PT2996456T - Aparelho para o processamento e a triagem de uma colheita de azeitonas - Google Patents

Aparelho para o processamento e a triagem de uma colheita de azeitonas Download PDF

Info

Publication number
PT2996456T
PT2996456T PT147313696T PT14731369T PT2996456T PT 2996456 T PT2996456 T PT 2996456T PT 147313696 T PT147313696 T PT 147313696T PT 14731369 T PT14731369 T PT 14731369T PT 2996456 T PT2996456 T PT 2996456T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
wheel
grid
comb
fruits
outlet opening
Prior art date
Application number
PT147313696T
Other languages
English (en)
Inventor
Gonnelli Piero
Original Assignee
Gonnelli 1585 S R L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gonnelli 1585 S R L filed Critical Gonnelli 1585 S R L
Publication of PT2996456T publication Critical patent/PT2996456T/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D46/00Picking of fruits, vegetables, hops, or the like; Devices for shaking trees or shrubs
    • A01D46/28Vintaging machines, i.e. grape harvesting machines
    • A01D46/285Vintaging machines, i.e. grape harvesting machines with means for separating leaves and grapes, e.g. pneumatical means like blowing or aspirating devices

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Sorting Of Articles (AREA)
  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)
  • Lubricants (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
APARELHO PARA O PROCESSAMENTO E A TRIAGEM DE UMA COLHEITA
DE AZEITONAS
Campo da invenção A presente invenção diz respeito a um aparelho para a desfolhação ou triagem de frutos e, mais em particular, um aparelho para a desfolhação ou a triagem de azeitonas. Antecedentes da invenção A colheita de azeitonas, conforme conhecido, proporciona a recolha dos frutos das árvores de forma manual (através da utilização de ancinhos especiais) ou mecânica (através de colhedoras mecânicas de azeitonas). Contudo, ambos os métodos de colheita não impedem que resíduos de plantas indesejados, como folhas ou galhos, sejam removidos juntamente com os frutos. Além disso, durante a colheita, as azeitonas podem ser erradamente retiradas da árvore com folhas ou porções de ramos ainda presas às mesmas. Estes resíduos de plantas têm de ser eliminados antes de avançar para a prensagem, uma vez que podem alterar o sabor e a cor do azeite, reduzindo substancialmente a qualidade do mesmo.
Atualmente, existem vários exemplos de máquinas que são utilizadas para a triagem de azeitonas; essas máquinas são conhecidas como máquinas desfolhadoras ou máquinas de triagem.
Algumas máquinas desfolhadoras conhecidas utilizam insufladores ou sistemas de ventilação que separam os resíduos de plantas mais leves das azeitonas simplesmente explorando a diferença de peso. Na realidade, um fluxo de ar atua sobre os frutos colhidos que caem dentro da máquina desfolhadora, separando o material mais leve, tal como as folhas ou pequenas porções de galhos, da parte mais pesada, como os frutos.
Contudo, esse tipo de máquina desfolhadora tem muitas desvantagens. Primeiramente, não é capaz de selecionar e separar galhos mais pesados, com um peso que seja igual ou superior ao das azeitonas individuais. Além do mais, não é capaz de eliminar os ramos e as folhas que ainda se encontram presos às azeitonas. Neste último caso, os frutos ainda presos aos ramos ou à folhagem são eliminados juntamente com os resíduos, com um consequente desperdício de dinheiro e uma redução no rendimento da colheita.
Por conseguinte, as máquinas desfolhadoras conhecidas não são capazes de separar adequadamente o produto em bruto colhido; por essa razão, parte da triagem tem de ser realizada manualmente com uma perda substancial de tempo e energia.
Os exemplos de máquinas desfolhadoras conhecidas, tais como as descritas acima, são divulgados p. ex. na Publicação de patente francesa FR2516743 e na Publicação de patente internacional W02009/016115.
