PT2670264E - Sutiã - Google Patents

Sutiã Download PDF

Info

Publication number
PT2670264E
PT2670264E PT127047322T PT12704732T PT2670264E PT 2670264 E PT2670264 E PT 2670264E PT 127047322 T PT127047322 T PT 127047322T PT 12704732 T PT12704732 T PT 12704732T PT 2670264 E PT2670264 E PT 2670264E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
breast
segment
chest
crown
extension portion
Prior art date
Application number
PT127047322T
Other languages
English (en)
Inventor
Hagmann Ute
Original Assignee
Hagmann Ute
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hagmann Ute filed Critical Hagmann Ute
Publication of PT2670264E publication Critical patent/PT2670264E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A41WEARING APPAREL
    • A41CCORSETS; BRASSIERES
    • A41C3/00Brassieres
    • A41C3/12Component parts
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A41WEARING APPAREL
    • A41CCORSETS; BRASSIERES
    • A41C3/00Brassieres
    • A41C3/0021Brassieres with suspension construction for the breasts
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A41WEARING APPAREL
    • A41CCORSETS; BRASSIERES
    • A41C3/00Brassieres
    • A41C3/005Brassieres specially adapted for specific purposes
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A41WEARING APPAREL
    • A41CCORSETS; BRASSIERES
    • A41C3/00Brassieres
    • A41C3/12Component parts
    • A41C3/14Stiffening or bust-forming inserts

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Corsets Or Brassieres (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "SUTIÃ" A presente invenção refere-se a uma peça de vestuário, em particular a um sutiã para a utilização numa posição deitada de sono ou de repouso, de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1.
Muitas mulheres que se encontram deitadas de lado durante o sono detetam rugas no decote após acordarem. Quanto mais velha é a pessoa em questão, tanto mais tempo demora até que as rugas desapareçam novamente no decorrer do dia. A partir de uma certa idade, estas rugas intensificam-se e não desaparecem mais no decorrer do dia. As rugas no decote que se prolongam verticalmente originam-se devido ao facto de o peito ser comprimido numa posição no essencial horizontal durante o sono ou repouso ou, no caso de mulheres que dormem de lado, os dois peitos se encostarem ou sobreporem.
No caso de um assim chamado sutiã para dormir do tipo referido no inicio, conhecido a partir do documente DE 20017365 Ul, são utilizadas uma ou várias almofadas, tal como por exemplo uma almofada ao longo da cinta abaixo do peito, almofadas laterais e/ou uma almofada ao longo do segmento de peito central. Este sutiã para dormir deve proteger os peitos contra uma pressão demasiado elevada que se origina durante o sono. Sobretudo na posição de lado origina-se uma pressão incómoda sobre os peitos que pode deformar ou até danificar o tecido mamário. Apesar das almofadas referidas, em particular na zona do segmento de peito central, o respetivo peito pode mesmo assim deslizar sobre o segmento de peito central na posição de lado, de modo que este não contraria verdadeiramente uma formação de rugas. A partir do documento US 7001239 B2, bem como a partir do documento US 7144295 B2 é conhecida uma inserção num material sintético por exemplo sólido, para impedir uma formação de rugas, que é colocada como espaçador entre os dois peitos. Esta inserção ou chumaço encontra-se fixado no lado interior de uma T-shirt ou no lado interior de um sutiã normal e deve impedir que um peito se encoste ou sobreponha ao outro peito na posição de lado. No caso desta inserção ou chumaço conhecido é desvantajoso que na posição de costas, à noite, seja possível uma queda lateral dos peitos para o exterior e se possa originar uma ruga na axila. Para além disso, uma inserção deste género não pode ser utilizada no caso de peitos grandes e pesados, uma vez que estes deslizam sobre a inserção que atua como espaçador, de modo que não é solucionado o problema de rugas que se formam no decote. Para além disso, na posição de lado é absolutamente concebível um estrangulamento ou uma outra carga sobre os vasos linfáticos. O documento US 6102772 A refere-se a um dispositivo para prevenir rugas intermamárias, o qual é especialmente destinado à utilização durante a noite, de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1.
