PT2133438E - Liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo - Google Patents

Liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo Download PDF

Info

Publication number
PT2133438E
PT2133438E PT08017101T PT08017101T PT2133438E PT 2133438 E PT2133438 E PT 2133438E PT 08017101 T PT08017101 T PT 08017101T PT 08017101 T PT08017101 T PT 08017101T PT 2133438 E PT2133438 E PT 2133438E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
alloy
lead
brass
free
free fast
Prior art date
Application number
PT08017101T
Other languages
English (en)
Inventor
Zhenqing Hu
Siqi Zhang
Chuankai Xu
Original Assignee
Xiamen Lota Int Co Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from CN2008101108198A external-priority patent/CN101285138B/zh
Application filed by Xiamen Lota Int Co Ltd filed Critical Xiamen Lota Int Co Ltd
Publication of PT2133438E publication Critical patent/PT2133438E/pt

Links

Landscapes

  • Domestic Plumbing Installations (AREA)

Description

Descrição
LIGA DE LATÃO FOSFOROSO DE CORTE RÁPIDO SEM CHUMBO CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção relaciona-se geralmente com uma liga de latão fosforoso, especialmente uma liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo que é aplicável em peças forjadas e fundidas para um sistema de abastecimento de água.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO É bem conhecido que as ligas de latão que contêm chumbo, tais como CuZn40Pbl, C36000, C3604 e C3771 contêm normalmente 1,0-3,7 % p/p de Pb para garantir uma excelente cortabilidade rápida.
As ligas de latão que contêm chumbo são ainda bastante usadas no fabrico de muitos produtos devido à sua excelente cortabilidade e baixo custo. Contudo, o vapor contaminado com Pb produzido pelo processo de fundição e moldagem da liga de latão que contém chumbo, e poeira contaminada com Pb no processo de corte e moagem da liga de latão que contém chumbo, são nocivos para o corpo humano e para o ambiente. Se as ligas de latão que contêm chumbo são usadas nas instalações de água potável, tais como torneiras, válvulas e buchas, é inevitável a contaminação da água potável por Pb. Adicionalmente, os brinquedos que são produzidos por liga de latão que contém Pb são mais nocivos, uma vez que são tocados frequentemente, deste modo aumentando a potencial exposição ao Pb. A ingestão de chumbo por humanos é nociva, por isso, o uso do chumbo está a ser estritamente banido por lei em muitos países 1/15 devido às preocupações de saúde e ambiente. Para lidar com este desafio, os metalúrgicos e fabricantes de materiais de cobre pesquisam e desenvolvem activamente ligas de latão corte rápido sem chumbo. Alguns deles usam Si em vez de Pb, mas a cortabilidade não é notavelmente melhorada e o custo aumenta devido à alta quantidade do cobre. Por isso, as ligas de latão de silicone não são, no presente, comercialmente competitivas. Um tipo comummente usado de liga de latão de corte rápido sem chumbo é uma liga de latão de bismuto que usa bismuto em vez de Pb. Muitos tipos de liga de latão de bismuto com alto ou baixo teor de zinco têm sido desenvolvidos, e as suas classificações formais de ligas têm sido registadas nos Estados Unidos. Estes tipos de ligas de latão contêm estanho, niquel e selénio valioso, assim como bismuto. Apesar de a sua cortabilidade ser 85%-97% de liga de latão com chumbo C36000, o seu custo é bem maior do que a liga de latão com chumbo C36000. Por isso, esses tipos de ligas de latão de bismuto não são competitivamente valorizados. As ligas de latão de bismuto também foram pesquisadas e desenvolvidas no Japão e China, e os pedidos foram registados nos seus Institutos de Patentes. Considerando que o bismuto é caro, raro nas reservas e tem fraca trabalhabilidade a quente e frio, usar uma liga de latão de bismuto em vez de liga de latão com chumbo pode ser financeiramente problemático. A invenção de uma liga de latão de antimónio de corte rápido que usa Sb em vez de Pb foi patenteada na China (ZL200410015836.5). Um pedido americano (US2006/0289094) correspondente está actualmente pendente. 0 Pedido de Patente japonesa publicado como JP 570 044 491 divulga uma liga de latão fosforoso que consiste em 1~9 % p/p de fósforo, 0,5-45 % p/p de zinco e o resto é cobre. O Pedido de Patente Japonesa publicada como JP 09143598 divulga uma composição de liga de latão que consiste de, por rácio de peso, pelo menos 47% de Cu, 15-45% de Zn, 0,3 a menos de 3% de AI e 0,1 a 5% de Si. 2/15
