PT2042791E - Válvula lateral - Google Patents

Válvula lateral Download PDF

Info

Publication number
PT2042791E
PT2042791E PT07018883T PT07018883T PT2042791E PT 2042791 E PT2042791 E PT 2042791E PT 07018883 T PT07018883 T PT 07018883T PT 07018883 T PT07018883 T PT 07018883T PT 2042791 E PT2042791 E PT 2042791E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
outer sleeve
sleeve
connecting piece
thread
side valve
Prior art date
Application number
PT07018883T
Other languages
English (en)
Inventor
Lutz Lange
Original Assignee
Fluehs Drehtechnik Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fluehs Drehtechnik Gmbh filed Critical Fluehs Drehtechnik Gmbh
Publication of PT2042791E publication Critical patent/PT2042791E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K27/00Construction of housing; Use of materials therefor
    • F16K27/04Construction of housing; Use of materials therefor of sliding valves
    • F16K27/044Construction of housing; Use of materials therefor of sliding valves slide valves with flat obturating members
    • F16K27/045Construction of housing; Use of materials therefor of sliding valves slide valves with flat obturating members with pivotal obturating members

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Valve Housings (AREA)
  • Lift Valve (AREA)
  • Check Valves (AREA)
  • Sanitary Device For Flush Toilet (AREA)
  • Compressor (AREA)
  • Superconductors And Manufacturing Methods Therefor (AREA)
  • Glass Compositions (AREA)

