PT593809E - Desodorizante compreendendo uma emulsao o/a e uma fase constituida por microcapsulas de perfume e processo de preparacao - Google Patents

Desodorizante compreendendo uma emulsao o/a e uma fase constituida por microcapsulas de perfume e processo de preparacao Download PDF

Info

Publication number
PT593809E
PT593809E PT92118067T PT92118067T PT593809E PT 593809 E PT593809 E PT 593809E PT 92118067 T PT92118067 T PT 92118067T PT 92118067 T PT92118067 T PT 92118067T PT 593809 E PT593809 E PT 593809E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
perfume
microcapsules
water
emulsion
deodorizer
Prior art date
Application number
PT92118067T
Other languages
English (en)
Inventor
Vittorio Moreno
Original Assignee
Tavola Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8210162&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT593809(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Tavola Spa filed Critical Tavola Spa
Publication of PT593809E publication Critical patent/PT593809E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61LMETHODS OR APPARATUS FOR STERILISING MATERIALS OR OBJECTS IN GENERAL; DISINFECTION, STERILISATION OR DEODORISATION OF AIR; CHEMICAL ASPECTS OF BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES; MATERIALS FOR BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES
    • A61L9/00Disinfection, sterilisation or deodorisation of air
    • A61L9/14Disinfection, sterilisation or deodorisation of air using sprayed or atomised substances including air-liquid contact processes
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61LMETHODS OR APPARATUS FOR STERILISING MATERIALS OR OBJECTS IN GENERAL; DISINFECTION, STERILISATION OR DEODORISATION OF AIR; CHEMICAL ASPECTS OF BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES; MATERIALS FOR BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES
    • A61L9/00Disinfection, sterilisation or deodorisation of air
    • A61L9/015Disinfection, sterilisation or deodorisation of air using gaseous or vaporous substances, e.g. ozone
    • A61L9/04Disinfection, sterilisation or deodorisation of air using gaseous or vaporous substances, e.g. ozone using substances evaporated in the air without heating
    • A61L9/12Apparatus, e.g. holders, therefor

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Disinfection, Sterilisation Or Deodorisation Of Air (AREA)
  • Manufacturing Of Micro-Capsules (AREA)
  • Cosmetics (AREA)