DESCRIÇÃO DETALHADA
Um objecto da presente invenção é providenciar uma liga de latão fosforoso que vai resolver as limitações das ligas de latão convencionais acima debatidas, especialmente o problema da contaminação por chumbo.
Um objecto da presente invenção é providenciar uma liga de latão fosforoso sem chumbo que é excelente em cortabilidade, fundibilidade, trabalhabilidade a quente e frio e resistente à corrosão, e a qual não é nociva para o ambiente e corpo humano.
Um objecto da presente invenção é providenciar uma liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo que seja particularmente aplicável na peças forjadas e fundidas para componentes de sistemas de abastecimento de água.
Um objecto da presente invenção é providenciar um método de fabrico de uma liga de latão fosforoso.
Os objectos da presente invenção são alcançados do seguinte modo. A presente invenção destina-se a providenciar uma liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo. Considerando que a solubilidade sólida de P na matriz do cobre vai diminuir rapidamente com a diminuição da temperatura, e formar compostos intermetálicos quebradiços CU3P com Cu, a presente invenção elege P como um dos principais elementos para assegurar a excelente cortabilidade da liga inventada e resolver as limitações da liga de latão convencional acima debatida, especialmente o problema ambiental. A liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo da presente invenção compreende: zinco, numa quantidade de pelo menos 35 % p/p; 3/15 cobre, numa quantidade tal que a quantidade de zinco e cobre corresponde a valores totais entre 97,0 % p/p e 99,5 % p/p; 0,4 a 1,6 % p/p de P; e outros elementos numa quantidade entre 0,005 e 0,6 % p/p, o que compreender, pelo menos, dois outros elementos seleccionados do grupo que consiste de Al, Si, Sb, Sn, Re, Ti e B; o resto sendo impurezas inevitáveis em que quando Pb e Fe são impurezas inevitáveis, o conteúdo de Pb é inferior a 0,02 % p/p e o conteúdo de Fe é inferior a 0,05 % p/p. A presente invenção destina-se a providenciar uma liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo em que o conteúdo de P varia preferivelmente de 0,5 a 1,35 % p/p, mais preferencialmente de 0,5 a 0,9 % p/p, e mais preferencialmente de 0,5 a 0,8 % p/p. Os outros ditos elementos são preferivelmente seleccionados de Al, Si, Sb, Ti e B.
As composições de fase da liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo incluem primariamente a fase alfa e beta, e uma pequena quantidade de compostos intermetálicos CU3P. P é um dos principais elementos da liga inventada. Os efeitos benéficos de P incluem: Garantir a cortabilidade da liga inventiva pela fractura dos compostos intermetálicos quebradiços CU3P, os quais são formados pelos elementos P e Cu; melhorando a fundibilidade e soldabilidade das ligas inventadas como desoxidantes; e melhorando a resistência à corrosão da dezincificação da liga inventiva. Os efeitos benéficos de P incluem: Diminuir a plasticidade da liga inventada à temperatura ambiente; se os compostos intermetálicos CU3P se dispersam no limite do grão de cristal, a influência negativa para a plasticidade será maior. 4/15
Os elementos Re, Ti e B na liga têm efeitos na desoxidação e refinamento do grão. Re ainda pode formar compostos intermetálicos com outros elementos, dispersar compostos intermetálicos no interior do grão de cristal e reduzir a quantidade e grau de agregação de compostos intermetálicos CU3P no limite do grão de cristal. 0 teor preferido de Re, Ti e B é inferior a 0,02 % p/p.
Os elementos AI e Si da liga têm os efeitos de desoxidação, fortalecimento da solução sólida e melhoria da resistência à corrosão. Contudo, se o teor de AI e Si for superior, a moldagem vai diminuir devido ao aumento na quantidade de escória oxidante. Um teor de Si maior vai formar fase y quebradiça e dura, o que vai diminuir a plasticidade da liga inventada. Deste modo, o teor de AI e Si varia preferivelmente entre 0,1 a 0,5 % p/p. Uma pequena quantidade de Sn é adicionada principalmente para melhorar a resistência à corrosão da dezincificação. O Sb também pode melhorar a resistência à corrosão da dezincificação como o Sn, e além disso é benéfico para a cortabilidade.
