PT748803E - Processo para a preparacao de um derivado de acido carboxilico - Google Patents

Processo para a preparacao de um derivado de acido carboxilico Download PDF

Info

Publication number
PT748803E
PT748803E PT95941880T PT95941880T PT748803E PT 748803 E PT748803 E PT 748803E PT 95941880 T PT95941880 T PT 95941880T PT 95941880 T PT95941880 T PT 95941880T PT 748803 E PT748803 E PT 748803E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
acid
process according
formula
thienylthio
iii
Prior art date
Application number
PT95941880T
Other languages
English (en)
Inventor
Fumihiko Kanou
Toshihiro Takeda
Natsuki Mori
Kazunori Kan
Original Assignee
Kanegafuchi Chemical Ind
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kanegafuchi Chemical Ind filed Critical Kanegafuchi Chemical Ind
Publication of PT748803E publication Critical patent/PT748803E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D333/00Heterocyclic compounds containing five-membered rings having one sulfur atom as the only ring hetero atom
    • C07D333/02Heterocyclic compounds containing five-membered rings having one sulfur atom as the only ring hetero atom not condensed with other rings
    • C07D333/04Heterocyclic compounds containing five-membered rings having one sulfur atom as the only ring hetero atom not condensed with other rings not substituted on the ring sulphur atom
    • C07D333/26Heterocyclic compounds containing five-membered rings having one sulfur atom as the only ring hetero atom not condensed with other rings not substituted on the ring sulphur atom with hetero atoms or with carbon atoms having three bonds to hetero atoms with at the most one bond to halogen, e.g. ester or nitrile radicals, directly attached to ring carbon atoms
    • C07D333/30Hetero atoms other than halogen
    • C07D333/34Sulfur atoms

