PT2007059593Y - Disposições introoduzidas em elementos de união de réguas formadoras de revestimento para contrapiso - Google Patents

Disposições introoduzidas em elementos de união de réguas formadoras de revestimento para contrapiso Download PDF

Info

Publication number
PT2007059593Y
PT2007059593Y PT2006000010U PT2006000010U PT2007059593Y PT 2007059593 Y PT2007059593 Y PT 2007059593Y PT 2006000010 U PT2006000010 U PT 2006000010U PT 2006000010 U PT2006000010 U PT 2006000010U PT 2007059593 Y PT2007059593 Y PT 2007059593Y
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ruler
quot
triangular
subfloor
panel
Prior art date
Application number
PT2006000010U
Other languages
English (en)
Inventor
Jacob Abrahams
Original Assignee
Jacob Abrahams
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jacob Abrahams filed Critical Jacob Abrahams
Publication of PT2007059593Y publication Critical patent/PT2007059593Y/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F15/00Flooring
    • E04F15/02Flooring or floor layers composed of a number of similar elements
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F2201/00Joining sheets or plates or panels
    • E04F2201/01Joining sheets, plates or panels with edges in abutting relationship
    • E04F2201/0107Joining sheets, plates or panels with edges in abutting relationship by moving the sheets, plates or panels substantially in their own plane, perpendicular to the abutting edges
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F2201/00Joining sheets or plates or panels
    • E04F2201/02Non-undercut connections, e.g. tongue and groove connections
    • E04F2201/023Non-undercut connections, e.g. tongue and groove connections with a continuous tongue or groove
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04FFINISHING WORK ON BUILDINGS, e.g. STAIRS, FLOORS
    • E04F2201/00Joining sheets or plates or panels
    • E04F2201/02Non-undercut connections, e.g. tongue and groove connections
    • E04F2201/028Non-undercut connections, e.g. tongue and groove connections connected by tongues and grooves with triangular shape

