PT2286933E - Sistema de lavagem de compressor com água por andares - Google Patents

Sistema de lavagem de compressor com água por andares Download PDF

Info

Publication number
PT2286933E
PT2286933E PT10008534T PT10008534T PT2286933E PT 2286933 E PT2286933 E PT 2286933E PT 10008534 T PT10008534 T PT 10008534T PT 10008534 T PT10008534 T PT 10008534T PT 2286933 E PT2286933 E PT 2286933E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
nozzle
compressor
fluid
nozzles
inlet
Prior art date
Application number
PT10008534T
Other languages
English (en)
Inventor
John L Battaglioli
Robert J L Bland
Robert J Burke
Lindsay A Early
Jonathan Knaust
Christopher R Oliveri
Hilbert H Valdez
Thomas Wagner
Daniel F Woolley
Original Assignee
Gas Turbine Efficiency Sweden
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gas Turbine Efficiency Sweden filed Critical Gas Turbine Efficiency Sweden
Publication of PT2286933E publication Critical patent/PT2286933E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F01MACHINES OR ENGINES IN GENERAL; ENGINE PLANTS IN GENERAL; STEAM ENGINES
    • F01DNON-POSITIVE DISPLACEMENT MACHINES OR ENGINES, e.g. STEAM TURBINES
    • F01D25/00Component parts, details, or accessories, not provided for in, or of interest apart from, other groups
    • F01D25/002Cleaning of turbomachines
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B08CLEANING
    • B08BCLEANING IN GENERAL; PREVENTION OF FOULING IN GENERAL
    • B08B3/00Cleaning by methods involving the use or presence of liquid or steam
    • B08B3/02Cleaning by the force of jets or sprays
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B08CLEANING
    • B08BCLEANING IN GENERAL; PREVENTION OF FOULING IN GENERAL
    • B08B9/00Cleaning hollow articles by methods or apparatus specially adapted thereto 
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04DNON-POSITIVE-DISPLACEMENT PUMPS
    • F04D29/00Details, component parts, or accessories
    • F04D29/70Suction grids; Strainers; Dust separation; Cleaning
    • F04D29/701Suction grids; Strainers; Dust separation; Cleaning especially adapted for elastic fluid pumps
    • F04D29/705Adding liquids

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Cleaning By Liquid Or Steam (AREA)
  • Nozzles (AREA)
  • Compressor (AREA)

