado na patente NQ 3.902.495 dos EUA por Weiss, outro sistema de controlo de fluxo para aparelhos cirúrgicos deste tipo. Neste sistema o fluido de irrigação é fornecido à posição cirúrgica a partir de uma fonte de fluido através de uma conduta de irrigação munida de uma válvula de libertação de pressão, para evitar que a pressão de irrigação se torne muito alta. De modo similar, a conduta de aspiração está munida de uma válvula de escape que se abre para a atmosfera numa pressão pré-concebida diferencial, evitando assim, qua a sucção na conduta de aspiração exceda um valor pré-estabelecido. Neste processo, a sucção na linha de aspiração nunca excede um valor predeterminado, e a posição cirúrgica não está exposta a excessos de sucção quando um bloqueio é desfeito.
60Φ0Ο
I» πι
Outra variante do método da patente Ns 3.693.613 é divulgada na patente Ne 4.496.342 dos EUA em Banko. No aparelho de Banko, o fluido de irrigação é aplicado a uma posição cirúrgica delimitada, tal como o interior de um olho e retirado da posição cirúrgica através de uma conduta de aspiração. Um transductor sensível ao fluxo na conduta de aspiração, detecta o aumento repentino na média de fluxo que ocorre quando um bloqueio é dissipado no tubo de aspiração, e activa uma válvula que liberta o fluido a par10 tir de uma segunda fonte de fluido dentro da linha de aspiração. Ao mesmo tempo, a bomba de aspiração é fechada até a média de fluxo ter voltado apróximadamente ao normal. Deste modo,a sobretensão de fluido fora do olho é altamente diminuída quando um bloqueio é desfeito.
Apesar destes sistemas de controlo de fluxo serem eficientes, não resolvem o problema da libertação dos bloqueios. No máximo, eles limitaram a sucção a um valor máximo ou detectaram a sobretensão do fluxo depois do bloqueio ter sido desfeito e reduziram essa sobretensão. Não incor2?0 poraram a capacidade de detectar o bloqueio e rápida e positivamente egualizar a pressão nas linhas de aspiração e irrigação, sob o controlo do cirurgião, para desfazer rápidamente um bloqueio.
Por isso, persiste a necessidade de um sistema de controlo de fluido para um aspirador/irrigador cirúrgico, em que o excesso de vácuo na tubagem de irrigação, depois de um bloqueio, possa ser controlado e rápidamente desfeito.
Sumário da invenção
Foi agora desenvolvido um aparelho que fornece a -libertação controlada e rápida da pressão na linha de aspiração quando ocorre uma oclusão na linha. 0 aparelho desta invenção compreende uma fonte de irrigação de fluido, meios de conduta de fluido de irrigação para conduzir o dito fluido de irrigação a uma posição cirúrgica, meios de conduta de fluido de aspiração para conduzir o fluido a partir de uma posição cirúrgica, meios de sucção em comunicações xfluídicas com os meios de conduta de fluido de aspiração para aspirar fluido a partir da posição cirúrgica, meios de controlo sensíveis à pressão para removeram a fonte de sucção a partir da conduta de aspiração quando um valor predeterminado de sucção é excedido, e meios para, de modo controlado, admitirem fluido na conduta de aspira
I ção de fluido.
Esta invenção também compreende um ajustamento de uma ligação -T especialmente modificada, para ligar convenientemente as condutas de fluido usadas no sistema de controlo de fluxo de fluido.
Deste modo, é um dos objectivos desta invenção fornecer um aparelho para a irrigação e aspiração de uma posição cirúrgica delimitada.
Um outro objectivo desta invenção, é fornecer um aparelho para, de modo controlado, desfazer bloqueios numa conduta de aspiração cirúrgica.
É também um dos objectivos desta invenção, fornecer um aparelho para libertar rapidamente a sucção numa linha de aspiração de um aspirador cirúrgico.
.6Q4OQ
Um outro objectivo desta invenção é fornecer um aparelho para igualizar com rapidez a pressão num sistema de aspiração-irrigação cirúrgica, a fim de remover o material de oclusão.
Outro objectivo desta invenção, é fornecer um método para, de modo controlado, dissipar os bloqueios num sistema de aspiração-irrigação pela igualização da pressão nas condutas de irrigação e aspiração.
Ainda outro objectivo desta invenção é fornecer uma estrutura de ligação de fluido para ligar convenientemente as condutas de fluido fornecendo detectores de pressão, aspiração e irrigação num sistema cirúrgico de irrigação-aspiração.
