PT2004710E - Procedimento para criar uma transição entre qualidades de polímeros - Google Patents

Procedimento para criar uma transição entre qualidades de polímeros Download PDF

Info

Publication number
PT2004710E
PT2004710E PT07727457T PT07727457T PT2004710E PT 2004710 E PT2004710 E PT 2004710E PT 07727457 T PT07727457 T PT 07727457T PT 07727457 T PT07727457 T PT 07727457T PT 2004710 E PT2004710 E PT 2004710E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
reactor
transition
monomer
supply
qualities
Prior art date
Application number
PT07727457T
Other languages
English (en)
Inventor
Marc Moers
Lieven Van Looveren
Mathias Wijffels
Original Assignee
Total Petrochemicals Res Feluy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=36791804&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT2004710(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Total Petrochemicals Res Feluy filed Critical Total Petrochemicals Res Feluy
Publication of PT2004710E publication Critical patent/PT2004710E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F2/00Processes of polymerisation
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F10/00Homopolymers and copolymers of unsaturated aliphatic hydrocarbons having only one carbon-to-carbon double bond
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F10/00Homopolymers and copolymers of unsaturated aliphatic hydrocarbons having only one carbon-to-carbon double bond
    • C08F10/02Ethene
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F2/00Processes of polymerisation
    • C08F2/01Processes of polymerisation characterised by special features of the polymerisation apparatus used

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Polymerisation Methods In General (AREA)
  • Addition Polymer Or Copolymer, Post-Treatments, Or Chemical Modifications (AREA)
  • Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)
  • Polyoxymethylene Polymers And Polymers With Carbon-To-Carbon Bonds (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
"PROCEDIMENTO PARA CRIAR UMA TRANSIÇAO ENTRE QUALIDADES DE POLÍMEROS"
CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um procedimento de transição entre qualidades de polímeros num procedimento de polimerização, que consiste em polimerizar pelo menos um monómero em pelo menos um primeiro reactor e um segundo reactor, ligados entre si em série.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Uma qualidade de polímero é um polímero que está dentro de um conjunto determinado de especificações, que definem propriedades específicas que deve ter o polímero, por exemplo, para o polietileno o índice de fluidez (melt flow index) e a densidade têm de estar dentro de um determinado intervalo. Nos procedimentos de polimerização que produzem polímeros num procedimento contínuo, a mudança de uma qualidade de polímero para outra qualidade do mesmo polímero, ou a mudança de um homopolímero para um copolímero ou vice-versa, realiza-se alterando as condições da reacção ao mesmo tempo que se produz o polímero. Esta mudança é denominada de transição e, nesta descrição, considera-se que começa num tempo 0 (t = 0), que é quando as condições de reacção se alteram pela primeira vez com o objectivo de obter uma segunda qualidade de polímero. A t = 0, a reacção ainda está a produzir a primeira qualidade do produto polimérico, isto é, o reactor está a produzir um polímero que está dentro do conjunto de especificações para a primeira qualidade. Após t = 0, as condições de reacção alteram-se gradualmente e, desta forma, se a segunda qualidade for muito diferente da primeira, produz-se um polímero que está fora da especificação, isto é, que não 2 está dentro das especificações de qualquer uma da primeira ou segunda qualidade. A transição considera-se acabada quando o reactor produz a segunda qualidade, isto é, um polimero que está dentro do conjunto de especificações para essa segunda qualidade. Durante uma transição, entre os parâmetros que se alteram tipicamente, por exemplo no caso de polimerizações de olefina, seleccionam-se a temperatura, o fornecimento do monómero, o fornecimento de comonómero, o fornecimento de hidrogénio, o fornecimento de co-catalisador ou o fornecimento de catalisador. No presente documento entende-se por "fornecimento" de uma substância o fluxo da substância em kg por hora fornecida a um reactor.
Num procedimento que envolve dois ou mais reactores em série, em primeiro lugar o monómero polimeriza-se num primeiro reactor e depois, passa-se para um segundo reactor onde continua a polimerização. As transições nesta classe de procedimentos são realizadas no momento alterando as condições de reacção em ambos os reactores ao mesmo tempo. As alterações realizadas em ambos os reactores ao mesmo tempo, contudo, conduzem a um grau importante de flutuação das propriedades dos produtos poliméricos, tais como flutuações no indice de fusão do polimero, bem como uma importante quantidade de produto fora da especificação.