Description

ΕΡ 2 286 933/PT DESCRIÇÃO "Sistema de lavagem de compressor com água por andares"
Campo técnico
Esta descrição refere-se geralmente a sistemas de lavagem de compressor. Mais especificamente, esta descrição refere-se a um sistema de lavagem de compressor por andares bem como a métodos e sistemas associados que suportam a funcionalidade avançada de tal sistema de lavagem por andares e que se aplicam amplamente a outros sistemas de lavagem de compressor.
Antecedentes
Os sistemas de lavagem de compressor dizem respeito à limpeza de um trajecto de escoamento de ar de compressor. Devido à combinação de grande caudal mássico, entrada dimensionalmente grande, pás grandes susceptiveis a erosão e/ou altas taxas de compressão, a limpeza do compressor em funcionamento apresenta muitas dificuldades.
Em particular em aplicações de turbina a gás, o grande caudal mássico requer muito fluido ou escoamento de fluido para limpeza apropriada, o que pode provocar a extinção da chama em sistemas de combustão, tal como um sistema de combustão de baixo NOx PPM. Uma grande entrada requer múltiplos e possivelmente muitos pontos de injecção de água para cobrir adequadamente as pás rotativas e não rotativas. A limpeza das partículas das pás compensando ao mesmo tempo os efeitos da erosão pode necessitar uma ampla gama de tamanhos de gotículas de fluido para durações de tempo sistematicamente diferentes. Uma alta taxa de compressão evapora a água, tornando impossível a limpeza de andares posteriores, deste modo colocando mais ênfase na limpeza de andares anteriores. Além disso, instalações no campo exigem um procedimento facilmente reproduzível e por muitos problemas de interferência que possam existir, é necessário um projecto robusto mas compacto. 2
ΕΡ 2 286 933/PT
Altas concentrações de um fluido, tal como mas não limitado a água, ajudam na eficácia da limpeza. No entanto, devido à instabilidade na combustão que altas concentrações de um fluido, tal como água, possam provocar, existe um limite para a quantidade de um fluido que pode ser injectada no compressor. Para atenuar o problema das altas concentrações de um fluido e extinção da chama, os pontos de injecção de fluido ou bicos em andares múltiplos pode permitir o accionamento cíclico dos bicos para que concentrações de fluido com água localmente superiores sejam projectadas sobre as pás estacionárias e rotativas do compressor para maior ou máxima eficiência de limpeza.
As entradas de compressores industriais estacionários podem incluir, por exemplo, um alojamento de filtro de entrada, um cone de entrada, uma carcaça em forma de boca-de-sino e montantes de entrada. 0 compressor pode ser utilizado em várias aplicações, incluindo o fornecimento de ar comprimido para turbinas a gás industriais de grande estrutura e também pode ser utilizado na indústria do petróleo e gás para aplicações de compressor de gás natural, geração de energia comercial, tal como plataformas de petróleo e gás, navios, ou qualquer outra aplicação na qual os compressores possam ser úteis. A colocação dos bicos para a limpeza do compressor pode depender da aplicação particular, tal como, por exemplo, vários caudais mássicos que afectam a relação de fluido de água com ar e trajectória de escoamento de água. À carga base, a velocidade de entrada de ar pode diferir bastante em cerca de 10 vezes nos primeiros andares radialmente ao longo das pás desde a raiz até à ponta da pá de compressor, com a velocidade mais baixa perto da raiz da pá. Provou-se que fluido, tal como água, não injectada directamente nas áreas de alta velocidade mas dirigida directamente para a raiz da pá, resulta em erosão concentrada da parte da pá sob maior esforço. A limpeza adequada das pontas da pá para lavagem em funcionamento requer linha de vista, desde o ponto de injecção do bico até à ponta da pá, bem como estar localizado na região de alta velocidade. 3
ΕΡ 2 286 933/PT
Goticulas de água grandes podem tipicamente ter um impacto muito maior sobre as pás do que goticulas mais pequenas, o que ajuda a uma maior taxa de erosão do bordo de ataque. A raiz da pá é a parte da pá sob maior esforço e a erosão do bordo de ataque pode ser um problema. Manter a área limpa e a erosão num mínimo requer a utilização de goticulas pequenas. Explosões curtas de goticulas grandes tipicamente ajudam na eficácia da limpeza mas devem ser utilizadas com moderação se alguma vez utilizadas.
Por exemplo, num sistema de lavagem de compressor que inclui um colector de andares múltiplos, abrindo todos os andares ao mesmo tempo pode reduzir a contrapressão do colector e deste modo aumentar o tamanho de gotícula de fluido. A variação do tamanho de goticulas de fluido entre grande e pequeno pode ajudar na eficácia da limpeza de duas maneiras: (1) goticulas grandes podem chegar a andares seguintes do compressor uma vez que levam mais tempo a evaporar à medida que se deslocam para jusante no compressor e (2) para um caudal mássico do compressor consistente, a variação de pressão e tamanho de gotícula de fluido pode alterar a região de impacto das goticulas de água.
Projectar uma lavagem em funcionamento eficaz com adequada cobertura da garganta de admissão do compressor pode necessitar instalações de bicos numa área geometricamente difícil devido à espessura de fundição, curvatura, acesso e interferências, enquanto se mantém uma concepção robusta capaz de resistir a um ambiente industrial.
Deste modo, é desejado um sistema de lavagem de compressor eficiente e eficaz dirigido a estas necessidades e constrangimentos, bem como outros. 0 documento US 2007/059159 AI refere-se a uma combinação de sistema de lavagem e aumento de potência de saída para um motor de turbina que consiste num sistema de arrefecimento, sistema de lavagem em desligado e sistema de lavagem em funcionamento dispostos em porções separadas do motor. O documento EP 0 933 502 A2 refere-se a um método de limpeza de compressor de turbina a gás no qual goticulas de fluido de limpeza são pulverizadas para o compressor de modo que as 4 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ gotículas de um primeiro tamanho uniforme sejam pulverizadas durante um primeiro período de tempo e gotículas de um segundo tamanho uniforme sejam pulverizadas durante um segundo período de tempo.
Resumo
Um sistema de lavagem de compressor para lavar um compressor inclui, de acordo com a reivindicação 1/ uma bomba para fornecer fluido, linhas de distribuição de fluido ligadas numa extremidade a uma saída da bomba e conjuntos de bicos que cada um corresponde a uma linha de distribuição de fluido respectiva e que estão ligados numa extremidade oposta da linha de distribuição de fluido respectiva. Cada conjunto de bicos inclui um ou mais bicos. Além disso, cada bico está posicionado numa abertura sobre uma entrada do compressor ou sobre um cone de entrada do compressor, com o bico a estender-se para dentro dum trajecto de escoamento de ar de entrada do compressor na linha de vista com as pás de compressor. 0 sistema de lavagem de compressor também inclui uma válvula de controlo para fornecer fluido selectivamente a partir da bomba, cada uma ligada a uma linha de distribuição de fluido correspondente entre a bomba e conjunto de bicos correspondente.
Um sistema de lavagem de compressor para lavar um compressor, de acordo com uma concretização, inclui múltiplos andares, cada um compreendido por uma linha de distribuição de fluido que está ligada numa extremidade a uma saída de bomba e na outra extremidade a um conjunto de bicos. Cada andar também inclui uma válvula de controlo que está ligada à linha de distribuição de fluido entre a bomba e o conjunto de bicos e que está configurada para fornecer fluido selectivamente entre a bomba e o conjunto de bicos. Os conjuntos de bicos incluem bicos tendo um corpo de bico e uma ponta de pulverização de bico na extremidade do corpo de bico. Cada bico dos vários andares está posicionado sobre uma entrada do compressor para permitir que cada um da pluralidade de andares lave uma porção diferente do compressor. 5 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ
De acordo com uma concretização, é proporcionado um sistema de lavagem de compressor para lavar um compressor, em que o compressor compreende uma entrada e uma pluralidade de pás. 0 sistema compreende uma bomba configurada para fornecer fluido e uma pluralidade de andares, cada andar compreendendo uma linha de distribuição de fluido ligada numa extremidade a uma saida da bomba, um conjunto de bicos ligado numa extremidade oposta da linha de distribuição de fluido e uma válvula de controlo ligada à linha de distribuição de fluido entre a bomba e o conjunto de bicos. Cada conjunto de bicos compreende um ou mais bicos. Cada uma das válvulas de controlo pode ser accionada para fornecer selectivamente fluido a partir da bomba para um conjunto correspondente dos conjuntos de bicos. Cada bico está posicionado sobre uma entrada do compressor para permitir que cada um da pluralidade de andares lave uma porção das pás de compressor. 0 invento também se dirige a um método de acordo com a reivindicação 12.
Um método para lavar um compressor, de acordo com uma concretização, inclui proporcionar conjuntos de bicos que cada inclui um ou mais bicos. Modelos e/ou guias de instalação são aplicados a uma porção de uma entrada do compressor para marcar um local para os bicos e os bicos consequentemente são então posicionados sobre a entrada do compressor nos locais correspondentemente marcados. 0 posicionamento inclui o posicionamento dos bicos de maneira a que os bicos se estendam para dentro dum trajecto de escoamento de ar de entrada do compressor na linha de vista com as pás de compressor. Os conjuntos de bicos estão ligados numa saida de uma bomba por intermédio de uma linha de distribuição de fluido correspondente e fluido é selectivamente fornecido a partir da bomba para um ou mais dos conjuntos de bicos, o fornecimento selectivo sendo com base num padrão de sequenciação predeterminado para lavar uma porção desejada do compressor.
Breve descrição dos desenhos 0 resumo anterior e a seguinte descrição detalhada são melhor entendidos quando lidos em conjunto com os desenhos em 6
ΕΡ 2 286 933/PT anexo. Concretizações de exemplo são mostradas nos desenhos, no entanto, entende-se que as concretizações não estão limitadas aos instrumentos e métodos específicos representados neste documento. Nos desenhos: a FIG. 1 ilustra um sistema de lavagem de compressor, incluindo canalização e instrumentação, de acordo com uma concretização. as FIGS. 2a e 2b ilustram uma entrada de compressor com um cone de entrada e uma montagem em boca de sino de acordo com uma concretização. a FIG. 3 ilustra a colocação de bicos numa montagem em boca de sino de acordo com uma concretização. as FIGS. 4a a 4f ilustram padrões de pulverização de bicos de boca de sino e bicos de cone de entrada em relação a uma entrada de compressor de acordo com várias concretizações. a FIG. 5 ilustra uma montagem de bicos de cone numa direcção do escoamento de ar de acordo com uma concretização. a FIG. 6 representa uma vista em corte transversal de uma instalação de bico de boca de sino de acordo com uma concretização. a FIG. 7a ilustra um sistema de lavagem de compressor que inclui duas ou mais montagens de colector de acordo com uma concretização. a FIG. 7b proporciona uma vista detalhada de características de um sistema de lavagem de compressor de acordo com uma concretização. as FIGS. 8a a 8d representam vistas em corte transversal de porções de uma montagem em boca de sino e um cone de entrada de acordo com concretizações. 7 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ as FIGS. 9a a 9c ilustram um sistema de lavagem de compressor instalado numa entrada de compressor de acordo com concretizações. a FIG. 10 é um gráfico de linhas que demonstra o escoamento constante com tamanho de goticulas e contra pressão de bico variáveis quando são abertos diferentes andares de bicos. a FIG. 11 é uma ilustração que demonstra a trajectõria de fluido com pressão e escoamento de fluido de bico variáveis versus carga normalizada de motor constante. a FIG. 12 é uma ilustração que demonstra a trajectória de fluido com carga de compressor variável versus pressão e escoamento de fluido de bico constante. a FIG. 13 é um gráfico de barras da distribuição de escoamento de fluido total desde a raiz de pá de compressor até à ponta de pá de compressor. a FIG. 14 é um perfil de velocidade de ar de uma configuração de entrada lateral à carga base. as FIGS. 15a a 15o ilustram modelos e moldes para instalação de bicos de cone de entrada e boca de sino de acordo com concretizações. a FIG. 16 ilustra um fluxograma de um método para lavar um compressor, de acordo com uma concretização.
Descrição detalhada
Como utilizado aqui neste documento, os seguintes termos possuem os significados indicados: "Aditivo" significa qualquer gás, liquido ou sólido de uma molécula, químico, macromolécula, composto, ou elemento, sozinho ou em combinação adicionado em qualquer quantidade a qualquer coisa. 8
