PT2008092974Y - Protector para o transporte de torres de geradores eólicos. - Google Patents
Protector para o transporte de torres de geradores eólicos. Download PDFInfo
- Publication number
- PT2008092974Y PT2008092974Y PT2008000034U PT2008000034U PT2008092974Y PT 2008092974 Y PT2008092974 Y PT 2008092974Y PT 2008000034 U PT2008000034 U PT 2008000034U PT 2008000034 U PT2008000034 U PT 2008000034U PT 2008092974 Y PT2008092974 Y PT 2008092974Y
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- protector
- transport
- rod
- towers
- bush
- Prior art date
Links
Classifications
-
- F—MECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
- F03—MACHINES OR ENGINES FOR LIQUIDS; WIND, SPRING, OR WEIGHT MOTORS; PRODUCING MECHANICAL POWER OR A REACTIVE PROPULSIVE THRUST, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- F03D—WIND MOTORS
- F03D13/00—Assembly, mounting or commissioning of wind motors; Arrangements specially adapted for transporting wind motor components
- F03D13/40—Arrangements or methods specially adapted for transporting wind motor components
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y02—TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
- Y02E—REDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
- Y02E10/00—Energy generation through renewable energy sources
- Y02E10/70—Wind energy
- Y02E10/72—Wind turbines with rotation axis in wind direction
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Sustainable Development (AREA)
- Sustainable Energy (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Combustion & Propulsion (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- General Engineering & Computer Science (AREA)
- Wind Motors (AREA)
Description
7143
DESCRIÇÃO
PROTECTOR PARA O TRANSPORTE DE TORRES DE GERADORES EÓLICOS
Objecto da invenção 0 presente pedido de Modelo de Utilidade tem por objecto o registo de um protector para o transporte de torres de geradores eólicos que incorpora notáveis inovações e vantagens relativamente às configurações actuais de protectores empregues para um mesmo fim.
Antecedentes da invenção São conhecidos os geradores de electricidade a partir de energia eólica. Os referidos geradores constam de uma turbina associada a pás que giram e sobre as quais incide o vento e, em consequência, transformam a energia eólica em energia eléctrica; e que, por sua vez a referida turbina é suportada por uma torre.
Habitualmente a referida torre é de material metálico e apresenta uma forma cilíndrica ou troncocónica oca. Do mesmo modo, as bases ou extremidades das torres são dotadas de uma flange para a fixação da turbina e para a fixação à base ou pedestal. 0 inconveniente que apresentam estas torres é o grande tamanho que apresentam para o seu manuseamento e transporte. 7143
Descrição da invenção 0 protector para o transporte de torres de geradores eólicos objecto do presente registo resolve os inconvenientes anteriormente referidos, trazendo, além disso, outras vantagens adicionais que serão evidentes a partir da descrição que se segue.
Para isso e de forma mais concreta, o referido protector, idealizado especialmente para uso em torres de tipo cilíndricas ou troncocónicas ocas, que apresentam em cada uma das suas bases ou extremidades uma flange dotada de uma pluralidade de orifícios, caracteriza-se pelo facto de compreender um revestimento que cobre cada uma das bases ou extremidades da torre, casquilhos para serem dispostos na pluralidade de orifícios da flange, apresentando cada casquilho meios de guia para a inserção de um eixo, e um eixo de fixação que desliza pelos referidos meios de guia.
De acordo com as particularidades descritas, os meios de guia consistem num furo disposto no centro da base do casquilho deslizando o eixo, deste modo, através do referido furo.
De acordo com outro aspecto da invenção, a parede do casquilho apresenta cortes transversais coincidentes com cortes que dispõe a base do referido casquilho e que se projectam do furo central até à parede do casquilho. Graças à disposição destes cortes as paredes do casquilho cedem num movimento de expansão ao inserir e/ou fixar o eixo de fixação. 2 7143
Outra particularidade da invenção, é o facto de o eixo de fixação que desliza pelos meios de guia ser conformado por uma haste de forma geral cilíndrica, dotada na extremidade de inserção de meios para a sua fixação, e que apresenta na sua extremidade contrária uma cabeça plana circular, que sobressai da extremidade ou da haste circunferencialmente, e de diâmetro inferior ao diâmetro interior do oco do casquilho.
Uma forma de realização dos meios para a fixação da haste dispostos na extremidade de inserção consiste num estreitamento gradual do diâmetro da extremidade da haste. De tal modo que a extremidade da haste é inserida no furo da base do casquilho exercendo-se pressão, a referida pressão desloca as paredes do casquilho até ao exterior, o casquilho expande-se, fixando-se o mesmo no interior do orifício da flange.
