PT80029B - Peroxide activation - Google Patents

Peroxide activation Download PDF

Info

Publication number
PT80029B
PT80029B PT80029A PT8002985A PT80029B PT 80029 B PT80029 B PT 80029B PT 80029 A PT80029 A PT 80029A PT 8002985 A PT8002985 A PT 8002985A PT 80029 B PT80029 B PT 80029B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
citrate
solution
manganous
hydrogen peroxide
Prior art date
Application number
PT80029A
Other languages
English (en)
Other versions
PT80029A (en
Original Assignee
Interox Chemicals Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Interox Chemicals Ltd filed Critical Interox Chemicals Ltd
Publication of PT80029A publication Critical patent/PT80029A/pt
Publication of PT80029B publication Critical patent/PT80029B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/39Organic or inorganic per-compounds
    • C11D3/3902Organic or inorganic per-compounds combined with specific additives
    • C11D3/3905Bleach activators or bleach catalysts
    • C11D3/3932Inorganic compounds or complexes

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Catalysts (AREA)

Description

DESCRIÇÃO DO INVENTO
O presente invento diz respeito ao processo de preparação de activadores de peróxidos e em particular ao processo de activação de composições que contêm peróxido de hidrogénio ou persais que produzem peróxido de hidrogénio sob as condições de utilização.
Convencionalmente, uma classe de agentes de branqueamento com preende peróxido de hidrogénio e persais que o produzem nas condições de utilização. Tais agentes de branqueamento são comparativamente ine ficazes na remoção de nódoas dos tecidos ou das superfícies rudes a baixas temperaturas de lavagem tais como da ambiente até 60eC, Consequentemente, e em especial por causa do aumento dos preços de energia, foram envidados consideráveis esforços para activar os agentes de bran queamento aquelas temperaturas.
Uma classe de activadores que tem sido considerada intermiten temente compreende metais de transição. Foi largamente reconhecido que os metais de transição da primeira fila tais como ferro, ou cobre catalizam a decomposição dos peróxidos, mas a utilização da reacção entre os dois componentes para melhorar a remoção de nódoas a baixa temperatura demonstrou pouca eficiência. Cs conhecimentos provenientes da arte anterior, em alguns aspectos, revelaram-se contraditórios e noutros aspectos a informação generalizada parece não ser confirmada na pratica.
Um metal de transição que parece ser capaz de activar o peró xido de hidrogénio ou os persais, é o manganésio. Faz-se referência a este facto na US-A-3156654» ma·3 a patente declara que deve ser usado conjuntamente com agentes quelantes que seguem certos critérios dos quais a maior parte dos exemplos é de ácidos aminocarboxílicos. Quando o processo foi ensaiado usando um aminocarboxilato representativo e pe. rÓxido de hidrogénio sob condições de tampão alcalino, 0 sistema com uma quantidade catalítica de sulfato de manganésio não branqueia melhor do que 0 peróxido de hidrogénio sózinho nas mesmas condições. Sem duvida, US-A-3156654 representou mera especulação no que se refere ao manganésio.
US-A-3532634 também descreveu composições que contêm um metal de transição e um persal, mas demonstraram activação somente na
presença de uma gama de agentes quelantes fracos, diferentes dos de
63.533
ΤΡ/036ΧΡ/54888
-3TJS-A-3156654 quando também estava presente um persal orgânico activa dor. Os agentes quelantes mais fortes tais como os ácidos aminocarboxílicos foram excluídos especificamente, Num exemplo comparativo, nenhuma activação foi aparente quando 0 sulfato manganoso e 0 ácido picolínico foram empregados com uma composição de detergente da acção enérgica à qual foi adicionada o perborato de sédio.
Mais recentemente, EP-À-72166 descreve um sistema activador multi-composto para persais que inclui dois catalizadores metálicos e uma gama de sequestrantes dos quais uma das classes específicas prin cipais compreende amino (poli) carboxilatos. Deve notar-se que aqueles sequestrantes são os mesmos que foram referidos em TJS-A-3156654 e os mesmos que foram especificamente excluídos de TJS-A-3532634· Consequen temente esta especificação não dá nenhum ensinamento directo sâbre a preparação de um sistema catalítico de um metal sé, pois que comentários semelhantes se aplicam também ao teste de repetição descrito na passagem relativa ao I73-A-3156654.
