PT2086354E - Método para produzir uma composição de sal com baixo teor de sódio - Google Patents

Método para produzir uma composição de sal com baixo teor de sódio Download PDF

Info

Publication number
PT2086354E
PT2086354E PT78537800T PT07853780T PT2086354E PT 2086354 E PT2086354 E PT 2086354E PT 78537800 T PT78537800 T PT 78537800T PT 07853780 T PT07853780 T PT 07853780T PT 2086354 E PT2086354 E PT 2086354E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
salt
chloride
carrier
modified
composition
Prior art date
Application number
PT78537800T
Other languages
English (en)
Inventor
Chigurupati Sambasiva Rao
Original Assignee
Chigurupati Sambasiva Rao
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Chigurupati Sambasiva Rao filed Critical Chigurupati Sambasiva Rao
Publication of PT2086354E publication Critical patent/PT2086354E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L27/00Spices; Flavouring agents or condiments; Artificial sweetening agents; Table salts; Dietetic salt substitutes; Preparation or treatment thereof
    • A23L27/40Table salts; Dietetic salt substitutes

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Nutrition Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Seasonings (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
MÉTODO PARA PRODUZIR UMA COMPOSIÇÃO DE SAL COM BAIXO TEOR DE SÓDIO"
PATENTES RELACIONADAS
Esta patente refere-se a e reivindica prioridade sobre o pedido de Patente U.S. N.° 11/539,129, que foi depositada a 5 de outubro, 2006.
Ambas as patentes são de propriedade comum.
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um método em dois passos de fabricar uma composição de sal conforme definido pelas reivindicações. O primeiro passo inclui pôr em contacto um sal de cloreto com um modificador para formar um produto de sal de cloreto, a mistura do produto com um transportador para formar uma solução de sal de cloreto modificado, e a secagem da solução de sal de cloreto modificada. O segundo passo inclui pôr em contacto o sal de cloreto modificado seco com cloreto de sódio, e triturar a mistura para formar uma composição de sal. A composição inclui uma combinação de cloreto de sódio e um sal transportador de cloreto modificado.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO O sal, ou cloreto de sódio (NaCl) , é bem conhecido. Enquanto que o sal transmite um sabor desejável aos alimentos, demasiado pode resultar em riscos nefastos para a saúde a longo prazo. Por causa da proliferação do sal em 2 alimentos preparados e outros produtos comestíveis, muitas pessoas excedem a ingestão média diária recomendada. Exceder a ingestão diária recomendada é um fator de risco significativo no desenvolvimento de hipertensão arterial e uma causa ou fator que contribui para o aumento da incidência de doenças cardíacas. Como tal, os profissionais de saúde e as autoridades governamentais recomendam uma redução no consumo de sal per capita de cerca de 10 a 12 g por dia para um nível de cerca de 6 g por dia, o que é equivalente a 2400 mg de sódio.
As Diretrizes Dietéticas mais recentes emitidas nos E.U.A. sugerem um limite de consumo proposto de 2400 mg de sódio por dia e a Academia Nacional de Ciências (NAS) até sugere a limite mais rigoroso de 1500 mg de sódio por dia. A NAS também recomenda um limite de consumo de potássio de 4700 mg por dia. Tipicamente, o consumo de potássio é menor do que metade do nível referido.
Por causa destas e doutras razões, existe uma variedade de substitutos do sal no mercado. A abordagem clássica para a produção de substitutos do sal envolve a combinação de sais de sódio e de potássio, ou ocasionalmente sais de magnésio, em várias proporções e a adição de uma variedade alargada de outros aditivos a esta mistura. Os outros aditivos são geralmente adicionados para mascarar ou pelo menos reduzir parcialmente o sabor geralmente metálico/amargo do potássio que tem sido geralmente associado com substitutos do sal contendo potássio. As técnicas de processamento utilizadas para fabricar estes produtos incluem, entre outras, a mistura simples, a aglomeração, extrusão, e similares. O pedido de patente Internacional WO 2007/032941 divulga uma composição de sal de baixo teor de sódio e um 3 método de fabrico da mesma. A composição compreende cloreto de sódio, cloreto de potássio e um modificador que é preferencialmente uma farinha de um cereal tal como farinha de arroz. 0 pedido de patente Europeia 0809942 divulga uma mistura salina que compreende cloreto de sódio, cloreto de potássio e aditivos incluindo pelo menos um sal monofosfato de nucleótido comestível. O pedido de patente Europeia 0059363 divulga uma mistura salina que compreende cloreto de sódio, cloreto de potássio, sulfato de potássio, glutamato, nucleótidos e açúcares ou substitutos de açúcares. O pedido de patente Alemã 3418644 divulga uma mistura salina de baixo teor de sódio contendo cloreto de potássio, dihidrogenofosfato de potássio, glutamato, levedura autolisada, cloreto de sódio e uma mistura de condimentos vegetais. O pedido de patente Europeia 0766927 divulga uma mistura dietética salina que compreende potássio, magnésio e uma mistura de vegetais e especiarias. O pedido de patente Chinesa 1559436 divulga um sal de reidratação oral na forma de comprimido de dissolução rápida e um método para o fabrico do referido comprimido. O modelo de utilidade Alemão 9302125 divulga uma mistura salina que é adequada para ser um substituto salino comum que compreende cloreto de potássio, fosfato de monopotássio e uma mistura de condimentos que compreende salsa, pó de aipo, pó de cebola, endro, alecrim, manjericão e manjerona.