Description

ΕΡ 2 042 791/PT DESCRIÇÃO "Válvula lateral" 0 invento refere-se a uma válvula lateral de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1, como por exemplo é conhecido da US-A-5901735. A saida de fluidos a partir de guarnições, com a simultânea deflexão da direcção do escoamento é comandada utilizando válvulas laterais. As válvulas laterais conhecidas compreendem uma manga exterior, dentro da gual uma peça de ligação está fixo lateralmente, bem como uma manga interior, que é encaixada longitudinalmente dentro da manga exterior, de modo que entre a manga interior e a manga exterior é formado um espaço intermédio. A manga interior recebe uma peça superior da válvula, através da qual pode ser regulado o débito de entrada. A manga interior bem como a peça de ligação estão enroscados na manga exterior com a utilização de uma substância adesiva vedante, sendo a substância adesiva vedante aplicada sobre a zona roscada antes de se proceder ao enroscamento. Para uma vedação adicional frequentemente também no lado virado para fora da rosca filetada da manga interior está previsto um anel toroidal para uma vedação suplementar. A vedação da peça de ligação efectua-se exclusivamente por meio da substância adesiva anteriormente mencionada. É desfavorável nas válvulas exteriores já conhecidas que o fluido em circulação entre em contacto com a substância adesiva. Em particular no domínio do abastecimento de água potável, estes contactos com substâncias adesivas estão sujeitos a várias restrições diferentes, específicas do respectivo país. Por esta razão, devem ser utilizadas diferentes substâncias adesivas de acordo com os requisitos do respectivo país. Em alguns países é até de prever que estes contactos com substâncias adesivas sejam interditos no futuro.
Aqui o invento pretende remediar este problema. 0 invento tem por objectivo proporcionar uma válvula lateral do tipo anteriormente referido, em que é impossível um contacto 2
ΕΡ 2 042 791/PT do fluido em circulação com a substância adesiva. De acordo com o invento este objectivo é conseguido através das características da reivindicação 1.
Com o invento é criada uma válvula lateral, na qual se torna impossível o contacto do fluido que está em circulação com a substância adesiva de vedação. Como está previsto um anel de vedação contíguo ao segmento de fixação no seu lado afastado da peça de ligação, é evitado o contacto do fluido em circulação na zona da rosca filetada com a substância adesiva vedante. Aqui, a expressão “segmento de fixação" significa a zona, na qual é formada a ligação entre a manga exterior e a manga interior. No caso de uma ligação roscada esta zona é, por exemplo, onde as roscas engatam, no caso de uma ligação à pressão é a zona de contacto do encaixe à pressão. De igual modo, o segmento de fixação pode ser também formado por um rebordo.
Dado que está previsto um anel de vedação numa base no fundo do orificio, previsto para receber a peça de ligação lateralmente na manga exterior, é evitado o contacto do fluido em circulação com a zona de ligação, guarnecida com a substância adesiva vedante entre a manga exterior e a peça de ligação.
Num aperfeiçoamento do invento, a manga interior, quando montada, sobressai por cima da manga exterior. Deste modo é possibilitada a aplicação de peças superiores mais curtas da válvula.
No aperfeiçoamento do invento a peça de ligação apresenta uma rosca filetada, por meio da qual o mesmo pode ser enroscado numa rosca interior aplicada lateralmente na manga exterior. Uma ligação roscada deste género apresenta a vantagem de que a mesma, em comparação, por exemplo, com uma ligação de aperto, pode ser corrigida quando da montagem dentro das margens de tolerância.
Num outro aperfeiçoamento do invento a peça de ligação está configurado de forma cónica na sua extremidade que pode ser enroscada na manga exterior, de modo que entre a base e a extremidade cónica é, quando enroscado, formada uma cavidade 3 ΕΡ 2 042 791/ΡΤ de recepção para um anel de vedação. Devido à configuração cónica é realizada, durante o processo de enroscamento, uma compressão progressiva do anel de vedação previamente encaixado sob pressão na base, pelo que é conseguido um bom efeito de vedação.
Num aperfeiçoamento adicional do invento, na zona da peça de ligação está instalado um rebordo periférico na manga exterior. Por este motivo é aumentada nesta zona a secção transversal da manga exterior, pelo que, embora esteja previsto um anel de vedação, poder ser realizada uma rosca com dimensão suficiente.
De forma favorável é aplicada na manga exterior uma rosca interior para enroscar uma peça superior da válvula. Deste modo é possibilitada uma montagem simples de uma peça superior da válvula na manga exterior.
Outros aperfeiçoamentos e caracteristicas do presente invento são indicados nas reivindicações subordinadas remanescente. Um exemplo de realização do invento está representado nos desenhos e é descrito a seguir pormenorizadamente. Os desenhos mostram: na Fig. 1 uma representação em corte parcial da válvula lateral; na Fig. 2 uma vista pormenorizada da zona de enroscamento da manga interior e da peça de ligação da válvula lateral da Fig. 1; e na Fig. 3 uma representação em corte parcial de uma válvula lateral, numa outra forma de realização, com uma peça de ligação moldado. A válvula lateral escolhida como exemplo de realização é composta essencialmente por uma manga exterior 1, uma peça de ligação 2, uma manga interior 3, bem como uma peça superior 4 da válvula.
