PT1880767E - Sistema de ligação entre moinhos contínuos em série numa instalação de trituração - Google Patents

Sistema de ligação entre moinhos contínuos em série numa instalação de trituração Download PDF

Info

Publication number
PT1880767E
PT1880767E PT07110302T PT07110302T PT1880767E PT 1880767 E PT1880767 E PT 1880767E PT 07110302 T PT07110302 T PT 07110302T PT 07110302 T PT07110302 T PT 07110302T PT 1880767 E PT1880767 E PT 1880767E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
mouth
loading
connecting element
mill
unloading
Prior art date
Application number
PT07110302T
Other languages
English (en)
Inventor
Simone Casadio
Piero Poli
Original Assignee
Sacmi
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sacmi filed Critical Sacmi
Publication of PT1880767E publication Critical patent/PT1880767E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C17/00Disintegrating by tumbling mills, i.e. mills having a container charged with the material to be disintegrated with or without special disintegrating members such as pebbles or balls
    • B02C17/18Details
    • B02C17/183Feeding or discharging devices
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C21/00Disintegrating plant with or without drying of the material
    • B02C21/007Disintegrating plant with or without drying of the material using a combination of two or more drum or tube mills

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Crushing And Grinding (AREA)
  • Disintegrating Or Milling (AREA)

