PT2614189T - Equipamento de bacia de sanita de wc com difusor de ar perfumado - Google Patents
Equipamento de bacia de sanita de wc com difusor de ar perfumado Download PDFInfo
- Publication number
- PT2614189T PT2614189T PT117797498T PT11779749T PT2614189T PT 2614189 T PT2614189 T PT 2614189T PT 117797498 T PT117797498 T PT 117797498T PT 11779749 T PT11779749 T PT 11779749T PT 2614189 T PT2614189 T PT 2614189T
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- toilet bowl
- diffuser
- housing
- suction device
- air
- Prior art date
Links
Classifications
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E03—WATER SUPPLY; SEWERAGE
- E03D—WATER-CLOSETS OR URINALS WITH FLUSHING DEVICES; FLUSHING VALVES THEREFOR
- E03D9/00—Sanitary or other accessories for lavatories ; Devices for cleaning or disinfecting the toilet room or the toilet bowl; Devices for eliminating smells
- E03D9/04—Special arrangement or operation of ventilating devices
- E03D9/05—Special arrangement or operation of ventilating devices ventilating the bowl
- E03D9/052—Special arrangement or operation of ventilating devices ventilating the bowl using incorporated fans
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A47—FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
- A47K—SANITARY EQUIPMENT NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; TOILET ACCESSORIES
- A47K13/00—Seats or covers for all kinds of closets
- A47K13/24—Parts or details not covered in, or of interest apart from, groups A47K13/02 - A47K13/22, e.g. devices imparting a swinging or vibrating motion to the seats
- A47K13/30—Seats having provisions for heating, deodorising or the like, e.g. ventilating, noise-damping or cleaning devices
- A47K13/307—Seats with ventilating devices
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Hydrology & Water Resources (AREA)
- Water Supply & Treatment (AREA)
- Disinfection, Sterilisation Or Deodorisation Of Air (AREA)
- Bidet-Like Cleaning Device And Other Flush Toilet Accessories (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
EQUIPAMENTO DE BACIA DE SANITA DE WC COM DIFUSOR DE AR
PERFUMADO
Domínio da invenção [0001] A presente invenção respeita a um equipamento de bacia de sanita de WC que comporta uma base fixada à bacia de sanita, que suporta um assento e um dispositivo para aspirar ar de dentro da bacia de sanita, em que a face inferior do assento está munida de uma junta de estanqueidade pela qual o assento se apoia sobre o bordo da bacia de sanita, em que tal junta é aberta à frente e atrás para permitir a passagem de ar no sentido do dispositivo de aspiração através de uma abertura de aspiração realizada na base, em que o dispositivo de aspiração aspira o ar e o injeta através de um filtro desembocando-o da caixa, uma base que comporta um avançado munido na sua parte superior de uma janela de deteção de presença dirigida para a parte superior do assento e que forma sob a janela de deteção, um canal de aspiração com a parte superior posterior da bacia de sanita e desembocando na bacia de sanita e um circuito de comando do funcionamento do dispositivo de aspiração possuindo um detetor de infravermelhos colocado na janela de deteção para detetar uma presença sobre o assento e uma alimentação elétrica para o circuito e o dispositivo de aspiração, o circuito que gere o funcionamento do dispositivo de aspiração, a sua temporização e a afixação do estado de funcionamento tal como a sua disponibilidade, o seu bom funcionamento e o estado de sua alimentação assim como a necessidade de recarga da alimentação, [0002] Tal equipamento de bacia de sanita de WC é já conhecido de acordo com o documento FR 2 911 156.
[0003] Esse equipamento dá inteira satisfação no seu funcionamento. Todavia, em certos casos, seria interessante dispor de possibilidades suplementares tanto para se adaptar a instalações existentes, como para responder a necessidades particulares ou ter em conta o desgaste.
[0004] 0 documento WO-A-2008/080851 divulga as caracteristicas do preâmbulo da reivindicação 1.
Objetivo da invenção [0005] A presente invenção tem por objetivo desenvolver um equipamento de bacia de sanita de WC do tipo definido aqui acima, para facilitar a sua integração e a sua instalação em bacias de sanita já instaladas ou em meios de instalação (furos de fixação) correspondentes a dimensões variáveis, ligeiramente diferentes tanto no seu posicionamento transversal como longitudinal, e também para permitir assegurar não somente a purificação do ar mas a necessidade de o perfumar.
Exposição e vantagens da invenção [0006] Para esse efeito, a invenção respeita a um equipamento de bacia de sanita de acordo com a reivindicação 1.
[0007] 0 equipamento de WC de acordo com a invenção permite, por um lado, assegurar todas as funções de filtragem do ar aspirado e completar tal função gerando ar perfumado com matérias perfumantes ou odoríferas ou, sendo caso disso, produtos de desinfeção do ar, permitindo adaptar tal equipamento às bacias de sanita existentes, já instaladas ou disponíveis no mercado, sem ter de desenvolver bacias de sanita especialmente concebidas para a instalação de tal equipamento.
[0008] Assim tal equipamento poderá adaptar-se muito facilmente, tanto no sentido transversal, em função do espaçamento dos dois furos de fixação dos assentos com tampa basculante, como no sentido longitudinal, para ter em conta o eventual depósito de água instalado diretamente sobre a parte posterior da bacia de sanita de WC.