As caracteristicas da liga inventiva incluem: (a) as composições de fase da liga inventiva incluem principalmente a fase alfa, fase beta e compostos intermetálicos, CU3P; (b) P é um dos principais elementos para garantir a cortabilidade da liga inventiva; (c) Sb é complementar para a cortabilidade da liga inventiva através de uma pequena quantidade de compostos intermetálicos quebradiços, Cu-Sb; e (d) liga de vários componentes e refinamento do grão tendem a dispersar uniformemente os compostos intermetálicos no interior e limite do grão de cristal, e melhoram a plasticidade da liga. O custo dos metais necessários da liga inventada é mais baixo do que a liga de latão de bismuto de corte rápido sem chumbo 5/15 e liga de latão de antimónio, e é equivalente para a liga de latão com chumbo, como um resultado da selecção dos elementos de liga, e a concepção de teores do elemento. 0 processo de produção da liga inventada é como se segue: quando a fusão da liga atinge a temperatura de 980 a 1000 graus Celsius, a fusão é colocada em moldes de lingotes para formar lingotes para processamento adicional.
Opcionalmente, as matérias-primas usadas na liga de acordo com a invenção incluem: Cu electrolitico, Zn electrolitico, sucata de latão, liga-mãe de Cu-P, liga-mãe de Cu-Si, liga-mãe de Cu-Ti, liga-mãe de Cu-B e Sb, Sn, AI e Re opcionalmente puros. As matérias-primas são combinadas num forno eléctrico de indução de frequência intermédia não-vácuo, com revestimento de forno de areia de quartzo na seguinte ordem:
Primeiro, o Cu electrolitico, sucatas de latão, e agente de revestimento que melhoram a eficiência da remoção de escória são adicionados ao forno. Esses materiais são aquecidos até terem derretido. De seguida, a liga-mãe de Cu-Si, liga-mãe de Cu-Ti, e a liga-mãe de Cu-B são adicionadas. Depois disso, são opcionalmente adicionados Sb, Sn, AI e Re puros. Estes materiais são novamente aquecidos até derreterem, e são, depois disso, agitados. De seguida, é adicionado o Zn electrolitico. A fusão é agitada e a escória é filtrada da fusão. A liga-mãe de Cu-P é de seguida adicionada, e a fusão é agitada ainda mais. Quando a fusão atinge a temperatura de 980 a 1000 graus Celsius, é colocada em moldes de lingotes.
Os lingotes da liga podem ser processados de diferentes formas de acordo com o método da invenção. Em primeiro lugar, o lingote pode ser extrudado a uma temperatura que varia 6/15 entre os 550 a 700 graus Celsius durante cerca de 1 hora, com um coeficiente de elongação superior a 30 a ser formado, por exemplo, em barra. Em segundo lugar, o lingote pode ser forjado a uma temperatura que varia entre os 570 e 680 graus Celsius, para ser formado, por exemplo, num corpo de válvula, ou para fabricar outros componentes de sistema de abastecimento de água. Em terceiro lugar, o lingote pode ser fundido novamente e moldado a uma temperatura que varia entre os 980 a 1010 graus Celsius, a uma pressão de 0,3 a 0,5 Mpa, por exemplo, para fabrico de torneiras. A fundição é processada na atmosfera quando protegido com um agente de revestido. A moldagem é processada a uma temperatura que varia desde os 980 a 1000 graus Celsius. 0 lingote é extrudado a uma temperatura que varia entre os 550 e 700 graus Celsius com um coeficiente de elongação superior a 30, e forjado a uma temperatura que varia entre 570 a 710 graus Celsius, ou fundido novamente para ser moldado a uma temperatura que varia entre os 990 e 1010 graus Celsius por fundição em molde de baixa pressão.
As vantagens deste processo de fabrico incluem o seguinte. Os lingotes de moldagem (em vez de barras de fundição em molde) são usados directamente para forjagem a quente, e pode assim reduzir os custos de fabrico. A refusão do lingote é favorável para controlar a adição dos conteúdos quando em fundição em molde de baixa pressão. A fundição em molde num maior coeficiente de elongação pode ainda refinar o grão e compostos intermetálicos, tais como CU3P e dispersar de forma uniforme os compostos intermetálicos, e consequentemente, diminuir o efeito negativo na plasticidade. 