PT1978616T - Passa-muros e método de fabrico do mesmo - Google Patents
Passa-muros e método de fabrico do mesmo Download PDFInfo
- Publication number
- PT1978616T PT1978616T PT82902487T PT08290248T PT1978616T PT 1978616 T PT1978616 T PT 1978616T PT 82902487 T PT82902487 T PT 82902487T PT 08290248 T PT08290248 T PT 08290248T PT 1978616 T PT1978616 T PT 1978616T
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- section
- bundle
- ring
- cable
- collar
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H02—GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
- H02G—INSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
- H02G3/00—Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
- H02G3/22—Installations of cables or lines through walls, floors or ceilings, e.g. into buildings
-
- H—ELECTRICITY
- H02—GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
- H02G—INSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
- H02G15/00—Cable fittings
- H02G15/013—Sealing means for cable inlets
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Architecture (AREA)
- Civil Engineering (AREA)
- Structural Engineering (AREA)
- Insulating Bodies (AREA)
- Connector Housings Or Holding Contact Members (AREA)
- Installation Of Indoor Wiring (AREA)
Description
DESCRIÇÃO "PASSA-MUROS E MÉTODO DE FABRICO DO MESMO" A presente invenção diz respeito aos passa-muros e mais particularmente, mas não unicamente, aos que são utilizados para a alimentação eléctrica de bombas submersíveis.
Através do pedido de patente francesa n° 2 874462 é já conhecido um passa-muros compreendendo um ligador eléc-trico ligado a um feixe de cabos. Apenas a parte do ligador vizinha do feixe e a parte do feixe vizinha do ligador são revestidas por uma massa de resina. A resina é envolvida por um corpo tubular. Este passa-muros é satisfatório, mas é caro, tanto pelas peças que são utilizadas, tais como um bucim de construção especial, como pelo seu método de fabrico, que requer que sejam efectuadas operações em cada lado do passa-muros, isto é, do lado exterior donde parte o cabo e do lado oposto ao referido lado de dentro. É preciso efectuar várias viragens. A invenção atenua esses inconvenientes por meio de um passa-muros que utiliza apenas peças simples disponíveis no mercado e cujo processo de fabrico é consideravelmente simplificado. Além disso, o passa-muros de acordo com a invenção é menos frágil e menos sensível aos choques do que o passa-muros da técnica anterior. A invenção tem portanto por objecto um passa-muros compreendendo um ligador eléctrico ligado a um feixe de cabos, em que apenas a parte do ligador adjacente ao feixe e a parte do feixe adjacente ao ligador são revestidas por uma massa de resina e a resina estando envolvida por um corpo tubular, caracterizado por o corpo tubular ter, sucessivamente, no sentido do interior para o exterior, onde se prolonga o cabo, um primeiro troço com um primeiro diâmetro, seguido de um segundo troço de diâmetro menor do que o do primeiro troço, um anel que se acha voltado para o primeiro troço e que é apertado por um colar de aperto do cabo que empurra a referido anel em direcção ao segundo troço e uma junta anular alojada entre o segundo troço e o cabo, a resina estando em contacto com a face exterior do colar e com a face interior do anel.
Deste modo, agora, para fabricar o passa-muros, além das mesmas peças de base que são usadas na técnica anterior, tais como o ligador, o feixe de cabos e a resina, basta usar peças simples que são um anel, um colar e uma junta anular. Além disso, estas peças que asseguram a estan-queidade ficam bastante melhor protegidas contra os choques por estarem no interior do corpo do que estava o bucim do passa-muros da técnica anterior.
Além disso, este passa-muros é fabricado mais facilmente, tal como o indica o processo de fabrico de um passa-muros de acordo com a invenção que compreende as seguintes etapas sucessivas: enfiar um feixe de cabos num corpo tubular, tal como indicado de acordo com a invenção, até que uma parte da extremidade livre do feixe passe para além do corpo tubular, enfiar sucessivamente por esta parte da extremidade livre a junta anular, o anel e o colar de aperto do cabo, cravar fios desnudados do cabo a contactos de um liga-dor, puxar o cabo para o exterior até que a junta se vá alojar entre o segundo troço do corpo e o cabo empurrado pelo anel, ele próprio empurrado pelo colar de aperto, indo o anel e o colar passar para o primeiro troço do corpo, sendo os dois troços imediatamente adjacentes um ao outro, e depois de se ter rodado o lado de dentro do passa-muros para cima, vazar resina polimerizável no primeiro troço e deixá-la polimerizar. Vê-se assim que o processo implica a montagem de peças no cabo apenas no lado de dentro do passa-muros.
De acordo com a invenção, deve entender-se por feixe de cabos igualmente fios desnudados, e mesmo um único fio eventualmente a pôr em ligação com um contacto.