Sumário da invenção 0 objetivo da presente invenção é, por conseguinte, fornecer um aparelho de triagem para azeitonas com uma maior eficácia na separação das azeitonas das folhas, dos galhos e de outros resíduos.
Um outro objetivo da presente invenção é fornecer um aparelho de triagem que seja capaz de recuperar igualmente as azeitonas que permanecem presas às folhas ou partes de ramos.
Estes e outros objetivos são alcançados através do aparelho de triagem de acordo com a invenção, cujas características essenciais são definidas pela primeira das reivindicações em anexo. Outras características importantes são definidas pelas reivindicações dependentes.
Breve descrição das figuras
As características e as vantagens do aparelho de triagem de acordo com a presente invenção deverão ser mais evidentes a partir da seguinte descrição de formas de realização das mesmas fornecidas como exemplo não limitativo com referência às figuras em anexo, em gue: - a figura 1 mostra uma vista frontal, com partes omitidas, e de acordo com uma representação funcional, de um aparelho de triagem de acordo com a invenção; - a figura 2 é uma vista superior de um meio de triagem móvel do aparelho da figura 1, mostrado esquematicamente e de acordo com uma representação funcional com partes que foram omitidas; - a figura 3 é novamente uma vista superior, mostrada de forma esquemática e funcional, de uma superfície de grade móvel do aparelho, com os meios de triagem móveis mencionados acima que foram omitidos de modo a simplificar a respetiva representação.
Descrição detalhada da invenção
Com referência, em particular, à figura 1, o aparelho de triagem de acordo com a invenção compreende um corpo principal 1 que é mantido levantado em relação a um plano de solo por uma base 2. No corpo principal 1 (ou antes numa armação exterior do mesmo) formam-se três aberturas, incluindo uma abertura de alimentação de entrada 3, uma primeira abertura de saída 4 das azeitonas (ou dos frutos no geral) e uma segunda abertura de saída ou abertura de descarga 5 dos resíduos de plantas.
As aberturas de alimentação e descarga 3, 5 abrem-se em lados opostos do corpo principal e definem, entre elas, uma direção de processamento imaterial dos resíduos de plantas (realçados na figura através de uma linha tracejada em negrito, indicada com X) dentro do desfolhador.
Por outro lado, a primeira abertura de saída 4 abre-se no fundo do corpo principal 1 e permite a saída dos frutos ou das azeitonas sem resíduos de plantas.
Essa primeira abertura de saída 4 abre-se no fundo de uma conduta de saída em forma de funil 40 do desfolhador, essa conduta se encontrando posicionada substancialmente por baixo dos meios de processamento fixos e móveis para a triagem do produto em bruto colhido. Esses meios de processamento, que serão descritos mais adiante, têm a tarefa de separar os frutos dos desperdícios de plantas (galhos, folhas, etc.).
Em maior detalhe, uma correia transportadora 6 encontra-se disposta na abertura de alimentação 3. A correia 6 ocupa a abertura penetrando a mesma parcialmente, para permitir que o produto em bruto colhido seja transportado dentro do corpo principal do desfolhador. Na extremidade da correia transportadora, uma primeira mesa vibratória 7, impulsionada por um motor elétrico vibrante 70, encontra-se disposta em sucessão e em continuidade com a correia. A primeira mesa 7, graças ao efeito das vibrações, espalha o produto em bruto em toda a superfície da própria mesa e obtém igualmente pelo menos uma separação parcial do produto em bruto (devido às vibrações, por exemplo, as folhas, que são mais leves, têm tendência para se moverem até à superfície e para trás). Além disso, a inclinação e o movimento real da mesa empurram a colheita para a frente de acordo com a direção de processamento X.
Em sucessão com a mesa, o aparelho fornece meios de processamento móveis, tal como um grupo de rodas de pentes contrarrotativas 8, dispostas em sequência e interferindo entre si, de modo a mover o material em bruto para a frente de acordo com a direção de processamento X.