Mais recentemente, em EP-A-82563, há a activação descrita de um persal pelo manganésio mas exige a presença de um carbonato, Na prá tica, os tecidos são manchados apropriadamente com uma variedade tipos de nédoas, incluindo manchas de argila ou gordura, que respondem rela tivamente mal às composições de limpeza preparadas com carbonato e pro. vavelmente reconhecendo tais matérias práticas, a especificação inclui uma lista de adjuvantes inorgânicos e orgânicos complexantes para uti lizar em conjunto com o carbonato. Sem dúvida, todos os seus Exemplos incluem um ou mais adjuvantes auxiliares. Contudo os Exemplos e em par, ticular os Exemplos I, III e XII mostram claramente 0 efeito prejudicial da substituição de pelo menos parte do carbonato pelo seu adjuvante detergente auxiliar principal, designadamente tripolifosfato de sédio. Assim, e razoável inferir-se da EP-A-82563 que a chave do emprego do manganésio como um promotor de persal permanece com 0 uso do carbonato e os outros adjuvantes retardam ou impedem aquele efeito. Está completamente de acârdo com as observações experimentais que os adjuvantes inorgânicos tais como tripolifosfatos e os adjuvantes orgâ nicos complexantes tais como aminocarboxilatos como adjuvantes únicos complexam 0 manganésio pelo que não se regista nenhuma activação dos persais.
Surpreendentemente, verificou-se agora que nem todos os adju
63.533
ΤΡ/Ο36ΧΡ/54088
-4vantes orgânicos complexantes apresentam o mesmo efeito prejudicial à activação, pelo manganésio, dos persais.
De acordo com a presente invenção apresenta-se um processo pa ra activar o peróxido de hidrogénio no qual o peróxido de hidrogénio ou um persal que produza peróxido de hidrogénio é posto em contacto com uma quantidade catalítica de um sal manganoso em presença de um excesso substancial de um adjuvante complexante orgânico escolhido entre citratos de metal alcalino e ácido cítrico.
0 manganésio usado na presente invenção pode ser derivado de qualquer sal de manganésio (ll), tal como sulfato de manganésio e clore. to manganoso, ou de qualquer composto de manganésio ou substracto que produza iões manganésio (ll) em solução aquosa. 0 substracto pode compreender um substracto em partículas ou não em partículas absorvente que previamente absorveu um sal manganoso. Os substractos não em partículas incluem fibras, espumas, esponjas e películas muitas vezes feitos de certos éteres celulósicos, alginatos, alcóois polivinílicos ou polí. meros de pirrolideno polivinilico. Os substractos em partículas incluem argilas, incluindo bentonites, e qualquer das classes gerais de zeolitos que até aqui foram propostas para incorporar nas composições de lavagem, em por exemplo FR-A-2225568, LE-A-2422Ó55 ou ΒΕ-Α-8493θ2, que incluem zeolitos permutadores de ião manganoso A, X e Ϊ,
0 efeito de aumentar a concentração de sal de manganésio solúvel na solução de lavagem resulta primeiro na activação melhorada do peróxido de hidrogénio e um novo aumento resulta então numa redução pro gressiva da melhoria, possivelmente até mesmo em prejuízo da acção de branqueamento das nodoas. Assim, a quantidade de sal manganoso a empregar representa o equilíbrio entre a activação melhorada do peróxido de hidrogénio e o efeito prejudicial possivelmente resultante de um aumento da tendência para depositar um sal insolúvel sobre a superfície a ser branqueada. Expresso em termos de peso de ião manganoso, ó aconselhável uma solução de branqueamento contendo pelo menos 0,5 mg/l e tipicamente não mais do que 10 mg/l disponível para complexar com o citrato ou ácido cítrico. 0 uso de quantidades de manganésio disponivel acima da quantidade máxima especificada tende a prejudicar o branqueamento. Na prática, muitas vezes é conveniente seleccionar a concentração de ião manganoso disponivel dentro da gama de 1 a 5 mg/l.
A concentração de citrato/ácido cítrico é aconselhável que se.
63.533
ΤΡ/036ΧΡ/54888
-5
ja 10 vezes a do ião manganoso e em particular pelo menos 100 mg/l. á muitas vezes conveniente seleccionar a concentração citrato/ácido cítrico na gama dos 100 a 5000 mg/l uma vez que uma tal gama de concentração pode ser obtida rapidamente por dissolução da composição de lavagem adjuvada pelo citrato/ácído cítrico no banho de lavagem/branquea mento nas doses recomendadas.