Os exemplos de substitutos do sal são numerosos. Um tipo refere-se a um substituto do sal que inclui um núcleo interno de cloreto de potássio revestido com uma maltodextrina, um núcleo interno de cloreto de potássio revestido com uma mistura de maltodextrina e de cloreto de sódio, e um núcleo interno de cloreto de potássio revestido com uma mistura de maltodextrina, de cloreto de sódio, e de creme de tártaro (bitartarato de potássio). 0 processo de fabrico destes substitutos do sal inclui a secagem por 4 pulverização de uma solução de maltodextrina, de maltodextrina e cloreto de sódio, ou de uma mistura de maltodexrina, cloreto de sódio, e creme de tártaro sobre o cloreto de potássio. 0 resultado é uma mistura complexa de produto de cloreto de potássio. A deficiência com estes substitutos do sal é que o cloreto de sódio reage com a maltodextrina e o cloreto de potássio. Apesar de a maltodextrina mascarar o sabor amargo/metálico do cloreto de potássio, a reação dos três componentes altera o "sabor salgado" do cloreto de sódio que é desejado pelo consumidor. Deste modo, ainda existe uma necessidade de composições de sal, que tenham o mesmo sabor e aparência do sal, e que são de fabrico fácil e pouco dispendioso.
RESUMO DA INVENÇÃO A presente invenção é dirigida a um processo em dois passos conforme definido pelas reivindicações. 0 primeiro passo inclui pôr em contacto um sal de cloreto e um modificador para formar um produto de sal de cloreto modificado. 0 produto de sal de cloreto modificado é depois misturado com um transportador para formar uma solução de sal transportador de cloreto modificado. A solução de sal transportador de cloreto modificado é depois seca por pulverização para formar um sal transportador de cloreto modificado em pó ou granulado. 0 segundo passo inclui a mistura ou homogeneização do pó ou dos grânulos do sal transportador de cloreto modificado com cloreto de sódio e triturar a mistura seca para produzir a composição de sal com o tamanho de partícula desejado. 5
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
As figuras seguintes formam parte da presente especificação e estão incluídas para demonstrar adicionalmente certos aspetos da presente invenção. A invenção pode ser melhor compreendida por referência a uma ou mais destas figuras em combinação com a descrição detalhada das formas de realização específicas aqui apresentadas. FIG. 1 é uma imagem SEM de cloreto de sódio com uma ampliação de 50 vezes o tamanho original. FIG. 2 é uma imagem SEM de cloreto de potássio inalterado com uma ampliação de 50 vezes o tamanho original. FIG. 3 é uma imagem SEM de cloreto de potássio inalterado com uma ampliação de 500 vezes 0 tamanho original. FIG. 4 é uma imagem SEM do sal seco de cloreto de potássio alterado pelo processo (PMPC) com uma ampliação de 50 vezes o tamanho original. FIG. 5 é uma imagem SEM do sal seco PMPC com uma ampliação de 500 vezes o tamanho original.
DESCRIÇÃO DAS FORMAS DE REALIZAÇÃO PREFERIDAS
Em conformidade com a presente invenção, foi descoberto um processo para o fabrico de uma composição de sal tendo a mesma aparência e o mesmo sabor do sal, enquanto que possui um teor reduzido de sódio. 6
Conforme utilizado aqui, o sal, exceto quando modificado por outra palavra (por exemplo, sal reduzido, sal de potássio, sal de cálcio e similares) ou utilizado em si mesmo para modificar outra palavra (por exemplo, substituto de sal, composição de sal e similares), significa cloreto de sódio (NaCl).
Conforme utilizado aqui, um cloreto de sal pode ser qualquer composto individual tal como cloreto de potássio, magnésio, cálcio, litio, amónio, ou uma mistura respetiva, que não seja um cloreto de sódio. 0 sal transportador de cloreto modificado inclui uma mistura de um sal de cloreto, um modificador, e um transportador. 0 modificador ajuda a pelo menos dissolver parcialmente o sal de cloreto tornando mais fácil a sua ligação ao transportador. 0 transportador liga-se ao sal de cloreto modificado e em combinação com o modificador reduz o amargor e os sabores desagradáveis associados ao sal de cloreto. Além disso, o sal transportador modificado tem a aparência e o sabor do sal, ou seja, do cloreto de sódio. Aqui, um sal de processo de cloreto modificado é sinónimo de um sal transportador de cloreto modificado. 0 processo de fabrico da composição de sal da presente invenção inclui pôr em contacto um sal de cloreto e um modificador para formar um produto de sal de cloreto modificado, a mistura do produto com um transportador para formar uma solução de sal transportador de cloreto modificado, e depois a secagem da solução para formar um sal transportador de cloreto modificado em pó ou granulado. 