PT2560728E - Sistema de ligação para condutas no sector da medicina - Google Patents

Sistema de ligação para condutas no sector da medicina Download PDF

Info

Publication number
PT2560728E
PT2560728E PT127245637T PT12724563T PT2560728E PT 2560728 E PT2560728 E PT 2560728E PT 127245637 T PT127245637 T PT 127245637T PT 12724563 T PT12724563 T PT 12724563T PT 2560728 E PT2560728 E PT 2560728E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
coding
connector element
sleeve
zone
luer connector
Prior art date
Application number
PT127245637T
Other languages
English (en)
Inventor
Draheim René
Engel Stefan
Original Assignee
Geuder Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Geuder Ag filed Critical Geuder Ag
Publication of PT2560728E publication Critical patent/PT2560728E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61MDEVICES FOR INTRODUCING MEDIA INTO, OR ONTO, THE BODY; DEVICES FOR TRANSDUCING BODY MEDIA OR FOR TAKING MEDIA FROM THE BODY; DEVICES FOR PRODUCING OR ENDING SLEEP OR STUPOR
    • A61M39/00Tubes, tube connectors, tube couplings, valves, access sites or the like, specially adapted for medical use
    • A61M39/10Tube connectors; Tube couplings
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61MDEVICES FOR INTRODUCING MEDIA INTO, OR ONTO, THE BODY; DEVICES FOR TRANSDUCING BODY MEDIA OR FOR TAKING MEDIA FROM THE BODY; DEVICES FOR PRODUCING OR ENDING SLEEP OR STUPOR
    • A61M39/00Tubes, tube connectors, tube couplings, valves, access sites or the like, specially adapted for medical use
    • A61M39/10Tube connectors; Tube couplings
    • A61M2039/1094Tube connectors; Tube couplings at least partly incompatible with standard connectors, e.g. to prevent fatal mistakes in connection