ΕΡ 2 286 933/PT "Liga" significa uma substância composta por dois ou mais metais, ou por um metal ou metais com um não metal. "Anti-corrosivo" significa possuir uma capacidade de diminuir a taxa de, impedir, inverter, parar, ou uma combinação das mesmas, corrosão. "Carga base" pode referir-se, mas não está limitado, à potência máxima que um motor de turbina a gás especifico pode produzir a uma dada pressão, temperatura, altitude ou outra condição atmosférica. "Boca de sino" refere-se a uma abertura alargada de uma entrada de compressor. "Ligar" significa unir, conectar, acoplar, fixar ou prender juntos dois ou mais componentes. "Ligado" significa, com dois ou mais componentes que estão unidos, conectados, acoplados, fixos, ou presos juntos. "Ligadores" significa um componente utilizado para unir, acoplar, fixar, ou prender juntos um ou mais componentes. "Ligação" significa um estado de dois ou mais componentes unidos, conectados, fixos, ou presos juntos. "Pá de compressor" significa pás rotativas ou não rotativas incluindo mas não limitado a palhetas guias de entrada (IGV), IGV variáveis, pás do estator ou outras palhetas ou pás associadas a um compressor. "Contaminação" significa a presença de materiais estranhos, incluindo mas não estando limitado a microrganismos, químicos, ou uma combinação dos mesmos. "Corrosão" significa um estado pelo menos parcial de danos, deterioração, destruição, falha, alteração, ou uma combinação dos mesmos. ou uma "Erosão" significa um estado pelo menos parcial de degradação, desgaste, remoção de um material, combinação dos mesmos. 9 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ "Presos" ou "Prender" significa, em relação a dois ou mais componentes que estão fixos um ao outro, fixos de qualquer maneira incluindo mas não estando limitado a fixação por um ou mais pernos, parafusos, porcas, pinos, pontos, grampos, pregos, rebites, adesivos, correias, fixação por pingos de soldadura, travamento, cintas, soldadura, ou utilizando um acessório, ou uma combinação dos mesmos. "Fluido" significa qualquer substância que pode ser obrigada a fluir, incluindo mas não estando limitado a um liquido ou gás ou emulsão, ou uma combinação dos mesmos. "Fluido" pode incluir mas não está limitado a água, vapor, compostos químicos, aditivos ou uma combinação dos mesmos. Um fluido pode ter uma ou mais partículas sólidas no mesmo. "IGV" significa palhetas guias de entrada. "LAF" significa olhar contra o escoamento. "LAR" significa relação de líquido com ar. "Líquido" pode incluir mas não está limitado a água, compostos químicos, aditivos, ou qualquer coisa que não tenha forma fixa mas possua uma característica de prontidão para fluir, ou uma combinação dos mesmos. Um líquido pode ter uma ou mais partículas sólidas no mesmo. "LWF" significa olhar com o escoamento. "Metal" significa ter pelo menos uma de qualquer de uma classe de substâncias elementares que são pelo menos parcialmente cristalinas quando sólidas. "Metal" pode incluir mas não está limitado a ouro, prata, cobre, ferro, aço, aço inoxidável, bronze, níquel, zinco, alumínio, ou uma combinação dos mesmos, incluindo mas não estando limitado a uma liga. "Por andares" ou "andar" significa ligar sequencialmente diferentes zonas ou modos de um sistema de lavagem em períodos de tempo simultâneos e/ou discretos. 10 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ
Com referência às FIGS. 1, 6, 7b e 11 a 12, é ilustrado de acordo com uma concretização, um sistema de lavagem de compressor 100 para lavar um compressor. O sistema de lavagem de compressor 100 pode incluir uma bornba 110, uma pluralidade de linhas de distribuição de fluido 120, uma pluralidade de conjuntos de bicos 130 e uma pluralidade de válvulas de controlo 140. A bomba 110 está configurada para fornecer fluido e pode ser, por exemplo, uma bomba de deslocamento positivo alcançando um caudal entre 1,9 1/min (0,5 GPM) e 303 1/min (80 GPM) com pressão de funcionamento compreendida entre cerca de 42 bar (600 psi) até cerca de 84 bar (1200 psi) . Outros caudais e pressões de funcionamento podem ser adequados. Além disso, outros tipos de bombas com vários parâmetros operacionais podem ser empregues no sistema de lavagem de compressor 100 e o sistema de lavagem de compressor 100 não está limitado a incluir uma bomba de deslocamento positivo. A pluralidade de linhas de distribuição de fluido 120 pode cada uma estar ligada numa extremidade a uma saída da bomba 110 para receber e distribuir o fluido fornecido pela bomba 110. Um conjunto de bicos 130 pode estar ligado numa extremidade oposta de cada linha de distribuição de fluido 120, de maneira a que cada um da pluralidade de conjuntos de bicos 130 corresponda a uma da pluralidade de linhas de distribuição de fluido 120. Cada conjunto de bicos 130 pode incluir um ou mais bicos 132, com cada bico 132 incluindo um corpo de bico 134 e uma ponta de pulverização de bico 136 disposta sobre uma extremidade do corpo de bico 134 (ver FIGS. 6, 11 e 12, por exemplo) . Deste modo, cada linha de distribuição de fluido 120 pode receber fluido da bomba 110 e distribuir o fluido para um conjunto de bicos correspondente 130, o qual pode incluir um ou mais bicos 132 para distribuir o fluido.
Cada uma da pluralidade de válvulas de controlo 140 pode estar ligada a uma linha correspondente da pluralidade de linhas de distribuição de fluido 120 entre a bomba 110 e um conjunto de bicos correspondente 130. Desta maneira, cada linha de distribuição de fluido 120 pode ter uma válvula de 11 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ controlo correspondente 140 e um conjunto de bicos correspondente 130. Cada válvula de controlo 140 pode ser accionada para fornecer selectivamente fluido da bomba 110 para um conjunto de bicos correspondente 130 por intermédio de uma linha de distribuição de fluido correspondente 120. As válvulas de controlo 140 podem ser, por exemplo, válvulas de controlo de alta pressão.
Uma correspondente linha de distribuição de fluido 120, válvula de controlo 140 e conjunto de bicos 130 podem ser referidos como um andar. Deste modo, de acordo com a concretização ilustrada na FIG. 1, o sistema de lavagem de compressor 100 tem três andares (andar 1, andar 2 e andar 3), embora o sistema de lavagem de compressor 100 não esteja limitado aos mesmos e possa incluir mais ou menos andares. 0 sistema de lavagem de compressor 100 também pode incluir uma linha de drenagem 150, uma válvula de controlo 160 e um esgoto 170. Uma extremidade da linha de drenagem 150 pode estar ligada a uma saida da bomba 110, enquanto a extremidade oposta da linha de drenagem 150 pode estar ligada a um esgoto 17 0 ou outro componente ou área para a qual o fluido na linha de drenagem 150 é descarregado. A válvula de controlo de drenagem 160 pode estar ligada à linha de drenagem 150 entre a bomba 110 e o esgoto 170 e pode estar configurada para fornecer selectivamente fluido da bomba 110 para o esgoto 170 ou outra área ou componente de descarga.
Um sensor 180 também pode estar ligado na linha de drenagem 150 para fornecer realimentação para o sistema de lavagem de compressor 100 enquanto lava um compressor. Por exemplo, numa concretização, um ou mais sensores de condutividade 180 podem monitorar a pureza ou condutividade do fluido efluente ou de drenagem para determinar um número de ciclos de enxaguamento em desligado. Os ciclos de enxaguamento do compressor podem continuar a decorrer até que um nível de pureza de fluido efluente ou de drenagem predefinido seja medido por um ou mais sensores de condutividade 180. Noutras concretizações, um ou mais sensores 180 podem monitorizar outros parâmetros e os ciclos de enxaguamento de compressor podem continuar a decorrer até que uma variável ou quantidade de conteúdo sólido no fluido 12
ΕΡ 2 286 933/PT de drenagem, nível de pureza do fluido de drenagem, condutividade seleccionados pelo operador, ou outro parâmetro seja medido por um ou mais dos sensores 180. A válvula de controlo de drenagem 160 pode fornecer fluido da bomba 110 para o esgoto 170 até que seja alcançado um valor monitorizado predefinido.
Com referência às FIGS. 2a a 2b e 6, é ilustrada uma entrada de compressor 200. A entrada de compressor 200 pode incluir um cone de entrada 210 e uma montagem em boca de sino 220. A montagem em boca de sino 220 pode incluir um cubo de rolamento 224 e uma pluralidade de montantes 222. Cada montante 222 pode prolongar-se para fora a partir do cubo de rolamento 224 até à montagem em boca de sino 220. A FIG. 2b proporciona uma vista de trás da montagem em boca de sino 220 contra o escoamento de ar.
Cada bico 132 do um ou mais conjuntos de bicos 130 do sistema de lavagem de compressor 100 pode ser posicionado dentro ou sobre uma porção da entrada de compressor 200 para ajudar numa operação de lavagem do compressor. Por exemplo, de acordo com uma concretização, cada bico 132 pode ser posicionado numa abertura sobre a entrada de compressor 200, tal como sobre o cone de entrada 210 e/ou a montagem em boca de sino 220. Cada ponta de pulverização de bico 136 pode ser posicionada para se prolongar para dentro dum trajecto de escoamento de ar de entrada da entrada de compressor 200.
Com referência à FIG. 3, é ilustrada a colocação de bicos na montagem em boca de sino 220. De acordo com uma concretização, os bicos 132 incluem dois bicos de boca de sino 310 colocados entre cada um dos montantes 222. No entanto, mais ou menos bicos de boca de sino 310 podem ser colocados na montagem em boca de sino 220. Além disso, os espaços entre cada um dos montantes 222 não necessitam incluir o mesmo número de bicos de boca de sino 310. De acordo com uma concretização, a colocação de bicos é na linha de vista com as pás de compressor (não mostrado) . As pontas de pulverização dos bicos de boca de sino 310 podem estender-se até ao máximo de trinta por cento dentro do trajecto de escoamento de ar de entrada. No entanto, em algumas concretizações as pontas de pulverização dos bicos de boca de 13
ΕΡ 2 286 933/PT sino 310 podem estender-se até cinquenta por cento dentro do trajecto de escoamento de ar. A direcção dos bicos de boca de sino 310 pode ser com o trajecto de escoamento de ar de entrada. 0 corpo de bico de boca de sino 310 pode ser perpendicular ao cubo de rolamento 224 ou pode estar compreendido dentro de ± 20 graus da face de curvatura da montagem em boca de sino 220 dentro do trajecto de escoamento de ar. O bico de boca de sino 310 pode ter uma pressão de funcionamento compreendida entre cerca de 600 a cerca de 1200 psi e um tamanho de goticula de fluido compreendido entre cerca de 50 μηι a cerca de 500 μηι com um desvio no percentil nonagésimo. Podem ser utilizadas outras pressões de funcionamento e tamanhos de goticula de fluido adequados.
As FIGS. 4a a 4f ilustram padrões de pulverização dos bicos 132 de acordo com várias concretizações.
Com referência à FIG. 4a, é ilustrado um padrão de pulverização em funcionamento de um bico de boca de sino 310 (de aqui em diante um padrão de pulverização de boca de sino 410) . 0 padrão de pulverização de boca de sino 410, em funcionamento, pode variar desde uma forma de leque plano até uma forma de cone. Dois ângulos principais de pulverização de bico de boca de sino 415 definem a forma de padrão de pulverização de boca de sino 410 e podem variar entre Io e 75° da forma de descarga de fluido pulverizado com o escoamento de compressor enquanto o compressor está a funcionar, por exemplo. A lavagem em funcionamento, é tipicamente realizada quando uma temperatura de descarga do compressor está ou é superior ao ponto de ebulição da água ou uma turbina está em funcionamento, incluindo mas não estando limitado ao funcionamento à carga base. Um padrão de pulverização em funcionamento desejado, tal como o padrão de pulverização de boca de sino 410 ou outro padrão de pulverização adequado, pode ser utilizado em que é obtida a cobertura completa, quase completa ou adequada das pás de compressor (não mostrado) de maneira a que o padrão de pulverização de boca de sino 410 abranja desde a ponta do bordo de ataque da pá de compressor até à envergadura média da pá de compressor, circunferencialmente e radialmente. 14 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ
Algumas concretizações podem incluir um padrão de pulverização em desligado de um bico de boca de sino 310. 0 padrão de pulverização de boca de sino em desligado 410 pode variar desde uma forma de leque plano até uma forma de cone. Dois ângulos principais de pulverização de bico de boca de sino 415 definem a forma de padrão de pulverização de boca de sino 410 e podem variar entre Io e 75° da descarga de fluido pulverizado com o escoamento de compressor, por exemplo. A lavagem em desligado é tipicamente realizada quando uma temperatura de descarga do compressor é inferior ao ponto de ebulição da água ou uma turbina está desligada. Em algumas concretizações, é realizada uma lavagem em desligado enquanto a turbina está desligada e em velocidade parcial. Um padrão de pulverização em desligado desejado, tal como o padrão de pulverização de boca de sino em desligado 410 ou outro padrão de pulverização adequado, pode ser utilizado em que é obtida a cobertura completa, quase completa ou adequada das pás de compressor (não mostrado) de maneira a que o padrão de pulverização de boca de sino em desligado 410 abranja desde a ponta do bordo de ataque da pá de compressor até à envergadura média da pá de compressor, circunferencialmente e radialmente.
Com referência à FIG. 4b, são ilustrados bicos de cone de entrada 420 e sua colocação, em relação à entrada de compressor 200 e ao cone de entrada 210. De acordo com uma concretização, os bicos de cone de entrada 420 podem ser posicionados em volta da circunferência do cone de entrada 210 de modo que as pontas de pulverização dos bicos de cone de entrada 420 fiquem apontadas para a envergadura média no bordo de ataque de pá de compressor e de modo que os corpos de bico dos bicos de cone de entrada 420 fiquem paralelos com uma linha central do rotor de compressor com um intervalo compreendido entre ± 20°. Podem ser utilizados outros intervalos adequados. A direcção do bico de cone de entrada 42 0 pode ser a do trajecto de escoamento de ar de entrada e pode estar na linha de vista com as pás de compressor. As pontas de pulverização dos bicos de cone de entrada 420 podem estender-se até cinco por cento para dentro do trajecto de escoamento de ar de entrada. No entanto, em algumas concretizações, a ponta de pulverização de bico de cone de entrada 420 pode estender-se mais para dentro do trajecto de 15
ΕΡ 2 286 933/PT escoamento de ar, tal como, por exemplo, até vinte por cento dentro do trajecto de escoamento de ar. 0 intervalo de pressão de funcionamento do bico de cone de entrada 420 pode estar compreendido entre cerca de 42 (600) e cerca de 84 bar (1200 psi) com um tamanho de gotícula de fluido compreendido entre cerca de 50 μηι a cerca de 500 μιη com um desvio no percentil nonagésimo. Podem ser utilizados outros intervalos de pressão de funcionamento e tamanhos de gotícula de fluido adequados.
Com referência à FIG. 4b, é ilustrado um padrão de pulverização em funcionamento de um bico de cone de entrada 420 (de aqui em diante padrão de pulverização de cone de entrada 430) . O padrão de pulverização de cone de entrada 430, em funcionamento, pode variar desde uma forma de leque plano até uma forma de cone. Dois ângulos principais de pulverização de cone de entrada 435 definem o padrão de pulverização de cone de entrada 430 e podem variar entre Io e 60° da forma de descarga de fluido pulverizado com o escoamento de compressor numa condição atmosférica enquanto o compressor está a funcionar, por exemplo. A lavagem em funcionamento é tipicamente realizada quando uma temperatura de descarga do compressor está ou é superior ao ponto de ebulição da água ou uma turbina está em funcionamento, incluindo mas não estando limitado ao funcionamento à carga base. Um padrão de pulverização em funcionamento desejado, tal como o padrão de pulverização de cone de entrada 430 ou outro padrão de pulverização adequado, pode ser utilizado no qual é obtida a cobertura completa, quase completa ou adequada das pás de compressor (não mostrado) quando um compressor ou turbina está em funcionamento de maneira a que o padrão de pulverização de cone de entrada 430 abranja desde a raiz da pá de compressor até à envergadura média da pá de compressor, circunferencialmente e radialmente.
