PT2024873E - Aperfeiçoamentos relativos a processos de impressão e a produtos impressos - Google Patents
Aperfeiçoamentos relativos a processos de impressão e a produtos impressos Download PDFInfo
- Publication number
- PT2024873E PT2024873E PT77327344T PT07732734T PT2024873E PT 2024873 E PT2024873 E PT 2024873E PT 77327344 T PT77327344 T PT 77327344T PT 07732734 T PT07732734 T PT 07732734T PT 2024873 E PT2024873 E PT 2024873E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- printing
- user
- regions
- content
- Prior art date
Links
Classifications
-
- G—PHYSICS
- G06—COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
- G06F—ELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
- G06F40/00—Handling natural language data
- G06F40/10—Text processing
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Theoretical Computer Science (AREA)
- Audiology, Speech & Language Pathology (AREA)
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Computational Linguistics (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Physics & Mathematics (AREA)
- General Engineering & Computer Science (AREA)
- General Physics & Mathematics (AREA)
- Artificial Intelligence (AREA)
- Record Information Processing For Printing (AREA)
- Accessory Devices And Overall Control Thereof (AREA)
- Document Processing Apparatus (AREA)
Description
1
DESCRIÇÃO
"APERFEIÇOAMENTOS RELATIVOS A PROCESSOS DE IMPRESSÃO E A PRODUTOS IMPRESSOS"
Domínio Técnico A presente invenção refere-se a aperfeiçoamentos relativos a processos de impressão e a produtos impressos. Em particular, mas não exclusivamente, a presente invenção refere-se a um sistema para criar um documento eletrónico para impressão, que recebe conteúdos de uma diversidade de utilizadores. Mais particularmente, a invenção permite que os utilizadores imprimam uma seleção de material para impressão altamente personalizado.
Antecedentes da Invenção
Genericamente, na técnica dos processos de impressão há dois métodos de impressão de produtos. Primeiro, há a impressão doméstica, utilizando impressoras domésticas, que podem estar ou não aptas a imprimir a cores. Estas impressoras estão disponíveis, mas o utilizador está limitado aos materiais nos quais aquelas podem imprimir (papel ou cartolina muito fina). Tipicamente, a qualidade da impressão utilizando impressoras domésticas é relativamente baixa, e a velocidade de impressão é relativamente lenta. A vantagem da impressão doméstica é o facto de o utilizador poder imprimir material altamente personalizado com custos relativamente baixos: embora com uma qualidade provavelmente inferior à desejada.
Se um utilizador desejar uma qualidade de impressão melhor, terá que utilizar uma impressora profissional, que tem 2 custos mais altos, ou adquirir uma impressora melhor, que pode ser muito onerosa.
Quando se usam impressoras profissionais, é típico imprimirem-se produtos idênticos, visto que se torna dispendioso alterar a configuração das impressoras entre sucessões de impressão. Como resultado, o custo da impressão pode variar, consoante o número de artigos a serem impressos, isto é, o custo por artigo da impressão de um número relativamente pequeno de artigos pode ser consideravelmente maior do que o custo por artigo quando se imprime um grande lote de artigos idênticos. Em alternativa, é costume, para as impressoras profissionais, estipular um número de ordem mínimo e, por consequência, a impressão profissional pode resultar na produção/impressão de um número de artigos muito maior do que é na verdade necessário, somando-se ao custo dos artigos necessários.
Existe uma outra desvantagem, que é a falta de personalização, e lotes de grandes dimensões podem ter como resultado informação impressa que se torna obsoleta antes da quantidade do material impresso poder ser usada. Por exemplo, os cartões-de-visita são produzidos tipicamente em grandes quantidades. No entanto, se os pormenores dos cartões-de-visita mudarem com frequência, isto é, pormenores de endereços, números de telefone, qualificações, títulos profissionais, é então possível que um grande número de cartões-de-visita se desperdice por conter informação obsoleta. 0 que é necessário na técnica é uma maneira de produtos impressos de qualidade muito alta poderem ser produzidos utilizando-se impressoras profissionais, mas em que os produtos possam ser altamente personalizados ou diferentes uns dos outros. Além disso, a dimensão do lote deverá ter 3 pouca importância, querendo dizer que um produto separado pode ser produzido entre lotes maiores sem aumentar o custo de produção: aumentando assim a flexibilidade, mantendo todavia a eficiência e a velocidade, sem aumentar os custos de produção.
Os documentos WO 01/55869 e WO 01/96118 descrevem disposições para permitirem a combinação de diferentes entradas num processo de impressão. O documento WO 01/55869 descreve um processo de combinação em que tarefas de impressão digital de múltiplas origens podem ser combinadas juntas, segundo uma ordem previamente definida. As tarefas de impressão combinadas são então usadas para preparar uma chapa fotolitográfica, para utilização, em larga escala, numa máquina de impressão em offset. Depois de se terem imprimido múltiplas cópias de uma tarefa de impressão combinada, usando-se a chapa litográfica, cada cópia é cortada e os produtos resultantes são separados e reunidos para formarem cada produto de tarefa de impressão individual. O documento WO 01/96118 descreve um sistema para reunir um certo número de tarefas de impressão numa simples folha para impressão. Esta abordagem permite que os desperdícios dos meios de impressão sejam minimizados.
Sumário da Invenção
De acordo com um primeiro aspeto da invenção, é proporcionado um sistema para a geração de um documento eletrónico para utilização num processo de impressão, em que o documento eletrónico compreende uma série de regiões aptas para impressão, compreendendo o sistema: meios de receção preparados para receber os conteúdos de cada um de 4 uma série de utilizadores; meios de atribuição preparados para atribuir uma seleção de regiões aptas para impressão para cada utilizador, em função dos conteúdos recebidos para cada utilizador, e para a atribuição do conteúdo para cada utilizador entre a seleção de regiões aptas para impressão atribuídas ao referido utilizador, caracterizado por: o documento eletrónico compreender uma série de folhas aptas para impressão, cada folha apta para impressão compreendendo uma série de regiões aptas para impressão, e em que o conteúdo para cada utilizador varia ao longo da seleção de regiões aptas para impressão atribuídas ao referido utilizador, sendo a seleção das regiões aptas para impressão feita de tal forma que sejam atribuídas a um ou mais utilizadores regiões correspondentes em cada folha impressa de uma série de folhas aptas para impressão, adaptadas de tal forma que, ao serem impressas, cada região correspondente forme uma coluna que se estende através de uma série de folhas aptas para impressão e em que os conteúdos para os referidos um ou mais utilizadores variam ao longo da referida coluna.
Uma vantagem do aspeto acima é o facto de permitir que conteúdos altamente personalizados e individuais de uma série de utilizadores sejam atribuídos dentro de um documento eletrónico para impressão, que não está restrito a dimensões de lote fixas. Isto pode ser efetuado a baixo custo, de uma forma rápida e eficiente, e com alta qualidade. 0 conteúdo compreende de preferência conteúdo específico de região que é específico a cada região apta para impressão, dentro da seleção de regiões aptas para impressão. 0 conteúdo específico de região compreende tipicamente dados de imagem e informação de formato. 5
Numa forma de realização preferida, os meios de receção estão preparados para receber uma série de ficheiros de conteúdos a partir de um terminal remoto de um utilizador. 0 sistema compreende ainda, de preferência, um armazenamento de dados, para armazenar, numa base de dados, os ficheiros de conteúdos recebidos.
Numa outra forma de realização preferida, o conteúdo é armazenado num servidor remoto e os meios de receção estão ainda preparados para receber uma ligação aos conteúdos armazenados no servidor remoto, de modo que os meios de receção possam ter acesso aos conteúdos.
As ligações podem ser estabelecidas com os ficheiros de conteúdos armazenados na base de dados. Em alternativa, as ligações são URLs de ficheiros de conteúdos armazenados no servidor remoto. É de notar que, numa forma de realização, algum conteúdo pode estar ligado à base de dados, e algum conteúdo pode estar ligado ao servidor remoto.
Numa forma de realização preferida, as ligações URL incluem ligações a metadados associados a cada ficheiro de conteúdos.
Os ficheiros de conteúdos podem compreender ficheiros de imagens. Não obstante, os ficheiros de conteúdos podem ser qualquer ficheiro que seja capaz de ser representado visualmente para inclusão no documento eletrónico que vai ser impresso.
Numa forma de realização preferida, o sistema compreende ainda uma ferramenta de interface gráfica de utilizador (GUI) preparada para permitir ao utilizador a seleção do 6 conteúdo. A ferramenta GUI facilita vantajosamente a seleção dos conteúdos de uma forma simples e direta.
Numa outra forma de realização preferida, o sistema compreende ainda um processador de imagens, preparado para permitir ao utilizador a seleção de uma ou mais técnicas de processamento de imagens para serem aplicadas a uma imagem especificada nos ficheiros de imagens. 0 sistema permite vantajosamente, aos utilizadores, alterar qualquer ficheiro de imagens que tenha sido selecionado.