OBJECTIVOS E SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Um objectivo da presente invenção é proporcionar um procedimento de criação de uma transição, enquanto é reduzido o tempo necessário para a mesma. Um outro objectivo da invenção é proporcionar um procedimento para a transição, em que sejam reduzidas as flutuações nas propriedades dos polimeros formados. Um objectivo adicional da presente invenção é proporcionar um procedimento para a transição que permita uma redução na quantidade de polimero fora da especificação. 3
Pelo menos um dos objectivos anteriores é atingido com a presente invenção, nomeadamente um procedimento de transição entre qualidades de polímeros num procedimento de polimerização, que consiste em polimerizar pelo menos um monómero em pelo menos um primeiro reactor e um segundo reactor, ligados entre si em série, em que o fornecimento do monómero para o primeiro reactor se mantém basicamente constante durante a transição, alterando no máximo 5% durante a transição, estando a percentagem de alteração relacionada com o fornecimento do monómero médio no primeiro reactor da transição. A invenção é particularmente aplicável a transições entre qualidades de poliolefina.
BREVE DESCRIÇÃO DOS GRÁFICOS 0 Gráfico 1 é um exemplo do fornecimento do monómero no primeiro reactor de acordo com a técnica anterior. A abcissa representa o tempo em h:min e a ordenada representa o fornecimento do monómero em kg/h. 0 Gráfico 2 é um exemplo do fornecimento do monómero no primeiro reactor segundo a invenção. A abcissa representa o tempo em h:min e a ordenada representa o fornecimento do monómero em kg/h.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A invenção refere-se a um procedimento de transição entre qualidades de polímero num procedimento de polimerização que consiste em polimerizar, pelo menos, um monómero em pelo menos um primeiro reactor e um segundo reactor, ligados entre si em série, em que o fornecimento do monómero ao primeiro reactor se mantém basicamente constante durante a transição, alterando no máximo 5% durante a transição, estando a percentagem de alteração em relação com o fornecimento do monómero médio no primeiro reactor da transição. 4 A presente invenção proporciona, portanto, um procedimento para criar uma transição de tal forma a reduzir as flutuações nos reactores, assim como também reduzir significativamente a quantidade de produtos que estão fora da especificação e o tempo necessário para a transição. 0 número de reactores utilizados na presente invenção pode ser dois, três, quatro, cinco, seis ou mais. 0 fornecimento do monómero no primeiro reactor não muda, enquanto que nos outros fornecimentos pode mudar. Os outros fornecimentos baseiam-se, por exemplo, no caso de polimerizações de olefina, na proporção de hexano/monómero ou na proporção hidrogénio/monómero.
De acordo com a presente invenção, o fornecimento do monómero no primeiro reactor mantém-se basicamente constante durante a transição. Entende-se por basicamente constante que o fornecimento do monómero no primeiro reactor muda no máximo 5% durante a transição. A percentagem de alteração relaciona-se com o fornecimento do monómero médio durante a transição no primeiro reactor. De acordo com uma outra concretização, o fornecimento do monómero no primeiro reactor muda no máximo 2% durante a transição. De acordo com uma concretização preferencial, o fornecimento do monómero no primeiro reactor muda no máximo 1% durante a transição.
De acordo com uma concretização, o procedimento de polimerização realizado é um procedimento de polimerização de olefina utilizando um catalisador de metaloceno, um catalisador de tipo crómio e/ou um catalisador de Ziegler-Natta. Preferem-se os catalisadores de Ziegler-Natta. A invenção pode ser utilizada na polimerização de qualquer monómero pretendido. No entanto, de acordo com uma concretização da invenção, as qualidades de polímero são qualidades de poliolefina. Neste caso, os monómeros são definas, tais como etileno, propileno, 1-buteno, 1-hexeno, 5 4-metilo 1-penteno, 1-hepteno e 1-octeno. Pode ser utilizada também qualquer mistura destes monómeros. 0 termo polimerização refere-se, aqui, tanto à homopolimerização como à copolimerização. É possível utilizar também comonómeros alfa-olefínicos, que são constituídos por 3 a 10 átomos de carbono, diferentes dos mencionados anteriormente.
