PT808250E - Rodas - Google Patents

Rodas Download PDF

Info

Publication number
PT808250E
PT808250E PT96922161T PT96922161T PT808250E PT 808250 E PT808250 E PT 808250E PT 96922161 T PT96922161 T PT 96922161T PT 96922161 T PT96922161 T PT 96922161T PT 808250 E PT808250 E PT 808250E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
disc
rim
apertures
wheel
disk
Prior art date
Application number
PT96922161T
Other languages
English (en)
Inventor
Terence Roy Crowe
Donald Pankhurst
Original Assignee
Gkn Sankey Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gkn Sankey Ltd filed Critical Gkn Sankey Ltd
Publication of PT808250E publication Critical patent/PT808250E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60BVEHICLE WHEELS; CASTORS; AXLES FOR WHEELS OR CASTORS; INCREASING WHEEL ADHESION
    • B60B23/00Attaching rim to wheel body
    • B60B23/12Attaching rim to wheel body by devices arranged to permit variation of axial position of rim relative to wheel body for track width adjustment

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Tires In General (AREA)
  • Glass Compositions (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)
  • Polymers With Sulfur, Phosphorus Or Metals In The Main Chain (AREA)
  • Valve Device For Special Equipments (AREA)
  • Testing Of Balance (AREA)
  • Devices For Conveying Motion By Means Of Endless Flexible Members (AREA)
  • Pulleys (AREA)
  • Length Measuring Devices By Optical Means (AREA)
  • Turbine Rotor Nozzle Sealing (AREA)
  • Automobile Manufacture Line, Endless Track Vehicle, Trailer (AREA)
  • Regulating Braking Force (AREA)
  • Automatic Assembly (AREA)