Os objectivos posteriores desta invenção, tornar-se-ão aparentes através da descrição, que se segue, da invenção.
Breve descrição dos desenhos
A natureza e vantagens da invenção serão melhor compreendidas quando for considerada a descrição detalhada da invenção juntamente com os desenhos fornecidos em que:
A Fig. 1 ilustra esquematicamente um sistema de controlo de fluido para um irrigador/aspirador cirúrgico.
A Fig. 2 ilustra um sistema de controlo eléctrico para operar o sistema de controlo de fluido da invenção.
A Fig. 3 ilustra um ajustamento de ligação fluídica, especialmente adaptada para ligar a conduta de aspiração, a conduta de libertação de pressão e a conduta de detecção de pressão no sistema de irrigação e aspiração
cirúrgica desta invenção.
Descrição destalhada da invenção e aplicações preferidas
A invenção será agora descrita com referência a uma apresentação preferida ilustrada na Fig. 1.
sistema de controlo de fluxo é ilustrado como associado a um manipulo cirúrgico ultrasónico 50, do tipo descrito na patente 3.589.363 dos EUA, mas é de notar que o sistema de controlo de fluxo está adaptado a qualquer sistema de aspiração-irrigação e é de grande utilidade sempre que qualquer oclusão do sistema de aspiração ocorre. 0 manipulo cirúrgico 50 está munido com um instrumento ultrasónico 52 tendo uma passagem de sucção axial ligada a um tubo de aspiração 54. 0 fluido de irrigação é fornecido através do tubo 56 e é dirigido à posição cirúrgica através de uma passagem coaxiaj. com o instrumento ultrasónico 52 e definido pelo revestimento 58.
Uma fonte de irrigação de fluido 102 fornece fluido através da conduta de irrigação 104 ao tubo de fornecimeto de fluido de irrigação 56 do manipulo 50. A fonte de irrigação de fluido 102 pode se um frasco convencional ou um saco de fluido de irrigação, por exemplo, um fluido de irrigação oftálmico convencional para cirurgia ocular, .suspenso sobre a posição cirúrgica numa elevação para fornecer a pressão de irrigação desejada. Esta pressão será na média típica da 10mm Hg a 100mm Hg, de preferência 30mm Hg a 60mm Hg, para processos cirúrgicos na câmara anterior do olho. Uma válvula para fechar 106 está localizada na conduta de irrigação para controlar o inicio
e o fim da irrigação. De preferência, esta válvula de de controlo é uma válvula de control-o remoto, por exemplo, uma válvula controlada eléctricamente por um solenoide 108.
A saída de fluido da posição cirúrgica através do tubo de aspiração 54 é feita através da conduta de aspiração 110 do sistema de controlo de fluxo pela bomba de vácuo 112 e é descarregado através de uma conduta de desperdícios 114 para um contentor de desperdícios não apresentado.. A bomba de vácuo 112 está apresentada como uma bomba peristáltica tendo um tubo de bomba 113 e um rotor 115. Tal bomba, é escolhida para esta invenção devido à sua falta de contaminação,ao seu bom controlo, à sua relativamente alta capacidade de sucção, e devido à facilidade com que a bomba pode ser parada sem providências especiais para evitar o refluir. Contudo, pode ser usada qualquer fonte de vácuo apropriada, com o conhecimento de que os meios de controlo para desligarem a fonte de vácuo da linha de aspiração (posteriormente discutida em detalhe) devem ser adaptados às necessidades da cada tipo de bomba. Por exemplo, enquanto que a bomba do tipo peristáltica pode ser parada através do simples desligar do seu motor e, desse modo, evitar o refluir, outros tipos de bomba podem necessitar de válvulas para desligar a fonte de sucção da conduta de aspiração.
De acordo com o método desta invenção, para eliminar oclusões, a fonte de vácuo é imediatamente parada ou desligada da conduta de aspiração 110, assim que o vácuo exceda um valor predeterminado, que indica que surgiu
uma oclusão no furo de aspiração no instrumento ultrasónico 52. Para este fim, é colocado um transdutor sensível à pressão 120 em contacto transmissivo de fluido com a conduta de aspiração 110. De maneira geral, o transdutor será ligado à conduta de aspiração 110 por um tubo de pequeno comprimento 122, ligado à conduta de aspiração 110 por um processo de ajustamento de ligação especial 140. Um filtro hidrofi1ico-hidrofobico 124 montado num suporte para filtro 126, é inserido entre a conduta de aspiração 110 e a tubagem de ligação de transdutor 122, a fim de proteger o transdutor da contaminação através do contacto com as partículas de tecido ou semelhantes, transportadas juntamente com o fluido de aspiração.