Por este motivo, o objetivo da presente invenção é o de criar uma peça de vestuário, em particular um sutiã para a utilização numa posição deitada de sono ou de repouso, do tipo referido no início, com a qual os peitos são resguardos no que se refere à sua forma em qualquer posição de sono ou de repouso, de tal modo que é impedida uma formação de rugas devido à compressão ou sobreposição dos peitos.
Para a solução deste objetivo, numa peça de vestuário, em particular num sutiã do tipo referido no início, estão previstas as características indicadas na reivindicação 1.
Através das medidas de acordo com a invenção é conseguido que, ao contrário dos sutiãs utilizados durante o dia, incluindo sutiãs de amamentação, a força de apoio principal não se verifique na zona da cinta abaixo do peito, mas antes parta principalmente do lado direito e esquerdo do segmento de peito central, de modo que está assegurado um efeito de apoio dos peitos na posição deitada. Deste modo, os peitos estão protegidos contra o seu próprio peso, sobretudo na posição de lado. Por outras palavras, na posição de lado, aquando de um sono ou repouso no essencial deitado, não resulta uma sobreposição de um peito sobre o outro, nem uma compressão do respetivo outro peito, o que impede a formação de rugas verticais no decote, isto é, entre as zonas superiores dos peitos. Por exemplo, as medidas de acordo com a invenção não podem ser apenas concretizadas num sutiã, mas também num top.
No caso de sutiãs de amamentação (documentos DE 60306630 T2, DE 29807111 Ul, DE 29916482 Ul) é conhecido, de facto, prever copas ou taças que podem ser abertas, contudo estes servem também, tal como os sutiãs "normais" utilizados durante o dia, para o apoio dos peitos a partir da cinta abaixo do peito e são abertos e fechados na zona do segmento de peito central ou de uma alça. A partir do documento US 3908670 A é conhecido um sutiã com copas ou taças, sobre as quais são fixadas partes de extensão adicionais para suportar e moldar os peitos a partir da cinta abaixo do peito. O correspondente é válido para um sutiã desportivo conhecido a partir do documento US 6168498 BI.
No caso da peça de vestuário de acordo com a invenção, a parte de extensão da copa pode ser fixada de forma firme em ambas as extremidades ou de forma amovível em ambas as extremidades. De um modo preferido estão contudo previstas as características de acordo com a reivindicação 2, de modo que se efetua, a partir da zona de efeito de apoio central, uma fixação amovível com tração para o exterior.
Numa configuração preferida de uma parte de extensão da copa estão previstas as características de acordo com a reivindicação 3. Este facto possibilita um suporte ou um apoio otimamente adotado, do respetivo peito, na posição de lado da utilizadora durante o sono ou repouso.
Uma outra configuração preferida da peça de vestuário depreende-se a partir das características de acordo com a figura 4, em conformidade com as quais existe um suporte adicional, em particular segundo uma direção diagonal que se situa entre as direções que são definidas por uma parte de extensão da copa e pela outra parte de extensão da copa. Deste modo, os peitos não estão apenas correspondentemente protegidos ou suportados para impedir a formação de rugas, na posição de lado durante o sono ou repouso, mas também nas posições de sono ou de repouso por exemplo de costas. Uma configuração da parte de extensão da copa adicional depreende-se a partir das características da reivindicação 5.
Com as características de acordo com a reivindicação 6 é conseguido que as extremidades de uma parte de extensão da copa e as da parte de extensão da copa adicional, que podem ser fixadas de forma amovível ao segmento de peito exterior, apenas pressionam insignificantemente, de modo a aumentar o conforto de utilização.
Com as características de acordo com a reivindicação 7 é possível ajustar a ou as partes de extensão da copa à forma e ao tamanho dos peitos das diferentes utilizadoras, de modo a selecionar assim individualmente o conforto de utilização. Por este meio, a peça de vestuário apresenta uma forma ajustada ótima que não perturba durante o sono ou repouso. Para além disso, o grau da força de apoio para os peitos pode ser aumentado ou diminuído através de um ajuste individual.