Algumas concretizações incluem um padrão de pulverização de cone de entrada em desligado 430 de um bico de cone de entrada 420. O padrão de pulverização de cone de entrada 430, em desligado, pode ter uma forma de leque plano ou forma de cone. Dois ângulos principais de pulverização de cone de entrada 435 definem um padrão de pulverização de cone de entrada 430 e podem variar entre Io e 75° da descarga de 16 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ fluido pulverizado com o escoamento de compressor, por exemplo. A lavagem em desligado é tipicamente realizada quando uma temperatura de descarga de compressor é inferior ao ponto de ebulição da água ou uma turbina está desligada. Em algumas concretizações, é realizada uma lavagem em desligado enquanto a turbina está desligada e em velocidade parcial. Um padrão de pulverização desejado, tal como o padrão de pulverização de cone de entrada em desligado 430 ou outro padrão de pulverização adequado, pode ser utilizado no qual é obtida a cobertura completa, quase completa ou adequada das pás de compressor (não mostrado) de maneira a que o padrão de pulverização de cone de entrada em desligado 430 abranja desde a raiz da pá de compressor até à envergadura média da pá de compressor, circunferencialmente e radialmente.
Em outras concretizações, um padrão de pulverização pode abranger, cobrir ou pulverizar diferentes áreas alvo sobre as pás de compressor numa direcção radial ou circunferencial. Por exemplo, um padrão de pulverização de boca de sino 410 pode pretender abranger a ponta de bordo de ataque de pá de compressor até uma percentagem de cobertura radial da pá de compressor, com uma sobreposição de pulverização pretendida de um padrão de pulverização de cone de entrada 430 (isto é, a percentagem de cobertura radial da pá de compressor pode ser mais ou menos do que a envergadura média de pá de compressor). Um padrão de pulverização de cone de entrada 430 também pode pretender abranger a raiz de pá de compressor até uma certa percentagem de cobertura radial das pás de compressor. A FIG. 4c ilustra uma concretização de um padrão de pulverização em desligado que inclui um padrão de pulverização de boca de sino 410, um ângulo de pulverização de boca de sino 415 e um padrão de pulverização de cone de entrada 430. As FIGS. 4d e 4e ilustram, numa direcção do escoamento de ar, um padrão de pulverização em funcionamento de uma entrada de compressor 200, incluindo um padrão de pulverização de boca de sino 410, um padrão de pulverização em cone de entrada 430 e um ângulo de pulverização de cone de entrada 435/ enquanto a FIG. 4f ilustra, numa direcção contra o escoamento de ar, um padrão de pulverização em 17 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ funcionamento que também inclui um padrão de pulverização de boca de sino 410 e um padrão de pulverização de cone de entrada 430.
As FIGS. 4d e 5 ilustram uma entrada de compressor 200 numa direcção do escoamento de ar, de acordo com uma concretização. Os bicos de cone de entrada 420 podem ser, de acordo com uma concretização, espaçados uniformemente a cada 30°. Qualquer número de bicos de cone de entrada 420 e/ou espaçamento dos mesmos pode ser utilizado para se obter cobertura completa, quase completa ou desejada das pás de compressor de entrada de compressor, enquanto uma turbina está desligada ou em funcionamento, ou quando uma temperatura de descarga de compressor está acima ou abaixo do ponto de ebulição da água, de maneira a que um padrão de pulverização de cone de entrada 430 ou outro padrão de pulverização adequado abranja desde a raiz da pá de compressor até à envergadura média da pá de compressor, circunferencialmente e/ou radialmente.
As FIGS. 6, 8c e 8d representam uma vista em corte transversal de uma instalação de um bico de boca de sino 310 ou bico de cone de entrada 420. De acordo com uma concretização, um corpo de bico 134, tal como o de um bico de boca de sino 310 ou bico de cone de entrada 420, pode ser instalado a partir de uma porção externa de uma entrada de compressor 200 e bloqueado ou de outro modo fixo no lugar com uma manga de encaixe por compressão roscada 610. Um colar de bloqueio 620 pode ser parte do corpo de bico sólido de uma peça 134, de acordo com uma concretização, para fixar o bico 132 e para impedir ou ajudar a impedir que o bico 132 ou corpo de bico 134 deslize através da manga de encaixe por compressão 610 e para dentro duma porção indesejada do trajecto de escoamento de ar de entrada. Uma superfície plana 630 pode, de acordo com uma concretização, ser maquinada numa cabeça do corpo de bico 134 para permitir que uma chave ajustável ou outro equipamento segure e alinhe a ponta de pulverização de bico 136 durante a instalação. Como é claro, podem ser utilizados métodos e materiais adequados para fixar ou prender o bico 132 ou corpo de bico 134 dentro do trajecto de escoamento de ar de entrada, ou para impedir ou ajudar a 18
ΕΡ 2 286 933/PT impedir que o bico 132 ou corpo de bico 134 deslize para uma porção indesejada do trajecto de escoamento de ar de entrada.
De acordo com uma concretização, um corpo de bico sólido de uma peça 134 pode ser enroscado num separador soldado no qual o corpo de bico sólido de uma peça 134 alarga para fora até um colar de bloqueio para impedir que um bico de lavagem de compressor 132 ou corpo de bico 134 entre numa porção indesejada do trajecto de escoamento de ar de entrada. A FIG. 7a representa uma concretização de um sistema de lavagem de compressor 100 que inclui dois ou mais colectores, onde pelo menos um colector é para os bicos de cone de entrada 420 e pelo menos um colector é para os bicos de boca de sino 310. Conforme é ilustrado nesta concretização, um colector de bico de boca de sino 710 pode estar configurado para fornecer fluido para os bicos de boca de sino 310 e um colector de bico de cone de entrada 720 pode estar configurado para fornecer fluido para os bicos de cone de entrada 420. Numa concretização do sistema de lavagem de compressor 100, os bicos de boca de sino 310 podem necessitar de uma pluralidade de colectores de bicos de boca de sino 710 para funcionarem por andares como adequado para produzir uma LAR localizada desejada para lavagem e cobertura das pás de compressor de entrada de compressor. 0 sistema de lavagem de compressor 100 pode ser adaptado a vários compressores de tamanhos diferentes e como tal a quantidade de bicos de cone de entrada 420, bicos de boca de sino 310 e colectores de fluido 710 e 720 pode mudar correspondentemente.
Ainda com referência à FIG. 7a e com referência à FIG. 7b, os colectores 710 e 720 podem incluir canalização ou tubagem rígida dobrada com Tês soldados, acessórios de derivação com extremo roscado (threadolets), acessórios de derivação para soldar a topo (weldolets) ou outros ligadores para pontos de fuga de ligação mínimos, por exemplo. Os colectores 710 e 720 também podem incluir ligadores de suporte 450 ou outros equipamentos para suportar ou para reduzir ou impedir vibração, por exemplo. A ligação flexível 640 pode prolongar-se desde o corpo de bico 134 até à soldadura de colector para reduzir ou impedir a vibração, por exemplo. Os colectores 710 e 720 e ligações flexíveis 640 19
ΕΡ 2 286 933/PT podem ser presos ou ligados utilizando outros meios adequados.
De acordo com uma concretização, os bicos de boca de sino 310 e/ou os bicos de cone de entrada 420 podem ser ligados a colectores em SS 304L de 1 polegada Schedule 40 ou 80, tais como colectores 710 e 720, com a ligação flexível em aço inoxidável 640 (ver FIG. 6 e FIGS. 7a a 7b) ligando entre o corpo de bico 134 do bico 310 e/ou 420 e o colector 710 e/ou 720. Em algumas concretizações, outras ligas ou metais adequados podem ser utilizados para fabricar os colectores ou ligação flexível 640 tal como, mas não limitado a, outro aço inoxidável, aço carbono, bronze, ou outros materiais adequados. Além disso, componentes adequados, diferentes das ligações flexíveis 640 ou colectores, podem ser utilizados para fornecer fluido para os bicos de cone de entrada 420 e/ou bicos de boca de sino 310.
As FIGS. 8a a 8d representam vistas em corte transversal de porções de uma montagem em boca de sino 220 e um cone de entrada 210 de uma entrada de compressor 200 de acordo com várias concretizações. As FIGS. 8a e 8d representam uma vista em corte transversal de uma porção de um cone de entrada 210 sobre o qual os bicos de cone de entrada 420 e correspondente colector 720 estão instalados. A FIG. 8c inclui uma vista em corte transversal de uma porção de um cone de entrada 210 sobre o qual bicos de cone de entrada 420 e correspondente colector 720 estão instalados, bem como uma porção de uma montagem em boca de sino 220 sobre a qual bicos de boca de sino 310 estão instalados. Na concretização ilustrada na FIG. 8c, a pulverização de boca de sino e pulverização de cone de entrada estão ligadas durante uma operação de lavagem em desligado e são mostrados um padrão de pulverização de boca de sino 410 e ângulo de pulverização de boca de sino 415, juntamente com um padrão de pulverização de cone de entrada 430 e ângulo de pulverização de cone de entrada 435. A FIG. 8d representa uma vista em corte transversal de uma porção de um cone de entrada 210 sobre o qual bicos de cone de entrada 420 e correspondente colector 720 estão instalados, bem como uma porção de uma montagem em boca de sino 22 0 sobre a qual 20 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ estão instalados bicos de boca de sino 310, com a pulverização de cone de entrada ligada durante uma operação de lavagem em desligado. É ilustrado um padrão de pulverização de cone de entrada 430 na concretização da FIG. 8d.
As FIGS. 9a a 9c proporcionam vistas detalhadas de um sistema de lavagem de compressor 100 instalado sobre uma entrada de compressor 200. Com referência à FIG. 9a, está instalado um colector de boca de sino 710 sobre uma montagem em boca de sino 220, de acordo com uma concretização. As ligações flexíveis 640 podem estender-se a partir do corpo de bico de pulverização 134 dos bicos de boca de sono 310 até à soldadura de colector. Em algumas concretizações, equipamento de suporte 450 é utilizado para suportar o colector de bico de boca de sino 710 e/ou reduzir ou impedir vibração. Como é claro podem ser utilizados outros métodos ou materiais, dispositivos adequados para o suporte do colector de bico de boca de sino 710 e/ou para reduzir ou impedir vibração.
Com referência à FIG. 9b, um colector de bico de cone de entrada 720 pode ser instalado dentro da circunferência de um cone de entrada 210 de uma entrada de compressor 200. O colector de bico de cone de entrada 720 pode fornecer fluido para os bicos de cone de entrada 420. Os bicos de boca de sino 310 podem ser espaçados em volta da circunferência da montagem em boca de sino 220 e um colector de bico de boca de sino 710 pode fornecer fluido para os bicos de boca de sino 310. Em algumas concretizações, é utilizado equipamento de suporte 450 para suportar o colector de bico de cone de entrada 720 ou para reduzir ou impedir vibração. A FIG. 9c proporciona uma vista de lado da entrada de compressor 200 com o sistema de lavagem de compressor 100 instalado sobre a mesma. Os bicos de cone de entrada 420 podem ser instalados em volta da circunferência de um cone de entrada 210 e podem ser ligados a um colector de bico de cone de entrada 720 (não mostrado na FIG. 9c) para receberem fluido a partir do mesmo. Além disso, os bicos de boca de sino 310 podem ser instalados numa montagem em boca de sino 220 e podem ser ligados a um colector de bico de boca de sino 710 (não mostrado na FIG. 9c) para receberem fluido a partir 21 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ do mesmo. Desta maneira, os bicos de cone de entrada 420 e/ou os bicos de boca de sino 310 podem direccionar fluido para ou numa direcção do trajecto de escoamento de ar de entrada da entrada de compressor 200 e na linha de vista com as pás de compressor para lavar o compressor. Os bicos de boca de sino e/ou cone de entrada 310, 420, respectivamente, podem funcionar durante operações de lavagem em funcionamento e em desligado, conforme descrito acima.
Regressando à FIG. 1, é ilustrada uma concretização de sequenciação na qual os colectores 710 e 720 se podem juntar num colector comum (a bomba 110) e estão isolados um do outro com válvulas de controlo 140. Na FIG. 1, um ou mais colectores de bicos de boca de sino 710 podem ser representados por um ou mais dos conjuntos de bicos 130, enquanto um ou mais colectores de bicos de cone de entrada 720 podem ser representados por um ou mais dos outros conjuntos de bicos 130. Ambos os colectores de bicos de boca de sino 710 e colectores de bicos de cone de entrada 720 podem direccionar fluido, aquecido até aproximadamente 140 °F, funcionando a uma alta pressão nominal de 900 psi, por exemplo, para qualquer conjunto de bicos do andar um 130, conjunto de bicos do andar dois 130, conjunto de bicos do andar três 130, ou uma combinação de conjuntos de bicos 130 do andar um, dois e três durante 1 e cinco minutos por andar. Outras concretizações de sequenciação podem, por exemplo, variar a temperatura ou pressão do fluido e podem incluir uma pluralidade de conjuntos de bicos em andares ou uma pluralidade de válvulas de controlo de alta pressão 140. Várias operações de sequenciação podem ser proporcionadas como conjuntos correspondentes de instruções executáveis por computador que estão armazenadas num ou mais componentes de memória. Um dispositivo de computação 1100 (ver FIG. 1) pode aceder e correr as instruções executáveis por computador a fim de realizar uma operação de sequenciação desejada. Para esse fim, o dispositivo de computação 1100 pode incluir um elemento de processamento concretizado como um processador, um co-processador, um controlador, ou vários outros meios de processamento ou dispositivos incluindo circuitos integrados. O elemento de processamento é capaz de aceder e executar as instruções para controlar ou de outro 22 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ modo accionar a bomba 110 e as válvulas de controlo 140 e a válvula de drenagem 160 para se obter a operação de sequenciação desejada. As instruções executáveis por computador podem ser armazenadas num servidor remoto (não mostrado) ou dentro de um componente de memória local 1120 do dispositivo de computação 1100, onde o componente de memória pode incluir memória volátil ou não volátil, para armazenar informação, instruções, ou algo semelhante. O dispositivo de computação 1100 está ligado, por intermédio de uma ligação com fios ou uma ligação sem fios ou uma combinação das mesmas, à bomba 110, às válvulas de controlo 140 e à válvula de drenagem 160 para consequentemente controlar os componentes para realizarem a operação desejada. A FIG. 10 é um gráfico de linhas que ilustra vários parâmetros associados aos andares do sistema de lavagem de compressor 100. Em particular, a FIG. 10 ilustra escoamento constante com tamanho de goticula e contrapressão de bico variáveis quando diferentes andares de bicos (isto é, conjuntos de bicos 130 do andar um, dois e/ou três) são activados. Por exemplo, quando se alterna entre os conjuntos de bicos 130 do andar um, dois, ou três, podem abrir-se múltiplas válvulas de controlo 140, provocando um pico de baixa pressão resultando numa explosão de goticulas de fluido maiores. Durante um pico de baixa pressão, o escoamento de fluido para os respectivos conjuntos de bicos 130 permanece relativamente constante porque a bomba 110, a qual pode ser, de acordo com uma concretização, uma bomba de deslocamento positivo, mantém um escoamento de fluido constante. A FIG. 10 também ilustra uma concretização onde os andares um até três são activados ao mesmo tempo, provocando um pico de baixa pressão resultando numa explosão de goticulas de fluido maiores.
