PT1906082E - Sistema de iluminação - Google Patents

Sistema de iluminação Download PDF

Info

Publication number
PT1906082E
PT1906082E PT06020095T PT06020095T PT1906082E PT 1906082 E PT1906082 E PT 1906082E PT 06020095 T PT06020095 T PT 06020095T PT 06020095 T PT06020095 T PT 06020095T PT 1906082 E PT1906082 E PT 1906082E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
lighting
lighting devices
hinged
devices
reflector
Prior art date
Application number
PT06020095T
Other languages
English (en)
Inventor
Martin Kirsten
Thorsten Kretzer
Bern Schuette
Matthias Koeller
Original Assignee
Baero Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Baero Gmbh & Co Kg filed Critical Baero Gmbh & Co Kg
Publication of PT1906082E publication Critical patent/PT1906082E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F21LIGHTING
    • F21VFUNCTIONAL FEATURES OR DETAILS OF LIGHTING DEVICES OR SYSTEMS THEREOF; STRUCTURAL COMBINATIONS OF LIGHTING DEVICES WITH OTHER ARTICLES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F21V21/00Supporting, suspending, or attaching arrangements for lighting devices; Hand grips
    • F21V21/14Adjustable mountings
    • F21V21/30Pivoted housings or frames

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Fastening Of Light Sources Or Lamp Holders (AREA)
  • Non-Portable Lighting Devices Or Systems Thereof (AREA)
  • Pressure Welding/Diffusion-Bonding (AREA)
  • Vehicle Body Suspensions (AREA)
  • Supplying Of Containers To The Packaging Station (AREA)
  • Lasers (AREA)
  • Illuminated Signs And Luminous Advertising (AREA)
  • Push-Button Switches (AREA)
  • Road Signs Or Road Markings (AREA)
  • Securing Globes, Refractors, Reflectors Or The Like (AREA)