Description

83 627 ΕΡ Ο 808 250/ΡΤ
DESCRIÇÃO “Rodas”
Este invento refere-se a uma roda do tipo que tem um aro e um disco fixos em conjunto de modo a poderem separar-se.
Tais tipos de rodas são utilizados, por exemplo, em tractores, de modo a que o aro possa ser fixo no disco da roda em qualquer uma da pluralidade de posições axiais alternativas e em qualquer uma de uma pluralidade de orientações alternativas, de modo que a distância entre um par de rodas num eixo possa ser alterada para se adequar a diferentes aplicações agrícolas. É prática comum soldar ao aro, em torno da sua superfície circunferencial interior, uma pluralidade de alças, que servem para fixar o aro no disco, utilizando parafusos, que passam através das alças e do disco.
Devido às tolerâncias de fabrico, as posições verdadeiras das alças, e das passagens nas mesmas para receberem os parafusos, nem sempre podem ser dispostos de forma a assegurar que o disco fique concêntrico em relação ao aro, pelo que pode ser permitida variação na posição do disco em relação ao aro.
Enquanto que na fábrica, utilizando, por exemplo, uma cércea adequada, se pode fazer com que o disco e aro sejam montados, de tal modo que os mesmos fiquem concêntricos ou o mais concentricamente possível, no campo, quando o disco é deixado frequentemente fixo ao cubo do veículo, enquanto o aro é de novo orientado em relação ao disco, é muito difícil remontar o disco e o aro, de modo que os dois fiquem concêntricos.
Nas aplicações em que o veículo está apenas preparado para se deslocar a velocidades relativamente baixas, por exemplo, a 30 quilómetros por hora, podem ser toleradas excentricidades consideráveis nas rodas. No entanto, estão a ser agora desenvolvidos tractores, os quais estão adaptados para se deslocarem a velocidades de 50 quilómetros por hora e ainda mais, e a tais velocidades, tais excentricidades nas rodas podem causar desconforto e instabilidade ao tractor.
Uma roda de acordo com o preambulo da reivindicação 1 é conhecida a partir de EP-A-0 319 694.
83 627 ΕΡ Ο 808 250/ΡΤ 2
De acordo com um primeiro aspecto do invento é proporcionada uma roda, que compreende um aro e um disco, pelo qual a roda é fixa a um cubo, estando o disco fixo no aro por meio de fixadores, que se prolongam de modo geral axialmente, cada um dos quais passa através de uma respectiva abertura do disco e é recebido numa respectiva passagem, que se prolonga de modo geral axialmente de um componente de ligação do aro, permitindo as tolerâncias das aberturas do disco e/ou das passagens do componente de ligação e/ou dos fixadores a variação da posição do disco em relação ao aro, caracterizada por pelo menos serem proporcionados, pelo menos, dois meios de indicação, cujas posições estão fixas em relação ao aro, e cada meio de indicação poder ser alinhado com uma correspondente abertura adicional no disco.
Assim, quando o aro e o disco são montados, por exemplo, numa fabrica, de modo a ficarem concêntricos entre si, depois do disco e aro serem desmontados, durante a nova montagem, assegurando que as aberturas adicionais do disco e meios de indicação ficam de novo alinhados, o disco pode ser novamente fixo no aro exactamente na mesma posição em relação ao aro, de modo que o disco e aro fiquem concêntricos.
Quando se pretender que o disco possa ser fixo no aro numa pluralidade de orientações gerais alternativas, por exemplo, com o disco rodado de 180° em torno de um seu diâmetro, assegurando que as aberturas adicionais do disco e os meios de indicação fiquem igualmente afastados do eixo da roda, de novo pode ser assegurada a concentricidade entre o disco e aro.
Num tal caso, de preferência, uma das aberturas adicionais do disco e os meios de indicação estão também proporcionados em posições igualmente distanciadas do centro da respectiva passagem ou abertura do disco.
Numa disposição, o componente de ligação pode em geral ser contínuo circunferencialmente, ou pode ser proporcionada uma pluralidade de componentes de ligação, por exemplo, compreendendo alças espaçadas em torno de uma superfície circunferencial radial interior do aro. Em particular, mas não exclusivamente, neste caso, cada alça pode ter um par de passagens, cada uma das quais recebe um respectivo fixador, e uma das aberturas adicionais do disco e dos meios de indicação das alças estão, de preferência, proporcionados em posições igualmente espaçadas dos centros dos respectivos pares das passagens, 83 627 ΕΡ Ο 808 250/ΡΤ 3
