PT2501004E - Flange de fixação para condutores - Google Patents

Flange de fixação para condutores Download PDF

Info

Publication number
PT2501004E
PT2501004E PT12159370T PT12159370T PT2501004E PT 2501004 E PT2501004 E PT 2501004E PT 12159370 T PT12159370 T PT 12159370T PT 12159370 T PT12159370 T PT 12159370T PT 2501004 E PT2501004 E PT 2501004E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
outer support
support piece
inner pressure
branches
piece
Prior art date
Application number
PT12159370T
Other languages
English (en)
Inventor
Mostazo Oviedo D Jose Antonio
Original Assignee
Unex Aparellaje Electrico Sl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unex Aparellaje Electrico Sl filed Critical Unex Aparellaje Electrico Sl
Publication of PT2501004E publication Critical patent/PT2501004E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/30Installations of cables or lines on walls, floors or ceilings

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Packaging Of Annular Or Rod-Shaped Articles, Wearing Apparel, Cassettes, Or The Like (AREA)
  • Clamps And Clips (AREA)
  • Supports For Pipes And Cables (AREA)
  • Laying Of Electric Cables Or Lines Outside (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "FLANGE DE FIXAÇÃO PARA CONDUTORES"
Campo da invenção
Esta invenção refere-se a uma flange de fixação para condutores, particularmente uma flange para fixar condutores eléctricos encaminhados em tabuleiros cujo fundo tem ranhuras ou é formado por uma grade, permitindo que os condutores permaneçam fixos nos tabuleiros em qualquer sua posição possível.
Estado da técnica
Onde condutores são encaminhados sobre tabuleiros perfurados, os quais são chapas ou grades de metal ou de plástico, os condutores são fixos no tabuleiro por fitas metálicas flexíveis ou flanges, flanges de gancho ou flanges de grampo.
Relativamente às flanges metálicas flexíveis, existe um grande número de variantes.
Relativamente às flanges de gancho, é feita referência aos documentos ES2021192A6, ES1052347U, DE7120995U e DE29506234U, todos os quais divulgam flanges de gancho feitas de material metálico com uma disposição de acoplamento ao tabuleiro formada como um gancho em forma de L dentado que, para engatar, deve 1 mover-se dentro de um orifício no tabuleiro, normalmente uma fenda, até alcançar uma extremidade desta, após o que a retenção do referido gancho é determinada pelo aperto do gancho dentado em forma de L e pelo esforço de um parafuso de pressão. A retenção não é suficiente contra esforços maiores do que a força de preensão do gancho dentado, e a situação do gancho dentado dentro do orifício do tabuleiro permite-lhe mover-se na sua direcção de desacoplamento. É igualmente conhecido o documento EP0035526, que divulga flanges que são aplicadas especificamente a condutores suspensos. 0 documento DE1838258U mostra uma flange de fixação com uma peça de pressão interior.
Nenhuma destas flanges de gancho conhecidas pode ser considerada segura na sua função, porque a fixação ao tabuleiro está dependente do aperto eficaz do gancho dentado no referido tabuleiro, sem nenhum batente de extremidade para impedir o gancho de deslizar na presença de um esforço maior e, com este, a libertação da flange.
Divulgação da invenção
Para superar os referidos inconvenientes e assegurar que a flange seja fixada no orifício do tabuleiro, sem qualquer folga no bloqueio que permita que a flange seja libertada, foi adoptada a solução em que a flange permanece fixa no orifício do tabuleiro na sua direcção transversal, sem o deslizamento da flange ao longo dos orifícios de fixação do tabuleiro, afectando a estabilidade da flange. 2
De acordo com esta solução, foi desenvolvida uma flange de fixação para condutores, para fixar condutores eléctricos encaminhados em tabuleiros cujo fundo tem ranhuras ou é formado por uma grade, caracterizada por ser feita pela associação de uma peça de suporte exterior formada visivelmente como um "U" invertido, a qual é dotada ao longo de cada dos seus dois ramos com uma abertura longitudinal que é fechada no fundo por um dente com barbela, com os referidos dois dentes com barbela estando um em frente do outro pelo seu anverso activo e projectando-se perpendicularmente para o interior da referida peça de suporte exterior, e uma peça de pressão interior que está alojada no interior da referida peça de suporte exterior, com a referida peça de pressão interior sendo igualmente formada como um "U" invertido, composta por uma cabeça arqueada que é aplicada de um modo deslizante por meio das