PT767142E - Processo para evitar a formacao de manchas pretas ns paredes de piscinas de agua abaixo do nivel do solo - Google Patents

Processo para evitar a formacao de manchas pretas ns paredes de piscinas de agua abaixo do nivel do solo Download PDF

Info

Publication number
PT767142E
PT767142E PT96202642T PT96202642T PT767142E PT 767142 E PT767142 E PT 767142E PT 96202642 T PT96202642 T PT 96202642T PT 96202642 T PT96202642 T PT 96202642T PT 767142 E PT767142 E PT 767142E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
water
pool
sulphide
process according
copper ions
Prior art date
Application number
PT96202642T
Other languages
English (en)
Inventor
Hans Tanghe
Original Assignee
Alkor Draka
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alkor Draka filed Critical Alkor Draka
Publication of PT767142E publication Critical patent/PT767142E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/52Treatment of water, waste water, or sewage by flocculation or precipitation of suspended impurities
    • C02F1/5236Treatment of water, waste water, or sewage by flocculation or precipitation of suspended impurities using inorganic agents
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S210/00Liquid purification or separation
    • Y10S210/902Materials removed
    • Y10S210/911Cumulative poison
    • Y10S210/912Heavy metal

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Separation Of Suspended Particles By Flocculating Agents (AREA)
  • Underground Structures, Protecting, Testing And Restoring Foundations (AREA)
  • Processing Of Solid Wastes (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Pipe Accessories (AREA)
  • Lining And Supports For Tunnels (AREA)
  • Bulkheads Adapted To Foundation Construction (AREA)

