PT2352337T - Configuração de melhoramentos numa mudança de célula de serviço hs-dsch - Google Patents

Configuração de melhoramentos numa mudança de célula de serviço hs-dsch Download PDF

Info

Publication number
PT2352337T
PT2352337T PT111670279T PT11167027T PT2352337T PT 2352337 T PT2352337 T PT 2352337T PT 111670279 T PT111670279 T PT 111670279T PT 11167027 T PT11167027 T PT 11167027T PT 2352337 T PT2352337 T PT 2352337T
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cell
user equipment
active set
network controller
cells
Prior art date
Application number
PT111670279T
Other languages
English (en)
Inventor
Wager Stefan
Peisa Janne
Original Assignee
ERICSSON TELEFON AB L M (publ)
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by ERICSSON TELEFON AB L M (publ) filed Critical ERICSSON TELEFON AB L M (publ)
Publication of PT2352337T publication Critical patent/PT2352337T/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/0005Control or signalling for completing the hand-off
    • H04W36/0055Transmission or use of information for re-establishing the radio link
    • H04W36/0061Transmission or use of information for re-establishing the radio link of neighbour cell information
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/0005Control or signalling for completing the hand-off
    • H04W36/0055Transmission or use of information for re-establishing the radio link
    • H04W36/0058Transmission of hand-off measurement information, e.g. measurement reports
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/24Reselection being triggered by specific parameters
    • H04W36/30Reselection being triggered by specific parameters by measured or perceived connection quality data
    • H04W36/302Reselection being triggered by specific parameters by measured or perceived connection quality data due to low signal strength
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/02Buffering or recovering information during reselection ; Modification of the traffic flow during hand-off
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/24Reselection being triggered by specific parameters
    • H04W36/30Reselection being triggered by specific parameters by measured or perceived connection quality data