transductor sensível à pressão 120, gera um sinal eléctrico proporcional ao vácuo na conduta de aspiração 110 induzida pela bomba 112. 0 sinal é usado para controlar a bomba 112, para que a fonte de vácuo para a conduta de aspiração 110 seja ràpidamente removida quando o vácuo excede o valor predeterminado, indicando desse modo que uma oclusão surgiu. Nesta forma-imais simples, o transdutor sensível à pressão 120, pode ser um interruptor simples que desliga o motor (não apresentado) da bomba peristáltica 112. Quando a bomba peristáltica é usada, é apenas necessário desligar o motor principal para parar a bomba, para manter o vácuo de sucção no nível a que chegou, e para evitar o refluxo do fluido de irrigação restante. Será reconhecido que também é possível usar uma bomba,de acção contínua,com uma válvula de' desligar controlável
relho, o sinal do transductor sensível à pressão 120 provocará o desligar da válvula de controlo, evitando desse modo o aumento de vácuo e mantém a conduta de aspiração no nível de vácuo atingido antes do desligar. Uma válvula de controlo também pode ser necessária se é usada uma bomba que não possa evitar o refluir, quando esta está ' desligada.
Quando a fonte de vácuo foi desligada da conduta de aspiração 110, por exemplo, através da paragem da bomba 112, é desejável que se igualize a pressão nas linhas de aspiração e irrigação o mais rapidamente possível, a fim de libertar o bloqueio. Quandos as pressões estão iguais, é retirada.qualquer força de sucção que mantém um fragmento de tecido contra a entrada de aspiração do instrumento ..ultrasónico 52, e o fragmento de tecido pode ser fácilmente desalojado. No instrumento desta invenção, a igualização da pressão é acompanhada por meios de conduta de igualização de pressão 130, que conduz fluido da fonte de fluido de irrigação 102 para a conduta de aspiração 110. A válvula 132 na conduta de igualização de pressão 130, controla o fluxo de fluido através da conduta 130. A válvula 132 é normalmente fechada quando o instrumento está a ser usado para aspirar fluido e tecido de uma posição cirúrgica.
Quando surge um bloqueio na linha de aspiração 110, por exemplo, quando um fragmento de tecido obstrui um furo axial do instrumento ultrasónico 52, o aumento de sucção na linha de aspiração 110 será detectado pelo transdutor sensível à pressão 120, que por sua vez emitirá um sinal que fecha
a bomba 112. Em consequência disso, o cirurgião pode libertar o vácuo na conduta de aspiração abrindo a válvula 132 para admitir fluido de irrigação a partir da fonte de fluido de irrigação 102 para a conduta de fluido de aspiração 110 através da conduta de igualização de pressão 130, que está ligada à conduta de aspiração 110 através do ajustamento especial 140. Desde que o sistema inteiro esteja repleto de líquido, a igualização da pressão é rápida, mais rápida do que em sistemas que ajustam a pressão com a admissão da ar no sistema. Assim que a pressão é igualizada, o transdutor 120 detecta o baixo nível da sucção e reactiva a bomba. Contudo, desde que a válvula 132 esteja aberta, o fluido deslizará directamente a partir da fonte de fluido de irrigação 102 para a conduta de sucção 110, e não será aplicada, uma quantidade substancial de sucção, à posição cirúrgica através da conduta de sucção. Quando a válvula 132 estiver fechada, a bomba 112 puxará de novo fluido a partir da conduta 110 e a sucção será, desse modo, reaplicada à posição cirúrgica.
E largamente preferível· que a válvula 132 seja uma válvula controlada à distância, por exemplo uma válvula controlada eléctricamente accionada por um solenoide indicado esquematicamente com a referência numérica 134. 0 solenoide 134 é estimulado por uma fonte de energia eléctrica sob o controlo de um interruptor manipulado pelo cirurgião. De preferência, o interruptor é um interruptor a pedal, para que o cirurgião possa igualizar facilmente a pressão e desalojar o tecido de oclusão, sem ter de