Description

»
Çk \
DESCRIÇÃO
"PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE UM DERIVADO DE ÁCIDO CARBOXÍLICO"
ÁREA TÉCNICA A presente invenção relaciona-se com um processo para a preparação de ácido 3 - (2-tieniltio)butírico de fórmula estrutural (I) :
(I) O presente composto é um importante intermediário chave na preparação de um medicamento de fórmula estrutural (V): NHEt
0 0 (V) que é utilizado no tratamento de glaucoma, MK-507 (ver Fortschritte der Ophthalmologie, 88, 513 (1991)).
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Como um processo para a preparação de ácido 3-(2-tieniltio) butírico, é conhecido um processo em que o éster metílico do ácido 3-(2-tieniltio)butírico é hidrolizado com uma solução aquosa de ácido clorídrico cerca de 6 N em condições de refluxo (ver Journal of Organic Chemistry, 58 (7), 1672 (1993), 1
I
I
1 - ΐ>-
Patente US 4,968,814 e Publicação da Patente Japonesa Não Examinada Na 224576/1992).
Contudo, no processo acima referido, é inevitável a produção de ácido 3-(3-tieniltio)butírico de fórmula estrutural (II) :
COOH (II) como produto secundário. Além disso, a remoção deste produto secundário é extremamente difícil porque no processo subsequente de síntese do medicamento utilizado no tratamento de glaucoma de fórmula estrutural (V) , este produto secundário é submetido a conversão química do mesmo modo que o ácido 3-(2-tieniltio)butírico.
Consequentemente, de formar a utilizar o ácido 3-(2-tieniltio)butírico como um intermediário para o medicamento, era desejável desenvolver um processo para a preparação de ácido 3-(2-tieniltio)butírico em que o ácido 3 -( 3-tieniltio)butírico pudesse ser controlado até a um máximo de 0,1% molar.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Em resultado da investigação pormenorizada feita pelos presentes inventores para controlar a produção de ácido 3 — (3 — tieniltio)butírico como produto secundário, verificou-se que numa reacção de contacto de um composto de fórmula (III) :
COOR 2 (III) ί . ' ί . '
em que R é um grupo alquilo linear ou ramificado em Cl até C4, com uma solução aquosa de ácido, a produção de ácido 3 — (3 — tieniltio) butírico como produto secundário pode ser controlada de forma dramática até a um máximo de 0,1% molar por adição de um solvente orgânico ou um ácido orgânico. Consequentemente, foi nonrret.izada a seguinte invenção.
Nomeadamente, a presente invenção relaciona-se com um processo para a preparação de um composto de fórmula estrutural (I)
caracterizado, numa reacção de um composto de fórmula (III) :
em que R é um grupo alquilo linear ou ramificado em Cl até C4, com uma solução aquosa de ácido, pela adição de um solvente orgânico ou de um ácido orgânico com o que é controlada até a um máximo de 0,1% molar a produção de um produto secundário de fórmula estrutural (II) :
COOH 3 (II) 1 i
Λ,
MELHOR FORMA DE REALIZAÇÃO DA INVENÇÃO O composto de fórmula (III) como material de partida pode ser preparado de acordo com o processo descrito na Patente US 4,968,814.
Concretamente, o composto (III) pode ser preparado por reacção de um sal de um metal alcalino de 2-tiofenotiol com um éster do ácido 3-tosiloxibutírico.
Exemplos do grupo representado por R na fórmula (III) são, por exemplo, um grupo metilo, um grupo etilo, um grupo n-propilo, um grupo i-propilo, um grupo n-butilo, um grupo i-butilo, um grupo sec-butilo, um grupo terc-butilo e outros semelhantes. Entre estes, é preferido o grupo metilo na medida em que um álcool ou derivado de álcool produzido durante a reacção é facilmente removido por destilação.
Exemplos do ácido na solução aquosa de ácido a ser utilizada são, por exemplo, um ácido inorgânico tal como ácido clorídrico, ácido sulfúrico ou ácido fosfórico; um ácido orgânico tal como ácido trifluoroacético, ácido toluenossulfónico ou ácido metanossulfónico; e um ácido de Lewis tal como o complexo de trifluoreto de boro-éter dietílico ou fluoreto de boro. É desejável utilizar ácido clorídrico ou ácido sulfúrico porque são fáceis de manusear industrialmente na eliminação de resíduos, etc. A concentração da solução aquosa de ácido a ser utilizada pode ser determinada livremente.
Exemplos do solvente orgânico ou do ácido orgânico a ser adicionado são, por exemplo, um solvente orgânico tal como dioxano, tolueno, diclorometano, clorofórmio, acetona ou dimetoxietano, e um ácido orgânico tal como ácido acético, ácido fórmico, ácido malónico, ácido benzóico ou ácido tartárico que 4 são ácidos carboxílicos. Em particular, obtém-se bons resultados quando se utiliza ácido acético ou ácido fórmico. A quantidade do solvente orgânico ou do ácido orgânico, por exemplo, um ácido carboxílico, a ser adicionada pode ser determinada numa proporção desejada em relação à quantidade de composto (III) . Em particular, obtém-se bons resultados quando a quantidade é desde 4 até 10 equivalentes molares com base no composto (III) . O composto de fórmula (III) pode ser utilizado na reacção numa concentração na reacção desejada. Quando a sua concentração na reacção é desde 5 até 30% em peso com base na quantidade total da mistura reaccional, obtém-se bons resultados. A temperatura durante a reacção pode ser seleccionada para uma temperatura desejada não superior ao ponto de ebulição da mistura reaccional, e pode ser decidida tendo em consideração um tempo de reacção aceitável.
No caso de se realizar a reacção tal como é, a reacção atinge o equilíbrio num grau de conversão que depende da quantidade de composto de fórmula (III) utilizada, do tipo e da quantidade do ácido na solução aquosa de ácido a ser utilizada, da quantidade de água utilizada, e do tipo e quantidade de solvente orgânico ou de ácido orgânico adicionado. Contudo, é possível aumentar o grau de conversão até qualquer grau de conversão desejado por remoção por destilação do álcool ou derivado de álcool produzido que tem a fórmula (IV) : R-OX (IV) em que R é um grupo alquilo linear ou ramificado em Ci até C4 e X é um átomo de hidrogénio ou COR' em que R' é um átomo de hidrogénio, um grupo alquilo linear ou ramificado em Cl até C3 ou um grupo fenilo que pode ser substituído. Adicionalmente, no 5