0 banho lavagem/branqueamento também contem peróxido de hidrogénio na concentração suficiente para garantir normalmente pelo menos 5 θ de preferência pelo menos 20 mg/l de oxigénio disponível (avox) em solução. Para remoção de nódoas na lavagem doméstica o "avox" é fre quentemente seleccionado na gama de 35 a 200 mg/l de "avox", para desinfecção e remoção de nédoas, combinadas, muitas vezes desde 200 a 5θ0 mg/l de "avox" e para branqueamento têxtil muitas vezes desde 1000 até 10.000 mg/l de "avox". 0 peróxido de hidrogénio pode ser adicionado oq mo tal ou introduzido como qualquer persal incluindo perboratos de metal alcalino espeeialmente perborato de sédio tetrahidratado, trihidra tado ou monohidratado, peróxido de ureia ou como um aducto com sulfato de sódio e cloreto de potássio ou de sódio. A presença de carbonato po_ de ser tolerada dentro do sistema de acordo com a invenção e assim o percarbonato de sódio pode ser utilizado.
Para a lavagem branqueamento efectivos de nódoas é especialmente favorável criar condições alcalinas particularmente desde cêrca de plí 8 atê cêrca de plí 10,5, e para branqueamento têxtil especialmente desde cêrca de plí 10 até cêrca de pH 12-13. Isto pode ser conseguido quer por introdução de um alcali tal como hidróxido de sódio sob controle manual ou automático como é exequível dentro da lavandaria c£ mercial ou operações de branqueamento têxtil industrial, ou mais convenientemente em operações de branqueamento/lavagem domésticas pela presença de um tampão alcalino ou combinação de tampões. Deve notar-se que tanto os persais como o adjuvante citrato (espeeialmente quando adicionado como citrato trissódico) tornam a solução de lavagem capaz de alcançar um ph alcalino automáticamente.
Os componentes acima mencionados podem ser adicionados individualmente em doses controladas à solução, ou mais convenientemente se os componentes tem uma forma física compatível,dois ou mais deles podem se» formulados em proporções prècalculadas para darem a concentração desejada de cada um em uso. Para uso doméstico é mais fácil em-
63.533
TP/036XP/54S86
-6pregar misturas em partículas. Assim, ruma modalidade adicional do pre, sente invento é preparada uma composição activadora em partículas compreendendo pelo menos 0,5 θ de preferência 1-5 partes em peso de um sal manganoso, calculado com base no peso da sua parte de ião manganoso, e desde 100 a 5000, de preferência 250 a 2000 partes em peso do adjuvante complexante ácido cítrico/citrato de metal alcalino. Uma tal formulação pode ser fornecida tal qual ou ser agregada para formar tabletes, granulados, comprimidos ou semelhantes permitindo a dosagem unitária da quantidade prêcalculada de cada componente para uma solução de peróxido de hidrogénio.
Ainda num outro aspecto da presente invenção, há incorporado com a composição activadora mencionada acima de 200 a 4000 de preferên cia 50C a 2000 partes em peso de um persal, formando portanto uma composição branqueadora que pode ser empregada por si própria ou como um adjuvante com uma composição de agente tensicactiva, particularmente u ma composição não adjuvada ou alternativamente como um componente de u ma composição de lavagem de agente tensioactivo.
Assim, as composiçSes de lavagem preparadas de acordo com o presente invento compreendem uma composição de branqueamento conforme descrito aqui acima numa quantidade em peso de pelo menos 5/’ θ geralmente desde 10 até 60$, especialmente 15 a 5θ$ 4a composição, um agen te tensioactivo, numa quantidade em peso de pelo menos 2$ até 70$ e ge ralmente 5 a 5θ$» ácidos de processamento num peso compreendido entre 0 e 40$, e outros adjuvantes detergentes numa quantidade total de 0 a 20$.
Os agentes tensioactivos que podem ser empregados no presen te invento incluem tensioactivos aniónicos, não iónicos, zwiteriónicos ou catiónicos ou as suas misturas, que sejam apropriados para incorporação em composições de lavagem contendo persais. Ua prática são escolhidos para apresentarem solubilidade na água.
Os agentes tensioactivos aniónicos são habitualmente sais de amónio ou de metais alcalinos, especialmente sódio, ainda que uma certa proporção de sais de metais alcalino terrosos possa ser tolerada.