Ao contrário do passa-muros descrito no documento DE 3 412 786 Al, e na medida em que se identifique o dispositivo 7 de alívio da pressão, que é ali descrito, com um colar, de acordo com a presente invenção o colar apoia-se directamente no anel de apoio da junta anular, que se apoia ela própria no corpo tubular. Tem-se portanto um apoio franco, metal contra metal, e não um colar metálico numa resina mais ou menos firme, mais ou menos dura. 0 colar de aperto tem duas funções: a primeira é, durante a montagem, apoiar-se sobre o anel que por sua vez posiciona a junta anular no segundo troço, a segunda é a de assegurar uma amarração do cabo e a sua manutenção em posição no caso de haver um esforço de tracção sobre ele.
No documento anterior, a junta de estanqueidade é mantida em posição por um anel de apoio 14, por exemplo montado à pressão dentro do corpo.
Nos desenhos anexos, dados unicamente a titulo de exemplo: a Figura 1 é uma vista em corte de um passa-muros de acordo com a invenção, e as Figuras 2 a 6 são vistas esquemáticas que ilustram o método de acordo com a invenção. 0 passa-muros representado na Figura 1 compreende um ligador eléctrico 1 ligado a um feixe de cabos 2. Apenas a parte do ligador 1 adjacente ao feixe 2 e a parte do feixe 2 adjacente ao ligador são revestidas por uma massa de resina 3. 0 feixe 2, a resina 3 e o ligador 1 um são enfiados num corpo tubular 4. 0 corpo tubular 4 tem sucessivamente, no sentido de dentro para fora onde se prolonga o cabo 2, quer dizer, no sentido do ligador 1 para a massa de resina 3, um primeiro troço 5 tendo um primeiro diâmetro, seguido por um segundo troço 6 de diâmetro mais pequeno do que o do primeiro troço 5, um anel 7 situado em frente para o primeiro troço 5 apertado por um colar 8 de aperto do cabo 2 que empurra o referido anel em direcção ao segundo troço 6 e uma junta anular 9 alojada entre o segundo troço 6 e o cabo 2. A resina está em contacto com a face exterior do colar 8 e com a face interior do anel 7.
Este passa-muros é fabricado da seguinte maneira:
De acordo com a Figura 2, enfia-se o feixe 2 de cabos 4 no corpo tubular 4 até que uma parte 11 da extremidade livre do feixe 2 de cabos passe para além do corpo tubular 4.
De acordo com a Figura 3, enfia-se sucessivamente por esta parte 11 da extremidade livre a junta anular 9, o anel 7 e o colar 8 de aperto do cabo 2.
Em seguida, de acordo com a Figura 4, crava-se fios 12 descarnados do cabo 2 nos contactos do ligador 1.
De acordo com a Figura 5, puxa-se o cabo 2 para o exterior até que a junta 9 vá ficar alojada entre o segundo troço 6 do corpo 2 e o cabo sendo empurrado pelo anel 7. 0 anel 7 ele próprio empurrado pelo colar de aperto 8. 0 anel 7 e o colar 8 vêm para o primeiro troço 5 do corpo de diâmetro maior do que o segundo troço 6, os dois troços sucedendo-se imediatamente um ao outro com um ressalto entre eles tendo uma parte perpendicular ao eixo.
De acordo com a Figura 6, depois de se ter voltado o lado de dentro do passa-muros para cima, vaza-se segundo a seta F resina polimerizável sob a forma de uma massa 3 no primeiro troço 5 e deixa-se a resina polimerizar. Vê-se que a montagem das peças 5, a saber, o anel 7, o colar 8 e a junta 9 é efectuada apenas no lado de dentro do passa-muros.
Lisboa, 10 de maio de 2018
Claims (2)
1. Passa-muros compreendendo: um feixe de cabos (2) revestido por uma massa de resina (3) , a resina estando envolvida por um corpo tubular (4), tendo sucessivamente, no sentido do interior para o exterior onde se prolonga o cabo (2), um primeiro troço (5) com um primeiro diâmetro, seguido de um segundo troço (6) de diâmetro menor do que o do primeiro troço (5), e o passa-muros compreende: • um colar (8) de aperto do cabo (2), • um anel (7) voltado para o primeiro troço (5), e • uma junta anular (9) alojada entre o segundo troço (6) e o cabo (2), a massa de resina (3) estando em contacto com a face exterior do colar (8) e com a face interior do anel (7) , caracterizado por um ligador eléctrico (1) estar ligado ao feixe de cabos (2), indo apenas a parte do ligador (1) adjacente ao feixe (2) e a parte do feixe (2) adjacente ao ligador (1) ser revestidas pela massa de resina (3), e por o colar (8) de aperto do cabo empurrar o anel (7) em direcção ao segundo troço (6) .