ou do respectivo par de aberturas do disco.
Assim, sejam quais forem as orientações gerais permissíveis de fixação do disco no aro, assegurando que as aberturas adicionais do disco e meios de indicação ficam alinhados, pode ser conseguida a concentricidade da roda.
Numa disposição preferida, cada meio de indicação compreende uma abertura no componente ou componentes de ligação, de tal modo que o alinhamento das aberturas, no componente ou componentes de ligação e aberturas adicionais do disco, pode ser facilitado pela inserção de um elemento alongado, tal como uma cavilha ou pino cónico durante a nova montagem do disco e aro.
De acordo com um segundo aspecto do invento é proporcionado um processo de produção de uma roda de acordo com o primeiro aspecto do invento, o qual compreende os passos de localizar o disco em relação ao aro numa orientação geral, de tal modo que as aberturas do disco fiquem cada uma delas alinhada com as respectivas passagens do componente ou componentes de ligação, de tal modo que os fixadores possam ser inseridos através do disco e recebidos nas passagens do componente ou componentes de ligação, ajustar a posição do disco em relação ao aro, de modo que o disco e o aro fiquem concêntricos, apertar os fixadores de modo a localizar e fixar o disco no aro e proporcionar as aberturas adicionais no disco.
Assim, as aberturas adicionais no disco, e também as aberturas no componente ou componentes de ligação, se desejado, podem ser feitas num ambiente de fabrica com o disco e aro dispostos, por exemplo, numa cércea, de modo a que fiquem concêntricos.
De acordo com um terceiro aspecto do invento é proporcionado um processo de nova montagem de uma roda produzida por um processo de acordo com o segundo aspecto do invento, o qual compreende os passos de localizar o disco em relação ao aro numa orientação geral, de tal modo que as aberturas do disco fiquem cada uma delas alinhada com as respectivas passagens do componente ou componentes de ligação, de tal modo que os fixadores possam ser inseridos através do disco e recebidos nas passagens do componente ou componentes de ligação, ajustar a posição do disco em relação ao aro, de modo a alinhar as aberturas adicionais do disco com os meios de indicação, e apertar os fixadores por forma a localizar e fixar o disco no aro.
83 627 ΕΡ Ο 808 250/ΡΤ 4
Deverá ter-se em conta que, por exemplo, as rodas de tractores são grandes e que o manuseamento da posição de um aro em relação à de um disco pode ser difícil, em particular, quando seja só um operador a montar a roda.
De preferência, os meios de indicação das alças, ou de outro componente ou componentes de ligação, compreendem aberturas, caso em que, para ajudar o operador, se proporciona um componente alongado como uma cavilha ou pino de cunha, de tal modo que o passo de ajustamento da posição do disco em relação ao aro, de modo a alinhar as aberturas adicionais no disco com as aberturas do componente ou componentes de ligação possa ser conseguida pela inserção nas aberturas adicionais do disco e nas aberturas do componente ou componentes de ligação, respectivos elementos alongados, os quais correspondem exactamente em dimensão às dimensões das aberturas adicionais do disco, e das aberturas do componente ou componentes de ligação. O invento será agora descrito com referência aos desenhos anexos, nos quais: a FIG. 1 é uma vista lateral da roda de acordo com o invento, e a FIG. 2 é um corte fragmentado pela linha 2-2 da FIG. 1.
Referindo os desenhos, uma roda 10 compreende um aro 11, a qual compreende as flanges de aro 12 e 13 e uma cava de aro 14, as quais estão adaptadas para receber o pneumático (não mostrado), e um disco 15, por meio do qual a roda pode ser fixa a um cubo de um veículo. Para esta finalidade, o disco de roda 15 tem uma abertura geralmente circular central 16 para receber uma parte do cubo, e uma pluralidade de aberturas 17, por meio das quais o disco 15 e portanto a roda 10 pode ser aparafusado ao cubo do veículo.
Nesta disposição, o disco de roda 15 é, em geral, quadrado, estando os cantos do quadrado truncados, de modo a proporcionar uma forma geralmente octogonal, tendo quatro lados mais compridos de 20 a 23 intercalados com quatro lados mais curtos 24 a 27. São proporcionados quatro componentes de ligação, soldados a uma superfície circunferencial radialmente interior 30 do aro 11, que compreendem 83 627 ΕΡ Ο 808 250/ΡΤ 5