No exemplo de realização, a manga exterior 1 é produzida em latão e está configurada, essencialmente, como um cilindro 4 ΕΡ 2 042 791/ΡΤ oco. Ao longo de aproximadamente Ή do comprimento da manga exterior 1 está aplicada na rosca exterior 11. A uma determinada distância da rosca exterior 11 é formado um rebordo 12 em volta da manga exterior 1. 0 rebordo 12 está configurado de tal modo que o mesmo termina num anel plano periférico, pelo que é obtida uma boa base para a peça de ligação 2. No rebordo 12 está um recesso circular 15, disposto perpendicularmente ao mesmo, tendo o recesso uma rosca interior 151. Uma base 152 para um anel de vedação está prevista no fundo da rosca interior 151. Na extremidade da manga exterior 1 virada para o rebordo 12 está aplicada ainda uma rosca interior 14, em cujo fundo se encontra disposto um batente 141. Para além disso, na extremidade virada para fora do rebordo 12 no lado interior da manga exterior 1, está aplicada uma rosca interior 13, para a fixação da peça superior 4 da válvula.
No exemplo de realização, a peça de ligação 2 é, fabricada em latão e está configurada essencialmente como um cilindro oco. Na sua superfície lateral encontram-se uma rosca de ligação 21 bem como uma rosca filetada 22 distanciadas entre si perifericamente. Um batente 23 com a forma de uma nervura periférica é formado entre a rosca de ligação 21 e a rosca filetada 22, a qual é realizada com um diâmetro menor. Está formado um cone exterior periférico 24 na sua extremidade virada para a rosca filetada 22, da peça de ligação 2. A manga interior 3 é também realizada em grande parte como uma peça torneada de latão com forma de cilindro oco. Na periferia da extremidade da manga interior 3 encontra-se uma rosca de ligação 31. Além disso, uma rosca filetada 32 com o diâmetro mais reduzido está disposta uma certa distância da rosca de ligação 31. Um batente 33 segue-se à rosca filetada 32, este batente está configurado como uma nervura periférica, à qual se segue ainda uma ranhura periférica 34 para receber um anel de vedação. Um segmento estreito 35 fica adjacente à ranhura 34 por meio de uma transição cónica, a qual termina num colar periférico 36, que serve como uma superfície de apoio para a peça superior 4 da válvula. 5
ΕΡ 2 042 791/PT A peça superior 4 da válvula, utilizada no exemplo de realização, apresenta uma peça de topo 41, a qual tem um veio 42 que passa através do seu centro e é guiado radialmente no mesmo. A válvula pode ser accionada através do veio 42, indo a válvula encostar-se no colar 36 da manga interior 3. Nos exemplos de realização da válvula é formada por um disco de comando 43 e um disco de passagem 44. 0 disco de comando 43 está ligado por interferência de forma ao veio 42. No lado do disco de comando 43, que está virado para fora do veio 42, encontra-se o disco de passagem 44 na peça de topo 41, seguido de um elemento de vedação 45, que se vai encostar no colar 36 da manga interior 3. A peça de topo 41 é composta por um corpo oco simétrico, cujas duas superfícies frontais estão abertas. No seu lado virado para a manga interior 3, a peça de topo 41 apresenta uma peça tipo manga 410. Nesta peça 410 estão previstos orifícios de passagem 411. A seguir aos orifícios de passagem 411, a peça de topo 41 pode ser enroscada na rosca interior 13 da manga exterior 1 com uma rosca de ligação 412, no exterior. Após a mesma ter sido enroscada o elemento de vedação 5 da peça superior 4 da válvula, assenta sobre o colar 36 da manga interior 3. Tais peças superiores de válvula são conhecidas pelo especialista na técnica, por exemplo, a partir de DE 32 07 895 C2.
Quando da montagem da válvula lateral, um anel de vedação 16 é encaixado dentro do recesso 15 da manga exterior 1, de modo que o mesmo assenta na base 152 de modo forçado. Subsequentemente, a peça de ligação 2 está provida até ao batente 23 com a substância adesiva na zona da rosca filetada 22 e a peça de ligação 2 está enroscado na rosca interior 151 do recesso 15 da manga exterior 1. Neste caso, o anel de vedação 16 é comprimido pelo cone exterior 24 da peça de ligação 2, pelo que é conseguido um bom efeito de vedação.
Um anel de vedação 3 7 assenta dentro da ranhura 34 da manga interior 3 de modo forçado. A rosca filetada 32 da manga interior 3 está provida com uma substância adesiva até ao batente 33, e a manga interior 3 é enroscada na rosca filetada 32 na rosca interior 14 da manga exterior 1, até que 6
ΕΡ 2 042 791/PT ο batente 33 da manga interior 3 se ajuste ao batente 141 da manga exterior 1. A peça superior 4 da válvula é enroscada dentro da rosca interior 13 da manga exterior, com a rosca de ligação 412, de modo que o elemento de vedação 45 assenta de forma vedante sobre o colar periférico 36 da manga interior 3. Os orifícios de passagem 411 terminam neste caso no intervalo formado entre a manga exterior 1 e a manga interior 3.
Quando a válvula lateral está montada, o fluido entra para dentro da válvula lateral através da manga interior 3. Quando a peça superior 4 da válvula está aberta, o fluido passa através dos orifícios de passagem 411 e passa através do intervalo formado entre a manga exterior 1 e a manga interior 3, no sentido oposto até sair pela peça de ligação 2 na zona do segmento estreito 35 da manga interior 3.
Lisboa, 2010-09-14

