PT77163B - Cleansing cloth - Google Patents

Cleansing cloth Download PDF

Info

Publication number
PT77163B
PT77163B PT77163A PT7716383A PT77163B PT 77163 B PT77163 B PT 77163B PT 77163 A PT77163 A PT 77163A PT 7716383 A PT7716383 A PT 7716383A PT 77163 B PT77163 B PT 77163B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cloth
cleaning cloth
cloth according
cleaning
woven
Prior art date
Application number
PT77163A
Other languages
English (en)
Other versions
PT77163A (en
Original Assignee
Niess Hans Peter
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Niess Hans Peter filed Critical Niess Hans Peter
Publication of PT77163A publication Critical patent/PT77163A/pt
Publication of PT77163B publication Critical patent/PT77163B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47LDOMESTIC WASHING OR CLEANING; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47L1/00Cleaning windows
    • A47L1/06Hand implements
    • A47L1/15Cloths, sponges, pads, or the like, e.g. containing cleaning agents
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60SSERVICING, CLEANING, REPAIRING, SUPPORTING, LIFTING, OR MANOEUVRING OF VEHICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60S3/00Vehicle cleaning apparatus not integral with vehicles
    • B60S3/04Vehicle cleaning apparatus not integral with vehicles for exteriors of land vehicles
    • B60S3/045Other hand-held cleaning arrangements, e.g. with sponges, brushes, scrapers or the like

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Cleaning Implements For Floors, Carpets, Furniture, Walls, And The Like (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Woven Fabrics (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Description