Quando estão previstas, de um modo preferido, as características de acordo com a reivindicação 8, então resulta a possibilidade de que ambos os peitos estão cobertos ótima e completamente ou se encontram acomodados pela copa ou taça por este meio formada.
Neste caso é conveniente proceder correspondentemente às caracterí st icas da reivindicação 9 e/ou 10, de modo que existem possibilidades ótimas de ajuste de apoio.
Outros detalhes da invenção depreendem-se a partir da seguinte descrição, na qual a invenção é descrita e explicada mais ao pormenor com base no exemplo de realização representado no desenho.
Mostram:
Figura 1 numa representação esquemática em perspetiva, numa vista frontal, uma armação sem partes de extensão da copa de uma peça de vestuário sob a forma de um sutiã para dormir,
Figura 2 numa vista frontal esquemática em perspetiva, correspondente à figura 1, o sutiã para dormir (apenas representado num lado) provido de partes de extensão da copa na armação, de acordo com um exemplo de realização preferido da presente invenção, no estado aberto,
Figura 3 numa vista frontal correspondente à figura 2, o sutiã para dormir, contudo no estado parcialmente fechado e
Figura 4 o sutiã para dormir de acordo com a figura 2 no estado de utilização completamente fechado (igualmente apenas representado num lado). A peça de vestuário representada no desenho sob a forma de um sutiã 10 serve para a utilização numa posição de sono ou posição de repouso, no essencial deitada, de modo a impedir uma formação de rugas na zona do decote que se pode originar devido a uma sobreposição ou a um encosto dos peitos na posição de lado durante o sono ou repouso. Convém referir que nas figuras 2 a 5 do desenho o sutiã 10, designado no que se segue por sutiã para dormir, está completamente representado apenas com a parte esquerda no estado de utilização, enquanto que a parte direita no estado de utilização no desenho se encontra sempre representada apenas parcialmente sob a forma de uma armação e de um dispositivo de alça.
De acordo com a figura 1, o sutiã 10 para dormir possui uma armação 11 que é constituída por uma parte 12 e 13 de armação esquerda e direita que envolvem parcialmente ou circundam parcialmente respetivamente um dos peitos 14 e 15 e que, para a formação de um segmento 16 de peito central, estão unidas entre si sem costura ou, tal como na figura 1, estão cosidas. De uma forma que não se encontra representada, as duas partes 12 e 13 da armação 11 estão unidas, nas costas, através de um dispositivo 17 de alça em forma de V que está provido de cintas 18 e 19 de ombro paralelas ajustáveis ou conduzidas em cruz no lado das costas, a um dispositivo 20 de cinta abaixo do peito circunf erencial, o qual, na zona frontal ou na zona das costas, pode estar provido de um fecho ou ser circunferencial numa só peça, de uma forma que não se encontra representada.
Cada parte 12 e 13 de armação possui um segmento 21, 21' de peito interior, formando ambos os segmentos 21, 21' de peito interiores adjacentes o segmento 16 de peito central, um segmento 22, 22' de peito superior na zona superior, bem como segmentos 23, 23' de peito inferiores na zona inferior, segmentos de peito inferiores esses que fazem aqui parte do dispositivo 20 de cinta abaixo do peito circunferencial e transitam respetivamente de forma suave num segmento 24 de peito exterior que forma uma cava, paralelamente em relação à parte inferior do segmento 21, 21' de peito interior, por baixo do respetivo braço 26 da utilizadora. Cada parte 12 e 13 de armação aberta na direção do braço 26 está unida, formando uma só peça, através dos segmentos 21 a 24 e 21' a 24', respetivamente, e circunda parcialmente um peito 14 e 15, respetivamente, tal como se encontra representado na figura 1. No que se segue, refere-se apenas à armação 12 esquerda, isto é, ao lado do sutiã 10 para dormir esquerdo no estado de utilização, uma vez que o lado direito, isto é, a parte 13 de armação direita do sutiã 10 para dormir, é construído de forma simetricamente idêntica. O sutiã 10 para dormir possui aqui duas partes 30 e 32 de extensão da copa retidas na parte 12 de armação. Estas duas partes 30 e 32 de extensão da copa servem para proteger os peitos 14 (ou 15) , tanto na posição de costas, como também, sobretudo, na posição de lado, contra o próprio peso, em particular na direção do interior, na medida em que os dois peitos 14, 15 não se devem encostar ou sobrepor, o que provocaria a formação de rugas na zona do decote. É evidente que em vez das duas partes 30 e 32 de extensão da copa representadas no exemplo de realização preferido do sutiã 10 para dormir pode apenas estar prevista a parte 30 de extensão da copa, uma vez que esta tem que estar prevista ou disposta como parte principal. Outras partes de extensão da copa podem ser acrescentadas de forma discricionária. A figura 2 mostra as partes 30 e 32 de extensão da copa no estado aberto, no qual ainda não exercem nenhuma função de apoio em relação ao respetivo peito 14.