Outra caracteristica de um sistema de lavagem de compressor por andares, tal como o sistema de lavagem de compressor 100, é que o tamanho médio das goticulas de fluido pode ser variado ao longo de toda a operação. Por exemplo, num sistema de três andares, só com uma válvula de controlo de alta pressão aberta 140, o tamanho de goticula de fluido pode variar desde cerca de 50 μιη até cerca de 500 μπι com um desvio no percentil nonagésimo. O menor tamanho das goticulas 23
ΕΡ 2 286 933/PT de fluido ajuda na acção de esfregamento do sistema de lavagem 100 enquanto limita a erosão de pá das pás de compressor. Tamanhos de gotículas de fluido menores possuem menos massa e momento e podem provocar menos erosão e/ou desgaste num dado compressor do que tamanhos de gotículas de fluido maiores. No entanto, tamanhos de gotículas de fluido maiores podem ser desejados para uma acção de esfregamento mais agressiva das pás de compressor. Em algumas concretizações, tamanhos de gotículas maiores podem ser utilizados em explosões curtas com menos do que 20 por cento do consumo total de fluido de um processo de lavagem em funcionamento ou desligado. Mais uma vez, outra duração de consumo de fluido e tamanhos de gotículas de fluido adequados podem ser formados ao utilizar o sistema de lavagem de compressor por andares 100. O sistema de lavagem de compressor 100 também inclui uma característica para impedir ou reduzir o colapso de gotículas ou coalescência de gotículas. Injectar gotículas de fluido numa corrente de ar a alta velocidade, tal como a entrada de um compressor, pode provocar o colapso das gotículas de fluido, reduzindo a eficácia da limpeza de um sistema de lavagem de compressor. Variando a activação de andares e/ou pressões de funcionamento do fluido pode-se reduzir ou impedir o colapso de gotículas quando se injectam as gotículas de lavagem de compressor no compressor. Numa concretização, os bicos de boca de sino 310 e bicos de cone de entrada 420 podem ter uma pressão de funcionamento compreendida no intervalo de cerca de 600 a cerca de 1200 psi para reduzir ou impedir o colapso de gotículas quando se injectam as gotículas na corrente de ar a alta velocidade no interior de um compressor. Certos projectos de bicos podem produzir formas de padrão de pulverização, tal como mas não limitado a certos padrões de pulverização em forma de cone, que podem provocar a coalescência das gotículas, ou que as gotículas colidam, ou provocar interferência de gotículas quando injectadas num compressor, reduzindo a eficácia da limpeza de um sistema de lavagem de compressor. Em algumas concretizações, os bicos de boca de sino 310 e/ou bicos de cone de entrada 420 estão projectados para produzir padrões de pulverização, tal como um padrão de pulverização de boca de sino 410 e/ou um padrão de pulverização de cone de entrada 24
ΕΡ 2 286 933/PT 430, que são uma forma de leque plano para reduzir ou impedir a coalescência das qoticulas, que as qoticulas colidam, ou provoquem interferência de gotículas. A Patente US No. 5,868,860, a qual é incorporada neste documento por referência, inclui mais informação relacionada com pressões de funcionamento e intervalos de pressão. A FIG. 11 é uma ilustração que demonstra a trajectória de fluido variando a pressão e escoamento de fluido do bico versus carga normalizada constante de motor. A FIG. 11 ilustra que quando se acciona ciclicamente as válvulas de controlo de alta pressão, tais como as válvulas de controlo 140, a contrapressão da linha pode cair, fazendo com que a trajectória de fluido dos bicos de boca de sino 310 ou bicos de cone de entrada 420 seja ligeiramente diferente e induza o embate do fluido sobre as pás em localizações radiais ligeiramente diferentes. A variação da trajectória de fluido durante o accionamento cíclico das válvulas de controlo de alta pressão 140 pode funcionar bem em ambos os cenários em funcionamento e desligado. Em algumas concretizações, alterar a trajectória de fluido pode ser benéfico para a acção de esfregamento do sistema de lavagem de compressor 100 porque o embate do fluido pode limpar áreas diferentes das pás de compressor. Por exemplo, quando a contrapressão de linha é 84 bar (1200 psi), a velocidade da trajectória de fluido é tal que o embate do fluido pode limpar mais a ponta da pá de compressor em vez da meia envergadura ou raiz da pá de compressor. Noutra concretização, a utilização de válvulas modulantes como válvulas de controlo 140 podem ser utilizadas para manter a pressão compreendida no intervalo de 42 a 84 bar (600 a 1200 psi) ou outros intervalos de pressão desejados. Noutras concretizações, os bicos de boca de sino 310 estão instalados de modo que as pontas de pulverização de bico 136 se estendam para dentro do trajecto de escoamento de ar de entrada de um compressor e os bicos 132 fiquem na linha de vista com as pás de compressor de modo que a trajectória de fluido acompanhe o escoamento de ar de entrada e seja dirigida para a linha de vista das pás de compressor. Outra concretização (não mostrada) pode variar a trajectória de fluido a partir dos bicos de cone de entrada 420. Por exemplo, quando a contrapressão de linha é 84 bar (1200 psi) a trajectória de fluido do bico de cone de entrada 420 pode 25
ΕΡ 2 286 933/PT ser de modo que o embate do fluido possa limpar mais a envergadura média de pá de compressor do que a raiz de pá de compressor. Quando a contrapressão de linha é 42 bar (600 psi) a trajectória de fluido do bico de cone de entrada 420 pode ser de modo que o embate do fluido possa limpar mais a raiz de pá de compressor do que a envergadura média de pá de compressor. A FIG. 12 é uma ilustração que demonstra a trajectória de fluido para uma dada velocidade de compressor ou carga normalizada de motor versus pressão e escoamento de fluido de bico constantes. A FIG. 12 ilustra que flutuando a carga normalizada de uma turbina a gás entre 0% e 100% à qual uma turbina pode funcionar pode fazer com que a trajectória de fluido seja ligeiramente diferente e induzir o embate de fluido sobre as pás em localizações radiais diferentes. A variação da trajectória de fluido através da flutuação da carga normalizada da turbina a gás pode ser mais pertinente em cenários em funcionamento. Por exemplo, quando a turbina está à carga base, a velocidade do ar de entrada pode ser aumentada; por conseguinte, o embate do fluido pode limpar mais a raiz de pá de compressor em vez da ponta da pá de compressor a partir dos bicos de cone de entrada 420 (não mostrado). Quando a turbina está à carga base, a trajectória de fluido dos bicos de boca de sino 310 pode fazer com que o embate do fluido limpe mais a ponta de pá de compressor em vez da envergadura média de pá de compressor. Noutra concretização, a velocidade do compressor pode ter o mesmo efeito que a carga normalizada de motor sobre a trajectória de fluido a partir dos bicos de cone de entrada 420 e/ou bicos de boca de sino 310.
Um sistema de lavagem de compressor por andares, tal como o sistema 100, pode ser configurado para variar a contrapressão de linha durante o accionamento cíclico das válvulas de controlo de alta pressão 140 para ser obter uma trajectória de fluido desejada dos bicos de boca de sino ou de cone de entrada 310, 420. Outras concretizações podem incluir uma pluralidade de válvulas modulantes que podem ser utilizadas para configurar variações na contrapressão de linha para se obter uma trajectória de fluido desejada a partir dos bicos de boca de sino ou de cone de entrada 310, 26
ΕΡ 2 286 933/PT 420. Por exemplo, se um utilizador desejar aumentar a cobertura da garganta de entrada enquanto uma turbina a gás está à carga base, um sistema de lavagem de compressor por andares pode manter uma contrapressão de linha desejada ao utilizar válvulas modulantes para não só aumentar a cobertura da garganta de entrada mas também manter a contrapressão de linha. Um sistema de lavagem de compressor pode abrir trinta por centro de uma válvula modulante do andar um, quarenta por cento de uma válvula modulante do andar dois e dez por cento de uma válvula modulante do andar três para manter uma contrapressão de linha desejada e/ou controlar uma relação liquido com ar desejada. Como é claro, podem ser utilizadas uma ou mais válvulas modulantes e várias configurações e posições de funcionamento podem ser configuradas para manter uma relação de liquido com ar ou contrapressão de linha desejada enquanto se aumenta a cobertura da garganta de entrada. Adicionalmente, um sistema de lavagem de compressor por andares pode ser configurado de maneira a que uma trajectória de fluido desejada a partir dos bicos de boca de sino ou cone de entrada 310, 420 seja obtida a uma particular carga normalizada de motor de turbina a gás ou velocidade de compressor. Algumas concretizações podem incluir um compressor, incluindo mas não estando limitadas a compressores de gás ou compressores centrífugos, onde uma trajectória de fluido desejada a partir de um bico de lavagem pode ser configurada com base numa velocidade de funcionamento de compressor particular, por exemplo.
Noutra concretização, a lavagem em funcionamento pode utilizar uma combinação de alteração da carga de turbina a gás e flutuação da contrapressão de bico ao abrir uma válvula de controlo de alta pressão 140 num dado colector (uma no andar de drenagem ou uma dos conjuntos de bicos 130) para lavar diferentes coberturas de pá, ambas circunferencialmente e radialmente.
De acordo com uma concretização, o sistema de lavagem de compressor 100 mostrado na FIG. 1 pode incluir uma válvula de controlo de drenagem 160 que pode ser utilizada para flutuar a contrapressão de bico para um intervalo de pressão desejado. Quando a válvula de controlo de drenagem 160 é modulada, a contrapressão sobre os bicos é alterada, 27
ΕΡ 2 286 933/PT proporcionando uma trajectória de fluido e tamanho de goticula de fluido diferentes a partir dos respectivos bicos de fluido para as pás de compressor.
Ainda com referência à FIG. 1, de acordo com uma concretização, os conjuntos de bicos 130 do andar um , dois e três podem ter quedas de pressão semelhantes para o mesmo escoamento de fluido e tamanho de goticula de fluido, no entanto, a quantidade de bicos 132 por andar pode ser diferente. Por exemplo, uma concretização pode incluir 10 bicos de cone de entrada 420 para o andar um e 20 bicos de boca de sino 310 para o andar dois. Outras concretizações podem incluir mais ou menos bicos de cone de entrada 420 e bicos de boca de sino 310 por andar.
Combinações de andares podem ser abertas ao mesmo tempo durante breves momentos, isto é um minuto ou menos, para permitir que goticulas de tamanhos diferentes esfreguem as pás em áreas diferentes. Por exemplo, se uma válvula de controlo de alta pressão 140 para o conjunto de bicos 130 do andar um for aberta enquanto a do conjunto de bicos 130 do andar dois e conjunto de bicos 130c do andar três estão fechadas, o tamanho de goticula de fluido será maior do que se as válvulas de controlo de alta pressão 140 para os conjuntos de bicos 130 dos andares um, dois e três forem abertas ao mesmo tempo. Outras configurações adequadas dos bicos 132 por andar podem ser proporcionadas e a temporização das combinações de andares pode ser configurada para muitas aplicações e pode ser temporizada para abrir ao mesmo tempo mais do que um minuto. A FIG. 13 é um gráfico de barras da distribuição de escoamento de fluido total desde a raiz de pá de compressor até à ponta de pá de compressor onde comprimento 1 representa uma área mais perto da raiz de pá de compressor e comprimento 20 representa uma área mais perto da ponta de pá de compressor. A FIG. 13 ilustra uma percentagem total de um fluido de limpeza desejado, de acordo com uma concretização, por localização radial de pá para uma lavagem em funcionamento nas pás de compressor para um alojamento de filtro de ar de entrada lateral. Um objectivo de obtenção de uma relação de fluido com ar (LAR) localizada consistente por 28
ΕΡ 2 286 933/PT unidade de tempo, ou taxa de densidade de fluxo, possibilita uma humidificação e esfregamento consistentes através da garganta de entrada do compressor e pás a jusante para cada uma das coberturas de pulverização cumulativa dos andares. De acordo com uma concretização, os bicos de boca de sino 310 têm de cobrir uma área maior para molhar e esfregar do que os bicos de cone de entrada 420. Para manter uma LAR consistente, podem ser necessários mais bicos de boca de sino 310 para proporcionar mais fluido do que bicos de cone de entrada 420. Outras concretizações podem ser configuradas com menos bicos de boca de sino 310 mas maior escoamento de fluido para os bicos de boca de sino 310 do que para os bicos de cone de entrada 420. Como é claro, outras variações adequadas de bicos de boca de sino 310, bicos de cone de entrada 420, caudais de fluido, pressões e tamanhos de goticulas podem ser implementados para manter LAR consistente por unidade de tempo, ou taxa de densidade de fluxo. A FIG. 14 ilustra uma concretização de um modelo computacional de dinâmica de fluidos (CFD) que ilustra a variação da velocidade de ar de entrada de uma configuração de entrada lateral à carga base do rotor para a carcaça externa de compressor, ou radialmente ao longo das pás rotativas de compressor da raiz para a ponta. As velocidades maiores são mostradas a vermelho e as velocidades menores são mostradas a azul. As velocidades mais elevadas a laranja e vermelho são encontradas nas pás de compressor em direcção à carcaça de compressor, em afastamento da linha central de compressor. Além disso, as pontas de pá de compressor possuem uma velocidade localizada maior do que as raízes de pá de compressor. Deste modo, enquanto a turbina está a funcionar, as pontas de pá de compressor podem necessitar de mais fluido para limpar do que as raízes de pá de compressor. Também, pode ser necessário um maior escoamento de fluido nas pontas de pá de compressor para manter uma taxa de densidade de fluxo consistente de fluido com ar. Algumas concretizações podem incluir mais andares de bicos de boca de sino 310 do que andares de bicos de cone de entrada 420, ou mais bicos de boca de sino 310 por andar do que bicos de cone de entrada 420 por andar para proporcionar mais fluido para manter uma taxa de densidade de fluxo consistente de fluido com ar desde as raízes de pá de compressor até às pontas de pá de 29 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ compressor. Enquanto a FIG. 14 ilustra um modelo CFD para uma turbina particular, um modelo CFD pode ser gerado para qualquer compressor ou turbina para determinar a configuração apropriada para o sistema de lavagem de andares múltiplos com a utilização de bicos montados na boca de sino e cone para outros compressores.