Description

1 DESCRIÇÃO "DISPOSIÇÕES INTRODUZIDAS EM ELEMENTOS DE UNIÃO DE RÉGUAS FORMADORAS DE REVESTIMENTO PARA CONTRAPISO" A presente invenção diz respeito a disposições construtivas introduzidas em elementos de união de réguas de madeira maciça, de contraplacado de madeira, de madeira prensada, de material sintético, ou de qualquer outro material, com acabamento decorativo ou não, que formam um painel para revestir um contrapiso.
Conforme é do conhecimento geral, existem contrapisos constituídos por uma estrutura de vigas de madeira na qual são pregadas superiormente tábuas que formam o piso propriamente dito.
Noutra técnica, existem contrapisos constituídos por lajes de betão, que são revestidos por tacos ou parquet que formam o piso propriamente dito. Os tacos ou parquet são normalmente aplicados no contrapiso de betão com o uso de pez ou de cola, e após assentados é feito o lixamento para corrigir desnivelamentos, passando-se então ao envernizamento, procedimento este que só pode ser feito no local de instalação, chamando-se a atenção para o facto de que nos tacos ou parquet, como em qualquer outro revestimento, não dotados de elementos macho e fêmea nos 2 quatro bordos, ocorre o inconveniente do envernizamento ou acabamento final do produto não poder ser feito prévia e industrialmente, devido ao desnivelamento entre os tacos ou parquet.
Existem réguas ou revestimentos destinados a revestir contrapisos, também conhecidos como pisos de madeira sólida ou maciça, os quais são formados por duas ou mais réguas unidas lateralmente ou nos quatro bordos pelo sistema convencional denominado encaixes macho (M) e fêmea (F). No entanto, tais réguas são normalmente confeccionadas com uma espessura aproximada entre 7 e 25 mm, tendo a régua mais comum, que é a de 19 mm de espessura, uma superfície superior útil para desgaste (SD) de cerca de 6 mm, conforme representado na Figura 1. Nota-se ainda, a título de exemplo, que uma régua com espessura de 7 mm, possui uma superfície superior útil para desgaste (SD) de somente cerca de 3 mm, conforme representado na Figura 2. Tais parâmetros de espessura/desgaste são conhecidos internacionalmente.
Numa técnica mais moderna, apresentam-se os internacionalmente conhecidos "pisos flutuantes", os quais não são colados por sobreposição, e que nem são pregados, compreendendo painéis formados por tábuas de madeira maciça, de contraplacado, ou de madeira de alta densidade, tendo cada painel bordos com encaixes do tipo macho e fêmea. Para a formação e colocação do "piso flutuante" ou revestimento propriamente dito, aplica-se cola nos bordos 3 das réguas, pelo que, são colados lateral e sucessivamente tantos painéis quantos os necessários para revestir um ambiente, tornando-se o conjunto de painéis num piso único, o qual é denominado de "flutuante" pelo facto de permanecer simplesmente apoiado sobre o contrapiso de betão, aspecto que é vantajoso por permitir a dilatação do piso flutuante, provocada por diferença de humidade e temperatura. No entanto, entre o "piso flutuante" e o contrapiso coloca-se um material intermédio que tem a finalidade de minimizar os ruídos causados pelo andar dos utilizadores, que é o inconveniente maior dos "pisos flutuantes", tornando-se tais ruídos incomodativos no local do piso instalado e também aos ocupantes do andar imediatamente inferior. Tal material intermédio pode ser feltro, borracha, cortiça, espuma de poliéster, plástico ou outros materiais isolantes, chamando-se a atenção para o facto de que a aplicação do referido material intermédio é simples, pois o mesmo é somente distribuído sobre o contrapiso antes da colocação do revestimento. Todavia, nenhum dos referidos materiais intermédios constitui uma solução adequada, notando-se que os mais eficientes têm um custo aproximado ao do próprio piso, o que torna o conjunto excessivamente caro, limitando a sua venda no mercado.
Convém fazer menção ao documento WO 97/47834, com publicação internacional em 18/12/1.997, que mostra na sua folha de rosto a figura do perfil de uma régua com elementos macho e fêmea, chamando-se a atenção para o facto de que essa mais recente técnica diz respeito aos "pisos 4 flutuantes" e que tais elementos macho e fêmea do referido modelo de utilidade foram concebidos com caracteristicas construtivas que se destinam principalmente a facilitar a montagem e a desmontagem de um painel ou revestimento, não utilizando cola nos bordos das réguas, justamente para possibilitar a aqui anteriormente referida desmontagem sem que ocorram danos, sendo essa técnica mais conhecida pela denominação de sistema "click". No entanto, a referida técnica é limitada apenas a matérias-primas que permitam um fino acabamento das réguas, notando-se que após a montagem desse tipo de "piso flutuante" com sistema "click", e decorrido determinado tempo de uso, o piso, além dos ruídos aqui anteriormente referidos, apresenta ruídos extras e oriundos das uniões do sistema "click".
Um outro e importante inconveniente das disposições construtivas dos elementos macho e fêmea da referida patente WO 97/47834, é que na confecção do sistema "click" torna-se necessária a utilização de um volume maior de matéria-prima para se obter a mesma área quadrada útil dos elementos macho e fêmea tradicionais, isso devido ao facto da régua ter sido concebida tendo num lado o elemento macho (M) em tamanho normal e no lado oposto um prolongamento (P) inferior, excessivo, o qual se trata de uma continuação da base da cavidade do elemento fêmea (F), prolongamento (P) este que gasta o dobro do material utilizado no elemento macho (M) , enquanto que os demais encaixes convencionais fêmea não exigem qualquer material excessivo. A título de esclarecimento mais preciso, é 5 anexada a Figura 3, a qual se trata de uma vista em corte da régua que é exibida na folha de rosto da patente WO 97/47834. Chama-se ainda a atenção para o facto de que o referido sistema dificulta a aplicação em réguas com espessura inferior a cerca de 6 mm, dificultando também a aplicação em réguas com largura inferior a cerca de 100 mm, isso pelo facto do material excessivo do elemento fêmea (F) ser fixo. Portanto, quanto mais estreita for uma régua, maior é a percentagem de perda de material. Consequentemente, é inviável a utilização do sistema "click" em réguas estreitas.
As disposições introduzidas em elementos de união de réguas formadoras de revestimento para contrapiso, objecto deste pedido de modelo de utilidade, foram sigilosamente idealizadas e concebidas para sanar os inconvenientes descritos no relato do estado da técnica, envolvendo as disposições propostas no acto inventivo que resulta em melhoria funcional, com significativa economia de material, de ferramentas e de energia eléctrica, pelo que, os elementos de união são essencialmente constituídos por um ressalto triangular ou elemento macho integrante de uma régua, que longitudinalmente constitui na sua extremidade superior um ângulo agudo simétrico aproximado de 45°, indo o referido ressalto triangular encaixar numa reentrância triangular ou elemento fêmea em ângulo agudo pertencente à régua subsequente que longitudinalmente constitui na sua parte interna e superior um ângulo agudo simétrico aproximado de 45°, e assim sucessivamente, até 6 ser formado um painel para revestir um contrapiso, observando-se que cada régua possui numa parte lateral longitudinal e num topo transversal, um ressalto triangular, possuindo na outra parte lateral longitudinal e no outro topo transversal uma reentrância triangular. 0 painel assim constituido apresenta uma superficie superior plana e sem desníveis, evitando a necessidade de nivelamento superior de um painel constituído por réguas com elementos macho e fêmea convencionais.
Portanto, através do encaixe aqui anteriormente descrito, é obtida numa régua de elevada economia de matéria-prima normalmente necessária para a confecção de uma régua com elementos de encaixe convencionais, isso porque os elementos de união, objecto da presente pedido de modelo de utilidade, permitem a eliminação da parte inferior do elemento fêmea pela utilização da citada reentrância triangular de aproximadamente 45°, graças ao que o material que seria aplicado na confecção do elemento fêmea é transferido para a superfície superior de desgaste.
Deste modo, é obtida numa régua aproximadamente cinquenta por cento de economia do material que normalmente seria necessário para a confecção da régua com elementos de encaixe convencionais, isso porque os elementos de união, objecto da presente pedido de modelo de utilidade, permitem por suas características construtivas o aumento da superfície superior de desgaste de uma régua. Conforme aqui anteriormente referido, numa régua de 19 mm de espessura 7 (ver Figura 1) de piso de madeira sólida ou maciça, confeccionada com os elementos convencionais macho e fêmea, a superfície superior útil para desgaste (SD) tem cerca de 6 mm.
Convém esclarecer que os elementos de união, objecto do presente pedido de modelo de utilidade, permitem a confecção de uma régua de madeira sólida ou maciça com cerca de somente 3 mm de espessura, enquanto que as réguas dotadas de elementos macho e fêmea convencionais são confeccionadas com um mínimo de cerca de 7 mm de espessura.
Chama-se ainda a atenção para o facto de que no presente pedido de modelo de utilidade, o painel formado pelas referidas réguas pode ser colado sobre o contrapiso de betão ou colado e ou pregado sobre o contrapiso de contraplacado, de madeira prensada, ou de outros materiais apropriados. A instalação das réguas tanto em contrapisos de betão, como noutros contrapisos, ocorre uma a uma, até ser formado o revestimento. 0 presente pedido de modelo de utilidade poderá ser melhor compreendido à luz dos desenhos a seguir comentados, pelo que se tem:
Figura 4, que mostra em corte e em perspectiva explodida, duas réguas (R) a serem unidas para a formação de um revestimento aplicável em contrapiso, evidenciando-se na figura um ressalto triangular (1) ou elemento macho integrante de uma régua (R) que longitudinalmente constitui na sua extremidade superior (2) um ângulo agudo simétrico aproximado de 45°, indo o referido ressalto triangular (1) encaixar numa reentrância triangular (3) ou elemento fêmea em ângulo agudo pertencente à régua subsequente, conforme representado na Figura 5, que longitudinalmente constitui na sua parte interna e superior (4) um ângulo simétrico aproximado de 45°, e assim sucessivamente, até ser formado um painel para revestir um contrapiso, observando-se que cada régua (R) possui numa parte lateral longitudinal e num topo transversal, um ressalto triangular (1), possuindo na outra parte lateral longitudinal e no outro topo transversal, uma reentrância triangular (3), conforme representado na vista em perspectiva que constitui a Figura 8.
Para efeito de se prestar melhores esclarecimentos, são anexadas as Figuras 6 e 7, que mostram o perfil da régua (R) com os elementos de união (1, 3) do presente pedido de modelo de utilidade, numa régua (R) de madeira sólida ou maciça de somente 9,5 mm de espessura, obtendo-se a mesma superfície superior útil para desgaste (SD) de cerca de 6 mm que é vista na Figura 1, e alcançando-se uma economia de aproximadamente cinquenta por cento na matéria-prima, seja madeira ou outro material.
Lisboa, 13 de Outubro de 2008