7/15 A liga de latão fosforoso de corte rápido e sem chumbo usa P em vez de Pb e tem sido melhorada em cortabilidade, soldabilidade e resistência à corrosão. Além disso, por liga de vários componentes, refinamento de grão, elevado grau de deformação e tratamento térmico, os compostos intermetálicos CU3P, na forma granular, são dispersos no interior e limite do grão de cristal, melhorando deste modo a trabalhabilidade e propriedades mecânicas da liga inventada. A liga inventada é aplicável em peças sobresselentes, peças forjadas e fundidas que requerem corte, e particularmente em peças forjadas e fundidas para um sistema de abastecimento de água que requer corte, moagem (polimento), soldagem e galvanoplastia. 0 lingote (37 mm, 60 mm) pode ser forjado em diferentes temperaturas que variam entre 570 a 700 graus Celsius, em válvulas com estruturas complexas para sistema de abastecimento de água. O resultado da produção por forjagem de molde descartável é 98,6%. Os resultados da pesquisa da forjagem do molde indicam que a liga inventada tem uma excelente trabalhabilidade.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para compreender a presente invenção será agora descrita, apenas através de exemplos, com referência aos desenhos em anexo, nos quais: A FIG.l mostra as formas das aparas de corte formadas nos Exemplos 1, 2 e 3. A FIG.2 mostra as formas das aparas de corte formadas nos Exemplos 4, 5, 6, 7 e 8. A FIG.3 mostra as formas das aparas de corte formadas nos Exemplos 9 e 10. 8/15 A FIG. 4 mostra as formas das aparas de corte formadas no corte da liga de latão com chumbo C36000, como comparação.
EXEMPLOS A composição de liga dos exemplos 1 a 10 é mostrada na Tabela 1. Os lingotes da liga destinam-se a aplicações, incluindo forjagem, refusão e fundição em molde de baixa pressão, e para extrudar em barra. A cortabilidade, moldagem, resistência à corrosão da dezincificação e propriedades mecânicas foram testadas. A forjagem é processada a uma temperatura que varia desde os 570 a 700 graus Celsius. A fundição em molde é processada a uma temperatura que varia desde os 560 a 680 graus Celsius. A fundição em molde de baixa pressão é processada a uma temperatura que varia desde os 980 a 1000 graus Celsius. O recozimento para alivio de tensões é processado a uma temperatura que varia desde os 350 a 450 graus Celsius. 9/15
Tabela 1 Composição de liga de latao fosforoso de corte rápido sem chumbo (% p/p)
Exemplo s Cu P Sb Si AI Sn Ti B Re Zn 1 60,1 0,42 0,20 0,24 <0, 00 — — 0,00 0,00 Rest 3 1 5 3 0 2 60,1 0,59 0,10 0,25 <0, 00 0,0 0,02 0,00 — Rest 1 1 5 08 0 3 57,5 0,69 0,01 0,04 0,19 0,0 — 0, 00 — Rest 1 4 6 0 4 59,1 0,99 0, 01 0,33 0,05 0,0 0,01 0, 00 — Rest 8 5 06 o 5* 59,3 1,00 0,59 0,28 <0, 02 - — 0,00 — Rest 1 6 o 6 * 57, 1 0,96 0,54 0,43 0,21 — — 0, 00 — Rest 0 7 o 7 57, 9 0,92 0, 01 0,27 0,16 — 0, 01 0, 00 — Rest 4 08 0 8 58,8 0,90 0,11 0,26 0,05 0, 0 — 0, 00 — Rest 7 3 4 o 9 60, 0 1,35 0, 11 0,25 0,23 — — 0, 00 0, 00 Rest 1 4 4 0 10 57, 5 1,57 0, 01 0,28 0,10 0, 06 0,01 0, 000 0,002 Rest 3 4 o *Nao faz parte da liga inventiva A liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo da presente invenção foi testada, com resultados como se seguem:
Teste de cortabilidade:
Existem vários índices e métodos para testar a cortabilidade da liga. A presente invenção testa a cortabilidade ao medir a resistência ao corte e comparando as formas das aparas de corte. 10/15
As amostras para teste estão no estado semi-rígido. A mesma ferramenta de corte, velocidade de corte e quantidade distribuída (0,6 mm) são conseguidas. O rácio de corte relativo é calculado ao testar a resistência de corte da liga C36000 e da liga inventada:
Resistência ao corte da liga C36000 xl00% = rácio de corte relativo
Resistência ao corte da liga inventada É assumido que o rácio de corte da liga C36000 é de 100%. A FIG. 4 mostra as formas das aparas de corte formadas no corte do latão com chumbo C36000. De seguida, o rácio de corte dos exemplos 1, 2 e 3 é >80% ao testar a resistência ao corte da liga C36000, e exemplos 1,2 e 3 da liga inventada. A FIG.l mostra as formas das aparas de corte formadas nos Exemplos 1, 2 e 3. O rácio de corte dos exemplos 4,5,6,7 e 8 é >85% ao testar a resistência ao corte da liga C36000 e exemplos 4, 5, 6, 7 e 8 da liga inventada. A FIG.2 mostra as formas das aparas de corte formadas nos exemplos 4,5,6,7 e 8. O rácio de corte dos exemplos 9 e 10 é >90% ao testar a resistência ao corte da liga C36000 e exemplos 9 e 10 da liga inventada. A FIG.3 mostra as formas das aparas de corte formadas nos exemplos 9 e 10.
Teste de corrosão de dezincificação:
Considerando que a liga de latão fosforoso inventada será produzida em massa para criar peças fundidas por fundição em molde de baixa pressão, as amostras para o teste estão no estado fundido. As amostras da liga C36000 para teste estão no estado de recozimento para alívio de tensões. O teste de resistência à corrosão da dezincificação é realizado de acordo com a norma nacional PRC GB10119-88. Os melhores resultados são mostrados na Tabela 2. 11/15
Tabela 2 Os resultados mostram a resistência à corrosão da dezincificação da liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo
Exemplos 1 2 3 4 5* 6 * 7 8 9 10 C3600 0 Profundidad e da camada de dezincifica ção/pm 90 10 0 12 0 12 0 50 60 11 0 120 14 0 18 0 610 *Não faz parte da liga inventiva
Teste de fundibilidade:
Podem ser usados vários índices para medirem a fundibilidade da liga. A presente invenção usa as amostras padrão na contracção de volume, cilíndricas, em faixa e em espiral para testar a fundibilidade da liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo. Para as amostras de contracção de volume, como pode ser visto na Tabela 3, se a face da cavidade de contracção de concentração for suave, e sem porosidade de contracção visível no fundo da cavidade de contracção de concentração, indica que a fundibilidade é excelente e será mostrada como "o" na Tabela 3. Se a face da cavidade de contracção de concentração for suave mas a altura da porosidade de contracção visível no fundo da cavidade de contracção de concentração for menor que 5 mm, indica que a fundibilidade é boa e será mostrada como "Δ" na Tabela 3 . Se a face da cavidade de contracção de concentração não for suave e a altura da porosidade de contracção visível no fundo da cavidade de contracção da concentração for maior que 5 mm, indica que a fundibilidade é fraca e será mostrada como "x" na Tabela 3. 12/15
Para faixas de amostragem, a taxa de contracção linear não é superior a 1,5%. Para amostras cilíndricas, como pode ser visto na Tabela 3, se não for mostrada fissura de contracção visível, indica uma fundibilidade excelente e será mostrada como "o" na Tabela 3. Se for mostrada fissura de contracção visível, indica que a fundibilidade é fraca e será mostrada como "x" na Tabela 3. As amostras em espiral são para a medição da fluidez da liga inventada. A temperatura de vazamento de cada liga é cerca de 1000 graus Celsius. Os resultados são mostrados na Tabela 3. Indica que a fundibilidade da liga de latão fosforoso é excelente.
Tabela 3 Os resultados mostram a fundibilidade da liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo
Exemplos 1 2 3 4 5* 6 * 7 8 9 10 C36000 Amostras de contracçã o de volume 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Δ o Amostras cilíndric as o o o o o o o o o 0 o Comprimen to do fluido de fusão/mm 45 0 4 6 0 47 0 48 0 47 0 47 0 48 0 50 5 53 3 545 460 Taxa de contracçã o linear/% <1,5 1,95-2, 15 *Nao faz parte da liga inventiva 13/15 2. Teste de propriedades mecânicas:
As amostras para teste estão no estado semi-rigido. A especificação é barra de φβ mm. Os resultados do teste são mostrados na Tabela 4.
Tabela 4 Os resultados mostram as propriedades mecânicas da liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo
Exemplos 1 2 3 4 5* 6 * 7 3 9 10 C3600 0 Resistência à 503 510 505 520 540 530 515 520 51 500 485 tensão/MPa 0 0,2% Limite de 360 360 350 370 395 385 380 390 38 380 340 elasticidade/ 5 MPa Elongação/ % 11, 12,5 12, 12, 1 10,3 10,0 11, 10,8 9, 8,9 9 4 7 0 5 *Nao faz parte da liga inventiva 3. Teste de corrosão sob tensão:
As amostras para teste são de barra extrudada, peças fundidas e forjadas. 0 teste de corrosão sob tensão é realizado de acordo com a norma nacional GB/T10567.2-1997 do PRC, teste de fumigação com amoníaco. Os resultados do teste mostram que não aparecem ranhuras na face das amostras.
Lisboa, 28 de Maio de 2012 14/15
REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de referências citadas pelo Titular tem como único objectivo ajudar o leitor e não forma parte do documento de patente europeia. Ainda que na sua elaboração se tenha tido o máximo cuidado, não se podem excluir erros ou omissões e o EPO não assume qualquer responsabilidade a este respeito.
Documentos de Pedidos de Patente citados na descrição
CN ZL200410015836 JP 09143598 B US 20060289094 A GB 1011988 A JP 57044491 B 15/15