De acordo com a figura 2, as partes 30 e 32 de extensão da copa são respetivamente configuradas em forma de aba, isto é, encontram-se fixadas, de um modo preferido cosidas, com a sua extremidade 36, 41, a um segmento 21, 22 da parte 12 de armação e, com a sua outra extremidade 37, 42 livre, podem ser fixadas de forma amovível e variável sob tração ao segmento 24 oposto de forma aproximadamente diagonal, da respetiva parte 12 de armação, sendo que existem várias possibilidades de fixação ajustáveis para o correspondente tensionamento. As abas 33 e 34 das partes 30, 32 de extensão da copa são respetivamente moldadas correspondentemente à sua posição colocada sobre uma zona do peito 14 e estão providas de uma correspondente forma de área base. Para além disso são constituídas por um tecido de um modo preferido em forma de stretch, portanto elástico, enquanto que o material dos segmentos 21 a 24 da parte 12 de armação pode ser configurado de uma forma não elástica ou menos elástica.
De acordo com a figura 2, a primeira ou principal parte 30 de extensão da copa encontra-se fixada, com a sua extremidade 36, ao longo do segmento 21 de peito interior e ao longo de uma zona parcial do segmento 22 de peito superior, bem como ao longo de pelo menos uma zona parcial do segmento 23 de peito inferior. De um modo preferido, a fixação da parte 30 de extensão da copa principal ao segmento 23 de peito inferior termina na zona à frente da transição para o segmento 24 de peito exterior, isto é, aproximadamente por baixo do braço 26. A extremidade 37 livre da parte 30 de extensão da copa que é mais estreita do que a extremidade 36 fixa está provida de elementos 43 de fecho, cujos elementos 44 de fecho contrários estão previstos no segmento 24 de peito exterior. Os elementos 44 de fecho contrários encontram-se dispostos uns atrás dos outros segundo a direção de fixação das abas 33. Tal como se pode também depreender a partir da figura 3, o bordo 51 longitudinal inferior livre da aba 33 prolonga-se aproximadamente de forma linear, enquanto que o seu bordo 52 longitudinal superior é configurado em forma de S. A força de apoio principal de acordo com as setas 45 atua por conseguinte a partir do lado interior do peito para o exterior.
Com a sua extremidade 41 fixa, a segunda parte 32 de extensão da copa encontra-se fixada longitudinalmente, ao longo do segmento 22 de peito superior. Por conseguinte, a extremidade 41 livre da segunda parte 32 de extensão da copa prolonga-se até ao segmento 22 de peito superior, ao longo de um comprimento que se estende parcialmente sobre a extremidade 36 fixa da primeira parte 30 de extensão da copa. A extremidade 42 livre da segunda parte 32 de extensão da copa, que está provida de elementos 47 de fecho e é substancialmente mais estreita do que a extremidade 41 fixa, é fixada de forma amovível e a projetar-se aproximadamente lateralmente para o exterior, com elementos 48 de fecho contrários, a uma zona do segmento 24 de peito exterior, zona essa que se encontra por baixo dos elementos 44 de fecho contrários para a primeira parte 30 de extensão da copa. Também aqui os elementos 48 de fecho contrários encontram-se dispostos uns atrás dos outros segundo a direção de tração da aba 34 da segunda parte 32 de extensão da copa. Tal como se pode também depreender a partir da figura 4, o bordo 53 longitudinal inferior da aba 34 e o seu bordo 54 longitudinal superior são configurados inversamente em forma de S. Ao todo a aba 34 tem um corte mais estreito do que a aba 33. Também aqui a força de apoio principal de acordo com as setas 46 atua a partir do lado interior do peito para o exterior, segundo uma direção aproximadamente diagonal, na direção do segmento 24 de peito exterior.
