PT2301296E - Processo e dispositivo num sistema de telecomunicações - Google Patents

Processo e dispositivo num sistema de telecomunicações Download PDF

Info

Publication number
PT2301296E
PT2301296E PT08874891T PT08874891T PT2301296E PT 2301296 E PT2301296 E PT 2301296E PT 08874891 T PT08874891 T PT 08874891T PT 08874891 T PT08874891 T PT 08874891T PT 2301296 E PT2301296 E PT 2301296E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
user equipment
uplink
random access
transmission
resources
Prior art date
Application number
PT08874891T
Other languages
English (en)
Inventor
Per Johan Torsner
Magnus Lindstroem
Jessica Oestergaard
Walter Mueller
Ghyslain Pelletier
Peter Moberg
Carola Faronius
Mats S Gfors
Anders Furuskaer
Original Assignee
Ericsson Telefon Ab L M
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40474972&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT2301296(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Ericsson Telefon Ab L M filed Critical Ericsson Telefon Ab L M
Publication of PT2301296E publication Critical patent/PT2301296E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/12Wireless traffic scheduling
    • H04W72/1263Mapping of traffic onto schedule, e.g. scheduled allocation or multiplexing of flows
    • H04W72/1268Mapping of traffic onto schedule, e.g. scheduled allocation or multiplexing of flows of uplink data flows
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • H04W72/21Control channels or signalling for resource management in the uplink direction of a wireless link, i.e. towards the network
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/04Wireless resource allocation
    • H04W72/044Wireless resource allocation based on the type of the allocated resource
    • H04W72/0446Resources in time domain, e.g. slots or frames
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W74/00Wireless channel access
    • H04W74/08Non-scheduled access, e.g. ALOHA
    • H04W74/0833Random access procedures, e.g. with 4-step access

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Exchange Systems With Centralized Control (AREA)
  • Communication Control (AREA)