Um ou mais agentes tensioactivos aniónicos são muitas vazes seleccionados entre os sulfonatos de alquilbenzeno (alquilo linear) especialmente tendo na cadeia alquílica, sulfatos de alquilo, particularmente θΐ0“^22’ sv-4-ona*os 4e definas, particularmente Cjq-C^jSuI63.533
ΓΡ/036ΧΡ/54888
-7fonatos de alcano e/ou de hidroxialcano, muitas vezes sulfatos de alquil-fenoxi-eter, muitas vezes com cadeia alquílica C„-C,„ e 1-10 unidades de óxido de etileno, sulfatos de alquil-éter muitas vezes com cadeia alquílica ^]_q“^20 θ Ρ^θ^θ^θ^οίβ 2-4 unidades
óxido de etileno e sabões particularmente θ2.2'*^20* bários outros agentes tensioactivos aniónicos constituem muitas vezes pelo menos parte do total adicionado incluindo sulfocarboxilatos, sulfonatos de alquil-glíceril-éter, sulfatos de monogliceridos e sulfonatos de monogliceri. dos, e agentes tensioactivos não iónicos baseados em óxido de etileno fosfatado.
Os agentes tensio-activos não iónicos para incorporação nas composições de lavagem da invenção compreendem geralmente produtos de condensação de óxido de etileno e óxido de propileno, tipicamente 5-3θ unidades, com um álcool aromático ou alifático ou um ácido amina ou amida alifáticos. Em tais agentes tensioactivos não iónicos, a parte alifática hidrofóbica tem muitas vezes um comprimento de cadeia de 0θ”θ22’ θ & ^6*"^12 9-uan0 ΡΓθ3θη^® num grupo aromático alquilo. Outros agentes tensioactivos não iónicos utilizados são condensados de glicerol e sorbitol.
£ conveniente, usualmente empregar nas composições de lavagem ambos os agentes tensioactivos aniónico e não iónico, numa relação de peso frequentemente de lCil a lilO.
Os agentes tensio-activos semi-polares podem ser usados aqui e incluem óxidos de amina hidrossolúveis, óxidos de fosfina e óxidos de enxofre, contendo cada um uma cadeia alquilo de C3.0^22 e mu^^as v®. zes 2 cadeias de alquilo de C^-C^.
Os agentes tensioactivos zwiteriónicos são aqui seleccionados muitas vezes entre os derivados hidro-solúveis de compostos catiónicos alifáticos quaternários de amónio, fosfónio e sulfónio em que as partes alifáticas são lineares ou ramificadas, e em. que um substituinte
é CD-C1O e um termina num grupo aniónico hidro-solóvel, especialmente o Xo
um grupo sulfonado por exemplo sulfonatos de alquil-hidroxi-prcpano e sulfonatos de alquil-dimetil-amónio-hidroxi-propano.
Os agentes catiónicos activos de superfície quando empregados são muitas vezes seleccionados entre compostos quaternários de amó nio que tem um ou dois grupos hidrofóbicos Οθ-ϋ^θ lineares ou ramifica63.533
TP/036XP/54S8S
dos, p.ex. brometo oa cloreto decetíl-trimetil-amónio ou cloreto de dioctadecil-dimetil-amónio e alquilaminas gordas.
Entender-se-à que vários adjuvantes de detergentes comommente usados incluindo polifosfatos e adjuvantes complexantes de ácido amino carboxílico foram considerados como impeditivos da acção catalítica do manganésio no branqueamento das nódoas, pelo peróxido de hidro génio, sob condições idênticas aquelas em que o citrato permite a activação do manganésio. A presença de tais adjuvantes auxiliares tende a reduzir a activação citrato/manganésio/peróxido de hidrogénio cada vez mais à medida que o manganésio complexa com o adjuvante auxiliar. Apesar disto na prática é desejável ter em conta as outras funções destes adjuvantes e estabelecer um equilíbrio entre os seus possíveis benefícios tal como uma sequestração melhorada dos iões cálcio e magnésio ou o sinergismo melhorado com agentes tensioactivos aniénicos especialmente sulfonatos de alquil-benzeno e a remoção de nódoas de certo modo piorada. Assim o processo de preparação de composições e processos de lavagem do presente invento toleram a presença de adjuvan tes auxiliares escolhidos entre os adjuvantes em partículas quer solu veis quer insolúveis em água, Estes adjuvantes podem incluir polifojs fatos, pirofosfatos, polimetafosfatos e silicatos de metais alcalinos bem como zeolitos que obedeçam à formula geral (Μ2θ)χ.(Al^O^).(SiO^)^. na qual
M é um metal monovalente especialmente sódio, x é de 0,7 a 1,5 y é de 1,3 a 4,0
incluindo zeolitos A e X e suas misturas.
Os adjuvantes orgânicos auxiliares incluem ácido nitrilotriacético, sal de sódio e sais de ácidos aminccarboxílicos relacionados,