alças 31, 32, 33 e 34, prolongando-se as alças 31 a 34 circunferencialmente da superfície 30 e estando soldadas à mesma por um cordão de soldadura indicado por 35 na FIG. 2.
Cada uma das alças 31 a 34 tem, neste exemplo, um par de passagens 40 e 41, compreendendo as passagens, através de aberturas em cada um dos dois membros 42, 43 das alças de forma geral em U 31 a 34. O disco de roda 15 tem também adjacente a cada lado mais curto 24 a 27 um par de aberturas 46, 47, os quais estão geralmente alinhados com as aberturas 40 e 41 na respectiva alça 31 a 34.
Os fixadores, que consistem, neste exemplo, em parafusos 50 (não mostrados na FIG. 1 por razões de clareza), podem passar através das passagens 40, 41 das alças 31 a 34, e através das respectivas aberturas 46, 47 do disco de roda 15, para permitir ao disco 15 ser fixo no aro, pelo aperto das porcas 51 nos parafusos 50.
Porque, na prática, o aro 11 pode não ser exactamente redonda, e as posições das alças 31 a 34 em torno da superfície radial interna 30 do aro 11, não pode estar sempre disposta de modo a assegurar que o disco 15 fique concêntrico em relação ao aro 11, as tolerâncias de fabrico para as aberturas 46 e 47 do disco de roda 15, pelo menos, e também das passagens 40, 41 das alças 31 a 34 e dos diâmetros dos parafusos 50 terem de ser de modo a permitir o ajustamento da posição do disco 15 em relação ao aro 11, antes das porcas 51 serem apertadas nos parafusos 50, de modo a assegurar o alinhamento das aberturas 46,47 do disco 15 e as passagens 40, 41 das alças 31 a 34.
Desta maneira, em particular num ambiente de fábrica por exemplo, colocando o aro 11 e o disco 15 numa cércea, pode conseguir-se que o disco de roda 15 seja fixo concentricamente no aro 11, ou dentro de uma pequena gama de excentricidade. Quando montada desta maneira, quando a roda 10 for fixa no cubo de um veículo, a roda 10 rodará em geral sem excentricidade em torno do eixo da roda, indicado na FIG. 1 por A.
Deverá ser tido em consideração a partir dos desenhos, que o disco de roda 15 compreende uma parte plana 55, uma parte cónica 56, e uma parte periférica 57, na qual são proporcionadas as aberturas 46 e 47.
83 627 ΕΡ Ο 808 250/ΡΤ 6 Ο disco 15 pode ser fixo no aro 11 na posição indicada na FIG. 2, isto é, com a região periférica 57 para a esquerda das alças 31 a 34, como visto nos desenhos, ou em alternativa, no lado direito das alças 31 a 34. Desta maneira a posição do aro 11 pode ser ajustada axialmente no veículo, de modo a ser obtido um espaçamento diferente entre duas rodas situadas num eixo do veículo, para se adequar, por exemplo, a diferentes aplicações agrícolas ou outras actividades.
Para se conseguirem também variações adicionais à posição axial do aro 11, se desejado, o disco de roda 15 pode ser de novo orientado pela rotação de 180° em torno de um seu diâmetro D e de novo, a região periférica 57 pode ser fixa à esquerda ou à direita das alças 31 a 34, como mostrado na FIG. 2.
Assim, o disco pode ser fixo no aro em qualquer uma de uma pluralidade de orientações gerais.
Para assegurar que, quando o disco 15 e o aro 11 são remontados no campo, de modo que o disco 15 fique de novo concêntrico em relação ao aro 11, de acordo com o invento, de preferência, num ambiente de fábrica, quando o disco 15 e o aro 11 foram montados, por exemplo, numa cércea de modo a ficarem concêntricos ou quase concêntricos, as aberturas adicionais 60 e 60a são proporcionadas através do disco 15, adjacentes a, pelo menos, duas das alças 31 a 34, por exemplo, por perfuração. Tais aberturas adicionais 60, 60a podem ser proporcionadas adjacentes a qualquer das alças 31 a 34, através do disco 15, mas, de preferência, são proporcionadas num par de posições diametralmente opostas. Na FIG. 1, aberturas adicionais 60, 60a são mostradas para efeitos de representação apenas adjacentes a cada uma das três alças 31 a 33, através do disco 15.
Apesar das aberturas adicionais 60 e 60a poderem ser feitas alinhadas com qualquer meio de indicação, proporcionados nas alças 31 a 34, numa disposição preferida, ao mesmo tempo que são produzidas as aberturas adicionais 60, 60a no disco 15, aberturas 60b são feitas nas respectivas alças 31 a 34, com um tamanho que corresponde às aberturas adicionais 60 do disco 15.