Description

DESCRIÇÃO "Configuração de melhoramentos numa mudança de célula de serviço HS-DSCH"
CAMPO TÉCNICO A presente solução refere-se a um método e configuração num sistema de telecomunicações, em particular, refere-se a um método e configuração para a configuração de um procedimento de mudança de célula de serviço (HSCC) num canal de ligação descendente de alta velocidade partilhado (HS-DSCH) num sistema de telecomunicações.
ANTECEDENTES
Um Sistema de Telecomunicações Móveis Universal (UMTS) ou rede de terceira geração (3G) podem ser separados numa série de componentes principais, em particular, uma ou mais redes de base, que são responsáveis por configurar e controlar as sessões de utilizador, e uma rede de acesso rádio UMTS (UTRAN), que controla o acesso à interface de rádio. A interface entre a UTRAN e o equipamento de utilizador (UE) é assegurada por nós, que podem ser designados por "Nó B" (análogos às estações base em redes 2G/GSM) ou estações base. Os Nós B são responsáveis pela transmissão e receção de dados através da interface de rádio e são controlados por controladores de rede de rádio. Os dados de utilizador e controlo são encaminhados entre uma estação base e uma rede de base através da estação base e dos controladores de rede de rádio. A interface entre uma estação base e um controlador da rede de rádio é designada por interface lub. A interface entre dois controladores de rede de rádio na mesma rede é designada por interface lur. A interface lu transporta tráfego de utilizador (tal como voz ou dados) e informação de controlo, e é principalmente necessária para transferências suaves. Uma transferência suave refere-se a uma característica utilizada pelas normas de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA) e Acesso Múltiplo por Divisão de Código de Banda Larga (WCDMA), em que um equipamento de utilizador, tal como um telefone celular, se encontra simultaneamente ligado a duas ou mais células (ou setores de células) durante uma chamada. Na ligação ascendente (equipamento de utilizador para estação celular), todos os setores de estação celular que estão a suportar ativamente uma chamada numa transferência suave enviam de volta o fluxo continuo de dados que recebem para o controlador de rede de rádio, em conjunto com informações sobre a qualidade dos bits recebidos. 0 controlador de rede de rádio examina a qualidade de todos estes fluxos continuo de dados e escolhe, dinamicamente, o fluxo continuo de dados com a qualidade mais elevada. Mais uma vez, se o sinal se degradar rapidamente, ainda há a possibilidade de um sinal forte se encontrar disponível num dos outros setores de células que suportam a chamada numa transferência suave.
Na UTRAN, o canal de ligação descendente de alta velocidade partilhado (HS-DSCH) não utiliza a transferência suave da mesma forma que os canais dedicados o fazem. Em vez disso, um procedimento denominado mudança de célula de serviço (HSCC) HS-DSCH é utilizado para fazer uma transferência rigida. A transferência suave ainda é utilizada para a ligação ascendente e um conjunto ativo é gerido da mesma forma que para um equipamento de utilizador sem alta velocidade. 0 conjunto ativo compreende todas as células às quais o equipamento de utilizador está ligado numa transferência suave de ligação ascendente. 0 equipamento de utilizador mede continuamente o piloto comum (CPICH) e compreende uma histerese a respeitar durante um determinado periodo de tempo (tempo para desencadeamento). 0 procedimento de atualização de conjunto ativo está esquematicamente ilustrado na Figura 1. 0 procedimento de atualização de conjunto ativo é desencadeado pela notificação la, lb ou lc, 101 de medição informando o controlador 315 de rede de rádio que novas células respeitando os critérios foram adicionadas (notificação la de medição), excluídas (notificação lb de medição) ou substituídas (notificação lc de medição) no conjunto ativo. A notificação la, lb, lc de medição é enviada do equipamento 310 de utilizador para um controlador 315 de rede, e. g., um controlador de rede de rádio de serviço, SRNC. Um controlador 315 de rede de rádio de serviço é um tipo de controlador de rede de rádio servindo um equipamento 310 de utilizador particular e gere as ligações para esse equipamento 310 de utilizador. Durante um funcionamento HS-DSCH, a ligação descendente não se encontra numa transferência suave. Em vez disso, uma das células (tipicamente, a mais forte) no conjunto ativo é marcada como a célula de serviço HS-DSCH atual. 0 controlador 315 de rede executa, então, uma adição 102 de ligação de rádio e configura as ligações de rádio necessárias ao enviar e receber um pedido e resposta de configuração para/de as estações base 350, 307. O controlador 315 de rede transmite a mensagem 105 de atualização de conjunto ativo para o equipamento 310 de utilizador. Quando o equipamento 310 de utilizador recebe a atualização de conjunto ativo do controlador 315 de rede, prepara 106 um processamento, i. e., lê a mensagem e aplica a nova configuração, e. g., adiciona ou exclui uma ligação de rádio. O equipamento 310 de utilizador envia uma mensagem 107 de atualização de conjunto ativa concluída para o controlador 315 de rede confirmando que a atualização de conjunto ativo foi concluída. A duração de um procedimento de atualização de conjunto ativo pode, num exemplo, ser calculada da seguinte forma:
em que
Ttrigla = Tempo para desencadear notificação la de medição = 32 0 ms TUu = atraso Uu (Interface de Rádio) = 100 ms
Tiub = atraso lub (Interface de Controlador de Rede de Rádio -Nó B) = 10 ms
TaSu= Tempo para atualização de conjunto ativo
A sequência de sinalização para um procedimento HSCC (regular) para transferência rigida é esquematicamente mostrada num diagrama combinado de fluxo e sinalização na Figura 2. O equipamento 310 de utilizador realiza uma avaliação 200 de transferência para determinar se uma transferência deve ser realizada. Isso é desencadeado por uma célula vizinha (célula alvo) ser mais forte do que a célula atual (célula de serviço). Uma notificação ld de medição é, então, enviada 201 do equipamento 310 de utilizador para o controlador 315 de rede, e. g., o controlador de rede de rádio de serviço (SRNC), indicando que outra célula no conjunto ativo passou a ser mais forte. Num exemplo, a notificação ld de medição é desencadeada de modo a ser enviada do equipamento de utilizador quando o nível medido de canal de piloto comum (CPICH) da célula alvo for mais forte do que a célula atual por uma determinada histerese para um dado período de tempo, gerido por um parâmetro Ttrigld (tempo para desencadear a notificação ld de medição).
Quando não se consideram possíveis atrasos de processamento no controlador 315 de rede e no equipamento 310 de utilizador (i. e., numa simulação), o atraso do procedimento de mudança de célula, TCc, utilizado pode, num exemplo, ser calculado da seguinte forma:
em que
Tcc = Atraso de procedimento de mudança de célula Ttrigld = tempo para desencadear notificação ld de medição TUu = atraso Uu (Interface de Rádio) = 100 ms
Tiub = atraso lub (Interface de Controlador de Rede de Rádio -Nó B) = 10 ms TActivationTime= Tempo de ativação