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Pulmonology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Anesthesiology (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Hematology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Quick-Acting Or Multi-Walled Pipe Joints (AREA)
  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "SISTEMA DE LIGAÇÃO PARA CONDUTAS NO SECTOR DA MEDICINA" A presente invenção diz respeito a um conector Luer funcionando como sistema de ligação para condutas no sector da medicina - em particular para condutas de fluidos, condutas em vácuo e condutas de ar comprimido -com um primeiro elemento conector macho apresentando uma zona de ligação distai e um segundo elemento conector fêmea apresentando uma zona de recepção distai, podendo a zona de ligação ser inserida na zona de recepção de modo a ser criada uma firme ligação entre o elemento conector macho e o elemento conector fêmea. Há anos que são já conhecidos em termos práticos sistemas de ligação de tecnologia antecedente ("gattungsbildenden Art"), que são por exemplo usados para ligação de sistemas de tubos. Estes podem consistir em tubos de perfusão, mas também podem por exemplo consistir em tubos de alimentação que abastecem com ar comprimido, ar comprimido pulsado, vácuo, líquidos, etc. os aparelhos necessários para o cirurgião. A título de exemplo, em oftalmologia estes servem para a sucção de líquidos no âmbito da remoção do corpo de lente após a sua desintegração.
Este assim chamado conector Luer consiste num conector Luer fêmea e num conector Luer macho. 0 conector Luer macho apresenta uma peça terminal configurada em forma de cone. Esta pode ser introduzida na abertura do conector Luer fêmea igualmente em forma de cone. Ao ser pressionada a peça terminal do conector Luer macho para dentro da abertura do conector Luer fêmea, é criada uma ligação firme. 0 sistema de ligação de tecnologia antecedente torna-se problemático pelo facto de qualquer um dos elementos conectores poder ser ligados com os outros. Se, por exemplo durante um procedimento cirúrgico, um aparelho que serve para aspirar for inadvertidamente ligado com um tubo de alimentação de ar comprimido, isso pode conduzir a lesões graves. De igual modo, aquando da administração de medicamentos através de uma perfusão, poderá por vezes ter consequências perigosas para o doente a ligação do tubo de perfusão com uma bolsa de perfusão "incorrecta".
Um outro problema reside no facto de duas condutas interligadas poderem ser de novo muito facilmente separadas, quando o conector Luer fêmea e o conector Luer macho tiverem sido pressionados um contra o outro com uma força insuficiente. A titulo de exemplo, durante um procedimento cirúrgico, pode ser acidentalmente libertada a ligação devido a um esforço de tracção exercido sobre uma das condutas. A título de exemplo, a partir dos documentos WO 2008/009946 Al, EP 1 902 747 A2, GB 2 451 891 A, FR 2 924 616 A1, US 2008/0318456 AI e US 2006/0033331 Al são já conhecidos correspondentes sistemas de ligação para condutas no sector da medicina, ou seja conectores Luer. O documento GB 2 379 253 A mostra ainda um sistema de ligação gue consiste num elemento conector macho 16 e num elemento conector fêmea 1. O elemento conector fêmea 1 enrosca-se neste caso, através de uma rosca externa, numa correspondente rosca interna 19 do elemento conector macho 16. A presente invenção baseia-se por conseguinte no objectivo de conceber e desenvolver um sistema de ligação de tecnologia antecedente para condutas no sector da medicina, de tal modo gue possam ser interligados apenas elementos conectores apropriados, devendo ficar assegurada uma firme ligação através de meios construtivamente simples.
De acordo com a invenção, o anterior objectivo é conseguido através de um sistema de ligação para tubos no sector da medicina com as características da reivindicação 1. Nestas circunstâncias, o sistema de ligação de tecnologia antecedente para condutas no sector da medicina é caracterizado por os sulcos serem configurados de forma afunilada na zona terminal.
De acordo com a invenção, foi reconhecido que pode ser evitada de uma maneira surpreendentemente simples a ligação de elementos conectores não apropriados, através de uma codificação dos elementos conectores. Para esse fim, a zona de ligação apresenta uma manga de codificação, de modo que a ligação com um elemento conector fêmea só possa então ser possível quando este apresentar uma superfície de codificação correspondente com a manga de codificação. Fica assim impedida de forma segura, através da manga de codificação, a ligação com um conector Luer fêmea tal como ele é conhecido na tecnologia antecedente. Apenas se deixam interligar aqueles elementos de ligação que comportarem a mesma codificação. 0 utilizador pode ter sempre a certeza de que apenas elementos conectores apropriados serão interligados.
Através da manga de codificação, tem lugar um adicional aperto entre os terminais a serem ligados, nomeadamente entre a superfície da zona de recepção e o lado de dentro da manga de codificação. Através desta medida construtiva, fica garantida uma ligação segura, mesmo quando os elementos conectores tiverem sido pressionados um contra o outro pelo utilizador apenas com pouca força. Fica portanto em grande parte excluída uma libertação acidental da ligação. A manga de codificação será vantajosamente configurada com formato cilíndrico, e pode estender-se pelo menos até à extremidade distai da zona terminal do elemento conector macho. A zona terminal fica assim envolvida pela manga de codificação até à sua extremidade distai.
De uma maneira ainda de acordo com a invenção, a manga de codificação apresenta, no seu lado de dentro, pelo menos um elemento de codificação. 0 elemento de codificação pode-se estender de tal maneira em direcção ao lado de fora do elemento conector macho, que não possa ser introduzido um elemento conector fêmea de tecnologia antecedente entre manga de codificação e elemento conector macho. 0 elemento de codificação é configurado sob a forma de nervura ou barra. A introdução da zona terminal do elemento conector macho na zona de recepção do elemento conector fêmea somente será então possível quando a zona de recepção apresentar uma superfície de codificação correspondente com o elemento de codificação. Torna-se assim impossível a ligação acidental com elementos conectores não apropriados. As nervuras de codificação são configuradas de modo a serem pressionadas sobre a superfície da zona de recepção, na situação de ligação. Graças a esta construção, o elemento conector fêmea fica apertado pelo lado de dentro com o elemento conector macho e pelo lado de fora com a manga de codificação. Isto assegura uma ligação altamente eficaz e segura. A fim de aumentar a capacidade de aperto da manga de codificação, esta pode apresentar no seu lado de fora uma superfície em relevo. Este pode por exemplo ser concebido sob a forma de alhetas, estrias ou barras. 0 utilizador pode assim fazer o ataque do elemento conector à manga de codificação - aquando da ligação, respectivamente libertação - de modo a ficar simplificado o manuseamento, em particular durante a libertação de uma ligação firme. A manga de codificação pode ser concebida como ficando fixa em relação ao elemento conector macho. De um modo vantajoso, a manga de codificação será concebida como fazendo parte integrante do elemento conector macho.