Em particular, o grupo de rodas de pentes 8 compreende uma primeira roda ou roda maior 81, uma segunda roda ou roda central 82 e uma terceira roda ou roda mais pequena 83. As três rodas têm eixos de rotação que são perpendiculares em relação à direção de processamento X e são alternados entre si, de acordo com vértices de um triângulo imaginário. Cada roda compreende um cubo de roda central 8a através do qual são realizados o suporte e o acionamento da roda; para esse fim, o cubo de roda é ligado aos meios de acionamento do motor, não mostrados nas figuras. A partir do cubo de roda, a roda desenvolve-se com filas de dentes 8b que se encontram radialmente dispostos em relação ao eixo de rotação da própria roda. Cada fila de dentes forma um pente 8c: na realidade, os dentes encontram-se ligados numa extremidade ao cubo de roda, ao passo que a extremidade oposta encontra-se livre, na verdade como no caso dos dentes de um pente. De acordo com uma forma de realização preferida, os dentes consistem em porções respetivas de barra de metal que é adequadamente curva na extremidade livre. A roda maior 81 é a que se encontra mais perto da mesa vibratória 7 e tem uma velocidade mais rápida. Por outro lado, a terceira roda ou a roda mais pequena 83 tem uma velocidade mais lenta, e a roda central 82 tem uma velocidade de cerca de quatro vezes mais do que a roda lenta. A roda central e a roda mais pequena rodam ambas numa direção no sentido dos ponteiros do relógio, ao passo que a roda maior 81 roda em sentido contrário em relação às mesmas, rodando numa direção no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio.
Os meios de triagem fixos mencionados acima são dispostos de modo a interligar-se com as rodas acima. Em maior detalhe, a roda maior 81 e a roda mais pequena 83 cooperam com grades fixas em forma de pente, que se encontram integralmente ligadas à armação do aparelho. Como mostrado em particular na figura 1, a roda maior 81 interliga-se com duas grades de pentes, das quais uma é uma grade horizontal 91 e outra é uma grade vertical 92 (em que os termos horizontal e vertical significam a disposição das grades em relação a um plano de solo no qual o aparelho assenta). Ambas as grades são formadas por uma diversidade de hastes direitas 9a que são paralelas entre si, que são ligadas numa extremidade das mesmas à armação e são livres na extremidade oposta, bem como mutuamente espaçadas para que as fendas definidas entre pequenas hastes adjacentes possam ser atravessadas em movimento pelos dentes 8b durante a rotação da roda.
As hastes 9a das grades e, em particular, da grade horizontal 91 encontram-se espaçadas de modo a permitir a queda das azeitonas, mas não a dos desperdícios de plantas, tais como galhos, folhagem, aos quais os frutos ainda possam estar presos. Esse material permanece assim bloqueado na superfície da grade de modo a ser afetado pela rotação da roda maior 81, conforme explicado em seguida. A primeira grade horizontal, por conseguinte, permite que uma primeira seleção, para a queda por gravidade do material, seja disposta na extremidade da mesa vibratória 7.
Em relação à zona de interligação da segunda roda 82 com a primeira roda 81, e considerando como referência a direção de rotação da primeira roda, a grade horizontal é colocada numa posição a montante, ao passo que a grade vertical é colocada numa posição a jusante. Por conseguinte, a grade vertical trata o material a jusante em relação à primeira grade.
Finalmente, uma segunda grade de pentes fixa horizontal 93 é posicionada de modo a interligar-se com a roda mais pequena 83 na extremidade do grupo de rodas 8. Igualmente, a segunda grade fixa horizontal tem hastes que se encontram suficientemente espaçadas de modo a permitir a inserção dos dentes da roda mais pequena entre as hastes da grade, seguindo o movimento de rotação da roda. 0 aparelho, e em particular do grupo de rodas 8, funciona assim conforme apresentado em seguida. Os pentes 8c da roda maior 81 passam junto a uma extremidade a jusante 71 da mesa vibratória que estimula a queda da colheita na primeira grade horizontal 91.