0 processo também inclui a homogeneização do sal transportador de cloreto modificado em pó ou granulado com cloreto de sódio para formar uma mistura seca e a trituração da mistura seca para formar a composição de sal. 7 0 processo de fabrico da composição de sal assegura que o cloreto de sódio (NaCl) permanece no seu estado natural, inalterado. Ao assegurar que o NaCl permanece no seu estado natural, acredita-se que a salinidade e o sabor associados ao NaCl não serão alterados. Como tal, a composição de sal da presente invenção, que inclui tanto o NaCl como o sal transportador de cloreto modificado, tem menos sódio, mas ainda assim tem a mesma salinidade, o mesmo sabor, e a mesma aparência de uma composição que inclui apenas NaCl. 0 primeiro passo do processo inclui a formação de um sal transportador de cloreto modificado em pó ou granulado. Primeiro, o processo inclui pôr em contacto ou misturar um sal de cloreto e um modificador numa solução aquosa para formar um produto de sal de cloreto modificado. Conforme discutido acima o sal de cloreto pode ser qualquer composto tal como um cloreto de potássio, magnésio, cálcio, litio, amónio, ou uma mistura respetiva, que não seja sódio. Preferencialmente, o sal de cloreto é o cloreto de potássio. 0 modificador pode ser qualquer composto que aumente a solubilidade relativa do sal de cloreto, pelo menos que o dissolva parcialmente, e que baixe o valor de pH da mistura de sal de cloreto, modificador, e água. 0 modificador também deve ser comestível e ser de uma natureza tal que o sabor do cloreto de sódio não seja significativamente alterado por ele. 0 modificador, por si só ou em combinação com o transportador, mascara o desagradável sabor amargo ou metálico associado ao sal de cloreto. Preferencialmente, o modificador é um acidulante de grau alimentar. Os acidulantes de grau alimentar adequados incluem quaisquer ácidos de grau alimentar, tais como o ácido cítrico, o ácido tartárico, o ácido acético, o ácido málico, o ácido fumárico, o ácido láctico, o ácido benzóico e/ou os seus derivados, assim como fontes naturais 8 de tais ácidos, tais como o sumo de limão ou similares. Preferencialmente, o acidulante de grau alimentar é o ácido cítrico. 0 processo inclui misturar desde 60% a 65%, 70%, 75%, ou 80% em peso de água, desde 15% a 20%, 25%, ou 30% em peso de sal de cloreto, e desde 0,1% a 0,5%, 1%, 1,5%, 2%, 2,5% ou 3% em peso de modificador. Preferencialmente, o processo inclui misturar 70% em peso de água, 29% em peso de cloreto de potássio, e 1% em peso de ácido cítrico.
Tipicamente, o sal de cloreto, o modificador, e a solução aquosa são misturados por um período de tempo suficiente para dissolver completamente o sal de cloreto. Geralmente, o sal de cloreto e o modificador são adicionados um recipiente de mistura contendo água a uma temperatura desde 66°C (150°F) a 91°C (195°F). O recipiente de mistura pode ser qualquer recipiente adequado que possua um meio de agitação. Assim, quando misturado, é formado um produto de sal de cloreto modificado. O produto de sal de cloreto modificado é depois misturado com um transportador, que em combinação com o modificador, mascara o desagradável sabor amargo ou metálico associado ao sal de cloreto e forma uma solução de sal transportador de cloreto modificado. Adicionalmente, o transportador é selecionado tal que o sal transportador de cloreto modificado tenha a aparência de sal, ou seja, cloreto de sódio. Como tal, o transportador pode ser qualquer molécula de amido de cadeia curta que reaja com o sal de cloreto modificado para reduzir o sabor amargo do sal de cloreto e produza um produto acabado de coloração branca. Os transportadores adequados incluem monossacarídeos, tais como a sacarose, a glicose, a xilose, e a ribose, e dextrinas, tais como a maltodextrina e a 9 dextrose, entre outras. Preferencialmente, o transportador é a maltodextrina. As maltodextrinas adequadas têm um grau de polimerização de desde menos de 10 a menos de 20 ou 30. O grau de polimerização é o comprimento em unidades monoméricas ou de base da cadeia polimérica linear média no tempo t de uma reação de polimerização. A fórmula seguinte é utilizada para calcular o grau de polimerização:
onde
Mt = peso molecular no tempo t M0 = peso molecular de uma unidade monomérica
Qualquer maltodextrina adequada pode ser utilizada de acordo com a presente invenção. Preferencialmente, a maltodextrina é hidrossolúvel e possui um grau de polimerização inferior a 10. Por exemplo, maltodextrinas adequadas, tais como Maltrin M040, Maltrin M100, ou Maltrin M150 podem ser adquiridas comercialmente de Grain Processing Corporation. O processo inclui misturar desde 75% a 80%, 85%, ou 90% em peso do produto de sal de cloreto modificado com desde 10% a 15%, 20%, ou 25% em peso do transportador para formar uma solução de sal transportador de cloreto modificado. Preferencialmente, o processo inclui misturar 87,5% em peso do produto de sal de cloreto modificado com 12,5% em peso da maltodextrina para formar uma solução de sal transportador de cloreto modificado. Geralmente as percentagens em peso irão variar com base no comprimento de carbono do transportador e na quantidade de produto de sal de cloreto utilizada para fabricar a solução. Tipicamente, 10 o produto modificado de sal de cloreto é misturado com o transportador num recipiente adequado que inclui um meio de aqitação para evitar a formação de qrumos na solução. A solução é depois aquecida até pelo menos 85°C (185°F) para garantir que a mistura está macia, está razoavelmente espessa e que se pode verter. Alternativamente, a solução pode depois ser misturada com uma quantidade adicional de água para garantir que a solução é menos viscosa para facilitar o processo de secagem. Por exemplo, a solução de sal transportador de cloreto modificado pode ser misturada com desde 0% a 5%, 