retirar as mãos da operação cirúrgica. Uma válvula de controlo 109 é colocada na conduta de irrigação 56 para evitar uma onda reversiva de fluido na conduta de irrigação 56, quando a válvula 132 está aberta, para permitir que o flui5 do de irrigação circule para dentro da conduta de aspiração.
Um circuito eléctrico esquemático, que pode ser usado para controlar o sistema de controlo de fluxo desta invenção, é ilustrado na Fig. 2. Uma fonte de energia eléctrica 302, por exemplo, uma linha de corrente convencional é fornecida para operar os controlos eléctricos do aparelho.
interruptor principal 304 liga o aparelho e fornece energia ao interruptor a pedal 306, tendo quatro posições designadas como posições zero até três. 0 interruptor a pedal
306 está munido de,pelo menos, três contactos móveis 308,
310 e 330, tendo cada um uma posição desligada 308a, 310a e 330a respectivamente, correspondendo à posição 0 do interruptor a pedal, e cada contacto móvel engatando contactos estacionários 308b-d, 310b-d e 330b-d, correspondendo às posições 1 - 3 respectivamente, do interruptor a pedal.
0 interruptor a pedal é biselado para que quando não é exercida pressão pelo pé, o interruptor se mantenha na posição 0, a posição apresentada, em que os contactos 308, 310 e 330 estão nas posições de desligadas 308a, 310a e 330a, e não há energia ligada ao circuito de controlo. Assim, os solenoides 108 e 134 não estão estimulados e as válvulas 106 e 132 estão fechadas para evitar o fluxo de fluido de irrigação. Quando o interruptor a pedal 306 está desanimado na posição 1, os contactos 308b e 310b estão
accionados. Assim, o solenoide 108 está estimulado para abrir a válvula 106 para fornecer fluido de irrigação ao manipulo cirúrgico 50. Contudo, o solenoide 134 não está estimulado porque o interruptor 316 está na sua posição normalimente aberta, e por isso a válvula 132 mantém-se fechada. A bomba 112 está desactivada na posição 1 do interruptor a pedal. Quando o interruptor a pedal 306 ainda se mantém desanimado para a posição 2, os contactos 308c e 310c estão activados. 0 solenoide 108 mentém-se activado, e assim, a válvula 106 mantém-se aberta para fornecer fluido de irrigação. 0 solenoide 134 está desligado, e por isso a válvula 132 não se pode abrir quando o interruptor a pedal está nesta posição. A bomba 112 está estimulada através do interruptor normalmente fechado 312, que está sob o controlo do transdutor de pressão 120. Este controlo pode ser mecânico ou eléctrico como é largamente conhecido para os peritos neste assunto. Assim, a acção de bomba enche a conduta de aspiração 110 com fluido de irrigação. 0 interruptor 312 estará normalmente fechado quando a sucção na conduta de aspiração 110 não excede um valor predeterminado, e abrir-se-á quando esse valor é excedido. No início da operação cirúrgica, o interruptor a pedal 306 estará desanimado para a posição 3 oara estimular o instrumento cirúrgico ultrasónico,através do cado condutor 320, para o gerador ultrasónico e circuitos de controlo para o manipulo, que são inteiramente convencionais e não estão representados. 0 cirurgião prossegue com o corte ultrasónico usando o instrumento 52 no manipulo 50. Durante
o curso norr.al do processo cirúrgico, o interruptor 3 i2 estará fechado para que a bomba 112 forneça uma fonte de sucçãc para o fluido de aspiração e para o tecido fragmentado a partir d? posição cirúrgica, enquanto que o fluido de rrigação é fornecido através da válvula aberta 106. A conduta de igualização de pressão 130 mantém-se normalmente fechada. Quando uma oclusão surge, o vácuo na conduta de aspiração 110 aumenta e o transdutor sensível à pressão 120 provoca a abertura do interruptor 312, fechando a bomba 312. 0 cirúrgião é normalmente alertado para a ocurrencia de um bloqueio quando o som do motor da bomba em acção para. Ele pode, como é óbvio, observar isso através do seu microscópio de operação, ou um alarme especial, também accionado pelo transdutor sensível à pressão, pode ser providenciado.. Por isso, o cirurgião pode igualizar a pressão levantando o seu pé, e movendo o interruptor a pedal 306 da sua posição 3 para a posição 1, permitindo assim que os contactos do interruptor a pedal voltem para a posição em que os contactos 308b e 310b estejam estimulados. Quando o interruptor a pedal 306 faz a transição da posição 2 para a posição 1, o controlaaor engatilhado 324, que controla o interruptor 316, é activado e abre momentaneamente o interruptor 316. 0 interruptor engatilhado