Uma parte do produto em bruto, que corresponde à parte que consiste em frutos ou folhas, ou em todo o caso em elementos que têm pequenas dimensões, penetra nas fendas da grade de pentes 91 caindo dentro da conduta em forma de funil 40, em direção à primeira abertura de saída 4.
Conforme mostrado na figura 1, a conduta em forma de funil 40 é afetada pelo menos por um fluxo de ar e, em particular, por dois fluxos de ar que são gerados pelos respetivos meios de insuflação ou ventilação 10. Estes compreendem ventiladores elétricos para a introdução de uma convenção forçada de ar na conduta. Os ventiladores são dispostos uns sobre os outros em relação à direção de queda dos elementos (ou seja, em relação ao plano de solo); em particular, um ventilador superior 10a é posicionado substancialmente de modo a que o fluxo de ar gerado pelo mesmo passe pela abertura de descarga 5, ao passo que um ventilador inferior 10b é disposto de modo a que a respetiva corrente se encontre em correspondência com a primeira abertura de saída 4.
Graças a essas correntes de ar, as folhas ou, em todo o caso, os resíduos mais leves do que os frutos são desviados na direção da segunda abertura de saída 5 de modo a serem eliminados (de acordo com uma corrente que é realçada pela linha tracejada indicada na figura 1 com a letra A) . Por outro lado, os frutos caem na direção da primeira abertura de saída, conforme realçado pela linha tracejada indicada nas figuras com a letra B. A parte da colheita que ainda não caiu na direção da conduta em forma de funil 40 (a parte que é constituída por material com maiores dimensões, como areia grossa ou galhos e folhagem, ao qual os frutos ainda possam estar presos) é retida, conforme mencionado acima, pela primeira grade de pentes 91. A interligação entre os pentes da roda 81 e a grade 91 garante que os resíduos de plantas são pelo menos parcialmente fragmentados e os frutos são separados dos elementos de plantas ainda presos aos mesmos (folhagem ou galhos). Na realidade, a interferência entre os pentes da roda e a grade fixa, em primeiro lugar, faz com gue seja possível reter desperdícios suficientemente alongados, tais como galhos ou folhagem, e em segundo lugar, devido ao movimento de rotação da roda, desprender os frutos que ainda se encontram presos a esses resíduos. Para fomentar esse efeito de desprendimento, a interligação entre os pentes de roda e a grade é de modo a que cada dente fique quase em contacto com duas pequenas hastes consecutivas da própria grade. Esta relação estreita entre o dente e as pequenas hastes determina realmente um efeito de "pentear" dos galhos ou da folhagem.
Os ramos e a colheita que não foram submetidos a processamento são colocados em rotação pela roda maior 81 até ser alcançada a grade vertical 92 e, em seguida, são repetidos o mesmo efeito de pentear e uma etapa de triagem dos frutos. Após as passagens pelas duas grades em forma de pente, foi feita a triagem de uma grande parte dos frutos. Contudo, para melhorar o efeito de triagem, o material avança igualmente através da segunda e terceira rodas. Em particular, o material em bruto que não consegue passar pela grade vertical cai para trás na direção da roda central 82 que, ao rodar ao contrário em relação à roda maior, empurra o material na direção da terceira roda 83. Em seguida, existe uma terceira etapa de triagem graças à interligação (que é completamente análoga à descrita acima entre a roda maior e a primeira grade horizontal) entre a roda mais pequena 83 e a segunda grade de pentes horizontal 93.
Somente quando os frutos se encontram livres dos resíduos de plantas é que os mesmos caem na direção da conduta em forma de funil (conforme indicado pela linha tracejada C) , uma vez que os pentes da roda ou da grade fixa já não são capazes de segurar e reter mais os mesmos.
