PT703781E - Utilizacao de efaroxan e dos seus derivados para a preparacao de um medicamento destinado ao tratamento da doenca de parkinson - Google Patents

Utilizacao de efaroxan e dos seus derivados para a preparacao de um medicamento destinado ao tratamento da doenca de parkinson Download PDF

Info

Publication number
PT703781E
PT703781E PT94919712T PT94919712T PT703781E PT 703781 E PT703781 E PT 703781E PT 94919712 T PT94919712 T PT 94919712T PT 94919712 T PT94919712 T PT 94919712T PT 703781 E PT703781 E PT 703781E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
disease
parkinson
treatment
efaroxan
preparation
Prior art date
Application number
PT94919712T
Other languages
English (en)
Inventor
Thierry Imbert
Francis Colpaert
Michael Briley
Original Assignee
Pf Medicament
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pf Medicament filed Critical Pf Medicament
Publication of PT703781E publication Critical patent/PT703781E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/33Heterocyclic compounds
    • A61K31/395Heterocyclic compounds having nitrogen as a ring hetero atom, e.g. guanethidine or rifamycins
    • A61K31/41Heterocyclic compounds having nitrogen as a ring hetero atom, e.g. guanethidine or rifamycins having five-membered rings with two or more ring hetero atoms, at least one of which being nitrogen, e.g. tetrazole
    • A61K31/4151,2-Diazoles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P25/00Drugs for disorders of the nervous system
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P25/00Drugs for disorders of the nervous system
    • A61P25/14Drugs for disorders of the nervous system for treating abnormal movements, e.g. chorea, dyskinesia
    • A61P25/16Anti-Parkinson drugs

