PT676152E - Processo e aparelho para a fabricacao de sapatos com utilizacao de formas - Google Patents

Processo e aparelho para a fabricacao de sapatos com utilizacao de formas Download PDF

Info

Publication number
PT676152E
PT676152E PT95302251T PT95302251T PT676152E PT 676152 E PT676152 E PT 676152E PT 95302251 T PT95302251 T PT 95302251T PT 95302251 T PT95302251 T PT 95302251T PT 676152 E PT676152 E PT 676152E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
inner sole
shape
shoe
property
magnetically
Prior art date
Application number
PT95302251T
Other languages
English (en)
Inventor
Masanobu Furuhashi
Original Assignee
Masanobu Furuhashi
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Masanobu Furuhashi filed Critical Masanobu Furuhashi
Publication of PT676152E publication Critical patent/PT676152E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B13/00Soles; Sole-and-heel integral units
    • A43B13/38Built-in insoles joined to uppers during the manufacturing process, e.g. structural insoles; Insoles glued to shoes during the manufacturing process
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43DMACHINES, TOOLS, EQUIPMENT OR METHODS FOR MANUFACTURING OR REPAIRING FOOTWEAR
    • A43D3/00Lasts
    • A43D3/02Lasts for making or repairing shoes
    • A43D3/022Lasts for making or repairing shoes comprising means, e.g. hooks, for holding, fixing or centering shoe parts on the last

Landscapes

  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)