Description

ΡΕ2301296 1
DESCRIÇÃO "PROCESSO E DISPOSITIVO NUM SISTEMA DE TELECOMUNICAÇÕES"
Campo técnico A presente invenção refere-se ao campo da comunicação de dados, e em particular ao agendamento de transmissão de dados de ligação ascendente num sistema de comunicações.
Antecedentes
Num sistema de comunicações que opera de acordo com a norma da evolução a longo prazo (Long Term Evolution - LTE) baseado na multiplexagem ortogonal por divisão de frequência (Frequency-Division Multiplexing - OFDM) , os dados são transmitidos entre os equipamentos de utilizador e as estações de base (designadas como Node Bs, e-nodeBs evoluídos) num número de recursos de frequência que podem ser dinamicamente alocados a diferentes sessões de comunicação. Um equipamento de utilizador (UE) pode pedir agendamento de recursos para a transmissão de dados de ligação ascendente (UL) através do envio de um pedido de agendamento (Scheduling Request - SR) para o e-nodeB ao qual ele se encontra actualmente ligado. 0 e-nodeB irá então responder ao pedido de agendamento enviando uma 2 ΡΕ2301296 mensagem de concessão UL para o equipamento do utilizador, contendo a mensagem de concessão UL informações sobre a frequência ou frequências nas quais os dados de ligação ascendente deverão ser transmitidos (a temporização dos recursos agendados para transmissão de dados de ligação ascendente é tipicamente implicitamente dado pela temporização do recebimento da mensagem de concessão UL) . Os dados de ligação ascendente podem depois ser enviados pelo equipamento do utilizador nos recursos agendados de tempo/frequência.
Quando um equipamento de utilizador se torna activo num sistema LTE, ao equipamento do utilizador será tipicamente alocado um canal fisico dedicado de controlo de ligação ascendente (Physical Uplink Control Channel -PUCCH) , que é um canal de controlo dedicado no qual pedidos de agendamento entre outras coisas podem ser transmitidos para o e-nodeB. De acordo com a norma LTE actual, a potência à qual um pedido de agendamento será transmitido no canal PUCCH é determinado de acordo com uma expressão proporcionada na norma (veja especificação técnica 3GPP (TS) 36.213, versão 8.2.0, secção 5.1.2):
Pmtm (0 1 mm{Pmí( 1 PQJUcm + PL + ATWCH (TF) + g(i)} [dBm] (1) em que 1 P0_pucch consiste num parâmetro especifico de célula P o_nominal_p ucch r que é transmitido (no Sistema de Informação Bloco 2, SIB2), e um parâmetro especifico de UE P0_ue_pucch, 3 ΡΕ2301296 que é enviado para o equipamento de utilizador através de sinalização dedicada através de protocolo de controlo de recursos de rádio (Radio Resource Control Protocol - RRC) . Ro_pucch é um parâmetro configurado semi-estaticamente que é actualizado de tempos em tempos, tipicamente numa escala de tempo de horas. P 0_pucch é utilizado para compensar a interferência, mas não é passivel de acompanhar as mudanças de interferência que são mais rápidas que a escala de tempo de actualização do P0_pucch· • PL é a estimativa do UE da sua própria perda de troço. • ATf_pucch (TF) corresponde a um factor especifico de formato de transporte sinalizado através de RRC. &tf_pucch (TF) tem o mesmo valor para todas as transmissões de pedido de agendamento numa célula, mas poderia ter um valor diferente quando outros tipos de informação são transmitidos através do PUCCH; e • g(i) representa comandos absolutos ou acumulados de controlo de potência de transmissão (Transmit Power Control - TPC) recebidos pelo equipamento do utilizador do e-nodeB (em formatos 1, 2 ou 3 de informação de controlo dedicado (Dedicated Control Information - DCI)). Os comandos TPC são utilizados para ajustar a potência de transmissão de um equipamento de utilizador a fim de compensar as variações de ruído e níveis de interferência numa célula.
Deste modo, a potência de transmissão na qual os ΡΕ2301296 pedidos de agendamento serão transmitidos no canal PUCCH depende do parâmetro semi-estático Po^pucch, a estimativa de perda de troço PL efectuada pelo equipamento do utilizador, a compensação específica do formato de transporte &tf_pucch (TF) e o (s) comando (s) TPC recebidos do e-nodeB. A expressão (1) foi derivada de modo a assegurar que um equipamento de utilizador transmite com uma potência adequada de modo que a interferência é mantida baixa enquanto é mantida uma qualidade de serviço suficiente.
No entanto, pode haver situações em que a potência de transmissão dada pela expressão (1) não é suficiente, de modo que um e-nodeB ao qual o equipamento do utilizador está actualmente ligado não consegue ouvir um pedido de agendamento transmitido no canal PUCCH. Isto pode por exemplo ser o caso quando a interferência na célula na qual o equipamento do utilizador se encontra activo muda numa escala de tempo que é menor do que a escala de tempo da transmissão dos comandos TPC do e-nodeB, ou na ausência de comandos TPC numa escala de tempo menor do que a escala de tempo de actualização Po_pucch· Os comandos TPC são normalmente transmitidos para o equipamento do utilizador quando existem dados de ligação descendente agendados dinamicamente a serem transmitidos para o equipamento do utilizador. Se não existirem dados de ligação descendente agendados dinamicamente a serem transmitidos para o equipamento do utilizador durante algum período de tempo, pode ser que o(s) último(s) comando(s) TPC transmitido(s) 5 ΡΕ2301296 não proporcionem compensação adequada para a interferência actual na célula.
Se a combinação de P0_pucch e quaisquer comando (s) TPC não for uma compensação adequada para a interferência mais ruido, o equipamento do utilizador irá reenviar o seu pedido de agendamento, novamente e novamente utilizando a mesma potência, até que o equipamento do utilizador obtenha uma concessão. Em circunstâncias infelizes, o equipamento do utilizador pode terminar num ciclo mais ou menos ilimitado de envio de pedidos de agendamento que nunca serão ouvido pelo e-nodeB. Pode ocorrer uma situação semelhante se o pedido de agendamento falhar por algum outro motivo, por exemplo, se o equipamento do utilizador não consegue transmitir pedidos de agendamento correctos, ou transmitir os mesmos no recurso errado.
Tal como pode ser visto acima, há uma necessidade de melhorar a robustez do processo de pedido de agendamento de sistemas de comunicações de rádio móvel que operam de acordo com a norma LTE.
Esta necessidade foi abordada na proposta de normalização R2-083436, 3GPP TSG-RAN WG2 #62bis, em que é descrito que o problema das transmissões de pedido de agendamento intermináveis pode ser resolvido através da reutilização de um processo de recuperação que foi inicialmente normalizado para parar com as tentativas infinitas de transmitir no canal de acesso aleatório 6 ΡΕ2301296 (Random Access CHannel - RACH). Nesta solução, o protocolo de controlo de acesso ao meio (Médium Access Control - MAC) indica ao protocolo RRC quando um problema com os pedidos de agendamento em PUCCH foi identificado, com base num temporizador ou um contador. Quando um tal problema tiver sido identificado, RRC inicia um temporizador designado como T312. Se for recebido com sucesso um pedido de agendamento pelo e-nodeB antes do temporizador T312 ter expirado, o MAC informa o RRC. Contudo, se não tiver tido lugar qualquer recuperação quando o temporizador T312 tiver terminado, RRC tomará novas medidas seguindo a especificação de falha na ligação de rádio, utilizada por exemplo para lidar com a falha do canal de acesso aleatório. Isto encontra-se adicionalmente descrito na TS 36.331 v8.2.0, Secção 5.3.10 "Radio link failure related actions".
Embora o processo descrito na proposta de normalização R2-083436 vá garantir que um equipamento de utilizador nunca irá terminar numa situação onde se encontra a transmitir um número interminável de pedidos de agendamento que nunca serão ouvidos, ele faz isso a um custo elevado. Executar o procedimento normalizado para o termo do T310 é demorado e requer uma grande quantidade de sinalização.
Sumário
Um objectivo da presente invenção é o de 7 ΡΕ2301296 encontrar um modo eficiente de evitar que um equipamento de utilizador termine numa situação onde um grande, ou interminável, número de pedidos de agendamento é transmitido sem sucesso.
Este objectivo é alcançado por um processo para pedir agendamento de recursos a serem utilizados para comunicação de ligação ascendente de dados de um equipamento de utilizador num sistema de comunicações, onde o número de pedidos de agendamento que o equipamento de utilizador irá repetidamente transmitir num canal dedicado de controlo de ligação ascendente em relação aos dados enquanto não tiverem sido concedidos recursos de ligação ascendente é limitado através da monitorização, no equipamento do utilizador, assim que um valor limite que representa um limite máximo tiver sido atingido. Em resposta ao valor limite ter sido atingido, é iniciada uma transmissão de acesso aleatório num canal de acesso aleatório. 0 objectivo é adicionalmente alcançado por um equipamento de utilizador num sistema de comunicações. 0 equipamento de utilizador encontra-se organizado de modo que o número de pedidos de agendamento que o equipamento do utilizador vai transmitir repetidamente em relação aos mesmos dados de ligação ascendente num canal de controlo de ligação ascendente enquanto não tiverem sido concedidos recursos de ligação ascendente é ilimitado, sendo que o equipamento do utilizador se encontra adaptado para ΡΕ2301296 monitorizar se foi alcançado um limite máximo. 0 equipamento de utilizador encontra-se adaptado para iniciar uma transmissão de acesso aleatório no canal de acesso aleatório em resposta ao facto de o referido nivel máximo ter sido alcançado.
Pelo processo e dispositivo de acordo com a invenção é conseguido que tanto o tempo como a sinalização, necessários para proporcionar que um equipamento de utilizador tenha uma configuração de potência pobre com recursos de ligação ascendente agendados, sejam bastante reduzidos, melhorando assim a experiência do utilizador bem como reduzindo o consumo da largura de banda e interferência no sistema de comunicações, juntamente com o consumo de energia no equipamento do utilizador. Ao aplicar as formas de realização da invenção, não terá que ser executado qualquer procedimento de restabelecimento de ligação de controlo de recursos de rádio no intervalo de tempo após o valor limite ter sido atingido e antes do inicio da transmissão de acesso aleatório. Por exemplo, uma célula à qual o equipamento do utilizador se encontra ligado quando o valor máximo tiver sido alcançado, pode ser mantida como a célula seleccionada durante e após o procedimento de acesso aleatório sem executar a avaliação da célula. 0 tempo necessário de modo a proporcionar ao equipamento de utilizador uma concessão de ligação ascendente será reduzido não somente não só pelo facto de 9 ΡΕ2301296 que terá de ser transmitida menos sinalização entre o equipamento de utilizador e a estação de base, mas também pode ser reduzido configurando o limite máximo para um valor menor, dado que o custo de determinar o procedimento de pedido em PUCCH como mal sucedido e deste modo deixando o referido procedimento de pedido de agendamento será menor do que na solução da técnica anterior. É deste modo reduzido o risco de definir um limite menor. Além disso, haverá menos interacção interna entre as camadas de protocolo do equipamento de utilizador (por exemplo entre MAC e RRC) .