Claims (1)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Disposições introduzidas em elementos de união de réguas formadoras de revestimento para contrapiso, que utilizam réguas de madeira maciça, de contraplacado de madeira, de madeira prensada, de material sintético, ou de qualquer outro material, com acabamento decorativo ou não, as quais formam um painel para revestir um contrapiso, caracterizado por um ressalto triangular (1) ou elemento macho integrante de uma régua (R) que longitudinalmente constitui na sua extremidade superior (2) um ângulo agudo simétrico aproximado de 45°, indo o referido ressalto triangular (1) encaixar numa reentrância triangular (3) ou elemento fêmea em ângulo agudo pertencente à régua subsequente, que longitudinalmente constitui na sua parte interna e superior (4) um ângulo simétrico aproximado de 45°, e assim sucessivamente, até ser formado um painel para revestir um contrapiso, tendo cada régua (R) numa parte lateral longitudinal e num topo transversal, um ressalto triangular (1), e na outra parte lateral longitudinal e no outro topo transversal uma reentrância triangular (3). Lisboa, 13 de Outubro de 2008
PT2006000010U 2005-11-23 2006-01-31 Disposições introoduzidas em elementos de união de réguas formadoras de revestimento para contrapiso PT2007059593Y (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRMU8502680-8U BRMU8502680U (pt) 2005-11-23 2005-11-23 disposições introduzidas em elementos juncionadores de réguas formadoras de revestimento para contrapiso