DESCRIÇÃO DO INVENTO
DE
HANS PETER NIESS
que fundamenta o pedido de privilégio de invenção para
"PANO DE LIMPEZA"
declarando haver apresentado o correspondente primeiro pedido da mesma patente emREPflBLICA FEDERAL ALEMÃ sob o N.° p 32 29 867.6 e NS. P 32 44 213.0 em 11 de AGOSTO de 19B82 e em 30 de NOVEMBRO de 1982
e que são seus inventores:
A invenção diz respeito a um pano de limpeza destinado à remoção de manchas em superfícies, nomeadamente de insectos de toda a espécie, sobre vidros, faróis e análogos. '
Especialmente a remoção de insectos, que surgem nos meses estivais em grande quantidade, sobre vidros, faróis e análogos, torna-se deveras complicada e ,·
penosa. Cora os panos de limpeza tradicionais, que consistem na maioria dos ·'
casos em camurça, os insectos só muito dificilmente podem ser removidos.
Além disso, o vidro fica engordurado pelos movimentos da limpeza. Daí re- ?·.'
sulta um dispêndio considerável, tornando-se necessário molhar e limpar 0 pano inúmeras vezes.
Os mesmos inconvenientes verificam-se numa limpeza com folhas de papel. ··
1
Também a remoção de nódoas de tipo incrustado, em casa, por exemplo em lajes, outras superfícies lisas como tachos e análogos, apresenta dificuldades; ou se utiliza um pano macio, que apresenta os inconvenientes já citados, ou se usa um raspador, palha de aço ou outros. Com estes últimos acessórios existe, porém, o risco de se escoriar a superfície submetida à limpeza.
Assim, a presente invenção tem por objectivo criar um pano de limpeza destinado à remoção de nódoas em superfícies e que permita remover de forma simples, acautelada e rápida, nódoas incrustadas, nomeadamente insectos.
De acordo com a invenção o problema é resolvido pelo facto de em cada um dos fios, fibras, entrançados etc. do pano, existirem intervalos ou espaços ocos para admissão, pelo menos parcial, das sujidades.
Com um destes panos de limpeza torna-se possível remover, comoda e muito sobriamente, as impurezas que se depositam como incrustações nas superfícies, nomeadamente superfícies lisas. A razão é que as incrustações, por exemplo partes de insectos, são admitidas com a movimentação da limpeza e fricção nos intervalos, respectivamente espaços ocos, não perturbando assim o restante processo de limpeza. Evita-se deste modo, principalmente, um engorduramento dos objectos a limpar.
De um modo geral, utiliza-se na limpeza quer um pano húmido ou molhado.
Torna-se, deste modo, necessário lavar apenas o pano de tempos a tempos para serem removidas as sujidades depositadas nos intervalos, respectivamente
espaços ocos.
0 calibre dos intervalos ou espaços ocos dependerá de cada caso. Normalmente utilizam-se calibres que vão de 0,5 a 4 mm, preferencialmente calibres da ordem do tamanho de uma cabeça de alfinete.
Com o pano de acordo com a invenção conseguem evitar-se igualmente, danifi2
cações, ou antes, escoriações em superfícies esmaltadas, em particular tintas de esmalte de automóveis. B que não ocorre qualquer efeito escorificante mas apenas protectivo, como se se tratasse de uma escova. Por isso também se torna possível, caso necessário, efectuar a lavagem completa de um carro com a utilização de semelhante pano. As sujidades removidas são nesse caso captadas pelos intervalos, espaços ocos ou poros, com segurança. Não é em absoluto necessário utilizar um pano absorvente. As propriedades do pano residem nos intervalos, espaços ocos ou poros.
0 pano de acordo com a invenção propriamente dita pode consistir nos materiais mais diversos, os quais poderão ser escolhidos conforme o fim a que se
destinam e os custos.
Assim, o pano em questão pode consistir numa tela tecida, num artigo tricotado de malha larga ou malha tecida. Também são imagináveis tecidos de linho. Além disso, a fibra sintética pode entrar em linha de conta como material. Para tanto, torna-se possível prever fios de fibra sintética ordenados com intervalos, poros ou espaços ocos ou uma trama de matéria sintética.
De mesmo modo, o tamanho do pano de limpeza pode ser facultativo. De um modo geral, utilizar-se-ão tamanhos da ordem dos 30 a 50 cm de diâmetro (tratando-se de forma redonda) ou de comprimento lateral (quando a forma for rectangular).
A seguir se exemplifica de acordo com o desenho um exemplo de execução do
invento na sua forma fundamental.
0 recorte apresentado de um pano de limpeza está ampliado a título de compreensibilidade.
Como modelo utilizou-se um pano especialmente tecido. Este pano é constituído por um têxtil liso e sistemas de fios que se cruzam rectangularmente e estão
3
Ρ·;^.'
estrangulados entre si. Os fios 1 desenvolvem-se transversalmente e designam-se por teia e os fios 2 que se desenvolvem verticalmente são a trama.
Conforme se verifica, as figuras 1 e 2 estão tecidas a certa distância, de forma que entre os mesmos se formam nitidamente os espaços ocos 3- Nestes espaços ocos 3, e durante a limpeza da superfície pretendida, são captadas as impurezas, de maneira que as sujidades eliminadas da superfície no decurso da ulterior limpeza já não estorvam. Nas ourelas, a título de exemplo, os fios podem ser entremeados.
A forma dos orifícios, que no caso em exemplo é aproximadamente quadrada, é de cerca de 2 mm por cada comprimento lateral, isto é, cerca de 4 mnf . Ê evidente que, no âmbito da invenção, se torna possível admitir a inclusão de outros valores. Do mesmo modo também é viável utilizar na confecção do pano outros materiais além dos já citados.
Convém que o material em si mesmo seja algo grosseiro, de forma a permitir com facilidade a remoção das sujidades - mas não tão áspero que possa produzir escoriações.
Ura excelente material destinado à remoção pretendida de sujidades provou ser a lã celulósica, podendo o pano em questão ser constituído parcialmente ou a 100%, quando necessário, por lã celulósica. Quando esse pano é convenientemente humidificado, torna-se escorrido e macio, pelo que se evitam escoriações nas partes sensíveis, por exemplo, na pintura a esmalte dos automóveis.
Caso necessário, pode existir no pano de lã celulósica ainda uma percentagem de poliacrilo e/ou poliester, o que pode ser feito pela fiação ou tecelagem das referidas fibras no próprio pano. Esta técnica pode produzir um aumento da durabilidade do artigo.
Evidentemente que o pano pode ser constituído exclusivamente por fibras de poliacrilo e/ou poliester.
4
PELO QUE REIVINDICA NOVIDADE EM:
1. - Pano de limpeza destinado à remoção de impurezas em superfícies, designadamente de insectos de toda a espécie, em vidraças, lentes de projectores e análogos, caracterizado pelo facto de, entre cada um dos fios, fibras, malhas (1,2) ou análogos do tecido, existirem intervalos ou espaços vazios (3) para absorção, pelo menos parcial, das impurezas.
2. - Pano de limpeza de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado pelo
facto de os intervalos ou espaços vazios (3) terem 0,5 a 4 mm de diâmetro ou comprimento lateral.
3·- Pano de limpeza de acordo com a Reivindicação 2, caracterizado pelo facto de os intervalos ou espaços vazios (3) evidenciarem o tamanho aproximado de cabeças de alfinetes.
4. - Pano de limpeza de acordo com qualquer das

Claims (7)