Description

DESCRIÇÃO “PROCESSO PARA EVITAR A FORMAÇÃO DE MANCHAS PRETAS NAS PAREDES DE PISCINAS DE ÁGUA ABAIXO DO NÍVEL DO SOLO” A presente invenção diz respeito a um processo para evitar a formação de manchas pretas nas paredes de piscinas abaixo do nível do solo, que contenham água contaminada por iões de cobre.
As paredes das piscinas abaixo do nível do solo, designadamente as piscinas ornamentais e as piscinas de natação, têm vulgarmente uma cor clara. Nas paredes destas piscinas que contêm água aprecem por vezes, no decurso do tempo, manchas pretas ou acinzentadas. Estas manchas são geralmente indeléveis, mesmo depois de tratadas com um ácido concentrado. A análise química de tais manchas mostra que são vulgarmente constituídas por depósitos em que há cobre, em geral sob a foram de sulfureto de cobre.
Tais depósitos de sulfureto de cobre podem ser devidos designa-damente a uma reacção entre os iões de cobre existentes na água da piscina e o sulfureto de hidrogénio formado no solo envolvente da piscina. Com efeito, a água das piscinas abaixo do nível do solo encontra-se geralmente contaminada por iões de cobre. Estes iões de cobre podem estar presentes na água utilizada para encher a piscina ou podem ser introduzidos na água posteriormente, por exemplo, pela corrosão de peças de cobre em contacto com a água ou devido â adição de produtos químicos que contenham quantidades diminutas de cobre, para o tratamento da água (tais como os algicidas e os desinfectantes).
Por outro lado, sabe-se que no solo envolvente das piscinas se desenvolvem microrganismos anaeróbios que produzem sulfureto de 1 hidrogénio. Tais microrganismos podem desenvolver-se nas microfissuras existentes nas paredes da piscina e o sulfureto de hidrogénio formado pode reagir com os iões de cobre existentes na água da piscina, dando assim origem a sulfureto de cobre que adere às paredes da piscina, formando aí manchas pretas. No caso de uma piscina re-coberta com uma membrana de estanqueidade, os microrganismos podem desenvolver-se entre as paredes da piscina e a membrana de estan-queidade e o sulfureto de hidrogénio formado pode migrar através da membrana e reagir com os iões de cobre existentes na água da piscina. A invenção diz respeito a um processo que permite evitar esta formação de manchas pretas nas paredes das piscinas abaixo do nível do solo que contenham água contaminada com iões de cobre.
Posto isto, a invenção diz respeito a um processo para evitar a formação de manchas pretas nas paredes das piscinas abaixo do nível do solo que contenham água contaminada com iões de cobre, caracterizado pelo facto de se tratar a água com sulfureto de zinco.
Para efeitos do processo de acordo com a invenção, designa-se por “paredes de piscinas abaixo do nível do solo” todas as paredes, incluindo o fundo da piscina.
Para efeitos do processo de acordo com a invenção, designa-se por “água contaminada com iões de cobre” a água que contenha mais de 10"6 mole de iões de cobre por litro. 0 sulfureto metálico (sulfureto de zinco) utilizado no processo de acordo com a invenção tem por finalidade reagir com os iões de cobre existentes na água da piscina e fazer precipitar os iões de cobre, em geral sob a forma de sulfureto de cobre.
De acordo com o processo da presente invenção, o sulfureto metálico pode ser utilizado sob uma forma qualquer. Pode ser utilizado designadamente sob a forma de um pó finamente dividido, sob 2 a forma de partículas com um diâmetro da ordem de alguns micrómetros ou ainda sob a forma de palhetas ou grânulos.
De acordo com o processo da invenção, o tratamento da água com o sulfureto metálico pode ser realizado de vários modos. 0 tratamento pode consistir designadamente em espalhar o sulfureto metálico na água da piscina ou em colocar o sulfureto metálico num recipiente de paredes perfuradas, mergulhado na água da piscina. De acordo com um modo de realização preferencial do processo de acordo com a presente invenção, faz-se circular a água da piscina sobre um leito de partículas onde esteja incorporado o sulfureto metálico.
De acordo com o processo da presente invenção, a quantidade utilizada de sulfureto metálico vai depender essencialmente da concentração em iões de cobre na água da piscina. De um modo geral, a quantidade de sulfureto metálico, expressa em moles de sulfureto, é pelo menos igual à quantidade, expressa em moles, de iões de cobre existentes na piscina. De um modo preferencial, e mais especialmente no caso em que a concentração em iões de cobre na água da piscina é susceptível de aumentar rapidamente ao longo do tempo, utiliza-se o sulfureto metálico em excesso relativamente à concentração de iões de cobre já existentes na água da piscina, por exemplo, um excesso 10 vezes superior à concentração dos iões de cobre. De acordo com um modo de realização do processo de acordo com a presente invenção, e mais especialmente no caso em que se faz circular a água da piscina sobre um leito de partículas onde esteja incorporado o sulfureto metálico, então tal sulfureto metálico é utilizado inicialmente num excesso bastante grande relativamente à concentração dos iões de cobre já existentes na água da piscina. Deste modo, a água da piscina pode ser tratada durante vários meses sem que seja necessário acrescentar mais sulfureto metálico. 3
De acordo com uma variante do processo da presente invenção, o tratamento da água com o sulfureto metálico tem lugar em presença de um agente floculante. Em geral, o agente floculante é seleccionado entre os hidróxidos e os cloretos de alumínio e de ferro. De preferência, o agente floculante é um composto misto de cloreto e de hidróxido de alumínio. 0 agente floculante tem por finalidade fazer flocular o sulfureto de cobre e facilitar a sua separação da água. Assim sendo, a quantidade óptima de agente floculante vai depender do teor em iões de cobre na água e da natureza do sulfureto metálico escolhido. De um modo geral, essa quantidade irá estar compreendida entre 0,5 mg e 5 mg por cada litro de água. 0 processo de acordo com a presente invenção permite eliminar selectivamente os iões de cobre da água da piscina. O processo de acordo com a presente invenção permite, designadamente, reduzir a quantidade de iões de cobre para um teor igual ou inferior a 10’6 mole por cada litro de água e evita consequentemente a formação de manchas pretas nas paredes das piscinas abaixo do nível do solo. 0 processo de acordo com a presente invenção aplica-se a qualquer piscina abaixo do nível do solo e mais especialmente aplica-se âs piscinas cujas paredes sejam de cor clara. O processo aplica-se de forma vantajosa às piscinas recobertas com uma membrana de estanqueidade e mais particularmente às piscinas recobertas com uma membrana de PCV (o mesmo que PVC) plastificado. O processo da presente invenção aplica-se particularmente bem às piscinas de natação e mais especialmente às piscinas de natação recobertas com uma membrana de estanqueidade feita de PCV. As membranas de estanqueidade feitas de PCV, utilizadas nas piscinas de natação, são geralmente de cor azul, verde, bege ou branca. O sulfureto de zinco utilizado é pouco tóxico para os seres humanos e 4 a sua solubilidade é suficientemente fraca para evitar que transmita cor à água ou para que lhe confira o odor do sulfureto de hidrogénio. Por outro lado, a utilização de sulfureto de zinco permite eliminar selectivamente os iões de cobre sem eliminar outros iões úteis, tais como o ião de cálcio. Além disso, a utilização do sulfureto de zinco não origina a formação de manchas desagradáveis; com efeito, se vier a ter lugar a formação de depósito de sulfureto de zinco sobre as paredes da piscina, tais depósitos serão brancos e consequentemente pouco visíveis sobre uma parede clara. Tais depósitos, a existirem, poderiam ser facilmente eliminados com uma solução ácida. Nesta aplicação particular do processo de acordo com a invenção, o sulfureto de zinco é introduzido de forma vantajosa no circuito hidráulico de desinfecção da água, antes do filtro.
As particularidades e os pormenores da invenção irão surgir seguidamente no decurso da descrição da figura anexa que representa o esquema de uma piscina à qual se aplicou uma forma de execução preferida do processo de acordo com a presente invenção. A piscina (1) é aberta abaixo do nível do solo e as suas paredes são recobertas com uma membrana de estanqueidade feita de PCV (2). Enche-se a piscina com água (3). Equipa-se a piscina com um circuito hidráulico (4) constituído por uma escumadora (por vezes também designada pelo termo inglês “skimmer”) (5) , um tubo de retorno (6) , um filtro de areia (7) e uma bomba de circulação (8) . Introduz-se o sulfureto de zinco na escumadora (5). Há uma fracção da água da piscina que é trasfegada continuamente da piscina por meio da bomba de circulação (8), passando pela escumadora (5). Os iões de cobre existentes nesta fracção de água vão reagir com o sulfureto de zinco da escumadora e precipitam no estado de sulfureto-de cobre que irá ser retido pelo filtro de areia (7) . A água 5 depurada de iões de cobre é reinjectada na piscina pelo tubo de retorno (6). 0 exemplo seguinte serve para ilustrar a invenção.
Exemplo 1 (em conformidade com a invenção)
Encheu-se com 65 m3 de água, com um teor em iões de cobre de 10'5 mole/litro, uma piscina aberta no solo, tal como se ilustra no esquema da figura adiante descrita, possuindo tal piscina um comprimento de 9 m, uma largura de 5 m e uma profundidade de 1,5 m e cujas paredes se encontravam recobertas com uma membrana de estanqueidade feita de PCV de cor azul. 0 débito de água no circuito hidráulico (4) era de 15 m3/hora. Introduziu-se 100 g de sulfureto de zinco na escumadora (5) . Decorridos 14 dias, determinou-se um teor em iões de cobre na água da piscina igual a 10’6 mole/litro.
De três em três semanas introduziu-se na escumadora 50 g de sulfureto de zinco e também 200 g de ácido tricloroisocianúrico, como agente desinfectante, e 2 g de agente floculante (sal misto de cloreto e de hidróxido de alumínio).
Decorridos 24 meses de utilização da piscina, não havia nas suas paredes nenhuma mancha preta.
Exemplo 2 (não conforme com a presente invenção)
Ao fim de 24 meses de utilização da piscina, tal como descrito no exemplo 1, interrompeu-se o tratamento da água com o sulfureto de zinco; foram mantidas todas as outras condições de tratamento e de utilização.
Decorridos mais 12 meses apareceram manchas pretas gradualmente sobre as paredes da piscina. Nessa altura determinou- 6 a 5x10 se um teor em iões de cobre na água da piscina igual mole/litro.
Dr? MARTA BOBÒNE Agente Oficial da Propriedade Industrial Rua Almeida e Sousa, 43 - 1350 LISBOA
Lisboa, 2 1 SET. 2000 7