De maneira particularmente vantajosa, a manga de codificação será móvel em relação ao elemento conector macho. A superfície do elemento conector macho pode por exemplo apresentar uma costura saliente ou uma reentrância linear, na qual possa ser fixada a manga de codificação. Daqui resulta a vantagem de a manga de codificação poder ser rodada aquando da ligação do elemento conector, de tal modo que as nervuras de codificação fiquem alinhados para coincidir com correspondentes superfícies de codificação. As nervuras de codificação podem ser configuradas de tal forma que elas desempenhem uma função de pilotagem para alinhar adequadamente a manga de codificação. Para este fim, as nervuras de codificação poderão por exemplo ser afuniladas na sua zona terminal distai. Os elementos conectores não terão então de ser rodados um em relação ao outro aquando da ligação. Isto evita uma inadvertida torção ou dobragem das condutas durante a montagem conjunta dos elementos conectores. A superfície de codificação é constituída através de sulcos, barras ou alhetas. De uma forma vantajosa, estes são de tal modo concebidos que eles contactam de forma deslizante com as nervuras de codificação. Uma outra vantagem reside no facto de a zona de recepção ficar reforçada através dos sulcos, barras ou alhetas. A fim de facilitar ainda mais o manuseamento por parte do utilizador, os elementos conectores macho e fêmea podem por exemplo apresentar uma marcação uniformemente colorida que seja compatível.
De modo particularmente vantajoso, é disponibilizada uma conduta na zona terminal localizada em posição oposta à zona de recepção do elemento conector fêmea. Esta pode por exemplo consistir num tubo de fluidos, tubo em vácuo, ou tubo de ar comprimido. As condutas podem por exemplo ser adesivamente ligadas com o elemento conector fêmea. A fim de impedir que sejam por exemplo puxados tubos ao longo da zona terminal do elemento conector fêmea, esta pode apresentar uma superfície em relevo. Um tubo puxado ao longo da zona terminal de tubo poderá ficar acoplado ao elemento conector fêmea de forma não estanque à pressão, devido a uma superfície de tal forma configurada. A superfície em relevo pode por exemplo ser constituída através de alhetas, estrias ou barras. Uma outra vantagem reside no facto de o manuseamento do elemento conector fêmea ficar substancialmente facilitado graças à superfície mais manuseável.
Existem agora várias possibilidades de conceber e desenvolver vantajosamente os ensinamentos da presente invenção. Para esse efeito, referem-se por um lado as reivindicações subordinadas à reivindicação 1 e, por outro lado, a explicação que se vai seguir para um modelo de realização exemplificativo preferido da invenção, fazendo referência aos desenhos. Em associação com a explicação do modelo de realização exemplificativo preferido da invenção fazendo referência aos desenhos, são também genericamente explicadas configurações preferidas e desenvolvimentos dos ensinamentos. No desenhos, a Figura única é uma representação esquemática de um modelo de realização exemplificativo de uma manga de codificação de acordo com a invenção e de um elemento conector fêmea de acordo com a invenção. A Figura única mostra um modelo de realização exemplificativo de uma manga de codificação 3 de acordo com a invenção, assim como de um elemento conector fêmea 1 de acordo com a invenção. A manga de codificação 3 envolve o primeiro elemento conector macho, não representado. A manga de codificação 3 apresenta, pelo seu lado de dentro 5, dois elementos de codificação 6. Os elementos de codificação 6 são concebidos sob a forma de nervuras de codificação. Na sua extremidade distal, os elementos de codificação 6 são inclinadas radialmente para o lado de fora, de modo que eles possam ser facilmente feitos deslizar ao longo da zona de recepção 2 do elemento conector fêmea 1. 0 lado de fora 7 da manga de codificação 3 é concebido em relevo, a fim de aumentar a capacidade de manuseio para o utilizador. A zona de recepção 2 do elemento conector fêmea 1 apresenta a superfície de codificação 4. Na superfície de codificação 4 são proporcionados diversos sulcos 10, nos quais se encaixam as nervuras de codificação 6. Os sulcos 10 afunilam-se a zona terminal de modo a constituírem um auxílio de inserção para as nervuras de codificação 6. Através desse auxílio de inserção, a manga de codificação 3 será automaticamente rodada aquando da ligação, de tal modo que os elementos de codificação 6 ficam alinhados para coincidir com os sulcos 10.
Na zona terminal 8 do elemento conector fêmea 1 é proporcionada uma abertura 9, na qual é inserido e colado um tubo não representado. A fim de evitar que um tubo possa ser puxado ao longo da zona terminal 8, a zona terminal 8 apresenta uma superfície em relevo. Não poderá assim ser criada qualquer ligação estanque entre a zona terminal 8 e um tubo sobre ela puxado. Para além disso, a superfície em relevo da zona terminal 8 aumenta a capacidade de manuseio do elemento conector fêmea 1 e simplifica portanto o manuseamento.
Na situação de ligação, o elemento conector macho fica localizado no lado de dentro da zona de recepção 2 do elemento conector fêmea 1. A zona de recepção 2 é envolvida pela manga de codificação 3, encostando-se o elemento de codificação 6 de forma firme à superfície de codificação 4.
No que diz respeito a outras configurações vantajosas do sistema de ligação de acordo com a invenção, e a fim de evitar repetições, faz-se referência à parte genérica da descrição bem como às reivindicações.
Por último, é explicitamente salientado que o modelo de realização exemplificativo do sistema de ligação de acordo com a invenção anteriormente descrito serve simplesmente para explicação dos ensinamentos reivindicados, não ficando no entanto estes limitados ao modelo de realização exemplificativo.
Lista de números de referência 1 elemento conector fêmea 2 zona de recepção distai 3 manga de codificação 4 superfície de codificação 5 lado de dentro da manga de codificação 6 elemento de codificação 7 lado de fora do elemento de codificação 8 zona terminal 9 abertura 10 Sulco
Lisboa,14 de Junho de 2016