Uma forma de realização do processo de acordo com a invenção pode compreender os passos de iniciar uma medida utilizada para limitar o número de pedidos de agendamento transmitidos; verificar se a medida atingiu um valor limite, e se não foram concedidos recursos de ligação ascendente e se a medida não chegou a um valor limite, transmitindo um pedido de agendamento num canal de controlo de ligação ascendente e repetindo o passo de verificação, enquanto que se nenhuns recursos de ligação ascendente tiverem sido concedidos e a medida tiver atingido o valor limite, é transmitida uma transmissão de acesso aleatório no canal de acesso aleatório.
Numa forma de realização da invenção, os recursos de canal de controlo de ligação ascendente são mantidos pelo equipamento do utilizador se não tiverem sido concedidos quaisquer recursos de ligação ascendente quando 10 ΡΕ2301296 o valor limite tiver sido atingido. Por este meio é conseguido que a quantidade de sinalização é ainda mais reduzida, uma vez que estes recursos não terão que ser configurados por uma mensagem de reconfiguração transmitida da estação de base, sendo a necessidade de sinalização, tal como uma mensagem, deste modo removida. Nesta forma de realização, o processo pode adicionalmente compreender incluir uma indicação, na transmissão de acesso aleatório, que o canal de controlo de ligação ascendente não foi liberto. Numa outra forma de realização, o canal de controlo de ligação ascendente é liberto quando o limite máximo tiver sido atingido. 0 objectivo é adicionalmente alcançado por um programa de computador para uso num procedimento para pedir agendamento de recursos de ligação ascendente. O programa de computador pode vantajosamente ser armazenado em suportes de memória adaptados para serem incluídos num equipamento de utilizador.
Além disso, o objectivo é ainda adicionalmente alcançado por uma estação de base para comunicação com um equipamento de utilizador num sistema de comunicações preparado para receber transmissões de acesso aleatório de equipamentos de utilizador, em que a estação de base se encontra adaptada para determinar se um equipamento de utilizador do qual foi recebida uma transmissão de acesso aleatório tem acesso a recursos dedicados de canal de controlo de ligação ascendente para a transmissão de um 11 ΡΕ2301296 pedido de agendamento; e em que a estação de base se encontra adicionalmente adaptada para enviar um comando de controlo de potência para um equipamento de utilizador em resposta a ter determinado que o equipamento do utilizador tem acesso a recursos dedicados de canal de controlo de ligação ascendente para a transmissão de um pedido de agendamento, incluindo o comando de controlo de potência instruções para definir o nível de potência no qual as transmissões de pedido de agendamento em recursos dedicados de canal de controlo de ligação ascendente num nível mais elevado. Na estação de base de acordo com a invenção é alcançado que o nível de potência no qual o equipamento de utilizador estará a transmitir será ajustado, reduzindo assim o risco de transmissões adicionais de pedido de agendamento sem sucesso.
Breve descrição dos desenhos
Para uma compreensão mais completa da presente invenção, e as vantagens da mesma, será feita agora referência à seguinte descrição realizada em conjunto com os desenhos anexos. As figuras representam:
Figura 1 vista geral esquemática de um sistema de comunicações operando de acordo com a norma LTE. Figura 2 diagrama de sinalização ilustrando um cenário em que um equipamento de utilizador é bem-sucedido a sinalizar um pedido de agendamento para um e-nodeB na segunda tentativa. 12 ΡΕ2301296
Figura 3a diagrama de sinalização de acordo com uma forma de realização da presente invenção num cenário onde o equipamento do utilizador não recebe uma concessão UL-SCH mesmo após repetidas transmissões de pedido de agendamento no PUCCH.
Figura 3b diagrama de sinalização de acordo com uma outra forma de realização da presente invenção num cenário semelhante àquele da figura 3a.
Figura 3c diagrama de sinalização de acordo com uma forma de realização da invenção em que o e-nodeB actua para melhorar a definição de potência do PUCCH.
Figura 4a fluxograma ilustrando uma forma de realização da presente invenção.
Figura 4b fluxograma ilustrando uma outra forma de realização da presente invenção.
Figura 5 ilustração esquemática de uma forma de realização de um equipamento de utilizador de acordo com a presente invenção.
Descrição pormenorizada
Um sistema de comunicações de rádio móvel operando de acordo com a norma LTE encontra-se esquematicamente ilustrado na figura 1. 0 sistema de comunicações 100 da figura 1 compreende vários equipamentos de utilizador 105 e várias estações de base 110, a seguir designadas como e-nodeB' s 110. Um equipamento de utilizador 105 pode comunicar sem fios com um e-nodeB 110 através de uma interface de rádio 115. 13 ΡΕ2301296
De acordo com a norma LTE, o e-nodeB 110 pode alocar um recurso periódico num canal fisico de controlo de ligação ascendente (PUCCH) para um equipamento de utilizador 105. 0 recurso no canal PUCCH pode ser usado para sinalização dedicada de, por exemplo, pedidos de agendamento do equipamento de utilizador 105 para o e-nodeB 110.
Um cenário de sinalização de pedido de agendamento de acordo com a norma actual, em que se assume que os recursos PUCCH SR foram configurados para um equipamento de utilizador 105, encontra-se ilustrado na figura 2. Na ocorrência 2A, o equipamento de utilizador 105 detecta dados que são para ser transmitidos na ligação ascendente. 0 equipamento de utilizador 105 transmite então um pedido de agendamento 2Bi no PUCCH, para o e-nodeB 110 ao qual o equipamento de utilizador 105 se encontra actualmente ligado, de modo a pedir recursos de transmissão de ligação ascendente. A potência à qual o pedido de agendamento 2Bi é transmitido é determinada por meio da expressão (1) . No cenário ilustrado na figura 2, o e-nodeB 110 não responde ao primeiro pedido de agendamento 2Bi. Isso pode ser, por exemplo, porque a potência da transmissão de pedido de agendamento foi muita baixa em comparação com a interferência na célula, de modo que o e-nodeB 110 não consegue detectar o pedido de agendamento 2Bi. O equipamento de utilizador 105 transmite então um pedido de agendamento 2Bii no seu próximo recurso PUCCH SR disponível, sendo o pedido de agendamento 2Bii idêntico ao 14 ΡΕ2301296 pedido de agendamento 2Bi e transmitido com a mesma potência (os recursos SR ocorrem periodicamente). No cenário da figura 2, o pedido de agendamento 2Bii foi recebido com sucesso pelo e-nodeB, que em resposta envia uma mensagem de concessão 2D de concessão de agendamento de ligação ascendente (UL-SCH) para o equipamento de utilizador 105. O equipamento de utilizador 105 pode então, em transmissão de dados 2E, transmitir os dados de ligação ascendente detectados na ocorrência 2A pelo uso dos recursos de transmissão alocados na mensagem 2D em UL-SCH.
Tal como representado na figura 2, a norma actual prevê que, se um equipamento de utilizador 105 não recebe uma mensagem de concessão UL 2D antes da ocorrência do seu próximo recurso disponível PUCCH SR após ter enviado um pedido de agendamento 2B, outro pedido de agendamento idêntico 2B será enviado pelo equipamento de utilizador 105 para o enodeB 110 ao mesmo nivel de potência. Na maioria dos casos, este procedimento irá garantir que o e-nodeB 110 recebe um pedido de agendamento 2B sem um impacto muito elevado na situação de interferência na e em torno da célula. No entanto, tal como mencionado acima, pode haver situações em que o nivel de potência dada pela expressão (1) é muito baixo em comparação com o nivel de interferências e ruidos na célula, de modo que nenhum dos pedidos de agendamento 2B transmitidos a partir do equipamento de utilizador 105 para o e-nodeB 110 será alguma vez detectado pelo e-nodeB 110, ou onde um pedido de agendamento 2B só será detectado pelo e-nodeB 110 após a 15 ΡΕ2301296 transmissão de numerosos pedidos de agendamento 2B pelo equipamento de utilizador 105. Apesar dessas transmissões numerosas ou intermináveis de pedidos de agendamento 2B virem a ser tipicamente bastante raros, os problemas provocados, quando acontecem, serão consideráveis.
Tal como mencionado acima, foi sugerido na proposta de normalização R2-083436 que o cenário das transmissões intermináveis de pedido de agendamento seja limitado pela utilização do mesmo procedimento de configuração de um temporizador T312 que foi proposto para limitação de tentativas RACH intermináveis. No entanto, embora cumprindo a exigência de parar transmissões intermináveis de pedido de agendamento e melhorando assim o desempenho do sistema de comunicações 100, este procedimento tem a desvantagem de ser lento e a sinalização intensa em si, uma vez que originalmente tem como objectivo resolver um problema mais grave do que a falha na recepção de pedidos de agendamento. Uma maneira muito mais eficiente de interromper as transmissões intermináveis de pedido de agendamento será descrita a seguir.
De acordo com a presente invenção, o problema de várias, ou até mesmo intermináveis transmissões de pedido de agendamento de um equipamento de utilizador 105 pode ser resolvido de forma eficiente, enviando, do equipamento de utilizador 105 quando o equipamento de utilizador 105 determina que entrou num estado de transmissões de pedido de agendamento sem sucesso repetidas 2B, uma transmissão de 16 ΡΕ2301296 acesso aleatório (RA) no canal de acesso aleatório (RACH). 0 canal de controlo RACH é compartilhado por todos os equipamentos de utilizador 105 dentro de uma célula, e é usado por um equipamento de utilizador 105, para sinalizar ao e-nodeB 110 da célula, quando nenhuns recursos dedicados tiverem sido ainda atribuídos ao equipamento de utilizador 105, por exemplo, para o acesso inicial durante a ligação de energia ou para entrega do equipamento de utilizador 105 entre as células, ou para pedir recursos de transmissão para dados de ligação ascendente quando nenhuns recursos PUCCH tiverem ainda sido atribuídos ao equipamento de utilizador 105. Dado que RACH é um canal partilhado baseado na contenção, deseja-se geralmente manter baixa a carga de sinalização no canal, a fim de minimizar o risco de colisão entre diferentes equipamentos de utilizador 105 no canal, bem como manter baixa a interferência no canal. No entanto, as vantagens de quebrar uma situação de impasse de transmissões de pedido de agendamento sem sucesso repetidas sem ter que ir através do procedimento de restabelecimento superam as desvantagens de transmitir no RACH.