suas asas às paredes interiores dos referidos ramos da peça de suporte exterior, e por dois ramos que emergem no centro das referidas asas e que têm uma largura e um comprimento apropriados para deslizar sob guiamento através da referida abertura longitudinal na peça de suporte exterior e, no final da sua trajectória através da referida abertura longitudinal, para recobrir nas suas extremidades o lado reverso passivo dos referidos dentes com barbela nos ramos da peça de suporte exterior, com a referida peça de suporte exterior sendo dotada, na sua cabeça, de um casquilho emergente roscado para a passagem rotativa de um veio que activa a referida peça de pressão interior e que é aplicada de um modo libertável pela sua extremidade interior a um alojamento cilíndrico disposto num canal transversal da referida cabeça arqueada da peça de pressão interior. 3
De um modo preferido, a referida peça de suporte exterior e a referida peça de pressão interior são feitas de um material de plástico sintético que é um isolador de electricidade e resistente à corrosão ambiente, e que permite uma ligeira deformação elástica nos referidos ramos da, respectivamente, referida peça de suporte exterior e referida peça de pressão interior, sendo tornados rígidos com nervuras a referida cabeça da peça de suporte exterior, com as referidas nervuras estando dispostas entre a referida cabeça e o referido casquilho emergente roscado, e a intersecção dos ramos da referida peça de pressão interior na cabeça arqueada da referida peça de pressão interior.
De um modo preferido, o referido veio é feito de material de plástico sintético e é dotado, na sua extremidade exterior, de meios de actuação, e na sua extremidade interior, de algum meio para se acoplar à referida peça de pressão interior.
De um modo preferido, os referidos meios de actuação do veio são do grupo compreendendo uma ranhura diametral para receber uma chave de fendas e um elemento facetado hexagonal prismático, considerados individualmente ou nas suas combinações técnicas possíveis.
De um modo preferido, o referido alojamento cilíndrico, proporcionado no canal transversal da cabeça arqueada da peça de pressão interior, e a extremidade interior do referido veio têm meios de acoplamento mútuo libertáveis que permitem ao referido veio rodar e impedem que este se separe acidentalmente do referido alojamento cilíndrico quando se move inversamente à acção de pressão. 4
Em algumas formas de realização, em que a flange de fixação é aplicada a um tabuleiro de condução de condutores eléctricos, a distância entre os anversos activos dos referidos dentes com barbela dos ramos da peça de suporte exterior é igual à distância menor entre dois orifícios justapostos no referido tabuleiro, e a largura dos referidos orifícios no tabuleiro é equivalente à soma da espessura da área que precede a barbela do referido dente com barbela e da espessura das extremidades dos ramos da referida peça de pressão interior.
Breve descrição dos desenhos
Para facilitar a compreensão das ideias apresentadas, divulgando diversos pormenores construtivos, uma forma de realização desta invenção é descrita abaixo com referência aos desenhos em anexo os quais, devido à sua finalidade principalmente ilustrativa, devem ser interpretados como sendo sem quaisquer condições limitativas relativamente à tolerância da reivindicação principal. A Figura 1 representa, numa vista em perspectiva superior, uma forma de realização da flange de fixação para condutores encaminhados em tabuleiros que constitui o objectivo da invenção, a qual está na posição aberta para ser aplicada a um condutor sobre um tabuleiro. A Figura 2 representa, numa vista em perspectiva superior, a flange da figura anterior, numa suposta posição para fixar um condutor. 5 A Figura 3 representa, numa vista em alçado frontal, a flange da Figura 1 localizada sobre um condutor a ser fixo ao tabuleiro sobre o qual o referido condutor está disposto, na posição antes da fixação. A Figura 4 representa, numa vista em alçado frontal, a flange da figura anterior que aperta o condutor, com a peça de suporte exterior sendo acoplada nos orifícios correspondentes do tabuleiro por meio dos dentes com barbela da referida peça de suporte exterior. A Figura 5 representa, numa vista em alçado frontal, a flange da figura anterior em que a peça de pressão interior desceu para recobrir as extremidades dos seus ramos sobre o reverso dos dentes com barbela da peça de suporte exterior, ambos os ramos ocupando entre si a largura dos orifícios de tabuleiro correspondentes.