As técnicas de processamento de imagem podem ser escolhidas facultativamente a partir de um grupo que compreende: ampliação, rotação, controlo do contraste, controlo de luminosidade, contraste de cor, redução de "olhos vermelhos". É de notar, no entanto, que podem ser fornecidas pelo sistema técnicas de processamento de imagem adicionais.
Numa forma de realização preferida, a seleção de conteúdos pelo utilizador compreende a seleção pelo utilizador de uma série de imagens, o sistema compreendendo ainda uma ferramenta de seleção de uma parte da imagem para permitir ao utilizador a seleção de uma parte apta para impressão de cada uma da série de imagens selecionada, em que a parte apta para impressão corresponde a uma região apta para impressão. Ao permitir a seleção de uma parte de uma imagem selecionada possibilita vantajosamente que um utilizador selecione com precisão uma área de interesse dentro de uma imagem destinada a impressão. 0 sistema compreende ainda, de preferência, uma ferramenta de personalização preparada para permitir que sejam adicionados conteúdos personalizados, pelo menos a uma das regiões aptas para impressão. 7
Os conteúdos de personalização são opcionalmente selecionados de um ou mais do grupo que compreende: uma imagem, um ícone, texto solto, texto proveniente de metadados associados a um ficheiro de conteúdos relacionado, texto armazenado numa secção de dados do utilizador na base de dados, e símbolos. Os conteúdos de personalização podem ser diferentes ao longo de uma gama de regiões aptas para impressão atribuídas a um utilizador e permite aos utilizadores decidir que informações desejam que sejam impressas dentro das regiões aptas para impressão. Uma vantagem deste sistema é o facto de o mesmo permitir ao utilizador obter uma série de objetos impressos, por exemplo, cartões, mas em que nem todos os cartões têm necessidade de ter a mesma informação neles impressa. Por exemplo, o utilizador pode escolher que alguns cartões sejam impressos com o número do telefone móvel do utilizador e outros apenas com um endereço de correio eletrónico, todos dentro de uma seleção de regiões aptas para impressão (por exemplo, ordem/lote). Como resultado, é proporcionada ao utilizador uma maior flexibilidade no que se refere ao modo como distribui a informação pessoal.
Tipicamente, a ferramenta de personalização está preparada para permitir ao utilizador especificar um formato para o conteúdo de personalização por seleção de atributos de conteúdos de personalização escolhidos do grupo que compreende: tipo de letra, estilo de letra, tamanho de letra e cor de letra.
Os conteúdos de personalização compreendem, de preferência, pelo menos um elemento de personalização, estando a ferramenta de personalização preparada para permitir ao 8 utilizador a seleção de uma coordenada X/Y do elemento de personalização dentro da região apta para impressão.
Opcionalmente, a ferramenta de personalização está preparada para permitir ao utilizador a seleção de uma orientação do elemento de personalização dentro da região apta para impressão.
Vantajosamente, o utilizador pode selecionar e formatar a informação que deverá aparecer dentro das regiões aptas para impressão, dentro do documento eletrónico.
Numa forma de realização, todas as regiões aptas para impressão atribuídas a um utilizador contêm uma parte com conteúdo idêntico. A parte com conteúdo idêntico pode ser um elemento de personalização aplicado a todas as regiões aptas para impressão atribuídas a esse utilizador. Vantajosamente, esta forma de realização torna a seleção de conteúdos simples e eficiente para um utilizador, quando é requerido um menor grau de personalização individual.
Numa forma de realização, a ferramenta GUI pode estar preparada para armazenar, como uma imagem completa, o conteúdo de cada região apta para impressão.
Numa forma de realização preferida, o sistema compreende adicionalmente uma ferramenta de intercalação de conteúdos preparada para intercalar o conteúdo para cada uma das regiões aptas para impressão, dentro da seleção de regiões aptas para impressão; e um armazenamento de dados para armazenar a intercalação dos conteúdos para a seleção das regiões aptas para impressão.
De preferência, a ferramenta de intercalação de conteúdos intercala os conteúdos num ficheiro XML associado ao grupo 9 de regiões aptas para impressão, e em que o ficheiro XML é armazenado no armazenamento de dados.
Vantajosamente, o armazenamento de uma intercalação de conteúdos para as regiões aptas para impressão assegura uma geração eficiente do documento eletrónico. Armazenar a intercalação de conteúdos na forma de um ficheiro XML é um método eficiente de armazenamento do conteúdo, visto que é necessária menos memória para armazenar uma lista de instruções relativas ao conteúdo a ser aplicado a uma região apta para impressão, do que o armazenamento de um ficheiro de imagem completo. No entanto, o armazenamento de ficheiros de imagem completos é eficiente em termos da velocidade com que o documento eletrónico pode ser criado. Numa forma de realização preferida, o sistema compreende ainda um atribuidor de posição preparado para atribuir uma posição ótima para a seleção de regiões aptas para impressão, atribuídas a cada utilizador, dentro do documento eletrónico, de tal modo que a posição ótima para cada utilizador forma uma ordem especificada em todo o documento eletrónico, sendo a ordem especificada determinada para favorecer a intercalação da seleção de regiões aptas para impressão no final do processo de impressão. A ferramenta de intercalação determina de preferência informação de requisição do utilizador, compreendendo dados de entrega e o número de regiões aptas para impressão na seleção de regiões aptas para impressão, de tal forma que o atribuidor de posição está ainda preparado para atribuir posições ótimas para cada seleção de regiões aptas para impressão , dentro do documento eletrónico, em função dos dados de entrega e do número de regiões aptas para impressão de uma série de utilizadores. 10
Mais preferivelmente, o atribuidor de posições está preparado para registar as posições ótimas para cada utilizador num armazenamento de dados, de modo que o atribuidor de posições possa estar ainda preparado para corrigir dinamicamente a ordem especificada em função dos utilizadores que têm conteúdos no documento eletrónico. O sistema é capaz, vantajosamente, de atribuir uma seleção de regiões aptas para impressão, dentro do documento de impressão, a cada utilizador, de uma forma lógica e eficiente. As seleções de regiões aptas para impressão que são fornecidas para o mesmo endereço podem ser localizadas em conjunto. Também pode ser atribuída, às seleções de regiões aptas para impressão que são enviadas a regiões específicas, uma posição dentro do documento eletrónico associada à referida região, ao passo que às regiões aptas para impressão, a ser enviadas para uma região diferente, pode ser atribuída uma posição dentro do documento eletrónico associada à referida região diferente. É de notar que os utilizadores podem fazer adições ao conteúdo do documento eletrónico, em ocasiões diferentes, e deste modo a posição ótima pode variar, à medida que são adicionados novos conteúdos ao documento eletrónico. A reordenação dinâmica da ordem de posições especificada assegura, com vantagem, que as seleções de regiões aptas para impressão são sempre atribuídas à posição mais otimizada dentro do documento eletrónico.
Numa forma de realização preferida, a ferramenta de intercalação está preparada para utilizar a informação de requisição do utilizador para gerar uma região apta para impressão primária, que contém uma indicação dos dados de fornecimento e um ID de utilizador único para facilitar a 11 localização das regiões aptas para impressão ao longo de todo o processo de impressão.
Opcionalmente, a região apta para impressão primária pode eventualmente conter um código de barras dos dados de entrega e o ID de utilizador único, de forma que, depois de se completar o processo de impressão, quando um código de barras é digitalizado no documento eletrónico, o sistema é vantajosamente notificado de que todas as seleções de regiões aptas para impressão dentro desse documento eletrónico foram impressas.
Numa forma de realização preferida, a ferramenta GUI está preparada para permitir a um utilizador indicar que não terminou a seleção de conteúdos, estando a ferramenta GUI preparada ainda para armazenar o conteúdo selecionado nesta fase, de modo que num momento posterior o conteúdo possa ser recuperado, a fim de facilitar a conclusão da seleção de conteúdos pelo utilizador. Vantajosamente, o sistema permite ao utilizador regressar ao seu pedido, para que este possa ser completado e impresso. 0 sistema compreende ainda, de preferência, meios de organização preparados para organizar o conteúdo dentro da seleção de regiões aptas para impressão, depois de a seleção pelo utilizador da disposição pretendida para os conteúdos.
Numa forma de realização preferida, é aplicado conteúdo adicional às regiões aptas para impressão que não estão atribuídas a um utilizador particular, sendo o conteúdo adicional escolhido do grupo que compreende conteúdos relacionados com promoções, publicidade e competição. E de notar que um administrador do sistema deve poder indicar que conteúdos adicionais podem ser aplicados às regiões 12 aptas para impressão, não atribuídas correntemente a um utilizador. Deste modo, o sistema pode utilizar regiões aptas para impressão que de outro modo poderiam não ter sido utilizadas (ou seja, o sistema reduz os desperdícios).
Tipicamente, o documento eletrónico é um ficheiro PDF.