Quando o controlador 315 de rede recebe a notificação ld de medição indicando a existência dessa célula mais forte, a rede pode tomar a decisão de mudar a célula de serviço, i. e., tomar uma decisão 202 de transferência. Quando uma mudança de célula é desencadeada, o controlador de rede configura estações base de origem e alvo (mostradas como uma única estação base na figura 2) com a nova configuração e configura o portador de transporte lub. O controlador 315 de rede envia uma mensagem 203 de preparação de reconfiguração de ligação de rádio para as estações base 305, 307 e recebe, em troca, uma mensagem 203 de reconfiguração de ligação de rádio pronta. Depois de ambas as estações base 305, 307 (serviço e alvo) reconhecerem a configuração, o controlador 315 de rede calcula 205 o tempo de ativação para a nova configuração no caso de a comutação para a nova configuração ser um procedimento sincronizado, o que significa que o equipamento 310 de utilizador e o controlador 315 de rede, i. e., controlador de rede de serviço, devem mover-se para a nova configuração ao mesmo tempo. O tempo de ativação é relativo a um número de trama de ligação (CFN). Um deslocamento é necessário para cobrir o tempo necessário para transmitir as mensagens 206 de reconfiguração para o equipamento 310 de utilizador e para as estações base 350, 307. O controlador 315 de rede envia uma mensagem 207 de reconfiguração de canal físico para o equipamento 310 de utilizador. O equipamento 310 de utilizador executa um processamento 206, i. e., lê a mensagem proveniente do controlador 315 de rede e aplica a nova configuração, e. g. , adiciona ou exclui uma ligação 208 de rádio para a transferência e envia uma mensagem 209 de reconfiguração de canal físico para o controlador 315 de rede. Há, no entanto, um problema para os equipamentos 310 de utilizador que se deslocam a alta velocidade, uma vez que a qualidade da ligação da célula de origem (i. e., célula de serviço) pode degradar-se antes de o procedimento de mudança de célula para a célula alvo ser concluído. Se isso acontecer antes de o controlador 315 de rede poder transmitir com sucesso a mensagem 209 de Reconfiguração de Canal Físico, o controlador 315 de rede já não consegue estar em contacto com o equipamento 310 de utilizador e a chamada cairá. São, consequentemente, necessários melhoramentos para o procedimento de mudança de célula de serviço HS-DSCH no que se refere a procedimentos e estruturas de protocolos de rádio, protocolos lub/lur e requisitos de desempenho de equipamentos de utilizador, de estações base e de gestão de recursos de rádio (RRM).
Existem vários melhoramentos do procedimento de mudança de célula de serviço de alta velocidade para reduzir as taxas de perdas, alguns dos quais são resumidamente enunciados abaixo: • Transmissão do comando de transferência na célula alvo. • Retransmissões proactivas para pacotes sensíveis ao atraso, tais como pacotes portadores de rádio de sinalização (SRB). • Comandos de transferência de difusão dupla do Nó B de serviço e do Nó B alvo
Todos os melhoramentos e modificações, incluindo os mencionados acima, para os procedimentos de mudança de célula de serviço HS-DSCH regulares, como exemplificado na Figura 2, são, a seguir, designados por procedimentos de mudança de célula modificados no contexto da descrição da presente solução. Transversal aos melhoramentos acima é que implicam um determinado custo no desempenho do sistema. A difusão dupla reduz a capacidade da rede de rádio e de transporte, as retransmissões proactivas têm custos no que se refere a recursos de rádio e o novo apontamento para a célula alvo requer reserva de recursos em todas as células no conjunto ativo. 0 documento Dl da técnica anterior, XP-002498399, QUALCOMM EUROPE: "Improving Reliability of HS-PDSCH Serving Cell Change Procedure ", 11 de fevereiro de 2008 (2008-02-11), 3GPP TSG-RAN WG1 #52, Rl-080815, PÁGINA(S) 1-8, divulga propostas para melhorar o procedimento de mudança de célula de serviço HS-DSCH.
SUMÁRIO É, assim, um objetivo da presente solução proporcionar uma solução melhorada para a configuração de um procedimento de Mudança de Célula de Serviço (HSCC) num canal de ligação descendente de alta velocidade partilhado (HS-DSCH) num sistema de comunicações.
Pelo menos, um dos objetivos acima mencionados é obtido com os métodos ou nó de acordo com os aspetos e formas de realização exemplificativos da solução descrita no presente documento.
Outros objetivos e vantagens são evidentes a partir da descrição que se segue.
Os objetivos estabelecidos acima são alcançados ao proporcionar métodos e configurações como definidos nas reivindicações.
Depois de uma célula vizinha mais forte detetada ser associada à lista recebida de células submetidas ao procedimento de mudança de célula modificado, o procedimento de mudança de célula modificado é configurável a um nivel celular. Desta forma, tais melhoramentos são apenas utilizados em células onde problemas com o desempenho de procedimento de mudança de células são monitorizados e, portanto, o custo dos melhoramentos em termos de capacidade do sistema pode ser minimizado. Outra vantagem é que um procedimento de mudança de célula modificado é adaptável em função do desempenho da célula alvo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A solução irá, agora, ser ainda descrita com mais pormenor na descrição detalhada que se segue recorrendo aos desenhos anexos que ilustram formas de realização da solução e em que: a FIG. 1 é um diagrama de fluxograma e sinalização combinado que ilustra um procedimento de atualização de conjunto ativo da técnica anterior. A FIG. 2 é um diagrama de fluxograma e sinalização combinado que ilustra um procedimento da técnica anterior para uma mudança de célula de serviço HS-DSCH. A FIG. 3 é um diagrama de blocos esquemático que ilustra uma rede de comunicação sem fios. A FIG. 4 é um diagrama de fluxograma e sinalização combinado que retrata um método para configurar um procedimento de mudança de célula a utilizar para transferência. A FIG. 5 é um fluxograma que ilustra formas de realização de um método num equipamento de utilizador. A FIG. 6 é um fluxograma que ilustra formas de realização de um método num controlador de rede. A FIG. 7 é um diagrama de blocos esquemático que ilustra formas de realização de uma configuração de equipamento de utilizador. A FIG. 8 é um diagrama de blocos esquemático que ilustra formas de realização de um controlador de rede.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Basicamente, a presente solução refere-se a um método que permite a aplicação de melhoramentos de mudança de célula de serviço (HSCC) num canal de ligação descendente de alta velocidade partilhado (HS-DSCH) apenas a determinadas células, e. g. , células nas quais foram detetados alguns problemas de desempenho. Daqui em diante, o termo "procedimento de mudança de célula" é utilizado para definir um procedimento de mudança de célula de serviço (HSCC) num canal de ligação descendente de alta velocidade partilhado (HS-DSCH) . A informação necessária para isso é transmitida para o equipamento 310 de utilizador (UE) através do procedimento de atualização de conjunto ativo ou através do canal de controlo de radiodifusão. A ideia básica da presente solução é, assim, permitir que a utilização de melhoramentos de mudança de célula seja configurável a um nivel celular. Desta forma, tais melhoramentos são utilizados apenas em células onde problemas com o desempenho de mudança de célula são monitorizados e, portanto, o custo dos melhoramentos em termos de capacidade do sistema pode ser minimizado. Também melhoram a fiabilidade de mudança de célula em células dificeis. Em mais detalhe, a solução compreende duas formas de realização alternativas para configurar se se deve aplicar um procedimento de mudança de célula regular ou modificado (i. e., especial ou rápido) por um equipamento de utilizador numa transferência para uma determinada célula. Daqui em diante, serão utilizados os termos "procedimento de mudança de célula regular" e "procedimento de mudança de célula modificado". O melhoramento de mudança de célula particular que é selecionado é, em principio, transparente para a presente solução. A O problema resolvido é aproveitar os melhoramentos de mudança de célula configuráveis a um nivel celular. Um equipamento de utilizador envia um pedido para a rede para adicionar novas células a um conjunto ativo. Como mencionado acima, o conjunto ativo compreende todas as células a que o equipamento de utilizador está ligado numa transferência suave de ligação