Description

1
Descrição "Sistema de iluminação" A presente invenção refere-se a um sistema de iluminação com dois dispositivos de iluminação em que cada um apresenta uma lâmpada numa posição de queima horizontal e uma caixa reflectora que rodeia a lâmpada.
As superfícies para apresentação de artigos tais como por exemplo as montras frigoríficas, expositores de frutas e estantes de vendas etc. são geralmente iluminadas artificialmente. 0 objectivo aqui é o de iluminar, o mais uniformemente possível, as superfícies alongadas, rectangulares das unidades de venda. Para isto, utilizam-se frequentemente dispositivos de iluminação tal como são conhecidos da EP 1 225 300 BI. Estes dispositivos de iluminação apresentam um tubo de descarga de alta pressão como uma lâmpada e uma caixa reflectora que produz distribuição de luz em forma de mariposa em ângulos rectos para o eixo longitudinal da lâmpada. Ao utilizar lâmpadas de descarga de alta pressão, é possível a produção concentrada de elevados fluxos luminosos, sendo deste modo proporcionado um grande volume de potência num espaço mais pequeno. Se estes fluxos de elevada luminosidade forem distribuídos na direcção longitudinal da superfície a ser iluminada através do sistema óptico da caixa reflectora que produz uma distribuição de luz em forma de mariposa na direcção longitudinal da superfície a ser iluminada, podem ser obtidas 2 com armaduras de luz com geometrias pequenas, distâncias de iluminação relativamente grandes de 2 m e mais. A DE 20 2004 017 616 U descreve um dispositivo de iluminação para apresentação de artigos o qual se encontra instalado no tecto e apresenta uma distribuição de luz em forma de mariposa.
Os conhecidos dispositivos de iluminação provaram ser de valor na prática. É considerada contudo uma desvantagem, que sejam necessárias diferentes distribuições de lâmpada dependendo da respectiva altura do tecto, das exigências de iluminação e circunstâncias espaciais. Por esta razão tem sido necessário até agora proporcionar um dispositivo de iluminação individual adaptado às respectivas circunstâncias. É um objectivo da invenção especificar um sistema de iluminação do tipo mencionado no inicio que pode ser utilizado universalmente para diferentes alturas de tecto, exigências de iluminação e circunstâncias espaciais.
Este objectivo é alcançado de acordo com a invenção em que as caixas reflectoras dos dois dispositivos de iluminação se encontram, cada uma, concebidas para produzir distribuição de luz em forma de meia mariposa, sendo os dois dispositivos de iluminação posicionados colocados paralelos um ao outro de modo a que os dois juntos produzam uma distribuição de luz em forma de mariposa e em que os dois dispositivos de iluminação podem ser ajustados um em relação ao outro.
Por isso, o objectivo da invenção é o de produzir distribuição de luz em forma de mariposa pela interacção 3 entre dois dispositivos de iluminação em que cada um produz distribuição de luz em forma de meia mariposa. Estes dois dispositivos de iluminação podem ser ajustados em relação um ao outro, sendo que por meio dos mesmos é possível influenciar a distribuição de luz produzida.
De acordo com uma forma de realização da invenção, por exemplo, os dois dispositivos de iluminação são articulados em redor de eixos de articulação paralelos num plano de articulação que se encontra em ângulo recto com o eixo longitudinal das luzes. Ao articular ao mesmo tempo os dispositivos de iluminação em direcção, ou afastando-se, um do outro, pode ser ajustado o ângulo principal de radiação da distribuição simétrica da luz produzida em forma de mariposa. Ao articular os dois sistemas reflectores de modo heterogéneo, pode ser produzida uma distribuição de luz assimétrica em forma de mariposa.
De acordo com uma forma de realização da invenção, os dispositivos de iluminação são articulados em redor de eixos da articulação que se estendem através dos reflectores. Por meio desta concepção torna-se possível ajustar a inclinação dos dois dispositivos de iluminação, e deste modo das suas caixas reflectoras em relação uma à outra, por meio das quais pode ser produzida uma distribuição de intensidade de lâmpada concentrada, profunda ou com meia largura.
Alternativamente, ou adicionalmente, os dispositivos de iluminação podem ser instalados articulados por meio de alavancas articuladas a um acessório proporcionado a uma 4 distância afastada das caixas reflectoras de modo que os dispositivos de iluminação podem ser movimentados em direcção ou afastando-se um do outro. É particularmente preferido se as alavancas articuladas se encontrarem seguras no acessório e nos dispositivos de iluminação de modo a poderem articular em redor de eixos de articulação paralelos de modo que os dispositivos de iluminação possam ser articulados por um lado por meio dos eixos de articulação que se estendem através do acessório, e por outro lado possam ser basculados em redor dos eixos de articulação que se estendem através dos reflectores. Deste modo, encontra-se proporcionada uma elevada flexibilidade nas possibilidades de ajuste, de modo que os dispositivos de iluminação são ajustados optimamente às tarefas respectivamente desejadas e às circunstâncias espaciais que se encontram disponíveis.
De acordo com uma forma de realização vantajosa adicional, é proporcionado para que os dispositivos de iluminação fiquem colocados num acessório comum. Este acessório pode ser rodado num plano em ângulos rectos para o eixo de articulação dos dispositivos de iluminação em redor de um eixo de articulação que se estende em particular centralmente através do acessório. Esta possibilidade de rodar abre a oportunidade de rodar todo o sistema de iluminação de modo que quando instalado no tecto pode também ser utilizado, por exemplo para iluminar uma parede. Se o acessório for rodado cerca de 180° e os dispositivos de iluminação forem depois articulados de volta em 180° em 5 relação ao acessório por meio das alavancas articuladas, os dois dispositivos de iluminação produzem distribuição de luz que radia profundamente, cujo trajecto preciso pode ser influenciado pelas possibilidades de ajuste que são proporcionadas.