Uma segunda forma de realização consistiria na disposição de uma haste de superfície roscada, ao jeito de parafuso, e de extremidade de inserção apta para o roscado de uma rosca de fixação do eixo. 0 roscado realiza-se a partir do exterior do casquilho.
Do mesmo modo, deve dispor-se um casquilho cilíndrico e oco, ao jeito de batente, entre a cabeça plana e a extremidade de inserção.
Para um uso correcto desta segunda forma de realização deve montar-se o casquilho com o correspondente eixo de fixação antes de ser inserido no orifício da flange. Uma 3 7143 vez montado, insere-se no referido orifício e prossegue-se com o roscado da haste a partir da cabeça circular, de tal modo que a própria haste se irá enroscando na rosca de fixação, exercendo-se pressão, e em consequência expandindo-se ou cedendo as paredes do casquilho, e fixando-se este ao orifício da flange.
De acordo com as características anteriormente citadas, o revestimento é uma lona que cobre todo o diâmetro de cada uma das bases ou extremidade da torre.
Com vantagem, e graças às particularidades do protector descrito, obtem-se um protector idealizado especialmente para o transporte de torres de geradores eólicas de fácil manejo e baixo custo.
Para completar a descrição que se efectuará a seguir e com o objectivo de auxiliar a uma melhor compreensão das suas características, acompanha-se a presente descrição com um jogo de planos em cujas figuras, de forma ilustrativa e não limitativa, se representam os pormenores mais significativos da invenção.
Breve descrição dos desenhos A figura 1 corresponde a uma vista em alçado do casquilho de acordo com as características da invenção; A figura 2 corresponde a uma vista em planta do casquilho representado na figura anterior; 4 7143 A figura 3 corresponde a uma vista em alçado e seccionada da aplicação do protector da invenção; A figura 4 corresponde a uma vista em alçado e seccionada de uma forma de realização alternativa do protector da invenção; A figura 5 corresponde a uma vista em alçado do eixo de fixação do protector; e A figura 6 corresponde a uma vista em alçado de uma forma de realização alternativa do eixo de fixação.
Descrição de uma forma de realização preferencial
Tendo em conta as figuras comentadas e de acordo com a numeração adoptada, pode observar-se uma forma de realização preferencial ainda que não limitativa da invenção, a qual consiste num protector para o transporte de torres de geradores eólicos, especialmente idealizado para torres de tipo cilíndricas ou troncocónicas ocas que apresentam em cada uma das suas bases ou extremidades uma flange dotada de uma pluralidade de orifícios.
Tal como se mostra nas figuras 3 e 4, o protector da invenção caracteriza-se pelo facto de compreender um revestimento (1) que cobre cada uma das bases ou extremidades da torre (2), casquilhos a serem dispostos na pluralidade de orifícios da flange, apresentando cada casquilho (3) meios de guia (4) para a inserção de um eixo, e de um eixo de fixação (5) que desliza pelos referidos 5 7143 meios de guia (4) .
De acordo com as particularidades descritas, os meios de guia (4) consistem num furo disposto no centro da base do casquilho, deste modo, o eixo desliza através do referido furo.
De acordo com outro aspecto da invenção, a parede do casquilho (3) apresenta cortes transversais (6) coincidentes com cortes (7) que dispõem a base de referido casquilho (3), e que se projectam do furo central até à parede do casquilho (3). Mediante a disposição destes cortes as paredes do casquilho (3) cedem num movimento de expansão ao inserir e/ou fixar o eixo de fixação (5) . (ver figuras 1 e 2)
Outra particularidade da invenção reside no facto de o eixo de fixação (5) que desliza pelos meios de guia (4) ser conformado por uma haste (8) de forma geral cilíndrica, dotada na extremidade de inserção de meios para a sua fixação (9), e que apresenta na sua extremidade contrária uma cabeça plana circular (10), que sobressai da extremidade da haste (8) circunferencialmente, e de diâmetro inferior ao diâmetro interior do oco do casquilho.