Numa forma de realização preferida, o sistema compreende ainda meios de transmissão, preparados para transmitir o documento eletrónico a um servidor de impressão remoto, utilizando Protocolos de Transferência de Ficheiros normalizados para se completar o processo de impressão.
Pode haver, opcionalmente, um adiamento entre a atribuição a um conteúdo de uma posição dentro do documento eletrónico, e a transmissão, para o servidor de impressão, de um documento eletrónico completo. Este período de tempo assegura que pode ser dada aos utilizadores a oportunidade de fazerem emendas e/ou alterações ao seu conteúdo selecionado. 0 sistema compreende ainda, de preferência, meios de impressão, preparados para imprimir o documento para impressão, compreendendo a série de áreas aptas para impressão, numa quantidade de folhas de material apto para impressão, meios de empilhamento preparados para colocar as folhas impressas numa formação em pilha, meios de corte preparados para cortar as áreas aptas para impressão nas suas regiões aptas para impressão, para formar colunas de regiões aptas para impressão, em que a seleção de regiões aptas para impressão são colocadas dentro de uma coluna de regiões aptas para impressão, de modo que a coleção da seleção de regiões aptas para impressão seja otimizada. 13 A impressão do documento eletrónico e a colocação das folhas numa pilha antes do corte permite vantajosamente que a seleção das regiões aptas para impressão seja ordenada de forma a tornar mais fácil a coleção da seleção. Além disso, isto tem também a vantagem de aumentar a qualidade do acabamento das regiões aptas para impressão, visto que o corte das seleções em colunas assegura que todas as regiões aptas para impressão, dentro de cada coluna, têm essencialmente um tamanho exatamente igual.
Tipicamente, os conteúdos são atribuídos a ambos os lados de uma série de folhas.
Numa forma de realização, os meios de atribuição estão preparados para atribuir uma seleção de regiões aptas para impressão a cada utilizador, de forma que os conteúdos dentro das séries de pelo menos duas folhas adjacentes, sejam diferentes um do outro.
Breve Descrição dos Desenhos
Serão agora descritas as formas de realização preferidas da invenção, apenas a título de exemplo, com referência aos desenhos anexos, nos quais: a Figura 1 é um diagrama esquemático do sistema, mostrando um servidor central (CS) que incorpora a presente invenção, e conexões entre o servidor central, através da Internet, e terminais remotos de utilizadores, servidores de imagens hospedeiros, e servidores de impressão; a Figura 2 é um diagrama de fluxo, mostrando uma vista geral da operação de uma forma de realização da presente invenção representada na Figura 1; 14 14 a Figura 3 a Figura 4 a Figura 5 as Figuras a Figura 7 a Figura 8 a Figura 9 a Figura 10 a Figura 11 a Figura 12 é um diagrama de blocos de seis módulos principais do CS da Figura 1; é um diagrama de blocos esquemático de quatro secções principais da base de dados representada na Figura 1, incluindo uma secção de ficheiros XML, uma secção PDF, uma secção de tabelas de lotes e uma secção de dados de utilizadores; é um diagrama de blocos esquemático de uma ferramenta GUI representada na Figura 3; 6a a 6c são capturas de ecrã parciais esquemáticas de uma secção de visualização de imagem do GUI, mostrando uma imagem móvel e uma ferramenta corta-cookies estática; é uma captura de ecrã de um ecrã de personalização, mostrando uma série de opções de texto, incluindo opções de metadados; é uma disposição esquemática de dados do conjunto de impressão, enviados para um manipulador de XML representado na Figura 3, sendo que a disposição esquemática representa a relação entre os dados do conjunto de impressão e um cartão ao qual os dados do conjunto de impressão devem ser aplicados, é um diagrama de blocos esquemático do manipulador de XML representado na Figura 3; é uma disposição esquemática de uma pilha de folhas num lote de impressão; é diagrama de blocos esquemático de um gestor de lotes representado na Figura 3; é um diagrama esquemático de um lote de impressão, mostrando doze conjuntos de impressão; e 15 a Figura 13 é um diagrama de blocos esquemático de um módulo de conversão em PDF, como está representado na Figura 3.
Descrição Pormenorizada de Formas de Realização Preferidas E descrita a seguir, como exemplo, uma forma de realização de uma instalação simples (servidor central), de acordo com a presente invenção, referente a um processo de impressão associado com a impressão de cartões altamente personalizados. Uma das funções dos cartões pode ser proporcionar, a um recetor do cartão, informação pessoal acerca da pessoa portadora do cartão. É de notar, no entanto, que a presente invenção pode ser utilizada para a impressão automática de material personalizado solicitado, incluindo, mas sem limitação: • Revistas, jornais, catálogos, correio direto; • Cartões-de-visita, bilhetes, dinheiro, talões de oferta; • Faixas publicitárias, cartazes, rótulos adesivos e distintivos; • Embalagens de consumidores; e • Livros, artigos de escritório, cartas, relatórios anuais. A Figura 1 é uma vista geral de um ambiente 1, dado como exemplo, em que a presente forma de realização atua. Como se mostra, um servidor central (CS) 2, que tem uma base de dados 4 associada, e uma série de servidores de impressão (PS) 6, comunicam uns com os outros através da Internet 8. Além disso, o servidor central 2 comunica com uma série de servidores de imagens hospedeiros (IH) 10 e com uma série 16 de terminais de utilizador 12, também através da Internet 0 servidor central 2 tem acesso à base de dados 4, que armazena uma série de ficheiros XML 14, e cada um dos elementos da série dos servidores de imagens hospedeiros 10 tem acesso a uma base de dados respetiva 16, que armazena ficheiros de imagens 18. Os exemplos de servidores de imagens hospedeiros 10 incluem Flickr® e Bebo®.
Cada ficheiro XML 14 armazenado na base de dados 4 diz respeito a uma ordem de impressão de um utilizador num terminal de utilizador respetivo. O ficheiro XML 14 inclui ligações (URLs) a ficheiros de imagens 18 armazenados num servidor de imagens hospedeiro 10.
Os servidores de impressão 6 estão situados onde fisicamente tem lugar a impressão, recebendo os servidores de impressão 6, do servidor central 2, ficheiros (PDFs) 20 para serem impressos, e possuindo uma instalação para armazenar os ficheiros 20 recebidos, antes da impressão, num armazenamento de memória associada 22. A Figura 2 mostra uma vista geral de nível elevado 28 da operação da presente forma de realização. Um utilizador, num terminal de utilizador 29 seleciona, no passo 30, um produto e a sua quantidade para impressão (isto é, a ordem de impressão, conhecida como conjunto de impressão). 0 utilizador escolhe então, no passo 32, o conteúdo que deve ser impresso no produto selecionado. Por exemplo, um utilizador que pretenda adquirir um conjunto de cartões pode selecionar o número que pretende adquirir, e escolherá, na seleção de conteúdos no passo 32, as imagens que deverão aparecer pelo menos num dos lados (isto é, na frente) dos cartões. Como parte do passo de seleção de 17 conteúdos 32, o utilizador pode realizar operações de processamento da imagem nas imagens escolhidas, a fim de personalizar a imagem que pretende que apareça no cartão impresso. Por exemplo, o utilizador pode querer ampliar ou reduzir a imagem e/ou pode querer rodar a orientação do cartão, isto é, de uma vista essencialmente vertical para uma vista essencialmente horizontal. É de notar que pode ser realizado um grande número de operações de processamento de imagem, e a presente forma de realização não está limitada aos exemplos aqui incluídos.
Quando o utilizador estiver satisfeito com as imagens que selecionou e tiver realizado as operações de processamento de imagem desejadas, compõe, no passo 34, informação de personalização, que deverá ser impressa numa ou mais superfícies do cartão (tipicamente, o verso dos cartões). A informação de personalização pode incluir, sem estar no entanto limitada a: nome, morada, endereço eletrónico, número do telefone, outras imagens, logótipos, citações, texto adicional, e/ou endereços de websites. Numa forma de realização da presente invenção, um ou mais cartões de um conjunto de impressão pode conter os mesmos dados de personalização, a fim de delinear e simplificar os passos de seleção e personalização 32, 34. No entanto, noutra forma de realização, cada cartão individual no lote pode conter imagens diferentes na frente e informação de personalização diferente no verso. 0 passo de personalização também inclui a seleção dos tipos, tamanhos e cores da letra, para o texto que aparece no verso dos cartões, incluindo a localização e a orientação do texto.
Quando a seleção da informação de personalização estiver completa, um utilizador poderá ser solicitado para entrar em pormenores de pagamento e de um endereço de envio do conjunto de impressão, e o conjunto de impressão completo é 18 guardado como um ficheiro XML 14, que é armazenado na base de dados 4. Se o utilizador já estiver registado, esta informação pode estar já guardada na base de dados 4, para facilidade de recuperação.