[0009] Segundo a invenção o difusor compreende uma caixa, cujo fundo se encontra munido de uma entrada de ar encimada por uma ventoinha, e que comporta uma carga de matérias difusoras e odoríferas, em que a saída da ventoinha alimenta a entrada de um caminho de passagem de ar forçado que passa pela carga de matérias difusoras e odoríferas e a parte superior da caixa comporta aberturas de saída de ar carregado de matérias odoríferas.
[0010] Esta forma de concretização do difusor permite integrá-lo facilmente na caixa do equipamento sem ter de aumentar as dimensões da caixa e criar problemas de atravancamento ou de posicionamento do equipamento sobre a parte superior da bacia de sanita, à frente do eventual depósito de água existente na parte posterior da bacia de sanita. Tal difusor é vantajosamente instalado de maneira amovível no alojamento da caixa o que, por um lado, permite a substituição do difusor em caso de falha do seu impulsor (ventilador) ou para facilitar a substituição ou o carregamento com a matéria difusora e/ou odorífera.
[0011] Segundo a invenção a tampa da caixa da base comporta aberturas acima do compartimento que aloja o difusor e a cobertura que encobre a zona furada acima do compartimento do dispositivo de aspiração e as aberturas acima do compartimento do difusor.
[0012] A saída do ar filtrado durante o funcionamento do dispositivo de aspiração e a saída do ar carregado de matérias odoríferas ou difusoras, são duas saídas separadas ainda que, em particular, o ar carregado de matérias odoríferas não corra o risco de ser aspirado para dentro do dispositivo de aspiração e de atravessar o filtro de ar deste dispositivo, o que teria o duplo inconveniente de, por um lado, neutralizar o ar odorizado e de, por outro lado, solicitar inutilmente o filtro, por exemplo carvão ativado, e de o esgotar prematuramente.
[0013] Segundo uma característica vantajosa, o canal de aspiração de ar da parte de baixo de uma placa tem uma forma em V, aberto para a bacia de sanita, munida de alhetas que dirigem o fluxo de ar dentro do canal e cuja saída para o dispositivo de aspiração é descentrada no sentido da circulação do ar aspirado pelo dispositivo de aspiração.
[0014] Segundo uma outra característica vantajosa o circuito de comando assegura a temporização para temporizar de maneira regulável o funcionamento do dispositivo de aspiração (início e duração do funcionamento) e o funcionamento do difusor (início e duração do funcionamento).
[0015] 0 circuito de comando gere o funcionamento tanto do dispositivo de aspiração que purifica e filtra o ar, como do difusor que difunde ar perfumado. Isso permite desenvolver ciclos de funcionamento independentes para os dois dispositivos e em particular fazer eventualmente encavalitar os dois ciclos de funcionamento ou separar os dois ciclos de funcionamento. Adicionalmente, isso permite regular igualmente a duração de funcionamento de cada um dos dois dispositivos e, em particular, prolongar a duração de funcionamento do dispositivo de aspiração para lá do tempo de ocupação detetado pelo detetor de presença.
[0016] Segundo uma outra característica vantajosa o circuito de comando comporta órgãos de regulação acessíveis à abertura da caixa compartimentada para regular a temporização do dispositivo de aspiração e a do difusor.
[0017] Isso permite adaptar o funcionamento do equipamento aos dados volumétricos ou mais genericamente geométricos do espaço no qual está instalado o WC e em particular ter em conta o eventual funcionamento de ventilação forçada ou outro equipamento.
[0018] Segundo uma outra característica vantajosa a base comporta uma placa munida de plaquetas móveis de regulação, apoiadas na parte de cima da placa ao nível das janelas feitas na placa para adaptar os parafusos de fixação do equipamento à geometria dos furos de fixação da bacia de sanita.
[0019] E em particular as plaquetas de fixação reguláveis apoiam-se na parte de cima da placa por intermédio de suportes em forma de placas dotadas de uma janela correspondente à janela da placa e bordejando esta para transmitir os esforços dos parafusos de fixação e das plaquetas reguláveis à placa.
[0020] Este modo de montagem permite, como já indicado de um modo geral aqui acima, uma perfeita adaptação do equipamento à bacia de sanita existente.
[0021] Segundo uma outra caracteristica vantajosa, a caixa compartimentada comporta divisórias que delimitam o compartimento do dispositivo de aspiração e o seu filtro e o compartimento do difusor. Segundo uma outra caracteristica vantaj osa, a caixa compartimentada tem uma parede periférica munida de um encaixe longitudinal e a tampa tem uma parede periférica descendente para se unir hermeticamente ao encaixe longitudinal da caixa compartimentada.
[0022] Esta forma de concretização da caixa compartimentada e da sua tampa facilita não somente o acesso ao dispositivo de aspiração, ao filtro de ar e ao difusor e à sua carga de matérias odoríferas e difusoras para as intervenções de manutenção que devem ser possíveis para o utilizador sem necessitar da intervenção de um especialista.
[0023] Enfim, segundo uma outra caracteristica vantajosa, a tampa é munida da cobertura que encobre as aberturas nas zonas furadas deixando um intervalo em relação à parte superior da tampa para formar uma fenda periférica de saída de ar.