Uma forma de realização dos meios para a fixação (9) da haste (8) dispostos na extremidade de inserção consiste num estreitamento gradual do diâmetro da extremidade da haste (8). Por isso, a extremidade da haste (8) é inserida no furo da base do casquilho (3) exercendo-se pressão, a referida pressão desloca as paredes do casquilho (3) até ao 6 7143 exterior, o casquilho (3) expande-se, fixando-se o mesmo no interior do orifício da flange. (ver figuras 3 e 5)
Uma segunda forma de realização consistiria na disposição de uma haste (8) de superfície roscada, ao jeito de parafuso, e de extremidade de inserção apta para o roscado de uma rosca (11) de fixação do eixo. 0 roscado realiza-se a partir do exterior do casquilho (3). Do mesmo modo, deve dispor-se um casquilho (12) cilíndrico e oco, ao jeito de batente, entre a cabeça plana e a extremidade de inserção, (ver figuras 4 e 6)
Para um uso correcto desta segunda forma de realização, deve montar-se o casquilho (3) com o correspondente eixo de fixação (5) antes de ser inserido no orifício da flange. Uma vez montado, insere-se no referido orifício e prossegue-se com o roscado da haste (8) a partir da cabeça circular, de tal modo que a própria haste (8) se vai enroscando na rosca (11) de fixação, exercendo-se pressão e, em consequência, expandindo-se ou cedendo as paredes do casquilho (3), e fixando-se este ao orifício da flange.
Por último, o revestimento (1) é uma lona que cobre todo o diâmetro de cada uma das bases ou extremidades da torre (2). (ver figura 3 e 4) as dimensões e demais os materiais empregues no invenção poderão ser por outros que sejam
Os pormenores, as formas, elementos acessórios, assim como fabrico do protector da convenientemente substituídos 7 7143 7143 da pelas tecnicamente equivalentes e não se afastem essencialidade da invenção nem do âmbito definido reivindicações que se incluem a seguir.
Lisboa, 29 de Julho de 2009 8
Claims (8)
- 7143 REIVINDICAÇÕES 1. Protector para o transporte de torres de geradores eólicos, torres do tipo cilíndricas ou troncocónicas ocas, que apresentam em cada uma de suas bases ou extremidades uma flange dotada de uma pluralidade de orifícios, caracterizado pelo facto de compreender um revestimento (1) que cobre cada uma das bases ou extremidades da torre (2), casquilhos a serem dispostos na pluralidade de orifícios da flange, apresentando cada casquilho (3) meios de guia (4) para a inserção de um eixo, e um eixo de fixação (5) que desliza pelos referidos meios de guia (4), sendo o eixo conformado por uma haste de forma geral cilíndrica, dotada na extremidade de inserção de meios para a sua fixação (9), sendo esses meios uma porção com um diâmetro maior do que o resto da haste, de tal modo que numa condição de fixação as paredes do casquilho se expandem para for a por efeito do contacto dos meios de fixação (9) com um orifício praticado na parte inferior do casquilho (3), tendo-se previsto uma secção de menor diâmetro entre a porção correspondente a meios para a fixação (9) e uma cabeça plana circular (10) que sobressai da extremidade da haste circunferencialmente.
- 2. Protector para o transporte de torres de geradores eólicos de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado pelo facto de os meios de guia (4) consistirem num furo disposto no centro da base do casquilho (3). 1 7143
- 3. Protector para o transporte de torres de geradores eólicos, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de a parede do casquilho (3) apresentar cortes transversais (6) coincidentes com cortes (7) que dispõem a base do referido casquilho (3) e que se estendem do furo central até à parede do casquilho (3).
- 4. Protector para o transporte de torres de geradores eólicos, de acordo com a primeira reivindicação, caracterizado pelo facto de o eixo de fixação (5) apresentar na sua extremidade contrária uma cabeça plana circular (10), que sobressai da extremidade da haste (8) circunferencialmente com um diâmetro inferior ao diâmetro interior do oco do casquilho (3).
- 5. Protector para o transporte de torres de geradores eólicos de acordo com a quarta reivindicação, caracterizado pelo facto de os meios para a fixação (9) da haste (8) dispostos na extremidade de inserção consistirem num estreitamento gradual do diâmetro do mesmo.
- 6. Protector para o transporte de torres de geradores eólicos de acordo com a quarta reivindicação, caracterizado pelo facto de a haste (8) ser um corpo de superfície roscada, do tipo de parafuso ou similar, e cuja extremidade de inserção está apta para ser enroscada numa rosca (11) de fixação.
- 7. Protector para o transporte de torres de geradores eólicas de acordo com a sexta reivindicação, caracterizado pelo facto de a haste (8) apresentar um casquilho 2 7143 cilíndrico e oco (12), ao jeito de batente, disposto entre a cabeça plana circular (10) e a extremidade de inserção.