Tipicamente, uma única ordem de um utilizador não é suficiente para preencher um lote de impressão completo (isto é, um número previamente determinado de folhas de material impresso). Por consequência, um certo número de outros utilizadores completam os passos 30 a 34 até se completar um número suficiente de conjuntos de impressão, a fim de preencher o lote de impressão. Tipicamente, o tamanho de um lote de impressão é previamente determinado. Por exemplo, o número de cartões que se ajustam a uma folha de material impresso (isto é, cartão) é conhecido, e o número de folhas de um lote para impressão pode ser configurado, por exemplo, em 100. O lote de impressão é ordenado e preenchido, no passo 36, de forma que uma série de conjuntos de impressão preencha o lote da maneira mais eficaz, isto é, dando a melhor utilização aos "espaços" dentro do lote. É criado um PDF 20, no passo 38, utilizando todos os ficheiros XML 14, dentro do lote de impressão. O PDF 20 é então impresso, no passo 40, pronto para ser cortado em cartões, embalado e expedido.
Referindo agora à Figura 3, é descrita a composição do servidor central 2. O servidor central 2 compreende seis componentes principais, que incluem: um módulo de comunicação 42, para lidar com pedidos de comunicação de e para o servidor central 2; um manipulador de conta 44, para lidar com os registos dos utilizadores e pormenores das contas; uma ferramenta de interface gráfica de utilizador (GUI) 46, para permitir aos utilizadores realizar os passos 30 a 34 da Figura 2 aquando da seleção e personalização dos seus produtos selecionados; um manipulador de XML 48, para 19 transformar os dados criados pela ferramenta GUI 4 6 num ficheiro XML 14, para ser guardado na base de dados 4; um gestor de lote 50, para controlar o número e a posição dos conjuntos de impressão dentro de um lote; e um módulo de conversão para PDF 52, para gerar um ficheiro PDF 20 a partir de ficheiros XML 14, para ser transmitido a um servidor de impressão 6. Na Figura 4 pode ver-se um esboço da base de dados 4 da
Figura 1. A base de dados 4 armazena dados relativos a contas de utilizadores, incluindo informação de registo, permitindo aos utilizadores registarem-se num website administrado por um elemento servidor de rede do servidor central 2. A base de dados 4 também armazena: um ficheiro padrão de XML 60, usado para a criação dos ficheiros XML 14; os próprios ficheiros XML 14; e tabelas de lotes, relativas à disposição dos conjuntos de impressão dentro do lote.
Regressando à Figura 3, os ficheiros XML 14 são armazenados na base de dados 4 segundo números únicos (ordem) de lote de impressão. Estes números únicos de lote de impressão são também guardados nas tabelas de formato dos lotes, juntamente com o número de artigos (isto é, cartões, neste exemplo), dentro do conjunto de impressão. Os dados nas tabelas de lotes são usados quando se ordena a disposição dos conjuntos de impressão dentro do lote, como é controlado pelo gestor de lote 50, que será descrito em pormenor mais adiante.
Os pedidos de comunicação para o servidor central 2 são geridos pelo módulo de comunicação 42. Analogamente, todos os dados a ser transmitidos a partir do servidor central 2 são também enviados, através do módulo de comunicação 42, que está ligado a cada um de entre os componentes da 20 ferramenta GUI 46, manipulador de XML 48, gestor de lotes 50; e módulo de conversão para PDF 52. O manipulador de conta 44 está preparado para manipular a criação da conta do utilizador, as transações de pagamento, e facilitar a localização dos pedidos (conjuntos de impressão). Numa forma de realização, o manipulador de conta 44 está adaptado para permitir que o utilizador tenha acesso a conjuntos de impressão, parcialmente completos, de modo que possam ser completados e enviados aos servidores de impressão 6, para serem impressos. O manipulador de conta compreende um módulo de criação de conta (não representado), para manipular a configuração de contas para os novos utilizadores, um módulo de registo de utilizador (não representado) para restringir o acesso ao sistema aos utilizadores com pormenores de registo válidos, e um manipulador de pagamento (não representado), para realizar as transações de pagamentos. O módulo de criação de contas, dentro do manipulador de contas 44, está preparado para receber pormenores de administrador/utilizador, incluindo o nome de utilizador, a palavra-chave e informação de endereços eletrónicos, que são registados na base de dados 4, a fim de permitir aos utilizadores registarem-se no servidor central 2, para o acesso e localização de pormenores de conta do utilizador relativos às suas ordens (conjuntos de impressão). O módulo de registo de utilizador, no manipulador de conta 44, está preparado para autenticar a identidade de cada utilizador no registo, de acordo com pormenores do seu nome de utilizador e da sua senha, e a restringir o acesso aos pormenores da conta do utilizador, à qual o utilizador tem os direitos de autorização de acesso apropriados. O módulo de registo de utilizador está também preparado para 21 permitir, ao utilizador, atualizar os pormenores da sua conta sempre que necessário, por exemplo, para alterar pormenores de endereços de envio ou de cobrança, ou para reordenar os conjuntos de impressão. 0 manipulador de pagamento, no manipulador de conta 44, está preparado para receber e processar pormenores de pagamento introduzidos pelo utilizador. Os pormenores de pagamento são registados em segurança, utilizando métodos de pagamento normalizados. A ferramenta GUI 46 da Figura 3, que está representada com mais pormenor na Figura 5, é configurada para servir, através do elemento do serviço de rede do servidor central 2, uma série de formas on line, com as quais um utilizador interage, a fim de selecionar as imagens e o texto que desejam que apareça nos seus cartões. Os dados reunidos pelas formas em linha, em resultado da interação do utilizador, são enviados à ferramenta GUI 46 para processamento, antes de serem usados pelo manipulador de XML 48 na criação do ficheiro XML 14 relativo ao conjunto de impressão do utilizador. A ferramenta GUI 46 compreende um seletor de imagem 70, para a seleção de uma ou mais imagens destinadas a serem impressas numa ou mais superfícies dos cartões, isto é, tipicamente na frente dos cartões; um processador de preparação de imagens 72, para permitir o processamento das imagens selecionadas; e um módulo de personalização 74, para facilitar que seja impressa no verso dos cartões a introdução e a configuração da informação de personalização. O seletor de imagem 70 está preparado para permitir a um utilizador a seleção de uma ou mais imagens destinadas a 22
Figurarem nos cartões. Sempre que um utilizador seleciona mais do que uma imagem, as imagens selecionadas formam um conjunto de imagens. Numa forma de realização, o utilizador carrega imagens (isto é, figuras ou fotografias), armazenadas num dispositivo de memória associado ao seu terminal de utilizador 29, para o servidor central 2, onde são guardadas numa secção de armazenamento de imagens da base de dados 4, e podem ser selecionadas pelo utilizador para uso num ou mais conjuntos de imagens.
Numa outra forma de realização, o seletor de imagens 70 está preparado para facilitar a seleção, pelo utilizador, de uma ou mais imagens de um ou vários servidores de imagens hospedeiros 10. Em alternativa, o seletor de imagens permite ao utilizador a realização de ambas as funções, isto é, carregar as imagens armazenadas no seu terminal 29 e selecionar imagens dos servidores de imagens hospedeiros 10.
Um utilizador pode selecionar a quantidade de cartões, dentro do seu pedido, que pretende que sejam impressos com cada uma das suas imagens selecionadas. Em alternativa, pode ser dada ao utilizador a opção de imprimir um número igual de imagens dentro do número de cartões pedidos. Por exemplo, se o utilizador está a comprar 100 cartões e seleciona 5 imagens, serão então impressos 20 cartões com cada uma das imagens.
Independentemente da forma como são selecionadas as imagens, é fornecida ao manipulador de XML 48 uma ligação a cada imagem, para utilização na criação do ficheiro XML 14, relativo ao conjunto de impressão do utilizador. No caso de as imagens serem selecionadas a partir de um servidor de imagens hospedeiro 10, a ligação tem a forma de um endereço URL que indica a imagem selecionada. Nos casos em que as 23 imagens são carregadas para o servidor central 2 e guardadas na base de dados 4, a ligação é para a localização das imagens dentro da base de dados 4. 0 processador de preparação de imagens 72 permite que cada uma das imagens selecionadas seja processada da forma desejada pelo utilizador. 0 processamento da imagem pode incluir, mas sem limitações, a capacidade de: ampliar ou reduzir a imagem, por aumento do tamanho da mesma; rodar a imagem; aumentar ou diminuir o contraste ou a claridade da imagem; alterar as cores da imagem, por exemplo, a conversão de uma fotografia a cores numa imagem a preto e branco; reduzir os defeitos de uma imagem, tal como os olhos vermelhos. É de notar que podem ser aplicadas às imagens outras técnicas de processamento de imagens. 0 processador de configuração de imagens 72 também inclui uma ferramenta corta-cookies, a fim de permitir ao utilizador escolher que parte de uma imagem selecionada deverá ser impressa nos seus cartões. A ferramenta corta-cookies apresenta uma forma de corta-cookies com as dimensões dos cartões impressos. Quando os produtos selecionados são Mini-Cartões, a forma do corta-cookies é retangular, embora esta não seja a única forma que pode ser usada. A forma do corta-cookies é exibida numa secção de visualização de imagens 80 do GUI e o utilizador tem a possibilidade de deslocar a imagem em relação à forma do corta-cookies, até que a área da imagem que fica dentro da forma do corta-cookies seja satisfatória. As Figuras 6a a 6c mostram três representações de uma forma estática do corta-cookies 82. Tal como se mostra, a imagem 86 pode deslocar-se em relação ao corta-cookies 82, até que a área de interesse na imagem fique localizada dentro da forma do corta-cookies 82. Em alternativa, o utilizador deverá ser 24 capaz de deslocar a forma de corta-cookies em torno da Figura, para alcançar o mesmo resultado.