[0024] Desta maneira o equipamento tem um aspeto perfeitamente fechado e de manutenção fácil para além da manutenção que consista em aceder ao interior da caixa.
Desenhos [0025] A presente invenção será adiante descrita com a ajuda de modos de concretização representados nos desenhos anexos nos quais: a figura 1 é uma vista em perspetiva de um equipamento de bacia de sanita de WC, com a tampa basculante fechada, de acordo com um modo de concretização da invenção, - a figura 2 é uma vista inferior do equipamento, - a figura 3 é uma vista inferior da placa da base, - a figura 4A é uma vista superior de um suporte e de uma plaqueta de regulação, - a figura 4B é uma vista isométrica do suporte e da plaqueta de regulação com um parafuso, - a figura 4C mostra uma variante de plaqueta para o parafuso de fixação e - a figura 4D mostra uma variante de suporte equipado com tal plaqueta, - a figura 5 é uma vista esquemática da instalação do equipamento sobre uma bacia de sanita de WC, a figura 6 mostra nas suas partes 6A-6D, diferentes estados de montagem da caixa e da sua tampa, a figura 7 é uma vista isométrica da caixa aberta, a figura 8 é uma vista lateral de uma caixa de bateria ou de um difusor de odor, - a figura 9 é uma vista esquemática do circuito de comando eletrónico e/ou elétrico do equipamento, - a figura 10 é um cronograma de um exemplo de funcionamento do equipamento.
Descrição de modos de concretização [0026] De acordo com a figura 1, a invenção respeita a um equipamento de bacia de sanita de WC formado por uma base 1 fixada à bacia de sanita, não representada, base que suporta um assento 2 articulado, coberto pela sua tampa basculante 21 igualmente articulada, bem como por um dispositivo de aspiração 3 e um difusor 4, alojados na caixa 11 da base.
[0027] A face inferior 22 do assento 2 (figura 2) está munida de uma junta 23 de dois ramos 231, 232, aberta à frente e atrás para permitir a passagem do ar do exterior e através da bacia de sanita até um orifício de aspiração 12 feito na base 1 e que desemboca no dispositivo de aspiração 3 formado por um rotor equipado com um motor elétrico que aspira o ar e o injeta através de um filtro, desembocando da caixa 11.
[0028] A base 1 comporta um avançado 13 munido, na sua parte superior, de uma janela de deteção 14, que deteta a ocupação do assento; sob a janela 14, a base 1 forma um canal de aspiração 15, que desemboca no orifício 12, com a parte de cima posterior da bacia de sanita à qual ela está fixada. A base 1 leva igualmente a articulação do assento 2 e da tampa basculante 21.
[0029] 0 funcionamento do equipamento é comandado por um circuito de comando alojado no avançado 13 da base 1. Tal circuito comanda o funcionamento do dispositivo de aspiração 3 e do difusor 4 de acordo com a presença detetada pelo detetor de presença, designadamente por infravermelhos, da janela 14, a temporização do funcionamento bem como a afixação de funções tais como a carga da bateria ou mais genericamente a aptitude para o funcionamento do dispositivo de aspiração 3 e do difusor 4.
[0030] De um modo mais detalhado, de acordo com a figura 2, o canal de aspiração de ar 15 tem a forma de V aberto para a bacia de sanita ao nível do avançado 13 da base 1; a sua saída, ou seja, a sua pequena extremidade, está virada para o orifício 12 do dispositivo de aspiração 3. Esta forma é descentrada no sentido da circulação do ar imposto pelo rotor, de maneira a favorecer a circulação de ar ao nível do rotor e através deste. A junta 23 pela qual o assento 2 se apoia sobre a parte de cima da bacia de sanita, com os seus dois ramos 231, 232, simétricos, delimita tal canal e a zona de aspiração da bacia de sanita.
[0031] De acordo com as figuras 1 e 2, o assento 2 é ligado à base 1 por uma articulação formada por duas dobradiças. O eixo das dobradiças e, portanto, o eixo da articulação entre o assento 2 e a base 1 são desviados para cima da base, para lá do bordo posterior 24 do assento de modo a permitir uma reunião quase junção entre o bordo posterior 24 do assento 2 e o bordo frontal 16 da base 1 quando o assento repousa sobre a bacia de sanita.
[0032] A vista inferior da figura 3 mostra a placa 5 que constitui a parte de baixo da base 1. A placa 5 recebe a caixa 11 encaixada pelo seu bordo no bordo da placa. O canal de aspiração 15 e o orifício de aspiração 12 são feitos na placa 5 que comporta, de cada lado do canal 15, um setor em forma de losango que constitui um apoio 51 atravessado por uma janela 52 para a montagem dos parafusos de fixação da base à bacia de sanita.
[0033] Esta montagem de fixação compõe-se (figuras 4A, 4B) de um suporte trapezoidal 53 constituído por uma placa metálica, munida de uma janela 531 de dimensões correspondentes às da janela 52, e por uma plaqueta 54, móvel, que bloqueia transversalmente a janela 531 numa posição livre.