Possivelmente, também os fragmentos de resíduos de plantas com pequenas dimensões podem cair na conduta, mas são, em todo o caso, direcionados para a abertura de descarga devido às correntes de ar descritas acima.
De acordo com um outro aspeto da invenção e com particular referência à figura 3, por baixo da primeira roda de pentes 81 encontra-se disposto um gradeamento horizontal 11 onde caem resíduos com grandes dimensões ou resíduos que são particularmente pesados (como a areia grossa) . 0 gradeamento tem fendas com dimensões de modo a permitir que os frutos caiam na direção da conduta de saída 40 (conforme indicado pela linha tracejada E na figura 1). O gradeamento 11 é encaixado por um pente 12 que tem um movimento de translação de acordo com um eixo de translação que é perpendicular à direção de processamento X (ou seja, paralelo aos eixos de rotação das rodas).
Devido ao movimento de translação do pente 12, todos os resíduos presentes no gradeamento são direcionados para uma abertura de saída lateral mais distante 13. O gradeamento é, além disso, afetado por uma corrente de ar lateral 14 que faz com que seja possível manter o material mais leve (tal como, em particular, galhos ou folhagem) levantado do gradeamento, de modo a que o mesmo possa ser recolhido pela roda maior 81 e novamente puxado para o processo de triagem descrito acima.
Voltando agora à conduta em forma de funil 40, num lado oposto em relação ao lado no qual os ventiladores estão montados, encontra-se disposta uma segunda mesa vibratória 15 (associada a um motor elétrico vibrante 150), substancialmente abaixo do grupo de rodas 8, entre a primeira abertura de saída 4 e a abertura de descarga 5. A segunda mesa 15 é inclinada na direção da abertura de saída e é afetada em particular pela corrente de ar do ventilador inferior 10b.
Graças ao movimento vibratório, não só as azeitonas são direcionadas mais rapidamente para a abertura de saída 4 como, no caso de ainda existirem possíveis desperdícios, a vibração permite que seja feita uma triagem dos mesmos, separando-os dos frutos para que estes possam ser facilmente soprados na direção da abertura de descarga. A abertura de descarga 5 é, além disso, associada a um tubo de descarga em forma de bico 16 que aponta para o solo para que os resíduos sejam direcionados para o exterior de uma maneira correta. 0 canal de descarga 16, feito de malha metálica, impede que os resíduos sejam deitados fora acidentalmente e magoem o funcionário responsável pelo aparelho.
Por baixo da abertura de descarga 4, graças ao facto de a base 2 manter o corpo principal 1 do aparelho levantado, é possível posicionar um coletor de colheita, tal como uma caixa ou, no caso de uma grande quantidade de colheita a ser processada, uma correia transportadora 17 (conforme mostrado na figura). 0 desfolhador de acordo com a invenção tem numerosas vantagens. Em particular, obtém uma separação eficaz dos frutos relativamente aos resíduos de plantas. Além do mais, permite igualmente que até os frutos que permanecem presos a galhos ou folhagem sejam separados. Esses frutos são arrancados do galho ou da folhagem graças ao efeito de "pentear" das rodas móveis nas grades fixas e são enviados para a abertura de saída, ao passo que os resíduos de plantas são, por sua vez, triturados e facilmente eliminados. 0 desfolhador alcança assim um resultado surpreendente em termos de fiabilidade e desempenho. Quase todos os frutos que entram no aparelho são na realidade recuperados, reduzindo significativamente a quantidade de frutos perdidos por engano na triagem do material em bruto. Por conseguinte, é igualmente uma vantagem óbvia em termos económicos para o dono da colheita. A presente invenção foi agui descrita com referência às formas de realização preferidas da mesma. Deve ser observado gue podem existir outras formas de realização fazendo referência ao mesmo conceito inventivo, todas inseridas no âmbito de proteção das reivindicações seguintes.