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2007059593Y true PT2007059593Y (pt) 2009-03-12

Family

ID=38267922

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT2006000010U PT2007059593Y (pt) 2005-11-23 2006-01-31 Disposições introoduzidas em elementos de união de réguas formadoras de revestimento para contrapiso

Country Status (5)

Country Link
US (1) US20080271404A1 (pt)
BR (1) BRMU8502680U (pt)
CA (1) CA2630398A1 (pt)
PT (1) PT2007059593Y (pt)
WO (1) WO2007059593A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1397729B1 (it) * 2010-01-14 2013-01-24 Crudo Pannello isolante termo-acustico preformato
CN103649440B (zh) * 2011-05-16 2018-08-24 维策尔财产公司 具有可以以模块方式组合的敷设单元的地板或墙壁衬面体系
CN103437519A (zh) * 2013-07-16 2013-12-11 江苏华顶建设工程股份有限公司 一种木质拼装板

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US345944A (en) * 1886-07-20 William j
US2265244A (en) * 1938-05-19 1941-12-09 Celotex Corp Building wall and material therefor
US2276071A (en) * 1939-01-25 1942-03-10 Johns Manville Panel construction
GB647812A (en) * 1948-08-09 1950-12-20 William Simon Freeman Improvements in or relating to flooring or like tiles
US2914815A (en) * 1955-08-17 1959-12-01 Alexander Verna Cook Interlocked flooring and method
GB1079139A (en) * 1965-04-07 1967-08-16 Truestone Ltd Improvements in or relating to building blocks
US3640191A (en) * 1969-07-25 1972-02-08 John H Hendrich Decking system
SE414067B (sv) * 1977-03-30 1980-07-07 Wicanders Korkfabriker Ab Skivformigt golvelement med not- och spontpassning
CA1292112C (en) * 1988-03-16 1991-11-19 Alexander V. Parasin Tongue and groove profile
US4963055A (en) * 1989-07-31 1990-10-16 Sims Jr Earnest Portable reinforced asphalt tile
CA2092579C (en) * 1992-08-27 1997-10-07 Jacques Rodrigue Block interlock offsetting key for use in the construction of a retaining wall
US5787669A (en) * 1994-06-09 1998-08-04 Bishop; Chester Oliver Building components
BE1010487A6 (nl) * 1996-06-11 1998-10-06 Unilin Beheer Bv Vloerbekleding bestaande uit harde vloerpanelen en werkwijze voor het vervaardigen van dergelijke vloerpanelen.
US6023900A (en) * 1997-07-07 2000-02-15 Robbins, Inc. Finger jointed floorboard with sandable wear surface
DE19859038C2 (de) * 1998-12-21 2002-10-31 Kronotex Gmbh Platte aus Holzfaserwerkstoff
US7089708B1 (en) * 1999-01-22 2006-08-15 Bostock Company, Inc. Wall paneling assembly and system
US20060091094A1 (en) * 2004-11-01 2006-05-04 Schuberth Gus A Slatwall section and assembly

Also Published As

Publication number Publication date
US20080271404A1 (en) 2008-11-06
WO2007059593A1 (en) 2007-05-31
BRMU8502680U (pt) 2007-07-24
CA2630398A1 (en) 2007-05-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11053692B2 (en) Mechanical locking system for floor panels
US9476207B2 (en) Panel
US8464489B2 (en) Laminate floor panels
ES2234333T3 (es) Equipo para construir tarimas flotantes.
PT1640530E (pt) Painel de soalho e revestimento de pavimentos composto por esses painéis de soalho
US8528285B2 (en) Joint cover assembly and kit comprising this joint cover assembly as well as installation method thereof
PT1802827E (pt) Junta macho separada para um painel de pavimento, um painel de pavimento com uma junta macho separada e um espaço de junta macho com juntas macho para painéis de pavimento
US20230003034A1 (en) Floor panel for forming a floor covering
KR20090023554A (ko) 바닥재 프로파일
PT2007059593Y (pt) Disposições introoduzidas em elementos de união de réguas formadoras de revestimento para contrapiso
CN206467960U (zh) 用于水平支撑面的多层衬板
US20050252121A1 (en) Crown molding with improved mounting surfaces
BR112021007781A2 (pt) sistema de ladrilho multifuncional, cobertura de ladrilhos e ladrilho
WO2007081256A1 (en) Laminate floor panels
JP2004285741A (ja) 木質化粧床材
JP2005344371A (ja) 床構造体及びテラスデッキ
WO2014187434A1 (en) Prefabricated floor and method of its production
CN212358976U (zh) 有限位装置的鱼骨拼地板
JP2551544Y2 (ja) 階 段
WO2002088486A1 (en) Floor panels and method for laying such
WO2008141428A1 (en) Surface covering systems