Description

DESCRIÇÃO
UTILIZAÇÃO DE EFAROXAN E DOS SEUS DERIVADOS PARA A PREPARAÇÃO DE UM MEDICAMENTO DESTINADO AO TRATAMENTO DA DOENÇA DE PARKINSON A presente invenção refere-se à utilização de Efaroxan e seus derivados para a preparação de um medicamento destinado ao tratamento da doença de Parkinson. A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa afectando particularmente os neurónios da substância negra - pars compacta - e suas projecções nigro-estriadas. As suas manifestações sintomáticas são perturbações motoras tais como tremores, rigidez muscular, hipoquinésia. O diagnóstico da doença é delicado, apenas uma análise histológica praticada post mortem, colocando em evidência a degenerescência celular ao nível da substância negra, permite afirmar sem ambiguidade o diagnóstico. Esta degenerescência dá lugar a um déficit dopaminérgico que se exprime por essas três perturbações motoras. Na ausência da evidência histopatológica, as características clínicas determinam a pertença a essa doença.
Actualmente, o tratamento da doença de Parkinson faz-se entre outros pela utilização de substâncias dopaminérgicas, em particular da l-DOPA, associada eventualmente a um inibidor da l-DOPA descarboxilase como a carbidopa, para evitar os efeitos secundários periféricos da l-DOPA sobre o sistema cardiovascular e assim optimizar os efeitos centrais.
Esta terapêutica compensa as muito fracas taxas cerebrais endógenas de dopamina e melhora a sintomatologia da doença, sem no entanto tratar a causa. Ela possui inconvenientes maiores tais como disquinésias tardias, efeitos indesejáveis de ordem gastro-intestinal e cardiovascular. Além disso, existe um esgotamento do efeito. A l-DOPA não pára a progressão da doença uma vez que após paragem do tratamento os sintomas reaparecem imediatamente. Existe uma necessidade terapêutica prendendo-se com a recuperação da degenerescência neuronal. É conhecido que o Efaroxan, 2-(2-etil-2,3-di-hidrobenzofuranil)-2-imidazolina, possui propriedades antagonistas sobre os receptores a2 adrenérgicos (Ver por exemplo, G. Joly et al., Arch. Int. Pharmacodyn. Tier., vol. 277 N 1985, páginas 180-191). 1
Este composto é descrito na patente GB-2 102 422 pela sua estrutura química numa fórmula geral, seu processo de síntese, suas formulações farmacêuticas e sua aplicação terapêutica como medicamento anti-depressivo e contra as enxaquecas.
Este composto é igualmente descrito na patente WO 92/05171 onde se coloca em evidência a acção do enantiómero levógiro para tratar a diabetes, como agente bloqueador dos canais potássicos.
Realizaram-se igualmente diferentes estudos sobre macacos ou ratos para avaliar a acção de diferentes compostos sobre sintomas análogos aos da doença de Parkinson, tais como os “sintomas” induzidos pela reserpina no rato (F.C. COLPAERT, Neuropharmacology, 26, 1431, 1887) ou pela neurotoxina MPTP (F.C. COLPAERT et al., Brain Res. Buli, 26, 627, 1991) ou ainda os sintomas associados no homem com uma outra doença extrapiramidal: paralisia supranuclear progressiva (J. GHIKA et al., Neurologie, 41, 986, 1991).
Os compostos estudados são escolhidos entre os diferentes agonistas da dopamina, anticolinérgicos, agonistas da 5-HT, da histamina e certos agonistas ou antagonistas dos receptores α-adrenérgicos, entre os quais o idazoxan.
Todavia, estes estudos gerais debruçaram-se sobre doenças induzidas que, embora possuindo um certo número de similitudes ao nível de alguns sintomas, são diferentes e distinguem-se, especialmente a paralisia supranuclear, pelo facto de apenas afectar os neurónios intrínsecos do neostratio e por os tratamentos dopaminérgicos (l-DOPA) não induzirem melhoras.
Ora, descobriu-se de maneira inesperada, que a utilização do Efaroxan ou de um dos seus derivados permitia não apenas tratar a doença de Parkinson mas também observar uma persistência das melhoras obtidas, mesmo depois de parar com o medicamento. A presente invenção refere-se portanto à utilização do Efaroxan e seus derivados para a preparação de um medicamento destinado ao tratamento da doença de Parkinson e da sua evolução.
Por Efaroxan e seus derivados, entende-se o composto de fórmula I 2
na qual
Ri representa um átomo de hidrogénio, um grupo alquilo linear ou ramificado em Ci-C6, R2 representa um átomo de hidrogénio, um grupo metilo, cloro, bromo ou flúor, R3 representa um átomo de hidrogénio, um grupo metilo, hidroxi, metoxí, flúor, cloro ou bromo, sob a sua forma racémica e sob a forma opticamente activa dos seus enantiómeros bem como os sais terapeuticamente aceitáveis.
De modo preferencial, R2 e R3 representam um átomo de hidrogénio e R, representa um grupo etilo ou um grupo n-propilo.
ESTUDO FARMACOLÓGICO
Realizou-se um estudo farmacológico no rato segundo o teste de Understedt (Acta Phys. Scand. (1971) 367, 67). Destruiu-se a projecção dopaminérgica nigro-estirada por injecção da 6-OH dopamina e observou-se a rotação após administração da anfetamina. Antagonistas dos receptores a2, administrados imediatamente antes da anfetamina aumentavam as rotações de modo dose-dependente (ver tabela 1). Estes resultados mostram uma potencialização da actividade dopaminérgica da anfetamina por estimulação da via noradrenérgica. 3
Tabela 1
Produto Doses % de efeito (mg/kg ip) Metoxi-idazoxan (RX 821002) 0,16 + 94 0,63 + 83 Efaroxan 0,16 + 43 0,63 + 89
Efectuou-se um estudo de microdiálise seguindo as condições de Lategan et al., 1992 (A.J. LATEGAN. M.R. MARIEN, F.C. COLPAERT, Life Science 50, 995, 51992). Implantou-se uma sonda de microdiálise no estriato do rato sob anestesia. Analisou-se por HPLC a taxa de dopamina no dialisato. A administração dos antagonistas dos receptores a2 aumentava a taxa de dopamina (tabela 2) sugerindo um aumento da libertação de dopamina por estimulação da via dopaminérgica.
Tabela 2
Produto Doses % de efeito sobre a taxa (mg/kg ip) de DA Etoxi-idazoxan (RX 811059) 10 + 200 Efaroxan 10 + 250 O aumento das taxas de DA ao nível do estriato, bem como os testes comportamentais provocados pelas substâncias a2 antagonistas, conduzem a aplicar esta propriedade para obter medicamentos úteis no tratamento da doença de Parkinson.
ESTUDO GALÉNICO
As composições farmacêuticas foram administradas por via oral sob forma de gélulas ou de comprimidos doseados de 1 a 100 mg de princípio activo, mais particularmente de 2, 5 4 e 20 mg por gélula, ou por via intravenosa sob forma de soluto injectável doseado de 0,1 a 10 mg de Efaroxan.
ESTUDO CLÍNICO
Efectuou-se um estudo piloto e seleccionaram-se 20 pacientes correspondendo aos critérios idiopáticos da doença de Parkinson. Fizeram-se dois grupo, grupo I tratado pelo Efaroxan e grupo II sob placebo. A sintomatologia é observada antes do tratamento e à saída de 1 mês de tratamento (ver tabela 3). A posologia foi de 6 a 8 mg por dia (e mais quando bem tolerado).
Tabela 3
Antes do tratamento Após tratamento Grupo 1 + + + + + + Grupo II + + + + + + + + + = gravidade das perturbações motoras
Estes resultados mostram que o tratamento da doença de Parkinson por um a2 antagonista como o Efaroxan ou seus derivados, conduz a uma melhoria na sintomatologia e é susceptível de influenciar favoravelmente o ritmo de progressão da doença.
Lisboa, -1 ® •Wl·· 2000 Por PIERRE FABRE MEDICAMENT
Are®áa6of»e®içio0 3. U-1100 LISBOA
ENG? MâNUEX/MOWSíEIRA
Agente Oficial da Propriedade Industrial 5