Ao utilizar um procedimento de acesso aleatório como uma recuperação de falhas quando um equipamento de utilizador 105 tiver transmitido numerosos pedidos de transmissão sem sucesso no canal PUCCH dedicado, o estado das transmissões de pedido de agendamento sem sucesso repetidas pode ser quebrado de forma eficiente sem ter que 17 ΡΕ2301296 usar um procedimento de falha na ligação de rádio. A potência à qual uma primeira transmissão RA no RACH é transmitida é dada por uma expressão diferente de (1) , e se uma transmissão RA no canal RA falhar e a transmissão RA por alguma razão não alcançar o e-nodeB 110, o equipamento de utilizador 105 irá transmitir outra transmissão RA com uma potência superior. A potência será aumentada para transmissões RA subsequentes, até que uma transmissão RA atinja o e-nodeB 110 (ou até que um nivel máximo de potência tenha sido alcançado, ou um número máximo de transmissões RA tiverem sido transmitido, em cujo ponto o procedimento de falha da ligação de rádio de TS 36.331 secção 5.3.7 será realizado). Deste modo, a probabilidade de o e-nodeB ouvir o equipamento de utilizador 105 é grandemente melhorada em comparação com a norma actual.
Além disso, ao transmitir uma mensagem RA no RACH em vez de definir um temporizador T312 no término do qual é realizado um procedimento de falha da ligação de rádio, são alcançadas grandes melhorias em termos de tempos de recuperação e sinalização reduzida. Introduzir um procedimento de falha na ligação de rádio a fim de quebrar o ciclo de transmissões de pedido de agendamento sem sucesso, tal como sugerido na proposta de normalização R2-083436, envolve uma série de acções que podem ser evitadas no processo de acordo com a presente invenção. Um grupo de acções de falha de ligação de rádio que devem ser realizadas no procedimento proposto na R2-083436, mas que não terá que ser realizada se o processo de acordo com a 18 ΡΕ2301296 invenção for utilizado, é conjuntamente designado como o procedimento de restabelecimento de ligação RRC. 0 restabelecimento de ligação RRC inclui um procedimento de nova selecção de célula, a reinicialização de MAC e restabelecimento do controlo de ligação de rádio (Radio Link Control - RLC) para todos os portadores de rádio (ver TS 36.331 v8.2.0, Secções 5.3.7 e 5.7.10). Estas acções não terão de ser realizadas quando se utiliza o processo de acordo com a invenção para quebrar o ciclo de pedidos de agendamento sem sucesso. A célula à qual o equipamento de utilizador 105 se encontra ligado quando o valor limite é atingido pode permanecer como a célula seleccionada sem qualquer avaliação de célula, e a configuração de MAC e RLC pode permanecer como era antes de a medida ter atingido o valor limite. Deste modo, a experiência do utilizador da pessoa ou da máquina que espera que o equipamento de utilizador 105 transmita dados de ligação ascendente será grandemente melhorada. A presente invenção pode ser vantajosamente aplicada a qualquer norma de comunicações em que os pedidos de agendamento são normalmente transmitidos através de um canal de controlo dedicado cuja potência não é aumentada entre as tentativas de retransmissão, e em que existe um canal de controlo cuja potência é aumentada entre tentativas de transmissão. Um canal de controlo dedicado cuja potência não é aumentada entre as tentativas de retransmissão, dos quais o LTE PUCCH é um exemplo, é aqui designado como um canal de controlo de ligação ascendente. 19 ΡΕ2301296
Um canal de controlo cuja potência é aumentada entre tentativas de retransmissão, dos quais o LTE RACH é um exemplo, é aqui designado como um canal de acesso aleatório. No entanto, a fim de simplificar a descrição, a invenção será de seguida descrita em termos de norma LTE, sendo que canais de controlo de ligação ascendente serão exemplificados pelo LTE PUCCH, enquanto que os canais de acesso aleatório serão exemplificados pelo LTE RACH. A figura 3 é um fluxograma ilustrando uma forma de realização da invenção num cenário onde o e-nodeB 110 não detecta qualquer dos pedidos de agendamento 2B transmitidos do equipamento de utilizador 2a mesmo após a transmissão de numerosos pedidos de agendamento 2B.
Na ocorrência 2A da figura 3a, o equipamento de utilizador 105 detecta dados que são para ser transmitidos na ligação ascendente através do e-nodeB 110. Ao detectar tais dados de ligação ascendente, é iniciado um contador na ocorrência 3A. O contador será utilizado para determinar se/quando o equipamento do utilizador 105 deve considerar qualquer transmissão repetitiva de pedidos de agendamento 2B com sendo sem sucesso. O contador poderá por exemplo ser um temporizador que conta a quantidade de tempo que passou desde que o contador foi iniciado, ou um contador que conta o número de pedidos de agendamento transmitidos desde que o contador foi iniciado. Depois de ter iniciado o contador, o equipamento de utilizador 105 transmite um primeiro pedido de agendamento 2Bi no canal PUCCH (alternativamente, a 20 ΡΕ2301296 ocorrência 3A de iniciar o contador pode ocorrer imediatamente após, e não antes, a transmissão do primeiro pedido de agendamento 2Bi).
No cenário da figura 3a, o equipamento de utilizador 105 não recebe uma resposta do e-nodeB 110 antes da ocorrência do seu próximo recurso PUCCH SR na ocorrência 2Ci. Na verdade, a transmissão de pedidos de agendamento 2B ocorre várias vezes no cenário da figura 2B, sem que o equipamento de utilizador 105 receba qualquer resposta do e-nodeB 110. Na ocorrência 3B, após a transmissão de um n-igéssimo pedido de agendamento 2Bn, o contador que foi iniciado na ocorrência 3A atinge um valor limite que representa um limite máximo, indicando deste modo que a tentativa de transmissão dos pedidos de agendamento no canal PUCCH deve ser considerada sem sucesso. O limite máximo pode por exemplo ser uma quantidade máxima de tempo, ou um número máximo de pedidos de agendamento que foram transmitidos, desde que o contador foi iniciado.
Em resposta ao contador atingir o valor limite na ocorrência 3B, uma transmissão RA 3C é enviada no canal RA. Se esta transmissão RA 3C for recebida com sucesso pelo e-nodeB 110, tal como é o caso no cenário da figura 3a, o e-nodeB 110 responderá enviando uma mensagem de atribuição de recurso 3D, indicando os recursos que devem ser utilizados pela estação móvel 105 para sinalização adicional. O equipamento de utilizador 105 irá responder enviando uma mensagem 3E na qual revela a sua identidade ao e-nodeB 110. ΡΕ2301296
Quando o e-nodeB 110 recebe a mensagem 3E, o e-nodeB 110 irá, se estiverem disponiveis recursos de ligação ascendente adequados na célula, conceder recursos de ligação ascendente ao equipamento de utilizador 105 enviando uma mensagem 2D de concessão de UL-SCH para o equipamento de utilizador 105 . Além disso, após a recepção da mensagem 3E, o e-nodeB 110 sabe que a transmissão RA 3C foi enviada por um equipamento de utilizador 105 ao qual já foi alocado recursos PUCCH SR dedicados, e pode por isso concluir que a razão para o equipamento de utilizador 105 enviar a transmissão RA 3C é que a transmissão de um pedido de agendamento 2B no PUCCH não foi bem-sucedida. O e-nodeB poderia então vantajosamente agir para melhorar o ajuste da potência do PUCCH para o equipamento de utilizador 110, por exemplo transmitindo um comando TPC adequado para o equipamento do utilizador 105, ou actualizando o valor do parâmetro especifico UE Po_ue_pucch , numa uma mensagem para o equipamento de utilizador 105, a fim de actualizar o parâmetro de Po_pucch (alternativamente, o parâmetro especifico da célula Po_nominal_pucch pode ser actualizado) .
Se a transmissão RA 3C não for recebida com segurança pelo e-nodeB 110 de modo a que o equipamento de utilizador 105 não receba uma resposta dentro de um limite de tempo pré-determinado, o equipamento de utilizador 105 irá retransmitir a mensagem RA 3C, porém com um maior nivel de potência do que a transmissão da primeira transmissão RA. Deste modo, as chances de que o e-nodeB 110 irá eventualmente ouvir uma transmissão RA no RACH são muito 22 ΡΕ2301296 maiores do que aquelas do e-nodeB 110 que ouve transmissões repetidas de pedidos de agendamento no PUCCH quando o nivel da potência do PUCCH não é suficiente. A retransmissão de mensagens RA a um nivel de potência crescente faz parte da técnica anterior e não é apresentado na figura 3a.
Quando o limite do contador é alcançado na ocorrência 3B, o equipamento de utilizador 105 poderia manter os recursos PUCCH e/ou quaisquer símbolos de referência de sondagem (Sounding Reference Symbols - SRS), ou a libertação de tais recursos (símbolos de referência de sondagem são transmitidos por um equipamento de utilizador 105 se estiver configurado para o fazer, e são usados pelo e-nodeB 110 receptor para obter informações sobre o canal de transmissão de ligação ascendente). Na forma de realização da invenção ilustrada na figura 3a, o PUCCH e/ou recursos SRS são mantidos. Uma vantagem de manter o PUCCH e/ou recursos SRS é que nenhuma mensagem de reconfiguração teria que ser transmitida do e-nodeB 110 a fim de reatribuir tais recursos, reduzindo assim ainda mais a quantidade de sinalização. Contudo, mesmo se o PUCCH e/ou recursos SRS forem libertos e posteriormente reconfigurados, a invenção mostra grandes vantagens se comparada com a técnica anterior. É apresentado na figura 3b um diagrama de sinalização ilustrando a forma de realização onde o PUCCH e/ou recursos SRS são libertos pelo equipamento de utilizador 105 . O procedimento da figura 3b, é o mesmo ΡΕ2301296 que o procedimento da figura 3a, até à ocorrência 3B onde o contador atinge o valor limite. Quando o contador tiver atingido o valor limite na figura 3b, quaisquer recursos PUCCH e/ou símbolos de referência de sondagem alocados ao equipamento de utilizador 105 são libertos na ocorrência 3F, antes de enviar a transmissão RA 3C no RACH. Alternativamente, a ocorrência 3F em que os recursos PUCCH e SRS do equipamento de utilizador 