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Uma liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo que compreende: zinco, numa quantidade de pelo menos 35 % p/p; cobre, numa quantidade tal que a quantidade de zinco e cobre corresponde a valores totais entre 97,0 % p/p e 99,5 % p/p; 0,4 a 1,6 % p/p de P; e outros elementos numa quantidade entre 0,005 e 0,6 % p/p, o que compreende, pelo menos, dois outros elementos seleccionados do grupo que consiste de Al, Si, Sb, Sn, Re, Ti e B; o resto sendo impurezas inevitáveis, em que quando Pb e Fe são impurezas inevitáveis, o conteúdo de Pb é menor do que 0,02 % p/p e o teor de Fe é inferior a 0,05 % p/p.
  2. 2. A liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo da reivindicação 1, em que a quantidade de P varia desde 0,5 a 1,35 % p/p·
  3. 3. A liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo da reivindicação 2, em que a quantidade de P varia desde 0,5 a 0,8 % p/p.
  4. 4. A liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo da reivindicação 1, em que os outros elementos são seleccionados do grupo que consiste de Al, Si, Sb, Ti ou B.
  5. 5. A liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo da reivindicação 2, em que a quantidade de P varia desde 0,5 a 0,9 % p/p.
  6. 6. A liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo da reivindicação 1, em que o teor de Re, Ti e B é menor do que 0,02 % p/p. 1/2
  7. 7. A liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo da reivindicação 1, em que o teor de AI e Si varia entre 0,1 a 0,5% p/p.
  8. 8. Um método de fabrico da liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo de qualquer uma das reivindicações 1 a 7, em que quando a fusão da dita liga atinge uma temperatura de 980 a 1000 graus Celsius, a fusão é colocada em moldes de lingotes para formar lingotes para processamento adicional.
  9. 9. Um método de fabrico da liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo de qualquer uma das reivindicações 1 a 7, em que os lingotes são extrudados a uma temperatura que varia entre 550 a 700 graus Celsius durante cerca de 1 hora, com um coeficiente de elongação superior a 30.
  10. 10. Um método de fabrico da liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo de qualquer uma das reivindicações 1 a 7, em que os lingotes são forjados a uma temperatura que varia entre 570 a 680 graus Celsius.
  11. 11. Um método de fabrico da liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo de qualquer uma das reivindicações 1 a 7, em que os lingotes são refundidos e moldados a uma temperatura que varia entre 980 a 1010 graus Celsius, a uma pressão de 0,3 a 0,5 Mpa. Lisboa, 28 de Maio de 2012 2/2
PT08017101T 2008-06-11 2008-09-29 Liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo PT2133438E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN2008101108198A CN101285138B (zh) 2008-06-11 2008-06-11 无铅易切削磷黄铜合金及其制造方法
US20811708A 2008-09-10 2008-09-10