Além disso, a orientação da forma de corta-cookies 82 pode ser escolhida pelo utilizador, ou com uma orientação essencialmente vertical, como se mostra nas Figuras 6a a 6c, ou com uma orientação essencialmente horizontal. Em alternativa, a forma de corta-cookies 82 pode ser escolhida para ter liberdade de rotação em torno de um centro de rotação, de forma que possa ser alcançada uma orientação diagonal. 0 processador de configuração de imagens 72 inclui uma ferramenta de pré-visualização, que permite ao utilizador ver as suas imagens escolhidas num formato e resolução semelhantes aos que terão os cartões impressos, permitindo ao utilizador fazer quaisquer correções adicionais às suas imagens escolhidas, sempre que necessário.
Cada cartão dentro do conjunto de impressão pode conter imagens diferentes e pode ser tratado/processado de diferentes maneiras, significando isto que cada cartão dentro do conjunto de impressão pode, se desejado, ser absolutamente único e diferente de cada um dos outros cartões. 0 processador de configuração de imagens 72 obtém um conjunto de atributos de processamento de imagens para cada cartão dentro do conjunto de impressão, relativos a orientação, grandeza, posição dentro da imagem, etc., e envia esta informação ao manipulador de XML 48, de modo que a mesma possa ser incorporada no ficheiro XML 14 para o conjunto de impressão. 25 0 módulo de personalização 74 opera de uma forma semelhante à do processador de preparação de imagens 72 e toma parte na informação de personalização a ser impressa na frente, verso ou ambas as superfícies dos cartões.
Como uma das utilizações dos cartões é transmitir informação de contacto relativamente ao portador do cartão, numa forma de realização o verso dos cartões está associado principalmente a conteúdos de texto. 0 utilizador pode escolher introduzir texto livre, que pode datilografar utilizando um teclado ou equivalente associado ao seu terminal 29.
Numa forma de realização, um utilizador regista com o elemento de serviço da rede do servidor central 2 e pode introduzir pormenores, tais como o seu nome, morada, número de telefone, endereço eletrónico, e/ou endereço de website. 0 utilizador também pode introduzir diminutivos ou citações favoritas. Esta informação introduzida previamente é armazenada na base de dados e é disponibilizada através do módulo de personalização 74, para a escolha aparecer em pelo menos uma superfície de um ou mais cartões.
Em alternativa, sempre que um utilizador está a selecionar imagens de um servidor de imagens hospedeiro 10, pode ser escolhida informação de personalização relativa aos metadados associados à imagem escolhida, de modo a aparecerem nos cartões. Estes metadados podem incluir, mas sem limitações: o título da imagem, a data em que a imagem foi criada, o URL da imagem/fotógrafo, um certificado de licença, o fabricante e o modelo da máquina que realizou a fotografia, pormenores de exposição, velocidade ISO, velocidade do obturador, e/ou distância focal. A Figura 7 mostra uma captura de ecrã 90 de uma forma de realização da presente invenção. Como se pode ver, pode ser usado um 26 certo número de menus em cascata 92 para selecionar ou texto 94, ou metadados 96, que deverão aparecer no verso do cartão, do qual é também apresentada na Figura 7 uma representação 98. 0 módulo de personalização 74 também permite a um utilizador escolher, para cada artigo do texto, um tipo de letra e o respetivo tamanho e cor, a orientação do texto, e outros atributos do texto, tais como negrito, itálico e sublinhado.
Um utilizador pode escolher uma cor ou um modelo para cobrir o verso de cada cartão. Em alternativa, podem ser adicionadas outras imagens ao verso dos cartões. A imagem pode, à escolha, cobrir a totalidade do verso do cartão, e/ou um utilizador pode escolher um ou mais icones para aparecerem no verso dos cartões. A Figura 7 mostra diversos ícones 100 que podem ser adicionados ao cartão e que são indicativos do uso intencional para os cartões, por exemplo, um convite ao recetor para um evento.
Numa forma de realização, pode ser atribuída informação de personalização diferente a cada cartão, dentro do conjunto de impressão, ou a uma série de cartões no conjunto de impressão. Numa outra forma de realização, a informação de personalização pode ser a mesma para cada cartão no conjunto de impressão. Esta última forma de realização simplifica vantajosamente o processo de pedido para os utilizadores. A ferramenta GUI 46 transfere a ligação para a imagem, atributos de processamento de imagens e informação de personalização relativa a cada cartão para o manipulador de XML 48, sendo assim criado um ficheiro XML 14 para todo o conjunto de impressão. A informação do GUI é designada, na 27 presente descrição, como dados do conjunto de impressão, e compreende o seguinte:
Cartão n° 001
Superfície 1
Ligação para imagem/cor Orientação do corta-cookies
Coordenadas X/Y da posição do corta-cookies em relação a uma posição original da imagem Fator de ampliação Variável de rotação da imagem
Variáveis do processamento de imagem, isto é, contraste, luminosidade, etc.
Superfície 2 Personalização n° 1
Glifo - imagem/texto/ligação para metadados Coordenadas X/Y de imagem/texto Orientação do texto Tipo e tamanho de letra Cor do texto
Personalização n° 2
Glifo - imagem/texto/ligação para metadados Coordenadas X/Y de imagem/texto Orientação do texto Tipo e tamanho de letra Cor do texto
Cartao n° 002 28 A Figura 8 mostra uma representação 110 dos dados do conjunto de impressão transmitidos ao manipulador de XML 48, em relação ao modo como os dados do conjunto de impressão estão relacionados com o próprio cartão. É de notar que os dados do conjunto de impressão não têm que ser enviados, coletivamente, da ferramenta GUI 46 para o manipulador de XML 48, pelo contrário, os dados do conjunto de impressão podem ser enviados sequencialmente.
Como se mostra na Figura 9, o manipulador de XML 48 compreende um gerador de XML 120 para criar um ficheiro XML 14 para cada conjunto de impressão, e um gestor de XML 122 para a gestão dos ficheiros XML 14. O gerador de XML 12 0 compõe um ficheiro XML 14 que usa o modelo de apresentação XML 60 recuperado da base de dados 4 e os dados do conjunto de impressão recebidos da ferramenta GUI 46 (enumerados acima). É criado um novo ficheiro XML 14, que é guardado após se completar cada novo conjunto de impressão. Nesta fase, o ficheiro XML 14 criado é armazenado na base de dados 4 de acordo com o número de conjunto de impressão único atribuído, de tal forma que o ficheiro XML 14 para cada conjunto de impressão possa ser localizado facilmente procurando o número único do conjunto de impressão na base de dados 4. O gerador de XML 120 também comunica com o gestor de lote 50 (descrito adiante) de cada vez que é criado e guardado um conjunto de impressão completo, de forma que o gestor de lote 50 monitorize o número de conjuntos de impressão de um 29 lote qualquer, a fim de iniciar a impressão do lote de impressão, quando estiver completo.
Numa forma de realização, o servidor central 2 facilita o armazenamento de ficheiros XML parcialmente completos após a seleção do utilizador, de modo que os utilizadores podem regressar ao seu pedido (conjunto de impressão) num momento posterior, para o completarem. Os conjuntos de impressão parcialmente completos são também guardados em relação ao seu conjunto de impressão único atribuído, para facilidade de localização. No entanto, os conjuntos parcialmente completos são armazenados numa localização separada dentro da base de dados 4, de modo que os conjuntos de impressão parcialmente completos sejam distinguidos dos conjuntos de impressão completos (para os quais tenha sido recebido o pagamento), que deverão ser impressos depois de o lote para impressão estar terminado. É de notar que os conjuntos de impressão parcialmente completos não são guardados indefinidamente. 0 gestor de XML 122 permite a recuperação de conjuntos de impressão parcialmente completos e completos, de forma que a ferramenta GUI 46 possa utilizar a informação contida nos ficheiros XML 14 para exibir pedidos tanto parcialmente completos como completos, a um utilizador inscrito. Isto permite ao utilizador completar o processo de pedido, ou retomar um pedido anterior, de modo que possa ser realizado um pedido repetido. Quando se retoma um pedido anterior, a ferramenta GUI 46 permite que o pedido anterior seja emendado como o utilizador pretender, e é guardado em relação a um novo número único de conjunto de impressão como um conjunto de impressão completo, quando tiver sido feito o pagamento. 30 O gerador XML 122 cria o ficheiro XML 14 para o conjunto de impressão transpondo os dados do conjunto de impressão do GUI para segmentos de código XML relativos a cada superfície de cada cartão. Dentro do ficheiro XML 14 há informação adicional, tendo em vista o conjunto de impressão. É também transferida para o manipulador de XML 48, a partir da ferramenta GUI 46, informação adicional relativa ao conjunto de impressão, incluindo o número de cartões dentro do conjunto de impressão, os pormenores de envio (incluindo o nome e morada), e o número de impressão único. O número de cartões dentro do conjunto de impressão, e os pormenores de envio, são usados pelo gestor de lote 50 quando ordena os conjuntos de impressão dentro do lote, como será descrito adiante. No entanto, os pormenores de envio e o número único de impressão são usados na criação de um cartão superior dentro do conjunto de impressão.
