PT2062513E - Aparelho para preparar e fornecer bebidas a partir de produtos solúveis - Google Patents
Aparelho para preparar e fornecer bebidas a partir de produtos solúveis Download PDFInfo
- Publication number
- PT2062513E PT2062513E PT07425737T PT07425737T PT2062513E PT 2062513 E PT2062513 E PT 2062513E PT 07425737 T PT07425737 T PT 07425737T PT 07425737 T PT07425737 T PT 07425737T PT 2062513 E PT2062513 E PT 2062513E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- mixer
- beverage
- outlet
- soluble
- product
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A47—FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
- A47J—KITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
- A47J31/00—Apparatus for making beverages
- A47J31/40—Beverage-making apparatus with dispensing means for adding a measured quantity of ingredients, e.g. coffee, water, sugar, cocoa, milk, tea
- A47J31/401—Beverage-making apparatus with dispensing means for adding a measured quantity of ingredients, e.g. coffee, water, sugar, cocoa, milk, tea whereby the powder ingredients and the water are delivered to a mixing bowl
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A47—FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
- A47J—KITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
- A47J31/00—Apparatus for making beverages
- A47J31/44—Parts or details or accessories of beverage-making apparatus
- A47J31/46—Dispensing spouts, pumps, drain valves or like liquid transporting devices
- A47J31/469—Details of hydraulic circuits
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A47—FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
- A47J—KITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
- A47J31/00—Apparatus for making beverages
- A47J31/44—Parts or details or accessories of beverage-making apparatus
- A47J31/60—Cleaning devices
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Food Science & Technology (AREA)
- Apparatus For Making Beverages (AREA)
- Devices For Dispensing Beverages (AREA)
- Distillation Of Fermentation Liquor, Processing Of Alcohols, Vinegar And Beer (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
"APARELHO PARA PREPARAR E FORNECER BEBIDAS A PARTIR DE PRODUTOS SOLÚVEIS" A presente invenção diz respeito a um aparelho para preparar e fornecer bebidas a partir de produtos solúveis, o qual compreende uma tremonha que possui pelo menos um compartimento que contém um tipo de produto solúvel, uma misturadora ligada à referida tremonha e um reservatório de água, um dispositivo de controlo adequado para enviar uma quantidade medida de produto e uma quantidade medida de água para dentro da referida misturadora, um mecanismo de descarga para fornecimento da bebida e também um tubo que liga a saída da misturadora ao mecanismo de descarga para fornecimento da bebida.
Os produtos solúveis podem ser de qualquer tipo mas, para a finalidade da presente invenção, são preferencialmente à base de café, leite ou chocolate, pois são estes os produtos normalmente existentes nas máquinas automáticas de vender bebidas.
Tais produtos solúveis alcançaram, recentemente, níveis de qualidade tão elevados que as bebidas com eles preparadas poderiam ser, efectivamente, comparadas com as bebidas tradicionais correspondentes obtidas a partir das mesmas matérias-primas básicas, se não fosse o facto de os equipamentos em que tais produtos são utilizados não serem totalmente adequados para tal fim.
Na realidade, os equipamentos conhecidos no momento presente não têm soluções tecnológicas disponíveis, destinadas à reconstituição das bebidas, que possam garantir que a elevada qualidade do produto não venha a ser desperdiçada durante o processo de reconstituição.
Por exemplo, no caso do café expresso, sabe-se que ao ser preparado pelo processo de extracção a partir dos grãos moídos, forçando a passagem da água sob pressão a uma temperatura 1 conveniente, o café emerge sob a forma de uma bebida concentrada com um aroma intenso e apresentando sobre a sua superfície uma camada consistente de uma espuma cremosa com cor de avelã. 0 aspecto visual, avaliado pelas tonalidades de cor e pela delicadeza da textura da camada de espuma cremosa constitui, entre os apreciadores deste tipo de café, um argumento particular, enquanto indicador da qualidade da bebida.
Assim sendo, um processo para a reconstituição da bebida, a partir de um produto solúvel, não pode ignorar a produção, na bebida preparada, de uma camada de espuma semelhante de boa qualidade, com uma cor e uma textura tão semelhantes quanto possível às do café expresso obtido pelos processos de extracção a partir de um produto de grãos moídos.