[0034] 0 suporte 53 apoia-se em volta da janela 52 da placa 5 e a plaqueta 54 fica acima do suporte 53. A plaqueta 54 tem uma ranhura oblonqa 541 para ser atravessada por um parafuso 57 cuja cabeça se apoia contra os bordos da fenda 541. 0 suporte 53 apoia-se numa posição precisa contra a parte de cima da placa 5, por exemplo com a ajuda de um pino 55 recebido pelo orifício 532 do suporte 53.
[0035] Cada plaqueta 54 apoia-se sobre um suporte 53 e a sua fenda transversal 541 permite o ajustamento para colocar o assento 2 precisamente a meio da bacia de sanita de acordo com as diferentes dimensões de bacias de sanita, fazendo-se a regulação longitudinal pelo posicionamento da plaqueta 54 em relação ao suporte 53.
[0036] De acordo com as figuras 4C e 4D, a invenção respeita igualmente a uma variante de plaqueta e de suporte, a saber, uma plaqueta 54a constituída por uma grelha de barras e essa plaqueta 54 é aplicada nas costas do suporte 53 ou é soldada a este ou é feita au mesmo tempo que este.
[0037] De cada lado do canal de aspiração 15, as duas janelas 52, que servem para a fixação regulável da placa 5 à bacia de sanita, são feitas em posições simétricas X-x em relação ao eixo de simetria do equipamento, de modo a permitir a fixação regulável do equipamento sobre uma bacia de sanita de WC para se adaptar ao entre-eixo dos furos de fixação e à sua posição em relação à abertura da bacia de sanita.
[0038] Desse modo é possível adaptar a posição do parafuso 55 segundo os dois eixos perpendiculares, adaptando-se assim a todas as configurações concebíveis de posições de furos de fixação na bacia de sanita.
[0039] Os suportes 53 de cada lado do eixo de simetria X-X estão em posições reviradas ou simétricas de modo a virem paralelemente ao contorno em forma de V dos dois apoios 51 em forma de losangos que constituem as superfícies de apoio da placa sobre a parte de cima posterior da bacia de sanita.
[0040] A placa 5 comporta igualmente chaminés 56 para a fixação da caixa 11.
[0041] Ao nível da placa 5, o canal de aspiração 15 está munido de alhetas de guiamento 151 que definem caminhos de guiamento do fluxo de ar em direção ao orifício de aspiração 12 .
[0042] A figura 5 mostra o posicionamento do equipamento sobre a parte superior da bacia de sanita 7, utilizando os dois meios de fixação constituídos pelos dois parafusos 57 alojados nas plaquetas de regulação 54 apoiadas nos suportes 53 que bordejam as janelas 52, sobre a parte de cima da placa 5, os parafusos 57 passam nos furos 71 da bacia de sanita.
[0043] As figuras 1, 6 a 10 mostram mais particularmente a estrutura da base 1 e da caixa 11 do equipamento.
[0044] De acordo com as figuras 1 e 6A-D, 7, a base 1 leva a caixa 11 que aloja os componentes mecânico e elétrico/eletrónico do equipamento. A caixa 11 é coberta por uma tampa 17 com a saída de ar filtrado, formada por uma primeira zona furada 171 com aberturas acima do compartimento 111 para a saida de ar filtrado e uma segunda zona furada 174, 179 com aberturas acima do compartimento 113 do difusor para a saida de ar perfumado. Estas duas zonas 171, 174 são encimadas por uma cobertura 172 que ultrapassa tais zones furadas e deixando em relação a estas um intervalo periférico cuja fixação é protegida por uma capa 173. A parte central da base 1, munida da janela 14 do detetor de presença e de elementos de afixação, aparece no recorte 211 atrás da tampa basculante 21.
[0045] De acordo com a figura 6A a parte central da tampa 17 acima da passagem de ar da base 1 constitui uma parte encurvada e o conjunto da tampa tem ele próprio uma forma encurvada descendente para os lados. A parte de baixo da tampa 17 junta-se à parede lateral desta por um boleado de muito forte curvatura, muito mais acentuado do que um suave arredondado. A junção entre as diferentes partes da base 1, seu avançado 13 e a caixa 11, faz-se segundo formas de transição com muito forte curvatura, de modo a favorecer o escoamento de água aquando da limpeza e evitando que se formem recantos de acesso difícil para a limpeza.
[0046] A parte furada 171 acima do filtro 6 é feita de fendas radiais lenticulares e o centro 175 está munido de uma rosca para receber o parafuso de fixação da cobertura 172. De cada lado da saída de ar filtrado 171, que ocupa globalmente uma superfície circular, há dois alojamentos 176 que formam chaminés e recebem dois parafusos alojados em chaminés correspondentes da caixa para fixar a tampa 17 à caixa 11. Estes dois alojamentos permitem igualmente receber pinos salientes da face inferior da cobertura 172 e servem para bloquear esta em rotação.
[0047] De acordo com a figura 6C que mostra a caixa 11 aberta sem a tampa; a caixa 11 é compartimentada com três alojamentos 111, 112, 113.
[0048] 0 alojamento central 111 forma a passagem de ar, de baixo acima, acima da abertura 12 na extremidade do canal de aspiração 15, e recebe o dispositivo de aspiração 3. Esta passagem de ar é ocupada, na parte inferior, pelo rotor e seu motor. Acima deste, a passagem é ocupada por um filtro de ar 6, amovível formado por uma carcaça rígida de secção horizontal retangular, de fundo plano e de cimo encurvado.