De um modo em si conhecido, os meios de iluminação podem ser na forma de tubo de descarga de alta pressão, em particular uma lâmpada de vapor de halogéneo de metal ou lâmpada de vapor de sódio com reprodução de cor melhorada. Com estas lâmpadas podem ser produzidos elevados fluxos luminosos.
No que se refere a formas de realização vantajosas da invenção, são indicadas reivindicações secundárias e a descrição seguinte como um exemplo de uma forma de realização tomando como referência os desenhos anexos. As figuras representam:
Figura 1 vista frontal esquemática de um sistema de iluminação de acordo com a presente invenção;
Figura 2 vista lateral ampliada do sistema de iluminação da figura 1;
Figura 3 sistema de iluminação da figura 1 numa posição articulada;
Figura 4 sistema de iluminação da figura 3 com dispositivos de iluminação articulados para fora, e Figura 5 sistema de iluminação da figura 3 com dispositivos de iluminação articulados adicionalmente para fora. 6
As figuras 1 e 2 ilustram esquematicamente um sistema de iluminação 1 de acordo com a invenção que pode, por exemplo, ser instalada no tecto. 0 sistema de iluminação 1 compreende dois dispositivos de iluminação 2 em que cada um apresenta uma caixa reflectora 3 e uma lâmpada na forma de um tubo de descarga de alta pressão posicionada dentro da mesma numa posição de queima horizontal. Estes dispositivos de iluminação 2 encontram-se posicionados de modo que os eixos longitudinais das lâmpadas de descarga de alta pressão se encontram paralelos um ao outro e se estendem em ângulos rectos para o plano da página da figura 1. Tal como pode ser visto na figura 1, as caixas reflectoras 3 encontram-se concebidas de modo a que cada uma produza distribuição de luz em forma de meia mariposa que no estado sobreposto resulta numa curva de distribuição de luz em forma de mariposa.
Os dispositivos de iluminação 2 encontram-se instalados num acessório comum 4 que se encontra proporcionado a uma distância afastada e acima das caixas reflectoras 3. As caixas reflectoras 3 encontram-se ligadas ao acessório 4 por alavancas articuladas 5 que se encontram ligadas às caixas reflectoras 3 por um lado, e por outro lado ao acessório 4, em redor dos eixos de articulação S3, S4 que se estendem paralelos aos eixos longitudinais das lâmpadas de descarga de alta pressão de modo que as alavancas articuladas 5 e as caixas reflectoras 3 podem ser articuladas em redor dos eixos de articulação S3, S4 no plano da imagem da figura 1. 7
Tal como pode ser verificado na figura 2, as ligações articuladas são formadas por pernos de articulações 6 nos quais um parafuso de cabeça estriada 7 se encontra respectivamente aparafusado do exterior, sendo isto liberto de forma a articular a sistema, podendo ser novamente apertado assim que a posição de articulação desejada tiver sido adoptada de modo a abraçar a alavanca articulada 5 com o acessório 4 e a caixa reflectora 3 e deste modo fixar o sistema. 0 sistema de iluminação 1 compreende adicionalmente uma unidade de fornecimento de energia 8 que pode ser instalada directamente numa parede, tecto, ou semelhante e se encontra ligada ao acessório 4 por meio de uma barra de ligação 9. Tal como pode ser verificado na figura 1, o acessório 4 encontra-se encaixado à barra de ligação 9 de modo articulado em redor de um eixo de articulação horizontal D que se encontra no plano da imagem da figura 1 de modo que o acessório 4 pode ser articulado em redor do eixo D de articulação num plano vertical que se estende em ângulos rectos para o plano de articulação dos dispositivos de iluminação 2. A unidade de alimentação eléctrica 8 encontra-se ligada ao acessório 4, no qual os balastros para as lâmpadas de descarga de alta pressão se encontram também acomodados, por meio de um cabo de alimentação eléctrico 10, encontrando-se os balastros eléctricos ligados às caixas reflectoras 3 por cabos de ligaçao 11. A figura 1 mostra o sistema de iluminação 1 de acordo com invenção na sua posição inicial em que produz distribuição de luz em forma de mariposa por meio dos seus dois dispositivos de iluminação 2. Esta distribuição de luz padrão pode ser alterada pelas caixas reflectoras 3 que são articuladas simetricamente afastando-se ou em direcção uma à outra em redor dos eixos de articulação S3, S4 articulando as alavancas articuladas 5 em relação ao acessório 4, e/ou sendo as caixas reflectoras 3 e os seus eixos de articulação S3 inclinados em relação às alavancas articuladas 5. Deste modo, pode ser produzida uma distribuição de luz simétrica em forma de mariposa com um ângulo principal desejado de radiação. Ao articular as duas caixas reflectoras 3 de modo não uniforme, é possível produzir distribuição de luz em forma de mariposa assimétrica. A figura 3 mostra o sistema de iluminação 1 após o acessório 4 ter sido rodado 180° em redor do eixo de articulação D para fora da posição apresentada na figura 1, e as alavancas articuladas 5 terem sido articuladas de volta para baixo 180° em redor dos eixos de articulação S4 em relação ao acessório 4. Neste caso, os dois dispositivos de iluminação 2 produzem a curva de distribuição de luz de um emissor profundo cujo trajecto pode ser ajustado. Como exemplo, a figura 4 apresenta um ajuste com o qual as alavancas articuladas 5 são articuladas uniformemente e ligeiramente para fora da posição apresentada na figura 3, sendo que adicionalmente as caixas reflectoras 3 se encontram 9 inclinadas para o exterior em relação às alavancas articuladas 5. A figura 5 apresenta uma forma de realização adicional com a qual as alavancas articuladas 5 adoptam a posição vertical sem qualquer alteração, mas as caixas reflectoras 3 são inclinadas adicionalmente para o exterior em relação às alavancas articuladas 5. Com este alinhamento é possivel com o sistema de iluminação 1 de acordo com a invenção iluminar simultaneamente duas paredes opostas.
Lisboa, 27 de Fevereiro de 2009 1