Description

Μ°£*Ι3 8νή Γ~
U
DESCRIÇÃO
"DESODORIZANTE COMPREENDENDO UMA EMULSÃO O/A E UMA FASE CONSTITUÍDA POR MICROCÁPSULAS DE PERFUME, E PROCESSO DE PREPARAÇÃO" A invenção relaciona-se com um desodorizante, consistindo numa emulsão em água de um óleo perfumado, e uma determinada quantidade de microcápsulas, cheias com o mesmo óleo perfumado, e misturadas com a emulsão do perfume em água.
Deste modo, é obtida uma libertação imediata do perfume quando se pulveriza a emulsão no ambiente, seguida por uma libertação prolongada do perfume, quando as microcápsulas depositadas nos soalhos ou assentos por gravidade, são quebradas através de acção mecânica, tal como quando se pisa ou quando alguém se senta no assento propriamente dito. A invenção também se relaciona com o método de preparação do desodorizante. São conhecidos diversos tipos de desodorizantes de ambiente e estão disponíveis em várias formas. Por exemplo, há desodorizantes em que um suporte de celulose é impregnado com perfume que evapora lentamente no ar. Há também desodorizantes em que o perfume é misturado com outros componentes de forma a se obter um gel bem como desodorizantes feitos de materiais plásticos de vários tipos.
Depois há os desodorizantes líquidos que podem ser pulverizados directamente no ar ou desodorizantes que libertam perfume através de uma superfície porosa, ou então desodorizantes em forma granulada. 1
Os tipos de desodorizantes referidos acima, com excepção dos liguidos pulverizados no ar, são capazes de uma libertação de perfume continua, lenta, uma vez que são postos em uso durante um certo periodo de tempo.
Embora estes desodorizantes tenham sido desenvolvidos para proporcionar uma certa quantidade de perfume no ar, não são capazes de libertar uma quantidade suficiente de perfume para desodorizar o ar num tempo curto, quando, por exemplo, é desejável eliminar odores desagradáveis tais como fumo de cigarros, cheiros de comida, etc.
Nesse caso são normalmente utilizados desodorizantes "instantâneos", consistindo numa fórmula liquida que é finamente pulverizada no compartimento a ser desodorizado.
Estes desodorizantes são pulverizados por meio de uma bomba manual ou, na forma bem conhecida de aerossol, por um gás propulsor comprimido ou liquefeito.
Estes desodorizantes liquidos são geralmente fórmulas hidro-alcoólicas, de modo que o produto pulverizado é eficaz durante um periodo de tempo limitado, dependendo da volatilidade dos componentes da fórmula e do próprio perfume. Este periodo de tempo é bastante curto, especialmente se se tiver em consideração o facto de que os produtos tendem a depositar-se rapidamente no solo por gravidade. O WO-A-92 00 722 relaciona-se com uma composição de fragrância compreendendo uma base fragrante na forma microencapsulada. Esta composição é especificamente proporcionada para utilização tópica. A presente invenção propõe um desodorizante composto por uma fase liquida constituida por uma emulsão em água de um óleo perfumado e uma fase constituida por microcápsulas contendo o 2
mesmo óleo perfumado. A invenção também se relaciona com o método de preparação pertinente.
De acordo com a invenção, o desodorizante proporciona a vantagem de um efeito mais duradouro, em comparação com desodorizantes normais, uma vez que, para além da libertação imediata de perfume no momento da sua dispersão no ambiente, é proporcionado um efeito adicional, devido à libertação de perfume das microcápsulas, quando, uma vez depositadas em várias superfícies, são quebradas ao se andar sobre elas, ou por outros meios. O âmbito da invenção é proporcionar um desodorizante que ultrapassa as limitações dos desodorizantes correntes por perfumar imediatamente o ar quando pulverizado, e por manter então durante um tempo relativamente longo a sua capacidade de libertar perfume.
Para este fim, a invenção proporciona um desodorizante composto por uma fase liquida, constituída por uma emulsão em água de óleo perfumado, e uma determinada quantidade de microcápsulas do mesmo óleo perfumado que são pulverizadas no ar misturadas com o resto do produto, e que então tendem a cair por gravidade. A fase de emulsão em água do desodorizante serve o objectivo de perfumar imediatamente o ar, enquanto que as microcápsulas proporcionam uma acção mais duradoura à medida que libertam o seu perfume quando são quebradas mecanicamente quando são pisadas ou por outros meios. A invenção será melhor compreendida por leitura do exemplo seguinte: 3
FORMULAÇÃO O desodorizante é constituído por uma emulsão em água de um óleo perfumado, à qual foi adicionada uma determinada quantidade de perfume microencapsulado e mantido em suspensão no seio da emulsão de perfume em água.
Uma formulação adequada para o objectivo da invenção é como se segue:
Composição Preferida 3% 2% 2% conforme necessário balanço para 100%
Perfume 0,5%-10%
Emulsionante 0,2-10%
Perfume microencapsulado 0,2%-10%
Conservante Água desmineralizada
Este perfume terá de ser seleccionado de entre aqueles que são não-miscíveis com água.
Assim, têm de ser excluídos aqueles perfumes que mais ou menos expontaneamente emulsionam em água. Essa caracterlstica é obrigatória porque só os perfumes não-emulsionáveis são adequados para serem microencapsulados de acordo com as técnicas correntes.
Os emulsionantes normalmente utilizados que são úteis para dispersar perfumes em água podem ser utilizados para efeitos da presente invenção.
Com base em ensaios realizados, os melhores resultados foram obtidos com o emulsionante Cremophor RH 40® da BASF. 4 V Γ
Para cada perfume seleccionado, os especialistas na matéria podem facilmente determinar a quantidade de emulsionante que é necessária para proporcionar uma emulsão estável.
Esta emulsão é normalmente um líquido branco leitoso, ou em casos mais raros, um líquido opalescente. É sempre preferível utilizar o nível mais baixo de emulsionante capaz de proporcionar uma emulsão estável durante um período de pelo menos seis meses à temperatura ambiente. 0 conservante utilizado tem de garantir uma protecção eficaz do produto contra uma gama larga de estirpes bacterianas e de leveduras. Entre os diversos conservantes testados, verificou-se que o mais eficaz é o Kathon CG®, produzido pela Sandoz, utilizado a níveis muito baixos, entre 3 ppm e 10 ppm, preferencialmente 5 ppm.
As microcápsulas contendo o perfume são constituídas pelo próprio perfume, finamente disperso em gotícolas microscópicas revestidas com gelatina. Não se descreve o processo de microencapsulação pois pode ser realizado através de técnicas conhecidas.
As microcápsulas de perfume e gelatina contêm entre 50% e 90% de perfume, preferencialmente entre 80% e 85% de perfume, e têm dimensões na gama desde 1 até 10 micron, preferencialmente 5 micron.
As microcápsulas são utilizadas na forma de uma suspensão aquosa ("suspensão"), contendo entre 10% e 30% de microcápsulas, preferencialmente 20%.
Assim, se se desejar obter um produto acabado contendo 2% de perfume nas microcápsulas, e estiverem disponíveis 5 microcápsulas com 83% de perfume numa "suspensão" a 20%, deve utilizar-se 12,048% dessa "suspensão" na manufactura do produto acabado.
Uma vez que as microcápsulas em suspensão em água tendem a sedimentar é necessário mantê-las com agitação moderada durante a preparação do produto acabado. 0 produto acabado é preparado como se segue:
Pré-misturar o perfume e o emulsionante.
Adicionar a água com agitação moderada.
Adicionar a "suspensão" de microcápsulas com agitação moderada.
Adicionar o conservante. O produto desodorizante de acordo com a presente invenção proporciona, tal como referido acima, a vantagem dupla de uma acção desodorizante/perfumante imediata e de uma libertação continua adicional de perfume, devido à quebra mecânica das microcápsulas quando são pisadas, etc.
Tais caracteristicas tornam este produto desodorizante particularmente útil para utilização em automóveis, casas, escritórios, locais públicos, etc.
Uma vantagem adicional é devida ao facto de o produto não conter solventes, ultrapassando assim os possiveis riscos de inflamabilidade e outras possiveis desvantagens relacionadas com a utilização de solventes.
Lisboa, 28 de Março de 2000
AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
6