Para permitir que a orientação do disco de roda 15 no aro 11 seja invertida, as aberturas 60b, das alças 31 a 33 e as aberturas adicionais 60, 60a, do disco de roda 15 são feitas de modo a ficarem igualmente espaçadas do eixo A da roda. 83 627 ΕΡ Ο 808 250/ΡΤ 7
Além disso, as aberturas 60b das alças 31 são proporcionadas com espaços iguais em relação aos centros das respectivas passagens 40, 41 das alças 31 a 33.
Desta maneira, qualquer que seja o número das orientações gerais seleccionadas de modo a conseguir uma desejável posição axial da roda, desde que as aberturas adicionais 60, 60a e aberturas 60b estejam alinhadas, o disco 15 e o aro 11 ficarão concêntricos.
Para facilitar o manuseamento da roda e disco e para ajudar a conseguir o alinhamento das aberturas adicionais 60, 60a, do disco 15 e das aberturas 60b, das alças 31 e 33, de preferência, durante a nova montagem, os componentes alongados tais como cavilhas e pinos de cunha são inseridos nas aberturas adicionais 60, 60a e aberturas 60b nas alças antes do aperto dos fixadores. Tais pinos podem ser retirados logo que os fixadores 50, 51 tiverem sido apertados, se bem que em algumas circunstâncias, possam ficar montados.
Numa outra disposição, cada uma das alças 31, 34 poderia ser proporcionadas com uma única passagem 40 para receber um fixador, e o disco 15 pode também ser proporcionado com uma única abertura 46 numa posição adjacente a uma alça correspondente 31 a 34, de modo que o fixador 50 possa ser inserido através da abertura 46 do disco 15 e ser recebido na passagem 40 da alça correspondente 31 a 34. O disco 15 pode ser proporcionado com quatro adicionais aberturas 60, 60a, cada uma delas igualmente espaçada para um lado de uma abertura 46 do disco 15. Quando o disco 15 está orientado em relação ao aro 11, as primeiras duas das aberturas adicionais 60, 60a poderão cada ser dispostas de modo a ficarem alinhadas com uma respectiva das duas aberturas 60b ou outros meios de indicação das alças 31 a 34, as quais estão também localizadas cada para um lado da única passagem 40 das respectivas alças 31 a 34.
Quando a orientação do disco 15 for invertida, as outras duas das quatro aberturas adicionais 60, 60a podem ser colocadas em alinhamento com as duas aberturas 60b das alças 31 a 34. É claro que, este alinhamento pode ser invertido, isto é, as quatro aberturas 60b ou outros meios de indicação podem ser proporcionados nas alças 31 a 34, por exemplo, duas em cada duas alças, e o disco pode ter duas aberturas 8 83 627 ΕΡ Ο 808 250/ΡΤ adicionais 60, 60a apenas, cada localizada num lado de uma respectiva abertura 46 do disco 15. São possíveis muitas variações alternativas de tais construções, como será óbvio para os especializados da arte. O presente invento foi descrito com referência a um exemplo particular, no qual o disco 15 está fixo no aro 11 por meio de uma pluralidade de alças 31 a 34. Numa outra disposição, os tipos alternativos de componentes de ligação podem ser proporcionados espaçados em torno superfície circunferencial interior 30 do aro 11, em pares, ou de outro modo, como requerido.
Em ainda uma outra disposição, em vez de existir uma pluralidade de componentes de ligação individuais, proporcionando cada uma deles passagens para receber os fixadores 50/51, numa outra disposição, a roda 10 pode compreender um único componente de ligação, o qual se prolonga, em geral, continuamente em torno da superfície circunferencial radialmente interior do aro 11, proporcionando o componente de ligação uma pluralidade de aberturas espaçadas para receber os fixadores, pelos quais o disco 15 pode ser fixo no aro 11.0 disco 15 não precisa ter a configuração octogonal mostrada nos desenhos, mas pode ter outra configuração poligonal, ou até circular, como desejado.
Se bem que a roda 10 descrita é uma roda de tractor, o invento, como é óbvio, pode ser aplicado a qualquer outra roda, em que o disco 15 e o aro 11 estão fixos de modo libertável, particularmente mas não exclusivamente para permitir novas montagens e desmontagens repetidas da roda, mantendo ao mesmo tempo a concentricidade entre o disco 15 e o aro 11.
Lisboa, 12 jsjj zoúu
Por GKN Sankey Limited
ENG.® ÂMTCMI0 J0A* DA CUMHA FERREli Ag. Of. Pr. índ, Rtio d®s Flores, 74 - 4.® 1ÊOO LISBOA