ί v. i í caso de nesta altura também ser removida água por destilação conjuntamente com o álcool ou o derivado de álcool, pode adicionar-se água ao sistema reaccional na quantidade correspondente à água retirada.
Exemplos de um grupo representado por R' na fórmula (IV) são, por exemplo, um átomo de hidrogénio, um grupo meti lo, um grupo etilo, um grupo n-propilo, um grupo i-propilo, um grupo fenilo, um grupo toluílo e outros semelhantes. 0 ácido 3-(2-tieniltio)butírico obtido pode ser isolado e purificado por um processo de tratamento corrente tal como extraeção com solvente, concentração ou destilação, ou pode ser utilizado tal e qual. A presente invenção é explicada mais especificamente a seguir por meio dos Exemplos. Contudo, entender-se-á que a presente invenção não é limitada por esses Exemplos.
Exemplo de Referência 1
Misturou-se 180 g de uma solução concentrada de ácido clorídrico com uma concentração de 35% e 146 g de água para preparar uma solução aquosa de ácido clorídrico com uma concentração de 5,8 N. A solução aquosa de ácido clorídrico resultante foi misturada com 56 g de éster metílico do ácido 3-(2-tieniltio)butírico (teor de 54 g) , com agitação à temperatura ambiente. A mistura foi aquecida até se iniciar o refluxo e depois foi deixada reagir em condições de refluxo durante 23 horas. A evolução da reacçao foi acompanhada por meio de cromatografia líquida de alta pressão. 0 grau de conversão era de 99% molar e a quantidade de ácido 3-(3-tieniltio) butírico produzido era de 0,82% molar (% molar com base no ácido 3 — (2 — tieniltio)butírico). 6 A cromatografia liquida de alta pressão foi realizada nas seguintes condições:
Coluna: Eluente: Caudal: Temperatura: Condições de detecção:
Finepak SIL Ci8-5 (4,6 mm x 25 cm, fabricada por JASCO CORP.) acetonitrilo:água:ácido fosfórico = 4:6:0,006 (v/v)
1,0 mL/min 4 0°C detector UV, comprimento de onda: 230 nm Ácido 3-(2-tier.ilcio)butírico: iH RMN (CDCI3) 7,41 (m, 1H) , 7,17 (m, 1H) , 7,01 (m, 1H) , 3,37 (m, 1H), 2,71 (dd, 1H, J=16,0, J=6, 4 Hz) , 2,47 (dd, 1H, J= 16,0, J=8, 0 Hz) , 1,34 (d, 3H, J=6,8 Hz) 13C RMN (CDCI3) 177,5 (s) , 136,4 (s) , 130,9 (s) , 130,5 (s) , 127,7 (s) , 41,1 (s), 41, 3 (s) , 20,6 (s) Ácido 3-(3-tieni ltio)butírico ÍH RMN (CDCI3) 7,35 (m , 2H) , 7,08 (m, 1H), 3, 45 (m i, 1H) , 2,65 (dd, 1H, J=15,6 , J=6,4 Hz) , 2,47 (dd, 1H, J= 15,6, J=8,4 Hz) , 1,33 (d. 3H, J=7 , 6 Hz) 13C RMN (CDCI3) 177,6 (s) , 132,2 (s) , 129, 1 (s) , 128,3 (s) , 126,2 (s) , 41,6 (s), 39, 6 (s), , 20,9 (s)
Exemplo 1
Misturou-se 13 g de um ácido sulfúrico concentrado com uma concentração de 97% e 108 g de água para preparar uma solução aquosa de ácido sulfúrico. À solução aquosa de ácido sulfúrico resultante adicionou-se sucessivamente 90 g de ácido acético (6 equivalentes molares com base no éster metílico do ácido 3 — (2 — tieniltio)butírico) e 56 g de éster metílico do ácido 3- (2 — tieniltio)butírico (teor de 54 g) e misturou-se. Deixou-se reagir a mistura a refluxo durante 24 horas. A evolução da 7
reacção foi acompanhada por meio de cromatografia líquida de alta pressão. 0 grau de conversão era de 95% molar e a quantidade de ácido 3-(3-tieniltio)butírico produzido era de 0,01% molar (% molar com base no ácido 3-(2-tieniltio)butírico. A cromatoqrafia líquida de alta pressão foi realizada nas seguintes condições:
Coluna: Finepak SIL C18-5 (4,6 mm x 25 cm,
Eluente:
Caudal: Temperatura: Condições de detecção: fabricada por JASCO CORP.) acetonitrilo:água:ácido fosfórico = 4:6:0,006 (v/v)
1,0 mL/min 4 0°C detector UV, comprimento de onda: 230 nm
De forma a fazer com que a reacção prosseguisse, removeu-se por destilação 11 g da mistura de acetato de metilo, metanol, ácido acético e água e deixou-se que a mistura reaccional remanescente reagisse a refluxo durante 7 horas. O grau de conversão era de 99% molar e a quantidade de ácido 3 — (3 — tieniltio)butírico produzido era de 0,01% molar (% molar com base no ácido 3-(2-tieniltio)butírico).
Os resultados de RMN obtidos para o ácido 3 — (2 — tieniltio)butírico e para o ácido 3-(3-tieniltio)butírico eram consistentes com os obtidos no Exemplos de Referência 1.
Exemplos 2 a 19
Preparou-oc ácido 3-(2-tieniltio)butírico pelo mesmo procedimento que no Exemplo 1, fazendo variar o tipo e quantidade do ácido na solução aquosa de ácido, a quantidade de água utilizada, o tipo e quantidade do solvente orgânico ou ácido orgânico adicionado e o tempo de reacção. Na Tabela 1 está 8
V •r«=h y indicado se foi ou não efectuada a remoção por destilação do álcool ou derivado de álcool produzido.
Os resultados estão ilustrados na Tabela 1. 9 υ C 0) ti TJ 3 a 3 ti d) Vj 'Co 0 ?ti υ· u o <Du, o m8.» Sí O & 0) <]) ^ Ε 0 Iti u- u s u
υ C 0) ti Ό 3 O
Tabela ti ω O&ti O >ti r O 3 ' rH O w ti c o V •ri (J '< 3 O O O υ u •Η *H C 3 <tC <ti Ό) cn u w o o d) o jj Tj C -H 0) u > 'ti r*i O 0}
Xca
Ο ·Η o MC i ^ ti - TH' ~ ti o 01 O O -H O ti c •Η *H d) H U-H Ή 'fQ jj JJ I 0) O CN £ "U
1: Monohidrato do ácido toluenossulfónico 2: Complexo de trifluoreto de boro-éter dietílico 10
APLICAÇÃO INDUSTRIAL
De acordo com a presente invenção, o ácido 3 — {2 — tieni 1 tio) butírico que é um importante intermediário para um medicamento utilizado no tratamento de glaucoma, MK-507, pode sex pxeparado com controlo do teor do contaminação pelo ácido 3-(3-tieniltio) butírico, que é o isómero de posição, até a um máximo de 0,1% molar.
Lisboa, 09 de Abril de 2001
0 AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
11