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Processo para evitar a formação de manchas pretas nas paredes de piscinas abaixo do nível do solo, que contenham água contaminada com iões de cobre, caracterizado pelo facto de se tratar a água com sulfureto de zinco.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se obrigar a água da piscina a circular sobre um leito de partículas onde está incorporado o sulfureto de zinco.
  3. 3. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o tratamento da água com sulfureto de zinco se efectuar na presença de um agente floculante.
  4. 4. Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de o agente floculante ser um composto misto de cloreto e de hidróxido de alumínio.
  5. 5. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4, aplicado às piscinas recobertas com uma membrana de estanqueidade.
  6. 6. Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo facto de a membrana de estanqueidade ser feita de PCV plastificado.
  7. 7. Processo de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 6, aplicado âs piscinas de natação. 1 Lisboa, 1 SET. 2009
    Dr? MARTA BOBONE Agenta Oficial da Propriadada Industrial Rua Almeida e Sousa, 43 - 1350 LISBOA 2
PT96202642T 1995-10-06 1996-09-20 Processo para evitar a formacao de manchas pretas ns paredes de piscinas de agua abaixo do nivel do solo PT767142E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BE9500828A BE1009668A3 (fr) 1995-10-06 1995-10-06 Procede pour eviter la formation de taches noires sur les parois de bassins d'eau enterres.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT767142E true PT767142E (pt) 2000-12-29