De acordo com uma outra concretização as qualidades de poliolefinas são qualidades de poliolefina multifuncionais, isto é, formam-se diferentes resinas em diferentes reactores ligados entre si em série. Por multimodal, entende-se bimodal, trimodal, etc. Quando se fabricam polímeros multimodais, também pode ser utilizado o procedimento de acordo com a invenção, de tal forma que enquanto o fornecimento do monómero ao primeiro reactor se mantém basicamente constante, a quantidade de polímero formado no segundo reactor aumenta ou diminui, consoante a alteração necessária de proporção das duas resinas no produto polimérico final.
Numa concretização particularmente preferida, a invenção refere-se a um procedimento para criar uma transição num procedimento de polimerização, em que são preparadas qualidades de polietileno, preferentemente polietileno bimodal.
Quando se polimeriza etileno e/ou propileno, o procedimento de polimerização na presente invenção é realizado, preferentemente, em fase líquida (procedimento em suspensão) ou em fase gasosa.
No procedimento em suspensão líquida, o líquido consiste em etileno e/ou propileno e, quando necessário, um ou mais comonómeros alfa-olefínicos que são constituídos por 3 a 10 átomos de carbono, num diluente inerte. O comonómero pode ser seleccionado entre 1-buteno, 1-hexeno, 4-metil 1-penteno, 1-hepteno e 1-octeno. O diluente inerte é, preferencialmente isobutano. Outros compostos, tais como 6 alquilo metálico ou hidrogénio, podem introduzir-se na reacção de polimerização para regular a actividade e as propriedades do polímero, tais como o índice de fluidez (melt flow index). Num procedimento preferencial da presente invenção, o procedimento de polimerização é realizado em dois reactores de ciclo contínuo, preferentemente em dois reactores de ciclo contínuo totalmente líquidos, conhecidos também como reactores de ciclo misto contínuo. 0 procedimento da invenção também é adequado para polimerizações em fase gasosa de olefina. A polimerização em fase gasosa pode ser realizada em dois ou mais reactores de leito fluidizado ou de leito agitado. A fase gasosa consiste em etileno e/ou propileno e, se necessário, um comonómero alfa-olefúnico constituído por 3 a 10 átomos de carbono, como 1-buteno, 1-hexeno, 4-metilo-l-penteno, 1-octeno ou misturas dos mesmos, bem como um gás inerte, como nitrogénio. Opcionalmente, é possível injectar também um alquilo metálico a meio da polimerização, bem como outros agentes de controlo de reacção, tais como hidrogénio ou oxigénio. Opcionalmente, pode ser utilizado um diluente de tipo hidrocarboneto, como pentano, isopentano, hexano, iso-hexano, ciclo-hexano ou misturas dos mesmos.
No caso das transições de qualidades de polietileno, durante uma transição, um parâmetro que pode ser alterado é, por exemplo, a quantidade de hexeno injectado no primeiro reactor, que pode variar entre 10 e 120 kg/t de polímero produzido. Além disso, o gás libertado de etileno (no primeiro reactor e no segundo reactor) pode variar até 20%. A proporção de injecção de hidrogénio e gás emitido (principalmente no segundo reactor) pode variar até 35%, a temperatura do reactor aproximadamente até 5% e a proporção do reactor (toneladas fabricadas no segundo reactor face ao primeiro reactor) até 10%. Estes valores são disponibilizados apenas como indicação geral. Os valores 7 que devem ser utilizados para qualquer transição dada são claros para um especialista na matéria.
Pode ser obtida maior estabilidade se a proporção de gás libertado do monómero/fornecimento do monómero no primeiro reactor se mantiver constante, isto é, as outras injecções (por exemplo hidrogénio, comonómero, etc.) se dosifiçarem em proporção relativamente ao monómero. Manter constante o fluxo de monómero, isto é, o fornecimento do monómero, permite realizar alterações na injecção dos outros parâmetros, sem maiores alterações e flutuações.
Como exemplo, pode mencionar-se que quando é realizada uma transição consoante a técnica anterior num procedimento de polimerização, que tem uma velocidade de produção de aproximadamente 30 t/h, a quantidade de produto fora da especificação que se forma é de aproximadamente 200-500 t e o tempo necessário é de aproximadamente 12-20 horas. Com o procedimento de acordo com a presente invenção, estes valores podem reduzir-se para 100 t de produto fora da especificação e para 8 horas de tempo de transição.