Com referência agora à concretização da FIG. 1, três andares de válvulas de controlo de alta pressão 140 podem ser configurados para injectar fluido em três colectores com bicos de lavagem de compressor 132. O andar um pode controlar, por exemplo, a injecção de fluido para bicos de cone de entrada 420 apontados para a área mais pequena da raiz de pá de compressor até à envergadura média. O andar dois e andar três podem controlar, por exemplo, a injecção de fluido para bicos de boca de sino 310 apontados para a envergadura média de pá de compressor até à ponta, focados numa área maior da cobertura de pá de compressor por andar e pás de compressor a jusante. Porque a bomba de deslocamento positivo, tal como a bomba 110, pode fornecer escoamento de fluido constante, quando os bicos do andar dois ou andar três estão activos, a taxa de densidade de fluxo pode ser relativamente consistente radialmente ao longo das pás de compressor devido ao escoamento de fluido constante para os bicos do andar dois ou andar três direccionados para uma área maior. Várias outras configurações adequadas de andares de válvulas de alta pressão, colectores, bicos e conjuntos de bicos podem ser implementadas a fim de manter uma taxa de densidade de fluxo consistente ao longo da área de entrada do compressor, ou para se obter outros resultados operacionais desejados para considerar diferentes compressores ou turbinas. O posicionamento da ponta de bico de um sistema de lavagem de compressor por andares, tal como o sistema 100, pode necessitar linha de vista para as pás de compressor e pode ser utilizado para ambas as operações de lavagem em funcionamento e desligado. A espessura do corpo de bico 134 pode ser maior do que 0,25 polegadas em diâmetro, com uma espessura de parede mínima de aproximadamente 0,0125 polegadas para aplicações industriais, robustas que não são excitadas por uma gama de frequência de 0 a 120 Hz. Para 30 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ outras aplicações, pode ser utilizado um corpo de bico 134 com uma espessura de corpo de bico inferior a 0,25 polegadas em diâmetro com espessura de parede inferior a 0,0125 polegadas, dependendo do material de corpo de bico. Com referência novamente à FIG. 6, a ponta de pulverização de bico 136 pode incluir uma superfície plana 630 para permitir que uma chave ou outra ferramenta segure o corpo de bico 134 enquanto se aperta. O corpo de bico 134 também pode incluir um colar de bloqueio 620 que pode permitir a instalação do bico 132 a partir do exterior do trajecto de escoamento de ar de entrada para o interior do trajecto de escoamento de ar de entrada, deste modo eliminando ou reduzindo a possibilidade de uma ligação frouxa permitir que um bico 132 ou outro material caia para o indesejado trajecto de escoamento de ar de entrada. Pode ser necessária ferramenta de instalação na boca de sino para alinhar adequadamente o ângulo de posicionamento da ponta de bico 136. A ferramenta de instalação na boca de sino pode incluir um engenho de furar hidráulico (não mostrado) para alinhar as pontas de bico 136 e ângulo de trajectória desejado para as pontas de bico 136.
Com referência as FIGS. 15a a 15o, são ilustrados modelos e moldes utilizados para instalação dos bicos de boca de sino 310 e bicos de cone de entrada 420, de acordo com várias concretizações.
De acordo com uma concretização, a ferramenta de instalação na boca de sino pode incluir um ou mais modelos de forma de encaixe, mostrados nas FIGS. 15d e 151 e na vista da frente em perspectiva da FIG.15e, olhando com o escoamento. Os orifícios de bicos de boca de sino podem ser perfurados na carcaça da montagem em boca de sino 220 para inserção da ponta de bico dentro do trajecto de escoamento do compressor. Os orifícios de bico de boca de sino podem ser perfurados de maneira a que as pontas de bicos 136 alcancem a linha de vista desejada ou necessária para as pás de compressor. O material dos modelos de forma de encaixe pode variar de plásticos rígidos a imãs flexíveis ou quaisquer outros materiais adequados. O procedimento de instalação pode incluir, mas não está limitado, à utilização de um modelo principal 1540 para 31 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ marcar a localização das penetrações de orifícios de bicos de boca de sino 1510 sobre a montagem em boca de sino 220 para assinalar ou de outro modo indicar o local de penetração da broca. Com referência às FIGS. 8b e 15d a 151, um modelo secundário 1530 pode ser utilizado para marcar a projecção de linha recta 1520 do ponto de alinhamento do cubo de rolamento 1515 sobre o cone de entrada 210 e pode ser utilizado para marcar o ponto de pressão do engenho de furar. Pode ser utilizada uma broca especialmente projectada com um macaco hidráulico assim que o ponto de pressão, ou ponto de alinhamento de cubo de rolamento 1510 e ponto de penetração de orifício de bico de boca de sino 1510 sejam determinados a partir dos modelos principal e secundário. De acordo com outras concretizações, um modelo secundário 1530 pode incluir um entalhe de alinhamento de montante 1535 para ser utilizando no alinhamento do modelo secundário 1530. Outras concretizações podem utilizar círculos de furos de parafuso existentes 1590 sobre uma montagem em boca de sino 220 como uma referência para alinhar modelos. Como é claro podem ser utilizados outros métodos adequados de determinar a projecção de linha recta 1520 e local de penetração da broca.
Outras concretizações podem incluir um único modelo utilizado sobre o cone de entrada 210 ou montagem em boca de sino 220 para marcar o local das respectivas penetrações de orifícios sobre o cone de entrada 210 ou montagem em boca de sino 220. Também pode ser utilizado um único modelo para marcar a projecção de linha recta 1520 do ponto de alinhamento de cubo de rolamento 1515 sobre o cone de entrada 210 e para marcar o ponto de pressão do engenho de furar.
Um modelo secundário 1530 é representado na FIG. 15d e também é mostrado, nas FIGS. 15e e 15f, aplicado a uma entrada de compressor, tal como a entrada de compressor de exemplo 200. O modelo secundário 1530 pode ser configurado para encaixar entre dois montantes 222 da montagem em boca de sino 220 e pode ser utilizado para indicar ou marcar locais de penetrações de orifícios para uma broca ou outro equipamento para criar uma abertura para colocação e inserção da ponta de bico. 32
ΕΡ 2 286 933/PT
Um modelo principal de um montante 1540 é ilustrado na FIG. 15g. O modelo principal de um montante 1540 está configurado para ser posicionado em volta de um montante 222 da montagem em boca de sino 220. As FIGS. 15h e 15i proporcionam uma ilustração do modelo principal de um montante 1540 posicionado sobre a entrada de compressor 200. Algumas concretizações incluem uma ou mais pegas 1525 para portabilidade e instalação mais fácil.
Com referência à FIG. 15j, é ilustrado um modelo principal de dois montantes 1550 configurado para ser posicionado em volta de dois montantes 222. As FIGS. 15k e 151 proporcionam uma ilustração do modelo principal de dois montantes 1550 posicionado sobre a entrada de compressor 200. O modelo principal de um montante 1540 e o modelo principal de dois montantes 1550 podem ser utilizados para marcar pontos de penetração de orifícios de bicos de boca de sino 1510 para inserção e colocação dos bicos de boca de sino 310. De acordo com algumas concretizações, os montantes 222 podem ser utilizados para alinhar uma ferramenta de instalação de bicos de cone 1560, ou ferramenta de instalação de bicos 1500. Como é claro qualquer modelo ou ferramenta pode ser alinhada utilizando um ou mais montantes 222, círculos de furos de parafusos 1590, ou outra referência no interior da entrada de compressor.
De acordo com uma concretização, uma ferramenta de instalação de cone 1500, mostrada nas vistas em corte das FIGS. 15a e 15b e vista da frente em perspectiva da FIG. 15c pode ser utilizada para instalar bicos de cone de entrada 420. Uma ou mais ferramentas de instalação de cone 1500 podem ser utilizadas para colocação de bicos de cone de entrada 420 ou para alinhar apropriadamente o ângulo de posicionamento da ponta de bico 136. A ferramenta de instalação de cone 1500 pode ser configurada para se fixar ao cone de entrada 210 da entrada de compressor.
Em algumas concretizações, uma ferramenta de instalação de cone 1500 pode ter uma guia de broca inserida 1565 com um ângulo de alinhamento de perfuração para perfurar apropriadamente um ângulo de posicionamento para as pontas de 33 ΕΡ 2 286 933/ΡΤ bico 136. Uma guia de broca 1565 pode incluir um ângulo bidimensional predefinido para guiar uma broca durante as instalações dos bicos 132. Uma concretização inclui guias de broca removíveis 1565 que podem ser utilizadas com uma ferramenta de instalação de cone 1500 onde múltiplas guias de broca 1565 são utilizadas num processo de perfuração para se adaptar a vários tamanhos de brocas. Uma ferramenta de instalação de cone 1500 pode ser posicionada sobre um cone de entrada 210 ao utilizar círculos de furos de parafusos existentes 1590 como pontos de referência. Noutra concretização, montantes 222 podem ser utilizados para posicionar uma ferramenta de instalação de cone 1500. Como é claro pode ser utilizada uma ferramenta de instalação de cone 1500 para instalar bicos de boca de sino 310 e podem ser utilizados modelos para instalar bicos de cone de entrada 420 e pode ser utilizada qualquer combinação de ferramentas ou modelos para instalar bicos 132.
Com referência à FIG. 15m, é ilustrada uma ferramenta de instalação de bico de cone 1560. A ferramenta de instalação de bico de cone 1560 está configurada para se fixar ao cone de entrada 210 da entrada de compressor 200, conforme é também ilustrado nas FIGS. 15n e 15o. A ferramenta de instalação de cone 1560 proporciona um modelo para marcar ou de outro modo indicar as penetrações de orifícios para inserção e colocação dos bicos de cone de entrada 420. Em algumas concretizações, uma ferramenta de instalação de bico de cone 1560 pode ter uma guia de broca inserida 1565 que pode ser utilizada para um ângulo de alinhamento de perfuração. Uma guia de broca inserida 1565 também pode ser utilizada para modelos de boca de sino que proporcionem um ângulo de alinhamento de perfuração ou profundidade de perfuração. Uma concretização inclui guias de broca removíveis 1565 que podem ser utilizadas com uma ferramenta de instalação de bico de cone 1560 onde múltiplas guias de broca 1565 são utilizadas num processo de perfuração para se adaptar a vários tamanhos de broca. Outra concretização inclui um furo de alinhamento de parafuso 1570 (FIG. 15m) para alinhar uma ferramenta de instalação de bico de cone 1560 ao utilizar círculos de furos de parafuso existentes 1590 como pontos de referência. 34
ΕΡ 2 286 933/PT
Com referência à FIG. 16, um fluxograma ilustra um método para instalação de um sistema de lavagem de compressor, tal como o sistema de lavagem de compressor 100, por exemplo. Em 1610, são proporcionados um ou mais bicos, tais como bicos 132 que podem fazer parte de um conjunto de bicos correspondente 130 que fazem parte do sistema de lavagem de compressor 100. Os conjuntos de bicos 130 podem ser ligados a um colector, tal como um colector de bicos de boca de sino 710 ou um colector de bicos de cone de entrada 720. Cada conjunto de bicos pode incluir um ou mais bicos 132, cada bico 132 tendo um corpo de bico 134 e uma ponta de pulverização de bico 136 disposta sobre uma extremidade do corpo de bico 134.
Em 1620, um ou mais modelos e/ou guias de instalação são aplicadas a uma porção de uma entrada do compressor para marcar um local para cada um dos bicos 132 dos conjuntos de bicos 130. Os modelos e/ou guias de instalação podem ser configurados para, por exemplo, marcarem posições de bicos para um bico de boca de sino. Por exemplo, um modelo pode ser posicionado em volta de montantes 222 da montagem em boca de sino 220 para marcar posições de bicos entre os montantes 222. As posições de bicos podem incluir um bico 132 entre cada montante, embora possam ser utilizadas outras configurações. Outros modelos e/ou guias de instalação podem ser configurados para marcar posições de bicos para um bico de cone de entrada. A guia ou modelo correspondente pode encaixar em volta de furos de parafusos a partir de círculos de furos de parafusos existentes, por exemplo.
Em 1630, cada um dos bicos 132 são posicionados nas montagens em boca de sino ou cone de entrada no compressor no local marcado correspondente. Os bicos 132 são orientados para permitir que cada ponta de pulverização de bico 136 se estenda dentro dum trajecto de escoamento de ar de entrada do compressor na linha de vista com as pás de compressor.
Em 1640, cada conjunto de bicos 130, incluindo o um ou mais bicos 132, é acoplado a uma saída de uma bomba por intermédio de uma linha de distribuição de fluido correspondente 120. A bomba, tal como a bomba 110 do sistema de lavagem de compressor 100, está configurada para fornecer 35
ΕΡ 2 286 933/PT fluido através das linhas de distribuição de fluido 120 para os conjuntos de bicos 130, a partir dos quais o fluido é ejectado ou distribuído para dentro do compressor para lavar o mesmo.
Em 1650, é fornecido fluido selectivamente da bomba 110 para um ou mais conjuntos de bicos 130. O fornecimento selectivo é baseado num padrão de sequenciação predeterminado que lava uma porção desejada do compressor.
Lisboa, 2012-01-31