  1. Reivindicações 1 a 3,
    caracterizado pelo facto de ser constituído por um artigo tecido.
  2. 5. - Pano de limpeza de acordo com qualquer das Reivindicações 1 a 3,
    caracterizado pelo facto de ser constituído por um artigo tecido ou emalhado de malhas largas.
  3. 6. - Pano de limpeza de acordo com qualquer das Reivindicações 1 a 3,
    caracterizado pelo facto de se tratar de um tecido emalhado.
  4. 7. - Pano de limpeza de acordo com qualquer das Reivindicações 1 a 3,
    caracterizado pelo facto de ser constituído por fios de matéria
    5
    sintética ou um entrançado de matéria sintética.
  5. 8. - Pano de limpeza de acordo com qualquer das Reivindicações 1 a 7,
    caracterizado pelo facto de apresentar cerca de 30 a 50 cm de diâmetro ou por cada lado quando é quadrado.
  6. 9. - Pano de limpeza de acordo com qualquer das Reivindicações 1 a 8,
    caracterizado pelo facto de ser parcial ou totalraente constituído por lã celulósica.
  7. 10.- Pano de limpeza de acordo com a Reivindicação 9, caracterizado pelo facto de terem sido introduzidas no tecido partes de reforço de poliacrxlico e/ou poliéster.
    LISBOA, 2 de AGOSTO de 1983
    6
    INVENÇÃO DE: HANS PETER NIESS NS. DE FOLHAS: 1 FOLHA ONICA
    77 /63
PT77163A 1982-08-11 1983-08-05 Cleansing cloth PT77163B (en)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3229867 1982-08-11
DE19823244213 DE3244213A1 (de) 1982-08-11 1982-11-30 Reinigungstuch

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT77163A PT77163A (en) 1983-09-01
PT77163B true PT77163B (en) 1986-03-11

Family

ID=25803681

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT77163A PT77163B (en) 1982-08-11 1983-08-05 Cleansing cloth

Country Status (10)

Country Link
DE (1) DE3244213A1 (pt)
FI (1) FI832874A (pt)
FR (1) FR2531622A1 (pt)
GB (1) GB2126881A (pt)
GR (1) GR79320B (pt)
IT (1) IT1194365B (pt)
LU (1) LU84934A1 (pt)
NL (1) NL8302744A (pt)
PT (1) PT77163B (pt)
SE (1) SE8304249L (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1399136B1 (it) * 2010-04-02 2013-04-05 Archimede R&D S R L Prodotto per la pulizia di superfici

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB360066A (en) * 1930-08-07 1931-11-05 Gerald Arthur Smart An improved duster, cleaner or wiper for cleaning and like purposes
GB822434A (en) * 1957-04-08 1959-10-28 Callaway Mills Co Cleaning and polishing cloth
GB847304A (en) * 1958-04-30 1960-09-07 Westhulme Textiles Ltd Improvements in polishing and like cloths
ATE9055T1 (de) * 1980-09-15 1984-09-15 Firma Carl Freudenberg Reinigungstuch.

Also Published As

Publication number Publication date
SE8304249L (sv) 1984-02-12
NL8302744A (nl) 1984-03-01
IT8322426A0 (it) 1983-08-04
DE3244213A1 (de) 1984-02-23
FI832874A0 (fi) 1983-08-10
PT77163A (en) 1983-09-01
IT1194365B (it) 1988-09-22
GB8320789D0 (en) 1983-09-01
FR2531622A1 (fr) 1984-02-17
GR79320B (pt) 1984-10-22
SE8304249D0 (sv) 1983-08-03
LU84934A1 (fr) 1983-11-23
FR2531622B3 (pt) 1985-02-22
GB2126881A (en) 1984-04-04
FI832874A (fi) 1984-02-12
IT8322426A1 (it) 1985-02-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ITBG20110031A1 (it) Articolo per le pulizie domestiche o industriali confezionato in tessuto a riccio comprendente un filamento di materiale termoplastico e processo per la fabbricazione dello stesso.
NO313445B1 (no) Rengjöringsklut for rengjöring av skitne overflater og anvendelse av samme
PT744149E (pt) Pano de limpeza
ES2278407T3 (es) Textil de limpieza.
PT77163B (en) Cleansing cloth
DK3087895T3 (en) Flat mop
JP6063478B2 (ja) カットループ組織を有する生地、その製造方法及びそれを用いた製品
US3823452A (en) Method of forming pleated fabric
ITBG20100007U1 (it) Articolo per le pulizie domestiche o industriali confezionato in tessuto del tipo a maglia
ES2720448T3 (es) Procedimiento para fabricar tejidos esponjosos para absorber agua u otros líquidos en general
KR100957863B1 (ko) 마이크로파이버를 이용한 파일지
JP4384680B2 (ja) 拭き取り用両面モケット布
KR100448172B1 (ko) 세척용 양면 파일 편포 및 그 제조 방법
KR101609328B1 (ko) 커트 루프 조직을 갖는 원단, 그 제조방법 및 이를 이용한 제품
EP1102557B1 (de) Reinigungstextil und reinigungsgerät mit textiler reinigungsoberfläche
JPH0745585Y2 (ja) 立毛編地
JP6017814B2 (ja) パイル布帛
KR101558843B1 (ko) 고리형태의 분섬사를 갖는 원단
JPS5946930A (ja) クリ−ニングクロス
JP2706305B2 (ja) ワイピングクロス及びこれを用いた油性汚れの除去方法
KR200395608Y1 (ko) 직물지
TWM493971U (zh) 拖把布織物
ES1108632U (es) Fregona
KR200181848Y1 (ko) 포상(布狀) 인조수세미
WO2020026280A1 (en) Technical fabric and mop comprising said fabric