Claims (8)

1 Re ivindi cações 1. Sistema de iluminação com dois dispositivos de iluminação (2) em que cada um apresenta uma lâmpada numa posição de queima horizontal e uma caixa reflectora (3) que rodeia a lâmpada, caracterizado por as caixas reflectoras (3) dos dois dispositivos de iluminação (2) se encontrarem cada uma concebida para produzir distribuição de luz em forma de meia mariposa, sendo os dois dispositivos de iluminação (2) posicionados colocados paralelos um ao outro de modo a que eles em conjunto produzam distribuição em forma de mariposa e por os dispositivos de iluminação (2) poderem ser ajustados em relação um ao outro.
2. Sistema de iluminação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os dois dispositivos de iluminação (2) poderem ser articulados em redor de eixos de articulação paralelos (S3, S4) num plano de articulação que se encontra em ângulo recto para os eixos longitudinais das luzes.
3. Sistema de iluminação de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por os dispositivos de iluminação (2) poderem ser articulados em redor de eixos de articulação (S3) que se estendem através das caixas reflectoras (3) . 2
4. Sistema de iluminação de acordo com as reivindicações 2 ou 3, caracterizado por os dispositivos de iluminação (2) se encontrarem seguros de modo articulado por meio de alavancas articuladas (5) num acessório proporcionado a uma distância afastada das caixas reflectoras (3).
5. Sistema de iluminação de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por as alavancas articuladas (5) se encontrarem seguras no acessório (4) e nos dispositivos de iluminação (2) de modo que podem articular em redor de eixos de articulação paralelos (S4) .
6. Sistema de iluminação de acordo com as reivindicações 4 ou 5, caracterizado por se encontrar atribuído aos dispositivos de iluminação (2) um acessório comum (4).
7. Sistema de iluminação de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o acessório (4) poder ser rodado num plano em ângulos rectos para o plano de articulação dos dispositivos de iluminação (2) em redor de um eixo de articulação (9) que se estende em particular centralmente através do acessório.
8. Sistema de iluminação de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por as luzes serem na forma de lâmpadas de descarga de alta pressão, em particular uma lâmpada de vapor de halogéneo de metal 3 ou lâmpada de vapor de sódio com reprodução melhorada de cor. Lisboa, 27 de Fevereiro de 2009 1
PT06020095T 2006-09-26 2006-09-26 Sistema de iluminação PT1906082E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06020095A EP1906082B1 (de) 2006-09-26 2006-09-26 Beleuchtungsanlage