DOCUMENTOS REFERIDOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de documentos referidos pelo autor do presente pedido de patente foi elaborada apenas para informação do leitor. Não é parte integrante do documento de patente europeia. Não obstante o cuidado na sua elaboração, o IEP não assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente referidos na descrição • FR 2516743 [0007] • WO 2009016115 A [0007]

Claims (15)

REIVINDICAÇÕES
1. Um aparelho para o processamento e a triagem de um produto em bruto como o resultante da colheita de frutos das árvores, o referido produto em bruto compreendendo pelo menos frutos, material vegetal como folhas ou ramos e frutos ainda presos ao material vegetal como folhas ou ramos, o referido aparelho compreendendo: - meios de alimentação (6, 7) para a alimentação do referido produto em bruto; - meios de triagem fixos do referido produto em bruto compreendendo uma grade em forma de pente (91) formada por uma diversidade de hastes espaçadas paralelas e dispostas horizontalmente de acordo com uma direção de processamento (X) do referido produto em bruto para dentro do referido aparelho, a referida grade de pentes sendo adaptada para realizar uma primeira triagem dos referidos frutos do referido material vegetal, através da queda por gravidade, e igualmente para reter pelo menos os referidos frutos presos ao material vegetal, como folhas ou ramos; - uma conduta de saída (40) disposta substancialmente abaixo da referida grade (91); - meios de insuflação (10a, 10b) associados à referida conduta de saída (40) para direcionar, como uma função do peso diferente, os referidos frutos em direção a uma primeira abertura de saída (4) e o referido material de resíduos de plantas em direção a uma segunda abertura de saída (5); - meios de triagem móveis compreendendo uma primeira roda de pentes (81) rodando em torno de um eixo perpendicular à referida direção de processamento (X), a referida roda compreendendo uma diversidade de pentes (8c) dispostos radialmente em relação ao referido eixo, os referidos pentes interligando-se com fendas da referida grade (91) para retenção dos desperdícios de plantas contidos na grade, pelo que o movimento relativo dos referidos pentes (8c) em relação à referida grade (91) obtém o desprendimento dos frutos presos ao referido material vegetal; o referido aparelho sendo caracterizado por compreender uma segunda grade em forma de pente vertical fixa (92) disposta na perpendicular em relação à referida grade horizontal fixa (91) e interligando-se com a referida primeira roda de pentes (81), o referido material de resíduos de plantas sendo movido da referida grade horizontal (91) para a referida grade vertical (92) pela referida primeira roda de pentes (81), pelo que o movimento relativo entre a referida primeira roda de pentes (81) e a referida grade vertical (92) obtém um outro desprendimento dos frutos que permaneceram presos ao referido material vegetal.
2. 0 aparelho de acordo com a reivindicação 1, em que os referidos meios de triagem móveis compreendem ainda uma segunda roda de pentes (82) e uma terceira roda de pentes (83) dispostas sequencialmente na referida direção de processamento (X) e rodando numa direção oposta em relação à referida primeira roda (81), as referidas segunda e terceira rodas compreendendo uma diversidade de pentes dispostos radialmente em relação ao seu próprio eixo de rotação, os pentes das referidas primeira, segunda e terceira rodas sendo mutuamente interligados durante a rotação das referidas rodas para transportar o produto em bruto da primeira roda (81) até à terceira roda (83) de acordo com a referida direção de processamento.
3. 0 aparelho de acordo com a reivindicação 2, em que a referida segunda grade vertical fixa (92) é disposta, com referência à direção de rotação da referida primeira roda, numa posição subsequente em relação à referida primeira grade (91) e numa posição a jusante em relação à área de interligação da referida primeira roda (81) com a segunda roda (82), os referidos desperdícios sendo movidos pela referida primeira roda (81) da referida grade horizontal (91) até à referida grade vertical (92), o material bloqueado pela referida segunda grade (92) caindo na direção da referida segunda roda (82).