Nos equipamentos em que são utilizados produtos solúveis, uma quantidade bem determinada de produto é libertada da tremonha que o contém e vai para dentro da misturadora onde, por meio de uma válvula, uma quantidade bem determinada de água, proveniente de um reservatório, é também fornecida a uma temperatura e a uma pressão adequadas.
Após a operação de mistura, a bebida assim formada é enviada, normalmente por gravidade, para um bico de descarga da bebida, donde sai e goteja para dentro de um recipiente de recolha colocado por baixo.
Normalmente, a misturadora faz a bebida por centrifugação do produto solúvel e da água. Um primeiro inconveniente existente neste passo do processo de reconstituição da bebida reside no facto de nem todo o produto solúvel ser eficientemente dissolvido no líquido, uma vez que algumas partículas, mal humedecidas, são centrifugadas para a região periférica de misturadora e aderem às suas paredes sem serem dissolvidas.
Este inconveniente, que pode ser limitado e compensado, no caso da preparação de uma bebida com uma grande quantidade de água, por exemplo, o chá, pela admissão de parte da quantidade 2 de água necessária para a bebida no final da sua reconstituição, pode, por outro lado, tornar-se particularmente critico no caso da formação de uma bebida à base de café que deva ter as caracteristicas típicas do café expresso, mesmo que seja do tipo conhecido por "ristretto" (muito concentrado).
De facto, neste caso, há muito pouca água e observa-se um aumento significativo de partículas não dissolvidas dispersas na misturadora e também ao longo do tubo que sai desta e vai até ao bico de descarga da bebida.
Uma vez que não é possível a adição de mais água, pois se isso fosse feito alterar-se-ia a natureza da bebida, o fenómeno supramencionado constitui um problema grave nos equipamentos para a formação e fornecimento de bebidas a partir de produtos solúveis, em particular os que são à base de café. 0 problema torna-se então ainda mais grave no caso dos equipamentos sujeitos a uma utilização com pouca frequência, uma vez que os períodos sem funcionamento favorecem a secagem e o endurecimento das partículas não dissolvidas. Estas partículas, ao ser fornecida a bebida, imediatamente após um período sem funcionamento, são arrastadas pela bebida directamente para o mecanismo de descarga e são, em parte, depositadas sobre a camada de espuma cremosa sob a forma de pontos negros desagradáveis e, em parte, dissolvem-se, formando manchas esbranquiçadas que estragam o aspecto da textura da camada de espuma cremosa.
Um outro problema, que afecta os equipamentos destinados à preparação e fornecimento de bebidas feitas a partir de produtos solúveis, diz respeito à temperatura das bebidas fornecidas após uma pausa longa, quando a misturadora, o tubo que transporta a bebida para o mecanismo de descarga e também este último tenham arrefecido para a temperatura ambiente.
Embora os componentes supramencionados possam ser construídos, normalmente, com materiais que possuam um calor 3 específico diminuto, continua a ser verdade que o calor que absorvem, quando entram em contacto com a água para a preparação da bebida, especialmente se esta for café, devido ao pequeno volume em causa, continua a ser um componente significativo do calor total da bebida, tendo como resultado a produção de uma bebida com uma temperatura final totalmente insatisfatória. 0 documento GB-A-2031378 descreve um aparelho de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1 independente. 0 objectivo da presente invenção consiste em proporcionar aperfeiçoamentos para os equipamentos para a preparação de fornecimento de bebidas a partir de produtos solúveis, de modo a solucionar os inconvenientes descritos antes e existentes nos equipamentos da técnica anterior.
Este objectivo é conseguido por meio de um aparelho que se caracteriza de acordo com a reivindicação 1 anexa.
Seguidamente descrever-se-á a invenção de uma forma mais minuciosa, tomando como referência os desenhos anexos, apresentados apenas a título de exemplo não limitativo, em que: - a figura 1 ilustra, esquematicamente, as ligações dos circuitos de uma máquina para fornecer bebidas a partir de produtos solúveis, de acordo com a invenção; - a figura 2 ilustra, esquematicamente, um pormenor da variante das ligações dos circuitos da figura 1; - a figura 3 ilustra uma variante do circuito modificado, relativamente ao da figura 1; - a figura 4 ilustra um pormenor da variante das ligações dos circuitos da figura 3.