Claims (9)

  1. 83 627 ΕΡ Ο 808 250/ΡΤ 1/3
    REIVINDICAÇÕES 1 - Roda (10), que compreende um aro (11) e um disco (15), pelo qual a roda (10) é fixa a um cubo, estando o disco (15) fixo no aro (11) por meio de fixadores (50), que se prolongam de modo geral axialmente, cada um dos quais passa através de uma respectiva abertura (45, 47) do disco (15) e é recebido numa respectiva passagem (40, 41), que se prolonga em geral axialmente de um componente de ligação do aro (11), permitindo as tolerâncias das aberturas (46, 47) do disco (15) e/ou das passagens (40, 41) do componente de ligação e dos fixadores (50) a variação da posição do disco (15) em relação ao aro (11), caracterizada por serem proporcionados, pelo menos, dois meios de indicação (60b), cujas posições estão fixas em relação ao aro (11), e cada meio de indicação (60b) poder ser alinhado com uma correspondente abertura adicional (60, 60a) no disco (15).
  2. 2 - Roda de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o disco (15) poder ser montado no aro (11) numa pluralidade de orientações alternativas gerais e as aberturas adicionais (60, 60a) do disco (15) e meios de indicação (60b) serem todas igualmente espaçadas de um eixo (A) da roda.
  3. 3 - Roda de acordo com a reivindicação 1 ou a reivindicação 2, caracterizada por o disco (15) poder ser montado no aro (11) numa pluralidade de orientações alternativas gerais e uma das aberturas adicionais (60, 60a) do disco (15) e os meios de indicação (60b) serem todos proporcionados em posições igualmente espaçadas do centro da uma respectiva passagem (40, 41) ou de uma respectiva abertura (46, 47) do disco (15).
  4. 4 - Roda de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por ser proporcionada uma pluralidade de componentes de ligação (31 a 34), espaçados radialmente em torno de uma superfície interior da circunferência (30) do aro (11).
  5. 5 - Roda de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada por o disco (15) poder ser fixo no aro (11) numa pluralidade de orientações alternativas gerais e o, ou cada componente de ligação (31 a 34) ter um par de passagens (40, 41), cada uma das quais recebe um respectivo fixador (50), e uma das aberturas adicionais (60, 60a) do disco (15) e os meios de indicação (60b) do componente ou componentes de ligação (31-34) serem 83 627 ΕΡ Ο 808 250/ΡΤ 2/3
    proporcionados em posições igualmente espaçadas dos centros do respectivo par de passagens (40, 41) ou do respectivo par de aberturas (46, 47) do disco (15).
  6. 6 - Roda de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por cada um dos meios de indicação (60b) compreender uma abertura no componente ou componentes de ligação (31 a 34).
  7. 7 - Processo de produção de uma roda (10) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, o qual compreende os passos de localizar o disco (15), em relação ao aro (11) numa orientação geral, de tal modo que as aberturas (46, 47) do disco (15) fiquem cada uma delas alinhada com as respectivas passagens (40, 41) do componente ou componentes de ligação (31 a 34), de tal modo que os fixadores (50) possam ser inseridos através do disco (15) e recebidos nas passagens (40, 41) do componente ou componentes de ligação (31 a 34), ajustar a posição do disco (15) em relação ao aro (11), de tal modo que o disco (15) e o aro (11) fiquem concêntricos, apertar os fixadores (50) de modo a localizar e fixar o disco (15) e o aro (11) e proporcionar as aberturas adicionais (60, 60a) no disco (15).
  8. 8 - Processo de nova montagem de uma roda produzida de acordo com o processo da reivindicação 7, o qual compreende os passos de localizar o disco (15) em relação ao aro (11) numa orientação geral, de tal modo que as aberturas (46, 47) do disco (15) fiquem cada uma delas alinhada com as respectivas passagens (40, 41) do componente ou componentes de ligação (31 a 34), de tal modo que os fixadores (50) possam ser inseridos através do disco (15) e recebidos nas passagens (40,41) do componente ou componentes de ligação (31 a 34), ajustar a posição do disco (15) em relação ao aro (11), de modo a alinhar as aberturas adicionais (60, 60a) com os meios de indicação (60b), e apertar os fixadores (50) de modo a localizar e a fixar o disco (15) no aro (11).
  9. 9 - Processo de acordo com a reivindicação 8, o qual inclui os passos de ajustamento da posição do disco (15) em relação ao aro (11), de modo a alinhar as aberturas adicionais (60, 60a) do disco (15) com as aberturas (60b) do componente ou componentes de ligação (31 a 34), pela inserção nas aberturas adicionais (60, 60a) do disco (15), e nas aberturas (60b), do componente ou componentes de ligação (31 a 34), dos respectivos elementos alongados, os quais correspondem 83 627 ΕΡ Ο 808 250/ΡΤ 3/3 exactamente em dimensão às dimensões das aberturas adicionais (60, 60a) do disco (15) e das aberturas (60b) do componente ou componentes de ligação (31 a 34). Lisboa, fâ M. 2000 Por GKN Sankey Limited -O AGENTE OFICIAL-
PT96922161T 1995-12-06 1996-07-05 Rodas PT808250E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB9524952.0A GB9524952D0 (en) 1995-12-06 1995-12-06 Wheels