4. 0 aparelho de acordo com a reivindicação 2 ou 3, em que uma terceira grade fixa em forma de pente (93) é disposta horizontalmente, como a referida primeira grade (91), e interligando-se com a referida terceira roda (83).
5. 0 aparelho de acordo com a reivindicação 4, em que cada uma das referidas grades (91, 92, 93) compreende uma diversidade de hastes paralelas direitas (9a), uma extremidade de cada uma das referidas hastes sendo ligada a uma armação do referido aparelho, a extremidade oposta sendo uma extremidade livre.
6. 0 aparelho de acordo com a reivindicação 5, em que cada uma das referidas rodas de pentes (81, 82, 83) compreende filas de dentes (8b) dispostos radialmente em torno de um cubo de roda, cada fila definindo um pente (8c) da roda.
7. 0 aparelho de acordo com a reivindicação 6, em que as referidas hastes (9a) das referidas grades se encontram espaçadas para permitir a passagem dos referidos frutos e outros desperdícios tendo um tamanho comparável, e a penetração dos referidos dentes (8b) de cada roda.
8. 0 aparelho de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações, em que um gradeamento (11) é disposto por baixo da referida primeira roda (81), um pente (12) se encontrando disposto para se interligar com o referido gradeamento (11) deslizando de acordo com uma direção deslizante perpendicular à referida direção de processamento (X) para empurrar os desperdícios gue caíram da referida roda para o referido gradeamento em direção a uma abertura de saída lateral (13).
9. 0 aparelho de acordo com a reivindicação 8, em que uma corrente de ar lateral (14) afeta o referido gradeamento, adaptado para levantar o material que cai no gradeamento de modo a poder ser apanhado e colocado em rotação pela referida primeira roda (81).
10. O aparelho de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações, em que os referidos meios de insuflação são ventiladores elétricos (10a, 10b).
11. O aparelho de acordo com a reivindicação 10, em que os referidos ventiladores compreendem um ventilador superior (10a) disposto de modo a que a corrente de ar gerada pelo mesmo seja direcionada para a referida segunda abertura de saída (5) e um ventilador inferior (10b) disposto de modo a que a corrente de ar gerada pelo mesmo seja direcionada para a referida primeira abertura de saída (4).
12. O aparelho de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações, em que os referidos meios de alimentação compreendem uma mesa vibratória (7).
13. O aparelho de acordo com a reivindicação 12, em que os referidos meios de alimentação compreendem ainda uma correia transportadora (6), a referida mesa vibratória (7) sendo disposta entre a referida correia transportadora e a referida grade (91).
14. 0 aparelho de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações, em que uma segunda mesa vibratória (15) é colocada entre as referidas primeira e segunda aberturas de saída (4, 5), inclinada na direção da referida primeira abertura de saída (4).
15. 0 aparelho de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações, em que a referida primeira abertura de saída (4) é levantada em relação a um plano de solo no qual o aparelho assenta, meios para a recolha dos referidos frutos, tal como uma correia transportadora (17), sendo fornecidos por baixo da referida abertura de saída (4).