De um modo preferido, as partes 30 e/ou 32 de extensão da copa são moldadas plasticamente, isto é, moldadas tridimensionalmente de forma correspondente à forma e/ou ao tamanho dos peitos 14, 15.
As figuras 3 e 4 mostram o modo de fecho, bem como a colocação sucessiva das partes 30 e 32 de extensão da copa e a sua fixação amovível e ajustável à parte 12 de armação. A figura 3 mostra a fixação amovível da primeira ou principal parte 30 de extensão da copa para além de uma zona em primeiro lugar muito larga do peito 14, até ao elemento 44 de fecho contrário no segmento 24 de peito exterior, portanto do interior para o exterior. Devido ao facto de o elemento 44 de fecho contrário apresentar vários elementos dispostos uns atrás dos outros, é possível ajustar, isto é, intensificar ou diminuir, individualmente o grau da força de apoio para o peito 14 através da parte 30 de extensão da copa, de modo a se obter um bom conforto de utilização aquando de uma força de apoio suficiente. Para este efeito, de um modo preferido, a parte 30 de extensão da copa é também moldada plasticamente. Devido a estas medidas de acordo com a figura 3, na posição de lado direito, impede-se durante o sono ou repouso da utilizadora que o peito 14, neste caso o esquerdo, se possa encostar lateralmente ou sobrepor ao peito 15 direito aquando de uma posição de lado direito. A parte 30 de extensão da copa alcança a sua força de apoio na zona interior do peito, bem como na zona do segmento 23 de peito inferior.
De acordo com a figura 4, a segunda parte 32 de extensão da copa é colocada sobre a primeira ou principal parte 30 de extensão da copa fixada e, com o auxílio do elemento 47 de fecho na extremidade 42 livre, é fixada de forma amovível ao elemento 48 de fecho contrário do segmento 24 de peito exterior, de um modo mais ou menos tensionado. A segunda ou outra parte 32 de extensão da copa foi acrescentada suplementarmente para peitos grandes e já fortemente flácidos, para que também toda a parte superior do peito 14 receba uma força de apoio de acordo com a seta 46. Também neste caso é possível um ajuste individual do grau da força de apoio, a partir do interior para o exterior e orientado diagonalmente para baixo. 0 local das extremidades 37 (em cima) e 42 (em baixo) livres pode situar-se, em vez de um por cima do outro de acordo com a figura 4, também de forma inversa, portanto um por baixo do outro, quando as abas 33 e 34 são correspondentemente moldadas. É evidente que a sequência de colocação das partes 30 e 32 de extensão da copa pode também ser diferente da descrita anteriormente.
Por conseguinte, as duas partes 30 e 32 de extensão da copa, ou seja as suas abas 33 e 34, respetivamente, formam uma copa ou taça completa para o respetivo peito 14 aqui esquerdo. Deste modo é obtido um efeito de apoio do peito 14 em todas as direções na posição deitada, em particular de lado durante o sono ou repouso. É evidente que também o peito 15 direito, representado aqui de forma livre e aberto em todas as figuras, é coberto de um modo correspondente. Ao contrário do sutiã utilizado durante o dia (portanto numa posição ereta do corpo), no qual a força de apoio parte no essencial exclusivamente da cinta abaixo do peito (devido à gravidade vertical), é conseguido no caso do sutiã 10 para dormir de acordo com a invenção (utilizado na posição deitada), que a sua força de apoio parta principalmente a partir do lado interior, do segmento 16 de peito central, para a direita e para a esquerda, respetivamente, devido à parte 30 de extensão da copa principal e adicionalmente devido à segunda parte 32 de extensão da copa, bem como a eventuais outras, parta adicionalmente a partir de cima e de lado, uma vez que a gravidade dos peitos 14, 15 atua na correspondente direção contrária às setas 45 e 46, respetivamente. Por outras palavras, o sutiã para dormir distingue-se oticamente dos sutiãs atuais pelo facto de que no estado em que é fornecido (ou: no estado não fechado) não cobre os peitos, uma vez que não contém taças no sentido clássico.