Claims (8)

  1. ΕΡ 2 042 791/PT 1/2 REIVINDICAÇÕES 1 - Válvula lateral que compreende uma manga exterior (1), dentro da qual se encontra encaixado lateralmente uma peça de ligação (2), bem como uma manga interior (3), a qual está ligada, dentro de um segmento de fixação (14, 32), à manga exterior (1) e encaixada no interior da mesma, e a qual apresenta uma peça de ligação, para ligação ao abastecimento de água, caracterizado por está disposta, na manga interior (3), adjacente ao segmento de fixação (14, 32), no seu lado virado para a peça de ligação (31), uma ranhura (34), para recepção de um anel de vedação (37), entre a ranhura (34) e o segmento de fixação (14, 32) estar disposto um batente (33) e por a manga exterior (1) apresentar também um batente (141), o qual, quando montado, ajusta-se ao batente (33) da manga interior e por meio do qual a ranhura (34) fica simultaneamente vedada.
  2. 2 - Válvula lateral de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a manga interior (3) apresentar uma rosca filetada (32) para ser enroscada a manga exterior (1) e o segmento de fixação (14, 32) ser configurado como união roscada.
  3. 3 - Válvula lateral de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por a manga interior (3), quando montada, sobressair da manga exterior (1).
  4. 4 - Válvula lateral de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada por a peça de ligação (2) apresentar uma rosca filetada (22) por meio da qual o mesmo é enroscado numa rosca interior (151), encaixada lateralmente na manga exterior (1).
  5. 5 - Válvula lateral de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por um orifício para recepção da peça de ligação (2) estar disposto lateralmente na manga exterior (1) e em cujo fundo se encontra disposta uma base (152) para um anel de vedação (16).
  6. 6 - Válvula lateral de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por a extremidade da peça de ligação (2), a ΕΡ 2 042 791/ΡΤ 2/2 qual pode ser enroscada na manga exterior (1), ser feita de forma cónica, de tal modo que, quando enroscada, a mesma forma entre a base (152) e a extremidade cónica (24) um receptáculo encaixe de um anel de vedação (16).
  7. 7 - Válvula lateral de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizada por um rebordo circundante (12) na manga exterior (1) estar disposto na zona da peça de ligação (2) .
  8. 8 - Válvula lateral de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizada por uma rosca interior (13) para permitir o enroscamento da peça superior (4) da válvula estar aplicada na manga exterior (1). Lisboa, 2010-09-14
PT07018883T 2007-09-26 2007-09-26 Válvula lateral PT2042791E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07018883A EP2042791B1 (de) 2007-09-26 2007-09-26 Seitenventil

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2042791E true PT2042791E (pt) 2010-09-21

Family

ID=39244282

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07018883T PT2042791E (pt) 2007-09-26 2007-09-26 Válvula lateral

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20090078904A1 (pt)
EP (1) EP2042791B1 (pt)
CN (1) CN101398091B (pt)
AT (1) ATE471475T1 (pt)
DE (1) DE502007004147D1 (pt)
ES (1) ES2348514T3 (pt)
PT (1) PT2042791E (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2461076B1 (de) * 2010-12-02 2014-12-31 Flühs Drehtechnik GmbH Seitenventil