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Utilização de um composto de fórmula geral I
    na qual Ri representa um átomo de hidrogénio, um grupo alquilo linear ou ramificado em Ci-C6, R2 representa um átomo de hidrogénio, um grupo metilo, cloro, bromo ou flúor, R3 representa um átomo de hidrogénio, um grupo metilo, hidroxi, metoxi, flúor, cloro ou bromo, seus sais terapeuticamente aceitáveis, seu racémico ou seus isómeros opticamente activos, para a preparação de um medicamento destinado ao tratamento da doença de Parkinson e da sua evolução
  2. 2. Utilização de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por R2 e R3 representarém um átomo de hidrogénio.
  3. 3. Utilização de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada por R, representar um grupo etilo.
  4. 4. Utilização de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada por R, representar um grupo n-propilo. Lisboa, 1« JUL. m
    iijiil. m CAMENT ENG? MÂNoEJ/MpNIZ PEREIRA Agente Oficial da Propriedade lndustr:ã)) Arco da Conceição, 3,1? - 1100 LISBOA RESUMO UTILIZAÇÃO DE EFAROXAN E DOS SEUS DERIVADOS PARA A PREPARAÇÃO DE UM MEDICAMENTO DESTINADO AO TRATAMENTO DA DOENÇA DE PARKINSON A presente invenção refere-se à utilização de Efaroxan™ e seus derivados para a preparação de um medicamento destinado ao tratamento da doença de Parkinson.
PT94919712T 1993-06-18 1994-06-15 Utilizacao de efaroxan e dos seus derivados para a preparacao de um medicamento destinado ao tratamento da doenca de parkinson PT703781E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9307379A FR2706303B1 (fr) 1993-06-18 1993-06-18 Utilisation de l'Efaroxan et de ses dérivés pour la préparation d'un médicament destiné au traitement de la maladie de Parkinson.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT703781E true PT703781E (pt) 2000-10-31

Family

ID=9448287

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94919712T PT703781E (pt) 1993-06-18 1994-06-15 Utilizacao de efaroxan e dos seus derivados para a preparacao de um medicamento destinado ao tratamento da doenca de parkinson

Country Status (15)

Country Link
US (1) US5948806A (pt)
EP (1) EP0703781B1 (pt)
JP (1) JP3394257B2 (pt)
AT (1) ATE192650T1 (pt)
AU (1) AU689783B2 (pt)
CA (1) CA2165437A1 (pt)
DE (1) DE69424415T2 (pt)
DK (1) DK0703781T3 (pt)
ES (1) ES2147576T3 (pt)
FR (1) FR2706303B1 (pt)
GR (1) GR3034062T3 (pt)
NZ (1) NZ268039A (pt)
PT (1) PT703781E (pt)
WO (1) WO1995000145A1 (pt)
ZA (1) ZA944281B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6281207B1 (en) * 1999-09-15 2001-08-28 Reed Richter Treatment of movement disorders by administration of mirtazapine
FR2814368B1 (fr) * 2000-09-26 2004-05-07 Pf Medicament Preparation pharmaceutique a base d'oxans
WO2002039991A2 (en) * 2000-11-14 2002-05-23 Orion Corporation Prevention of development of dyskinesias
US8188126B2 (en) 2002-05-16 2012-05-29 Pierre Fabre Medicament Imidazolic compounds and use thereof as alpha-2 adrenergic receptors
US9463186B2 (en) 2013-04-15 2016-10-11 Northwestern University Treatment for dopaminergic disorders

