PT2676649E - Elevador de cadeira hidráulico - Google Patents
Elevador de cadeira hidráulico Download PDFInfo
- Publication number
- PT2676649E PT2676649E PT121724124T PT12172412T PT2676649E PT 2676649 E PT2676649 E PT 2676649E PT 121724124 T PT121724124 T PT 121724124T PT 12172412 T PT12172412 T PT 12172412T PT 2676649 E PT2676649 E PT 2676649E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- rod
- hydraulic
- chair lift
- diameter
- chair
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B60—VEHICLES IN GENERAL
- B60N—SEATS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES; VEHICLE PASSENGER ACCOMMODATION NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- B60N2/00—Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles
- B60N2/02—Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles the seat or part thereof being movable, e.g. adjustable
- B60N2/04—Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles the seat or part thereof being movable, e.g. adjustable the whole seat being movable
- B60N2/16—Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles the seat or part thereof being movable, e.g. adjustable the whole seat being movable height-adjustable
- B60N2/1635—Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles the seat or part thereof being movable, e.g. adjustable the whole seat being movable height-adjustable characterised by the drive mechanism
- B60N2/1665—Hydraulic or pneumatic actuation
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61G—TRANSPORT, PERSONAL CONVEYANCES, OR ACCOMMODATION SPECIALLY ADAPTED FOR PATIENTS OR DISABLED PERSONS; OPERATING TABLES OR CHAIRS; CHAIRS FOR DENTISTRY; FUNERAL DEVICES
- A61G3/00—Ambulance aspects of vehicles; Vehicles with special provisions for transporting patients or disabled persons, or their personal conveyances, e.g. for facilitating access of, or for loading, wheelchairs
- A61G3/02—Loading or unloading personal conveyances; Facilitating access of patients or disabled persons to, or exit from, vehicles
- A61G3/06—Transfer using ramps, lifts or the like
- A61G3/062—Transfer using ramps, lifts or the like using lifts connected to the vehicle
-
- F—MECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
- F04—POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
- F04C—ROTARY-PISTON, OR OSCILLATING-PISTON, POSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; ROTARY-PISTON, OR OSCILLATING-PISTON, POSITIVE-DISPLACEMENT PUMPS
- F04C2270/00—Control; Monitoring or safety arrangements
- F04C2270/04—Force
- F04C2270/042—Force radial
- F04C2270/0421—Controlled or regulated
-
- F—MECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
- F15—FLUID-PRESSURE ACTUATORS; HYDRAULICS OR PNEUMATICS IN GENERAL
- F15B—SYSTEMS ACTING BY MEANS OF FLUIDS IN GENERAL; FLUID-PRESSURE ACTUATORS, e.g. SERVOMOTORS; DETAILS OF FLUID-PRESSURE SYSTEMS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- F15B15/00—Fluid-actuated devices for displacing a member from one position to another; Gearing associated therewith
- F15B15/08—Characterised by the construction of the motor unit
- F15B15/14—Characterised by the construction of the motor unit of the straight-cylinder type
- F15B15/1423—Component parts; Constructional details
- F15B15/1433—End caps
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
- Transportation (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Actuator (AREA)
Description
DESCRIÇÃO "ELEVADOR DE CADEIRA HIDRÁULICO" A invenção refere-se a um elevador de cadeira hidráulico para colocação num veiculo, como um carro ou um furgão, elevador de cadeira hidráulico esse que compreende: uma haste com meios de fixação em ambas as extremidades para fixação ao chão e à zona do tecto do veiculo; um êmbolo colocado em torno da haste numa zona média da haste; um cano envolvendo o êmbolo, e duas cabeças colocadas em cada extremidade do cano, cabeças essas que são fornecidas com um canal para a passagem da haste, em que uma glândula da haste é colocada na cabeça em torno do canal.
Tais elevadores de cadeiras são montados nos veículos para assistir na elevação de pessoas com deficiência para dentro e para fora do veiculo. Uma estrutura de cadeira é montada no cano e através da colocação de óleo hidráulico em ambos os lados do êmbolo a estrutura da cadeira pode ser elevada ou descida. A cadeira do veiculo ou uma cadeira separada é elevada e a estrutura de cadeira é então rodada em torno da haste para trazer a cadeira para fora do veiculo, após o que o elevador é descido para colocar a cadeira na rua. Podem por exemplo ser montadas rodas na cadeira, de modo a que ela possa ser usada como uma cadeira de rodas. Para elevar alguém para dentro do veiculo, é realizado o processo inverso (ver por exemplo o elevador de cadeira de DE88152824).