A quantidade de adjuvante auxiliar presente depende da extensão em que o utilizador tolera o abaixamento de eficiência na remoção de nódoas. Como guia é preferivel que o peso de adjuvante auxiliar seja inferior ao peso de citrato para que se mantenha algum beneficio mesmo quando a proporção de citrato caía abaixo de 20$ do peso total de adjuvante. Na prática isto quer dizer que normalmente se escolhe uma gama de 0 a 30$ e por vezes 5 a 20$ da formulação total, Be facto, em vista da qua lidade de citrato como adjuvante per si só a adição destes adjuvantes auxiliares não é necessária e a sua inclusão permanece a baixos níveis
63.533
TP/03ÓXP/54888
-9
de, por exemplo, até 5-10$ para outras funçães como controle de píi etc., mais do que para a função normal de ultrapassar a dureza.
0 adjuvante de processamento, quando presente, é usualmente escolhido entre sulfato de sédio e/ou magnésio.
Os agentes detergentes auxiliares presentes são normalmente escolhidos entre agentes de anti-redeposição de sujidade, inibidores de transferência de cêr, agentes de brilho éptico, estabilizadores de peréxidos, inibidores de corrosão, bactericidas, espumantes, inibidores de espuma, espessantes, absorventes, abrasivos, diluentes, côres, perfumes e enzimas proteolíticos, Entre os agentes auxiliares, os sais da carboximetilcelulose e as polivinilpirrolidinas merecem menção como SAEDS, os vários aminocarboxilatos, amínometilenofosfonatos, hidro xiquinoleínas e ácido dipicolínico como estabilizadores de peréxido e/ou inibidores de transferência de cor, silicatos para inibição da corrosão, haletos de piridínio ou aménio quaternário como bactericidas, alcanolanidas e copolímeros de éxido de etileno/oxido de propile no para regular a produção de espuma. Os derivados de diaminoestilbeno sulfénico, diarilpirazolinas e as amino-cumarinas são exemplos de 0BA’s, sulfato de sédio ou magnésio anidros, são exemplos de absorventes e diluentes, celulose modificada pelo maleico ou sílica, éxido de polietileno, com por exemplo peso molecular acima de 10.000 copolímeros de anidrido maleico com etileno, estireno ou metil-vinil-éter, especialmente com peso molecular acima de 50.000, ou polivinilpirroli dina como espessante, e sílica ou kieselguhr como abrasivos. Naturalmente prefere-se escolher corantes e perfumes que se sabe não reagirem facilmente com os compostos peroxigenos e cobrir todas as enzimas com um revestimento solúvel/dispersivel em água para protecção durante a armazenagem.
Os processos para lavar artigos de acordo com o presente invento podem realizar-se a uma temperatura entre a ambiente e a ebulição da solução de lavagem. As composiçães preparadas de acordo com o presente invento são particularmente adequadas a um processo em que a lavagem ou o branqueamento se realiza por mergulho ã temperatura ambiente ou aquecendo a solução de 25 a 60sC. Em alternativa os processos de lavagem e branqueamento podem realizar-se aquecendo uma solução de lavagem fria. Uma combinação dos processos pode ser usada tal como o mergulho a frio seguido de lavagem a 30, 40 ou 50s C,
63.,533 ,
ΤΡ/036ΧΡ/54888
-10-
Em geral a taxa de remoção das nódoas é melhorada empregando temperaturas mais altas e concentrações Àvox mais elevadas, mas em virtude da velocidade a que as composições de lavagem do invento se dissolvem ou se dispersam na solução de lavagem, 0 período de contacto entre a solução e 0 tecido pode eonvenientemente ser tão curto como 5 minutos. Períodos mais longos de p.ex. tipicamente 10 a 30 minutos e até 1 hora tendem a dar uma melhor remoção da sujidade. Na lavagem a frio, na molha podem ser usados períodos ainda mais longos como demolhar durante a noite.
Tendo descrito 0 invento em termos gerais, dão-se a seguir e apenas a título de exemplo, demonstrações específicas da eficiência do invento.
Exemplo 1 e comparações 2-5
Em cada um destes exemplos e comparações, tiras de pano de al, godão manchadas com vinho tinto foram lavadas durante 20 minutos em s£ lução aquosa alcalina formada pela dissolução de peréxido de hidrogénio (O,375 g/l), sulfato manganoso tetrahidratado (8 mg/l fornecendo 2 mg/l de ISn^*) e adjuvante em água tamponada a píí 10,1 com hidróxido de sédio e que continha 250 mg/l de dureza numa proporção em peso Cas Llg de 3:1. As experiências de lavagem foram conduzidas a 40e C numa máquina de lavar tipo laboratorial de marca TER30T0METER da TJ.S. Testing Corporation, Depois de lavar cada tira passou-se por água fria, secou-se e mediu-se a sua reflectância (R ) usando um espectrofotómetro de reflectância MICROLÍATCH da Instrumental Colour System equipado com uma lâmpada de xenon filtrando-se a fonte luminosa para a aproximar da luz do dia. A reflectância foi comparada com a do pano não man