As diferentes partes (segmentos, abas) do sutiã 10 para dormir são produzidas a partir de um material adequado, sendo que as abas são constituídas, em particular, por um material elástico. De um modo preferido, são utilizados materiais respiráveis.
No caso do exemplo de realização representado, as partes 12 e 13 de armação podem já estar guarnecidas com uma taça de uma configuração atual, sobre a qual a ou as partes 30, 32 de extensão da copa são colocadas de acordo com a invenção. De um modo simplificado, as partes 12, 13 de armação podem também ser configuradas sem o segmento 22 de peito superior. É também possível prever as medidas de acordo com a invenção numa peça de vestuário configurada como top.
As partes 12, 13 de armação podem também envolver completamente o respetivo peito 14, 15, na medida em que entre o segmento 22 ou 22' de peito superior e o segmento 24 de peito exterior está previsto um segmento de cava (não representado), ao longo do qual se prolonga, pelo menos parcialmente, o bordo 54 longitudinal superior da outra parte 32 de extensão da copa.
Ainda que nas figuras os elementos 43 e 47 de fecho, bem como os elementos 44 e 48 de fecho contrários se encontrem representados como ganchos e laços, é evidente que podem também ser formados por elementos de fecho de velcro ou elementos de botões de pressão ou outros. Para além disso, os locais das extremidades fixa e livre da ou das partes 30, 32 de extensão da copa podem estar trocados. A forma dos bordos longitudinais pode também variar.
Lisboa, 15 de julho de 2015

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Peça de vestuário, em particular um sutiã (10) para a utilização numa posição deitada de sono ou de repouso, com uma armação (11) constituída por duas partes (12, 13) de armação que envolvem, pelo menos parcialmente, o respetivo peito e que estão unidas entre si e formam um segmento (16) de peito central, com um dispositivo (20) de cinta abaixo do peito e com um dispositivo (17) de alça que está unido ao dispositivo (20) de cinta abaixo do peito e às partes (12, 13) de armação, caracterizada por estar prevista, associada a cada peito, uma parte (30) de extensão da copa que, numa extremidade, na zona do segmento (16) de peito central, se encontra retida, com uma força de apoio que atua sobre o respetivo peito, na respetiva parte (12, 13) de armação e, na outra extremidade, no estado de utilização, se encontra retida num segmento (24) de peito exterior da respetiva parte (12, 13) de armação.
  2. 2. Peça de vestuário de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a parte (30) de extensão da copa se encontrar fixada, com a sua extremidade (36), de forma inalterável na zona do segmento (16) de peito central e, com a sua outra extremidade (37), se encontra retida de modo a poder ser fixada de forma amovível e variável.
  3. 3. Peça de vestuário de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por a parte (30) de extensão da copa apresentar, na sua extremidade (36), uma largura que se prolonga aproximadamente a partir de um segmento (23) de peito inferior da parte (12, 13) de armação, ao longo de um segmento (21) de peito interior adjacente ao segmento (16) de peito central, até aproximadamente à zona longitudinalmente central de um segmento (22) de peito superior, largura essa que é substancialmente maior em relação à largura da sua outra extremidade (37) que, de um modo preferido, pode ser fixada de forma amovível, sendo que o bordo (51) longitudinal inferior da parte (30) de extensão da copa se prolonga, no essencial, ao longo de um segmento (23) de peito inferior do dispositivo (20) de cinta abaixo do peito e o bordo (52) longitudinal superior apresenta uma forma em S.