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1592363A (en) * 1925-08-08 1926-07-13 Holter Gustave Water faucet
US1677794A (en) * 1926-11-20 1928-07-17 Adolph Mueller Built-in removable valve
US2973976A (en) * 1957-08-19 1961-03-07 William F Steinen Nozzle mounting adapter for in line pipe and tube installations
US4004775A (en) * 1973-10-31 1977-01-25 Elk Manufacturing Company, Inc. Plug valve
US4190231A (en) * 1974-05-21 1980-02-26 Ettore Vimercati Bilaterally balanced fluid control valve
US4319735A (en) * 1980-07-22 1982-03-16 Stanadyne, Inc. Faucet valves
US4915347A (en) * 1989-05-18 1990-04-10 Kohler Co. Solenoid operated faucet
US5190074A (en) * 1992-04-20 1993-03-02 Christopher Gilman O Check valve apparatus
CA2132135C (en) * 1994-09-15 2001-10-02 Silvano Breda Diverter valves with intergral back flow preventer and inlet and outlet check valve mechanisms
US6119719A (en) * 1999-04-13 2000-09-19 Viegener; Francisco Enrique General-purpose valves, preferably valves for faucet sets
DE20106217U1 (de) * 2001-04-09 2001-07-19 GEMÜ Gebrüder Müller Apparatebau GmbH & Co. KG, 74653 Ingelfingen Durchgangsventil
US6619320B2 (en) * 2001-12-04 2003-09-16 Arichell Technologies, Inc. Electronic metering faucet
US6712094B1 (en) * 2002-09-18 2004-03-30 Forschungszentrum Juelich Gmbh Connection structure for faucet water discharge tube and faucet body
US6786240B2 (en) * 2002-11-14 2004-09-07 Globe Union Industrial Corp. Spout assembly
DE20219008U1 (de) * 2002-12-06 2004-04-22 Interforge Klee Gmbh Wasserarmatur
NO20054055D0 (no) * 2005-08-31 2005-08-31 Sole As Sammenkobling av fittings- og/eller ventiler mot varmtvannsberedere eller ror for vann.

Also Published As

Publication number Publication date
DE502007004147D1 (de) 2010-07-29
EP2042791A1 (de) 2009-04-01
ES2348514T3 (es) 2010-12-07
CN101398091A (zh) 2009-04-01
EP2042791B1 (de) 2010-06-16
US20090078904A1 (en) 2009-03-26
CN101398091B (zh) 2012-11-28
ATE471475T1 (de) 2010-07-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20170314244A1 (en) Push-Type Drain Stopper for Pop-Up Drain
RU2010104626A (ru) Устройство для соединения клапанного штока с клапанной пробкой
US10837576B2 (en) Globe valve and arrangement for a globe valve
ES2912737T3 (es) Articulación esférica
ES2659959T3 (es) Sistema de conexión de grifería sanitaria
ES2849430T3 (es) Valvulería para el llenado de una cisterna sanitaria y cisterna sanitaria con una valvulería de este tipo
KR200478852Y1 (ko) 분배기용 멀티소켓
BR112022022394A2 (pt) Sistema de junção integrado em elementos tubulares de distribuição de fluidos
PT2042791E (pt) Válvula lateral
CN103097618A (zh) 改进的水龙头安装件
US20190338861A1 (en) Valve arrangement
US20070285915A1 (en) Fitting and method of installation
KR200482592Y1 (ko) 수도꼭지의 pb 파이프 연결 소켓장치
US8959674B2 (en) Drain valve assembly
US11821563B2 (en) Detachable valve
US10030370B1 (en) Top mounting faucet assembly
ES2773929T3 (es) Grifería sanitaria de salida
KR101975449B1 (ko) 분배기와 밸브의 체결구조
ES2863911T3 (es) Adaptador para un accesorio sanitario montado en un lavabo
JP6408278B2 (ja) 燃料を噴射ノズルに誘導するためのねじ込み式コネクタ
ES2641575T3 (es) Grifería sanitaria con un dispositivo de unión para unir una carcasa de salida de agua con un componente funcional
US20200149252A1 (en) Rotary control structure for water valve
US20230375119A1 (en) Connection structure of valve assembly
ES2653669T3 (es) Parte superior de válvula
US1715132A (en) Faucet