chado original (R ) e 0 pano manchado (R ) e calculou-se a percentau. s
gem de remoção da nédoa usando a seguinte fórmulas
% remoção de nódoa = 100 x (R -R )s(R -R )
‘ ' w o7 ' s u'
0 ganho na remoção de nódoa mostrado é a diferença atribuível à adição do adjuvante de manganésio à solução de branqueamento.
Os resultados estão resumidos no quadro 1
63.533 ,
ΤΡ/036ΧΡ/54888
-11-
QPADRO 1
Adjuvante Sal de lín Remoção da nódoa
% % de ganho
Ex 1 citrato de sódio (l gpl) + 67 21
02 - 46 ref
C3 nitrilotriacetato de tri sódio (l gpl) 47 1
04 Ortofosfato de sódio (i gpi) + 49 3
05 carbonato de sódio (0,78 gpl) + 57 11
No quadro 1 pode ver-se que nenhuma das duas classes hem co
nhecidas de adjuvantes nomeadamente as dos sais aminocarboxilato e sais de fosfato permitiram que o manganêsio catalizasse a remoção da nódoa pelo peróxido de hidrogénio em condições alcalinas e que ainda que o carbonato de sódio tivesse demonstrado algum ganho na remoção da nódoa, o citrato de sódio ganhou quase duas vezes mais com apenas metade da concentração molar.
A composição do activador correspondente ao processo do exem pio 1 compreende 8 partes em peso de sulfato de manganêsio tetrahidratado por 1000 partes em peso de citrato de sódio.
Exemplos 6 e 7 θ Comparações 8, 9a 10
0 processo de lavagem e ensaio do exemplo 1 foi repetido excepto em que as soluções de lavagem foram deixadas atingir o seu pii natural e o peróxido da solução foi fornecido pelo perborato de 3Ódio tetrahidratado adicionado a 1,15 g/l θ no exemplo 7 e comparação 10 foi adicionado 4 vezes o peso de sal manganoso.
Os resultados estão resumidos no quadro 2
Quadro 2
Adjuvante Sal de Mn pH Remoção % da nódoa % ganho/perda
Ex 6 + + 9,8 51 16
Ex 7 + 4+ 9,8 39 4
Comp 8 •M - 9,4 35 ref
Comp 9 - + 9,4 31 -4
Comp 10 - 4+ 9,4 4 -31
63.533
ΤΡ/036ΧΡ/54888
-12'
No quadro 2 pode ver-se que o efeito de introduzir oxigénio activo sob a forma de perborato de sódio faria norrnalmente baixar a remoção da nódoa mas por adição de citrato de sÓdio pode conseguir-se um substancial ganho na remoção da nódoa. Contudo o benefício prático tende a diminuir à medida que a concentração do sal manganoso aumenta para além do seu óptimo ainda que o ganho na mesma solução mas na ausência de citrato permaneça bem marcado.
A composição de branqueamento correspondente aos processos do exemplo 6 e 7 compreende respectivamente 8 ou 32 partes eia peso de sulfato de manganésio tetrahidratado, 1000 partes em peso de citrato trissódico e 1150 partes em peso de perborato de sódio tetrahidratado. Exemplo 11 e Comparação 12
Neste exemplo e comparação foram preparadas soluçães de lavagem de acordo com o exemplo 6 e comparação 8, mas empregando adicional mente uma composição detergente livre de fosfato de nome comercial US Tide marca registada a uma concentração de 6 g/l sendo a sua composição aproximada:
/"alquilo linear (av Cll,5)t_7benzenossulfonato (sal de sódio)-12,5%
agente tensioactivo etoxilado não iónico - 2,6%
zeólito A (sódio) -30%
sulfato de sódio -27%
carbonato de sódio -20%
fosfato -0,3%
carboximetilcelulose, OBA e outros adjuvantes
de detergentes - 1%
água q.b p3 100
As condiçães de lavagem e ensaio de outras amostras das mesmas tiras foram exactamente as do exemplo 1, No exemplo 11 houve uma remoção de nódoa de 49% enquanto que na comparação 12 a remoção da nó doa foi apenas 41%. Isto indica que é benéfico usar um sal manganoso na presença de citrato trissódico e perborato de sódio na presença de uma substancial concentração de uma composição detergente que forneça adjuvantes auxiliares e agentes tensioactivos.
Os exemplos mostram claraaente a vantagem de empregar citrato como adjuvante de branqueamento persal/lío0o activado por manganésio em comparação com vários outros adjuvantes vulgarmente usados. Foram realizados em água dura contendo cálcio.
63.533
ΤΡ/036ΧΡ/54888
-13-