EXEMPLOS
Os seguintes exemplos demonstram a invenção relacionada com a transição de um polietileno de Ziegler-Natta de Qualidade A para Qualidade B, durante um procedimento de polimerização continuo em dois reactores de ciclo continuo totalmente líquidos, Rl e R2, ligados entre si em série (reactor de ciclo misto continuo). A primeira transição realizou-se de acordo com a técnica anterior, em que o fornecimento do monómero ao primeiro reactor Rl não era constante. A segunda transição foi realizada de acordo com a invenção. A Tabela 1 apresenta o conjunto de especificações para cada qualidade. 8
Tabela 1
Qualidade A Qualidade B Intervalo de MI 5 / g/lOmin LO LO O 1 o o 1,87 - 2,53 Intervalo de densidade / g/cm3 0, 947 - 0, 949 0, 958 - 0, 960 0 comonómero de hexeno foi adicionado a ambas transições a uma velocidade constante de 0,00346 kg/h, em ambos reactores. A temperatura no primeiro reactor Rl manteve-se aproximadamente a 87°C e a temperatura no segundo reactor R2 manteve-se aproximadamente a 95°C, em ambas as transições. A pressão manteve-se a 4,2 MPa no Rl e a aproximadamente 4 MPa no R2. A transição começou a partir do momento em que foi mudado o fornecimento de hidrogénio com a intenção de obter o polímero de qualidade B. A densidade foi medida consoante o procedimento do ensaio convencional AS TM 1505 a uma temperatura de 23°C. O índice de fusão Ml5 foi medido consoante o procedimento do ensaio convencional ASTM D 1238 sob uma carga de 5 kg e uma temperatura de 190°C.
Exemplo da técnica anterior A transição começou num tempo de OhOO, que é o tempo em que o fornecimento de hidrogénio foi aumentado pela primeira vez com a intenção de produzir o segundo polímero de B. Neste ponto, a Qualidade A ainda se estava a produzir dentro da especificação. A Qualidade B pretendida foi obtida após 19 horas e 30 minutos. Os fornecimentos e propriedades do produto indicam-se na Tabela 2 de seguida. 9
Tabela 2: Transição da técnica anterior
Tempo/ Fornecimento de monómero 1 XO no 1 reactor/ Fornecimento de monómero no 22 reactor/ Fornecimento de hidrogénio 1 XO no 1 reactor/ Fornecimento de hidrogénio no 22 reactor/ Densidade do produto/ índice de fluidez do produto/ h:min kg/h kg/h kg/h kg/h g/cm3 g/lOmin 0:00 7127 7354 103 13 0,9472 0,414 0:15 7119 7395 319 13 0,9472 0,414 0:30 7110 7424 377 13 0,9472 0,414 0:45 7102 7465 379 13 0,9472 0,414 1:00 7093 7463 382 13 0,9472 0,544 1:15 7085 7492 385 13 0,9472 0,544 1:30 7076 7500 380 13 0,9472 0,544 1:45 7067 7550 383 13 0,9472 0, 682 2:00 7045 7561 396 13 0,9485 0, 682 2:15 7022 7606 389 13 0,9485 0, 682 2:30 6998 7609 384 13 0,9485 0, 682 2:45 6975 7657 385 13 0,9485 0, 682 3:00 6951 7658 380 15 0,9485 0, 682 3:15 6928 7714 380 16 0,9485 1,096 3:30 6914 7714 386 16 0,9485 1,096 3:45 6900 7728 379 16 0,9485 1,096 4:00 6886 7718 376 16 0,9508 1,096 4:15 6872 7769 375 16 0,9508 1,739 4:30 6839 7878 378 15 0,9508 1,739 4:45 6642 7705 373 14 0,9508 1,739 5:00 6767 7947 370 14 0,9535 1,739 5:15 6880 7903 382 14 0,9535 2,761 5:30 6650 7836 367 13 0,9535 2,761 5:45 6648 7873 368 12 0,9535 2,761 6:00 6 64 6 7865 369 12 0,9558 2,761 6:15 6644 7845 365 12 0,9558 2,761 10