[0049] Os dois alojamentos 112, 113, de cada lado do alojamento 111 que recebe o filtro 6, são ocupados, um pela caixa de uma bateria 81. 0 outro alojamento, 113, recebe o difusor 4 formado por uma caixa amovível 41 equipada com uma ventoinha 42 e uma carga 45 de matéria difusora e perfumante de modo a perfumar o ar forçado.
[0050] A figura 6D mostra a estrutura da face inferior da tampa 17 e designadamente duas nervuras 177 que o bloqueiam a parte inferior para cooperarem com as divisórias da caixa 11 e separarem os compartimentos 111, 113. Estas nervuras 177 são ladeadas do lado da zona furada 171 por duas chaminés ou alojamentos 178 para os parafusos de fixação da tampa 17 ou caixa 11.
[0051] De um lado, para lá da divisória 177, aparece a zona furada 17 9 de uma saída de ar do compartimento 113 que recebe o difusor 4.
[0052] De um modo mais detalhado, e como mostra a figura 7, a caixa 11 delimita os três compartimentos 111, 112, 113 com a sua parede periférica 114 e duas divisórias 115 que ladeiam o compartimento central 111. A parte de cima da parede periférica 114 tem forma de encaixe longitudinal 1141.
[0053] A tampa 17, cujo bordo de encaixe longitudinal tem uma forma complementar à forma do encaixe longitudinal 1141 da caixa, tapa esta hermeticamente.
[0054] As divisórias 115 que separam os compartimentos 112, 113 e o compartimento 111 da passagem de ar, são munidas de diversas chaminés 1151 cilíndricas, verticais destinadas a receber os parafusos de fixação da tampa 17 que atravessam as passagens de parafuso 178 em posições homólogas.
[0055] Estas chaminés servem igualmente para a fixação e centragem do filtro de ar 6 amovível que apresenta gargantas 61 de forma complementar que recebem as chaminés 1151.
[0056] A figura 8 mostra esquematicamente uma vista lateral de um difusor 4 que serve para perfumar o ar. 0 difusor 4 comporta uma caixa 41 que tem uma forma análoga à da caixa da bateria 31, pelo menos quanto à sua secção uma vez que os dois compartimentos 112, 113 são de modo vantajoso praticamente simétricos em relação au plano de simetria do equipamento. Isto simplifica a realização dos moldes e assim o fabrico.
[0057] 0 difusor 4 comporta uma ventoinha 42 para aspirar o ar através do fundo 43 da caixa 41, chegando o ar pela abertura de aspiração 12. A ventoinha 42 desemboca num caminho de circulação de ar esquematizado pela seta 44.
[0058] 0 caminho de circulação de ar é feito na caixa 41 para fazer passar o ar forçado e lamber a carga de matérias odoríferas 45 antes de sair pelas aberturas 461 da tampa 46; esta fecha a parte superior da caixa 41 de modo amovível para permitir aceder à cavidade 45 que recebe os óleos essenciais ou outras matérias difusoras e odoríferas para fazer a recarga.
[0059] A caixa 41 é bloqueada no seu compartimento 113 por uma ligação pela forma e a ligação da ventoinha 42 faz-se por contactos 48 existentes na caixa 41 e que tocam contactos complementares do compartimento 113. A alimentação da ventoinha 42 é comandada pelo circuito de comando 8 que gere o funcionamento do equipamento.
[0060] 0 circuito de comando 8 (figura 9) é instalado de modo protegido, como descrito, dentro do avançado 13 da base 1, de modo a que esteja na proximidade imediata tanto do detetor de presença atrás da janela 14, como da alimentação elétrica ou bateria 81, do motor do dispositivo de aspiração 3 e do motor do difusor 4. Assim, todos os elementos estão protegidos contra a humidade e as projeções de água e não são submetidos a qualquer desgaste gerado por um movimento dado que as ligações entre o circuito de comando 8, o detetor e os elementos de afixação atrás da janela 14 bem como os motores são ligações estáticas integradas na base 1 e na caixa 11.
[0061] O circuito de comando 8 deteta uma presença sobre o assento 2 ou próximo deste para desencadear o dispositivo de aspiração 3, se for caso disso com uma temporização. O circuito 8 limita a duração de funcionamento do dispositivo de aspiração a uma duração fixa ou regulável e no final da utilização do WC, o circuito 8 comanda eventualmente o funcionamento ou a continuação do funcionamento do dispositivo de aspiração 3 durante uma duração limitada ATI.
[0062] O funcionamento do difusor 4 para perfumar o ar é comandado de acordo com ativação do dispositivo de aspiração 3, para funcionar por exemplo somente após a paragem do dispositivo de aspiração 3 de modo a que este evacue primeiramente os odores filtrando-os no filtro 6, por exemplo com carvão ativado, e seguidamente, uma vez terminado o período de filtragem (Tl, T2) e parado o dispositivo de aspiração 3, o difusor 4 é comandado igualmente de modo temporizado, para libertar um certo volume de ar perfumado.
[0063] O circuito de comando 8 representado esquematicamente na figura 9, é ligado à bateria 81 ou a uma alimentação 82
conectada à rede. As duas soluções podem ser encaradas. O circuito de comando 8 é igualmente ligado ao detetor de presença 83 para comandar a sequência de funcionamento.