Usando um cilindro hidráulico como um elevador de cadeira para veículos proporciona uma grande força sobre o cilindro hidráulico. Como resultado, a haste irá dobrar. A curvatura da haste irá provocar problemas nas cabeças do cilindro, o que poderá causar fugas ou uma rotação elevada.
Tipicamente, uma pessoa especializada na técnica iria adicionar vedantes adicionais à glândula da haste, a fim de evitar fugas em tais aplicações. A glândula da haste tem também frequentemente um outro vedante chamado limpador da haste que impede a entrada de contaminantes no cilindro quando a haste estendida se retrai de volta para dentro do cilindro.
No entanto, com um elevador de cadeira de acordo com o preâmbulo, é igualmente necessário rodar a cadeira em torno da haste. Quando são adicionados vedantes suplementares, o atrito nas cabeças irá aumentar, tornando-se mais difícil rodar a cadeira em torno da haste à mão. E um objetivo da invenção proporcionar um elevador de cadeira hidráulico em que as desvantagens acima mencionadas são reduzidas ou mesmo eliminadas.
Este objetivo é alcançado com um elevador de cadeira hidráulico de acordo com o preâmbulo, que é caracterizado pelo facto do canal ter em relação à glândula da haste uma primeira parte de canal interior com um primeiro diâmetro e uma segunda parte de canal interior com um segundo diâmetro, em que o primeiro diâmetro é menor do que o segundo diâmetro, e em que a razão entre o comprimento e o diâmetro da primeira parte de canal é inferior a 3/5. 0 primeiro canal interior proporciona um rolamento linear típico na cabeça para a haste. Este rolamento linear é lubrificado com o óleo hidráulico no cano.
Uma pessoa especializada na técnica irá tipicamente escolher o comprimento deste rolamento linear tão longo quanto possível e tê-lo a correr ao longo do comprimento restante da cabeça. Isto irá assegurar um bom apoio do rolamento linear e uma redução da pressão sobre os vedantes colocados na glândula da haste.
No entanto, com uma aplicação de acordo com a invenção, a haste irá dobrar de uma tal forma que irá contactar o rolamento linear provocando um desgaste substancial e fugas de óleo subsequentes.
De acordo com a invenção, o comprimento deste rolamento linear é reduzido, de tal modo que uma haste dobrada não consegue ficar encravada no rolamento linear. Uma vez que a pressão necessária para a elevação de uma cadeira é pequena, a queda de pressão sobre o rolamento linear é ainda suficiente para os vedantes na glândula da haste. A redução em comprimento do rolamento linear também tem um efeito positivo na força necessária para rodar a cadeira em torno da haste.
Numa forma de realização preferida do elevador de cadeira hidráulico de acordo com a invenção, a razão entre o comprimento e o diâmetro da primeira parte de canal é 2/5.
Isto melhora ainda mais o manuseamento ao rodar a cadeira em torno da haste e garante ainda rolamento e vedação suficientes.
Numa outra forma de realização do elevador de cadeira hidráulico de acordo com a invenção, uma estrutura de cadeira é montada no cano. Esta estrutura de cadeira pode ser uma estrutura rígida ou uma estrutura telescópica, dependendo do veículo no qual o elevador é colocado e das possibilidades desejadas.
Ainda numa outra forma de realização do elevador de cadeira hidráulico de acordo com a invenção, a glândula da haste compreende pelo menos um vedante e um limpador de haste.
Além disso, no elevador de cadeira hidráulico de acordo com a invenção, o cano é fornecido em ambas as extremidades com uma ligação hidráulica para a colocação ou drenagem de fluido hidráulico. 0 elevador de cadeira de acordo com a invenção é tipicamente adequado para a elevação de uma cadeira para dentro e para fora de um carro. No entanto, o elevador pode igualmente ser usado para elevar outros objetos para dentro e para fora de um carro ou furgão. Tipicamente, o elevador de acordo com a invenção pode ser utilizado para elevar paletes com mercadorias.
Estas e outras caracteristicas da invenção irão ser elucidadas em conjugação com os desenhos em anexo. A Figura 1 mostra uma vista esquemática de um furgão com um elevador de cadeira hidráulico de acordo com a invenção. A Figura 2 mostra uma vista esquemática do furgão da Figura 1 com o elevador estendido para fora. A Figura 3 mostra uma vista em corte transversal do elevador da Figura 1. A Figura 4 mostra uma vista em corte transversal de uma cabeça do elevador da Figura 3. A Figura 1 mostra um furgão 1 com uma porta de correr 2. Um elevador hidráulico com uma haste 3 e cano 4 é colocado ao lado da porta de correr 2. A haste 3 é colocada entre o tecto e o chão 5 do furgão 1. Em vez da colocação no tecto, a haste 3 pode também ser colocada perto do tecto para uma barra do carro.