Claims (3)

  1. REIVINDICAÇÕES 1 Desodorizante de ambiente caracterizado por ser constituído por uma fase líquida, compreendendo uma emulsão em água de um óleo perfumado e outra fase constituída por microcápsulas contendo o mesmo óleo perfumado, que estão misturadas com a referida emulsão em água.
  2. 2. Desodorizante de acordo com a reivindicação 1, em que o perfume está presente em quantidades na gama entre 0,5% e 10%, preferencialmente 3%, o emulsionante está presente entre 0,2% e 10%, preferencialmente 2%, o perfume nas microcápsulas entre 0,2% e 10%, preferencialmente 2%.
  3. 3. Processo para a produção de um desodorizante de acordo com as reivindicações 1 e 2, compreendendo os seguintes passos: Pré-mistura do perfume e do emulsionante. Adição de água com agitação moderada. Preparação de microcápsulas contendo perfume. Adição da suspensão de microcápsulas com perfume em água à emulsão em água do perfume com agitação moderada. Adição de um conservante. Lisboa, 28 de Março de 2000 AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL
    1
PT92118067T 1992-10-22 1992-10-22 Desodorizante compreendendo uma emulsao o/a e uma fase constituida por microcapsulas de perfume e processo de preparacao PT593809E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP92118067A EP0593809B1 (en) 1992-10-22 1992-10-22 Deodorant comprising an o/w emulsion and a phase constituted by perfume microcapsules, and method of preparation

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT593809E true PT593809E (pt) 2000-06-30

Family

ID=8210162

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92118067T PT593809E (pt) 1992-10-22 1992-10-22 Desodorizante compreendendo uma emulsao o/a e uma fase constituida por microcapsulas de perfume e processo de preparacao

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP0593809B1 (pt)
AT (1) ATE190506T1 (pt)
DE (1) DE69230793T2 (pt)
ES (1) ES2142810T3 (pt)
PT (1) PT593809E (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2000030691A1 (en) * 1998-11-25 2000-06-02 The Procter & Gamble Company Improved uncomplexed cyclodextrin compositions for odor control
GB0109754D0 (en) * 2001-04-20 2001-06-13 Quest Int Floor treatment compositions
CN110038392A (zh) * 2019-04-10 2019-07-23 佛山市高明绿化纳新材料有限公司 一种新型抗菌除臭空气清新剂及其制备方法和应用

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0317658B1 (en) * 1987-11-24 1992-04-22 Pictoris Beta Granular solid deodorant for ash-trays and corresponding package
CN1045599A (zh) * 1989-03-15 1990-09-26 王英 长效微粒香乳及制造方法
WO1992000722A1 (fr) * 1990-07-13 1992-01-23 Firmenich S.A. Composition parfumante alcoolique

Also Published As

Publication number Publication date
EP0593809A1 (en) 1994-04-27
ATE190506T1 (de) 2000-04-15
EP0593809B1 (en) 2000-03-15
ES2142810T3 (es) 2000-05-01
DE69230793D1 (de) 2000-04-20
DE69230793T2 (de) 2000-06-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4740366A (en) Air deodorizer composition and method
US5738859A (en) Cosmetic composition
AU601037B2 (en) Foamed air freshener composition
JP2557987B2 (ja) 湿つたワイプ
CN102264339A (zh) 止汗剂或除臭剂组合物
BR112019011753A2 (pt) composições antitranspirantes/desodorantes livres de alumínio
JP3214778U (ja) 臭気を中和する装置
DE60105565T2 (de) Stabiles und wirksames weiches feststoffprodukt
JP2007526343A (ja) 揮発性物質含有組成物
CZ294551B6 (cs) Deriváty izosorbid mononitrátu a léčiva s vazodilatační účinností
WO2006100615A1 (en) Air freshener device comprising a specific liquid composition
HRP920158A2 (en) Air freshner composition
US5833971A (en) Perfumed rocks
PT593809E (pt) Desodorizante compreendendo uma emulsao o/a e uma fase constituida por microcapsulas de perfume e processo de preparacao
JPH08208429A (ja) 粉末含有エアゾール組成物
US5290570A (en) Lotions containing liquid-loaded powder
JPH07133490A (ja) 消臭剤
US5686405A (en) Method of fixing a perfume in a cosmetic and/or dermatological composition with a plant compound
KR101020805B1 (ko) 피톤치드를 함유한 소취 및 방향용 조성물과 그 제조방법
US4181255A (en) Odor filtering device
CA2397305C (en) Foamed fragrancing and deodorizing gel
JP3108701B2 (ja) 脱臭液及び脱臭スプレー
JP2003073690A (ja) 香料組成物
JPS6058151A (ja) 脱臭用製剤
GB1602411A (en) Air fresheners