[0064] Ele recebe instruções de regulação de um ou dois órgãos de regulação 84, 85 que permitem regular a temporização do dispositivo de aspiração 3 e a regulação da temporização do difusor 4 que perfuma o ar, estando a salda, o circuito de comando 8, ligada ao motor do dispositivo de aspiração 3 e ao motor do difusor 4. Ele comporta igualmente um mostrador 86 para assinalar o nível de carga da bateria 81 e um mostrador 87 para assinalar o esgotamento da carga de matérias odoríferas.
[0065] Um ciclo de funcionamento do equipamento está representado a título de exemplo no diagrama da figura 10. O eixo horizontal representa o eixo do tempo e o eixo vertical, o funcionamento do equipamento.
[0066] A presença de um ocupante é detetada a partir do instante tl até ao instante t2.
[0067] A deteção da presente no instante tl traduz-se pelo desencadeamento do funcionamento do dispositivo de aspiração 3 no instante Tl. (Curva Cl). 0 dispositivo de aspiração 3 funciona até ao instante T2. A temporização ATI corresponde ao tempo durante o qual o dispositivo de aspiração 3 continua a funcionar após o instante t2. A temporização ΔΤ1 é regulável em função de parâmetros definidos pela prática da utilização do equipamento. Esta temporização pode ser mais ou menos longa de acordo com as necessidades para filtrar o ar no volume do WC, a eventual circulação de ar forçado a sua aspiração, etc..
[0068] 0 desencadeamento do difusor 4 para perfumar o ar faz-se no instante Til e termina no instante ΊΊ2. A duração de funcionamento corresponde à temporização ΔΤ11. (Curva C2).
[0069] De acordo com o esquema, o difusor começa a funcionar no instante Til que antecede imediatamente o fim do funcionamento do dispositivo de aspiração 3 no instante T2 ou corresponde a esse instante T2.
[0070] Mas a disposição pode igualmente ser modificada de modo a que o instante Til seja posterior ao instante T2. Em geral, é preferível começar o funcionamento do difusor 4 após a paragem do dispositivo de aspiração 3 para não filtrar o ar perfumado, o que não é o objetivo procurado e, além disso, esgotaria inutilmente a carga de carvão ativado, do filtro 6.
[0071] As diferentes regulações são parâmetros, de preferência, definem-se na prática em particular em função da geometria dos locais.
[0072] Em todo o caso e qualquer que seja o modo de utilização do equipamento, o funcionamento do dispositivo de aspiração 3 e do difusor 4 é protegido e limitado a uma duração máxima, fixada, para não esgotar a alimentação 81, 82.
[0073] O nível da bateria 81 é de preferência afixado pelo mostrador 86 atrás da janela 14. Um mostrador pode assinalar a necessidade de recarregar as baterias ou indicar a necessidade de substituir o filtro. O filtro controla-se de preferência pelo somatório da sua duração de utilização; uma duração limite, conhecida, do filtro afixa então a necessidade da sua substituição por um mostrador atrás da janela 14.
[0074] A carga da bateria ou a sua substituição fazem-se muito simplesmente acedendo ao alojamento 112 da bateria 81 após a remoção da tampa 17.
[0075] A substituição da carga odorífera do difusor 4 faz-se nas mesmas condições.
[0076] Segundo uma variante, a alimentação elétrica 82 faz-se diretamente a partir da rede e respeitando a regulamentação relativa às instalações elétricas dentro de volumes de quartos de banho ou outros.
[0077] Finalmente, a colocação do equipamento de acordo com a invenção faz-se muito simplesmente sobre as bacias de sanita existentes em substituição de um assento. O espaço ocupado pela caixa 11 é muito limitado, podendo também essa caixa, que corresponde praticamente à chapa ou placa de fixação de um assento habitual, pode perfeitamente instalar-se sem dificuldades à frente de um depósito no caso de uma bacia de sanita encimada por um depósito posterior.