Description

Descrição “Processo e aparelho para a fabricação de sapatos com utilização de formas”
Campo da invenção A presente invenção refere-se a um processo e um mecanismo para a fabricação de sapatos, com utilização de uma forma de sapateiro. Mais particularmente, a presente invenção refere-se aos processos e mecanismos anteriores para a fabricação de um sapato, nos quais a sola interior do sapato é fixada na forma, de maneira amovível, de modo a facilitar o chamado processo de cosedura.
Fundamento da invenção Vão descrever-se resumidamente os processos convencionais para a fabricação de um sapato, com referência à fig. 1. Em primeiro lugar, no passo (a), forma-se uma gáspea (11) do sapato, cosendo couro genuíno ou couro sintético, ou similar. No passo (b), fixa-se uma sola interior (13) num molde de madeira (12) por pregagem ou colagem, ou similar.
Subsequentemente, no passo (c), cobre-se o molde de maneira com a gáspea do sapato (11) cosida e cose-se uma porção de orla inferior da gáspea (11) do sapato numa porção periférica da sola interior (13). Como resultado deste trabalho, a porção da orla inferior da gáspea (11) do sapato é dobrada ao longo da superfície do molde de madeira (12). Depois, a porção dobrada (11a) da gáspea (11) é tomada rugosa, de modo a aderir com segurança a uma sola inferior, num passo seguinte, descrito mais adiante.
Nos passos seguintes, executam-se diferentes operações, por um processo de fabricação VP e por um processo de fabricação CP. Como exemplo dos processos seguintes, o processo de fabricação CP será descrito mais adiante. No passo (d), montam-se na sola interior (13) componentes insertos, tais como um componente de almofadagem (14), para proteger o peito do pé e um componente (15) para dobrar a porção dianteira da sola interior (13). Depois, no passo (e), fabricam-se um fundo do sapato (16), feito de borracha e couro e similar.
Além disso, no passo (f) cola-se o filndo do sapato (16) na porção dobrada da gáspea (11) do sapato e na sola interior (13), por meio de uma máquina para aplicação de pressão. Em geral, coloca-se uma peça inseria no espaço interior do sapato, formado pela sola interior (13) e a gáspea (11) do sapato, e cola-se o elemento inserto (não representado) na superfície superior da sola interior (13). Assim, o processo para a fabricação do sapato fica completo. No entanto, nos processos convencionais de fabricação do sapato, no passo (b) a operação de fixar a sola interior (13) no molde de madeira (12) era realizada por pregagem ou aderência, ou similar.
Quando se fixa a sola interior (13) no molde de madeira (12) por pregragem, o prego é usualmente cravado no interior de duas porções, numa secção da biqueira e duas porções numa secção do tacão da sola interior (13), respectivamente; dai resulta que são necessárias quatro porções da sola interior (13) para fixação por pregagem. Depois de a fixação da sola interior (13) na gáspea (11) do sapato ter sido completada, os quatros pregos pregados no molde de madeira (12) têm de ser arrancados; assim, são necessárias oito passos do processo para arrancar pregos, por cada par de sapato.
Além disso, quando se fixa a sola interior no molde de madeira, numa posição nesse molde que se desvie da posição normal, os pregos gravados no molde
de madeira, atravessando a sola interior têm de ser arrancados, e o trabalho para fixar a sola interior no molde de madeira tem de ser novamente executado, depois de ter arrancado todos os pregos. Além disso, pode isso provocar uma lesão acidental, devido a uma falha do arranque dos pregos.
Também na colagem da sola interior (13) no molde de madeira (12), da mesma maneira que na pregagem, é necessário colar a sola interior (13) no molde de madeira (12) em quatro porções da sola interior (13), designadamente em duas porções na secção da biqueira e duas secções na secção do tacão. Depois de se fixar a sola interior (13) na gáspea (11) do sapato, c necessário remover a sola interior (13) da porção inferior do molde de madeira (12), sendo portanto necessários oito passos do processo.
Além disso, os sapateiros necessitam de uma máquina de colagem, de preço elevado, por exemplo de cerca de 10 milhões de ienes cada.
Sumário da invenção
Um objecto primário da presente invenção consiste em resolver os problemas encontrados durante o passo de montagem da sola interior (13) na forma (12), nos processos de fabricação convencionais.
Para atingir este objectivo, o inventor da presente invenção fez ensaios extensivos e verificou que uma forma única e uma sola interior única resolvem esses problemas. A forma e a sola interior da presente invenção podem proporcionar um meio único para fixar e desprender, para fixar a sola interior na forma, de maneira simples e, também de maneira simples, desprender a sola interior da forma A patente DE-B-1 198 244 apresenta a montagem magnética de solas interiores em formas para sapatos, utilizando ímans embebidos na porção da forma que define a sola e uma tira de ímans colocada sobre uma sola interior, em contacto com a superfície da forma que define a sola. A sola interior pode depois ser retirada da forma, depois de remover a tira que contém ímans, para interromper o circuito magnético. Pode montar-se uma tira sensível à pressão, com material ferromagnético nela incluído, na forma ou no interior ou exterior da sola interior.
Um primeiro aspecto da presente invenção proporciona um processo para a fabricação de sapatos como se define na reivindicação 1.
Um segundo aspecto da invenção proporciona o processo da reivindicação 3.
Um terceiro aspecto da presente invenção refere-se a uma sola interior para um processo de fabricação de sapatos, como se define na reivindicação 4.
Um quarto aspecto da presente invenção proporciona numa forma de sapateiro de acordo com a reivindicação 5.
Na presente invenção, a sola interior do sapato é fixada na porção inferior da forma, com possibilidade de ser livremente separada, por meios que permitem uma disposição irregular da sola interior na forma que pode ser facilmente ajustada, quando se fixa a sola interior numa posição que se desvia da posição normal em que a sola interior deve ser fixada. Como não são utilizados pregos, quando se fixa a sola interior na forma, não há qualquer perigo de lesões no operário, devido a falhas no arranque dos pregos.
Na presente invenção, não é necessária qualquer máquina de colagem ou similar, de modo que reduz o custo do equipamento. Além disso, podem omitir-se, por exemplo, os passos de pregagem, arranque de pregos, colagem e remoção, em comparação com os processos da técnica anterior de pregagem e colagem.
No trabalho de fabricação de sapatos, fixa-se a sola interior na forma, cobre-se a forma com a gáspea e une-se a sola interior com a gáspea, por meio de pontos. Como não é necessária uma força importante para esticar a sola interior, numa certa direcção, a energia para fixar a sola interior na forma pode ser produzida por meio de absorção magnética (isto é, capacidade de ser atraída por um íman).
Além disso, como se utiliza metal com característica de atracção magnética, como meio destacável, a sola interior pode ser fixada na forma facilmente. E quando a sola interior estiver equipada com ímans que servem de meio de remoção, é de esperar uma maior circulação sanguínea, devido à força magnética.
De acordo com a presente invenção, como a sola interior é fixada na porção inferior da forma, magneticamente destacável, a sola interior pode ser fixada na forma fácil e rapidamente, podendo omitir-se muitos dos passos do processo de fabricação da técnica anterior.
Breve descrição dos desenhos
Para uma mais completa compreensão da presente invenção e das suas vantagens, faz-se agora referência à descrição seguinte, feita em ligação com os desenhos anexos, cujas figuras representam: A fig. 1, vistas em perspectiva que mostram resumidamente um processo convencional de fabricação de um sapato; A fig. 2, vistas em perspectiva, que mostram uma forma e uma sola interior da presente invenção; e A fig. 3, vistas em perspectiva que mostra o processo de fabrico da presente invenção. 6
Descrição pormenorizada de formas de realização preferidas A fíg. 2 mostra uma forma com uma sola interior de sapato, de uma forma de realização de acordo com a presente invenção.
Uma sola interior de sapato (21) de acordo com a presente invenção é formada por uma folha flexível, com a forma de um pé, visto de cima. Podem utilizar-se uma folha de resina sintética que contém pó metálico e materiais que são atraídos por uma força magnética e similares, para montar magneticamente a sola interior na forma (31). Pode utilizar-se uma folha flexível (22) de vinilo.
Além disso, a folha (22) da sola interior (21) pode ser formada por um material que apresenta uma força de atracção magnética, preparada por adição de pó metálico com características de atracção magnética, no interior da resina, de modo que o conjunto (22) da folha serve de secção com absorção magnética.
Por outro lado, forma-se um corpo (32) de uma forma (31), de uma resina sintética e madeira, que se adapta a dimensões e estilos desejados dos sapatos. Notar que o termo “forma" não se limita a uma forma feita de madeira, mas sim indica uma forma ou molde de sapateiro para a fabricação de sapatos. Numa forma de realização da presente invenção, o corpo (32) da forma (31) tem dois ímans (33) e (34) enterrados na sua porção inferior (32b). Além disso, cola-se uma placa de ferro (32b) na porção inferior (32), de modo a cobri-la inteiramente. Os ímans (33) e (34) estão dispostos, de preferência, na porção da biqueira e na porção do tacão do sapato. O número e as posições das placas metálicas e os ímans da forma (31) podem variar de maneira apropriada de acordo com os objectivos. O corpo total (32) da forma (31) pode ser formada com um material que 7 7
/ /' apresenta em si uma força magnética, de modo que todo o corpo (32) apresenta força magnética Isso pode conseguir-se, por exemplo, preparando uma resina sintética contendo pó metálico com propriedades de atracção magnética, para o corpo (32).
No processo de fabricação da presente invenção, como se representa na fig. 3, fixa-se a sola interior (21) na porção inferior (32a) da forma (31), utilizando a força de atracção magnética entre a forma e os ímans (23) e (24) na sola interior. A forma (31) é depois coberta com a gáspea (11) e une-se a porção da orla inferior (11 a) da gáspea (11) com a porção periférica da sola interior, por pontos de costura Quando a porção da orla inferior (1 la) da gáspea do sapato (11) está a unir-se à porção periférica exterior da sola interior (21), por pontos de costura, como a sola interior (21) pode ser simplesmente unida à forma (31) e não se aplica uma força localizada na sola interior (21), a sola interior (21) pode fixar-se satisfatoriamente na forma, por meio de uma força de fixação, utilizando-se a força magnética Assim, a sola interior (21) é fixada na forma (31) utilizando-se a força de atracção magnética, de modo que uma operação de fixação da sola interior (21) na forma (31) e a operação de remoção da sola interior (21) da mesma, podem ser realizadas de maneira simples e rápida. Adicionalmente, pode reajustar-se facilmente um erro de posicionamento da sola interior (21) na forma (31).
Quando se fixam ímans na sola interior, pode esperar-se que a circulação sanguínea dos utilizadores dos sapatos equipados com a soda interior atrás referida, e similar, seja promovida pela força magnética.
Embora tenha sido descrita a forma de realização preferida, em pormenor, compreende-se que podem introduzir-se várias alterações, substituições e modificações, sem nos afastarmos do escopo da invenção, tal como é definida pelas 8reivindicações anexas.
Lisboa, 6 de Novembro de 2001
1269-063 LISBOA