324 recebe energia através do contacto 308b do interruptor 306 e pode incluir um circuito de impulso simples convencional, por exemplo, um multivibrador de disparo único, que fornece 'm pulsar simples a um impulsionador, por exemplo, uma bobina auxiliar, que fecha momentaneamente o interruptor 316.
circuito de impulse simples pode ser engatilhado através da ligação 326 quando o interruptor a pedal 306 se move da posição 2 para a posição 1. 0 controlador engatilhado
324 e o seu circuito são convencionais e rápidamente implementados por peritos neste assunto. 0 solenoide 134 é assim accionado momentaneamente pelo interruptor 316 para abrir a válvula 13,2 na conduta de igualização de pressão 130 para admitir fluido de irrigação directamente da fonte de fluido de irrigação 102 para dentro da conduta de aspiração 110, para aliviar a sucção na conduta 110. Com a remoção da sucção na conduta de aspiração 110, nenhuma força de sucção segura fragmentos de tecido na entrada do furo axial no instrumento ultrasónico 52, e os fragmentos podem fácilmente ser desalojados. 0 cirurgião pode então continuar a sua actuação -depremindo o interruptor a pedal para as posições 2 e 3. A válvula 132 é neste momento fechada e a sucção é reintegrada na conduta de aspiração 110. Enquanto que o sistema de contrclo descrito representa um circuito que acompanha os objectivos desta invenção, é de reconhecer que podem ser usados circuitos alternados.
A invenção também envolve um ajustamento especial
400 apresentado na secção transversal da Fig. 3. Este ajustamento ce ligação está especialmente adaptado para preencher a função de juntar a conduta de aspiração, a conduta para aliviar a pressão, e o transdutor sensível à pressão. 0 ajustamento compreende uma conduta de fluido tubular 402, tendo um membro de ligação fêmea 404 numa extremidade para receber a tubagem de aspiração 110 vindo do manipulo 52.
Esta tubagem transporta fluido aspirado juntamente com
fragmentos de tecido, e a ligação fêmea fornece uma parede interna lisa para a conduta a fim de reduzir a possibilidade de obstrução. A conduta tubular 402 está munida na sua outra extremidade com um membro de ligação macho 406 para ligar a tubagem principal 113 à fonte de sucção, por exemplo, a bomba 112. Uma segunda conduta de fluido tubular 408, na comunicação de fluido com a primeira conduta tubular 402 entre os membros de ligação de extremidade 404 e 406, está geralmente disposta em ângulos rectos em relação à primeira conduta 402.
A segunda conduta de fluido 408 tem um membro de ligação cónico macho '410 na sua extremidade livre adaptada para se ligar com o ajustamento de ligação cónico fêmea na cavidade de filtragem 126 ou com a tubagem principal 122 para o trans15 dutor sensível à pressão 120. Uma terceira conduta de fluido 412 tem uma extremidade ligada e em comunicação fluídica com a segunda conduta de fluido 408 num ponto intermédio entre as suas extremidades. A outra extremidade 414 da terceira conduta tubular 412 este conificada para receber a ex20 tremidade da conduta de igualização de pressão 130. A terceira conduta de fluido 412 está geralmente colocada em âgulos rectos em relação à segunda conduta tubular 408 e paralela à primeira conduta tubular 402. 0 ajustamento de ligação 400 permite a ligação rápida e conveniente de todos os membros condutores de fluido associada, à função de igualização de pressão do aparelho desta invenção.
endo sido a invenção descrita por completo, ceve -se ccapreender que esta pode ser inserida noutras formas
específicas ou variações sem fugir ao seu espírito ou características essenciais. Assim, o processo descrito acima deve ser considerado em todos os aspectos como ilustrativo e não restritivo, o sendo o âmbito desta invenção indicado pelas reivindicações anexas, mais do que a descrição acima, e todas as alterações que surjam dentro do significado e média de equivalência das reivindicações devem ser contidas dentro das mesmas.