NOMENCLATURA 1 base 11 caixa 111 compartimento 112 compartimento 113 compartimento 114 parede periférica 1141 encaixe longitudinal 115 divisória 1151 chaminé 12 orifício de aspiração 13 avançado 14 janela de deteção 15 canal de aspiração 151 alhetas 16 bordo frontal 17 tampa 171 primeira zona furada/saída de ar filtrado 172 cobertura 173 capa 174 segunda zona furada/saída de ar perfumado 175 centro 176 alojamento de parafuso 177 nervura 178 passagem de parafuso 2 assento 21 tampa basculante 211 recorte da tampa basculante 22 face inferior do assento 23 junta 231 ramo da junta 232 ramo da junta 24 bordo posterior 3 dispositivo de aspiração 4 difusor 41 caixa 42 ventoinha 43 fundo 44 seta 45 carga 46 tampa 461 abertura 47 cavidade 48 contacto 5 placa 51 apoio 52 janela 53 suporte trapezoidal 531 janela 532 orifício 54 plaqueta móvel 541 ranhura oblonga 55 pino 56 chaminé 57 vis 6 filtro amovível de ar 61 garganta 7 bacia de sanita 71 furos de fixação 8 circuito de comando 81 bateria 82 alimentação 83 detetor de presença 84 órgão de regulação 85 órgão de regulação 86 mostrador 87 mostrador
Claims (9)
- REIVINDICAÇÕES1. Equipamento de bacia de sanita de WC, em que o equipamento comporta uma base (1) apta a ser fixada à bacia de sanita, em que a base (1) tem uma caixa (11) compartimentada com uma tampa (17) e tem uma abertura de aspiração, em que a base (1) suporta um assento (2) e um dispositivo (3) para aspirar ar da bacia de sanita, em que o dispositivo de aspiração (3) se encontra alojado na caixa (11) compartimentada e compreende um filtro (6), em que uma face inferior do assento está munida de uma junta de estanqueidade pela qual o assento (2) está apto a apoiar-se sobre o bordo da bacia de sanita, em que esta junta é aberta à frente e atrás para permitir a passaqem do ar em direção ao dispositivo de aspiração (3) através da abertura de aspiração feita na (1), em que o dispositivo de aspiração (3) aspira o ar e o injeta através do filtro (6), desembocando da caixa (11) compartimentada em que a base (1) comporta um avançado (13) munido na sua parte superior de uma janela de deteção (14) de presença dirigida para cima do assento (2) e está apta a formar sob a janela de deteção (14) um canal de aspiração (15) com a parte de cima posterior da bacia de sanita, em que o canal de aspiração (15) está apto a desembocar na bacia de sanita, e em que o equipamento comporta adicionalmente um circuito de comando (8) do funcionamento do dispositivo de aspiração (3) e está dotado de um detetor de infravermelhos (83) colocado na janela de deteção (14) e gerindo o funcionamento do dispositivo de aspiração (3), em que a caixa (11) compartimentada comporta ao meio um compartimento (111) que forma uma passagem de ar que o atravessa de baixo acima e situada acima da extremidade do canal de aspiração (15) ocupada pelo dispositivo de aspiração (3), acima do qual se encontra o filtro (6), em que o filtro (6) é um filtro amovível de ar formado por uma carcaça ríqida que contem uma massa filtrante, em que o compartimento (111) do meio é bordejado, de cada lado, por um compartimento (112, 113), um dos quais recebe uma alimentação elétrica (81, 82) e o outro deles recebe um difusor (4) que compreende uma caixa (41) que comporta uma carqa (45) de matérias difusoras e odoríferas, em que a tampa (17) da caixa (11) compartimentada tapa os compartimentos (111,112,113) separando-os de maneira relativamente estanque e comporta aberturas acima da saída do filtro (6), em que o equipamento comporta adicionalmente uma cobertura (172), que encobre as aberturas acima do compartimento (111) do dispositivo de aspiração (3), caraterizado por a caixa (41) do difusor (4) compreender um fundo (43) que se encontra munido de uma entrada de ar encimada por uma ventoinha (42), a saída da ventoinha alimentar uma entrada de um caminho de passagem de ar forçado (44) que passa pela carga (45) de matérias difusoras e odoríferas e a parte superior da caixa (41) do difusor (4) comportar aberturas (461) de saída de ar carregado de matérias odoríferas, a caixa (41) do difusor (4) ter contactos (48), o compartimento (113) que aloja o difusor (4) estar munido de contactos complementares, a ligação da ventoinha (42) ser feita pelos contactos (48) de que a caixa (41) está munida, o difusor (4) tocar nos contactos complementares do compartimento (113) que aloja o difusor (4) , e a alimentação da ventoinha (42) ser comandada pelo circuito de comando (8), a tampa (17) da caixa (11) compartimentada comportar adicionalmente aberturas acima do compartimento (113) que aloja o difusor (4), a cobertura (172) encobrir adicionalmente as aberturas acima do compartimento (113) que aloja o difusor (4).
- 2. Equipamento de bacia de sanita de WC de acordo com a reivindicação 1, caraterizado por o canal de aspiração de ar (15) da parte de baixo de uma placa (5) ter uma forma em V aberto para a bacia de sanita, alhetas (151) que dirigem o fluxo de ar no canal, e uma saida (12), no sentido do dispositivo de aspiração (3) , que é descentrada no sentido da circulação de ar aspirado pelo dispositivo de aspiração (3) .
- 3. Equipamento de bacia de sanita de WC de acordo com a reivindicação 1, caraterizado por o circuito de comando (8) assegurar a temporização para temporizar (ΔΊΊ, ΔΤ11), de maneira regulável, o funcionamento do dispositivo de aspiração (3) e o funcionamento do difusor (4) .
- 4. Equipamento de bacia de sanita de WC de acordo com a reivindicação 3, caraterizado por o circuito de comando (8) comportar órgãos de regulação (84, 85), acessíveis por abertura da caixa (11) compartimentada, para regular a temporização do dispositivo de aspiração (3) e à do difusor (4).
- 5. Equipamento de bacia de sanita de WC de acordo com a reivindicação 1, caraterizado por a base (1) comportar uma placa (5) munida de plaquetas móveis (54) de regulação, apoiadas na parte superior da placa (5) ao nivel das janelas (52) feitas na placa (5) , para adaptar os parafusos de fixação (57) do equipamento à geometria dos furos de fixação (71) da bacia de sanita (7).