Claims (18)

  1. REIVINDICAÇÕES 1 - Processo de activação do peróxido de hidrogénio, no qual o peróxido de hidrogénio, ou um persal que gera peróxido de hidrogénio, é colocado em contacto com uma quantidade catalítica de um sal manganoso na presença de um excesso substancial de um adjuvante complexante orgânico caracterizado por o adjuvante complexante orgânico ser escolhido entre os citratos de metal alcalino e ácido cítrico»
  2. 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por a concentração de ião manganoso em solução se encontrar entre 0,5 e 10 mg/l,
  3. 3 - Processo de acordo com a reivindicação 2 caracterizado por a concentração do ião manganoso em solução se encontrar entre 1 e 5 mg/l.
  4. 4 - Processo de acordo com qualquer reivindicação precedente caracterizado por a concentração iónica do citrato/ácido cítrico em solução, ser pelo menos 10 vezes a do ião manganoso.
  5. 5 - Processo de acordo com a reivindicação 4 caracterizado por a concentração de citrato/ácido cítrico em solução se encontrar entre 100 e 5000 mg/l.
  6. 6 - Processo de acordo com qualquer das reivindicaçães prece dentes caracterizado por o peróxido de hidrogénio adicionado como tal ou na forma de persal fornecer uma concentração de pelo menos 20 mg/l de oxigénio disponível (avox) em solução.
  7. 7 - Processo de acordo com a reivindicação 6 caracterizado por o avox ser de 35 a 200 mg/l para remoção de nódoas,
  8. 8 - Processo de acordo com qualquer das reivindicaçães precedentes, caracterizado por a solução de branqueamento ter um plí de 8 até 10,5.
  9. 9 - Processo de acordo com qualquer das reivindicaçães precedentes, caracterizado por se realizar entre a temperatura ambiente e éO^C ou por começar dentro desta zona.
  10. 10 - Processo de preparação de uma composição de activação com preendendo um sal de manganésic e um adjuvante caracterizado por conter de 0,5 até 5 partes em peso de um sal de ião manganoso, calculado como peso do ião manganoso, e de 100 a 5000 partes em peso de um citra
    63.533
    TP/036XP/54S88
    -14to de metal alcalino e/ou ácido cítrico,
  11. 11 - Processo de acordo com a reivindicação 10 caracterizado por compreender 1 a 5 partes de sal manganoso e de 250 a 2000 partes de citrato de metal alcalino e/ou ácido cítrico.
  12. 12 - Processo de preparação de uma composição de branqueamen to compreendendo um persal e um activador, caracterizado por conter u ma composição de activação preparada de acordo com as reivindicações 10 ou 11 juntamente com 200 a 4000 partes em peso de um persal.
  13. 13 - Processo de acordo com a reivindicação 12 caracterizado por conter 500 a 2000 partes do persal.
  14. 14 - Processo de preparação de uma composição de lavagem com· preendendo um agente tensioactivo e um agente branqueador, caracterizado por conter pelo menos 5% P/P àa composição de branqueamento preparada de acordo com a reivindicação 12 ou 13, de 2 a 70% p/p de um ou mais agentes tensioactivos, de 0 a 40% p/p de adjuvantes de proces, sarnento e de 0 a 20% p/p de adjuvantes detergentes.
  15. 15 - Processo de acordo com a reivindicação 14 caracterizado por conter adicionalmente de 0 a 30% p/p de um adjuvante auxiliar.
  16. 16 - Processo de acordo com a reivindicação 14 ou 15 caracte rizado por conter 15 a 507·; da composição branqueadora e de 5 a 50% de agente tensioactivo.
  17. 17 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações precedentes caracterizado por se empregar o citrato de trisódio como adjuvante complexante.
  18. 18 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado por o persal ser o perborato de sódio tetrahi drato ou monohidrato.
PT80029A 1984-02-28 1985-02-28 Peroxide activation PT80029B (en)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB848405189A GB8405189D0 (en) 1984-02-28 1984-02-28 Peroxide activation