Descrição pormenorizada de uma forma de realização da invenção
As Figuras 1, 2 e 3 mostram uma forma de realização preferida da flange 1 de fixação de condutores num tabuleiro que foi ilustrada em fragmentos seccionados nas Figuras 3, 4 e 5 sem referências. A flange 1 de fixação é feita pela associação de uma peça 2 de suporte exterior formada visivelmente na forma de um "U" invertido, que tem ao longo de cada dos seus ramos 3 uma abertura 4 longitudinal que é fechada no fundo por um dente 5 com barbela. Os dois dentes 5 com barbela estão em frente um do 6 outro via o seu anverso 5A activo e projectam-se perpendicularmente para o interior da peça 2 de suporte exterior. Uma peça 6 de pressão interior, que está alojada dentro da peça 2 de suporte exterior é, igualmente, formada como um "U" invertido e composto por uma cabeça 7 em arco, que é aplicada de
um modo deslizante por meio das suas asas 7A a paredes 3A interiores de ramos 3 da peça 2 de suporte exterior, e por dois ramos 8 que emergem do centro das referidas asas 7A e que têm uma largura e um comprimento apropriados para deslizar sob guiamento através da abertura 4 longitudinal da peça 2 de suporte exterior e, no final da sua trajectória através da referida abertura 4 longitudinal, para recobrir nas suas extremidades o reverso 5B passivo dos dentes 5 com barbela dos ramos 3 da peça 2 de suporte exterior. Esta peça 2 de suporte exterior é dotada, na sua cabeça 9, de um casquilho 10 roscado, emergente para a passagem rotativa de um veio 11 que actua a peça 6 de pressão interior e que é aplicado de um modo libertável pela sua extremidade 11A interior a um alojamento 12 cilíndrico disposto num canal 13 transversal da cabeça 7 em arco da peça 6 de pressão interior. A peça 2 de suporte exterior e a peça 6 de pressão interior são feitas de um material de plástico sintético que é um isolador de electricidade e resistente à corrosão ambiente , e que permite uma ligeira deformação elástica nos ramos 3 e 8 da, respectivamente, peça 2 de suporte exterior e da peça 6 de pressão interior. A cabeça 9 da peça 2 de suporte exterior é tornada rígida com nervuras 14 dispostas na referida cabeça 9 e entre esta cabeça e o casquilho 10 emergente, roscado. De igual modo, a intersecção de ramos 8 na cabeça 7 em arco da peça 6 de pressão interior, é tornada rígida com nervuras. 7 0 veio 11 é feito de material de plástico sintético e é dotado na sua extremidade 11B exterior de meios de actuação e na sua extremidade 11A interior, de meios para se acoplar à peça 6 de pressão interior, consistindo no referido alojamento 12 cilíndrico disposto num canal 13 transversal da cabeça 7 em arco da peça 6 de pressão interior.
As Figuras 4 e 5 mostram que a distância Dl entre os anversos 5A activos dos dentes 5 com barbela é igual à distância D2 menor entre dois orifícios 15 e 16 justapostos de um tabuleiro 17, e a largura D3 dos referidos orifícios 15 e 16 do tabuleiro 17 é igual à soma da espessura da área que precede a barbela 18 do dente 5 com barbela e da espessura das extremidades dos ramos 8 da peça 6 de pressão interior.
Todas as figuras mostram que o meio de actuação do veio 11 é do grupo compreendendo um sulco 19 diametral para receber uma chave de fendas e um elemento 20 facetado hexagonal prismático para receber uma chave, sendo considerados individualmente ou nas suas combinações técnicas possíveis. O alojamento 12 cilíndrico disposto no canal 13 transversal da cabeça 7 em arco da peça 6 de pressão interior e a extremidade 11A interior do veio 11 são dotados de meios de acoplamento mútuo libertáveis que permitem a rotação do veio 11 e impedem o referido veio de se separar acidentalmente do seu alojamento na cabeça 7 em arco da peça 6 de pressão interior, quando se move inversamente à acção de pressão.
Como mostrado nas Figuras 3, 4 e 5, a distância Dl é ligeiramente maior do que a distância D2, e a distância entre as barbelas 18 é menor do que a distância D2. Estas barbelas 18 são deixadas entrar nos orifícios 15 e 16 graças à flexibilidade elástica dos ramos 3, o que conduz a que as referidas barbelas 18 se separarem na operação de bloqueio nos orifícios 15 e 16.
Como pode ser apreciado na Figura 5, uma vez que a peça 6 de pressão interior se tenha apoiado num condutor 21 encaminhado no tabuleiro 17, graças ao movimento causado pela acção do veio 11, a flange 1 de fixação não pode ser retirada do referido tabuleiro 17, a menos que o veio 11 seja manobrado na direcção de levantar a peça 6 de pressão interior.
Lisboa, 2 de Abril de 2014 9