Tempo/ Fornecimento de monómero 1 ΓΟ no 1 reactor/ Fornecimento de monómero no 22 reactor/ Fornecimento de hidrogénio no lr° reactor/ Fornecimento de hidrogénio no 22 reactor/ Densidade do produto/ índice de fluidez do produto/ 6:30 6750 7878 366 11 0,9558 3, 620 6:45 6773 7850 372 11 0,9558 3, 620 7:00 6699 7877 369 11 0,9545 3, 620 7:15 6685 7859 368 12 0,9545 4,003 7:30 6645 7868 367 12 0,9545 4,003 7:45 6652 7836 365 13 0,9545 4,003 8:00 6769 7860 370 13 0,9566 4,003 8:15 6778 7861 371 14 0,9566 3,765 8:30 6761 7886 369 14 0,9566 3,765 8:45 6744 7866 368 15 0,9566 3,765 9:00 6727 7850 373 15 0,9579 3,765 9:15 6710 7863 366 15 0,9579 3,728 9:30 6693 7862 365 16 0,9579 3,728 9:45 6680 7855 366 16 0,9579 3,728 10 :00 6689 7853 365 16 0,9585 3,728 10 :15 6697 7856 366 16 0,9585 3,810 10:30 6706 7859 369 16 0,9585 3,810 10 :45 6715 7870 370 16 0,9585 3,810 11 :00 6651 7901 367 16 0,9585 3,810 11 :15 6745 7888 357 16 0,9585 3, 680 11 :30 6737 7867 351 16 0,9585 3, 680 11 :45 6729 7850 348 16 0,9587 3, 680 12 :00 6721 7861 348 16 0,9587 3, 680 12 :15 6713 7862 348 16 0,9587 3, 620 12 :30 6704 7852 343 15 0,9587 3, 620 12 :45 6694 7862 340 15 0,9587 3, 620 13:00 6685 7865 342 15 0,9587 3, 620 13 :15 6675 7864 341 15 0,9587 3,805 13 :30 6665 7846 340 14 0,9587 3,805 11
Tempo/ Fornecimento de monómero no lr° reactor/ Fornecimento de monómero no 2! reactor/ Fornecimento de hidrogénio no lro reactor/ Fornecimento de hidrogénio no 22 reactor/ Densidade do produto/ índice de fluidez do produto/ 13:45 6656 7850 340 14 0,9587 3,805 14:00 6646 7850 342 14 0,9595 3,805 14:15 6636 7853 338 14 0,9595 3,805 14:30 6645 7850 339 13 0,9595 3, 690 14:45 6660 7862 339 13 0,9595 3, 690 15:00 6675 7851 342 13 0,9595 3, 690 15:15 6689 7849 342 13 0,9595 3, 620 15 : 30 6704 7847 335 13 0,9595 3, 620 15 : 45 6719 7858 329 13 0,9595 3, 620 16:00 6734 7853 329 14 0,9595 3, 620 16:15 6749 7858 326 14 0,9595 3, 620 16:30 6745 7835 324 14 0,9595 3,150 16:45 6737 7849 322 14 0,9595 3,150 17 : 00 6729 7849 322 15 0,9595 3,150 17 :15 6721 7856 313 15 0,9595 3,150 17 : 30 6712 7848 309 15 0,9595 2,841 17:45 6692 7866 306 15 0,9595 2,841 18:00 6671 7863 294 15 0,9595 2,841 18:15 6649 7869 290 15 0,9595 2,841 18:30 6627 7814 288 15 0,9595 2,841 18:45 6539 7674 282 15 0,9595 2,841 19:00 6777 8158 287 16 0,9595 2,841 19:15 6696 7944 287 16 0,9595 2,841 19:30 6657 7888 277 16 0,9595 2,520 0 Gráfico 1 apresenta o fornecimento do monómero no reactor RI. 0 fornecimento do monómero médio no Rl durante a transição foi calculado em 6772 kg/h. As linhas descontinuas a cinzento a 6705 kg/h e 6840 kg/h apresentam 12 o fornecimento do monómero médio a -1% e +1%, respectivamente. Isto demonstra que o fornecimento no primeiro reactor não está dentro destes limites e que, por isso, não era constante. A transição demorou 19 horas e 30 minutos até ficar concluída. Produziu-se uma quantidade total de 457 toneladas de produto fora da especificação. Exemplo consoante a invenção A transição começou no tempo OhOO, que é o tempo em que o fornecimento de hidroqénio foi aumentado pela primeira vez com a intenção de produzir o segundo polímero de Qualidade B. Neste ponto, a qualidade A ainda estava a ser produzida dentro da especificação. A Qualidade B pretendida obteve-se a partir do tempo 14hl5 em diante. Os fornecimentos e propriedades de produto indicam-se na Tabela 3 de seguida.