105 são libertos poderia ter lugar após o envio da transmissão RA 3C. O e-nodeB 110 pode, em seguida, tomar as medidas adequadas, dado que ele sabe que o equipamento de utilizador 105 libertou os seus recursos PUCCH e SRS configurado, tal como por exemplo atribuir recursos PUCCH e/ou SRS ao equipamento de utilizador 105 de um modo conhecido. Além disso, ao configurar novos recursos PUCCH para o equipamento de utilizador 110, o e-nodeB 110 pode vantajosamente aplicar o conhecimento que a potência à qual o equipamento de utilizador transmitiu previamente através do PUCCH era demasiado baixa ao seleccionar um valor adequado do parâmetro Po_ue_pucch · A figura 3c ilustra um cenário exemplar numa forma de realização da invenção em que o e-nodeB actua, em resposta a ter determinado que um equipamento de utilizador 105 transmitindo em RACH tem acesso a recursos PUCCH SR, para ajustar o nivel de potência usado pelo equipamento de utilizador 110 para transmissões PUCCH. O cenário pode ser aplicado a qualquer uma das formas de realização ilustradas nas figuras 3a e 3b, respectivamente. Na ocorrência 3B da 24 ΡΕ2301296 figura 3c, o contador mencionado acima atinge o seu valor limite. Em resposta a isto, o equipamento de utilizador 105 transmite uma transmissão RA 3C para o e-nodeB 110 (enquanto liberta ou mantém quaisquer recursos PUCCH e/ou SRS). Tal como descrito acima em conjunção com a figura 3a, o e-nodeB 110 responde então enviando uma mensagem de atribuição de recursos 3D para o equipamento de utilizador 105, que por sua vez responde transmitindo uma mensagem 3E em que o equipamento de utilizador 105 revela a sua identidade. Na ocorrência 3G da figura 3c, o enodeB 110 determina que o equipamento de utilizador 105 tem acesso a recursos PUCCH SR, e por isso conclui que o equipamento de utilizador 105 não tem sido bem-sucedido na transmissão de pedidos de agendamento através do PUCCH. O e-nodeB 110 depois transmite um comando de ajuste de potência para o equipamento de utilizador 105, instruindo o equipamento de utilizador 105 para aumentar o nivel de potência no qual as transmissões PUCCH SR foram transmitidas. Tal como mencionado acima, tal comando de ajuste de potência pode, por exemplo, ser um comando TPC, particularmente adequado se os recursos PUCCH/SRS tiverem sido mantidos, ou uma mensagem resultando no equipamento de utilizador 105 aplicar um valor diferente para o parâmetro Po_pucch· A ocorrência 3G e o envio do comando de ajuste de potência poderiam ocorrer a qualquer momento após a recepção da mensagem 3E.
De acordo com a norma actual, o e-nodeB 110 irá proporcionar um equipamento de utilizador 105 com um novo 25 ΡΕ2301296 valor de avanço de temporização (timing advance - TA) ao receber uma transmissão RA do equipamento de utilizador 105. No entanto, de acordo com a invenção, tanto na forma de realização onde os recursos PUCCH e/ou SRS são libertos e onde são mantidos, o e-nodeB 110 poderia ser adaptado para identificar que a transmissão RA 3C é enviada por um equipamento de utilizador 105 que ainda está sincronizado (em sincronia UL) com o e-nodeB 110, e que nenhum valor TA novo terá que ser transmitido. Deste modo, ainda menos a sinalização teria que ser transmitida através da interface de rádio 115.
Se um sistema de comunicações 100 permitir que um equipamento de utilizador 105 mantenha o seu PUCCH e/ou recursos SRS durante a transmissão de RA quando o contador atinge o seu limite, como ilustrado na figura 3a, ou libertar tais recursos, tal como ilustrado na figura 3b, seria vantajoso se houvesse um caminho para o e-nodeB 110 determinar se um equipamento particular de utilizador 105, ao qual foi alocado PUCCH e/ou recursos SRS e do qual o e-nodeB 110 recebeu uma mensagem RA 3C, manteve o seu PUCCH e/ou SRS recursos, ou se o equipamento de utilizador 105 libertou o seu PUCCH previamente alocado e/ou recursos SRS. Uma indicação de que os recursos PUCCH e/ou SRS foram ou não libertos pelo equipamento de utilizador 105 poderia por exemplo ser dada pelo valor do preâmbulo transmitido na mensagem RA 3C. Um preâmbulo é uma sequência de bits que é seleccionada aleatoriamente pelo equipamento de utilizador 105 de um grupo de preâmbulos permitidos, e incluídos numa 26 ΡΕ2301296 transmissão RA, a fim de permitir a resolução da contenção. Um conjunto de preâmbulos RA permitidos poderia ser reservado para equipamentos de utilizador 105 que mantiveram os seus recursos PUCCH e/ou SRS. Podem alternativamente ser usadas outras formas de indicar ao e-nodeB 110 se ou não um equipamento de utilizador 105 manteve ou libertou os seus recursos PUCCH e/ou SRS. Em alguns sistemas de comunicação 100, pode ser pré-definido ou não se um equipamento de utilizador 105 deve manter ou libertar os seus recursos PUCCH e/ou SRS ao enviar uma transmissão RA 3C quando o contador atinge o seu limite na ocorrência 3B. A figura 4a é um fluxograma onde se encontra ilustrada uma forma de realização da invenção. No passo 400, são detectados os dados a serem transmitidos na ligação ascendente. No passo 405, é iniciada uma medida limitadora de SR, medida limitadora de SR para limitar o número de pedidos de agendamento 2B, que será transmitido no PUCCH antes que seja determinado que as transmissões de pedido de agendamento no PUCCH são mal sucedidas. A medida Limitadora de SR pode tipicamente ser o número de pedidos de agendamento transmitidos no PUCCH, sendo que neste caso este número seria tipicamente definido como zero no passo 405, ou o tempo decorrido desde o início da medida, ou desde a transmissão do primeiro pedido de agendamento após os dados de ligação ascendente terem sido detectados no passo 400. No passo 415, é então verificado se os recursos UL que poderiam ser usados pelos dados de ligação ΡΕ2301296 ascendente detectados no passo 400 já foram agendados. Se assim for, o procedimento de pedido de agendamento termina no passo 420, e os dados de ligação ascendente são transmitidos nos recursos agendados. No entanto, se ainda não tiverem sido concedidos recursos UL, será verificado na passo 430 se um valor limite da medida Limitadora SR já foi alcançado. Quando a medida for o número de pedidos de agendamento transmitidos no PUCCH, a medida deve ser incrementada após cada transmissão de pedido de agendamento no PUCCH e antes do passo 430 ser inserido. No fluxograma da figura 4a, a medida é incrementada no passo 425, que é introduzido após ter sido determinado no passo 415 que nenhuns recursos de ligação ascendente se encontram agendados. No entanto, o passo 425 poderia ser incrementado em qualquer fase antes da verificação do limite do passo 430. Além disso, tal como indicado pelas linhas tracejadas em torno da caixa que representa o passo 425, quando a medida é a quantidade de tempo decorrido desde que a medida foi iniciada no passo 405, normalmente não existirá qualquer passo de incrementação discreta 425, mas sim, a medida será aumentada continuamente com a passagem do tempo.
Se se verificar no passo 430 que o limite da medida de limitação de SR ainda não foi alcançado, o passo 435 é introduzido, sendo que um pedido de agendamento 2B é transmitido no PUCCH. O passo 415 é depois reintroduzido. Se se verificar no passo 430 que o limite da medida foi atingido, será inserido por outro lado o passo 440. Quando ΡΕ2301296 a medida é o número de pedidos de agendamento transmitidos no PUCCH desde que a medida foi iniciada no passo 405, o valor limite pode normalmente assumir um dos valores, 4, 8, 16 ou 32 transmissões de pedido de agendamento 2B, mas podem também ser usados outros valores.
No passo 440 é transmitida uma transmissão RA 3C através do RACH. Tal como descrito acima, a transmissão RA 3C é transmitida a uma potência diferente do que as transmissões de pedido de agendamento 2B. Além disso, se o equipamento de utilizador 105 não receber uma resposta do e-nodeB 110 para uma transmissão RA, será enviada outra transmissão RA 3C a uma potência mais elevada. Quando e-nodeB 110 detecta uma transmissão RA 3C do equipamento de utilizador 105 ao qual já foi atribuído recursos dedicados PUCCH SR, o e-nodeB irá normalmente escolher agendar recursos para o equipamento de utilizador (veja as figuras 3a e 3b) . Deste modo, ao executar a transmissão RA 3C no passo 440, o ciclo de transmissões de pedido de agendamento sem sucesso no PUCCH detectado no passo 430 será quebrado de forma eficiente.
Na figura 4b é apresentado um fluxograma que ilustra uma forma de realização da invenção em que o equipamento de utilizador 105 liberta o seu PUCCH atribuído e/ou recursos SRS quando a medida Limitadora de SR atinge o seu valor limite. Até ao passo 435, o fluxograma da figura 4b é o mesmo que o da figura 4a. Contudo, na forma de realização ilustrada na figura 4b, os recursos PUCCH e/ou 29 ΡΕ2301296 quaisquer símbolos de referência de sondagem alocados ao equipamento de utilizador 105 são libertos no passo 437, quando foi determinado no passo 430 que o limite da medida de limitação foi atingido. Quando os recursos do PUCCH e/ou SRS tiverem sido libertos, é introduzido o passo 440, sendo que uma transmissão RA 3C num RACH é enviada para o e-nodeB 110. Num sistema de comunicações 100 em que é opcional se qualquer PUCCH atribuído e/ou recursos SRS são libertos quando o valor limite tiver sido atingido, a transmissão RA enviada no passo 440 pode incluir uma indicação sobre se ou não o PUCCH e/ou SRS foram libertos, tal como descrito acima.
Quando a transmissão RA do passo 440 das figuras 4a e 4b tiver sido enviada, o equipamento de utilizador 105 irá normalmente interromper a transmissão repetida de pedidos de agendamento 2B no PUCCH. Contudo, na forma de realização ilustrada na figura 4a, as transmissões adicionais de pedido de agendamento no PUCCH podem ser enviadas mesmo após a transmissão da transmissão RA 3C no passo 440.