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2133438E true PT2133438E (pt) 2012-06-15

Family

ID=46177625

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT08017101T PT2133438E (pt) 2008-06-11 2008-09-29 Liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo

Country Status (2)

Country Link
ES (1) ES2383492T3 (pt)
PT (1) PT2133438E (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
ES2383492T3 (es) 2012-06-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8425697B2 (en) Tin-free lead-free free-cutting magnesium brass alloy
CA2639301C (en) Lead-free free-cutting phosphorous brass alloy and its manufacturing method
JP5383730B2 (ja) 環境に優しいマンガン黄銅合金およびそれらの製造方法
ES2398184T3 (es) Aleación de latón al silicio de fácil mecanización, libre de plomo y con alto contenido de zinc, y método de producción de la misma
EP3121302B1 (en) Aluminum alloy for die casting, and die-cast aluminum alloy using same
US8273192B2 (en) Lead-free, bismuth-free free-cutting phosphorous brass alloy
KR101955993B1 (ko) 고강도 알루미늄 합금 및 고강도 알루미늄 합금 주물
NO339946B1 (no) Al-Si-Mg-Zn-Cu-legering for avstøp for luftfart- og kjøretøyindustrien
JP5301750B1 (ja) ダイカスト用高熱伝導アルミニウム合金及びこれを用いたアルミニウム合金ダイカスト並びに該合金を用いたヒートシンク
JP2011140713A (ja) 優れた応力腐食耐性を有する黄銅合金およびその製造方法
JP4620963B2 (ja) 黄銅およびその製造方法ならびにこれを用いた部品
JP2007126739A (ja) 電子材料用銅合金
JP2010242184A (ja) 鋳造性及び耐食性に優れた無鉛快削性黄銅
JP2010150624A (ja) 鋳造用アルファ+ベータ型チタン合金及びこれを用いたゴルフクラブヘッド
KR101301290B1 (ko) 내식성과 소성가공성 및 형상기억성이 향상된 무연쾌삭 황동합금
JP2007070716A (ja) 加圧鋳造用アルミニウム合金および同アルミニウム合金鋳物
WO2011121799A1 (ja) 鋳造用無鉛快削黄銅合金
EP3196323A1 (en) Aluminum alloy for die casting, and aluminum alloy die-cast product using same
PT2133438E (pt) Liga de latão fosforoso de corte rápido sem chumbo
JP4956165B2 (ja) Oh基を含むアルコール液に対する耐食性に優れた快削アルミニウム合金押出材
JP5522692B2 (ja) 高強度銅合金鍛造材
CN104004940A (zh) 无铅易切削抗腐蚀性能良好的锡黄铜合金及其制备方法
TWI622657B (zh) Copper-based alloy for mold casting excellent in dezincification resistance
US20130084207A1 (en) Brass alloy
JP2014074202A (ja) 高強度高靱性銅合金鍛造材