Family

ID=3889221

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96202642T PT767142E (pt) 1995-10-06 1996-09-20 Processo para evitar a formacao de manchas pretas ns paredes de piscinas de agua abaixo do nivel do solo

Country Status (9)

Country Link
US (1) US5714076A (pt)
EP (1) EP0767142B1 (pt)
AT (1) ATE194133T1 (pt)
BE (1) BE1009668A3 (pt)
DE (1) DE69609031T2 (pt)
DK (1) DK0767142T3 (pt)
ES (1) ES2151128T3 (pt)
PT (1) PT767142E (pt)
SI (1) SI0767142T1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2016054735A1 (en) 2014-10-10 2016-04-14 Fpinnovations Compositions, panels and sheets comprising cellulose filaments and gypsum and methods for producing the same

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2220667A (en) * 1938-09-07 1940-11-05 Jacques Wolf & Company Colloidal gel
US3544476A (en) * 1967-05-09 1970-12-01 Taki Fertilizer Mfg Co Ltd Coagulant and method for treating aqueous medium comprising a basic metal salt and a multivalent anion
US4070281A (en) * 1974-08-05 1978-01-24 Asahi Kasei Kogyo Kabushiki Kaisha Method for treating waste water
AU2436177A (en) * 1976-04-27 1978-10-26 Permutit Co Inc Colloid-free precipitation of heavy metal sulfides
US4414115A (en) * 1981-12-21 1983-11-08 Aluminum Company Of America Removal of copper and zinc species from Bayer process liquor by filtration
ES2053858T3 (es) * 1989-04-28 1994-08-01 Siemens Ag Procedimiento para la eliminacion de cobre de agua residual.
US5279748A (en) * 1992-08-28 1994-01-18 Richard Hackett Pool filter with electrolytic action

Also Published As

Publication number Publication date
BE1009668A3 (fr) 1997-06-03
DE69609031T2 (de) 2001-03-08
DE69609031D1 (de) 2000-08-03
US5714076A (en) 1998-02-03
ATE194133T1 (de) 2000-07-15
DK0767142T3 (da) 2000-12-11
SI0767142T1 (en) 2001-02-28
EP0767142B1 (fr) 2000-06-28
ES2151128T3 (es) 2000-12-16
EP0767142A1 (fr) 1997-04-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5700377A (en) Purification of water
US2734028A (en) Killing algae in water with copper
BRPI0506545B1 (pt) Composição sinérgica, seus usos e métodos de tratamento de um sistema de água
ES2345531T3 (es) Método de tratamiento de agua mejorado
JPH06510543A (ja) 水性媒体中の微生物の成長を制御するための組成物および方法
US4614595A (en) Method of water treatment
KR100524148B1 (ko) 수성시스템에서의 미생물오염제어방법
US20200239340A1 (en) Composition and method for reducing halogenated decomposition byproducts in the water of aquatic facilities
JPS6377590A (ja) 水処理法ならびに水処理用製品
US4793935A (en) Method of removing cyanuric acid from bather water
PT767142E (pt) Processo para evitar a formacao de manchas pretas ns paredes de piscinas de agua abaixo do nivel do solo
US3139402A (en) Method of treatment of water content of a pool
WO2008061215A2 (en) Algaecidal buffer system for swimming pools and related structures
Black et al. The disinfection of swimming pool waters. I. Comparison of iodine and chlorine as swimming pool disinfectants.
ES2201203T3 (es) Control de la bioincrustacion utilizando compuestos heterociclicos n-alquilo.
Hull Maintenance of brine transparency in salinity gradient solar ponds
US20090075820A1 (en) Buffer System for Swimming Pools and Related Structures
AT216977B (de) Verfahren und Gerät zum Behandeln von Schwimmbeckenwasser
GB2158060A (en) Chemical composition
JP2003267812A (ja) 防藻剤、防藻剤組成物および防藻方法
GB2197861A (en) Algicidal composition
US8491812B2 (en) Compositions for cleaning contained bodies of water with metal hydrates
Sletten Halogens and their role in disinfection
Maguire et al. Biological fouling in recirculating cooling water systems
Nason Chemical methods in slime and algae control