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1- Sistema de controlo de fluxo de fluido que compreende um aparelho para uso com um istrumento de irrigação e aspiração adaptaGc para a irrigação e aspiração de uma posição cirúrgica localizace numa pequena câmara elástica, compreendendo o dito aparelhe de controlo de fluido o seguinte :
    - uma fonte de fluido de irrigação;
    - meios de conduta de fluido de irrigação para conduzir o c-ito fluido de irrigação à posição cirúrgica mencionaoa;
    - meios de conduta do fluido de aspiração para retirar fluido Gc posição cirúrgica mencionada;
    - meios de bomba controlável na comunicação do fluido con a dite conduta de fluido de aspiração para garantir uma fonte de sucçãc18 na conduta de fluido de aspiração;
    - meios transdutores sensíveis à pressão na comunicação do fluido com a dita conduta de fluido de aspiração para a leitura de pressão na conduta de fluido de aspiração mencionada e formação de um
    5 sinal eléctrico de controlo para os referidos meios de bomba, e alívio de pressão dos meios de conduta de fluido ligando a dita fonte de fluido de irrigação aos referidos meios de conduta de fluido de aspiração;
    - meios de válvula controlável nos meios de alívio de pressão Ga
    10 conduta de fluido mencionados;
    - meios de controlo para controlar os referidos meios de válvula controlável.
  2. 2- Um sistema de controlo de fluxo de fluido que inclui um aparelh<
    conforme reivindicadc na reivindicação 1, caracterizado pelo factc·
    15 aos referioos meios oe válvula controlável serem uma válvula controlável electricamente.
  3. 3- Um sistema de controlo oe fluxo de fluido oue inclui um aparelhe
    I conforme reivindicaoo na reivindicação 2, caracterizado pelo factc dos meios de controlo mencionados para a referida válvula controle ?0 vel electricamente ser‘um interruptor eléctrico.
  4. 4- Um sistema de controlo de fluxo de fluido que inclui um. aparelhe , conforme reivindicado na reivindicação 3, caracterizad pele facic oc interruptor eléctrico ser um interruptor accionacc. pele pé.
    ?5 5- Um. sistema oe controlo de fluxo de fluido que inclui um aparelh conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizada pelo facto dos meios de bomba mencionados serem uma bomba peristáltica.
    6- Um sistema de controlo de fluxo de fluido que inclui um aparelho conforme reivindicado na reivindicação!, caracterizado pelo
  5. 5 facto de compreender adicionalmente meios de válvula de controlo nos ditos meios de conduta de fluido de irrigação.
  6. 7- Um sistema de controlo de fluxo de fluido que inclui um aparelho conforme reivindicado na reivindicação 1, caracterizado pelo facto de compreender adicionalmente meios de válvula para desli-
    10 oar nos ditos meios de conduta de fluido de irrigação.
  7. 8- Um sistema de controlo de fluxo de fluido que inclui um ajustamento de ligação - T moderada, para uso num aparelho de controlo de fluxo compreendendo o referido ajustamento o seguinte:
    - uma primeira e rígida conduta tubular de fluido tendo um ajus-
    15 tamento de ligação de fluido fêmea no primeiro terminal e um ajustamento de ligação de fluido macho no segundo terminal:
    - uma segunda e rígida conduta tubular oe fluido tendo um terminal
    I err. comunicação de fluido corr. a primeira conduta de fluido mencionada, colocada substâncialmente em ângulos rectos em relação à
    20 primeira conduta de fluido mencionada;
    - uma terceira e rígida conduta tubular de fluido tendo um terminal em ligação de fluido com a segunda conduta de fluido mencionacc, colocada geralmente em ângulos rectos em relação ê segunda conduta de fluido mencionada e paralela à referida primeira con- oc dutc de fluido.
PT8266086A 1985-06-05 1986-05-28 Sistema de controlo de fluxo de fluido e sua ligacao e ajustamento PT82660B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US74156585A 1985-06-05 1985-06-05