ascendente. O equipamento de utilizador, em seguida, recebe, de volta, uma atualização de conjunto ativo compreendendo uma lista de células a adicionar ao conjunto ativo e uma lista de células com as quais se deve utilizar um procedimento de mudança de célula modificado para transferência. Quando um equipamento de utilizador deteta que uma célula no conjunto ativo é mais forte do que a célula de serviço atual, satisfazendo, assim, o critério para o evento ld, associa a nova célula alvo indicada à lista recebida de células com as quais o procedimento de mudança de célula modificado deve ser utilizado. Se se verificar que a célula alvo está associada com a lista, o procedimento de mudança de célula modificada é aplicado para a transferência para a célula alvo. A Figura 3 mostra uma rede 300 de comunicações sem fios utilizando tecnologias tais como, e. g., UTRAN. A rede 300 de comunicações sem fios compreende estações base servindo células, tais como uma estação base 305 servindo uma célula 320 e uma estação base 307 servindo a célula 308. As estações base 305 e 307 são estações base de rádio, e. g. , numa rede de acesso de rádio, e podem ser designadas por Nó B. A estação base 305 está configurada de modo a comunicar sem fios com um equipamento 310 de utilizador, e. g. , através de transmissores e recetores de radiofrequência, que também podem ser responsáveis pela transmissão e receção de dados através de uma interface 312 de rádio. O equipamento 310 de utilizador pode ser designado por dispositivo de nó. A rede 300 de comunicações sem fios compreende, ainda, um controlador 315 de rede de rádio adaptado para controlar as estações base 305, 307 e outras estações base ligadas ao mesmo. O controlador 315 de rede de rádio é o ponto de contacto para o equipamento 310 de utilizador para a rede 300 de comunicação. O controlador 315 de rede está ligado a uma rede 316 de base disponibilizando serviços ao equipamento 310 de utilizador. O equipamento 310 de utilizador desloca-se da célula 306 para a célula 308 vizinha. O equipamento 310 de utilizador utiliza procedimentos de mudança de célula para se deslocar entre células quando é detetada uma célula vizinha mais forte. Quando o equipamento 310 de utilizador utiliza HS-DSCH, utiliza um procedimento de mudança de célula de alta velocidade que é modificado ou regular. Um procedimento regular de mudança de célula é tal como descrito acima e o procedimento de mudança de célula modificado é um procedimento que só pode ser utilizado em células em que problemas com o desempenho de HSCC são monitorizados.
Como mencionado acima, existem vários melhoramentos, designados no presente documento como procedimentos de mudança de célula modificados, do procedimento de mudança de célula de serviço de alta velocidade para reduzir as taxas de perdas, três dos quais são descritos resumidamente a seguir:
Transmitir o comando de transferência na célula alvo. Neste melhoramento, o comando de mudança de célula é transmitido na célula alvo, ao contrário da célula 306 de serviço no procedimento de mudança de célula HS-DSCH regular na figura 2. Isso melhora a robustez em casos em que a qualidade da célula 306 de serviço se degrada antes de o comando ser transmitido. A transmissão do comando na célula 308 alvo recentemente relatada como a célula mais forte no conjunto ativo melhora a probabilidade de uma transmissão com sucesso.
Retransmissões proactivas para pacotes sensíveis ao atraso, tais como pacotes portadores de rádio de sinalização (SRB). A mensagem RRC incluindo o comando de mudança de célula de serviço HS-DSCH é transmitida em SRB. Os SRB empregam RLC de Modo com Confirmação de Receção, i. e., são suportadas retransmissões de RLC. Normalmente, as retransmissões são desencadeadas quando o recetor deteta um pacote ausente e envia uma notificação de ESTADO para o transmissor, ou quando um temporizador de sondagem expira no lado do transmissor. No entanto, este procedimento de retransmissão aumenta o atraso e, no caso de uma deterioração da célula 306 de serviço, as possibilidades de retransmissões com sucesso são reduzidas ao longo do tempo. Assim, se o transmissor, de forma proactiva, realizar retransmissões de pacotes SRB, e. g., em TTI consecutivos, a robustez do comando de mudança de célula HS-DSCH seria aumentada. Um inconveniente deste sistema é, no entanto, que o consumo de recursos também é aumentado na medida em que muitas das retransmissões proactivas seriam desnecessárias.
Comandos de transferência de difusão dupla do Nó B de serviço e do Nó B alvo. Este melhoramento é semelhante ao primeiro melhoramento. Neste caso, o comando de mudança de célula HS é transmitido na célula 306 de origem e na célula 308 alvo para maximizar a probabilidade de uma transmissão com sucesso. Em comparação com o primeiro melhoramento, isso deve conferir ainda maior robustez às mudanças da qualidade na célula 306 de origem e célula 308 alvo desde que a notificação de medição é gerada até ao momento em que o comando de mudança de célula HS é transmitido.
Todos estes melhoramentos aplicam-se aos procedimentos de mudança de célula em todas as células e referem-se aqui, como mencionado acima, a procedimentos de mudança de célula modificados. No entanto, a presente solução aplica o procedimento de mudança de célula modificado apenas a determinadas células. Um procedimento de mudança de célula modificado aplicado apenas a determinadas células, e. g. , células nas quais foram detetados alguns problemas de desempenho. Desta forma, tais melhoramentos são utilizados apenas em células onde problemas com o desempenho de mudança de célula são monitorizados, o que melhora a fiabilidade da mudança de célula em células difíceis e, portanto, o custo dos melhoramentos em termos de capacidade do sistema é minimizado.
No procedimento de mudança de célula, o equipamento 310 de utilizador utiliza uma lista de conjunto ativo de células. A lista de conjunto ativo de células compreende uma lista de células para as quais o equipamento 310 de utilizador se pode deslocar desde a célula 306 de serviço. A Figura 4 é um diagrama de fluxograma e sinalização combinado que retrata um exemplo de um método para configurar um procedimento de mudança de célula a utilizar para transferência. O método compreende os passos seguintes:
Passo 401 O equipamento 310 de utilizador envia um pedido para o controlador 315 de rede para adicionar uma nova célula, uma nova célula x, que pode ser uma célula mais forte, ao conjunto ativo. A nova célula x pode, e. g., ser a célula 308. Este passo pode ser realizado como na técnica anterior descrita acima. O pedido pode ser desencadeado por medições num piloto comum (CPHICH), e em que o evento de desencadeamento compreende uma histerese a respeitar ao longo de um determinado periodo de tempo (tempo para o desencadeamento).
Passo 402
Como resposta ao pedido no passo 401, o controlador 315 de rede envia uma mensagem de atualização de conjunto ativo, e. g. , do controlo de recursos de rádio (RRC), para o equipamento 310 de utilizador. A mensagem de atualização de conjunto ativo compreende informações sobre a adição da célula x à lista de conjunto ativo de células armazenada no equipamento 310 de utilizador. Para melhorar a fiabilidade de mudança de célula em células difíceis, a mensagem de atualização de conjunto ativo indica, ainda, se se deve utilizar o procedimento regular ou modificado de mudança de célula na célula 308 alvo. A mensagem de atualização de conjunto ativo pode, numa forma de realização da presente solução, compreender um elemento de informação compreendendo uma lista de todas as células vizinhas para a qual se deve utilizar o procedimento de mudança de célula modificado. Em alternativa, um novo elemento de informação pode ser adicionado para cada célula na lista de células adicionadas, indicando se se deve utilizar o procedimento modificado ou regular de mudança de célula na célula correspondente. Em algumas formas de realização, isso pode ser sinalizado através da inclusão de um elemento de informação, "informação de pré-configuração de célula alvo", na correspondente "informação de adição de ligação de rádio". A informação de pré-configuração de célula alvo pode, também, incluir informação necessária pelo equipamento 310 de utilizador para aceder à célula 308 alvo. Um elemento de informação é um campo numa mensagem de controlo de recursos de rádio que transporta informação. O controlador 315 de rede pode, por exemplo, utilizar um registo de chamadas perdidas armazenado no controlador 315 de rede, dado que uma chamada perdida numa célula pode implicar problemas nessa célula que requerem a utilização de um procedimento de mudança de célula modificado para uma transferência rigida para essa célula 308 alvo.