  4. 4. Peça de vestuário de acordo com pelo menos uma das reivindicações anteriores, caracterizada por estar prevista, associada a cada peito, uma parte (32) de extensão da copa adicional que, numa extremidade, na zona de um segmento (22) de peito superior da respetiva parte (12, 13) de armação, se encontra fixada, de um modo preferido, de forma inalterável e retida com uma força de apoio que atua sobre o respetivo peito e, na outra extremidade, se encontra retida de modo a poder ser fixada de forma amovível e variável, num segmento (24) de peito exterior da respetiva parte (12, 13) de armação.
  5. 5. Peça de vestuário de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por a parte (32) de extensão da copa adicional apresentar, na sua extremidade (41) de fixação, uma largura que se prolonga aproximadamente ao longo do segmento (22) de peito superior da parte (12, 13) de armação, largura essa que é substancialmente maior em relação à largura da outra extremidade (42) que, de um modo preferido, pode ser fixada de forma amovível, sendo que o bordo (54) superior ou exterior se prolonga ao longo, por exemplo de uma cava, entre o segmento (22) de peito superior e o segmento (24) de peito exterior, e o bordo (53) inferior se prolonga inversamente de forma sinuosa.
  6. 6. Peça de vestuário de acordo com as reivindicações 1 a 4, caracterizada por a extremidade que pode ser fixada de forma amovível, da parte (30) de extensão da copa e a da parte (32) de extensão da copa adicional se encontrarem dispostas de forma distanciada entre si no segmento (24) de peito exterior.
  7. 7. Peça de vestuário de acordo com pelo menos uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a extremidade que pode ser fixada de forma amovível, da parte (30) de extensão da copa e/ou a da parte (32) de extensão da copa adicional poder(em) ser fixada(s) de modo a poder(em) ser ajustada (s) de forma variável no que se refere à sua força de tração.
  8. 8. Peça de vestuário de acordo com pelo menos uma das reivindicações anteriores, caracterizada por no estado de utilização a parte (30) de extensão da copa e a parte (32) de extensão da copa adicional e eventualmente uma ou várias partes de extensão da copa para além das mesmas se encontrarem colocadas umas sobre as outras de forma a se sobreporem parcialmente.
  9. 9. Peça de vestuário de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por as duas ou mais partes (30, 32) de extensão da copa colocadas sobre o respetivo peito formarem uma copa completamente fechada para o respetivo peito.
  10. 10. Peça de vestuário de acordo com pelo menos uma das reivindicações anteriores, caracterizada por a parte (30) de extensão da copa e eventualmente uma ou várias outras partes (32) de extensão da copa estarem pré-moldadas tridimensionalmente de forma adaptada à respetiva forma do peito. Lisboa, 15 de julho de 2015
PT127047322T 2011-02-01 2012-02-01 Sutiã PT2670264E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102011010824A DE102011010824A1 (de) 2011-02-01 2011-02-01 Oberbekleidungsstück, insbesondere Büstenhalter

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2670264E true PT2670264E (pt) 2015-09-07

Family

ID=45688448

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT127047322T PT2670264E (pt) 2011-02-01 2012-02-01 Sutiã

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20140295735A1 (pt)
EP (1) EP2670264B1 (pt)
CA (1) CA2826213A1 (pt)
DE (1) DE102011010824A1 (pt)
ES (1) ES2543020T3 (pt)
PT (1) PT2670264E (pt)
WO (1) WO2012104337A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP6327449B2 (ja) * 2014-03-28 2018-05-23 株式会社ワコール カップ部を有する衣類
FR3027194B1 (fr) * 2014-10-17 2017-07-28 Dbapparel Operations Soutien-gorge adapte pour la pratique sportive
EP3216360B1 (en) * 2016-03-11 2022-04-20 Guy's and St Thomas' NHS Foundation Trust An improved bra
GB2558664A (en) * 2017-01-17 2018-07-18 Bustia Ltd A Post-surgery Bra
USD849362S1 (en) * 2017-07-05 2019-05-28 Xiamen Hexin Fashion Co., Ltd. Bra
WO2020227129A1 (en) 2019-05-03 2020-11-12 Behave, Inc. Support garment
US11006678B1 (en) * 2020-10-28 2021-05-18 Shenzhen Youyou Bear Technology Co. LTD Nursing bra

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2485313A (en) * 1947-05-17 1949-10-18 Rabinowitz Harry Brassiere
US3203424A (en) * 1964-08-06 1965-08-31 Sonia G Garutso Brassiere
US3439682A (en) * 1967-10-10 1969-04-22 Albert C Defru Therapeutic brassiere
GB1426850A (pt) * 1974-11-25 1976-03-03
US3908670A (en) * 1974-12-02 1975-09-30 Pauline Dubin Woman{3 s brassiere
ES1035527Y (es) * 1996-11-04 1998-05-01 Fernandez Fernandez Maria Elis Sujetador antiarrugas.