10%, 20%, 30%, ou 40% em peso de água adicional antes da secagem da solução. A solução de sal de cloreto modificado é depois seca para formar um sal transportador de cloreto modificado em pó ou granulado. Geralmente, pode ser utilizado qualquer processo conhecido na técnica que produza um sal transportador de cloreto modificado em pó ou granulado. Um processo preferido é a secagem por pulverização. Um secador por pulverização opera por atomização de uma corrente de uma solução de sal de cloreto modificado utilizando ar quente numa câmara de secagem. A atomização quebra a solução em pequenas goticulas, assim aumentando a área superficial e portanto a taxa de evaporação. O pequeno tamanho das goticulas resulta numa área superficial relativamente grande que seca rapidamente. As partículas são removidas do secador tipicamente dentro de 30 segundos. As temperaturas das partículas durante o processo de secagem podem variar entre a temperatura de bolbo húmido do ar de admissão até acima de 212°F (100°C) à medida que saem no estado seco. As condições de operação podem ser selecionadas de acordo com as características de secagem do produto e o tamanho desejado do grânulo ou pó. Tipicamente, qualquer desenho de secador por pulverização pode ser utilizado de acordo com a presente invenção. Por exemplo o 11 secador pode ser concebido para ter fluxo de ar em co-corrente, em contra-corrente, ou misto. Num sistema co-corrente o ar de secagem e as partículas movem-se através da câmara de secagem na mesma direção. Num sistema de contra-corrente o ar de secagem e as partículas movem-se através da câmara de secagem em direções opostas. Finalmente, num sistema de fluxo de ar misto as partículas experimentam ambas as fases co-corrente e contra-corrente. 0 segundo passo do processo inclui homogeneizar ou misturar o sal transportador de cloreto modificado em pó ou granulado com cloreto de sódio e triturar a mistura seca para formar uma composição de sal. A presente invenção assegura que o cloreto de sódio permanece na sua forma natural, cristalina, em vez de reagir com o sal de cloreto modificado. Adicionalmente, o processo é rentável, uma vez que apenas a solução de sal transportador de cloreto modificado precisa de ser seca. 0 NaCl não necessita de secagem, é apenas homogeneizado e triturado, na sua forma natural, com o sal transportador de cloreto modificado em pó ou granulado. 0 sal transportador de cloreto modificado em pó ou granulado é misturado com cloreto de sódio numa proporção aproximada de 1/3 de sal transportador de cloreto modificado para 2/3 de cloreto de sódio em peso no segundo passo. A mistura ou homogeneização do sal transportador de cloreto modificado ou granulado e do cloreto de sódio pode ser realizada em qualquer recipiente adequado. Após estarem misturados o sal transportador de cloreto modificado e o cloreto de sódio, a mistura seca pode ser triturada ou moída até ao tamanho de partícula desejado para a composição de sal. Da mesma forma que com o recipiente de mistura, qualquer triturador ou moinho adequado pode ser utilizado de acordo com esta invenção. Alternativamente, se 12 forem desejados tamanhos de partícula maiores a composição de sal pode ser aglomerada ou cristalizada a temperaturas mais baixas. A composição de sal pode ter qualquer tamanho de partícula desejado. A composição de sal tipicamente possui um tamanho de partícula maior que 149 mícrones (malha 100, tamanho de crivo padrão E.U.A.). Preferencialmente, a composição de sal tem um tamanho de partícula de entre 500 e 400, 354, 297, 273 ou 250 mícrones (malhas 35 e 40, 45, 50, 55, ou 60). Deve reconhecer-se que o tamanho de partícula da composição é selecionado para satisfazer a aplicação em particular de utilização final. O sal de "grau Pretzel" geralmente tem um tamanho de partícula que passa através de um crivo de 500 mícrones (malha 35) , enquanto que o sal de "grau shaker" tem um tamanho de partícula que passa através de um crivo entre 500 e 250 mícrones (malhas 35 e 60) . O sal de "grau pipoca" tem um tamanho de partícula que passa através de um crivo de 250 mícrones (malha 60) . Uma vez triturada, a composição de sal deverá possuir menos de 10% de todos os grânulos, que são mais finos do que 149 mícrones (malha 100). Todos os tamanhos de malha são do tamanho de crivo padrão E.U.A.
Adicionalmente, o dióxido de silício pode ser incluído na composição de sal para prevenir aglutinação. Num aspeto da presente invenção desde 0,1% a 0,5%, 1%, 1,5%, ou 2% em peso de dióxido de silício pode ser adicionado à composição, de preferência 1% em peso de dióxido de silício. A composição de sal resultante inclui desde 10% a 20%, 40%, 60%, 80%, ou 90% em peso de cloreto de sódio, desde 2,5% a 5%, 10%, 20%, 40%, 60%, 70%, ou 80% em peso de sal de cloreto, desde 1% a 2,5%, 5%, 10%, 20%, 40%, 60%, 70%, 13 ou 75% em peso de transportador, e desde 0,1% a 0,5%, 1%, 1,5%, 2%, 2,5%, 3%, 4%, ou 5% em peso de modificador. Preferencialmente, a composição de sal resultante inclui 50% em peso de cloreto de sódio, 40% em peso de cloreto de potássio, 8% em peso de maltodextrina, e 1% em peso de ácido citrico. A composição de sal da presente invenção inclui desde 10% a 15%, 20%, 25%, ou 30% em peso de sódio e desde 5% a 10%, ou 15% em peso de potássio.