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT80029A PT80029A (en) 1985-03-01
PT80029B true PT80029B (en) 1986-11-18

Family

ID=10557294

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT80029A PT80029B (en) 1984-02-28 1985-02-28 Peroxide activation

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP0157483A1 (pt)
JP (1) JPS60210698A (pt)
AU (1) AU3915485A (pt)
BR (1) BR8500864A (pt)
ES (1) ES8705516A1 (pt)
GB (1) GB8405189D0 (pt)
PT (1) PT80029B (pt)
ZA (1) ZA851282B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB8502374D0 (en) * 1985-01-30 1985-02-27 Interox Chemicals Ltd Activation
US4728455A (en) * 1986-03-07 1988-03-01 Lever Brothers Company Detergent bleach compositions, bleaching agents and bleach activators
DE60013562D1 (de) * 1999-03-08 2004-10-14 Ciba Sc Holding Ag Verfahren zur behandlung von textilien
DE102008038376A1 (de) 2008-08-19 2010-02-25 Clariant International Ltd. Verfahren zur Herstellung von 3,7-Diaza-bicyclo[3.3.1]nonan-Verbindungen
DE102008045215A1 (de) 2008-08-30 2010-03-04 Clariant International Ltd. Verwendung von Mangan-Oxalatenn als Bleichkatalysatoren
DE102008045207A1 (de) 2008-08-30 2010-03-04 Clariant International Limited Bleichkatalysatormischungen bestehend aus Mangansalzen und Oxalsäure oder deren Salze
DE102008064009A1 (de) 2008-12-19 2010-06-24 Clariant International Ltd. Verfahren zur Herstellung von 3,7-Diaza-bicyclo[3.3.1]nonan-Metall-Komplexen

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1182143A (en) * 1966-03-01 1970-02-25 United States Borax Chem Bleaching Compositions and Methods.
GR76237B (pt) * 1981-08-08 1984-08-04 Procter & Gamble
US4488980A (en) * 1982-12-17 1984-12-18 Lever Brothers Company Detergent compositions

Also Published As

Publication number Publication date
PT80029A (en) 1985-03-01
BR8500864A (pt) 1985-10-15
ES540757A0 (es) 1985-11-16
ZA851282B (en) 1985-10-30
EP0157483A1 (en) 1985-10-09
JPS60210698A (ja) 1985-10-23
GB8405189D0 (en) 1984-04-04
ES8705516A1 (es) 1987-05-01
AU3915485A (en) 1985-09-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR930007843B1 (ko) 퍼옥시카르복실산 전구물질
US6075001A (en) Enol esters as bleach activators for detergents and cleaners
CA1241156A (en) Bleaching compositions
EP0103416B2 (en) Peroxyacid bleach compositions
KR930009821B1 (ko) 4급 암모늄 또는 포스포늄 페록시탄산의 전구물질 및 이를 함유하는 세제표백조성물
CA1105206A (en) Activated bleaching process and compositions therefor
EP0086511B1 (en) Oxygen-bleach-containing liquid detergent compositions
ES2219438T5 (es) Metodo para blanquear un sustrato.
ES2236687T3 (es) Composicion blanqueante liquida acuosa isotropa translucida.
JPH07501821A (ja) 過酸前駆物質としてのアシル化クエン酸エステル
IE48257B1 (en) Detergent bleach composition and process
JP2635288B2 (ja) 漂白剤組成物及び漂白洗浄剤組成物
JPS61241400A (ja) 漂白組成物
PT662117E (pt) Detergente fracamente alcalino para lavagem de loica
CA1143511A (en) Bleach composition
EP0008475A1 (en) A process for preparing peroxide-based bleach media and concentrated bleach compositions for use in carrying out that process
KR970003069B1 (ko) 효소 및 효소 안정화 시스템을 함유하는 액체 세제 조성물
CA1226502A (en) Detergent bleach composition
PT80029B (en) Peroxide activation
KR920002085B1 (ko) 무린세제 표백조성물
FR2412611A1 (fr) Granules d'activateur de blanchiment
ES2078955T5 (es) Composiciones blanqueantes para textiles, eficaces a bajas temperaturas.
JP2908589B2 (ja) 漂白剤及び漂白洗浄剤組成物
US3785984A (en) Compositions for the preparation of cold-bleaching liquors,particularly active washing liquors
JPH01190798A (ja) 漂白剤組成物