Numa forma de realização, todos os cartões dentro do conjunto de impressão são compilados verticalmente no PDF do lote de impressão, formando uma coluna (sendo todos os cartões, dentro do conjunto de impressão, empilhados por cima uns dos outros) . Isto é vantajoso, visto que, quando os cartões são impressos, cortados e recortados, todos os cartões do pedido são, no conjunto, assentes numa coluna, sem necessidade de um passo de intercalação dedicado. Uma outra vantagem de cortar os cartões em colunas é o facto de cada cartão ter exatamente as mesmas dimensões, e, uma vez que os cartões são embalados e expedidos em pilhas (colunas), isto confere aos cartões uma melhor qualidade de acabamento do que se houvesse diferenças, mesmo muito pequenas, no tamanho dos cartões, que poderia ser o resultado se os cartões não fossem cortados em colunas. 31 A Figura 10 mostra um exemplo de pilha 130 de uma série de folhas 132 de material apto para impressão (cartões) empilhados, uns sobre os outros: sendo cada folha dividida numa série de segmentos de cartão 134. É de notar que cada folha é impressa individualmente, frente e verso, e assim que todas as folhas de um lote de impressão tenham sido impressas, são reunidas como uma pilha, que é então cortada e arrumada, como é pedido, em colunas 136 de cartões. O gestor de XML 122 também permite a um utilizador dispor a ordem dos cartões 134, conforme desejar, dentro do conjunto de impressão, através de uma técnica denominada agrupamento. O agrupamento permite que os cartões sejam ordenados, utilizando qualquer variável dentro dos dados do conjunto de impressão. Por exemplo, o processador de configuração de imagens pode determinar a cor média para cada imagem, e o gestor de XML 122 pode reorganizar os segmentos do código XML relativos a cada cartão, de tal modo que o conjunto de impressão completo pode ser ordenado de acordo com a cor média dos cartões, isto é, criando um efeito de arco-íris. Em alternativa, sempre que a informação de personalização dos cartões, dentro de um conjunto de impressão, incluir os dados segundo os quais cada imagem/fotografia foi feita, o gestor de XML 122 pode reorganizar os segmentos de código XML por ordem cronológica. É de notar que a funcionalidade de agrupamento pode usar qualquer variável dentro dos dados do conjunto de impressão para um dado conjunto de impressão. Além disso, o cartão superior não é usado no agrupamento quando se reordenam os cartões dentro do conjunto de impressão. O gestor de lotes 50 está preparado para ordenar os conjuntos de impressão completos dentro do lote de impressão configurado. Como foi dito acima, o tamanho de um lote de impressão é determinado previamente, visto que o 32 número de cartões que se ajustam numa folha de material para impressão (isto é, um cartão) é conhecido, e o número de folhas dentro do lote de impressão é suscetível de ser configurado e, por conseguinte, conhecido. 0 gestor de lotes 50, como se mostra na Figura 11, compreende um contador de conjuntos de impressão 140 para contar o número de conjuntos de impressão dentro do lote de impressão, um módulo lógico de posição de lote 142, para determinar a melhor posição dentro do lote de impressão para cada conjunto de impressão, e um módulo lógico de executar o encerramento 144 para criar um sinal de referência de iniciação de PDF 146 quando o lote de impressão está completo. O módulo lógico de posição de lote 142 tem acesso a uma base de dados de tabela do lote 148, que faz um registo da localização de cada conjunto de impressão dentro do lote de impressão. A Figura 12 mostra uma vista lateral de um lote de impressão 150 que tem seis colunas 136 à largura e trinta e três folhas em altura. Por simplicidade, neste exemplo, o lote será considerado como tendo apenas uma coluna 136 de profundidade, significando que todos os cartões 134 do lote estão representados na Figura 12. Cada conjunto de impressão 152 na Figura 12 tem um cartão superior 154 associado.
Como cada conjunto de impressão 152 é pedido pelos utilizadores, o ficheiro XML 14 relativo a esse conjunto de impressão 152 é adicionado à base de dados 4. A informação no ficheiro XML 14 relativa ao número único da ordem de impressão, ao número de artigos dentro do conjunto de impressão 152 (incluindo o cartão superior 154) e pormenores de envio é transmitida ao gestor de lotes 50. 33 0 contador de conjuntos de impressão 140 localiza o número de conjuntos de impressão 152 e de cartões 134 em cada conjunto de impressão 152, e o módulo lógico de posição do lote 142 contém regras que atribuem posições dentro do lote em relação aos "espaços" ainda por preencher. Como se mostra na Figura 12, as colunas A e B contêm os conjuntos de impressão 152, que totalizam 30 cartões, as colunas C e F, que contêm ambas três conjuntos de impressão 152, totalizando cada um 10 cartões, e as colunas D e E, que contêm ambas dois conjuntos de impressão 152, cada um com 15 cartões. O módulo lógico de posição do lote 142 coloca conjuntos de impressão 152 dentro da pilha em relação ao número de cartões no conjunto de impressão 152, de forma que se a coluna C contiver dois conjuntos de impressão de 10 cartões cada um, quando é pedido um novo conjunto de impressão de 10 cartões as regras no módulo lógico de posição do lote 142 determinam que, quando for recebido o pedido do novo conjunto de impressão, a sua posição será na coluna, a coluna C, que contém os outros dois conjuntos de impressão de 10 cartões cada um.
As regras podem ser configuradas para assegurarem a utilização mais eficiente do lote 150. Como se mostra na Figura 12, devido às variações no número de cartões 134 dentro dos conjuntos de impressão 152, há um pequeno número de cartões em branco 156. Pode haver outros utilizadores para estes cartões em branco 156, isto é, anúncios, competições ou promoções, e estes ditos cartões em branco 156 podem ser incluídos em alguns conjuntos de impressão distribuídos aos utilizadores. O cartão superior 154 na pilha situa-se no topo do conjunto de impressão 152 e está configurado para incluir os pormenores de envio para esse conjunto de impressão. 0 cartão superior de cada conjunto de impressão pode ter 34 cores de código para fornecer informação adicional relativa ao conjunto de impressão. Por exemplo, se os conjuntos de impressão contiverem quantidades de cartões diferentes, isto é, menos do que o número de folhas dentro do lote de impressão, é dada ao cartão superior desse conjunto de impressão (visível no topo do lote de impressão) uma cor diferente da de um conjunto de impressão que tem o tamanho do número de folhas no lote de impressão. Por conseguinte, quando os cartões são embalados, é fácil identificar o tamanho dos conjuntos de impressão, a partir do cartão superior. Por exemplo, conjuntos de impressão que contêm 100 cartões podem ter um cartão superior cor-de-rosa, enquanto conjuntos de impressão de 10 cartões podem ter um cartão superior que seja verde. Desta forma é também possível agrupar múltiplos conjuntos de impressão que sejam enviados para o mesmo endereço.
Além disso, o cartão superior 154 pode incluir também um código de barras relativo ao número único (pedido) do conjunto de impressão, para facilitar a localização do conjunto de impressão assim que tiver sido impresso. Por exemplo, a digitalização dos códigos de barras de um conjunto de impressão dentro de um lote significa que todo o lote foi impresso e podem ser enviadas mensagens de correio eletrónico a todos os utilizadores que tenham um conjunto de impressão, com o lote associado ao conjunto de impressão digitalizado: sendo os correios eletrónicos de confirmação usados para que o utilizador saiba que o seu conjunto de impressão foi impresso e está a caminho da sua morada de fornecimento.
As regras são também configuradas para se colocarem conjuntos de impressão 152 que têm os mesmos pormenores de envio próximos uns dos outros no lote, visto que isto tem a vantagem de, na fase de embalagem, que é tipicamente 35 realizada manualmente, os conjuntos de impressão 152 destinados ao mesmo endereço serem, logisticamente, mais fáceis de processar, embalar e enviar por correio.