Description

ΕΡ 1 880 767/ΡΤ
DESCRIÇÃO "Sistema de ligação entre moinhos contínuos em série numa instalação de trituração" O invento refere-se a uma instalação de trituração tal como definida pela parte pré-caracterizante da reivindicação 1. A instalação de trituração destina-se, em particular, se bem que não exclusivamente, a ser utilizada na preparação de misturas cerâmicas. Estas misturas são em geral preparadas por fragmentação húmida das matérias primas (silício, feldspato, argila) e pela adição de aditivos específicos, até ser obtida uma pasta fluida homogénea que tem a granulometria desejada dos pós suspensos.
Tal como é sabido, uma instalação deste tipo compreende normalmente pelo menos um moinho de trituração, o qual está provido de um tambor rotativo, internamente ao qual o processo de fragmentação das matérias primas tem lugar por impacto, e em qualquer dos casos por acção recíproca, entre as próprias matérias primas e um número de corpos de trituração geralmente esféricos.
Os moinhos de trituração conhecidos estão subdivididos em moinhos contínuos e moinhos descontínuos, dependendo de se a etapa de carregamento da matéria prima para dentro do tambor e a etapa de descarregamento da pasta fluida são feitas continuamente durante a operação de moagem, ou de modo descontínuo, requerendo a interrupção temporária do processo de produção e a paragem do tambor rotativo. O presente invento refere-se a uma instalação de trituração que compreende moinhos contínuos.
Na arte anterior no sector cerâmico, a fragmentação das matérias primas compreende um processo em etapas sucessivas, começando a partir de uma etapa de ruptura e terminando numa etapa de refinamento. Nas várias etapas, os corpos de trituração exibem tamanhos diferentes, diminuindo progressivamente em ordem de etapas desde a ruptura até ao refinamento; consequentemente, para cada uma das etapas existe uma velocidade de rotação de tambor rotativo de tal 2 ΕΡ 1 880 767/ΡΤ modo a optimizar a operação de trabalho, tempos de trabalho e consumo de energia do moinho de trituração.
Por estas razões, a arte anterior, tal como a US-A-3942727, descreve instalações que compreendem uma pluralidade de moinhos de trituração continuos localizados em série, em que o tambor rotativo de cada moinho contém corpos de trituração e roda a uma velocidade independente dos outros, de modo a realizar uma das etapas acima descritas do processo de fragmentação de modo óptimo.
Uma instalação similar encontra-se descrita em detalhe no pedido de patente italiano RE2003A000013, pelo presente requerente, a cujo pedido de patente se deverá fazer referência para detalhes adicionais.
Em particular, cada tambor rotativo da instalação acima descrita está provido de uma boca de carregamento para o material a ser trabalhado e uma boca de descarregamento para a pasta fluida, bocas essas que estão localizadas em lados opostos do tambor e estão dispostas ao longo dos seus eixos de rotação, e bocas essas que rodam solidamente com o tambor, facilitando o avanço continuo do carregamento de matéria prima e o descarregamento da pasta fluida.
Mais ainda, a boca de descarregamento de um tambor rotativo intermédio está ligada à boca de carregamento do próximo tambor, por meio de um elemento de ligação tubular, o qual também está associado a um dispositivo de carregamento para dentro para introduzir corpos de trituração e aditivos especiais (por exemplo, corantes) directamente de modo interno ao tambor a jusante.
Uma desvantagem destas instalações conhecidas é que o elemento de ligação tubular, de modo diferente das condutas de descarregar e carregar que rodam solidamente com os respectivos tambores rotativos, tem de ser ligado de modo sólido ao dispositivo de carregamento para dentro e, consequentemente, tem de ser fixo.
De facto, a extremidade livre da boca de descarregamento insere-se axialmente para uma sua extensão internamente à 3 ΕΡ 1 880 767/ΡΤ ligação tubular, que por sua vez se insere para uma sua extensão internamente à extremidade livre da boca de carregamento do próximo moinho.
Com esta configuração o material que avança entre um tambor rotativo e um tambor rotativo seguinte exibe a tendência de cair acidentalmente a partir do lado da interface entre o tambor rotativo a montante e a ligação tubular e a partir do lado da interface entre a ligação tubular e o tambor rotativo localizado a jusante.
Isto deve-se ao facto de a natureza granular e abrasiva da pasta fluida tornar a realização de dispositivos de vedação apropriados dificil. O objecto do presente invento consiste em obviar a desvantagem acima mencionada, ao proporcionar uma solução a qual é simples, racional e barata. O objecto é alcançado por uma instalação de trituração tal como definida pela reivindicação 1.
Numa concretização preferida do invento, os meios compreendem um primeiro corpo helicoidal fixo à extremidade livre da boca de descarregamento do moinho a montante, de tal modo que o primeiro corpo helicoidal acima mencionado se insere internamente ao elemento de ligação, realizando, em colaboração com uma parte da superfície interna do elemento de ligação, um primeiro dispositivo de parafuso que, durante o avanço do material, mantém o material internamente ao elemento de ligação.
Em outras concretizações os meios ou compreendem em vez de um primeiro corpo helicoidal ou compreendem adicionalmente um segundo corpo helicoidal localizado na boca de carregamento de moinho a jusante e fixo ali internamente, inserindo-se o segundo corpo helicoidal internamente à boca de carregamento do moinho a jusante e realizando, em colaboração com a boca de carregamento de moinho a jusante, um segundo dispositivo de parafuso que impede a saida do material a partir da extremidade a jusante do elemento de ligação. 4
ΕΡ 1 880 767/PT Vão emergir a partir de uma leitura da descrição que se segue outras caracteristicas e vantagens do invento, proporcionadas puramente por meio de exemplo não limitador com a ajuda das figuras anexas dos desenhos, nos quais: a FIG. 1 é uma vista esquemática da instalação de trituração continua do invento; a FIG. 2 é um detalhe do sistema de ligação entre os moinhos do invento.
Com referência às figuras dos desenhos, a instalação de trituração do presente invento, indicada na sua totalidade por 1, compreende uma pluralidade de moinhos contínuos 2 localizados em série.