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT82660A PT82660A (en) 1986-06-01
PT82660B true PT82660B (pt) 1993-01-29

Family

ID=24981244

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT8266086A PT82660B (pt) 1985-06-05 1986-05-28 Sistema de controlo de fluxo de fluido e sua ligacao e ajustamento

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JPS62500640A (pt)
PT (1) PT82660B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0730013Y2 (ja) * 1989-04-27 1995-07-12 オリンパス光学工業株式会社 超音波治療装置
US6083195A (en) * 1998-10-15 2000-07-04 Bausch & Lomb Surgical, Inc. Ophthalmic aspiration system with selectable vent method
US6599277B2 (en) * 2001-11-30 2003-07-29 Bausch & Lomb Incorporated Aspiration flow meter and control
US7785316B2 (en) 2005-03-21 2010-08-31 Abbott Medical Optics Inc. Application of a system parameter as a method and mechanism for controlling eye chamber stability
US7670330B2 (en) 2005-03-21 2010-03-02 Abbott Medical Optics Inc. Application of vacuum as a method and mechanism for controlling eye chamber stability
US8034018B2 (en) * 2007-12-20 2011-10-11 Bausch & Lomb Incorporated Surgical system having means for stopping vacuum pump
US8579851B2 (en) * 2007-12-20 2013-11-12 Bausch & Lomb Incorporated Surgical system having means for isolating vacuum pump
AU2009333092B2 (en) * 2008-12-30 2015-01-22 Solventum Intellectual Properties Company Apparatuses, systems, and methods for managing liquid flow associated with a tissue site using the presence of reduced pressure
EP3691585B1 (en) 2017-10-04 2023-09-27 Johnson & Johnson Surgical Vision, Inc. Systems for measuring fluid flow in a venturi based system
US11071816B2 (en) 2017-10-04 2021-07-27 Johnson & Johnson Surgical Vision, Inc. System, apparatus and method for monitoring anterior chamber intraoperative intraocular pressure

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4496342A (en) * 1981-03-20 1985-01-29 Surgical Design Corporation Surge prevention system for an ophthalmic instrument
JPS6012050A (ja) * 1983-06-30 1985-01-22 持田製薬株式会社 超音波メス装置及びその使用方法

Also Published As

Publication number Publication date
PT82660A (en) 1986-06-01
JPH0259741B2 (pt) 1990-12-13
JPS62500640A (ja) 1987-03-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4935005A (en) Opthalmic fluid flow control system
US4832685A (en) Fluid flow control system and connecting fitting therefor
CA1276094C (en) Fluid flow control system and connecting fitting therefor
KR100909513B1 (ko) 유체 압력 감지 챔버
KR100909512B1 (ko) 유체 압력 감지 챔버
US7670330B2 (en) Application of vacuum as a method and mechanism for controlling eye chamber stability
US3902495A (en) Flow control system
US4041947A (en) Flow control system
US7785316B2 (en) Application of a system parameter as a method and mechanism for controlling eye chamber stability
JP3667638B2 (ja) 制御された流出スリーブ
US5562612A (en) Apparatus and method for reverse flow irrigation and aspiration of interior regions of the human eye
BR122019028291B1 (pt) Circuito de aspiração para um sistema de fluidos
BR112015021420A2 (pt) sistemas e métodos para cirurgia ocular
CA2624398C (en) Method of priming a surgical system
PT82660B (pt) Sistema de controlo de fluxo de fluido e sua ligacao e ajustamento
ES2367077T3 (es) Control de reflujo en un sistema microquirúrgico.
US7357779B2 (en) Aspiration flow modulation device
US20230218437A1 (en) Phacoemulsifier with hermetic protection against distally-propagating pressure pulses
AU2011253755B8 (en) The application of vacuum as a method and mechanism for controlling eye chamber stability

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920731

PC3A Transfer or assignment

Free format text: 930119 NESTLE SA CH

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19940131