Tabela 3: Transição consoante a invenção
Tempo/ Fornecimento de monómero no lr° reactor/ Fornecimento de monómero no 22 reactor/ Fornecimento de hidrogénio no lr° reactor/ Fornecimento de hidrogénio no 2 a reactor/ Densidade do produto/ índice de fluidez do produto/ h:min kg/h kg/h kg/h kg/h g/cm3 g/lOmin 0:00 15780 16540 194 25 0,9483 0,575 0:15 15658 16680 247 25 0,9486 0,553 0:30 15792 16790 277 25 0,9486 0,553 0:45 15849 16827 301 25 0,9486 0,553 1:00 15759 16887 310 25 0,9486 0,553 1:15 15782 16893 326 25 0,9495 0, 674 1:30 15745 16989 388 25 0,9495 0, 674 1:45 15829 17021 424 25 0,9495 0, 674 2:00 15768 17246 451 24 0,9495 0,674 2:15 15768 17287 465 24 0,9481 0,555 13
Tempo/ Fornecimento de monómero 1 ΓΟ no 1 reactor/ Fornecimento de monómero no 22 reactor/ Fornecimento de hidrogénio no lr° reactor/ Fornecimento de hidrogénio no 22 reactor/ Densidade do produto/ índice de fluidez do produto/ 2:30 15619 17317 476 24 0,9481 0,555 2:45 15709 17354 495 24 0,9481 0,555 3:00 15766 17334 495 24 0,9481 0,555 3:15 15741 17348 495 23 0,9503 0,864 3:30 15724 17327 495 23 0,9503 0,864 3:45 15760 17332 495 23 0,9503 0,864 4:00 15751 17341 495 23 0,9503 0,864 4:15 15735 17332 495 23 0,9536 1,402 4:30 15733 17313 495 23 0,9536 1,402 4:45 15852 17339 495 22 0,9536 1,402 5:00 15783 17353 495 22 0,9536 1,402 5:15 15852 17311 495 22 0,9541 1,895 5:30 15765 17337 495 22 0,9541 1,895 5:45 15673 17322 495 22 0,9541 1,895 6:00 15616 17330 495 22 0,9541 1,895 6:15 15773 17345 495 22 0,9541 1,796 6:30 15770 17331 495 23 0,9541 1,796 6:45 15646 17299 495 23 0,9541 1,796 7:00 15829 17334 495 24 0,9541 1,796 7:15 15740 17332 495 25 0,9558 2,137 7:30 15703 17299 495 26 0,9558 2,137 7:45 15818 17347 495 26 0,9558 2,137 8:00 15677 17340 495 27 0,9558 2,137 8:15 15788 17318 495 27 0,9562 1,809 8:30 15787 17329 495 27 0,9562 1,809 8:45 15817 17327 495 27 0,9562 1,809 9:00 15767 17328 495 28 0,9562 1,809 9:15 15667 17328 495 28 0,9566 2,128 9:30 15754 17325 495 28 0,9566 2,128 14
Tempo/ Fornecimento de monómero no lr° reactor/ Fornecimento de monómero no 2s reactor/ Fornecimento de hidrogénio no lTO reactor/ Fornecimento de hidrogénio no 22 reactor/ Densidade do produto/ índice de fluidez do produto/ 9:45 15720 17330 495 29 0,9566 2,128 10:00 15765 17328 495 28 0,9566 2,128 10:15 15780 17354 495 28 0,9559 2,160 10:30 15751 17329 495 28 0,9559 2,160 10:45 15795 17334 495 28 0,9559 2,160 11:00 15687 17313 495 28 0,9559 2,160 11:15 15802 17344 495 28 0,9570 2,175 11:30 15759 17329 495 28 0,9570 2,175 11:45 15768 17322 495 28 0,9570 2,175 12 : 00 15730 17339 495 28 0,9570 2,175 12 :15 15759 17334 495 28 0,9570 2,165 12:30 15797 17351 495 28 0,9570 2,165 12:45 15737 17338 495 28 0,9573 2,165 13:00 15803 17333 495 28 0,9573 2,165 13:15 15856 17317 495 28 0,9573 2,158 13:30 15812 17328 495 28 0,9573 2,158 13:45 15791 17322 495 28 0,9573 2,158 14:00 15820 17313 495 28 0,9573 2,158 14:15 15810 17349 495 28 0,9579 2,219 0 Gráfico 2 apresenta o fornecimento do monómero no reactor RI. 0 fornecimento do monómero médio no Rl durante a transição foi calculado em 15757 kg/h. As linhas descontinuas a cinzento a 15599 kg/h e 15914 kg/h apresentam o fornecimento do monómero médio a -1% e +1%, respectivamente. Isto demonstra que o fornecimento no primeiro reactor era constante, o fornecimento não muda mais de 1% durante a transição relativamente ao fornecimento médio global durante a transição. 15 A transição durou 14 horas e 15 minutos. Produziu-se uma quantidade total de 122 toneladas de produto fora da especificação. 0 procedimento criado reduz o tempo de transição de 19 horas e 30 minutos para 14 horas e 15 minutos, e reduz a produção de produto fora da especificação de 457 toneladas para 122 toneladas, apesar do facto do fornecimento do monómero ser duas vezes superior ao do exemplo da técnica anterior.