Alternativamente, outros aditivos podem ser incluídos no produto de sal transportador de cloreto modificado. Os aditivos adequados incluem, por exemplo, antioxidantes, para reduzir a rancidez dos produtos salgados quando cozinhados, fosfatos, para amaciar o produto alimentar salgado, e/ou corantes, para dar à composição de sal uma cor distinta. Os antioxidantes adequados incluem o extrato de alecrim, o hidroxitolueno butilado, o hidroxianisol butilado, e os tocoferóis, entre outros. Os fosfatos adequados incluem o fosfato monossódico, o pirofosfato tetrassódico, o hexametafosfato de sódio, o fosfato monopotássico, o pirofosfato tetrapotássico, o fosfato dissódico, o tripolifosfato de sódio, o pirofosfato dissódico, o fosfato dipotássico, e o tripolifosfato de potássio. Os corantes naturais adequados incluem cor de caramelo, curcuma, colorau, betacaroteno, extrato de pimentão, sumo de couve roxa, sumo de beterraba, extrato de casca de uva, e carmim, entre outros. Alternativamente, o antioxidante pode também atuar como um corante. Preferencialmente, o produto de sal de cloreto modificado inclui extrato de alecrim como antioxidante. O extrato de alecrim pode ser incluído a uma dosagem desde cerca de 100 ppm até cerca de 1000 ppm em peso do produto de sal de cloreto modificado. 14 A composição de sal da presente invenção pode ser utilizada como um substituto do sal, ou seja do cloreto de sódio. De forma similar, a composição de sal da presente invenção pode ser utilizada além do sal ou em mistura com o sal. A composição de sal da presente invenção pode ser utilizada numa variedade de aplicações como sal de mesa, incluido em refeições ligeiras, em assados, para tempero de carnes de aves e outras carnes, e para outros alimentos que têm sal incluso. Preferencialmente, a composição de sal da presente invenção é utilizada para injetar em marinadas de carnes de aves e outras carnes uma vez que a composição possui uma baixa viscosidade e pode ser processada através de uma agulha de injeção para carne.
Os exemplos que se seguem destinam-se simplesmente a ilustrar e explicar adicionalmente a presente invenção. A invenção, portanto, não deve ser limitada a quaisquer detalhes nestes exemplos.
EXEMPLOS EXEMPLO 1: Secagem por Pulverização para Fabricar Cloreto de Potássio Modificado em Pó
Foram aquecidos 13,9 Kg (30,7 lb) de água numa caldeira de vapor com um agitador de superfície varrida até uma temperatura de 91°C (195°F). Foram depois adicionados 5,67 Kg (12,5 lb) de cloreto de potássio à água quente e misturado durante 5 minutos. Depois disso, foram adicionados 0,23 Kg (0,5 lb) de ácido cítrico à solução quente e misturado durante 5 minutos adicionais até o KC1 estar completamente dissolvido.
Depois de misturar o ácido cítrico, foram adicionados 0,011 Kg (0,025 lb) de extrato de alecrim à mistura. 15
Finalmente foram adicionados 2,83 Kg (6,25 lb) de maltodextrina (Maltrin 040 adquirida comercialmente a Grain Processing Corporation) à mistura em agitação constante para evitar aglomerados. A mistura final da solução de cloreto de potássio transportador modificado foi aquecida até uma temperatura mínima de 85°C (185°F). A solução de cloreto de potássio transportador modificado era macia, razoavelmente espessa, e de fácil espargimento.
A solução de cloreto de potássio transportador modificado foi depois seca por pulverização para formar um cloreto de potássio transportador modificado em pó. A temperatura da mistura líquida era de 79°C (175°F). A
velocidade da bomba era de 3,73 KW (5 hp). A temperatura da fornalha estava entre 204°C (400°F) e 210°C (410°F). A temperatura do ar de entrada era de 141°C (286°F) e a temperatura do ar de saída era de 84°C (184°F) . O vácuo na câmara de secagem era de 24,9 Pa (0,10 in/água). 0 cloreto de potássio transportador modificado seco era de cor branca, de fluxo livre, e um pó muito fino. EXEMPLO 2: Fabrico da Composição de Sal 0 cloreto de potássio transportador modificado em pó do exemplo 1 foi misturado numa proporção de 1/3 de cloreto de potássio transportador modificado em pó para 2/3 em peso de cloreto de sódio, natural, inalterado e 1% em peso de dióxido de silício. A composição de sal foi depois misturada e triturada num Moinho Ciclone Udy através de uma tela de 1 mm (UDY Corporation, 201 Rome Court, Fort Collins, CO 80524) .
Como pode ser observado a partir das Figuras, tanto o cloreto de potássio modificado como o inalterado (FIG. 2-5) 16 são fisicamente diferentes do cloreto de sódio (FIG. 1) . Enquanto que as partículas de PMPC (FIG. 4 e 5) têm uma forma cristalina ou morfologia semelhante à do cloreto de potássio inalterado (FIG. 2 e 3), as partículas de PMPC são muito mais pequenas em formato, aproximadamente 10-30 vezes. Em particular, as partículas de PMPC produzidas pelo processo da presente invenção têm um tamanho de partícula reduzido sem utilizar a trituração física. Esta microparticulação não foi previamente reportado. A invenção aqui divulgada ilustrativamente pode ser praticada adequadamente na ausência de qualquer elemento, que não esteja especificamente divulgado aqui. É evidente para os peritos na técnica, no entanto, que muitas alterações, variações, modificações, outras utilizações, e aplicações ao método são possíveis, e também alterações, variações, modificações, outras utilizações, e aplicações que não se afastem do espírito e âmbito da invenção consideram-se abrangidos pela invenção, que é limitada somente pelas reivindicações que se seguem.
Lisboa, 11 de Novembro de 2013