Os processos das figuras 4a e 4b podem ser variados de muitos modos. Por exemplo, um primeiro pedido de agendamento 2B pode ser transmitido antes de ser verificado no passo 415 se quaisquer recursos UL tiverem sido agendados; a iniciação da medida de limitação SR do passo 405 poderia ser realizada após a transmissão de um primeiro pedido de agendamento, e assim por diante. ΡΕ2301296 0 processo ilustrado nas figuras 4a e 4b poderia ser vantajosamente realizado num equipamento de utilizador 105. A reentrada do passo 415 depois de ter realizado a transmissão do pedido de agendamento do passo 435 poderia vantajosamente ser realizada em cada intervalo de tempo de transmissão (Transmission Time Interval - TTI) . A verificação realizada no passo 415 poderia ser uma verificação para saber se os recursos de ligação ascendente foram agendados para o TTI actual, ou se os recursos de ligação ascendente se encontram agendados para qualquer um dos TTIs actuais ou futuros. O processo de acordo com a invenção ilustrado nas figuras 3 e 4 pode ser implementado em qualquer camada de protocolo, e poderia por exemplo ser implementado pela utilização do MAC e/ou RRC. A figura 5 ilustra esquematicamente um exemplo de um equipamento de utilizador 105 onde a invenção é aplicada. O equipamento de utilizador 105 entre outras coisas compreende um emissor-receptor 500 ligado a uma antena 501, sendo o emissor-receptor para transmissão e recepção de dados de sinalização e de utilizador. 0 emissor-receptor 500 encontra-se adicionalmente ligado, entre outras coisas, a um mecanismo de monitorização de recursos UL 505, que se encontra adaptado para receber, através do emissor-receptor 500, informações sobre os recursos de transmissão que estão programados para o equipamento de utilizador 105. O mecanismo de monitorização 31 ΡΕ2301296 de recursos UL 505 encontra-se adicionalmente ligado ao mecanismo de detecção de dados UL 510, que se encontra adaptado para detectar quaisquer dados de ligação ascendente que devem ser transmitidos a partir do equipamento de utilizador 105. O mecanismo de detecção de dados UL 510 pode por exemplo fazer parte de, ou estar ligado a, uma aplicação de utilizador no equipamento de utilizador 105. O mecanismo de detecção de dados UL 510 encontra-se adaptado para informar, através de transmissão de um sinal 515, o mecanismo de monitorização de recursos UL 505 dos dados detectados de ligação ascendente. O mecanismo de monitorização de recursos UL 505 encontra-se adaptado para, após a recepção de um sinal de indicação 515 indicando que foram detectados os dados de ligação ascendente a serem transmitidos, determinar se existem recursos de transmissão de ligação ascendente disponíveis para os dados de ligação ascendente. Se assim for, os dados são transmitidos através da utilização do emissor-receptor 500 de um modo conhecido. No entanto, caso nenhum dos recursos de ligação ascendente tiverem sido agendados, o mecanismo de monitorização dos recursos UL da figura 5 encontra-se adaptado para enviar um sinal 525 para um mecanismo de comparação 52 0, ao qual o mecanismo de monitorização de recursos UL 505 se encontra ligado. O mecanismo de monitorização de recursos UL 505 pode vantajosamente também estar adaptado para monitorizar quando ocorre o próximo recurso PUCCH SR. O mecanismo de monitorização de recursos UL 505 seria então vantajosamente 32 ΡΕ2301296 adicionalmente adaptado para reenviar um sinal 525 para o mecanismo de comparação 520 se o mecanismo de monitorização de recursos UL 505 detectar que não foram concedidos quaisquer recursos de ligação ascendente para a transmissão dos dados detectados a tempo da ocorrência do próximo recurso PUCCH SR. O mecanismo de comparação 520 da figura 5 compreende um contador 525, uma memória 535 adaptada para conter um valor limite (geralmente pré-determinado), e um comparador 540, que se encontra ligado à saida 545 do contador 530 e à saida 550 da memória 535 e adaptado para comparar as duas saidas. O comparador 540 encontra-se adicionalmente adaptado para gerar uma saida 555 em resposta ao resultado da comparação das saidas 545 e 550. O contador 530 do mecanismo de comparação 520 pode por exemplo ser um cronómetro adaptado para contar o tempo passado desde que o contador 530 foi iniciado, ou o contador pode ser adaptado para contar o número de sinais recebidos pelo mecanismo de comparação 520 do mecanismo de recursos UL 505 ou o número de pedidos de agendamento transmitidos através do PUCCH desde que o contador 530 foi iniciado. O mecanismo de comparação 520 da figura 5 encontra-se preparado de modo a que o comparador 54 0 seja desencadeado pela recepção de um sinal 525 do mecanismo de monitorização de recursos UL. Se o contador 530 estiver 33 ΡΕ2301296 adaptado para contar o número de pedidos de agendamento transmitidos pelo equipamento de utilizador 105 ou o número de sinais 525 recebidos pelo mecanismo de comparação 520, o mecanismo de comparação 520 será adicionalmente adaptado para incrementar o contador 530 após o recebimento de um sinal 525 - quer antes quer após a comparação ser feita pelo comparador 540 (o valor limite seria estabelecido em conformidade). O mecanismo de monitorização dos recursos UL 505 da figura 5 poderia vantajosamente ser adaptado para enviar, mediante agendamento bem-sucedido da ligação ascendente (isto é, o recebimento de uma mensagem de concessão UL-SCH 2D) , um sinal 560 para o mecanismo de comparação 520 indicando que o valor do contador 530 deve ser colocado a zero. Alternativamente, um sinal 560 indicando que o contador 530 deve ser colocado a zero pode ser enviado em ligação com a transmissão do primeiro sinal 525 depois que os dados UL terem sido detectados. Quando o contador 530 é um temporizador, o mecanismo de comparação 520 pode vantajosamente ser adaptado para iniciar (start) o contador de 530 após a recepção do primeiro sinal 525 recebido do mecanismo de monitorização de recursos UL 505 após o contador ter sido colocado a zero. Quando o contador 530 estiver adaptado para contar o número de sinais recebidos do mecanismo de monitorização dos recursos UL 505 ou o número de pedidos de agendamento 2B transmitidos, a colocação a zero do contador 530 poderia ser visto como o inicio do contador 530, ou poderia ser aplicada uma 34 ΡΕ2301296 iniciação separada. Os sinais 525 e 560, embora ilustrados como sinais separados na figura 5, poderiam ser representados por dois valores possíveis de um sinal.
Tal como mencionado acima, o mecanismo de comparação 520 encontra-se adaptado para gerar um sinal de saída 555, indicando se ou não o valor do contador 530 alcançou o seu valor limite. O mecanismo de comparação 520 encontra-se adicionalmente adaptado para alimentar esta saída 555 para um mecanismo SR 57 0, adaptado para determinar, com base na saída do comparador 555, se um pedido de agendamento 2B deve ser transmitido no PUCCH, ou se uma transmissão RA 3C deve ser enviada no RACH. O mecanismo SR 570 encontra-se adicionalmente adaptado para instruir o emissor-receptor 500, através da saída 575, para enviar um pedido de agendamento no PUCCH se a saída 555 indica que o valor do contador 530 ainda não atingiu o seu valor limite, e para enviar uma transmissão RA 3C no RACH se a saída 555 indicar que o valor do contador 530 atingiu o seu valor limite. O mecanismo ilustrado na figura 5 pode ser implementado de outras formas, e a forma de realização apresentada na figura 5 é dada somente como um exemplo. Por exemplo, o mecanismo SR 57 0 pode ser implementado como parte do emissor-receptor 500 ou o mecanismo de comparação 520; o mecanismo de monitorização de recursos 505 pode ser implementado como parte do mecanismo de comparação 520, etc. 35 ΡΕ2301296
Embora a presente invenção funcione adequadamente sem qualquer modificação do actual e-nodeB 110, o sistema de comunicações 100 poderia ser adicionalmente melhorado modificando também o e-nodeB 110. Tal como mencionado acima, o e-nodeB 110 poderia ser preparado para concluir que a transmissão RA 3C foi enviada devido a um equipamento de utilizador 105 ter tentado sem sucesso enviar transmissões de pedido de agendamento 2B no PUCCH, identificando que o remetente da transmissão RA 3C tem acesso aos recursos PUCCH. . Os e-nodeB 110 pode vantajosamente ser adicionalmente adaptado para actualizar qualquer um dos parâmetros da expressão (1) que estão sob o controlo do e-nodeB 110 em resposta a tal conclusão, e/ou abster-se de enviar um novo valor TA o equipamento de utilizador 105 tal como descrito acima. Num sistema de comunicações 100 onde o equipamento de utilizador 105 pode manter ou libertar os seus recursos PUCCH e/ou SRS mediante o envio da transmissão RA 3C, o e-nodeB 110 pode vantajosamente ser adaptado para interpretar informação na transmissão RA 3C sobre se recursos PUCCH e/ou SRS foram mantidos ou não, por exemplo identificando o preâmbulo incluido na transmissão RA 3C como pertencente/não pertencente a um grupo de preâmbulos reservados para equipamentos de utilizador 105 que libertaram os seus recursos PUCCH. Além disso, o e-nodeB 110 pode ser adaptado para que nenhuma mensagem de reconfiguração para reconfigurar o PUCCH e/ou SRS seja transmitida em resposta a uma transmissão RA 3C de um equipamento de utilizador 105 que manteve os seus recursos PUCCH e/ou SRS. Além disso, o 36 ΡΕ2301296 e-nodeB poderia ser preparado para identificar, em resposta a uma transmissão RA 3C de um equipamento de utilizador que libertou os seus recursos PUCCH e/ou SRS, que os recursos PUCCH e/ou SRS estão disponíveis para alocação a equipamentos de utilizador 105 em caso de necessidade de tais recursos. O mecanismo de detecção de dados UL 510, o mecanismo de monitorização de recursos UL 505, o mecanismo de comparação 520 e o mecanismo SR 570, bem como o mecanismo no e-nodeB 110 adaptado para concluir que um equipamento de utilizador 110 não teve sucesso na transmissão no PUCCH (veja ocorrência 3G da figura 3c) poderia ser vantajosamente ser implementado como uma combinação adequada de hardware e software. O técnico irá apreciar que a presente invenção não se encontra limitada às formas de realização descritas nos desenhos anexos e descrição pormenorizada acima, que são apresentados somente com o objectivo de ilustração, podendo ser implementadas numa série de modos diferentes, sendo definida pelas reivindicações anexas.
Abreviaturas DCI Dedicated Control Information (Informação de controlo dedicada) e-nodeB evolved Node B (nodeB evoluído) OFDM Orthogonal Frequency-Division Multiplexing 37 ΡΕ2301296 PUCCH (Multiplexagem ortogonal por divisão de frequência) Physical Uplink Control Channel (Canal físico de controlo de ligação ascendente) RA Random Access (Acesso aleatório) RACH Random Access Channel (Canal de acesso aleatório) RAN Radio Access Network (Rede de acesso por rádio) RLC Radio Link Control (Controlo da ligação de rádio) RRC Radio Resource Control (Controlo dos recursos de rádio) SIB System Information Block (Bloco de informação do sistema) SR Scheduling Request (pedido de agendamento) SRS Sounding Reference Symbols (Símbolos de referência de sondagem) TPC Transmit Power Control (Controlo de potência de transmissão) TS Technical Specification (Especificação técnica) TSG Technical Specification Group (Grupo de especificação técnica) TTI Transmission Time Interval (Intervalo de tempo de transmissão) UE User Equipment (Equipamento de utilizador) ΡΕ2301296 38 UL WG Lisboa,
UpLink (Ligação ascendente) Working Group (Grupo de trabalho) 4 de Maio de 2012