Lisboa, 09/12/2010

Claims (7)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Um procedimento de transição entre qualidades de poliolefina num procedimento de polimerização, que consiste em polimerizar pelo menos um monómero em pelo menos um primeiro reactor e um segundo reactor, ligados entre si em série, caracterizado por o fornecimento de monómero no primeiro reactor se manter essencialmente constante durante a transição, mudando no máximo 5% durante a transição, estando a percentagem de alteração relacionada com o fornecimento médio de monómero no primeiro reactor da transição.
2. Procedimento de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as qualidades de poliolefina serem qualidades de poliolefina multimodal.
3. Procedimento de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por as qualidades de poliolefina serem qualidades de polietileno.
4. Procedimento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por os reactores de polimerização serem reactores de ciclo continuo.
5. Procedimento de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o fornecimento de monómero no primeiro reactor mudar, no máximo, 2%.
6. Procedimento de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o fornecimento de monómero no primeiro reactor mudar, no máximo, 1%.
7. Procedimento de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por o procedimento de 2 polimerização se realizar com recurso a um catalisador de Ziegler-Natta. Lisboa, 09/12/2010
PT07727457T 2006-03-30 2007-03-28 Procedimento para criar uma transição entre qualidades de polímeros PT2004710E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06112036A EP1840140A1 (en) 2006-03-30 2006-03-30 Method for making a transition between polymer grades

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2004710E true PT2004710E (pt) 2010-12-16

Family

ID=36791804

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07727457T PT2004710E (pt) 2006-03-30 2007-03-28 Procedimento para criar uma transição entre qualidades de polímeros

Country Status (12)

Country Link
US (1) US20100016523A1 (pt)
EP (2) EP1840140A1 (pt)
JP (1) JP2009531500A (pt)
KR (1) KR101168844B1 (pt)
CN (1) CN101410422B (pt)
AT (1) ATE485314T1 (pt)
DE (1) DE602007009953D1 (pt)
DK (1) DK2004710T3 (pt)
EA (1) EA015177B1 (pt)
ES (1) ES2352691T3 (pt)
PT (1) PT2004710E (pt)
WO (1) WO2007113191A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2055720A1 (en) * 2007-11-05 2009-05-06 Total Petrochemicals Research Feluy Predictive model for density and melt index of polymer leaving loop reactor
EP2055721A1 (en) * 2007-11-05 2009-05-06 Total Petrochemicals Research Feluy Method for optimising the transition from one polymer grade to another
US9238443B2 (en) 2010-12-17 2016-01-19 Sabic Global Technologies B.V. Blow molded energy absorber and systems and methods of making and using the same
US9032042B2 (en) * 2011-06-27 2015-05-12 Microsoft Technology Licensing, Llc Audio presentation of condensed spatial contextual information
EP2995635A1 (en) 2014-09-11 2016-03-16 Sulzer Chemtech AG Method to minimize the transition time from one polymer grade to another polymer grade in a polymerization plant
US10338225B2 (en) 2015-12-15 2019-07-02 Uber Technologies, Inc. Dynamic LIDAR sensor controller
US10914820B2 (en) 2018-01-31 2021-02-09 Uatc, Llc Sensor assembly for vehicles

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3255161A (en) * 1963-06-10 1966-06-07 Phillips Petroleum Co Control of conversion in reaction train
US3835106A (en) * 1969-03-20 1974-09-10 Stamicarbon Method of controlling a polymer preparation process
JP2764092B2 (ja) * 1989-03-15 1998-06-11 三井化学株式会社 ポリプロピレンの連続的銘柄変更方法
EP0580930B1 (en) * 1992-07-31 1996-11-20 Fina Research S.A. Process for producing polyethylene having a broad molecular weight distribution
BE1007653A3 (fr) * 1993-10-26 1995-09-05 Fina Research Procede de production de polyethylene ayant une distribution large de poids moleculaire.