DE29807111U1 (de) * 1998-04-09 1998-07-02 F+E Gesellschaft für Bekleidungsinnovation mbH & Co. KG, 83098 Brannenburg Kleidungsstück
US5897422A (en) * 1998-05-13 1999-04-27 Mcgee; Marguerite K. Brassiere
US6168498B1 (en) 1998-06-10 2001-01-02 Penny Jo Wagner Brassiere
DE29916482U1 (de) * 1999-09-10 1999-12-09 F & E Bekleidungsinnovation Stillbüstenhalter
DE20017365U1 (de) 2000-10-10 2001-03-29 Rink Julia Schlaf-Büstenhalter mit Polsterung
US6361398B1 (en) * 2001-02-13 2002-03-26 Christine Knapp Nursing garment
DK200200483A (da) 2002-04-02 2003-10-03 Tytex As Brystholder, specielt anvendelig til amning
US7001239B2 (en) * 2003-08-15 2006-02-21 Midge Russell Cleavage anti-wrinkle device
US7144295B2 (en) 2004-12-02 2006-12-05 Kelly J. Fisher Anti-wrinkle breast support pad
JP5118521B2 (ja) * 2008-03-19 2013-01-16 株式会社ワコール カップ部を有する衣類
US8221186B2 (en) * 2008-10-24 2012-07-17 Peek-A-Boo Wonderwear Garment
ES1071434Y (es) * 2009-12-01 2011-06-15 Cuevas Marta Maria Fernandez Sujetador de descanso preventivo-corrector de descolgamiento de mamasy antiarrugas

Also Published As

Publication number Publication date
DE102011010824A1 (de) 2012-08-02
EP2670264A1 (de) 2013-12-11
CA2826213A1 (en) 2012-08-09
ES2543020T3 (es) 2015-08-14
EP2670264B1 (de) 2015-04-22
US20140295735A1 (en) 2014-10-02
WO2012104337A1 (de) 2012-08-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2022221532B2 (en) A Baby Carrier
PT2670264E (pt) Sutiã
US8900032B2 (en) Athletic support brassiere
US20180360132A1 (en) Full torso maternity garment
CN105377084B (zh) 婴儿支撑装置
US11140930B2 (en) Infant-nursing safety garment
US8007343B1 (en) Bust support
US11116259B1 (en) Clothing article for breast support with removable underwire
ES2785214T3 (es) Prenda con varillas de espalda para ajuste mejorado
US11617398B1 (en) Brassiere having underarm control panels
CN205410570U (zh) 双肩背婴幼儿背巾
MX2012006155A (es) Sujetador de descanso preventivo-corrector de descolgamiento de mamas y antiarrugas.
RU119984U1 (ru) Устройство для переноски ребенка
JP5484603B1 (ja) ブラジャー
RU173500U1 (ru) Контролирующая осанку верхняя одежда
JP4388003B2 (ja) カップ部を有する女性用下着
JP3235488U (ja) 子守帯
JP6479462B2 (ja) カップ部を有する女性用衣類
JP3199752U (ja) 和装用補整パッド及び補整下着
JP2022146696A (ja) パッドおよびカップ部を有する衣類
CN107495744A (zh) 婴儿支撑装置
JP2021152225A (ja) カップ部付き衣類
ES1222145U (es) Sujetador mejorado
NZ703119B (en) A baby carrier