Claims (3)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um método de fabrico de uma composição de sal, que compreende: a) formar um produto liquido de sal de cloreto modificado pela combinação de um sal de cloreto e um acidulante de grau alimentar numa solução aquosa a uma temperatura de desde 66°C (150°F) a 91°C (195°F), em que o sal de cloreto não é cloreto de sódio; b) misturar o produto liquido de sal de cloreto modificado com um transportador para formar uma solução de sal transportador de cloreto modificado, em que o transportador é selecionado de um grupo constituído por uma dextrina e um monossacarídeo; c) secar a solução liquida de sal transportador de cloreto modificado para formar um sal transportador de cloreto modificado em pó ou granulado; d) homogeneizar o sal transportador de cloreto modificado em pó ou granulado com cloreto de sódio para formar uma mistura seca; e e) triturar a mistura seca para formar uma composição de sal. 2. 0 método de acordo com a reivindicação 1, em que o sal de cloreto é selecionado do grupo constituído por um cloreto de potássio, magnésio, cálcio, lítio, amónio, e uma mistura respetiva. 3. 0 método de acordo com as reivindicações 1 ou 2, em que o sal de cloreto é o cloreto de potássio. 2 4. 0 método de acordo com a reivindicação 1, em que o transportador é selecionado do grupo constituido por uma maltodextrina e um monossacarideo. 5. 0 método de acordo com as reivindicações 1 ou 4, em que o transportador é uma maltodextrina. 6. 0 método de acordo com a reivindicação 1, em que o acidulante de grau alimentar é selecionado do grupo constituido pelo ácido cítrico, ácido málico, ácido tartárico, ácido fumárico, ácido láctico, ácido acético, e ácido benzóico. 7. 0 método de acordo com as reivindicações 1 ou 6, em que o acidulante de grau alimentar é o ácido cítrico. 8. 0 método de acordo com a reivindicação 1, em que o passo de secagem inclui a secagem por pulverização da mistura. 9. 0 método de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 8, que compreende adicionalmente pôr em contacto a mistura seca com dióxido de silício.
10. O método de acordo com quaisquer das reivindicações 1 a 9, que compreende adicionalmente misturar a solução com um antioxidante.
11. O método de acordo com a reivindicação 10, em que o antioxidante é o extrato de alecrim. Lisboa, 11 de Novembro de 2013
PT78537800T 2006-10-05 2007-10-05 Método para produzir uma composição de sal com baixo teor de sódio PT2086354E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/539,129 US7989016B2 (en) 2006-10-05 2006-10-05 Method for producing a low sodium salt composition