Quando o módulo lógico de posição do lote 142 tiver determinado a melhor posição para cada conjunto de impressão 152, é guardado nas tabelas de lote 148 um registo do número único do conjunto de impressão, do número de coluna e do número da posição do cartão superior, para utilização pelo módulo de conversão para PDF 52, guando este converte os ficheiros XML 14 em PDFs 20 para impressão. É de notar que o módulo lógico de posição de lote 142 tem possibilidade de reinstalar dinamicamente as posições dos conjuntos de impressão 152 dentro do lote de impressão 150, à medida que são recebidos novos pedidos de conjuntos de impressão, e deste modo os dados guardados nas tabelas de lotes 148 são atualizadas sempre que necessário.
Os sinais provenientes do contador de conjuntos de impressão 140 e do módulo lógico de posição de lote 142 são enviados ao módulo lógico de execução do encerramento 144, que utiliza os dados que lhe são enviados e o volume conhecido do lote de impressão 150 para verificar se o lote está completo. Se o lote estiver completo, o módulo lógico de execução do encerramento 144 cria o sinal de referência de inicio de conversão em PDF 146, que é o sinal usado pelo módulo de conversão em PDF 52 para iniciar a conversão no PDF 20, para ser enviado ao servidor de impressão 6.
Como se mostra na Figura 13, o módulo de conversão em PDF 52 compreende: um recuperador de XML 160, para recuperar todos os ficheiros XML 14 para cada conjunto de impressão 152 dentro do lote completo; um processador de imagem/texto 36 162, para a realização dos passos de processamento de imagem de acordo com os dados do conjunto de impressão nos ficheiros XML 14, a fim de criar imagens para a frente e verso de cada cartão; um gerador de PDF 164, para tomar as imagens criadas e as posicionar dentro de uma matriz PDF, de acordo com informação de posição dentro das tabelas de lote; e um transmissor de FTP 168, para transmitir a matriz de PDF aos servidores de impressão 6, para impressão.
Em utilização, o recuperador de XML 160 recebe o sinal de referência de inicio de conversão em PDF 146, e, após a receção, o localizador de XML 160 faz uma busca nas tabelas de lote relativas ao presente lote, a fim de identificar todos os ficheiros XML 14 dentro do lote. O localizador de XML 146 está preparado para localizar cada um dos ficheiros XML 14 sequencialmente, para serem enviados para o processador de texto/imagem 162. O ficheiro XML 14 contém toda a informação necessária para o processador de texto/imagem realizar os passos de processamento de imagem necessários para criar as imagens que o utilizador selecionou para cada um dos cartões dentro do seu conjunto de impressão, isto é, o ficheiro XML 14 contém uma lista de instruções que deverão ser realizadas, a fim de se gerar a imagem que o utilizador escolheu, isto é, as instruções relativas à posição onde a imagem, ou as imagem, devem ser localizadas, onde se situa a forma corta-cookies em relação à imagem escolhida, e outras instruções relativas a ampliação, rotação, informação de personalização, etc.
Tipicamente, as imagens localizadas a partir dos servidores de imagens hospedeiros 10 têm a máxima resolução de imagem disponível. É de notar que a ferramenta GUI poderá não utilizar a máxima resolução de imagem disponível quando fornece uma pré-visualização ao utilizador. 37 0 criador de PDF 164 toma as imagens criadas e coloca-as na posição correta (coordenadas X/Y) dentro do lote de impressão, de acordo com a informação de posição nas tabelas de lote.
Quando a matriz de PDF estiver completa, é enviada ao transmissor de FTP 168, que está preparado para transmitir a matriz PDF a um servidor escolhido entre os servidores de impressão 6, para impressão. Numa forma de realização, o servidor escolhido entre os servidores de impressão é determinado pelos endereços regionais de envio para os conjuntos de impressão dentro do lote. Por exemplo, um servidor de impressão 6 localizado numa impressora situada na Alemanha pode ser usado para todos os conjuntos de impressão europeus pedidos, enquanto um servidor de impressão localizado numa impressora situada nos EUA pode ser usado para todos os conjuntos de impressão pedidos nos EUA. É de notar que o módulo lógico de posição de lote contém regras que asseguram que serão atribuídas aos conjuntos de impressão posições num de uma série de lotes, de acordo com a região para envio pretendida.
Numa forma de realização, pode haver um atraso previamente determinado entre o instante em que o lote é completado e o instante em que é criado um PDF para ser enviado aos servidores de impressão. Este atraso proporciona um período de pausa para os utilizadores que fizeram os seus pedidos antes da impressão, de forma que possam emendar o seu pedido, se necessário. É de notar que os conjuntos de impressão dentro de um lote de impressão não têm que ser configurados em colunas, visto que é possível realizar a intercalação dos conjuntos de impressão quando os conjuntos de impressão são ordenados em fiadas ou fiadas múltiplas entre as folhas do lote de 38 impressão, e quando os conjuntos de impressão se estendem por múltiplas folhas. É de notar, além disso, que não é essencial utilizar ficheiros XML para armazenar dados dos conjuntos de impressão para recriar imagens desejadas pelo utilizador, uma vez que o servidor central poderá estar preparado para armazenar as imagens pretendidas pelo utilizador como PDFs individuais ou outros ficheiros de imagens, que podem ser combinados quando se cria a matriz de PDF.
Lisboa,
Claims (15)
- REIVINDICAÇÕES Sistema para gerar um documento eletrónico para utilização num processo de impressão, em que o documento eletrónico (20) compreende uma série de regiões aptas para impressão (82, 134), o sistema compreendendo: meios de receção (42) preparados para receber os conteúdos de cada um de uma série de utilizadores; meios de atribuição (50) preparados para atribuir uma seleção de regiões aptas para impressão (152) para cada utilizador, em função dos conteúdos recebidos para cada utilizador, e para atribui os conteúdos a cada utilizador entre a seleção de regiões aptas para impressão (152) atribuídas ao referido utilizador, compreendendo o documento eletrónico (20) uma série de folhas aptas para impressão (132), compreendendo cada folha apta para impressão (132) uma série de regiões aptas para impressão (82, 134), caracterizado por o conteúdo para cada utilizador variar ao longo da seleção de regiões aptas para impressão (152) atribuídas ao referido utilizador, sendo a seleção das regiões aptas para impressão (152) feita de tal forma que sejam atribuídas a um ou mais utilizadores regiões correspondentes em cada folha impressa de uma série de folhas aptas para impressão (132), adaptadas de tal forma que, ao serem impressas, as referidas regiões correspondentes (152) formem um conjunto de impressão que se estende por uma série de folhas aptas para impressão (132), e em que os conteúdos para os 2 referidos um ou mais utilizadores variam ao longo do referido conjunto de impressão.
- 2. Sistema de acordo com a reivindicação 1, em que o conteúdo compreende conteúdo especifico de regiões, que é especifico de cada região apta para impressão dentro da seleção de regiões aptas para impressão (152) .
- 3. Sistema de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, em que o conteúdo é armazenado num ou mais ficheiros de conteúdos (18) num servidor remoto, e o meio de receção está ainda preparado para ter acesso a um ou mais ficheiros de conteúdos (18) para gerar o documento eletrónico (20).
- 4. Sistema de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, em que os ficheiros de conteúdos compreendem ficheiros de imagens (18), o sistema compreendendo ainda: uma ferramenta de interface gráfica de utilizador (GUI) (46), preparada para permitir ao utilizador a seleção do conteúdo; e um processador de imagem (72), preparado para permitir ao utilizador a seleção de uma ou mais técnicas de processamento de imagem a serem aplicadas a uma imagem especificada nos ficheiros de imagens (18).
- 5. Sistema de acordo com a reivindicação 4, em que as técnicas de processamento de imagem são selecionadas a partir de um grupo compreendendo: a ampliação, rotação, controlo do contraste, controlo de claridade, controlo de cor, redução de olhos vermelhos, e em que a seleção de conteúdo pelo utilizador compreende a seleção, pelo utilizador, de uma série de imagens, compreendendo ainda o sistema uma ferramenta de seleção de uma parte 3 de imagem (72) para permitir ao utilizador a seleção de uma parte apta para impressão (82, 134) de cada uma das séries de imagens escolhidas, em que a parte apta para impressão corresponde a uma região apta para impressão.
- 6. Sistema de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, compreendendo ainda uma ferramenta de personalização (74) preparada para permitir que seja adicionado conteúdo personalizado a uma ou mais das regiões aptas para impressão dentro da seleção de regiões aptas para impressão atribuídas a esse utilizador, em que o conteúdo de personalização é um ou mais dos tipos de conteúdos selecionados a partir do grupo compreendendo: uma imagem, um ícone, texto solto, texto proveniente de metadados associados a um ficheiro de conteúdos relacionado, texto armazenado numa secção de dados do utilizador na base de dados, e símbolos, e em que a ferramenta de personalização está preparada para permitir ao utilizador especificar um formato para o conteúdo de personalização, por seleção de atributos de conteúdo de personalização escolhidos do grupo compreendendo: tipo de letra, estilo de letra, tamanho de letra e cor de letra.