Claims (15)

  1. ΕΡ 2 286 933/ΡΤ 1/8 REIVINDICAÇÕES 1 - Sistema de lavagem de compressor para lavar um compressor, o compressor compreendendo uma entrada (200) e uma pluralidade de pás de compressor, o sistema compreendendo: uma bomba (110) configurada para fornecer fluido; uma pluralidade de linhas de distribuição de fluido (120), cada uma da pluralidade de linhas de distribuição de fluido (120) ligada numa extremidade a uma saida da bomba (110); uma pluralidade de conjuntos de bicos (130), cada um compreendendo um ou mais bicos (130) e posicionados numa abertura sobre a entrada (200) do compressor, de modo que o um ou mais bicos (130) se estendam dentro de um trajecto de escoamento de ar de entrada do compressor na linha de vista com a pluralidade de pás de compressor, cada um da pluralidade de conjuntos de bicos (130) ligado a uma extremidade oposta de uma linha correspondente da pluralidade de linhas de distribuição de fluido (120); e uma pluralidade de válvulas de controlo (140), cada uma da pluralidade de válvulas de controlo (140) ligada a uma linha correspondente da pluralidade de linhas de distribuição de fluido (120) entre a bomba (110) e um conjunto de bicos correspondente (130), em que cada uma da pluralidade de válvulas de controlo (140) pode ser accionada para fornecer selectivamente fluido da bomba (110) para um conjunto correspondente de uma pluralidade de conjuntos de bicos (130) .
  2. 2 - Sistema de lavagem de compressor de acordo com a reivindicação 1, a) compreendendo ainda uma linha de drenagem (150) ligada numa extremidade a uma saida da bomba (110); um esgoto (170) ligado na extremidade oposta da linha de drenagem (150); e ΕΡ 2 286 933/ΡΤ 2/8 uma válvula de controlo de drenagem (160) ligada à linha de drenagem (150) entre a bomba (110) e o esgoto (170), em que a válvula de controlo de drenagem (160) pode ser accionada para fornecer selectivamente fluido da bomba para o esgoto (170); e/ou b) compreendendo ainda um sensor (180) ligado na linha de drenagem (150) e que pode funcionar para monitorizar um ou mais parâmetros de condutividade do fluido de drenagem, nível de pureza do fluido de drenagem e quantidade de conteúdo sólido no fluido de drenagem na linha de drenagem (150); em que a válvula de controlo de drenagem (160) fornece fluido da bomba (110) para o esgoto (170) até que seja alcançado um valor monitorizado predefinido; e/ou c) em que cada um da pluralidade de conjuntos de bicos (130) compreende um colector de bicos (710), cada colector de bicos (710) configurado para fornecer fluido para cada bico (130) pertencente ao conjunto de bicos correspondente (130) .
  3. 3 - Sistema de lavagem de compressor de acordo com a reivindicação 1 ou 2, a) em que um colector de bicos (710) está configurado para engatar uma montagem em boca de sino (220) da entrada de compressor (220) e uma pluralidade de montantes (222) , em que os bicos (310) do colector de bicos (710) estão posicionados entre um ou mais dos montantes (222); e/ou b) em que os bicos estão ainda posicionados de maneira a que os bicos (310) fiquem perpendiculares ± 20 graus da face de curvatura da montagem em boca de sino (220) no trajecto de escoamento de ar; e/ou c) em que os bicos (310) posicionados entre um ou mais dos montantes (222) emitem um padrão de pulverização numa forma compreendida entre um padrão de pulverização em forma de leque plano e um padrão de pulverização em ΕΡ 2 286 933/ΡΤ 3/8 forma de cone para abranger uma porção das pás de compressor do compressor.
  4. 4 - Sistema de lavagem de compressor de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, a) em que um colector de bicos (720) está configurado para engatar uma circunferência de um cone de entrada (210) da entrada de compressor (200), em que os bicos do colector de bicos (720) estão posicionados em volta da circunferência do cone de entrada (210); e/ou b) em que os bicos (420) estão ainda posicionados de maneira a que cada bico (420) fique paralelo ± 20 graus com uma linha central de rotor de compressor do compressor; e/ou c) em que os bicos (420) posicionados em volta da circunferência do cone de entrada (210) emitem um padrão de pulverização numa forma compreendida entre um padrão de pulverização em forma de leque plano e um padrão de pulverização em forma de cone para abranger uma porção das pás de compressor do compressor.
  5. 5 - Sistema de lavagem de compressor de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, a) em que cada um da pluralidade de conjuntos de bicos (130) está posicionado para lavar uma porção diferente das pás de compressor; e/ou b) em que uma correspondente linha de distribuição de fluido (120), conjunto de bicos (130) e válvula de controlo (14 0) compreendem um andar, em que cada andar está posicionado para lavar uma porção das pás de compressor numa direcção circunferencial ou radial.
  6. 6 - Sistema de lavagem de compressor de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 5: em que as linhas de distribuição de fluido (120), conjuntos de bicos (130) e válvulas de controlo (140) ΕΡ 2 286 933/PT 4/8 formam uma pluralidade de andares para lavar um motor de turbina.
  7. 7 - Sistema de lavagem de compressor de acordo com a reivindicação 6, a) em que cada bico (130) está posicionado sobre um cone de entrada do compressor ou sobre uma montagem em boca de sino (220) do compressor, em que os bicos se estendem para dentro de um trajecto de escoamento de ar de entrada do compressor e estão posicionados dentro da linha de vista com as pás de compressor; e/ou b) compreendendo ainda uma pluralidade de mangas de encaixe, cada manga de encaixe (610) configurada para manter um bico (132) em posição sobre a entrada (200) do compressor, em que cada bico compreende ainda um colar de bloqueio (620) ligado ao corpo de bico (134), cada colar de bloqueio configurado para fixar o bico correspondente (132) numa manga de encaixe correspondente (610); e/ou c) em que cada um da pluralidade de conjuntos de bicos (130) compreende um colector de bicos (710), cada colector de bicos (710) configurado para fornecer fluido para cada bico (130) dentro do conjunto de bicos correspondente (130).
  8. 8 - Sistema de lavagem de compressor de acordo com a reivindicação 6 ou 7, a) em que um ou mais da pluralidade de conjuntos de bicos (130) compreende um colector de bicos de boca de sino (710) configurado para fornecer fluido para bicos posicionados sobre uma montagem em boca de sino (220) da entrada de compressor (200); e/ou b) em que um ou mais da pluralidade de conjuntos de bicos (130) compreende um colector de bicos de cone de entrada (720) configurado para fornecer fluido para bicos posicionados sobre um cone de entrada da entrada de compressor (200); e/ou ΕΡ 2 286 933/PT 5/8 c) em que cada colector de bicos (710) compreende tubagem rígida ligada a um corpo de bico (134) de cada bico (132) do conjunto de bicos correspondente (130).
  9. 9 - Sistema de lavagem de compressor de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, a) compreendendo ainda ligação flexível (640) fixa a e a estender-se a partir de cada corpo de bico (134) para ligação à tubagem rígida; e/ou b) em que cada colector de bicos (710) compreende canalização ligada a um corpo de bico (134) de cada bico (132) do conjunto de bicos correspondente (130); e/ou c) em que bicos (132) do colector de bicos de boca de sino (710) estão configurados para cobrir uma área maior e/ou para proporcionar mais fluido do que os bicos (132) do colector de bicos de cone de entrada (720).
  10. 10 - Sistema de lavagem de compressor de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 9, a) em que fluido é direccionado para um ou mais da pluralidade de andares num padrão de sequenciação, o padrão de sequenciação compreendendo uma ou mais variações de tempo, temperatura de fluido, escoamento de fluido e pressão de fluido; e/ou b) em que as válvulas de controlo (140) compreendem válvulas modulantes, as válvulas modulantes configuradas para variar a pressão dentro de andares correspondentes para se obter uma trajectória de fluido desejada; e/ou c) em que cada uma das válvulas modulantes está aberta para quantidades predeterminadas para se obter a trajectória de fluido desejada.
  11. 11 - Sistema de lavagem de compressor de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 10, compreendendo ainda: ΕΡ 2 286 933/PT 6/8 uma linha de drenagem (150) ligada numa extremidade a uma saída da bomba (110); um esgoto (170) ligado na extremidade oposta da linha de drenagem (150); e uma válvula de controlo de drenagem (160) ligada à linha de drenagem (150) entre a bomba (110) e o esgoto (170), em que a válvula de controlo de drenagem (160) pode ser accionada para fornecer selectivamente fluido da bomba (110) para o esgoto (170), em que a válvula de controlo de drenagem (160) pode ainda ser accionada para variar a pressão de bico num ou mais bicos (132) para proporcionar um tamanho de gotícula de fluido desejado e uma trajectória de fluido desejada a partir de um ou mais bicos (132 ) .
  12. 12 - Método para lavagem de um compressor, o compressor compreendendo uma entrada (200) e uma pluralidade de pás, o método compreendendo: proporcionar um ou mais conjuntos de bicos (130), cada conjunto de bicos (130) compreendendo um ou mais bicos (132), cada bico (132) compreendendo um corpo de bico (134) e uma ponta de pulverização de bico disposta numa extremidade do corpo de bico (134); aplicação de um ou mais modelos e/ou ferramentas de instalação a uma porção de uma entrada do compressor para marcar um local para cada dos um ou mais bicos (132); posicionamento de cada dos um ou mais bicos (132) dos conjuntos de bicos (130) numa abertura sobre a entrada (200) do compressor no correspondente local marcado de maneira a que cada bico (132) se estenda dentro do trajecto de escoamento de ar de entrada do compressor e na linha de vista com a pluralidade de pás de compressor; acoplamento de cada dos um ou mais conjuntos de bicos (130) a uma saída de uma bomba (110) por intermédio de ΕΡ 2 286 933/PT 7/8 uma linha de distribuição de fluido correspondente (120); e fornecimento selectivo de fluido da bomba (110) para um ou mais do um ou mais conjuntos de bicos (130), com base num padrão de sequenciação determinado para lavar uma porção desejada das pás de compressor.
  13. 13 - Método de acordo com a reivindicação 12, a) em que a aplicação de um ou mais modelos e/ou ferramentas de instalação a uma porção de uma entrada (200) do compressor compreende o posicionamento de um ou mais modelos e/ou ferramentas de instalação sobre um cone de entrada do compressor ou sobre uma montagem em boca de sino (220) do compressor; e/ou b) compreendendo ainda a perfuração de orifícios de inserção no um ou mais modelos e/ou ferramentas de instalação nos locais marcados para posicionar os bicos (132); e/ou c) compreendendo ainda a aplicação de mangas de encaixe a cada orifício de inserção, em que as mangas de encaixe estão configuradas para manter em posição um bico correspondente, em que cada bico (132) compreende ainda um colar de bloqueio (620) ligado ao corpo de bico (134), cada colar de bloqueio (620) configurado para fixar o bico correspondente (132) numa manga de encaixe correspondente.
  14. 14 - Método de acordo com a reivindicação 12 ou 13, a) em que um ou mais da pluralidade de conjuntos de bicos (130) compreende um colector de bico de boca de sino (710) configurado para fornecer fluido para bicos (132) posicionados sobre uma montagem em boca de sino (220) da entrada de compressor (200), em que um ou mais dos modelos e/ou ferramentas de instalação aplicados se adaptam em volta dos montantes (222) de um cubo de rolamento para marcar posições de bicos entre montantes (222) da montagem em boca de sino (220); e/ou ΕΡ 2 286 933/PT 8/8 b) em que um ou mais da pluralidade de conjuntos de bicos (130) compreende um colector de bicos de cone de entrada (720) configurado para fornecer fluido para bicos (132) posicionados sobre um cone de entrada da entrada de compressor, em que um ou mais dos modelos e/ou ferramentas de instalação aplicados se adaptam em volta de uma circunferência interna do cone de entrada para marcar posições de bicos em volta da circunferência.
  15. 15 - Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 14, a) compreendendo ainda a instalação de bicos (132) sobre o cone de entrada ou sobre a montagem em boca de sino (220) do compressor com uma ferramenta de instalação de cone compreendendo uma guia de broca configurada para perfurar um ângulo de posicionamento para as pontas de pulverização de bico dos bicos (132); e/ou b) em que um ou mais modelos compreendem um modelo de um montante ou um modelo de dois montantes para marcar pontos de penetração de orifício de bico de boca de sino para inserção e colocação de bicos de boca de sino sobre a montagem em boca de sino, em que o modelo de um montante pode ser configurado para ser posicionado em volta de um montante da montagem em boca de sino (220) e em que o modelo de dois montantes pode ser configurado para ser posicionado em volta de dois montantes da montagem em boca de sino. Lisboa, 2012-01-31
PT10008534T 2009-08-21 2010-08-16 Sistema de lavagem de compressor com água por andares PT2286933E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US23589509P 2009-08-21 2009-08-21
US12/850,440 US9016293B2 (en) 2009-08-21 2010-08-04 Staged compressor water wash system