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2086354E true PT2086354E (pt) 2013-11-18

Family

ID=39271615

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT78537800T PT2086354E (pt) 2006-10-05 2007-10-05 Método para produzir uma composição de sal com baixo teor de sódio
PT131817462T PT2668855E (pt) 2006-10-05 2007-10-05 Método para produzir uma composição de sal com baixo teor de sódio

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT131817462T PT2668855E (pt) 2006-10-05 2007-10-05 Método para produzir uma composição de sal com baixo teor de sódio

Country Status (11)

Country Link
US (3) US7989016B2 (pt)
EP (2) EP2086354B1 (pt)
CY (2) CY1114985T1 (pt)
DK (2) DK2668855T3 (pt)
ES (2) ES2551596T3 (pt)
HK (1) HK1191814A1 (pt)
HU (1) HUE026291T2 (pt)
PL (2) PL2086354T3 (pt)
PT (2) PT2086354E (pt)
SI (2) SI2668855T1 (pt)
WO (1) WO2008043054A2 (pt)

Families Citing this family (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20070059428A1 (en) * 2005-09-14 2007-03-15 Chigurupati Sambasiva R Low-sodium salt composition
US9629384B2 (en) * 2005-09-14 2017-04-25 S & P Ingredient Development, Llc Low sodium salt composition
US8802181B2 (en) 2006-10-05 2014-08-12 S & P Ingredient Development, Llc Low sodium salt composition
US7989016B2 (en) 2006-10-05 2011-08-02 Sambasiva Rao Chigurupati Method for producing a low sodium salt composition
US20090196957A1 (en) * 2008-02-06 2009-08-06 Campbell Soup Company Methods and compositions for reducing sodium content in food products
ATE524978T1 (de) 2008-07-30 2011-10-15 Symrise Ag Zusammensetzung zur reduzierung des nacl-gehaltes in lebensmitteln
US20100227023A1 (en) * 2009-03-06 2010-09-09 Danisco A/S Seasoning blend
JP5739343B2 (ja) * 2009-10-02 2015-06-24 ハウス食品グループ本社株式会社 塩味が補強又は増強された食品組成物及び異味が抑制された塩化カリウム含有組成物
US20120128830A1 (en) * 2010-11-18 2012-05-24 Sambasiva Rao Chigurupati Novel low sodium salt composition
US20120164287A1 (en) * 2010-12-23 2012-06-28 Pamela Lynn Lundberg Pasta Product Having Reduced Sodium Anti-Boil-Over Composition With Enhanced Cheese Flavor Notes
CA2823970C (en) * 2011-01-06 2019-03-05 Holista Biotech Sdn. Bhd. Reduced sodium composition
US9808030B2 (en) * 2011-02-11 2017-11-07 Grain Processing Corporation Salt composition
US20120244263A1 (en) * 2011-03-22 2012-09-27 The Smith's Snackfood Company Limited Reduced sodium salt composition
WO2013085858A2 (en) 2011-12-08 2013-06-13 Dow Global Technologies Llc Salt composition
WO2013085859A1 (en) 2011-12-08 2013-06-13 Dow Global Technologies Llc Salt composition
US20130171327A1 (en) * 2012-01-04 2013-07-04 Richard S. Meyer Low sodium salt substitute compositions
US8999425B2 (en) 2012-01-04 2015-04-07 Jcr Technologies Llc Low sodium salt substitute compositions
NL2008798C2 (en) 2012-05-11 2013-11-12 Jk Holding B V Salt replacement composition, a process for making a salt replacement composition, and its use in baked dough products.
CA2884086C (en) 2012-09-05 2020-03-10 Compass Minerals America Inc. Methods and compositions to prevent caking of sodium chloride and prevent transition metal stains
WO2014071394A1 (en) * 2012-11-05 2014-05-08 S & P Ingredient Development, Llc A low sodium salt composition
US9011963B2 (en) 2012-11-21 2015-04-21 S&P Ingredient Development, Llc Compositions of low sodium salt and methods of making and using
CN102934790A (zh) * 2012-12-07 2013-02-20 江苏井神盐化股份有限公司 一种添加氯化钾、壳寡糖的降血压低钠盐及其生产方法
GB2516985B (en) 2013-07-31 2015-07-29 Tate & Lyle Ingredients Method of producing salt composition
KR101522774B1 (ko) * 2013-08-20 2015-05-26 차의과학대학교 산학협력단 나노입자성 저염 건식소금 및 그 제조방법
US9247762B1 (en) 2014-09-09 2016-02-02 S & P Ingredient Development, Llc Salt substitute with plant tissue carrier
US20180084811A1 (en) * 2015-03-30 2018-03-29 E.K. Salt Ltd. Novel and useful edible salt and methods of use and production thereof
TWI565659B (zh) * 2015-09-09 2017-01-11 國立臺灣海洋大學 微粒鈉鹽之製造方法
CN107156773A (zh) * 2017-06-07 2017-09-15 东北农业大学 一种复配低钠盐及其制备方法
US11051539B2 (en) 2017-09-18 2021-07-06 S & P Ingredient Development, Llc Low sodium salt substitute with potassium chloride
WO2020172143A1 (en) * 2019-02-18 2020-08-27 Cargill, Incorporated Caking resistant salt compositions
US20210196748A1 (en) * 2019-12-30 2021-07-01 Robert Olson Composition and therapy for treatment of gag reflexes
EP4087412A4 (en) 2020-01-09 2024-01-17 Int Flavors & Fragrances Inc LOW SODIUM SPRAY DRIED SALT COMPOSITION FOR SALT REDUCTION
CN113548681A (zh) * 2021-09-23 2021-10-26 山东省鲁盐集团东方海盐有限公司 无抗结剂食盐的生产方法、无抗结剂食盐及应用