Passo 403 O equipamento 310 de utilizador envia uma mensagem 403 de atualização de conjunto ativo concluída para o controlador 315 de rede, confirmando que a atualização do conjunto ativo foi concluída.
Passo 404
Quando o equipamento 310 de utilizador tiver concluído o procedimento de atualização de conjunto ativo, pode enviar, e. g., por sinalização de controlo de recursos de rádio, para o controlador 315 de rede, uma notificação de medição indicando a presença de uma "célula mais forte", que, neste exemplo, é a célula 308. O evento de desencadeamento para enviar a notificação pode ser, por exemplo, o evento ld, i. e., que o equipamento 310 de utilizador tem medido uma maior intensidade de sinal de um nivel de canal de piloto comum (CPICH) na célula 308 vizinha compreendida no conjunto ativo de células do que no da atual célula 306 de serviço. Antes de o equipamento 310 de utilizador transmitir a notificação ld de medição, determina se a célula 308 alvo está configurada para um procedimento de mudança de célula modificado ou um processo de mudança de célula regular ao detetar/verificar se a célula 308 alvo se encontra presente na lista anteriormente recebida de células nas quais se utiliza o procedimento de mudança de célula modificado. O conteúdo da notificação de medição pode ser diferente dependendo se se utiliza o procedimento de mudança de célula modificado ou regular.
Numa forma de realização alternativa, a informação sobre se se aplica um procedimento de mudança de célula modificado ou regular numa célula particular é radiodifundida para equipamentos 310 de utilizador num bloco de informação de sistema (SIB) do canal de controlo de radiodifusão (BCCH). Como para o caso de atualização de conjunto ativo, um elemento de informação é, então, adicionado, contendo uma lista de células vizinhas para as quais se deve utilizar o procedimento de mudança de célula modificado numa transferência.
Passo 405 O controlador 315 de rede recebe a notificação de medição e pode executar uma decisão de transferência com base na notificação de medição recebida.
Passo 406 O controlador 315 de rede pode, então, configurar a estação base 305 de serviço e a estação base 307 alvo com a nova configuração, e configurar o portador de transporte lub. 0 controlador 315 de rede pode executar isso ao enviar uma mensagem de preparação de reconfiguração de ligação de rádio para a estação base 305 de serviço e a 307 alvo.
Passo 407 O controlador 315 de rede pode receber, em troca, uma mensagem de reconfiguração de ligação de rádio pronta da estação base 305 de serviço e da estação base 307 alvo.
Passo 408
Quando a estação base 305 de serviço e estação base 307 alvo confirmarem a receção da configuração ao enviar a mensagem de reconfiguração pronta, o controlador 315 de rede pode calcular o tempo de ativação (e. g., Tasu) para a nova configuração no caso de a comutação para a nova configuração ser um procedimento sincronizado, o que significa que o equipamento 310 de utilizador e o controlador 315 de rede se devem deslocar para a nova configuração ao mesmo tempo. O tempo de ativação está relacionado com um número de trama de ligação (CFN). No caso de o procedimento não ser sincronizado, não se utiliza qualquer tempo de ativação.
Passo 409 O controlador 315 de rede pode enviar um compromisso de reconfiguração de ligação de rádio para as estações base de serviço e alvo 305, 307.
Passo 410 O controlador 315 de rede pode enviar uma mensagem de reconfiguração de canal fisico para o equipamento 310 de utilizador. A mensagem indica ao equipamento 310 de utilizador que deve ser configurado para a célula 308 vizinha mais forte.
Passo 411
No caso de se utilizar o procedimento de mudança de célula modificado, a estação base 307 alvo também pode programar o equipamento 310 de utilizador no HS-SCCH, indicando, assim, ao equipamento 310 de utilizador que a mudança de célula pré-configurada foi aprovada pelo controlador 315 de rede. Deste modo, a fiabilidade do procedimento de mudança de célula é melhorada no caso de o nivel de sinal da célula de origem se ter deteriorado, e. g.r no caso de equipamentos de utilizador em movimento rápido, ou devido a efeitos de esquinas em ruas, ou outros semelhantes.
Passo 412 O equipamento 310 de utilizador prepara um processamento, i. e., lê a mensagem de reconfiguração proveniente do controlador 315 de rede ou a informação de pré-configuração no caso de ter recebido a ordem de HS-SCCH de célula alvo.
Passo 413 O equipamento 310 de utilizador, em seguida, executa a transferência. Se se utilizar o procedimento sincronizado, a execução de transferência é realizada no tempo de ativação calculado.
Passo 414 O equipamento 310 de utilizador pode enviar uma mensagem de reconfiguração de canal fisico concluída para o controlador 315 de rede após a transferência ter sido concluída. O método descrito acima irá, agora, ser descrito da perspetiva do equipamento 310 de utilizador. A Figura 5 é um fluxograma que descreve o método presente no equipamento 310 de utilizador para a configuração de um procedimento de mudança de célula a utilizar para uma transferência numa rede 300 de comunicações sem fios. Como mencionado acima, o equipamento 310 de utilizador está situado na célula 306 de serviço. O equipamento 310 de utilizador compreende uma lista de conjunto ativo de células, a lista de conjunto ativo de células compreende uma lista de células para as quais o equipamento 310 de utilizador se pode deslocar a partir da célula 306 de serviço. O método compreende, ainda, os seguintes passos a executar pelo equipamento 310 de utilizador:
Passo 501 O equipamento 310 de utilizador envia um pedido para o controlador 315 de rede compreendido na rede 300 de comunicações sem fios para adicionar, pelo menos, mais uma célula ao conjunto ativo.
Passo 502 O equipamento 310 de utilizador recebe a atualização de conjunto ativo solicitada ao controlador 315 de rede. A atualização de conjunto ativo compreende a lista de, pelo menos, uma outra célula a adicionar ao conjunto ativo e uma lista de células para as quais se deve utilizar um procedimento de mudança de célula modificado para transferência.
Em algumas formas de realização a mensagem de atualização de conjunto ativo pode ser transmitida através de sinalização de controlo de recursos de rádio.
Em algumas formas de realização, o procedimento de mudança de célula é um procedimento de mudança de célula de serviço de alta velocidade.
Passo 503 O equipamento 310 de utilizador deteta uma célula 308 vizinha que é mais forte do que uma atual célula 306 de serviço.
De acordo com algumas formas de realização, a célula 308 mais forte pode ser detetado por um equipamento 310 de utilizador medindo uma intensidade de sinal mais elevada numa célula 308 vizinha comparada com a da atual célula 306 de serviço.
Em algumas formas de realização, o sinal medido pode ser um piloto comum.
Passo 504 O equipamento 310 de utilizador, em seguida, associa a célula 308 vizinha mais forte detetadas à lista recebida de células submetidas ao procedimento de mudança de célula modificado.