Claims (15)

  1. ΡΕ2301296 1 REIVINDICAÇÕES 1. Processo para pedir agendamento de recursos (2D) a serem usados para comunicação de dados de ligação ascendente (2E) de um eguipamento de utilizador (105) num sistema de comunicações (100), em gue o número de pedidos de agendamento (2B) gue o eguipamento de utilizador irá repetidamente transmitir num canal de controlo de ligação ascendente dedicado em relação aos dados, embora não tendo sido concedido recursos de ligação ascendente, é limitado pela monitorização (425, 430), no equipamento de utilizador, se um valor limite que representa um limite máximo for atingido, caracterizado por ser iniciada uma transmissão de acesso aleatório (3C) num canal de acesso aleatório (440) em resposta ao facto de o referido valor limite ter sido atingido
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, que compreende os passos de: iniciar (405) uma medida utilizada para limitar o número de pedidos de agendamento transmitidos; verificar (430) se a medida atingiu um valor limite, e se nenhum recurso de ligação ascendente foi concedido e que a medida não alcançou um valor limite: transmitir (435) um pedido de agendamento (2B) num canal de controlo de ligação ascendente, e repetir o passo de verificar, sendo que se não tiverem sido concedidos quaisquer recursos de 2 ΡΕ2301296 ligação ascendente e a medida tiver atingido o valor limite: transmitir (440) uma transmissão de acesso aleatório (3C) no canal de acesso aleatório.
  3. 3. Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, em que a célula à qual o equipamento de utilizador se encontra actualmente ligado é mantida como a célula seleccionada quando o valor limite tiver sido alcançado sem a realização de avaliação de células.
  4. 4. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1-3, em que, se não tiverem sido concedidos recursos de ligação ascendente e o valor limite tiver sido atingido, o processo compreende adicionalmente libertar (3F; 437) os recursos de canal de controlo de ligação ascendente e/ou quaisquer símbolos de referência de sondagem atribuídos.
  5. 5. Processo de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 3, em que, se não tiverem sido concedidos quaisquer recursos de ligação ascendente e o valor limite tiver sido atingido, o processo compreender adicionalmente: incluir uma indicação, na transmissão de acesso aleatório, indicando se o canal de controlo de ligação ascendente foi liberto.
  6. 6. Equipamento de utilizador (105) para ΡΕ2301296 comunicação num sistema de comunicações (100), compreendendo o equipamento de utilizador um emissor-receptor (500) e encontrando-se preparado de modo a que o número de pedidos de agendamento (2B) que o equipamento do utilizador irá transmitir repetidamente em relação aos mesmos dados de ligação ascendente (2E) num canal de controlo de ligação ascendente, sendo que embora tendo sido concedido recursos de ligação ascendente é limitado em que o equipamento de utilizador se encontra adaptado para monitorar se foi atingido um limite máximo, sendo o equipamento de utilizador caracterizado por o equipamento de utilizador se encontrar preparado para: iniciar uma transmissão de acesso aleatório (3C) no canal de acesso aleatório em resposta ao facto de o referido limite máximo ter sido alcançado.
  7. 7. Equipamento de utilizador de acordo com a reivindicação 6, que compreende: meios (505) para iniciar um contador (530) utilizado para limitar o número de pedidos de agendamento transmitidos ; meios (520, 540) para a comparação de uma saida (545) do contador com um valor limite (550) que representa o referido limite máximo e para gerar uma saída de comparação (555) na dependência do resultado da comparação; meios para determinar (570), com base na saída de comparação, se um pedido de agendamento deve ser transmitido no canal de controlo de ligação ascendente ou se uma transmissão de acesso aleatório deve ser feita no 4 ΡΕ2301296 canal de acesso aleatório, e para instruir o emissor-receptor de modo correspondente.
  8. 8. Equipamento de utilizador de acordo com as reivindicações 6 ou 7, que compreende: um emissor-receptor (500) passível de receber informação de agendamento de ligação ascendente (2D); transmitir pedidos de agendamento (2B) num canal de controlo de ligação ascendente, e; transmitir transmissões de acesso aleatório (3C) num canal de acesso aleatório; um mecanismo de monitorização de recursos de ligação ascendente (505) ligado ao emissor-receptor e passível de determinar se se encontram disponíveis para transmissão quaisquer recursos de ligação ascendente de dados e de gerar uma saída de monitorização de recursos de ligação ascendente (525, 560) na dependência do resultado da determinação; um contador (530) passível de contar uma medida utilizada para limitar o número de pedidos de agendamento transmitidos, sendo a medida por ex. o tempo ou o número de pedidos de agendamento transmitidos; uma memória (530) para armazenar um valor limite que representa o limite máximo; um comparador (540) preparado para receber o valor limite e uma saída do contador, encontrando-se o comparador adaptado para comparar a saída do contador com o valor limite e para gerar uma saída de comparação (555); ΡΕ2301296 um mecanismo de pedido de agendamento (570) adaptado para receber a saida de comparação e para determinar, na dependência da saida de comparação, se um pedido de agendamento deve ser transmitido num canal de controlo de ligação ascendente se uma transmissão de acesso aleatório deve ser realizada num canal de acesso aleatório, e encontrando-se adicionalmente adaptado para instruir o emissor-receptor de modo correspondente.
  9. 9. Equipamento de utilizador de acordo com qualquer das reivindicações 6-8, em que o equipamento de utilizador se encontra adicionalmente adaptado para libertar qualquer canal de controlo de ligação ascendente dedicado quando o referido valor máximo tiver sido atingido se não tiverem sido concedidos quaisquer recursos de ligação ascendente.
  10. 10. Equipamento de utilizador de acordo com qualquer das reivindicações 6-8, em que o equipamento de utilizador se encontra adicionalmente adaptado para incluir informação na transmissão de acesso aleatório, indicando a informação que o equipamento de utilizador não libertou o canal de controlo de ligação ascendente.
  11. 11. Equipamento de utilizador de acordo com qualquer das reivindicações 6-8, em que o contador se encontra preparado para incrementar o seu valor durante a transmissão de um pedido de agendamento 6 ΡΕ2301296 num canal de controlo de ligação ascendente.
  12. 12. Equipamento de utilizador de acordo com qualquer das reivindicações 6-8, em que o contador se encontra preparado para medir o tempo que passou desde que o contador foi iniciado.
  13. 13. Estação de base (110) para comunicação com um equipamento de utilizador (105) num sistema de comunicações (100) preparado para receber transmissões de acesso aleatório (3C) de equipamentos de utilizador, caracterizado por a estação de base se encontrar adaptada para determinar (3G) se um equipamento de utilizador do qual foi recebida uma transmissão de acesso aleatório tem acesso a recursos de canal de controlo dedicado de ligação ascendente para a transmissão de um pedido de agendamento, e por a estação de base se encontrar adicionalmente adaptada para enviar um comando de controlo de potência (3H) para um equipamento de utilizador em resposta a ter determinado que o equipamento de utilizador tem acesso a recursos de canal de controlo dedicado de ligação ascendente para a transmissão de um pedido de agendamento.
  14. 14. Programa de computador para utilização num procedimento para pedido de agendamento de recursos (2D) para ser usado para comunicação de dados de ligação ascendente (2E) de um equipamento de utilizador (105) num 7 ΡΕ2301296 sistema de comunicações (100), onde o programa de computador compreende partes de código de computador para monitorizar (425, 430) se um valor limite que representa um limite máximo foi atingido, a fim de limitar o número de pedidos de agendamento (2B) que o equipamento de utilizador irá repetidamente transmitir num canal dedicado de controlo de ligação ascendente em relação aos dados enquanto não tiverem sido concedidos recursos de ligação ascendente, sendo o programa de computador caracterizado por: partes de código de programa de computador para iniciar (440) uma transmissão de acesso aleatório (3C) num canal de acesso aleatório (440) em resposta ao referido valor limite ter sido atingido.
  15. 15. Suporte de memória adequado para fazer parte de um equipamento de utilizador (105), onde o suporte de memória armazena o programa de computador de acordo com a reivindicação 14. Lisboa, 4 de Maio de 2012
PT08874891T 2008-07-01 2008-12-22 Processo e dispositivo num sistema de telecomunicações PT2301296E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US7738808P 2008-07-01 2008-07-01