Claims (5)

1 ^ f?
Reivindicações 1. Processo para a fabricação de sapatos, que compreende os passos de: tomada de uma forma (31) e preparação de uma sola interior (21), que compreende primeiros meios, que podem cooperar com segundos meios, na forma, para fixar magneticamente a sola interior na forma; fixação da referida sola interior (21), magneticamente, de uma maneira livremente amovível, numa forma (31); cobertura da forma (31) com a gáspea (11) do sapato; e união da sola interior (21) à gáspea (11) por pontos de costura; caracterizado por os referidos primeiros meios serem o material de que é feita a sola interior e ser um material de resina sintética que contém pó metálico com a propriedade de atracção magnética.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, no qual a sola interior é feita de uma folha que consiste num material de resina sintética que contém pó metálico com a propriedade de aUacção magnética.
3. Processo para a fabricação de sapatos, que compreende os passos de: tomada de uma forma (31) e preparação de uma sola interior (2), que tem um primeiro dispositivo de fixação para cooperar com os segundos meios na forma, para fixar magneticamente a sola interior na forma; fixação da referida sola interior (21), magneticamente, de uma maneira lívremente amovível, numa forma (31); cobertura da forma (3) com uma gáspea (11) do sapato; e união da sola interior (21) à gáspea (11), por pontos de costura; caracterizado por os referidos segundos meios da forma serem o material de que é 2 feita a forma e ser um material de resina sintética que contém pó metálico com a propriedade de atracção magnética.
4. Sola interior de um sapato constituída por uma folha (22) de uma resina sintética que contém pó metálico com a propriedade de atracção magnética; de modo que, em combinação com meios magnéticos de fixação (33, 34, 32), formados numa forma de sapateiro (31), a referida sola interior pode ser fixada magneticamente na referida forma, de maneira livremente amovível.
5. Forma de sapateiro que é: um corpo (32) de um material com propriedade de atracção magnético, dc modo que é possível fixar uma sola interior (21), na referida forma (31), magneticamente, de numa maneira livremente amovível, caracterizada por o material com a propriedade magnética ser um material de resina sintética contendo pó metálico com uma propriedade magnética Lisboa, 6 de Novembro de 2001 / . I O Agaaie Oficial da propriedade Industria)
// JOSÉ DE SAMFMO A.O.P.l. R«*;t do .Salitro, 195, r/c-Drt. Ϊ 269-063 LISBOA
PT95302251T 1994-04-07 1995-04-04 Processo e aparelho para a fabricacao de sapatos com utilizacao de formas PT676152E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP6093753A JP2544709B2 (ja) 1994-04-07 1994-04-07 靴の中底、靴の木型及び靴の製造法