- 6. Equipamento de bacia de sanita de WC de acordo com a reivindicação 5, caraterizado por as plaquetas de fixação reguláveis (54) se apoiarem na parte superior da placa (5) por intermédio de suportes (53) em forma de placas dotadas de uma janela (531) correspondente à janela (52) da placa (5) e bordejando-a para transmitir os esforços dos parafusos de fixação (57) e das plaquetas reguláveis (54) à placa (5) .
- 7. Equipamento de bacia de sanita de WC de acordo com a reivindicação 1, caraterizado por - a caixa (11) compartimentada comportar divisórias (115) que debilitam o compartimento (111) do dispositivo de aspiração (3) e seu filtro (6) e o compartimento (113) do difusor (4).
- 8. Equipamento de bacia de sanita de WC de acordo com a reivindicação 7, caraterizado por - a caixa (11) compartimentada ter uma parede periférica (114) munida de um encaixe longitudinal (1141) e - a tampa (17) ter uma parede periférica descendente para se unir hermeticamente ao encaixe longitudinal (1141) da caixa (11) compartimentada,
- 9. Equipamento de bacia de sanita de WC de acordo com a reivindicação 7, caraterizado por a tampa (17) estar munida da cobertura (172) que encobre as aberturas acima da saída do filtro (6) e encobre as aberturas acima do compartimento (113) que aloja o difusor (4), deixando um intervalo em relação à parte de cima da tampa (17) para formar uma fenda periférica de saída de ar.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR1057182A FR2964673B1 (fr) | 2010-09-09 | 2010-09-09 | Equipement de cuvette de wc a diffuseur d'air parfume |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT2614189T true PT2614189T (pt) | 2017-06-30 |
Family
ID=43858448
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT117797498T PT2614189T (pt) | 2010-09-09 | 2011-09-09 | Equipamento de bacia de sanita de wc com difusor de ar perfumado |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP2614189B1 (pt) |
ES (1) | ES2625278T3 (pt) |
FR (1) | FR2964673B1 (pt) |
PT (1) | PT2614189T (pt) |
WO (1) | WO2012032275A1 (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE102021113738A1 (de) * | 2021-05-27 | 2022-12-01 | Hamberger Industriewerke Gmbh | Technikbox und WC |
Family Cites Families (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
ITFI910025A1 (it) * | 1991-01-31 | 1992-07-31 | Promid Srl | Dispositivo per la eliminazione dei cattivi odori del bagno direttamente dal w.c. |
NL1033945C2 (nl) * | 2006-11-03 | 2008-05-08 | Wannie Margreet Wiegman Rootje | Closetpotmoduul en luchtfilter en/of geurdispenser daarvoor. |
FR2911156B1 (fr) * | 2007-01-04 | 2012-07-20 | Ramez Ghadri | Equipement de cuvette wc avec aspiration et filtration de l'air. |
-
2010
- 2010-09-09 FR FR1057182A patent/FR2964673B1/fr not_active Expired - Fee Related
-
2011
- 2011-09-09 EP EP11779749.8A patent/EP2614189B1/fr not_active Not-in-force
- 2011-09-09 ES ES11779749.8T patent/ES2625278T3/es active Active
- 2011-09-09 WO PCT/FR2011/052066 patent/WO2012032275A1/fr active Application Filing
- 2011-09-09 PT PT117797498T patent/PT2614189T/pt unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP2614189A1 (fr) | 2013-07-17 |
ES2625278T3 (es) | 2017-07-19 |
FR2964673A1 (fr) | 2012-03-16 |
FR2964673B1 (fr) | 2012-09-07 |
WO2012032275A1 (fr) | 2012-03-15 |
EP2614189B1 (fr) | 2017-02-15 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US4586201A (en) | Toilet air purifier apparatus | |
US2828953A (en) | Odorant dispenser | |
CN108523723B (zh) | 浴室管理器 | |
US4433441A (en) | Water closet-odor neutralizer | |
KR102288028B1 (ko) | 세면대 하부장 | |
AU2017360115B2 (en) | A toilet seat for reducing the spread of foul air from a person seated on a toilet | |
KR101021096B1 (ko) | 세안장치 | |
KR100378209B1 (ko) | 전기 로스터의 공기순환구조 | |
US6339854B1 (en) | Steam cabinet and method of manufacture | |
PT2614189T (pt) | Equipamento de bacia de sanita de wc com difusor de ar perfumado | |
JP2017072320A (ja) | 送風装置 | |
KR102389874B1 (ko) | 욕실관리기 | |
WO2008131087A1 (en) | Novel toilet air treatment device | |
US20100071120A1 (en) | Toilet bowl assembly with air aspiration and filtration | |
KR20100061939A (ko) | 좌변기용 비데 | |
EP1441631A1 (en) | Toilet seat | |
CN106263635B (zh) | 一种内通风的多层式鞋柜 | |
CN220733949U (zh) | 一种spf级小鼠饲养笼 | |
KR20210120274A (ko) | 휴대용 마스크 살균 보관 케이스 | |
EP4455566A1 (en) | Humidifier | |
KR20130019096A (ko) | 가습기 | |
JP2006087623A (ja) | 浴水循環装置 | |
KR100858285B1 (ko) | 훈증기 | |
JP3107893U (ja) | 浴水循環装置 | |
JP6840915B2 (ja) | 脱臭装置 |