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Flange (1) de fixação para condutores, para fixar condutores (21) eléctricos encaminhados em tabuleiros (17) cujo fundo tem ranhuras ou formado por uma grade, feita pela associação de uma peça (2) de suporte exterior visivelmente formada como um "U" invertido, que é dotada ao longo de cada um de seus dois ramos (3) de uma abertura (4) longitudinal que é fechada no fundo por um dente (5) com barbela, e uma peça (6) de pressão interior que está alojada dentro da referida peça (2) de suporte exterior, a referida peça (6) de pressão interior sendo igualmente formada como um "U" invertido, consistindo numa cabeça (7) em arco que é aplicada de um modo deslizante por meio das suas asas às paredes (3A) interiores dos referidos ramos (3) da peça (2) de suporte exterior, e em dois ramos (8) que deslizam sob guiamento ao longo da referida abertura (4) longitudinal da peça (2) de suporte exterior e, no final da sua trajectória, recobrem nas suas extremidades os referidos dentes (5) com barbela dos ramos (3) da peça (2) de suporte exterior, com a referida peça (2) de suporte exterior sendo dotada na sua cabeça (9) de um casquilho (10) roscado, emergente, para a passagem rotativa de um veio (11) que actua a referida peça (6) de pressão interior e que é aplicado de um modo libertável pela sua extremidade (11A) interior a um alojamento (12) cilíndrico disposto num canal transversal da referida cabeça (7) em arco da peça (6) de pressão interior, caracterizada por os referidos dentes (5) com barbela estarem em frente uns dos outros pelo seu anverso (5A) activo e se projectarem numa direcção perpendicular para o 1 interior da referida peça (2) de suporte exterior, e por os referidos dois ramos (8) emergirem no centro das referidas asas (7A) e terem uma largura e um comprimento apropriados para deslizar sob guiamento através da referida abertura (4) longitudinal da peça (2) de suporte exterior e, no final da sua trajectória através da referida abertura (4) longitudinal, recobrir nas suas extremidades o reverso (5B) passivo dos referidos dentes (5) com barbela dos ramos (3) da peça (2) de suporte exterior.
  2. 2. Flange (1) de fixação de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a referida peça (2) de suporte exterior e a referida peça (6) de pressão interior serem feitas de um material de plástico sintético que é um isolador de electricidade e resistente à corrosão ambiente, e que permite uma ligeira deformação elástica nos referidos ramos (3, 8), da respectivamente, referida peça (2) de suporte exterior e referida peça (6) de pressão interior, sendo tornada rígida com nervuras (14), a referida cabeça (9) da peça (2) de suporte exterior, as referidas nervuras (14) estando dispostas entre a referida cabeça (9) e o referido casquilho (10) roscado, emergente, e a intersecção de ramos (8) da referida peça (6) de pressão interior na sua cabeça (7) em arco,
  3. 3. Flange (1) de fixação de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizada por o referido veio (11) ser feito de material de plástico sintético e ser dotado na sua extremidade (11B) exterior de meios (19, 20) de actuação e na sua extremidade (11A) interior de meios para acoplamento à referida peça (6) de pressão interior. 2
  4. 4. Flange (1) de fixação de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por os referidos meios de actuação do veio (11) serem do grupo compreendendo uma ranhura (19) diametral para receber uma chave de fendas e um elemento (20) facetado hexagonal prismático, considerados individualmente ou nas suas combinações técnicas possíveis.
  5. 5. Flange de fixação de acordo qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizada por o referido alojamento (12) cilíndrico, disposto no canal transversal da cabeça (7) em arco da peça (6) de pressão interior, e extremidade (11A) interior do referido veio (11) terem meios de acoplamento mútuo libertáveis que permitem ao referido veio (11) rodar e impedem este de se separar acidentalmente do referido alojamento (12) cilíndrico quando se move inversamente à acção de pressão.
  6. 6. Flange (1) de fixação de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5, aplicada a um tabuleiro (17) encaminhando um condutor (21) eléctrico, caracterizada por a distância (Dl) entre os anversos (5A) activos dos referidos dentes (5) com barbela dos ramos (3) da peça (2) de suporte exterior ser igual à distância (D2) menor entre dois orifícios (15, 16) justapostos do referido tabuleiro (17), e a largura (D3) dos referidos orifícios (15, 16) do tabuleiro (17) ser equivalente à soma da espessura da área que precede a barbela (18) do referido dente (5) com barbela e da espessura das extremidades dos ramos (8) da referida peça (6) de pressão interior. Lisboa, 2 de Abril de 2014 3
PT12159370T 2011-03-18 2012-03-14 Flange de fixação para condutores PT2501004E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES201130292U ES1074939Y (es) 2011-03-18 2011-03-18 Brida de anclaje para conducciones