Tomando como referência os desenhos supramencionados, o número 1 indica, de uma maneira geral, uma tremonha convencional equipada com os reservatórios 2 e 3, cada um deles contendo um produto solúvel de um tipo particular, por exemplo, café normal e café descafeinado. Como é evidente, os produtos podem ser de um tipo diferente, incluindo leite, chá e chocolate, e os 4 próprios reservatórios 2 e 3 também podem ser constituídos por vários compartimentos para assim se aumentar o número de tipos de bebidas que é possível fornecer. A tremonha 1 está ligada a uma misturadora 4, de tipo convencional, através de dispositivos medidores que também são convencionais e não estão ilustrados, que servem para fornecer, em resposta a um comando adequado, um ou outro dos produtos solúveis, consoante a bebida correspondente pretendida À misturadora 4 também está ligada, através de uma válvula de corte 6, um reservatório de água identificado esquematicamente pelo número 5. 0 comando da válvula 6 e o comando da tremonha 1 são efectuados por meio de um painel de comando convencional identificado pelo número 7. 0 reservatório de água 5 serve para fornecer água a uma pressão e a uma temperatura convenientes para o tipo de bebida que se pretende preparar e fornecer. A misturadora 4 também compreende um dispositivo de centrifugação convencional. A saída 8 da misturadora 4 está ligada ao bico 9 de um mecanismo de descarga 10 da bebida, através de um tubo identificado, genericamente, pelo número 11.
Por baixo do mecanismo de descarga 10 da bebida está colocado um recipiente para a receber, estando identificado pelo número 12.
De acordo com a invenção, na variante ilustrada nas figuras 1 e 2, o tubo 11 desenvolve-se ao longo de um circuito que compreende uma primeira secção vertical 11a e uma segunda secção horizontal 11b, estando esta última colocada a um nível inferior, no sentido vertical, aquele em que está colocado o bico 9 do mecanismo de descarga 10 da bebida, tomando como referência o nível em que está localizada a saída 8 da misturadora 4. 5 À secção 11b está ligada uma válvula 13 que permite que o tubo 11 comunique com uma saída de evacuação 14 quando esta é solicitada pelo ciclo de funcionamento do aparelho, conforme adiante se explica mais claramente.
Em termos de construção, a válvula 13 pode ser produzida, vantajosamente, conforme ilustrado na figura 2. 0 tubo 11 dispõe de uma junção em T, indicada pelo número 15, à qual está ligada a secção 11a, a secção 11b e também uma outra secção do tubo indicado pelo número 16, que constitui uma ramificação da secção 11b em direcção à saída de evacuação 14. Sobre o tubo 16, feito de um material deformável, por exemplo, uma borracha de silicone, que também pode ser o material constituinte das outras secções do tubo 11, estão montadas as maxilas 17 e 18 de um electroíman 19 de tipo pinça, comandadas, no momento oportuno no ciclo de funcionamento, por exemplo, pelo mesmo painel de comando 7 concebido para comandar a tremonha 1 e a válvula 6 para abrir o fornecimento de água.
Tomando como referência a figura 3, observa-se que o tubo 11 se desenvolve desde a saída 8 da misturadora 4 até uma secção vertical 11a à qual se segue uma secção encurvada 11b que possui a concavidade voltada para a saída 8 da misturadora 4 e que vai até ao mecanismo de descarga 10 da bebida.
No ponto 11c, o tubo 11 tem uma junção em T, identificada por 15a, que forma uma ramificação 16a da secção encurvada 11b. Esta última, através da válvula 13 montada na ramificação 16a, pode ser então colocada de forma a comunicar com a saída de evacuação 14.
Tomando como referência a figura 4, observa-se que a válvula 13, também na configuração de circuito da figura 3, pode estar equipada, vantajosamente, com um electroíman 19 de tipo pinça, tal como a da figura 2, cujas maxilas 17 e 18 irão engatar na ramificação 16a da secção 11b feita de um material deformável. 6
Com o aparelho de acordo com a invenção é possível preparar um café, a partir de um produto solúvel, conservando todas a características organolépticas de um "expresso" típico. Na preparação da bebida, está previsto um ciclo inicial em que a água quente, proveniente do reservatório 5 é enviada para a misturadora 4 e consequentemente para o tubo 11 para que estes sejam aquecidos. Com a válvula 13 aberta, a água quente passa directamente da secção 11a do tubo 11 para a ramificação 16 ou 16a da secção 11b e consequentemente para a saída de evacuação 14, sem sair pelo mecanismo de descarga 10 da bebida, que está localizado num nível superior, em sentido vertical, ao da secção 11b ou ao do ponto inferior 11c, na versão do circuito ilustrado na figura 3.