Passo 505 O equipamento 310 de utilizador aplica o procedimento de mudança de célula modificado para a transferência para a célula 308 vizinha mais forte se se verificar que a célula 308 vizinha mais forte corresponde a uma célula na lista.
Passo 506
Este é um passo opcional. Em algumas formas de realização, o equipamento 310 de utilizador pode aplicar um procedimento de mudança de célula regular para a transferência se se verificar que a célula 308 vizinha mais forte não está associada.
Em algumas formas de realização, o procedimento de mudança de célula modificado pode compreender o envio do comando de mudança de célula através da célula 308 vizinha mais forte.
Em algumas formas de realização, as células às quais é aplicado um procedimento de mudança de célula modificado podem ser sinalizadas através da inclusão de um elemento de informação, "informação de pré-configuração de célula alvo", na correspondente " informação de adição de ligação de rádio". O método descrito acima irá, agora, ser descrito da perspetiva do controlador 315 de rede. A Figura 6 é um fluxograma que descreve o presente método no controlador 315 de rede para a configuração de um procedimento de mudança de célula a utilizar para uma transferência numa rede 300 de comunicações sem fios. O controlador 315 de rede está ligado a um equipamento 310 de utilizador situado numa célula 306 de serviço. O equipamento 310 de utilizador compreende um conjunto ativo de células, em que esse conjunto ativo de células compreende uma lista de células para as quais o equipamento 310 de utilizador se pode deslocar a partir da célula 306 de serviço. O método compreende, ainda, os seguintes passos a executar pelo controlador 315 de rede:
Passo 601 O controlador 315 de rede recebe um pedido de um equipamento 315 de utilizador para adicionar, pelo menos, uma nova célula a um conjunto ativo.
Passo 602 O controlador 315 de rede envia uma atualização de conjunto ativo para o equipamento 315 de utilizador. A atualização de conjunto ativo compreende uma lista de células a adicionar ao conjunto ativo e uma lista de células para as quais se deve utilizar um procedimento de mudança de célula modificado para transferência.
Para executar os passos do método ilustrado na figura 5 para a configuração de um procedimento de mudança de célula a utilizar para transferência numa rede 300 de comunicações sem fios, o equipamento 310 de utilizador compreende uma configuração 700 de equipamento de utilizador como mostrado na Figura 7. O equipamento 310 de utilizador está configurado para ser ligado a um controlador 315 de rede e o equipamento 310 de utilizador está situado numa célula 306 de serviço. O equipamento 310 de utilizador compreende um conjunto ativo de células armazenado numa memória 710, compreendendo esse conjunto ativo de células uma lista de células para as quais o equipamento 310 de utilizador se pode deslocar a partir da célula 306 de serviço. A configuração 700 de equipamento de utilizador compreende um emissor 720 configurado para enviar um pedido para o controlador 315 de rede através de uma interface 312 para adicionar, pelo menos, mais uma célula a um conjunto ativo. A configuração 700 de equipamento de utilizador também compreende um recetor 730 configurado para receber uma atualização de conjunto ativo do controlador 315 de rede, compreendendo a atualização de conjunto ativo uma lista de células a adicionar ao conjunto ativo e uma lista de células para as quais se deve utilizar um procedimento de mudança de célula modificado para transferência, sendo as listas armazenadas na unidade 710 de memória. Também compreende um detetor 740 configurado para detetar uma célula 308 vizinha que é mais forte do que uma atual célula 306 de serviço e um processador 750 configurado para associar a célula 308 vizinha mais forte detetada à lista recebida de células submetidas ao procedimento de mudança de célula modificado e para aplicar o procedimento de mudança de célula modificado para a transferência à célula 308 vizinha mais forte se se verificar que a célula vizinha mais forte corresponde a uma célula na lista.
Para executar os passos do método ilustrado na figura 6 para a configuração de um procedimento de mudança de célula a utilizar para uma transferência numa rede 300 de comunicações sem fios, o controlador 315 de rede compreende uma configuração 800 de controlador de rede como mostrado na Figura 8. O controlador 315 de rede é configurado de modo a configurar um procedimento de mudança de célula a utilizar para uma transferência na rede 300 de comunicações sem fios e o controlador 315 de rede está configurado para ser ligado a um equipamento 310 de utilizador situado numa célula 306 de serviço. O equipamento 310 de utilizador compreende um conjunto ativo de células, compreendendo esse conjunto ativo de células uma lista de células para as quais o equipamento 310 de utilizador se pode deslocar a partir da célula 306 de serviço. A configuração 800 de controlador de rede compreende um recetor 810 configurado para receber, 601, um pedido de um equipamento 315 de utilizador para adicionar, pelo menos, mais uma célula a um conjunto ativo; e um emissor 820 configurado para enviar, 602, uma atualização de conjunto ativo para o equipamento 315 de utilizador, compreendendo a atualização de conjunto ativo uma lista de células a adicionar ao conjunto ativo e uma lista de células para as quais se deve utilizar um procedimento de mudança de célula modificado para transferência. O presente mecanismo para configurar um procedimento de mudança de célula a utilizar para uma transferência numa rede de comunicações sem fios pode ser implementado por meio de um ou mais processadores, tais como um processador 750 retratado na Figura 7, em conjunto com um código de programa de computador para executar as funções da presente solução. O código de programa compreende conjuntos de instruções para: — enviar uma notificação de medição com pedidos para adicionar, pelo menos, mais uma célula a um conjunto ativo; — receber uma atualização de conjunto ativo do controlador 315 de rede, compreendendo a atualização de conjunto ativo uma lista de células a adicionar ao conjunto ativo e uma lista de células para as quais se deve utilizar um procedimento de mudança de célula modificado para transferência; — detetar uma célula 308 vizinha que é mais forte do que uma atual célula 306 de serviço; — associar a célula 308 vizinha mais forte detetada à lista recebida de células submetidas ao procedimento de mudança de célula modificado; e para — aplicar o procedimento de mudança de célula modificado para a transferência à célula 308 vizinha mais forte se se verificar que a célula 308 vizinha mais forte corresponde a uma célula na lista. O código de programa acima mencionado pode, também, ser disponibilizado como um produto de programa de computador, por exemplo, sob a forma de um suporte de dados que transporta o código de programa de computador para a execução da presente solução quando está a ser carregado no equipamento 310 de utilizador. Um tal suporte pode ter a forma de um disco CD-ROM. No entanto, é viável com outros suportes de dados, tais como uma memória USB. O código de programa de computador pode, além disso, ser disponibilizado como um código de programa puro num servidor e descarregado remotamente para o equipamento 310 de utilizador.
Uma vantagem das formas de realização preferidas da presente solução é que os melhoramentos de mudança de célula podem ser aplicados com um impacto minimo sobre a capacidade do sistema.
Meios mencionados na presente descrição podem ser meios de software, meios de hardware ou uma combinação de ambos. A matéria descrita não está, naturalmente, limitada às formas de realização acima descritas, mas pode ser modificada no âmbito do conceito genérico da solução.
Lisboa, 2017-02-20