Family Cites Families (39)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2500919A (en) * 1948-12-03 1950-03-21 Louis Milani Foods Inc Sodium-free flavoring compositions
US3514296A (en) * 1967-01-16 1970-05-26 Morton Int Inc Salt substitute
US4068006A (en) * 1976-10-07 1978-01-10 Akzona Incorporated Salt seasoning mixture
DE3107800A1 (de) * 1981-02-28 1982-09-16 Merck Patent Gmbh, 6100 Darmstadt Salzgemisch, verfahren zu seiner herstellung und verwendung
US4473595A (en) * 1982-01-04 1984-09-25 Rood Robert P Low-sodium salt substitute
US5064663A (en) * 1982-08-23 1991-11-12 Burns Philp Food, Inc. Sodium chloride substitute containing autolyzed yeast and ammonium chloride
CA1221576A (en) * 1983-03-30 1987-05-12 Henry Arciszewski Salt substitute composition
US4556568A (en) * 1983-06-30 1985-12-03 Mallinckrodt, Inc. Salt substitute containing potassium chloride coated with a mixture including maltodextrin and potassium bitartrate and method of preparation
US4556567A (en) * 1983-06-30 1985-12-03 Mallinckrodt, Inc. Salt substitute containing potassium chloride coated with maltodextrin and method of preparation
US4556566A (en) * 1983-06-30 1985-12-03 Mallinckrodt, Inc. Salt substitute containing potassium chloride coated with a mixture of maltodextrin and sodium chloride and method of preparation
DE3418644A1 (de) * 1984-05-18 1985-11-28 Diamalt AG, 8000 München Natriumarmes, als kochsalzsubstitut geeignetes salzgemisch
US5034378A (en) 1988-12-15 1991-07-23 James P. Cox Synergistic flavor enhancement nutritional compositions and methods
US5094862A (en) * 1989-08-25 1992-03-10 Warner-Lambert Company Salt substitute granule and method of making same
US5447543A (en) * 1991-06-10 1995-09-05 Exportadora De Sal, S.A. De C.V. Process for crystallizing inorganic salts
US5173323A (en) * 1991-07-22 1992-12-22 Omari Yunis J Process for removing the bitterness from potassium chloride
US5370882A (en) * 1993-01-26 1994-12-06 Nestec S.A. Taste-enhancement of sodium chloride-reduced compositions
DE9302125U1 (pt) * 1993-02-15 1993-04-22 Bhs-Bayerische Berg-, Huetten- Und Salzwerke Ag, 8000 Muenchen, De
HU212837B (en) * 1995-10-06 1997-02-28 Farsang Sodium-poor, containing, magnesium and potassimum vegetables and spice mixture repast salt mixture
US6090419A (en) * 1996-05-02 2000-07-18 Mccormick & Company, Inc. Salt compositions and method of preparation
IL118460A (en) * 1996-05-28 1999-09-22 Dead Sea Works Ltd Edible salt mixture
US5871803A (en) * 1997-05-30 1999-02-16 Campbell Soup Company Salt flavor enhancing compositions, food products including such compositions, and methods for preparing such products
US6541050B1 (en) 1998-11-27 2003-04-01 Campbell Soup Company Salt flavor enhancing compositions, food products including such compositions, and methods for preparing such products
FI110474B (fi) * 1999-01-27 2003-02-14 Modulpo Salts Oy Ravintofysiologinen suolatuote, sen käyttö ja menetelmä sen valmistamiseksi
US6743461B1 (en) * 2001-11-09 2004-06-01 Ecosalt Corporation Salt substitute compositions
TWI261521B (en) * 2002-02-05 2006-09-11 Shiang-Kuen Mau Composition for reducing or removing nitrosamine resulting from chewing betel quid
JP2004052449A (ja) * 2002-07-23 2004-02-19 Yonekyu Corp 地層からの海洋深層水の採取方法およびそれを用いた食用塩の製造方法
GB0230274D0 (en) 2002-12-30 2003-02-05 Vivotec Ltd Composition
US7402328B2 (en) * 2003-12-08 2008-07-22 Ramon Efrain Vasquez Stable sodium-free or low-sodium aqueous solution of agreeable saltiness taste
CN1559436A (zh) * 2004-03-12 2005-01-05 杨理林 一种口服补液盐闪溶片剂及其制备方法
US7666409B2 (en) * 2004-11-16 2010-02-23 Kao Corporation Low salt liquid seasoning with antihypertensive activity
US20070059428A1 (en) * 2005-09-14 2007-03-15 Chigurupati Sambasiva R Low-sodium salt composition
ATE472941T1 (de) 2006-04-11 2010-07-15 Jungbunzlauer Austria Ag Salzersatzmischung mit vermindertem nacl-gehalt
US20080008790A1 (en) 2006-06-30 2008-01-10 Michael Jensen Seasoned food, seasoning, and method for seasoning a food product
US7923047B2 (en) 2006-06-30 2011-04-12 Conagra Foods Rdm, Inc. Seasoning and method for seasoning a food product while reducing dietary sodium intake
US20080003339A1 (en) 2006-06-30 2008-01-03 Clinton Johnson Seasoning and method for seasoning a food product utilizing small particle sea salt
US20080038411A1 (en) * 2006-06-30 2008-02-14 Michael Jensen Seasoning and method for enhancing and potentiating food flavor
US7989016B2 (en) 2006-10-05 2011-08-02 Sambasiva Rao Chigurupati Method for producing a low sodium salt composition
US7854956B2 (en) * 2007-03-07 2010-12-21 Exportadora De Sal, S.A. De C.V. Low sodium salt compositions and methods of preparation and uses thereof
US7820225B2 (en) 2007-03-07 2010-10-26 Exportadora De Sal, S.A. De C.V. Low sodium salt compositions and methods of preparation and uses thereof

Also Published As

Publication number Publication date
PL2668855T3 (pl) 2016-01-29
CY1116934T1 (el) 2017-04-05
EP2668855B1 (en) 2015-08-12
US8329236B2 (en) 2012-12-11
ES2436420T3 (es) 2014-01-02
DK2086354T3 (da) 2013-11-25
US7989016B2 (en) 2011-08-02
HK1191814A1 (en) 2014-08-08
WO2008043054A3 (en) 2008-11-06
PL2086354T3 (pl) 2014-01-31
ES2551596T3 (es) 2015-11-20
PT2668855E (pt) 2015-11-13
SI2086354T1 (sl) 2013-12-31
HUE026291T2 (en) 2016-06-28
US20080085360A1 (en) 2008-04-10
DK2668855T3 (en) 2015-11-02
EP2086354A4 (en) 2010-02-24
US8197878B2 (en) 2012-06-12
EP2086354A2 (en) 2009-08-12
SI2668855T1 (sl) 2016-01-29
US20110236543A1 (en) 2011-09-29
EP2668855A1 (en) 2013-12-04
WO2008043054A2 (en) 2008-04-10
EP2086354B1 (en) 2013-08-28
US20110244103A1 (en) 2011-10-06
CY1114985T1 (el) 2016-12-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2086354E (pt) Método para produzir uma composição de sal com baixo teor de sódio
RU2636397C2 (ru) Композиция с низким содержанием натриевой соли
US9549568B2 (en) Low sodium salt composition
GB2516985A (en) Method of producing salt composition
WO2014071394A1 (en) A low sodium salt composition
CN110089719A (zh) 一种复合鲜味剂及其制备方法
US11992034B2 (en) Low sodium salt composition
BR112020010721B1 (pt) Composição particulada de sabor, processo para preparar uma composição particulada de sabor, método para preparar um molho, sopa, condimento ou molho de carne e uso de carbonato de cálcio
US9247762B1 (en) Salt substitute with plant tissue carrier
JPH04190770A (ja) 即席野菜スープの製造方法
JP6382003B2 (ja) 粉粒状調味料
JP5878361B2 (ja) 栄養強化用粉末食品
JP2021078423A (ja) 粉末またはペースト形態の調味料で調味するための下味付きゲル化こんにゃく