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Conector Luer funcionando como sistema de ligação para condutas no sector da medicina - em particular para condutas de fluidos, condutas em vácuo e condutas de ar comprimido - com um primeiro elemento conector macho apresentando uma zona de ligação distal e um segundo elemento conector fêmea (1) apresentando uma zona de recepção distai (2), podendo a zona de ligação ser inserida na zona de recepção (2) de modo que: seja criada uma firme ligação entre o elemento conector macho e o elemento conector fêmea (1), em que a zona de ligação apresenta uma manga de codificação (3) e a zona de recepção (2) apresenta uma superfície de codificação (4) correspondente com a manga de codificação (3), em que a manga de codificação (3) apresenta, no seu lado de dentro (5), pelo menos um elemento de codificação (6) configurado como nervura; a superfície de codificação (4) seja constituída por intermédio de sulcos (10); a nervura (6) seja pressionada sobre a superfície da zona de recepção (2), na situação de ligação, para que o elemento conector fêmea (1) fique apertado pelo lado de dentro com o elemento conector macho e pelo lado de fora com a manga de codificação (3), caracterizado por os sulcos (10) serem configurados de forma afunilada na zona terminal.
  2. 2. Conector Luer de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a manga de codificação (3) ser configurada com formato cilíndrico.
  3. 3. Conector Luer de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a manga de codificação (3) apresentar, no seu lado de fora (7), uma superfície em relevo, em particular com alhetas, estrias ou barras.
  4. 4. Conector Luer de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a manga de codificação (3) ser fixa em relação ao elemento conector macho, fazendo de preferência parte integrante do elemento conector macho.
  5. 5. Conector Luer de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a manga de codificação (3) ser móvel em relação ao elemento conector macho.
  6. 6. Conector Luer de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o elemento conector fêmea (1) apresentar uma conduta, na sua zona terminal (8) situada em posição oposta à zona de recepção (2), por exemplo uma conduta de fluidos, ou conduta em vácuo, ou conduta de ar comprimido.
  7. 7. Conector Luer de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a conduta estar ligada de forma adesiva com o elemento conector fêmea (1).
  8. 8. Conector Luer de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por a zona terminal (8) apresentar uma superfície em relevo, em particular com alhetas, estrias ou barras. Lisboa, 14 de Junho de 2016
PT127245637T 2011-02-18 2012-02-16 Sistema de ligação para condutas no sector da medicina PT2560728E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102011011762.8A DE102011011762B4 (de) 2011-02-18 2011-02-18 Luer-Anschluss als Verbindungssystem für Leitungen im medizinischen Bereich