Uma estrutura de cadeira 6 é colocada no cano 4. A Figura 2 mostra a estrutura de cadeira 6 rodada no exterior do furgão 1. A estrutura de cadeira tem dois braços 7, 8 colocados de forma rotativa um em relação ao outro e uma pinça 9 para fixação a uma cadeira de rodas. A Figura 3 mostra o elevador hidráulico em corte transversal. A haste 3 tem em ambas as extremidades uma placa de montagem 9, 10 para a colocação no chão 5 e tecto do furgão 1. Um êmbolo 11 é colocado no centro da haste 3. Um cano 4 é colocado em torno da haste 3 e do êmbolo 11. O cano 4 é fechado em ambos os lados com uma cabeça 12, que é mostrada em maior detalhe na Figura 4. A estrutura de cadeira 6 é fixada ao cano 4. A haste 3 é oca, tal que o fluido hidráulico pode ser colocado ou descarregado na parte superior 13 ou inferior 14 da haste para preencher o cano 4 e ter a estrutura de cadeira 6 a movimentar-se para cima ou para baixo . A Figura 4 mostra uma vista em corte transversal da cabeça 12. A cabeça 12 é enroscada no cano 4 e tem uma aba 15 para limitar a inserção da cabeça 12 no cano 4. Uma anilha 16 garante uma vedação em relação ao cano 4. A cabeça 12 tem uma glândula da haste com duas ranhuras 17, 18 em que um vedante e um raspador podem ser colocados.
Ao lado da glândula da haste 17, 18 são colocadas uma primeira parte de canal interior 19 e uma segunda parte de canal interior 20. A segunda parte 20 tem um diâmetro maior do que a primeira parte 19. A primeira parte de canal 19 funciona como um rolamento linear para a haste. Uma vez que o comprimento x é relativamente pequeno em relação ao diâmetro D, é assegurado o fornecimento de vedante suficiente, ao mesmo tempo que é mantido um baixo atrito de rotação.
De preferência, a razão x/D é inferior a 3/5, mais preferencialmente inferior a 2/5.
Lisboa, 9 de Novembro de 2015
Claims (5)
- REIVINDICAÇÕES 1. Elevador de cadeira hidráulico para colocação num veículo (1), como um carro ou um furgão, elevador de cadeira hidráulico esse que compreende: - uma haste (3) com meios de fixação em ambas as extremidades para fixação ao chão e à zona de tecto do veículo; - um êmbolo (11) colocado em torno da haste numa zona média da haste; - um cano (4) envolvendo o êmbolo, e duas cabeças (12) colocadas em cada extremidade do cano, cabeças essas que são fornecidas com um canal para a passagem da haste, em que uma glândula da haste (17, 18) é colocada na cabeça em torno do canal caracterizado por o canal ter em relação à glândula da haste (17, 18) uma primeira parte de canal interior com um primeiro diâmetro (D) e uma segunda parte de canal interior com um segundo diâmetro, em que o primeiro diâmetro (D) é menor do que o segundo diâmetro e em que a razão entre o comprimento (x) e o diâmetro (D) da primeira parte de canal é inferior a 3/5.
- 2. Elevador de cadeira hidráulico de acordo com a reivindicação 1, em que a razão entre o comprimento (x) e o diâmetro (D) da primeira parte de canal é 2/5.
- 3. Elevador de cadeira hidráulico de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que uma estrutura de cadeira (6) é montada no cano (4).
- 4. Elevador de cadeira hidráulico de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, em que a glândula da haste (17, 18) compreende pelo menos um vedante e um limpador de haste.