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES Processo para a preparação de um composto de fórmula estrutural (I):
    COOH (I) caracterizado por, numa reacção de um composto de fórmula (III) :
    (III) em que R é um grupo alquilo linear ou ramificado em Cl até C4 , com uma solução aquosa de ácido, se adicionar um solvente orgânico ou um ácido orgânico com o que é controlada até a um máximo de 0,1% molar a produção de um produto secundário de fórmula estrutural (II):
    COOH (II) Processo de acordo com a reivindicação 1 em que R na fórmula (III) é um grupo metilo. 3. ! ! 1
    Processo de acordo cora a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por se remover por destilação o álcool ou derivado de álcool que é produzido durante a reacção e tem a fórmula estrutural (IV): R-OX (IV) em que R é um grupo alquilo linear ou ramificado em Ci até C4 e X é um átomo de hidrogénio ou COR' em que R' é um átomo de hidrogénio, um grupo alquilo linear ou ramificado em Ci até C3 ou um grupo fenilo que pode ser substituído.
  2. 4. Processo de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3 em que o solvente orgânico ou o ácido orgânico é um ácido carboxílico.
  3. 5. Processo de acordo com a reivindicação 4 em que o ácido carboxílico é ácido acético.
  4. 6. Processo de acordo com a reivindicação 4 em que o ácido carboxílico é ácido fórmico.
  5. 7. Processo de acordo com a reivindicação 1, 2, 3, 4, 5 ou 6 em que o ácido na solução aquosa de ácido é ácido clorídrico, ácido sulfúrico, ácido fosfórico, ácido toluenossulfónico, ácido metanossul fónico, ácido trifluoroacético ou complexo de trifluoreto de boro-éter dietílico.
  6. 8. Processo de acordo com a reivindicação 7 em que o ácido na solução aquosa de ácido é ácido clorídrico.
  7. 9. Processo de acordo com a reivindicação 7 em que o ácido na solução aquosa de ácido é ácido sulfúrico. 2
  8. 10. Processo de acordo com a reivindicação 4 em que a quantidade de ácido carboxílico adicionado é desde 4 até 10 equivalentes molares com base no composto de fórmula (III)· Lisboa, 09 de Abril de 2001 N ΓΪ-. OFICiAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
    3
PT95941880T 1994-12-28 1995-12-25 Processo para a preparacao de um derivado de acido carboxilico PT748803E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP32908994 1994-12-28