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1906082E true PT1906082E (pt) 2009-03-09

Family

ID=37596332

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT06020095T PT1906082E (pt) 2006-09-26 2006-09-26 Sistema de iluminação

Country Status (8)

Country Link
US (1) US7674014B2 (pt)
EP (1) EP1906082B1 (pt)
AT (1) ATE418043T1 (pt)
DE (1) DE502006002391D1 (pt)
DK (1) DK1906082T3 (pt)
ES (1) ES2315979T3 (pt)
PL (1) PL1906082T3 (pt)
PT (1) PT1906082E (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202014103431U1 (de) * 2014-07-25 2015-10-27 Zumtobel Lighting Gmbh Leuchte

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3866036A (en) * 1974-04-16 1975-02-11 Ignacio Goytisolo Taltavull Fluorescent fixture with optical device
US4006355A (en) * 1974-11-26 1977-02-01 Sylvan R. Shemitz And Associates, Inc. Luminaire
DE10117262A1 (de) 2001-01-17 2002-07-18 Hilti Ag Gesteinsbohrer
US20050201103A1 (en) * 2004-03-12 2005-09-15 Honeywell International Inc. Luminaires with batwing light distribution
DE202004017616U1 (de) * 2004-11-12 2005-02-03 BÄRO GmbH & Co KG Beleuchtungssystem
EP1906077A1 (de) * 2006-09-28 2008-04-02 BÄ*RO GmbH & Co. KG Leuchte

Also Published As

Publication number Publication date
EP1906082A1 (de) 2008-04-02
ATE418043T1 (de) 2009-01-15
EP1906082B1 (de) 2008-12-17
PL1906082T3 (pl) 2009-05-29
ES2315979T3 (es) 2009-04-01
DE502006002391D1 (de) 2009-01-29
DK1906082T3 (da) 2009-04-06
US7674014B2 (en) 2010-03-09
US20080074876A1 (en) 2008-03-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4229782A (en) High efficiency lighting units with beam cut-off angle
US10107480B1 (en) Light fixture with pivoting sensor assembly
US7488085B2 (en) Compact task ambient luminaire with twin tube lamp
US6860618B2 (en) Asymmetric distribution luminaire
US4254456A (en) Luminaire for assembly line
US10208933B1 (en) Adjustable light fixture and lighting system
US8337058B2 (en) Single arm mogul mount for sports lighting fixtures
US4344111A (en) High efficiency lighting units and systems using same
JP5144590B2 (ja) 反射笠
US5593225A (en) Wall washer light with internal swivel connector and support arm
KR20100031155A (ko) 조명을 구비하는 어닝용 프론트바
EP0604515B1 (en) Luminaires
JP2010272358A5 (pt)
US6866396B2 (en) Illuminating device with rotatably adjustable support
CA2160598C (en) Lamp reflector
US5278738A (en) Imperial wall sconce
PT1906082E (pt) Sistema de iluminação
CN201003729Y (zh) 侧向角度可调式投光灯
KR20200000580U (ko) 램프의 조사각도 변경이 용이한 조명기구
US20060114681A1 (en) Retractable and adjustable multi-purpose indoor lighting fixture
JP2010142435A (ja) 展示物照明装置
US2305721A (en) Fluorescent tubular lamp
CA2163054A1 (en) Outward protruding corner light and support bracket therefor
PT1586815E (pt) Conjunto reflector com superfície reflectora modificável num aparelho de iluminação
CA2498935C (en) Lamp reflector