2. Método de fabrico de um sucessivo passa-muros, caracterizado por compreende as seguintes etapas: enfiar um feixe de cabos num corpo tubular até que uma parte da extremidade livre do feixe passe para além do corpo tubular, enfiar sucessivamente por esta parte da extremidade livre uma junta anular (9), um anel (7) e um colar (8) de aperto do cabo, cravar fios desnudados (12) do cabo (2) a contac-tos de um ligador (1), puxar o cabo (2) para o exterior até que a junta (9) se vá alojar entre um segundo troço (6) do corpo e o cabo empurrado pelo anel (7), ele próprio empurrado pelo colar de aperto, indo o anel (7) e o colar (8) passar para um primeiro troço (5) do corpo de diâmetro maior do que o segundo troço (6), sendo os dois troços imediatamente adjacentes um ao outro, e depois de se ter rodado o lado de dentro do passa-muros para cima, vazar resina polimerizável (3) no primeiro troço (5) e deixá-la polimerizar. Lisboa, 10 de maio de 2018
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR0702530A FR2914794B1 (fr) | 2007-04-06 | 2007-04-06 | Traversee de paroi et son procede de fabrication. |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1978616T true PT1978616T (pt) | 2018-05-18 |
Family
ID=38951281
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT82902487T PT1978616T (pt) | 2007-04-06 | 2008-03-14 | Passa-muros e método de fabrico do mesmo |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1978616B1 (pt) |
ES (1) | ES2664373T3 (pt) |
FR (1) | FR2914794B1 (pt) |
NO (1) | NO1978616T3 (pt) |
PT (1) | PT1978616T (pt) |
Families Citing this family (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN103474943A (zh) * | 2013-10-11 | 2013-12-25 | 湖州三井低温设备有限公司 | 一种新型低温潜液泵密封电缆接头结构 |
CN103730870A (zh) * | 2013-11-20 | 2014-04-16 | 哈尔滨东方报警设备开发有限公司 | 一种矿用防爆引入装置 |
CN105020483B (zh) * | 2014-04-24 | 2017-02-22 | 德卡富(徐州)测控技术有限公司 | 一种电气装置电缆出线孔密封结构 |
CN104319724A (zh) * | 2014-10-28 | 2015-01-28 | 成都峰达科技有限公司 | 方便可靠的电缆引入装置 |
CN108539688A (zh) * | 2018-03-14 | 2018-09-14 | 广东电网有限责任公司东莞供电局 | 一种可拆装电缆穿墙封堵紧固装置 |
CN109038467B (zh) * | 2018-07-02 | 2023-11-28 | 国网浙江慈溪市供电有限公司 | 一种0.4kV电缆快速转接箱 |
EP3910394A1 (de) * | 2020-05-16 | 2021-11-17 | Hauff-Technik GmbH & Co. KG | Verwendung einer durchführung |
Family Cites Families (2)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE3412786A1 (de) * | 1984-04-05 | 1985-10-17 | Klein, Schanzlin & Becker Ag, 6710 Frankenthal | Leitungsdurchfuehrung |
FR2874462B1 (fr) * | 2004-08-17 | 2008-07-25 | Ksb Sas Soc Par Actions Simpli | Traversee de paroi antideflagrante |
-
2007
- 2007-04-06 FR FR0702530A patent/FR2914794B1/fr active Active
-
2008
- 2008-03-14 ES ES08290248.7T patent/ES2664373T3/es active Active
- 2008-03-14 NO NO08290248A patent/NO1978616T3/no unknown
- 2008-03-14 EP EP08290248.7A patent/EP1978616B1/fr active Active
- 2008-03-14 PT PT82902487T patent/PT1978616T/pt unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
ES2664373T3 (es) | 2018-04-19 |
FR2914794A1 (fr) | 2008-10-10 |
NO1978616T3 (pt) | 2018-07-14 |
FR2914794B1 (fr) | 2011-02-11 |
EP1978616B1 (fr) | 2018-02-14 |
EP1978616A1 (fr) | 2008-10-08 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT1978616T (pt) | Passa-muros e método de fabrico do mesmo | |
ES2829848T3 (es) | Un montaje rígido de unión | |
KR200428931Y1 (ko) | 전선관 커넥터 | |
KR20090001385U (ko) | 파이프 고정용 유볼트 | |
US6851969B2 (en) | Pigtailed scotchcast assembly | |
KR100633283B1 (ko) | 하수도관 연결구 | |
KR100706785B1 (ko) | 지중 케이블 관로의 연결구 | |
KR100926528B1 (ko) | 전력선 배선을 위한 지중하 공사용 파형관 연결구조 | |
JP2006345623A (ja) | 水底ケーブル用ジョイント | |
KR101867587B1 (ko) | 주름관 컨넥터 | |
JP2008095456A (ja) | 電柱 | |
KR102518865B1 (ko) | 배관 고정장치 | |
JP2005253122A (ja) | ケーブル接続構造 | |
JP2007282428A (ja) | 架空絶縁電線の引留構造 | |
KR200210137Y1 (ko) | 케이블용 관 이음장치 | |
KR101172896B1 (ko) | 이종관 접속구조 | |
JP5664434B2 (ja) | ワイヤハーネスのグロメット取付構造 | |
KR101290689B1 (ko) | 신축형 슬리브를 구비한 케이블커넥터 | |
KR200389198Y1 (ko) | 하수도관 연결구 | |
KR19980061204U (ko) | 전선보호 덮개 | |
KR20090007590U (ko) | 전선배관용 커플링 | |
CN108508230B (zh) | 加速度传感器组装体 | |
KR102116101B1 (ko) | 파형관 이음부재 | |
JP2004131956A (ja) | Pc鋼線定着具のグラウトキャップ | |
JP2005207218A (ja) | ケーブル保護および固定方法 |