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2501004E true PT2501004E (pt) 2014-04-11

Family

ID=44166426

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT12159370T PT2501004E (pt) 2011-03-18 2012-03-14 Flange de fixação para condutores

Country Status (3)

Country Link
EP (1) EP2501004B1 (pt)
ES (2) ES1074939Y (pt)
PT (1) PT2501004E (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11662041B2 (en) 2019-07-29 2023-05-30 Erico International Corporation Support clip
ES1299216Y (es) 2023-02-13 2023-07-12 Unex Aparellaje Electrico Sl Dispositivo de sujeción para sujetar un cable o un haz de cables a un soporte

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1838258U (de) * 1961-07-01 1961-09-28 Bettermann Elektro O H G U-foermige buegelschelle zur befestigung von kabeln, rohren od. dgl. an c-foermigen ankerschienen.
DE2126861A1 (de) 1971-03-23 1972-09-28 Ingenieursfirma Herbert Lembck Schelle zum Verlegen von Kabeln an aus Profileisen gebildeten Kabel-Traggestellen
ATE10537T1 (de) 1979-09-14 1984-12-15 Stapro Ag Einrichtung zum befestigen von laenglichen installationsteilen - insbesondere profilen und roehren aus kunststoff.
ES2021192A6 (es) 1990-02-20 1991-10-16 Gonzalez Del Campo Ricardo Perfeccionamiento en las bridas para sujecion de cables electricos.
DE29506234U1 (de) 1995-04-08 1995-06-08 Puk-Werke KG Kunststoff-Stahlverarbeitung GmbH & Co, 12057 Berlin Kabelschelle
ES1052347Y (es) 2002-07-22 2003-04-01 Teytel S A Grapa sujetacables perfeccionada

Also Published As

Publication number Publication date
EP2501004A1 (en) 2012-09-19
EP2501004B1 (en) 2014-03-12
ES2452481T3 (es) 2014-04-01
ES1074939U (es) 2011-07-05
ES1074939Y (es) 2011-09-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2428635T3 (es) Terminal mejorado, en particular para disyuntores automáticos
US8480442B2 (en) Clamp for electrical connections
BR112012024450B1 (pt) Fixador de painel capturado
ES2272898T3 (es) Conector electrico con sistemas de facilitacion de diente dual.
ES2549028T3 (es) Dispositivo de alojamiento de fusible, en particular para cajas de conexiones de instalaciones fotovoltaicas
PT1916740E (pt) Aparelho de comutação de instalação e borne de ligação para um aparelho de comutação de instalação
PT2501004E (pt) Flange de fixação para condutores
BR102013030421A2 (pt) Montagem de um dispositivo de conexão
BR102012022299B1 (pt) Dispositivo para acondicionamento de condutores de conexao de unidades de equipamento em um gabinete eletrico equipado com trilhos para montagem das ditas unidades de equipamentos
ES1164633U (es) Dispositivo para sujetar un cable o un haz de cables en una bandeja portacables
PT1967759E (pt) Dispositivo de segurança para unir e tensionar elementos filiformes em geral, a incluir um mecanismo de alta resistência que é guiado ao longo do percurso inteiro do mesmo
BR112013029718B1 (pt) dispositivo de conexão elétrica e processo para a montagem de um condutor elétrico em um dispositivo de conexão elétrica
ES2865188T3 (es) Dispositivo de retención para cables flexibles
US2924806A (en) Electrical locking connector
ES2707233T3 (es) Abrazadera para sujeción de paneles
KR20140145416A (ko) 가공배전선로 활선작업용 신축형 전선 커버
BR112013031546B1 (pt) Contato elétrico, terminal elétrico e dispositivo elétrico
ES1203811U (es) Conjunto de bandeja portacables
ES2330811T3 (es) Borne de conexion electrica y dispositivo de proteccion electrico que comprende un borne como este.
ES2306072T3 (es) Conectador de extremo electrico para un miembro de conducto prefabricado, estanco a las infiltraciones para la distribucion de energia electrica.
PT2009007475W (pt) Dispositivo terminal de ligação e união para cabos eléctricos
ES2949973T3 (es) Elemento de unión, pieza de caja y kit de construcción para la formación de una caja a instalar en un nicho de pared
ES2539129T3 (es) Un contacto de liberación rápida diseñado para ajustarse a una placa de terminales, en particular para un dispositivo de encendido electrónico para aparatos electrodomésticos
ITMI20110996A1 (it) Dispositivo elettrico per il collegamento multiplo di conduttori discontinui
BR112020006714A2 (pt) conjunto para a fixação de unidades substituíveis a uma parede