No final deste passo de aquecimento, cuja execução também pode ter lugar apenas depois de um período predeterminado de inactividade, em equipamentos com comando electrónico, a válvula 13 é fechada, sendo introduzidas na misturadora 4 uma quantidade medida, predeterminada, de produto solúvel e a necessária quantidade medida de água.
Forma-se então a bebida que é enviada, pelo tubo 11, para o mecanismo de descarga 10 da bebida, passando ao longo do circuito já aquecido, pelo que não irá absorver o seu calor, deixando a sua qualidade intacta no que diz respeito à temperatura a que a bebida é fornecida.
No final do fornecimento da bebida, actuando novamente de modo a abrir a válvula 19 e admitindo mais água na misturadora 4, é possível eliminar as partículas não dissolvidas que permaneçam na misturadora 4 e no tubo 11. Na realidade, estas são evacuadas pela saída de evacuação e a água utilizada não irá diluir a bebida que acabou de ser preparada.
Este passo de lavagem também faz com que seja possível reduzir os níveis desprezáveis de contaminação dos tubos, entre a preparação de duas bebidas diferentes, quando fornecidas 7 alternadamente, uma após a outra, e também quando café normal e café descafeinado estão contidos nas tremonhas 2 e 3.
As dimensões e os materiais podem ser de qualquer tipo, consoante as necessidades, sem que por isso haja afastamento do âmbito de protecção da invenção tal como aqui adiante reivindicada.
Claims (7)
- REIVINDICAÇÕES 1. Aparelho para fornecer bebidas a partir de produtos solúveis, o qual compreende uma tremonha (1) que possui pelo menos um compartimento (2, 3) que contém um tipo de produto solúvel, uma misturadora (4) ligada à referida tremonha (1) e um reservatório de água (5), um dispositivo de comando (7) adequado para enviar uma quantidade medida de produto e uma quantidade medida de água para dentro da referida misturadora (4) e um tubo (11) que liga a saida (8) da misturadora (4) a um mecanismo de descarga (10) da bebida, caracterizado pelo facto de o referido tubo (11) que liga a misturadora (4) ao mecanismo de descarga (10) da bebida se desenvolver ao longo de um circuito que compreende pelo menos uma secção (11b, 11c) disposta num nível inferior, em sentido vertical, àquele em que o referido mecanismo de descarga (10) da bebida está colocado relativamente à saída (8) da misturadora (4).
- 2. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a referida secção (11b, 11c) do tubo (11) possuir uma válvula (13) para sua ligação a uma saída de evacuação (14) .
- 3. Aparelho de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de a referida secção do tubo (11b) compreender uma ramificação (16, 16a) dirigida para a saída de evacuação (14) e que é feita de um material flexível, e em que a referida válvula (13) dispõe de um electroíman (19) de tipo pinça, indo as maxilas (17, 18) da pinça engatar na referida ramificação (16, 16a). 1
- 4. Aparelho de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de o produto solúvel para fazer a bebida ser um produto à base de café.
- 5. Aparelho de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de o produto solúvel para fazer a bebida ser um produto à base de leite.
- 6. Aparelho de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo facto de o produto solúvel para afazer a bebida ser um produto à base de chocolate.