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2301296E true PT2301296E (pt) 2012-05-21

Family

ID=40474972

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08874891T PT2301296E (pt) 2008-07-01 2008-12-22 Processo e dispositivo num sistema de telecomunicações

Country Status (13)

Country Link
US (4) US9215729B2 (pt)
EP (1) EP2301296B2 (pt)
JP (1) JP4944274B2 (pt)
CN (2) CN105263191B (pt)
AT (1) ATE545313T1 (pt)
ES (1) ES2381147T5 (pt)
HK (2) HK1159394A1 (pt)
MX (1) MX2010013646A (pt)
PL (1) PL2301296T3 (pt)
PT (1) PT2301296E (pt)
TW (1) TWI465142B (pt)
WO (1) WO2010002307A1 (pt)
ZA (1) ZA201008754B (pt)

Families Citing this family (34)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ATE545313T1 (de) * 2008-07-01 2012-02-15 Ericsson Telefon Ab L M Verfahren und anordnung in einem telekommunikationssystem
TW201129197A (en) * 2009-10-07 2011-08-16 Innovative Sonic Corp Method and apparatus for handling radio link failure in wireless communication system
CN102131280B (zh) * 2010-01-12 2013-11-06 电信科学技术研究院 上行信道的覆盖情况确定、专有调度请求发送方法及设备
US8948772B2 (en) 2010-02-02 2015-02-03 Nokia Corporation Apparatus and method for requesting uplink radio resources
EP3755075A3 (en) * 2010-03-12 2021-03-31 BlackBerry Limited Timing advance enhancements for cellular communications
EP2418896B1 (en) * 2010-08-09 2013-03-13 Alcatel Lucent Transmission power control in a multi-carrier wireless communication system
ES2945586T3 (es) * 2010-10-28 2023-07-04 Vivo Mobile Communication Co Ltd Método y aparato para ajustar la potencia de transmisión de señal de referencia de sondeo
WO2012092714A1 (zh) * 2011-01-07 2012-07-12 富士通株式会社 触发非周期的测量参考信号的方法、基站和用户设备
US20120236805A1 (en) * 2011-03-14 2012-09-20 Innovative Sonic Corporation Method and apparatus for providing information to determine a cause of low quality of service in a wireless communication system
WO2013024529A1 (ja) * 2011-08-15 2013-02-21 富士通株式会社 無線通信システム、基地局、移動局、及び無線通信方法
EP2749111B1 (en) * 2011-08-22 2017-02-15 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Collision resolution for pucch scheduling requests
WO2013044497A1 (en) * 2011-09-30 2013-04-04 Nokia Corporation Selection between random access and dedicated scheduling request resources
US9439208B2 (en) * 2011-11-04 2016-09-06 Intel Corporation Scheduling requests for wireless communication devices running background applications
US20130195027A1 (en) * 2012-01-30 2013-08-01 Qualcomm Incorporated Method and Apparatus for Channel Fallback in Enhanced Cell Forward Access Channel Dedicated Channel
CN103369701B (zh) * 2012-03-29 2016-08-03 京信通信系统(中国)有限公司 一种随机接入的方法及装置
CN104737613B (zh) * 2012-10-23 2019-08-06 Lg电子株式会社 在无线通信系统中执行用于调度请求的退避的方法和设备
US9113467B2 (en) * 2013-02-28 2015-08-18 Qualcomm Incorporated Adjusting initial transmit power for high speed data transmission
CN105580292B (zh) * 2013-09-24 2019-01-08 Lg电子株式会社 用于双连接的并行随机接入过程的mac和phy之间的通信
US9241289B1 (en) 2013-10-23 2016-01-19 Sprint Communications Company L.P. Dynamic adjustment of cell reselection parameters for a wireless communication device
US10278210B2 (en) * 2014-06-27 2019-04-30 Wilus Institute Of Standards And Technology Inc. Wireless communication method for simultaneous data transmission, and wireless communication terminal using same
CN104936140A (zh) * 2015-04-20 2015-09-23 北京识途科技有限公司 一种定位方法和装置及指纹数据获取方法和装置
US10624110B2 (en) * 2015-07-14 2020-04-14 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for performing uplink scheduling request by terminal
JP5958618B2 (ja) * 2015-07-23 2016-08-02 富士通株式会社 非周期サウンディングリファレンス信号をトリガーする方法、基地局及びユーザ装置
WO2018084382A1 (ko) * 2016-11-01 2018-05-11 엘지전자 주식회사 무선통신 시스템에서 sr을 전송하는 방법 및 이를 위한 단말
US10574308B2 (en) * 2017-01-24 2020-02-25 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Managing of channel state information in a multiple-antenna communication system
WO2018170924A1 (zh) * 2017-03-24 2018-09-27 华为技术有限公司 资源调度方法、终端设备及网络设备
EP3636029A4 (en) * 2017-06-09 2021-03-10 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) METHOD AND DEVICE FOR SENDING PLANNING INQUIRIES
US11229044B2 (en) 2017-08-02 2022-01-18 Guangdong Oppo Mobile Telecommunications Corp., Ltd. Uplink transmission method, and terminal device
US10582454B2 (en) 2017-09-27 2020-03-03 Ofinno, Llc Power control for uplink control channel
CN110012521A (zh) * 2018-01-05 2019-07-12 中国移动通信有限公司研究院 一种调度请求传输方法、装置和计算机可读存储介质
CN110708750B (zh) * 2018-07-09 2021-06-22 华为技术有限公司 一种功率调整方法、终端及存储介质
WO2020074069A1 (en) * 2018-10-09 2020-04-16 Nokia Technologies Oy Enhanced scheduling request transmissions in wireless networks
US11184820B2 (en) * 2019-05-30 2021-11-23 Qualcomm Incorporated Fast user equipment handover between base stations
WO2024071558A1 (en) * 2022-09-28 2024-04-04 Samsung Electronics Co., Ltd. A system and method for cross-layer optimization of uplink detection thresholds

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5276911A (en) * 1990-11-02 1994-01-04 Motorola, Inc. Contention reducing technique for a radio frequency communication system
EP1257134A3 (en) 1994-02-24 2003-02-12 Gte Mobile Communications Service Corporation Cellular radiotelephone system with remotely programmed mobile stations
GB0225903D0 (en) * 2002-11-07 2002-12-11 Siemens Ag Method for uplink access transmissions in a radio communication system
KR100606049B1 (ko) * 2004-08-27 2006-07-28 삼성전자주식회사 다중 셀 ofdma 망에서의 랜덤 접속 방법
DE102006000937B4 (de) * 2006-01-05 2011-05-12 Infineon Technologies Ag Verfahren zum Übertragen von Daten von einer ersten Kommunikationseinrichtung zu einer zweiten Kommunikationseinrichtung, Kommunikationseinrichtung und Computerprogrammelement
WO2007100547A2 (en) * 2006-02-24 2007-09-07 Interdigital Technology Corporation Wireless communication method and apparatus for selecting between transmission of short-version and full-version uplink scheduling requests
CN101473564B (zh) * 2006-06-20 2013-03-27 英特尔公司 用于附加资源请求的随机接入请求扩展
CN1997227B (zh) * 2006-06-21 2010-05-12 华为技术有限公司 一种对上行时延不敏感业务进行处理的方法
WO2007148927A1 (en) 2006-06-22 2007-12-27 Samsung Electronics Co., Ltd. Method of transmitting scheduling request in mobile communication system and terminal apparatus for the same
CN101128004B (zh) * 2006-08-18 2010-10-27 华为技术有限公司 随机接入的检测方法、终端及网络侧设备
JP2010507933A (ja) * 2006-10-24 2010-03-11 エルジー エレクトロニクス インコーポレイティド Nsraリソース割当手順
TW200824474A (en) * 2006-10-28 2008-06-01 Interdigital Tech Corp Method and apparatus for scheduling uplink transmissions for real time services during a silent period
CN101198152A (zh) * 2006-12-04 2008-06-11 华为技术有限公司 随机接入方法和系统
US8169957B2 (en) * 2007-02-05 2012-05-01 Qualcomm Incorporated Flexible DTX and DRX in a wireless communication system
US8107987B2 (en) * 2007-02-14 2012-01-31 Qualcomm Incorporated Apparatus and method for uplink power control of wireless communications
US8218526B2 (en) * 2007-04-30 2012-07-10 Texas Instruments Incorporated Uplink synchronization maintenance principles in wireless networks
US9307464B2 (en) * 2007-06-21 2016-04-05 Sony Corporation Cellular communication system, apparatus and method for handover
KR100937432B1 (ko) * 2007-09-13 2010-01-18 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서의 무선자원 할당 방법
ES2419804T3 (es) 2007-09-13 2013-08-21 Lg Electronics Inc. Procedimiento de asignación de recursos de radio en un sistema de comunicación inalámbrica
TW200931869A (en) * 2007-12-31 2009-07-16 Interdigital Patent Holdings Method and apparatus for handling interactions between measurement gap, automated repeat request, discontinuous reception and discontinuous transmission in wireless communications
KR101447750B1 (ko) * 2008-01-04 2014-10-06 엘지전자 주식회사 랜덤 액세스 과정을 수행하는 방법
TW200931868A (en) * 2008-01-04 2009-07-16 Interdigital Patent Holdings Method and apparatus for performing an enhanced random access channel procedure in a Cell_FACH state
US20090176502A1 (en) * 2008-01-08 2009-07-09 Richard Lee-Chee Kuo Method of Receiving Signaling and Related Communication Device
US8483146B2 (en) * 2008-02-01 2013-07-09 Lg Electronics Inc. Method for performing efficient BSR procedure using SPS resource
BRPI0908593B1 (pt) * 2008-03-21 2020-12-29 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) método relacionado a comunicações de enlace ascendente de um terminal sem fio, aparelho para uso em um terminal sem fio e sistema de radiocomunicações
US8675573B2 (en) * 2008-05-05 2014-03-18 Qualcomm Incorporated Uplink resource management in a wireless communication system
ATE545313T1 (de) * 2008-07-01 2012-02-15 Ericsson Telefon Ab L M Verfahren und anordnung in einem telekommunikationssystem

Also Published As

Publication number Publication date
US20240098739A1 (en) 2024-03-21
EP2301296B2 (en) 2024-01-10
US20180368162A1 (en) 2018-12-20
TWI465142B (zh) 2014-12-11
CN102084709B (zh) 2015-12-09
HK1220314A1 (zh) 2017-04-28
HK1159394A1 (zh) 2012-07-27
CN102084709A (zh) 2011-06-01
ES2381147T3 (es) 2012-05-23
CN105263191A (zh) 2016-01-20
JP4944274B2 (ja) 2012-05-30
EP2301296B1 (en) 2012-02-08
ES2381147T5 (es) 2024-07-11
US9215729B2 (en) 2015-12-15
ZA201008754B (en) 2012-02-29
US11864175B2 (en) 2024-01-02
JP2011527135A (ja) 2011-10-20
PL2301296T3 (pl) 2012-07-31
CN105263191B (zh) 2019-01-11
EP2301296A1 (en) 2011-03-30
TW201004443A (en) 2010-01-16
ATE545313T1 (de) 2012-02-15
WO2010002307A1 (en) 2010-01-07
US10080234B2 (en) 2018-09-18
US20160066341A1 (en) 2016-03-03
MX2010013646A (es) 2010-12-21
US20110188422A1 (en) 2011-08-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2301296E (pt) Processo e dispositivo num sistema de telecomunicações
EP3753194B1 (en) Reporting of semi-persistent csi on pusch and periodic csi on pucch
US11997048B2 (en) Terminal appartus and method
US10925095B2 (en) Apparatus and method for performing random access in wireless communication system
EP3461026A1 (en) Method and apparatus of preventing bandwidth part misalignment in a wireless communication system
ES2690209T3 (es) Nodo de red, equipo de usuario y métodos asociados para gestión de acceso aleatorio
JP6340649B2 (ja) 端末装置、基地局装置、および通信方法
EP4401500A1 (en) Communications device, method and circuitry for a communications device
JP6409230B2 (ja) 端末装置、基地局装置、および通信方法
EP2190251A1 (en) Methods utilized in mobile devices and base stations, and mobile devices and base stations thereof, for optimizing random access procedures
CN107466076B (zh) 处理交递的装置及方法
KR20090031317A (ko) 효율적인 데이터 전송을 위해 스케줄링 요청을 제한하는 방법
US11937310B2 (en) Handling timing conflicts involving random access procedure messages
EP3524028B1 (en) Network node and method for determining success of a random access procedure
KR20190086337A (ko) 무선 통신 시스템에서 랜덤 액세스를 수행하는 장치 및 방법
JP2020053739A (ja) 端末装置、および、方法