Claims (21)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - Método num equipamento (310) de utilizador para a configuração de um procedimento de mudança de célula a utilizar para uma transferência numa rede (300) de comunicações sem fios, estando o equipamento (310) de utilizador situado numa célula (306) de serviço, compreendendo o equipamento (310) de utilizador uma lista de conjunto ativo de células, em que essa lista de conjunto ativo de células compreende uma lista de células para as quais o equipamento (310) de utilizador se pode deslocar a partir da célula (306) de serviço, compreendendo o método: - enviar (501) uma notificação de medição para um controlador (315) de rede compreendido na rede (300) de comunicações sem fios informando o controlador (315) de rede que pode adicionar, pelo menos, mais uma célula a um conjunto ativo; - receber (502) uma atualização de conjunto ativo do controlador de rede (315), compreendendo a atualização de conjunto ativo informação sobre, pelo menos, uma outra célula a adicionar ao conjunto ativo e em que a atualização de conjunto ativo compreende, ainda, um elemento de informação indicando se a, pelo menos uma, outra célula vai ser adicionada a uma lista de célula para as quais se deve utilizar um procedimento de mudança de célula modificado para transferência; - detetar (503) uma célula (308) vizinha que é mais forte do que uma célula (306) de serviço atual; - associar (504) a célula (308) vizinha mais forte detetada à lista recebida de células submetidas ao procedimento de mudança de célula modificado; e - aplicar (505) o procedimento de mudança de célula modificado para a transferência à célula (308) vizinha mais forte se se verificar que a célula (308) vizinha mais forte corresponde a uma célula na lista.
  2. 2 - Método, de acordo com a reivindicação 1, em que o método compreende, ainda, o seguinte passo: - aplicar (506) um procedimento de mudança de célula regular para a transferência se se verificar que a célula (308) vizinha mais forte não encontrar essa correspondência.
  3. 3 - Método, de acordo com a reivindicação 1, em que o procedimento de mudança de célula modificado compreende o envio do comando de mudança de célula através da célula (308) vizinha mais forte.
  4. 4 - Método, de acordo com a reivindicação 1, em que a mensagem de atualização de conjunto ativo é transmitida por sinalização de controlo de recursos de rádio.
  5. 5 - Método, de acordo com a reivindicação 1, em que as células às quais um procedimento de mudança de célula modificado é aplicado são sinalizadas através da inclusão de um elemento de informação, "informação de pré-configuração de célula alvo", na correspondente "informação de adição de ligação de rádio".
  6. 6 - Método, de acordo com a reivindicação 1, em que a célula (308) mais forte é detetada por um equipamento (310) de utilizador medindo uma intensidade de sinal mais elevada numa célula (308) vizinha do que a da célula (306) de serviço atual.
  7. 7 - Método, de acordo com a reivindicação 6, em que o sinal medido é um piloto comum.
  8. 8 - Método, de acordo com as reivindicações 1-7, em que o procedimento de mudança de célula é um procedimento de mudança de célula de serviço de alta velocidade.
  9. 9 - Método num controlador (315) de rede para a configuração de um procedimento de mudança de célula a utilizar para uma transferência numa rede de comunicações sem fios, estando o controlador (315) de rede configurado para ser ligado a um equipamento (310) de utilizador situado numa célula (306) de serviço, compreendendo o método: - receber (601) uma notificação de medição de um equipamento (310) de utilizador informando o controlador (315) de rede que pode adicionar, pelo menos, mais uma célula a um conjunto ativo; e - enviar (602) uma atualização de conjunto ativo para o equipamento (310) de utilizador, compreendendo a atualização de conjunto ativo informação sobre, pelo menos, uma outra célula a adicionar ao conjunto ativo e em que a atualização de conjunto ativo compreende, ainda, um elemento de informação indicando se a, pelo menos uma, outra célula vai ser adicionada a uma lista de célula para as quais se deve utilizar um procedimento de mudança de célula modificado para transferência.
  10. 10 - Método, de acordo com a reivindicação 9, em que o procedimento de mudança de célula é um procedimento de mudança de célula de serviço de alta velocidade.
  11. 11 - Equipamento (310) de utilizador, estando o equipamento (310) de utilizador configurado para ser compreendido numa rede (300) de comunicações sem fios, em que o equipamento (310) de utilizador está configurado para configurar um procedimento de mudança de célula a utilizar para uma transferência na rede (300), estando o equipamento (310) de utilizador configurado para ser ligado a um controlador (315) de rede, estando o equipamento (310) de utilizador configurado para ser situado numa célula (306) de serviço, estando o equipamento (310) de utilizador configurado para compreender um conjunto ativo de células, em que esse conjunto ativo de células compreende uma lista de células para as quais o equipamento (310) de utilizador se pode deslocar a partir da célula (306) de serviço, compreendendo, ainda, o equipamento (310) de utilizador: - um emissor(720) configurado para enviar uma notificação de medição para o controlador (315) de rede através de uma interface (312) informando o controlador (315) de rede que pode adicionar, pelo menos, mais uma célula a um conjunto ativo; - um recetor (730) configurado para receber uma atualização de conjunto ativo do controlador de rede (315), compreendendo a atualização de conjunto ativo informação sobre, pelo menos, uma outra célula a adicionar ao conjunto ativo e em que a atualização de conjunto ativo compreende, ainda, um elemento de informação indicando se a, pelo menos uma, outra célula vai ser adicionada a uma lista de célula para as quais se deve utilizar um procedimento de mudança de célula modificado para transferência; - um detetor (740) configurado para detetar uma célula (308) vizinha que é mais forte do que uma célula (306) de serviço atual; - um processador (750) configurado para associar a célula (308) vizinha mais forte detetada à lista recebida de células submetidas ao procedimento de mudança de célula modificado e para aplicar o procedimento de mudança de célula modificado para a transferência à célula (308) vizinha mais forte se se verificar que a célula (308) vizinha mais forte corresponde a uma célula na lista.
  12. 12 - Equipamento (31) de utilizador, de acordo com a reivindicação 11, em que o processador (750) está, ainda, configurado para: - aplicar um procedimento de mudança de célula regular para a transferência se se verificar que a célula (308) vizinha mais forte não encontra correspondência.
  13. 13 - Equipamento (31) de utilizador, de acordo com a reivindicação 11, em que o procedimento de mudança de célula modificado compreende o envio do comando de mudança de célula através da célula (308) vizinha mais forte.
  14. 14 - Equipamento (31) de utilizador, de acordo com a reivindicação 11, em que a mensagem de atualização de conjunto ativo é transmitida por sinalização de controlo de recursos de rádio.
  15. 15 - Equipamento (31) de utilizador, de acordo com a reivindicação 11, em que as células às quais um procedimento de mudança de célula modificado é aplicado são sinalizadas através da inclusão de um elemento de informação, "informação de pré-configuração de célula alvo", na correspondente "informação de adição de ligação de rádio".
  16. 16 - Equipamento (31) de utilizador, de acordo com a reivindicação 11, em que: a célula (308) mais forte é detetada por um equipamento (310) de utilizador medindo uma intensidade de sinal mais elevada numa célula (308) vizinha do que a da célula (306) de serviço atual.
  17. 17 - Equipamento (31) de utilizador, de acordo com a reivindicação 16, em que o sinal medido é um piloto comum.
  18. 18 - Equipamento (31) de utilizador, de acordo com as reivindicações 11 - 17, em que o procedimento de mudança de célula é um procedimento de mudança de célula de serviço de alta velocidade.
  19. 19 - Controlador (315) de rede, estando o controlador (315) de rede configurado para ser compreendido numa rede de (300) comunicações sem fios, em que o controlador (315) de rede está configurado para configurar um procedimento de mudança de célula a utilizar para uma transferência na rede (300) de comunicações sem fios, estando o controlador (315) de rede configurado para ser ligado a um equipamento (310) de utilizador situado numa célula (306) de serviço, compreendendo, ainda, o controlador (315) de rede: - um recetor (810) configurado para receber uma notificação de medição de um equipamento (310) de utilizador informando o controlador (315) de rede que pode adicionar, pelo menos, mais uma célula a um conjunto ativo; e - um emissor (820) configurado para enviar uma atualização de conjunto ativo para o equipamento (310) de utilizador, compreendendo a atualização de conjunto ativo informação sobre, pelo menos, uma outra célula a adicionar ao conjunto ativo e em que a atualização de conjunto ativo compreende, ainda, um elemento de informação indicando se a, pelo menos uma, outra célula vai ser adicionada a uma lista de célula para as quais se deve utilizar um procedimento de mudança de célula modificado para transferência.
  20. 20 - Controlador (315) de rede, de acordo com a reivindicação 19, em que o procedimento de mudança de célula é um procedimento de mudança de célula de serviço de alta velocidade.
  21. 21 - Programa de computador armazenado numa memória legivel por computador num nó, estando o programa configurado para configurar um procedimento de mudança de célula a utilizar para uma transferência numa rede (300) de comunicações sem f ios, compreendendo o programa conjuntos de instruções para: - enviar uma notificação de medição para um controlador (315) de rede através de uma interface (312) informando o controlador (315) de rede que pode adicionar, pelo menos, mais uma célula a um conjunto ativo; - receber uma atualização de conjunto ativo do controlador de rede (315), compreendendo a atualização de conjunto ativo informação sobre, pelo menos, uma outra célula a adicionar ao conjunto ativo e em que a atualização de conjunto ativo compreende, ainda, um elemento de informação indicando se a, pelo menos uma, outra célula vai ser adicionada a uma lista de célula para as quais se deve utilizar um procedimento de mudança de célula modificado para transferência; - detetar uma célula (308) vizinha que é mais forte do que uma célula (306) de serviço atual; - associar a célula (308) vizinha mais forte detetada à lista recebida de células submetidas ao procedimento de mudança de célula modificado; e - aplicar o procedimento de mudança de célula modificado para a transferência à célula (308) vizinha mais forte se se verificar que a célula (308) vizinha mais forte corresponde a uma célula na lista.
PT111670279T 2008-03-20 2009-03-06 Configuração de melhoramentos numa mudança de célula de serviço hs-dsch PT2352337T (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US3822208P 2008-03-20 2008-03-20