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT748803E true PT748803E (pt) 2001-07-31

Family

ID=18217495

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95941880T PT748803E (pt) 1994-12-28 1995-12-25 Processo para a preparacao de um derivado de acido carboxilico

Country Status (10)

Country Link
US (1) US5723628A (pt)
EP (1) EP0748803B1 (pt)
JP (1) JP3777407B2 (pt)
AT (1) ATE200283T1 (pt)
DE (1) DE69520566T2 (pt)
DK (1) DK0748803T3 (pt)
ES (1) ES2155539T3 (pt)
GR (1) GR3035699T3 (pt)
PT (1) PT748803E (pt)
WO (1) WO1996020188A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2128161A1 (en) * 2008-05-30 2009-12-02 Ragactives, S.L. Process for obtaining 4-hydroxy-6-methyl-5,6-dihydro-4H-thieno[2,3-b]thiopyran-7,7-dioxide and its enantiomers, and applications thereof

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4968814A (en) * 1990-04-18 1990-11-06 Merck & Co., Inc. (S)-Alkyl 3-(thien-2-ylthio)butyrate and analogs and synthesis thereof
US5474919A (en) * 1994-09-13 1995-12-12 Merck & Co., Inc. Bioconversion process for the synthesis of transhydroxy sulfone by Rhodotorula rubra or Rhodotorula piliminae
US5574176A (en) * 1995-04-26 1996-11-12 Merck & Co., Inc. Synthesis of an intermediate for the preparation of 5,6-dihydro-(s)-4-(ethylamino)-(s)-6-methyl-4h-thieno [2,3-b]thiopyran-2-sulfonamide 7,7-dioxide intermediates and related compounds

Also Published As

Publication number Publication date
DK0748803T3 (da) 2001-05-07
EP0748803A4 (en) 1997-08-13
EP0748803A1 (en) 1996-12-18
WO1996020188A1 (fr) 1996-07-04
US5723628A (en) 1998-03-03
ES2155539T3 (es) 2001-05-16
DE69520566D1 (de) 2001-05-10
EP0748803B1 (en) 2001-04-04
GR3035699T3 (en) 2001-07-31
ATE200283T1 (de) 2001-04-15
JP3777407B2 (ja) 2006-05-24
DE69520566T2 (de) 2001-10-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2276741T3 (es) Clohidrato de 2-butil-3-(4-3(dibutilamino) propoxi)benzoil)-5-nitro-benzofurano y su preparacion.
BR112021003061A2 (pt) processo para a preparação do 6-(2,4-diclorofenil)-5-[4-[(3s)-1-(3-fluoropropil)pirrolidin-3-il]oxifenil]-8,9-dihidro-7h-benzo[7]anuleno-2-carboxilato de metila
ES2487896T3 (es) Procedimiento para la producción de sales de (4,5-dihidroisoxazol-3-il)tiocarboxamidina
HU199497B (en) Process for producing acid addition salts, alcohol solvates and hydrates of 7-halogen-7-deoxylincomycin
BR9917810B1 (pt) processos para preparação de ácidos carboxìlicos aromáticos ou cloretos ácidos.
BRPI0616188A2 (pt) mÉtodos para preparar um composto, e para preparar (-)-halofenato, composto, e, composiÇço
KR870000275B1 (ko) 3-메틸플라본-8-카르복실산 에스테르류의 제조방법
JPS61158947A (ja) 光学活性2−(4−ヒドロキシフエノキシ)プロピオン酸の製法
PT748803E (pt) Processo para a preparacao de um derivado de acido carboxilico
JP3777408B2 (ja) カルボン酸誘導体の製造法
KR100403246B1 (ko) 4-메틸렌피페리딘의제조방법
Atkinson et al. Aziridination of alkenes using 3-acetoxyamino-2-trifluoromethylquinazolin-4 (3H)-one
US3631050A (en) Hexahydro-9b-methylfuro(3 2-c) quinoline compounds
JP4365314B2 (ja) 4−フェニル−4−オキソ−2−ブテン酸エステル誘導体の製造方法
US5283372A (en) Preparation of purified optical isomers of desflurane
JP2594826B2 (ja) p−またはm−ヒドロキシフェネチルアルコールの製造法
US5248817A (en) Process for aromatic bromination
EP3231796A1 (en) A process for the preparation of pyrvinium pamoate and crystalline forms thereof
KR890003259B1 (ko) 브로모 플루오로 아세트산의 제조방법
WO2003062186A1 (fr) Sels metalliques d'acide (3s)-3-methoxycarbonyl-4-phenylbutyrique et utilisation de ceux-ci
Nugent et al. Stereochemistry of rigid [2.2] paracyclophanylphenonium ions. Formolysis of the exo and endo isomers of 17-tosyloxymethyl-4, 5-tetramethylene [2.2] paracyclophane
EP0160241B1 (en) Process for producing an alpha-aromatic group substituted alkanoic acid derivative
JP3288109B2 (ja) 光学異性体分離法
KR830001066B1 (ko) 알킬 락테이트 염소화 반응에 의한 알킬 2-클로로프로피오 네이트 제조방법
JPS63264448A (ja) 新規β−ケトニトリル