- 8. Protector para o transporte de torres de geradores eólicos de acordo com a primeira reivindicação, caracterizado pelo facto de o revestimento (1) ser uma lona que cobre todo o diâmetro de cada uma das bases ou extremidades da torre (2). Lisboa, 29 de Julho de 2009 3
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
ES200700198U ES1064799Y (es) | 2007-01-30 | 2007-01-30 | Protector para el transporte de torres de generadores eolicos |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT2008092974Y true PT2008092974Y (pt) | 2009-10-23 |
Family
ID=38326514
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT2008000034U PT2008092974Y (pt) | 2007-01-30 | 2008-01-24 | Protector para o transporte de torres de geradores eólicos. |
Country Status (4)
Country | Link |
---|---|
DE (1) | DE212008000019U1 (pt) |
ES (1) | ES1064799Y (pt) |
PT (1) | PT2008092974Y (pt) |
WO (1) | WO2008092974A1 (pt) |
Families Citing this family (3)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
EP2381103A1 (en) * | 2010-04-20 | 2011-10-26 | Fiberline Composites A/S | Tower section closure |
ES2424899R1 (es) * | 2012-04-03 | 2014-02-04 | José Luis GARCÍA URBISTONDO | Brida para fijación de lonas en torres de aerogeneradores y uso de la misma |
DE202014101245U1 (de) | 2014-03-18 | 2014-04-09 | Planen-Schmitz GmbH | Schutzvorrichtung zum Abdecken einer Öffnung eines Turmes einer Windkraftanlage oder eines ähnlichen Bauwerks |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2877682A (en) * | 1954-11-12 | 1959-03-17 | South Chester Corp | Hollow rivet having two internal shoulders |
US3198058A (en) * | 1963-03-20 | 1965-08-03 | South Chester Corp | Blind rivet |
DE1625337A1 (de) * | 1967-11-13 | 1970-06-25 | Artur Fischer | Aus Spreizteil,Befestigungselement und Huelse bestehender Spreizduebel |
US6749384B1 (en) * | 1993-02-17 | 2004-06-15 | Southco, Inc. | Drive rivet |
SE504104C2 (sv) * | 1994-02-25 | 1996-11-11 | Ericsson Telefon Ab L M | Fästelement för en täckplåt eller liknande |
JP4105832B2 (ja) * | 1999-09-02 | 2008-06-25 | 株式会社パイオラックス | クリップ |
US6532992B1 (en) * | 2000-06-26 | 2003-03-18 | General Electric Co. | Reusable pipe flange cover |
-
2007
- 2007-01-30 ES ES200700198U patent/ES1064799Y/es not_active Expired - Fee Related
-
2008
- 2008-01-24 WO PCT/ES2008/000034 patent/WO2008092974A1/es active Application Filing
- 2008-01-24 PT PT2008000034U patent/PT2008092974Y/pt unknown
- 2008-01-24 DE DE212008000019U patent/DE212008000019U1/de not_active Expired - Lifetime
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
ES1064799U (es) | 2007-05-01 |
DE212008000019U1 (de) | 2009-10-15 |
ES1064799Y (es) | 2007-08-01 |
WO2008092974B1 (es) | 2008-09-18 |
WO2008092974A1 (es) | 2008-08-07 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT2008092974Y (pt) | Protector para o transporte de torres de geradores eólicos. | |
BRPI0915859B1 (pt) | dispositivo de fixação de uma pá com ajuste variável | |
BR112016023218B1 (pt) | Pá de rotor, turbina eólica, e, método para produção de uma pá de rotor | |
ES2972457T3 (es) | Portaequipajes frontal para una motocicleta con carcasa con capacidad de carga | |
KR200428484Y1 (ko) | 회전우산의 상부구조 | |
ES2388749T3 (es) | Lavadora con un sistema de fijación de contrapeso | |
BR112014017741B1 (pt) | Pá de rotor para uma turbina | |
PT1335462E (pt) | Coluna interior para ligações eléctricas de baixa tensão | |
ES2333583T3 (es) | Conjunto de union para la conexion de una pata a una superficie de trabajo. | |
KR200471179Y1 (ko) | 바람개비 설치 구조물 | |
ES1262891U (es) | Anclaje de expansión | |
ES2698503T3 (es) | Parte de base para aparatos de instalación eléctricos | |
JPH052656Y2 (pt) | ||
US2629881A (en) | Hinge construction | |
KR101548594B1 (ko) | 파라솔 고정구 | |
CN220109533U (zh) | 一种木糠仿真圣诞树 | |
KR20110010830U (ko) | 수목지지대 | |
ES2207427B2 (es) | Pata para aparatos electrodomesticos. | |
CN108462096B (zh) | 可拆卸螺栓式限位销 | |
BRMU9001952U2 (pt) | disposição construtiva introduzida em suporte para montagem de mancais agrìcolas oscilantes | |
CN205689454U (zh) | 一种管道风机 | |
ES2688107B2 (es) | Fijacion para montaje sobre un soporte | |
CN207429677U (zh) | 一种可自由组合的指尖陀螺 | |
CN204739010U (zh) | 风扇支架卡扣式装配结构 | |
ES1229787U (es) | Taco de expansión |