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2352337T true PT2352337T (pt) 2017-02-24

Family

ID=40756572

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT111670279T PT2352337T (pt) 2008-03-20 2009-03-06 Configuração de melhoramentos numa mudança de célula de serviço hs-dsch

Country Status (14)

Country Link
US (3) US8781476B2 (pt)
EP (2) EP2352337B1 (pt)
JP (3) JP5232293B2 (pt)
CN (2) CN101978734B (pt)
AT (1) ATE515161T1 (pt)
AU (1) AU2009226188B2 (pt)
DK (1) DK2352337T3 (pt)
ES (2) ES2621199T3 (pt)
HK (1) HK1154157A1 (pt)
PL (1) PL2253160T3 (pt)
PT (1) PT2352337T (pt)
RU (1) RU2496264C2 (pt)
TW (1) TWI455617B (pt)
WO (1) WO2009116929A1 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5302399B2 (ja) * 2008-08-08 2013-10-02 インターデイジタル パテント ホールディングス インコーポレイテッド サービング高速ダウンリンク共有チャネル・セル変更を行うための方法および装置
US20120094650A1 (en) * 2009-03-03 2012-04-19 Zhongding Lei Method of communication
US20100272268A1 (en) * 2009-03-27 2010-10-28 Qualcomm Incorporated Enhanced high-speed downlink shared channel serving cell change procedures
WO2011090328A2 (ko) * 2010-01-21 2011-07-28 엘지전자 주식회사 반송파 조합 방식이 이용되는 이동통신 시스템에서 특정 기준 셀 기준 품질 측정 보고 방법 및 이를 위한 장치
CN102769857B (zh) * 2010-06-10 2015-03-11 华为技术有限公司 数据处理方法及网管设备
US8565188B2 (en) * 2010-12-21 2013-10-22 Qualcomm Incorporated Minimizing call drops during a serving cell change
US9516657B2 (en) * 2011-04-01 2016-12-06 Interdigital Patent Holdings, Inc. Controlling inter-cell interference in forward access channel (Cell—FACH) state
US8958797B2 (en) * 2011-08-22 2015-02-17 Broadcom Corporation Mechanism to update the CSG cell access check upon PLMN change at handover
GB2489291B (en) * 2011-08-22 2013-02-13 Renesas Mobile Corp Method and apparatus for maintaining closed subscriber group cells
CN104145504A (zh) 2012-09-20 2014-11-12 华为技术有限公司 测量控制方法、用户设备、控制节点及系统
US9313695B2 (en) 2012-10-30 2016-04-12 Intel Deutschland Gmbh Radio communication devices, network devices, methods for controlling a radio communication device, and methods for controlling a network device
WO2014076371A1 (en) * 2012-11-13 2014-05-22 Nokia Corporation Secondary cell activation delay indication
WO2014198026A1 (zh) * 2013-06-13 2014-12-18 华为技术有限公司 小区切换命令的发送方法及装置
CN109041150B (zh) * 2013-09-09 2021-02-09 华为技术有限公司 小区的切换方法、终端和网络设备
WO2015032091A1 (zh) * 2013-09-09 2015-03-12 华为技术有限公司 小区的切换方法、终端和网络设备
BR112017004193A2 (pt) * 2014-09-03 2017-12-12 Ericsson Telefon Ab L M manipulação da ambiguidade do envio de ordem de hs-scch no nó b
CN105578551B (zh) * 2014-10-08 2019-12-27 展讯通信(上海)有限公司 一种小区切换选择方法及移动终端
KR20170055609A (ko) * 2015-11-11 2017-05-22 삼성디스플레이 주식회사 표시 장치
US20200045601A1 (en) * 2016-10-21 2020-02-06 Nokia Technologies Oy Improving handover efficiency
CN108737535B (zh) * 2018-05-14 2021-10-29 平安科技(深圳)有限公司 一种消息推送方法、存储介质和服务器

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI112841B (fi) 1999-06-01 2004-01-15 Nokia Corp Menetelmä ja järjestely yhteyden muodostamiseksi tukiaseman ja matkaviestimen välille sekä matkaviestin
KR100832117B1 (ko) * 2002-02-17 2008-05-27 삼성전자주식회사 고속 순방향 패킷 접속 방식을 사용하는 이동통신 시스템에서 역방향 송신전력 오프셋 정보를 송수신하는 장치 및 방법
CN1628476A (zh) * 2002-06-05 2005-06-15 诺基亚公司 通过将不同切换参数用于通信网络中的不同业务和用户类别来执行切换的方法
AU2003237952B8 (en) * 2002-07-05 2006-04-06 Siemens Aktiengesellschaft Method for the transmission of data packets in a mobile radio system and corresponding mobile radio system
US7526289B2 (en) * 2002-10-23 2009-04-28 Nokia Corporation Radio resource control method in mobile communication system, mobile communication system and network element
US7155223B2 (en) * 2002-12-20 2006-12-26 Nortel Networks Limited Optimizing hand-off neighbor lists for improved system performance
EP1507352B1 (en) 2003-08-14 2007-01-31 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Time monitoring of packet retransmissions during soft handover
CN1926906B (zh) * 2004-03-30 2010-06-16 艾利森电话股份有限公司 在移动通信系统中小区差异化切换的方法和装置
AU2005288658B2 (en) * 2004-09-29 2010-03-18 Core Wireless Licensing S.A.R.L. Active Set Update (ASU) with High Speed Downlink Shared Channel (HS-DSCH) information
US8036665B2 (en) * 2004-10-28 2011-10-11 At&T Mobility Ii Llc Wireless mobile station call handoff
CN101185363A (zh) * 2005-04-25 2008-05-21 诺基亚公司 提供高速下行分组接入(hsdpa)小区改变而无须rrc确认的方法、设备和计算机程序
JP5043001B2 (ja) * 2005-06-15 2012-10-10 インタレクチュアル ヴェンチャーズ ファースト エルエルシー 高速hs−dschサービスセル変更のためのrrc信号伝達
US8942706B2 (en) 2005-08-30 2015-01-27 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Robust radio resource control signaling for HSDPA
GB2431070B (en) * 2005-10-06 2008-02-13 Samsung Electronics Co Ltd Mobile communications
US7613444B2 (en) * 2006-04-28 2009-11-03 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Dynamic building of monitored set
US8325650B2 (en) 2006-11-01 2012-12-04 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Method for reducing delay in a communication system employing HARQ
US8670762B2 (en) * 2007-04-18 2014-03-11 Qualcomm Incorporated Fast serving cell change
US8942209B2 (en) * 2009-08-12 2015-01-27 Qualcomm Incorporated Systems and methods for supporting an enhanced serving cell change when moving among different cell types

Also Published As

Publication number Publication date
AU2009226188B2 (en) 2013-11-28
EP2253160B1 (en) 2011-06-29
JP2013153519A (ja) 2013-08-08
EP2352337A1 (en) 2011-08-03
RU2010142888A (ru) 2012-04-27
ATE515161T1 (de) 2011-07-15
DK2352337T3 (en) 2017-03-13
JP2011517179A (ja) 2011-05-26
WO2009116929A1 (en) 2009-09-24
AU2009226188A1 (en) 2009-09-24
US20130244662A1 (en) 2013-09-19
EP2253160A1 (en) 2010-11-24
PL2253160T3 (pl) 2011-11-30
HK1154157A1 (en) 2012-04-20
JP5767725B2 (ja) 2015-08-19
JP5232293B2 (ja) 2013-07-10
JP2014140205A (ja) 2014-07-31
US8781476B2 (en) 2014-07-15
TWI455617B (zh) 2014-10-01
CN101978734A (zh) 2011-02-16
US20110014917A1 (en) 2011-01-20
RU2496264C2 (ru) 2013-10-20
US9462514B2 (en) 2016-10-04
US8938241B2 (en) 2015-01-20
CN103634856A (zh) 2014-03-12
US20150094066A1 (en) 2015-04-02
TW201004416A (en) 2010-01-16
CN103634856B (zh) 2017-01-11
ES2365594T3 (es) 2011-10-07
ES2621199T3 (es) 2017-07-03
CN101978734B (zh) 2013-12-25
EP2352337B1 (en) 2016-12-28
JP5493024B2 (ja) 2014-05-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2352337T (pt) Configuração de melhoramentos numa mudança de célula de serviço hs-dsch
US20170013517A1 (en) Method and apparatus for serving high speed downlink shared channel cell change
PT2135478E (pt) Mudança rápida de célula de serviço
KR101402801B1 (ko) 이동통신 시스템에서 서빙 셀 전환 지연시간 감소 방법 및장치
BRPI0615712A2 (pt) dados armazenados em um meio legìvel por computador; elemento de rede responsivo a uma mensagem de informe de medição a partir do equipamento de usuário; equipamento de usuário para prover um informe de medição a um elemento de rede; elemento de rede para comunicação por intermédio de rádio com equipamento de usuário; método para execução em equipamento de usuário; método para execução em um elemento de rede; programa de computador incorporado em um meio legìvel por computador; circuito integrado; sistema; e aparelho
US9961597B2 (en) Activation time for target based high speed serving cell change
EP2836048A2 (en) Methods and apparatuses for decoupling uplink and downlink in a mobile communications network