- 5. Elevador de cadeira hidráulico de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, em que o cano (4) é fornecido em ambas as extremidades com uma ligação hidráulica (13, 14) para a colocação ou drenagem de fluido hidráulico. Lisboa, 9 de Novembro de 2015
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP12172412.4A EP2676649B1 (en) | 2012-06-18 | 2012-06-18 | Hydraulic chair lift |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT2676649E true PT2676649E (pt) | 2015-11-24 |
Family
ID=46317218
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT121724124T PT2676649E (pt) | 2012-06-18 | 2012-06-18 | Elevador de cadeira hidráulico |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US9358905B2 (pt) |
EP (1) | EP2676649B1 (pt) |
DK (1) | DK2676649T3 (pt) |
ES (1) | ES2552042T3 (pt) |
PL (1) | PL2676649T3 (pt) |
PT (1) | PT2676649E (pt) |
Families Citing this family (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US10470951B2 (en) * | 2015-11-12 | 2019-11-12 | All-Terrian Conversions, LLC | Wheelchair lift |
US20180085265A1 (en) * | 2016-09-23 | 2018-03-29 | Tim Arndorfer | Invalid lift device |
TWI722862B (zh) * | 2020-04-09 | 2021-03-21 | 蘇建忠 | 上下車移位機構 |
US20240300387A1 (en) | 2023-03-10 | 2024-09-12 | GM Global Technology Operations LLC | Entry and egress system for a vehicle |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2645513A (en) * | 1947-12-31 | 1953-07-14 | Vance C Sterrett | Cylinder construction |
DE8815282U1 (de) * | 1988-12-08 | 1989-02-02 | Südbayerisches Portland-Zementwerk Gebr. Wiesböck & Co. GmbH, 8201 Rohrdorf | Fahrzeug-Krankensitz, insbesondere für Rollstuhlfahrer |
US5149246A (en) * | 1990-05-17 | 1992-09-22 | Stewart & Stevenson Power, Inc. | Wheelchair lift apparatus for commercial vehicles |
US6581913B1 (en) * | 2002-02-22 | 2003-06-24 | Gregory J. Conomos | Transmission lift device |
US7182319B2 (en) * | 2003-06-19 | 2007-02-27 | Cook Technologies, Inc. | Roller assembly for a lifting device for a personal-transportation vehicle |
US7455010B2 (en) * | 2006-02-16 | 2008-11-25 | Westendorf Manufacturing Co., Inc. | Expanded barrel hydraulic cylinder assembly |
DE202007014684U1 (de) * | 2007-10-20 | 2008-01-03 | Hospimobil Ambulance Manufaktur Gmbh | Vorrichtung zum Be- und Entladen eines Transportfahrzeugs mit einem Tragestuhl für sitzende Kranke |
-
2012
- 2012-06-18 ES ES12172412.4T patent/ES2552042T3/es active Active
- 2012-06-18 PT PT121724124T patent/PT2676649E/pt unknown
- 2012-06-18 PL PL12172412T patent/PL2676649T3/pl unknown
- 2012-06-18 EP EP12172412.4A patent/EP2676649B1/en active Active
- 2012-06-18 DK DK12172412.4T patent/DK2676649T3/en active
-
2013
- 2013-06-17 US US13/919,265 patent/US9358905B2/en active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP2676649B1 (en) | 2015-08-12 |
ES2552042T3 (es) | 2015-11-25 |
DK2676649T3 (en) | 2015-11-23 |
US9358905B2 (en) | 2016-06-07 |
EP2676649A1 (en) | 2013-12-25 |
US20130334856A1 (en) | 2013-12-19 |
PL2676649T3 (pl) | 2016-04-29 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT2676649E (pt) | Elevador de cadeira hidráulico | |
US9447638B2 (en) | Access device | |
US3728819A (en) | Vehicle doors | |
ES2215546T3 (es) | Plataforma elevadora de tijera. | |
US20090183434A1 (en) | Vehicle glazing | |
ES2399828T3 (es) | Accionador lineal | |
US8443877B1 (en) | Drilling rig with top drive and inside blowout preventer | |
US20120145480A1 (en) | Ladder Deployment System | |
ES2542701T3 (es) | Elevador de vehículos | |
US20170072918A1 (en) | Land vehicle | |
US8992157B2 (en) | Hydraulic cylinder with guide bushing for a sliding dipper handle of a power shovel | |
BR102012026646A2 (pt) | Cilindro hidráulico telescópico | |
GB2337302A (en) | Hydraulic lift cylinder assemblies | |
US20120223540A1 (en) | Recreational Vehicle Lift Mechanism | |
BRPI0616212A2 (pt) | defletor de Água e sistema dotado de méltiplos defletores de Água deste tipo | |
US20180194291A1 (en) | Linkage assembly for retractable ladder arrangement | |
ITMI20130925A1 (it) | Avvolgibile funzionante sia come tapparella sia come persiana | |
CN101850710B (zh) | 一种客车内摆门用的门提升机械结构 | |
DE102019128390B4 (de) | Schiebetrittvorrichtung für ein personentransportfahrzeug und personentransportfahrzeug | |
KR200462592Y1 (ko) | 승강식 객석 난간 | |
DE202007011972U1 (de) | Nachtrollo | |
CN209817868U (zh) | 一种铝合金门窗的防水结构 | |
BR112012023705A2 (pt) | dispositivo para permitir o acesso à parte de um veículo sob a cabine do motorista, por meio de deslizamento longitudinal para frente de dita cabine, especialmente para veículo industrial ou comercial ou para fins especiais | |
CN208564301U (zh) | 断热铝合金窗 | |
BRPI1106768A2 (pt) | mecanismo de movimentaÇço horizontal da plataforma de elevador veicular |