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT676152E true PT676152E (pt) 2002-01-30

Family

ID=14091197

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95302251T PT676152E (pt) 1994-04-07 1995-04-04 Processo e aparelho para a fabricacao de sapatos com utilizacao de formas

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0676152B1 (pt)
JP (1) JP2544709B2 (pt)
KR (1) KR100416584B1 (pt)
CN (1) CN1126479C (pt)
DE (1) DE69522130T2 (pt)
ES (1) ES2162631T3 (pt)
PT (1) PT676152E (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8959690B2 (en) * 2012-06-29 2015-02-24 Nike, Inc. Induction heating apparatuses and processes for footwear manufacturing
CN103110241B (zh) * 2013-02-22 2018-05-01 禧玛诺(连云港)实业有限公司 一种带中底固定装置的鞋楦
CN105495862A (zh) * 2016-01-07 2016-04-20 李丽双 一种定制鞋楦的制作方法及其定制鞋制作工艺

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE245208C (pt) *
DE1198244B (de) * 1962-05-23 1965-08-05 Bain Corp Verfahren und Vorrichtung zum Halten von Innensohlen auf Schuhleisten in fluchtender Anordnung
DE2361263C3 (de) * 1973-12-08 1978-08-10 Gustav Hoffmann Gmbh, 4190 Kleve Verfahren und Leisten zum Herstellen von Schuhen, insbesondere Sandalen
EP0222964A1 (en) * 1985-11-13 1987-05-27 Giuseppe Anzani Automatic fixing device for insoles applicable to footwear lasts
IT1258211B (it) * 1991-05-30 1996-02-21 Breme Tecnica Di Cominardi M & Sottopiede di montaggio della calzatura attrezzato di sistema per il centraggio ed il montaggio automatico dello stesso sulla forma di sagomatura della calzatura ed il centraggio, montaggio e puntatura del tacco al sottopiede

Also Published As

Publication number Publication date
JPH07275006A (ja) 1995-10-24
KR100416584B1 (ko) 2004-06-23
ES2162631T3 (es) 2002-01-01
EP0676152A3 (en) 1996-06-05
EP0676152B1 (en) 2001-08-16
DE69522130T2 (de) 2002-04-11
DE69522130D1 (de) 2001-09-20
CN1114170A (zh) 1996-01-03
CN1126479C (zh) 2003-11-05
KR950030903A (ko) 1995-12-18
JP2544709B2 (ja) 1996-10-16
EP0676152A2 (en) 1995-10-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6505422B2 (en) Skate boot with toe protector
US5351352A (en) Method of forming a seamless shoe
JPS622902A (ja) 靴の製法
PT676152E (pt) Processo e aparelho para a fabricacao de sapatos com utilizacao de formas
GB1598541A (en) Footwear
IE43477B1 (en) Improvements in or relating to footwear
US5862555A (en) System and method for manufacturing shoes using a wooden mold
US3325922A (en) Toe stiffener for shoes
US1970600A (en) Protector for shoes
US2010092A (en) Art of shoemaking
US2365796A (en) Method of making shoes
US2254228A (en) Shoemaking
JPH0711607Y2 (ja) 安全履物
US2350198A (en) Process of manufacturing shoes
US2047697A (en) Welt shoe and method of making same
US1276090A (en) Process of making shoes.
JP2007014443A (ja) 靴、その靴の製造方法およびその靴の製造装置
JPS5811201Y2 (ja) スラツシユチユウガタアンゼンサギヨウグツ
US2072838A (en) Last and last attachment
JPH0223123Y2 (pt)
KR200278550Y1 (ko) 장거리 운전용 보조 신발
JP3001435U (ja) 爪先補強片を有する靴の胛被
JP3003721U (ja)
US2238536A (en) Protective covering for shoes
ITVR970076A1 (it) Placca biadesiva particolarmente per l'ancoraggio temporaneo di sottopiedi a forme di calzature nonche' metodo d'uso