- 7. Aparelho de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo facto de a referida tremonha (1) possuir um conjunto de compartimentos (2, 3), contendo cada um deles um tipo diferente de produto solúvel, podendo cada um desses compartimentos (2, 3) ser liqado, individualmente, à referida misturadora (4). 2
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
EP07425737A EP2062513B1 (en) | 2007-11-22 | 2007-11-22 | Apparatus for preparing and dispensing beverages from soluble products |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT2062513E true PT2062513E (pt) | 2010-02-08 |
Family
ID=39160321
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT07425737T PT2062513E (pt) | 2007-11-22 | 2007-11-22 | Aparelho para preparar e fornecer bebidas a partir de produtos solúveis |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP2062513B1 (pt) |
AT (1) | ATE454074T1 (pt) |
DE (1) | DE602007004236D1 (pt) |
ES (1) | ES2336270T3 (pt) |
PT (1) | PT2062513E (pt) |
Families Citing this family (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2951362B1 (fr) * | 2009-10-15 | 2011-12-09 | Cafes Folliet | Machine pour la confection de boissons mixees |
WO2015132132A1 (en) * | 2014-03-07 | 2015-09-11 | Nestec S.A. | Device and method for preparing beverages |
CN112960821A (zh) * | 2021-03-09 | 2021-06-15 | 康大创新(广东)科技有限公司 | 一种饮水机、水制备系统及阀门清洗装置 |
CN115299779B (zh) * | 2021-05-07 | 2024-05-31 | 苏州咖乐美咖啡机科技有限公司 | 一种饮品冲泡设备及其管路系统和工作方法 |
Family Cites Families (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
NL7809471A (nl) * | 1978-09-18 | 1980-03-20 | Friesland Condensfab | Inrichting voor het bereiden van gekoelde of warme en gekoelde dranken uit poeder en water. |
-
2007
- 2007-11-22 PT PT07425737T patent/PT2062513E/pt unknown
- 2007-11-22 EP EP07425737A patent/EP2062513B1/en not_active Not-in-force
- 2007-11-22 DE DE602007004236T patent/DE602007004236D1/de active Active
- 2007-11-22 AT AT07425737T patent/ATE454074T1/de active
- 2007-11-22 ES ES07425737T patent/ES2336270T3/es active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DE602007004236D1 (de) | 2010-02-25 |
ATE454074T1 (de) | 2010-01-15 |
EP2062513A1 (en) | 2009-05-27 |
EP2062513B1 (en) | 2010-01-06 |
ES2336270T3 (es) | 2010-04-09 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ES2539398T3 (es) | Dispensador automático de aromas para máquina automática de café espresso | |
EP2050368B1 (en) | Coffee machine with dispenser of a ready prepared chocolate-based beverage | |
CN104135901B (zh) | 具有液滴管理的饮料制备机 | |
US4366920A (en) | Demand preparation soluble coffee urn | |
US3266670A (en) | Liquid drink dispensing machine | |
PT1658797E (pt) | Dispositivo para aquecer e espumar um líquido, em particular leite | |
EP0323592A1 (en) | Beverage dispenser | |
ES2350457T3 (es) | Aparato y procedimiento para preparar leche bajo distintas condiciones de temperatura y consistencia en una máquina de café para formar distintos tipos de bebidas. | |
CN107205570A (zh) | 自动咖啡机和制备调制饮料的方法 | |
KR20160128205A (ko) | 자동 드립커피 메이커 | |
BRPI1011621B1 (pt) | sistema para dosar grãos de café, e, método para dispensar uma dose de grãos de café para um moedor | |
TW201008537A (en) | Beverage dispenser | |
PT2062513E (pt) | Aparelho para preparar e fornecer bebidas a partir de produtos solúveis | |
ITBG20130003A1 (it) | Dispositivo automatico di preparazione di una bevanda del tipo bubble tea | |
TW201501676A (zh) | 飲料機加熱器水槽之延遲塡滿 | |
ES2466865T3 (es) | Dispositivo de distribución de vapor o agua caliente que se puede almacenar | |
PT2409611E (pt) | Processo para aquecer uma quantidade específica de líquido, em particular leite e aparelho para implementar o processo | |
US1813872A (en) | Coffee making machine | |
EP2060211B1 (en) | Apparatus for preparing and dispensing a beverage, in particular a chocolate-based beverage in a coffee machine | |
US3459118A (en) | Automatic urn coffeemaker | |
USRE15707E (en) | Signments | |
ITMI962757A1 (it) | Metodo perfezionato per la preparazione mediante una macchina istantanea di una predeterminata quantita' sostanzialmente pari ad | |
ITBO20090410A1 (it) | Metodo e dispositivo per la produzione di una bevanda infusa, in particolare caffe alla turca | |
US8511221B2 (en) | Apparatus for preparing and dispensing a beverage, in particular a chocolate-based beverage in a coffee machine | |
JP2023538499A (ja) | 飲料計量分配機械 |