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NZ201219A (en) * 1981-07-28 1984-10-19 Reckitt & Colmann Prod Ltd Dihydrobenzofuranyl-2-imidazolines and pharmaceutical compositions
FR2669030B1 (fr) * 1990-11-14 1992-12-31 Adir Nouveaux derives d'imidazole, leur procede de preparation et les compositions pharmaceutiques qui les contiennent.
US5281607B1 (en) * 1992-10-08 1998-05-19 Univ New York Method of using alpha 2-antagonists for the treatment of neurodegenerative diseases

Also Published As

Publication number Publication date
FR2706303B1 (fr) 1995-09-08
JP3394257B2 (ja) 2003-04-07
WO1995000145A1 (fr) 1995-01-05
NZ268039A (en) 1999-06-29
CA2165437A1 (fr) 1994-12-19
DK0703781T3 (da) 2000-10-02
US5948806A (en) 1999-09-07
FR2706303A1 (fr) 1994-12-23
AU7076494A (en) 1995-01-17
DE69424415T2 (de) 2000-12-21
ZA944281B (en) 1995-02-10
AU689783B2 (en) 1998-04-09
JPH09500375A (ja) 1997-01-14
DE69424415D1 (de) 2000-06-15
ATE192650T1 (de) 2000-05-15
EP0703781A1 (fr) 1996-04-03
GR3034062T3 (en) 2000-11-30
ES2147576T3 (es) 2000-09-16
EP0703781B1 (fr) 2000-05-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8445474B2 (en) Compositions of R(+) and S(−) pramipexole and methods of using the same
AU2018201436B2 (en) New therapeutic approaches for treating Parkinson's disease
BRPI0909625B1 (pt) Agonista seletivo do receptor s1p1 para o uso como um medicamento, uso de um agonista seletivo do receptor s1p1 e kit contendo diferentes unidades de medicação de um agonista seletivo do receptor s1p1
CN107106521B (zh) 用于治疗帕金森病的治疗方法
BRPI0617541A2 (pt) uso de um medicamento e uso de pelo menos inibidor dual de recaptaÇço (dri)
EP2497472A1 (en) Therapeutically effective amounts of R(+) and S(-) pramipexole for use in the treatment of Parkinson's disease and their pharmaceutical compositions
US10533012B2 (en) (R)-pirlindole and its pharmaceutically acceptable salts for use in medicine
PT703781E (pt) Utilizacao de efaroxan e dos seus derivados para a preparacao de um medicamento destinado ao tratamento da doenca de parkinson
AU2018243718A1 (en) Compositions and methods for treating synucleinopathies
JPS61286326A (ja) パ−キンソン病治療薬
MXPA02003452A (es) Tratamiento de combinacion de esclerosis multiple (em), otras condiciones de desmielinacion y neuropatia periferica, especialmente neuropatias dolorosas y neuropatia diabetica.
NZ258591A (en) Use of idazoxan and derivatives thereof in a medicament for treating parkinsons disease
EP4185291A1 (en) Low dose regimen and formulation of a 5-methyl-1,2,4-oxadiazol-3-yl compound
JP2005511639A (ja) 虚血性疾患の治療用ドパミン再取り込み阻害活性を有するトロパン誘導体
JP6869893B2 (ja) 前頭葉機能障害治療剤
US11559525B2 (en) Therapeutic drug for dyskinesia
US11628169B2 (en) Therapeutic drug for motor complications in Parkinson's disease
KR102260202B1 (ko) 로티고틴 공융 혼합물 및 이의 용도
JP2004513917A (ja) ジスキネジーの発症の予防
WO2023233329A1 (en) Use of 5-methoxy-2-aminoindan ("meai") in methods for treating cocaine addiction
WO2013154513A1 (en) The use of 5-ht7 receptor antagonists including some atypical antipsychotics as antipruritic agents
Bertek New molecular entities
KR20080100284A (ko) 비-회복성 수면을 위한 알파-2-델타 리간드
EA002676B1 (ru) Применение 2-амино-6-трифторметоксибензотиазола для профилактики или лечения дисфункции мозжечка