PT147313696T 2013-05-17 2014-05-15 Aparelho para o processamento e a triagem de uma colheita de azeitonas PT2996456T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000113A ITFI20130113A1 (it) 2013-05-17 2013-05-17 Macchinario per la defogliazione delle olive

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2996456T true PT2996456T (pt) 2017-08-28

Family

ID=48703665

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT147313696T PT2996456T (pt) 2013-05-17 2014-05-15 Aparelho para o processamento e a triagem de uma colheita de azeitonas

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2996456B1 (pt)
ES (1) ES2641174T3 (pt)
IT (1) ITFI20130113A1 (pt)
PT (1) PT2996456T (pt)
WO (1) WO2014184769A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN107318371A (zh) * 2016-04-29 2017-11-07 石河子大学 一种梳齿摩擦夹紧的滚筒式红花丝采摘头
CN115836618B (zh) * 2022-07-20 2024-06-14 西南科技大学 一种麦冬无伤摘果系统及方法
IT202200022605A1 (it) 2022-11-03 2024-05-03 Giuseppe Abramo Macchina cernitrice per impianti oleari

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2516743A1 (fr) * 1981-11-23 1983-05-27 Dagnaud Jacques Machine a vendanger
FR2589371A1 (fr) * 1985-11-05 1987-05-07 Gros Pierre Tapis separateur rotatif avec courroies et courant d'air
FR2861952B1 (fr) * 2003-11-10 2006-12-29 Volentieri Pellenc Dispositif et procede d'egrappage applicables aux machines a vendanger
FR2919461B1 (fr) * 2007-07-31 2009-10-30 Cnh France Sa Dispositif de separation et systeme de nettoyage d'un flux recolte par une machine recolteuse de fruits
FR2920680B1 (fr) * 2007-09-06 2016-07-22 Pellenc Sa Procede de tri visionique de baies recoltees, chaine de tri et machine de triage utilisables pour la mise en oeuvre de ce procede.
FR2974705B1 (fr) * 2011-05-05 2014-06-13 Cnh France Sa Procede et systeme d’elimination des dechets d’un flux de recolte

Also Published As

Publication number Publication date
ITFI20130113A1 (it) 2014-11-18
EP2996456B1 (en) 2017-07-05
EP2996456A1 (en) 2016-03-23
WO2014184769A1 (en) 2014-11-20
ES2641174T3 (es) 2017-11-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20180249641A1 (en) Apparatus and method for processing a crop residue
ES2371792T3 (es) Despalilladora lineal de movimientos oscilantes alternativos.
BR102016022954A2 (pt) colheitadeira agrícola
WO2015166116A1 (es) Procedimiento para la separación de la cáscara de las semillas o fruto, dispositivo de cribado y dispositivo seleccionador
BR112013012533B1 (pt) Plataforma de corte para a colheita de plantas com talos em forma de caule
BR102015017497B1 (pt) Colheitadeira de algodão
PT2996456T (pt) Aparelho para o processamento e a triagem de uma colheita de azeitonas
EP4298890A2 (en) Device and method for harvesting textile hemp
US20190191628A1 (en) Threshing/Separating Device Having Tined Accelerator and/or Axial Rotor Arrangement
BR102016008712A2 (pt) colheitadeira agrícola
WO2000008240A2 (de) Verfahren und vorrichtung zur gewinnung eines pflanzlichen fasermaterials und dessen verwendung
BR102016024532A2 (pt) colheitdeira agrícola
US20190216010A1 (en) Foliage-Processing Device And Harvesting Machine Comprising Such A Foliage-Processing Device
BR102020011986A2 (pt) Aparelho de pré-debulhe, máquina de colheita, e, método para colher grãos.
US3768240A (en) Crop harvesting machines
ES2539027T3 (es) Método para procesar hojas de tabaco
CN215269533U (zh) 一种向日葵插盘机
DE1959851C3 (de) Maschine zum Ernten von Pflanzen, insbesondere von Rosenkohl
RU2560632C2 (ru) Способ уборки сельскохозяйственных культур на корню и устройство для его осуществления
DE942055C (de) Vorrichtung zum Dreschen und Vorreinigen von Kurzgetreide
BRMU8701571U2 (pt) disposição construtiva para colheitadeira arrancadeira e roçadeira de amendoim verde
BR102013008930A2 (pt) Carro de arrastamento, colhedor de erva mate, com quebradora de ramos finos autopropulsada
DE102013109892B4 (de) Mobile Hopfenpflückmaschine
ES2424447T3 (es) Sistema de desgranamiento que incluye un dispositivo para la evacuación lateral de componentes indeseados
BE1027410B1 (nl) Inrichting en werkwijze voor het plukken van textielhennep