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2286933E true PT2286933E (pt) 2012-02-08

Family

ID=43056216

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10008534T PT2286933E (pt) 2009-08-21 2010-08-16 Sistema de lavagem de compressor com água por andares

Country Status (14)

Country Link
US (3) US9016293B2 (pt)
EP (1) EP2286933B1 (pt)
JP (2) JP5302278B2 (pt)
KR (1) KR101207688B1 (pt)
AR (2) AR077911A1 (pt)
AT (1) ATE532587T1 (pt)
CA (1) CA2713479C (pt)
CL (1) CL2010000876A1 (pt)
DK (1) DK2286933T3 (pt)
ES (1) ES2377299T3 (pt)
MX (1) MX2010009231A (pt)
MY (1) MY155808A (pt)
PL (1) PL2286933T3 (pt)
PT (1) PT2286933E (pt)

Families Citing this family (58)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7849878B2 (en) * 2006-10-16 2010-12-14 Gas Turbine Efficiency Sweden Ab Gas turbine compressor water wash control of drain water purge and sensing of rinse and wash completion
DE102011008649A1 (de) * 2011-01-14 2012-07-19 Abb Turbo Systems Ag Turbinenreinigung
US8807520B2 (en) * 2011-06-15 2014-08-19 General Electric Company System and method for controlling flow in a plurality of valves
EP2562430A1 (de) * 2011-08-24 2013-02-27 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren zum Waschen eines Axialverdichters
US9091206B2 (en) * 2011-09-14 2015-07-28 General Electric Company Systems and methods for inlet fogging control
ES2453441B1 (es) * 2012-09-05 2014-12-26 Metalquimia, Sa Método y máquina para limpieza de agujas para inyectar fluidos en productos cárnicos
US10973237B2 (en) 2012-03-05 2021-04-13 Metalquimia, Sa Needle cleaning system including a needle cleaning machine and a plurality of needles for injecting fluids into meat products
WO2013163510A1 (en) * 2012-04-27 2013-10-31 General Electric Company Connecting gas turbine engine annular members
MX356834B (es) * 2012-06-11 2018-06-15 Statoil Petroleum As Método de limpieza de compresor submarino en donde el líquido de limpieza se recupera del fluido de proceso multifásico.
US20140174474A1 (en) * 2012-12-20 2014-06-26 General Electric Company Systems and methods for washing a gas turbine compressor
FR3011035B1 (fr) * 2013-09-25 2015-10-09 Snecma Carter d'echappement comprenant un dispositif d'evacuation de fluide, et turbomachine
CN105658932B (zh) * 2013-10-10 2018-10-26 生态服务股份有限公司 径向通道式发动机清洗歧管
US20150121888A1 (en) * 2013-11-05 2015-05-07 General Electric Company Gas turbine online wash control
US9470105B2 (en) 2013-11-21 2016-10-18 General Electric Company Automated water wash system for a gas turbine engine
ITCO20130064A1 (it) 2013-12-06 2015-06-07 Nuovo Pignone Srl Ugelli di lavaggio e motori con turbina a gas
ITMI20132042A1 (it) 2013-12-06 2015-06-07 Nuovo Pignone Srl Metodi per lavare motori con turbina a gas e motori con turbina a gas
US20150354403A1 (en) * 2014-06-05 2015-12-10 General Electric Company Off-line wash systems and methods for a gas turbine engine
US20160076455A1 (en) * 2014-09-12 2016-03-17 General Electric Company Method and system to protect a surface from corrosive pollutants
JP2016061261A (ja) * 2014-09-19 2016-04-25 三菱重工業株式会社 遠心圧縮機
PL3028856T3 (pl) 2014-12-04 2019-10-31 Ball Beverage Packaging Europe Ltd Urządzenie drukujące
US20160169107A1 (en) * 2014-12-12 2016-06-16 General Electric Company Systems and methods for injecting fluids at one or more stages of a multi-stage component
US10267179B2 (en) * 2014-12-31 2019-04-23 General Electric Company Dirt extraction apparatus for a gas turbine engine
US10428683B2 (en) 2016-01-05 2019-10-01 General Electric Company Abrasive gel detergent for cleaning gas turbine engine components
US20170204739A1 (en) * 2016-01-20 2017-07-20 General Electric Company System and Method for Cleaning a Gas Turbine Engine and Related Wash Stand
US10376940B2 (en) * 2016-02-09 2019-08-13 Rexam Beverage Can Company Method and apparatus for producing two-piece beverage can bodies
US10549921B2 (en) 2016-05-19 2020-02-04 Rexam Beverage Can Company Beverage container body decorator inspection apparatus
EP3478940B1 (en) * 2016-06-29 2023-02-15 General Electric Company Methods for effluent based condition assessment
US20180010481A1 (en) * 2016-07-08 2018-01-11 Ge Aviation Systems Llc Engine performance modeling based on wash events
CN106218919A (zh) * 2016-08-28 2016-12-14 桂林市晶准测控技术有限公司 一种飞机表面清洗方法和系统
CN106218918A (zh) * 2016-08-28 2016-12-14 桂林市晶准测控技术有限公司 一种基于pwm控制方法的飞机表面清洗方法和系统
EP3509766A4 (en) * 2016-10-14 2020-04-29 General Electric Company GAS TURBINE ENGINE WASHING SYSTEM
US11313246B2 (en) 2016-11-30 2022-04-26 General Electric Company Gas turbine engine wash system
KR101882446B1 (ko) * 2016-12-06 2018-07-26 주식회사 포스코 열 교환기 청소 장치 및 그 방법
US11174751B2 (en) * 2017-02-27 2021-11-16 General Electric Company Methods and system for cleaning gas turbine engine
US10227891B2 (en) * 2017-03-29 2019-03-12 General Electric Company Gas turbine engine wash system
US20180313225A1 (en) 2017-04-26 2018-11-01 General Electric Company Methods of cleaning a component within a turbine engine
US11022038B2 (en) * 2017-05-04 2021-06-01 General Electric Company Compressor circumferential fluid distribution system
US10830093B2 (en) 2017-06-13 2020-11-10 General Electric Company System and methods for selective cleaning of turbine engine components
CN107503952A (zh) * 2017-07-04 2017-12-22 江门市天澜清洗设备有限公司 应用于清洗机的远程监控系统及其控制方法
US11207716B2 (en) * 2017-10-12 2021-12-28 General Electric Company Compressor water wash system
US11371385B2 (en) 2018-04-19 2022-06-28 General Electric Company Machine foam cleaning system with integrated sensing
DE102018119094A1 (de) * 2018-08-06 2020-02-06 Lufthansa Technik Ag Vorrichtung, Verfahren und Anordnung zur Reinigung der Core Engine eines Strahltriebwerks
US11707819B2 (en) 2018-10-15 2023-07-25 General Electric Company Selectively flexible extension tool
IT201800021067A1 (it) * 2018-12-27 2020-06-27 Nuovo Pignone Tecnologie Srl Componenti aerodinamici statorici con ugelli e metodi per pulire una turbomacchina
US11702955B2 (en) 2019-01-14 2023-07-18 General Electric Company Component repair system and method
CN111120104B (zh) * 2019-11-29 2021-03-16 武汉钢铁有限公司 燃气蒸汽联合循环系统、同步水洗方法及装置
US11752622B2 (en) 2020-01-23 2023-09-12 General Electric Company Extension tool having a plurality of links
US11692650B2 (en) 2020-01-23 2023-07-04 General Electric Company Selectively flexible extension tool
US11613003B2 (en) 2020-01-24 2023-03-28 General Electric Company Line assembly for an extension tool having a plurality of links
US11326519B2 (en) 2020-02-25 2022-05-10 General Electric Company Frame for a heat engine
US11560843B2 (en) 2020-02-25 2023-01-24 General Electric Company Frame for a heat engine
US11255264B2 (en) 2020-02-25 2022-02-22 General Electric Company Frame for a heat engine
US11371437B2 (en) 2020-03-10 2022-06-28 Oliver Crispin Robotics Limited Insertion tool
US12091981B2 (en) 2020-06-11 2024-09-17 General Electric Company Insertion tool and method
CN112588675A (zh) * 2020-12-04 2021-04-02 江西双林彩印包装有限公司 一种绿色印刷用染料清洗装置
US11839908B2 (en) 2021-01-04 2023-12-12 Saudi Arabian Oil Company Simultaneously unblocking multiple valve fittings
US11654547B2 (en) 2021-03-31 2023-05-23 General Electric Company Extension tool
CN114233410B (zh) * 2021-12-17 2023-12-05 江西洪都航空工业集团有限责任公司 一种用于涡扇发动机风扇和压气机叶片的清洗装置

Family Cites Families (43)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3033711A (en) * 1959-05-25 1962-05-08 Boeing Co Carbo-blast method and unit
US3623668A (en) * 1968-03-04 1971-11-30 Gen Electric Wash manifold
US3795983A (en) * 1971-09-07 1974-03-12 Ato Inc Mounting template and installation shield
US4196020A (en) * 1978-11-15 1980-04-01 Avco Corporation Removable wash spray apparatus for gas turbine engine
US5273395A (en) * 1986-12-24 1993-12-28 Rochem Technical Services Holding Ag Apparatus for cleaning a gas turbine engine
US4808235A (en) * 1987-01-20 1989-02-28 The Dow Chemical Company Cleaning gas turbine compressors
CH681381A5 (pt) * 1990-02-14 1993-03-15 Turbotect Ag
US5385609A (en) * 1990-01-26 1995-01-31 E. B. Thomas Apparatus and method for treating the outer surface of a pipeline
US5385014A (en) * 1992-09-11 1995-01-31 Aeronautical Accessories, Inc. Valve and method of valve use while washing a compressor in an aircraft engine
US5447140A (en) * 1993-12-20 1995-09-05 General Motors Corporation Fuel injection
SE504323C2 (sv) * 1995-06-07 1997-01-13 Gas Turbine Efficiency Ab Förfaringssätt för tvättning av objekt såsom t ex turbinkompressorer
US6012279A (en) * 1997-06-02 2000-01-11 General Electric Company Gas turbine engine with water injection
JP3929140B2 (ja) * 1997-10-27 2007-06-13 日本碍子株式会社 耐蝕性部材およびその製造方法
GB2333805B (en) 1998-01-30 2001-09-19 Speciality Chemical Holdings L Cleaning method and apparatus
JP2001173410A (ja) 1999-12-21 2001-06-26 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 1軸型複合サイクル発電プラントのガスタービン制御装置及びガスタービン出力算出方法
US6553768B1 (en) * 2000-11-01 2003-04-29 General Electric Company Combined water-wash and wet-compression system for a gas turbine compressor and related method
US6585063B2 (en) * 2000-12-14 2003-07-01 Smith International, Inc. Multi-stage diffuser nozzle
US6630198B2 (en) * 2001-01-19 2003-10-07 General Electric Co. Methods and apparatus for washing gas turbine engines
US6516603B1 (en) * 2001-06-06 2003-02-11 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Gas turbine engine system with water injection
GB2382848A (en) * 2001-12-06 2003-06-11 Alstom Gas turbine wet compression
US7185663B2 (en) * 2002-07-24 2007-03-06 Koch Kenneth W Methods and compositions for on-line gas turbine cleaning
US7204670B1 (en) * 2002-10-07 2007-04-17 Mee Industries, Inc. Water removal from a compressor air inlet duct
DE10254721A1 (de) * 2002-11-23 2004-06-03 Alstom (Switzerland) Ltd. Vorrichtung zur Flüssigkeitseinspritzung in einen Strömungskanal
DE10256193A1 (de) * 2002-12-02 2004-06-09 Alstom Technology Ltd Verfahren zur Steuerung der Flüssigkeitseinspritzung in einen Zuströmkanal einer Kraft- oder Arbeitsmaschine
SE0203697L (sv) * 2002-12-13 2004-01-13 Gas Turbine Efficiency Ab Förfarande för rengöring av en stationär gasturbinenhet under drift
SE525924C2 (sv) * 2003-09-25 2005-05-24 Gas Turbine Efficiency Ab Munstycke samt metod för rengöring av gasturbinkompressorer
CA2506113C (en) * 2004-02-16 2010-12-14 Gas Turbine Efficiency Ab Method and apparatus for cleaning a turbofan gas turbine engine
DK1756399T3 (da) * 2004-06-14 2010-07-19 Gas Turbine Efficiency Ab Anlæg og indretning til opsamling og behandling af spildevand fra motorvask
AR049056A1 (es) 2005-05-19 2006-06-21 Gas Turbine Efficiency Ab Metodo y aparato para limpiar un motor de turbina a gas con turbo ventilador
US20070028947A1 (en) * 2005-08-04 2007-02-08 General Electric Company Gas turbine on-line compressor water wash system
US7428818B2 (en) * 2005-09-13 2008-09-30 Gas Turbine Efficiency Ab System and method for augmenting power output from a gas turbine engine
DE102005060754A1 (de) * 2005-12-16 2007-07-05 Kronotec Ag Verfahren und Anlage zum Aufbringen fester Partikel auf ein Substrat
WO2007102738A1 (en) 2006-03-08 2007-09-13 Dynatrend As A method and device for cleaning an axial compressor
US7935092B1 (en) * 2006-07-25 2011-05-03 Twin Star Medical, Inc. Self-introducing injection and aspiration device
GB0614874D0 (en) * 2006-07-27 2006-09-06 Rolls Royce Plc Aeroengine washing system and method
US7703272B2 (en) 2006-09-11 2010-04-27 Gas Turbine Efficiency Sweden Ab System and method for augmenting turbine power output
US7571735B2 (en) * 2006-09-29 2009-08-11 Gas Turbine Efficiency Sweden Ab Nozzle for online and offline washing of gas turbine compressors
US7849878B2 (en) * 2006-10-16 2010-12-14 Gas Turbine Efficiency Sweden Ab Gas turbine compressor water wash control of drain water purge and sensing of rinse and wash completion
JP2008151030A (ja) 2006-12-18 2008-07-03 Mitsubishi Heavy Ind Ltd 圧縮機の洗浄装置及び洗浄方法
US20090320440A1 (en) * 2007-02-22 2009-12-31 General Electric Company Wet compression systems in turbine engines
EP2052792A3 (en) 2007-10-09 2011-06-22 Gas Turbine Efficiency Sweden AB Drain valve, washing system and sensing of rinse and wash completion
US7445677B1 (en) * 2008-05-21 2008-11-04 Gas Turbine Efficiency Sweden Ab Method and apparatus for washing objects
US8845819B2 (en) * 2008-08-12 2014-09-30 General Electric Company System for reducing deposits on a compressor

Also Published As

Publication number Publication date
KR101207688B1 (ko) 2012-12-03
ATE532587T1 (de) 2011-11-15
DK2286933T3 (da) 2012-02-27
EP2286933A1 (en) 2011-02-23
PL2286933T3 (pl) 2012-04-30
MX2010009231A (es) 2011-02-21
JP5302278B2 (ja) 2013-10-02
US20130074879A1 (en) 2013-03-28
AR091974A2 (es) 2015-03-11
US9028618B2 (en) 2015-05-12
CL2010000876A1 (es) 2011-06-17
KR20110020196A (ko) 2011-03-02
US20110197923A1 (en) 2011-08-18
CA2713479A1 (en) 2011-02-21
JP2012229701A (ja) 2012-11-22
CA2713479C (en) 2013-07-02
AR077911A1 (es) 2011-10-05
ES2377299T3 (es) 2012-03-26
JP2011041944A (ja) 2011-03-03
US9016293B2 (en) 2015-04-28
MY155808A (en) 2015-11-30
JP5727423B2 (ja) 2015-06-03
EP2286933B1 (en) 2011-11-09
US20150233263A1 (en) 2015-08-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2286933E (pt) Sistema de lavagem de compressor com água por andares
US4697740A (en) Mist generator with piercing member
ES2326656T3 (es) Boquilla y metodo para el lavado de compresores de turbina de gas.
US8028936B2 (en) Spray nozzle
JP4923460B2 (ja) 軸流排気式蒸気タービン装置
US7673858B2 (en) Low pressure steam humidifier
BR9915253A (pt) Tubeira reversìvel, método para reverter adireção do fluxo de fluido de uma tubeirareversìvel e aparelho para girar lâminas deturbina
CA2453912A1 (en) Emission control device and method of operation thereof
US6805140B2 (en) Apparatus and method for cleaning airfoil internal cavities
BR112016029430B1 (pt) Método para desligamento de uma bomba e disposição de estação de bombeamento
WO2008073886A1 (en) System and method for a vacuum inducing nozzle
CN207715240U (zh) 一种燃气轮机进口喷雾冷却装置和燃气轮机系统
CN207453522U (zh) 一种高压水破除凿毛混凝土自动旋转装置
KR100618641B1 (ko) 무동력식 간이상수도용 약액주입장치 및 이를 포함하는 간이상수도시설
EP3882530A1 (en) A nebulizer blade
WO2023223929A1 (ja) 循環水処理装置、循環水処理システム、その方法およびそのプログラム
KR20180122105A (ko) 연돌발생 이산화탄소를 이용한 냉각수용 해수 가공시스템
JP2009202053A (ja) 気液二相流発生方法及びその装置
KR101349338B1 (ko) 관로의 유속 증폭을 이용한 고속회전체 장치
JP2009254998A (ja) 薬液供給システム及び空調システム
US177646A (en) Improvement in hose-pipe nozzles
RU2588546C2 (ru) Устройство и соответствующий способ для теплового туманообразования с использованием жидкости
JP2005300175A (ja) スプレーノズル閉塞状況監視方法
JP2000146110A (ja) 蒸気減温器
BR112019014324B1 (pt) Sonda de jateamento para introdução de material de jateamento granular em um compartimento oco