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT808250E true PT808250E (pt) 2000-04-28

Family

ID=10785005

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96922161T PT808250E (pt) 1995-12-06 1996-07-05 Rodas

Country Status (11)

Country Link
US (1) US5938291A (pt)
EP (1) EP0808250B1 (pt)
AT (1) ATE185747T1 (pt)
DE (1) DE69604785T2 (pt)
DK (1) DK0808250T3 (pt)
ES (1) ES2140872T3 (pt)
GB (1) GB9524952D0 (pt)
GR (1) GR3032099T3 (pt)
PL (1) PL182176B1 (pt)
PT (1) PT808250E (pt)
WO (1) WO1997020704A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6027176A (en) * 1997-10-14 2000-02-22 Titan International, Inc. Wheel
GB2336813B (en) * 1998-04-30 2002-04-03 Gkn Sankey Ltd Method of making a wheel
JP2000108603A (ja) * 1998-08-07 2000-04-18 Topy Ind Ltd 多片リムディスクホイ―ルとその製造方法
IT249854Y1 (it) * 2000-07-19 2003-06-05 Titan Italia S P A Ruota a carreggiata variabile con dispositivi di posizionamentoreciproco di cerchione e disco
US7537034B2 (en) * 2006-06-19 2009-05-26 Zabaleta Daniel A Automotive wheel with continuous barrel surface
US7681958B1 (en) 2007-03-08 2010-03-23 Bagdasarian Ken L Multi-piece wheel
US7779877B2 (en) * 2008-05-27 2010-08-24 Hayes Lemmerz International, Inc. Take apart vehicle wheel assembly
DK2607097T3 (en) * 2011-12-20 2016-01-25 Titan Italia S P A Wheels with variable track
GB2531698A (en) * 2014-10-02 2016-05-04 Gkn Land Systems Ltd Wheel
KR102023371B1 (ko) * 2019-02-19 2019-09-20 충남대학교산학협력단 농용 트랙터의 륜거 조절형 휠

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA489615A (en) * 1953-01-13 F. Umstott Harold Wheel construction
FR2219877B1 (pt) * 1973-03-02 1975-10-31 Dunlop Sa
DE3069900D1 (en) * 1979-09-18 1985-02-14 Gkn Sankey Ltd Wheels manually adjustable for varying track
DE3741640A1 (de) * 1987-12-09 1989-06-22 Lemmerz Werke Kgaa Spurverstellrad
DE3821533A1 (de) * 1988-06-25 1989-12-28 Lemmerz Werke Kgaa Haltebock fuer spurverstellraeder
DE3921121A1 (de) * 1989-06-28 1991-01-03 Lemmerz Werke Kgaa Spurverstellrad

Also Published As

Publication number Publication date
ES2140872T3 (es) 2000-03-01
US5938291A (en) 1999-08-17
DE69604785T2 (de) 2000-02-03
EP0808250A1 (en) 1997-11-26
DK0808250T3 (da) 2000-01-03
DE69604785D1 (de) 1999-11-25
GB9524952D0 (en) 1996-02-07
WO1997020704A1 (en) 1997-06-12
EP0808250B1 (en) 1999-10-20
GR3032099T3 (en) 2000-03-31
PL182176B1 (pl) 2001-11-30
ATE185747T1 (de) 1999-11-15
PL321740A1 (en) 1997-12-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT808250E (pt) Rodas
JP4480244B2 (ja) 冷却空気を供給するボルト止めフランジアセンブリ
US10717322B2 (en) Variable track wheel and associated systems and methods
KR100200992B1 (ko) 볼트의 결합부 구조체
JPS63154801A (ja) ターボ機械のロータ及びその連結方法
US20090026833A1 (en) Spoked wheel for a bicycle
JPH09202107A (ja) 自転車用ハブ
JP2008132977A (ja) 自転車の車輪用ハブ、および自転車の車輪
CA2338645A1 (en) Tensioned spoked bicycle wheel assembly and method
EP1180074B1 (en) Motorcycle hub modular carrier rings
US3933228A (en) Brake disk construction
US6609765B2 (en) Adjustable wheel and axle assembly for a work vehicle
US4702724A (en) Drive shaft shield assembly
JP4523140B2 (ja) 二部品からなるハブ延長部材
BRPI0618507A2 (pt) roda de veìculo comercial, método para montar conjunto duplo de rodas
US5372407A (en) Laced wheel hub
CA2301629A1 (en) Tensioned spoked bicycle wheel assembly and hub therefor
US4016710A (en) Bat support spider for a harvester reel
US6273515B1 (en) Adjustable rim assembly
CA2212368C (en) Wheels
US2171170A (en) Wheel structure
US5794713A (en) Universal hub assembly
US6179388B1 (en) Method of making a wheel
US10259261B2 (en) Wheel
DE202018101684U1 (de) Hinterradnabe eines Fahrrads