FI96216C (fi) * 1994-12-16 1996-05-27 Borealis Polymers Oy Prosessi polyeteenin valmistamiseksi
US6063878A (en) * 1996-09-13 2000-05-16 Fina Research, S.A. Process for the preparation of polyethylene which has a broad molecular weight distribution
FI973050A (fi) * 1997-07-18 1999-01-19 Borealis As Menetelmä sellaisten olefiinipolymeerien valmistamiseksi joilla on haluttu molekyylipainojakauma
EP0905151A1 (en) * 1997-09-27 1999-03-31 Fina Research S.A. Production of polyethylene having a broad molecular weight distribution
EP0905153B1 (en) * 1997-09-27 2004-03-31 ATOFINA Research Production of polyethylene having a broad molecular weight distribution
DE19945980A1 (de) * 1999-09-24 2001-03-29 Elenac Gmbh Polyethylen Formmasse mit verbesserter ESCR-Steifigkeitsrelation und Schwellrate, Verfahren zu ihrer Herstellung und daraus hergestellte Hohlkörper
JP5568701B2 (ja) * 2000-03-06 2014-08-13 イネオス ユーロープ リミテッド オレフィン重合の際のシートおよび凝集体の減少方法
US6846884B2 (en) * 2002-09-27 2005-01-25 Union Carbide Chemicals & Plastics Technology Corporation Control of resin properties
AU2002367755A1 (en) * 2002-11-29 2004-06-23 Borealis Technology Oy Ziegler natta catalyst system and polymerisation process using said zn catalyst system for producing ethylene copolymers having a broad molecular weight distribution
EP1544218A1 (en) * 2003-12-19 2005-06-22 Borealis Technology Oy Process for producing olefin polymers

Also Published As

Publication number Publication date
JP2009531500A (ja) 2009-09-03
WO2007113191A1 (en) 2007-10-11
US20100016523A1 (en) 2010-01-21
EA015177B1 (ru) 2011-06-30
EP2004710B1 (en) 2010-10-20
EP2004710A1 (en) 2008-12-24
ES2352691T3 (es) 2011-02-22
CN101410422B (zh) 2010-12-29
ATE485314T1 (de) 2010-11-15
CN101410422A (zh) 2009-04-15
EP1840140A1 (en) 2007-10-03
KR101168844B1 (ko) 2012-07-26
DE602007009953D1 (de) 2010-12-02
DK2004710T3 (da) 2011-01-10
KR20080112259A (ko) 2008-12-24
EA200802093A1 (ru) 2009-04-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2004710E (pt) Procedimento para criar uma transição entre qualidades de polímeros
US4336352A (en) Blend of three ethylene polymers
US6187866B1 (en) Staged reactor process
US6875826B1 (en) High melt strength polypropylene
AU2012307751B2 (en) Polyethylene composition with broad molecular weight distribution and improved homogeneity
US5126398A (en) Process for the in situ blending of polymers
US5149738A (en) Process for the in situ blending of polymers
US20020065368A1 (en) Production of multimodal polyethylene
SK646389A3 (en) Process for the in situ blending of polymers
US6218472B1 (en) Production of multimodal polyethylene
JP4880481B2 (ja) 触媒粒子の寸法制御
JP5301151B2 (ja) オレフィン重合を制御する方法
JPS6261057B2 (pt)
KR20080019045A (ko) 반응 전이 동안 불량 등급 생성물의 생성을 감소시키는방법
CN110023346A (zh) 聚合方法
DE60011453D1 (de) Katalysatorzusammensetzungen für die polymerisation von olefinen zu polymeren mit multimodaler molekulargewichtsverteilung, verfahren zur herstellung und verwendung des katalysators
US9279023B2 (en) Slurry phase polymerisation process
JP2009528424A (ja) 高溶融強度ポリプロピレンを調製するためのプロセス
Kissin Catalysts for the Manufacture of Polyethylene
WO2020136164A1 (en) A process for producing polyolefin film composition and films prepared thereof
EP1650230A1 (en) Polyolefins prepared from Ziegler-Natta and metallocene catalyst components in single reactor
CA2343375A1 (en) Polyethylene film composition
JPH0320407B2 (pt)
JP2004010666A (ja) エチレン系重合体の製造方法