- 7. Sistema de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, compreendendo ainda: uma ferramenta de intercalação de conteúdo (48), preparada para intercalar o conteúdo para cada uma das regiões aptas para impressão (134) dentro da seleção de regiões aptas para impressão (152); e um armazenamento de dados (4) para armazenar a intercalação do conteúdo para a seleção de regiões aptas para impressão (152), e em que a ferramenta de intercalação de conteúdo (48) intercala o conteúdo para um ficheiro XML (14) associado à seleção de regiões aptas para impressão (152), e em que 4 o ficheiro XML (14) é armazenado no armazenamento de dados (4) .
- 8. Sistema de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, compreendendo ainda um atribuidor de posição (142) preparado para atribuir uma posição ideal para a seleção de regiões aptas para impressão (152), atribuídas a cada utilizador, dentro do documento eletrónico (20), de tal modo que a posição ótima para cada utilizador forma uma ordem especificada em ao longo do documento eletrónico, sendo a ordem especificada determinada para favorecer a recolha da seleção de regiões aptas para impressão (152) no final do processo de impressão.
- 9. Sistema de acordo com a reivindicação 8, quando é dependente da reivindicação 7, em que a ferramenta de intercalação (48) determina informação de requisição do utilizador, compreendendo dados de envio e o número de regiões aptas para impressão na seleção de regiões aptas para impressão (152) , de forma que o atribuidor de posição (142) esteja ainda preparado para atribuir posições ideais para cada seleção de regiões aptas para impressão (152) dentro do documento eletrónico (20), em função dos dados de envio e do número de regiões aptas para impressão de uma série de utilizadores.
- 10. Sistema de acordo com a reivindicação 9, em que o atribuidor de posição (142) está preparado para registar as posições ideais para cada utilizador num armazenamento de dados, e em que o atribuidor de posição (142) está ainda preparado para corrigir dinamicamente a ordem especificada, em função dos utilizadores que têm conteúdos dentro do documento eletrónico (20). 5
- 11. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 10, em que a ferramenta de intercalação (48) está preparada para utilizar informação de pedido de lotes para cada utilizador, para gerar uma região apta para impressão primária, contendo uma indicação dos dados de envio para cada utilizador, e um ID de utilizador único para facilitar a localização de regiões aptas para impressão ao longo do processo de impressão.
- 12. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o documento eletrónico é um ficheiro PDF (20).
- 13. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, compreendendo ainda meios de transmissão preparados para transmitirem o documento eletrónico (20) para um servidor de impressão remoto (6), utilizando Protocolos normalizados de Transferência de Ficheiros para a conclusão do processo de impressão.
- 14. Sistema de acordo com a reivindicação 13, em que existe um adiamento entre a atribuição de conteúdo a uma posição dentro do documento eletrónico (20) e a transmissão de um documento eletrónico completo (20) para o servidor de impressão remoto (6).
- 15. Sistema de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, compreendendo ainda: meios de impressão preparados para imprimir o documento eletrónico completo (20), compreendendo a série de áreas aptas para impressão, numa série de folhas de material apto para impressão, 6 meios de empilhamento preparados para colocar as folhas impressas numa formação em pilha, e meios de corte preparados para cortar as áreas aptas para impressão em conjuntos de impressão, para formar colunas de regiões aptas para impressão, em que os referidos conjuntos de impressão são formados dentro de uma coluna (136) de regiões aptas para impressão. Lisboa,
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
GBGB0609170.6A GB0609170D0 (en) | 2006-05-09 | 2006-05-09 | Improvements Relating To Printing Processes And Printed Products |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT2024873E true PT2024873E (pt) | 2013-06-25 |
Family
ID=36637164
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT77327344T PT2024873E (pt) | 2006-05-09 | 2007-05-09 | Aperfeiçoamentos relativos a processos de impressão e a produtos impressos |
Country Status (10)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8836971B2 (pt) |
EP (1) | EP2024873B1 (pt) |
CY (1) | CY1114154T1 (pt) |
DK (1) | DK2024873T3 (pt) |
ES (1) | ES2413829T3 (pt) |
GB (1) | GB0609170D0 (pt) |
PL (1) | PL2024873T3 (pt) |
PT (1) | PT2024873E (pt) |
SI (1) | SI2024873T1 (pt) |
WO (1) | WO2007129102A1 (pt) |
Families Citing this family (8)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US9052848B2 (en) * | 2009-07-07 | 2015-06-09 | Hewlett-Packard Development Company, L.P. | Web printing a print request via a list of job tasks |
WO2011090474A1 (en) | 2010-01-20 | 2011-07-28 | Hewlett-Packard Development Company, L.P. | Cloud printer with a common user print experience |
GB201117544D0 (en) | 2011-10-11 | 2011-11-23 | Moo Print Ltd | Improvement in multiple ply paper |
US9069501B2 (en) | 2012-02-28 | 2015-06-30 | Hewlett-Packard Development Company, L.P. | Mechanism that allows initiating print without being aware of the printer email address |
US9298410B2 (en) | 2012-06-26 | 2016-03-29 | Hewlett-Packard Development Company, L.P. | Exposing network printers to WI-FI clients |
GB2515724B (en) | 2013-04-10 | 2017-09-20 | Moo Print Ltd | Improvements Relating to Business Cards |
JP2015038722A (ja) * | 2013-07-16 | 2015-02-26 | 富士フイルム株式会社 | データ通信装置及び方法、並びに制作物生産システム |
JP6302873B2 (ja) * | 2015-06-29 | 2018-03-28 | 東芝テック株式会社 | 商品販売データ処理装置 |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5465299A (en) * | 1992-12-03 | 1995-11-07 | Hitachi, Ltd. | Electronic document processing system and method of forming digital signature |
US6959382B1 (en) * | 1999-08-16 | 2005-10-25 | Accela, Inc. | Digital signature service |
US7149709B1 (en) * | 2000-01-18 | 2006-12-12 | Lopez Jr Leonard H | Internet based print order system |
FR2804231B1 (fr) * | 2000-01-25 | 2002-11-08 | Vistaprint Usa Inc | Impression centralisee de documents commerciaux en faibles volumes sur des machines auparavant limitees a des tres gros tirages |
WO2001055869A1 (en) | 2000-01-25 | 2001-08-02 | Vistaprint Usa, Inc. | Managing print jobs |
US7207001B2 (en) * | 2000-05-01 | 2007-04-17 | Avery Dennison Corporation | System and method for generating customized and/or personalized documents |
AU2001269814A1 (en) | 2000-06-15 | 2001-12-24 | C2 Media.Com, Inc. | System and method for the grouping of print jobs through an online communications network |
-
2006
- 2006-05-09 GB GBGB0609170.6A patent/GB0609170D0/en not_active Ceased
-
2007
- 2007-05-09 ES ES07732734T patent/ES2413829T3/es active Active
- 2007-05-09 PL PL07732734T patent/PL2024873T3/pl unknown
- 2007-05-09 SI SI200731255T patent/SI2024873T1/sl unknown
- 2007-05-09 PT PT77327344T patent/PT2024873E/pt unknown
- 2007-05-09 WO PCT/GB2007/001706 patent/WO2007129102A1/en active Application Filing
- 2007-05-09 DK DK07732734.4T patent/DK2024873T3/da active
- 2007-05-09 EP EP07732734A patent/EP2024873B1/en active Active
- 2007-05-09 US US12/300,062 patent/US8836971B2/en active Active
-
2013
- 2013-06-20 CY CY20131100503T patent/CY1114154T1/el unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DK2024873T3 (da) | 2013-06-24 |
GB0609170D0 (en) | 2006-06-21 |
PL2024873T3 (pl) | 2013-12-31 |
ES2413829T3 (es) | 2013-07-17 |
US20090303523A1 (en) | 2009-12-10 |
SI2024873T1 (sl) | 2013-07-31 |
EP2024873A1 (en) | 2009-02-18 |
US8836971B2 (en) | 2014-09-16 |
CY1114154T1 (el) | 2016-08-31 |
EP2024873B1 (en) | 2013-03-20 |
WO2007129102A1 (en) | 2007-11-15 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT2024873E (pt) | Aperfeiçoamentos relativos a processos de impressão e a produtos impressos | |
JP5828497B2 (ja) | 印刷ジョブを処理するシステム及び方法 | |
US8296648B2 (en) | Method and system for displaying variable shaped products on a computer display | |
US11651406B2 (en) | Method, medium, and system for automatically generating a new portion of a photo product design based on user input portion | |
US10970252B2 (en) | Method and apparatus for generating customized digital files with variable data | |
SE518834C2 (sv) | Förfarande vid framställning av ID-handling eller liknande, samt fotoautomat för framställning av ett fotografi för en sådan handling | |
JP3517377B2 (ja) | 素材選択システム | |
JP3723487B2 (ja) | バーコード印字処理方法及びバーコード印字処理システム | |
JP2006119740A (ja) | データ群及び該データ群が記録された記録媒体並びに該データ群の生成方法 | |
JP2003296309A (ja) | 図面付き文字情報データの作成方法及び作成装置 |