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2560728E true PT2560728E (pt) 2016-06-20

Family

ID=46196973

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT127245637T PT2560728E (pt) 2011-02-18 2012-02-16 Sistema de ligação para condutas no sector da medicina

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2560728B1 (pt)
DE (1) DE102011011762B4 (pt)
ES (1) ES2581345T3 (pt)
PL (1) PL2560728T3 (pt)
PT (1) PT2560728E (pt)
WO (1) WO2012110035A2 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102015211370B3 (de) * 2015-06-19 2016-12-01 Christopher Müller Männlicher und weiblicher Luer-Verbinder und Luer-Verbindungssystem
GB201608603D0 (en) * 2016-05-16 2016-06-29 Medical Device Creations Ltd Improved fluid line connector device
DE102022118626A1 (de) 2022-07-26 2024-02-01 Karl Storz Se & Co. Kg Verbindungsvorrichtung, chirurgisches Instrument

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2410305B (en) 2001-09-04 2005-12-07 Clinical Product Dev Ltd Couplings for medical fluid delivery systems
US7497484B2 (en) 2004-08-11 2009-03-03 Smiths Medical Asd, Inc. Medical coupling system
FR2902867B1 (fr) 2006-06-27 2008-11-28 Eurocave Sa Sa Procede de conservation de produits alimentaires stockes dans une enceinte
GB0614452D0 (en) * 2006-07-20 2006-08-30 Young Peter J Connector system
US8257286B2 (en) 2006-09-21 2012-09-04 Tyco Healthcare Group Lp Safety connector apparatus
US8070189B2 (en) 2007-06-20 2011-12-06 Carefusion 303, Inc. Safety luer connection
GB2451891A (en) 2007-08-17 2009-02-18 Univ Sheffield Hallam Medical fluid connector with features to ensure correct coupling
FR2924616B1 (fr) 2007-12-11 2010-02-12 Axess Vision Technology Appareillage medical avec systeme de connexion et de deconnexion pour un instrument medical separable.

Also Published As

Publication number Publication date
WO2012110035A3 (de) 2012-10-18
WO2012110035A2 (de) 2012-08-23
EP2560728A2 (de) 2013-02-27
DE102011011762B4 (de) 2019-02-21
EP2560728B1 (de) 2016-04-20
ES2581345T3 (es) 2016-09-05
PL2560728T3 (pl) 2016-10-31
DE102011011762A1 (de) 2012-08-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2284085T3 (es) Concectador hembra.
JP5406832B2 (ja) 安全なルアー接続
ES2200421T3 (es) Adaptador para montar un dispositivo de manipulacion de fluidos en un tubo de cateter.
JP4429911B2 (ja) 医療用流体コネクタおよびその使用
ES2230818T3 (es) Acoplamiento de tubo para conectar un vastago rigido tubular a un tubo de cateter flexible.
US9452249B2 (en) Modular driveline
ES2666047T3 (es) Conexiones luer con bloqueo retráctiles
US10149940B2 (en) Connector for fluid, and syringe
ES2755550T3 (es) Dispositivo de pinzado de tejidos
ES2603627T3 (es) Conector de manguito
US7670296B2 (en) Multi-purpose connector for blood pressure measurement equipment
US20030073971A1 (en) Universal connector and method for securing flexible tube assemblies
BRPI0718136B1 (pt) "peça de conexão para um sistema de transferência enteral, sistema de transferência para uma alimentação enteral e arranjo que compreende um sistema de transferência"
BR112012020600B1 (pt) conjunto de conexão segura para um circuito líquido e sua utilização
PT2560728E (pt) Sistema de ligação para condutas no sector da medicina
JPS6320554B2 (pt)
BR112016011279B1 (pt) Montagem de conector médico
BRPI0901739B1 (pt) Montagem de acoplamento a fluido, método de formar acoplamento a fluido, e submontagem pré-montada para acoplamento a fluido de conector rápido
ES2782124T3 (es) Conector de tornillo para sistemas de tubos médicos y sistema de tubos médicos con conector de tornillo
ES2802237T3 (es) Dispositivo de aguja para bloqueo nervioso
US20140324014A1 (en) Safety fluid connector for an extracorporeal fluid line
US20070106265A1 (en) Angled medical connector with height compensator
JP3134238U (ja) メスコネクター
US20200391006A1 (en) Catheter tubing system
JP7082028B2 (ja) コネクタセット、コネクタ、及びコネクタセットの使用方法