Cada moinho 2 compreende um tambor rotativo 3, o qual é formado por um corpo cilíndrico 4 que tem um eixo horizontal, corpo 4 esse que está fechado, numa sua extremidade, por um primeiro fundo 5 provido de uma boca axial 6 para carregar o material, e numa sua extremidade oposta, por um fundo 7 provido de uma boca axial 8 para descarregar a pasta fluida. O tambor rotativo 3 é suportado em cada extremidade por uma estrutura adequada 9 e é activado por um sistema de controlo especial 10 por meio de um sistema de correia 11.
Internamente ao tambor rotativo 3 existe uma câmara de trituração, internamente à qual são fornecidos tanto os corpos de trituração como as matérias primas que constituem a pasta deslizante, isto é, essencialmente água, silício, feldspato, argila. Os corpos de trituração são tipicamente feitos de silício ou alumínio e, durante a operação da instalação, desgastam-se ao ponto de se misturarem com a pasta fluida em processamento. A FIG. 1 mostra que o primeiro moinho a montante 2 está provido de um sistema de carregamento normal 18 das matérias primas, o qual é em si mesmo conhecido, e por a boca de carregamento 6 do segundo moinho, e quaisquer outros moinhos, estar ligada tanto à boca de descarregamento 8 do moinho 5 ΕΡ 1 880 767/ΡΤ precedente como a uma conduta de carregamento para dentro 20 que está associada a um outro dispositivo de carregamento 21. A conduta de carregamento para dentro 20 permite de modo vantajoso que os corpos de trituração sejam adicionados separadamente para cada um dos moinhos contínuos 2, e também permite que os materiais ou água sejam introduzidos separadamente, permitindo assim constantemente que a mistura seja corrigida e assegurando uma composição óptima.
Cada um dos moinhos contínuos 2 da instalação de trituração 1, sendo operativamente independentes uns dos outros, tem um tamanho óptimo e estão também optimizados em termos da sua geometria, das dimensões dos corpos de trituração e da velocidade de rotação, para a etapa específica de fragmentação que se destina a realizar, e a pasta fluida em processo passa continuamente de um tambor que pode rodar 3 para um tambor que pode rodar seguinte 3 sem interrupção de processo, até que a granulometria desejada dos pós suspensos seja obtida. A evacuação da pasta fluida refinada da câmara de operação de um tambor rotativo 3 é feita por meios normais, de tipo conhecido, os quais não são aqui mais descritos. Contudo, com o fim de entender o presente invento, é mencionado que, muito embora os meios para evacuação avancem a pasta fluida na direcção do tambor rotativo 3 localizado a jusante, este avanço também é realizado, e tornado eficiente, pela rotação da boca de descarregamento 8 e da boca de carregamento 6, as quais são solidamente impelidas para os respectivos tambores rotativos 3.
Tal como mencionado anteriormente, um elemento de ligação tubular fixo 19 está interposto entre as bocas de descarregamento 8 e as bocas de carregamento 6, elemento de ligação 19 esse que é substancialmente constituído por um tubo fixo à estrutura de suporte 9 por meio de um suporte rígido 25.
As seguintes estão associadas de modo a rodarem ao elemento de ligação tubular fixo 19: num lado do mesmo a boca de descarregamento 8 e no outro lado do mesmo a boca de 6
ΕΡ 1 880 767/PT carregamento 6. Em detalhe, a extremidade livre da boca de descarregamento 8 insere-se axialmente, para uma sua extensão, de modo interno ao elemento de ligação tubular 19, que por sua vez se insere, para uma sua extensão, internamente à extremidade livre da boca de carregamento 6. A boca de descarregamento 8 é assim mais pequena do que o elemento de ligação fixo 19, enquanto que o elemento de ligação 19 é mais pequeno do que a boca de carregamento 6.
Podem ser interpostos meios adequados para vedação entre a boca de descarregamento 8 e a boca de carregamento 6 e o elemento de ligação tubular 19, meios para vedação esses que podem contribuir de modo vantajoso para impedir o derrame de material a partir da instalação 1.
Em particular, tal como se pode ver na FIG. 2, um primeiro corpo helicoidal 23 é fixo à extremidade livre da boca de descarregamento 8 e à sua superfície externa, realizando um primeiro dispositivo de parafuso de acordo com o invento.
Deste modo, o primeiro corpo helicoidal 23 é girado pela rotação do moinho contínuo 2 ao qual a boca de descarregamento 8 está associada.
Além do mais, um segundo corpo helicoidal 24 está fixo internamente à boca de carregamento a jusante 6 do moinho, realizando um segundo dispositivo de parafuso do invento.
De modo similar ao primeiro corpo helicoidal 23, o segundo corpo helicoidal 24 é girado pela rotação do moinho continuo 2 a que a boca de carregamento 6 está associada.
Durante o funcionamento da instalação 1, os tambores rotativos 3 rodam de modo independente um do outro e, consequentemente, arrastam a boca de descarregamento 8 e a boca de carregamento 6 para rotação, enquanto o elemento de ligação tubular 19 permanece fixo. 7 ΕΡ 1 880 767/ΡΤ
Deste modo, ο primeiro corpo helicoidal 23, o qual está unido à boca de descarregamento 8, roda internamente à primeira porção do elemento de ligação 19. O primeiro corpo helicoidal 23, durante o avanço do material, colabora com a superfície interna do elemento de ligação 19 e forma um primeiro dispositivo de parafuso que tem a função de manter o próprio material internamente ao elemento de ligação 19, impedindo também que o material saia acidentalmente a partir da extremidade a montante do elemento de ligação tubular 19.
Além do mais, o segundo corpo helicoidal 24, o qual está ligado à boca de carregamento 6, roda internamente à boca de carregamento 6 e, colaborando com a superfície externa do elemento de ligação 19, forma um segundo dispositivo de parafuso que contribui efectivamente para impedir a saida do material a partir da extremidade a jusante do elemento de ligação tubular 19.
As propriedades do presente invento são vantajosas também em consideração do facto de outros materiais se escoarem internamente ao elemento de ligação 19 através da conduta de carregamento para dentro 19. É óbvio que podem ser feitas modificações ou aperfeiçoamentos, ditados pelas necessidades ou detalhes contingentes, à instalação tal como descrita sem se abandonar o âmbito do invento tal como é reivindicado aqui acima.
Lisboa, 2010-12-06

Claims (7)

  1. ΕΡ 1 880 767/ΡΤ 1/2 REIVINDICAÇÕES 1 - Instalação de trituração (1), que compreende uma pluralidade de moinhos contínuos (2), cada um provido de uma boca de carregamento (6) de matéria prima e uma boca de descarregamento (8) de pasta fluida, boca de carregamento (6) e boca de descarregamento (8) essas que estão colocadas em série por meio de um elemento de ligação fixo (19), elemento de ligação (19) esse que está associado a um dispositivo de carregamento para dentro (20, 21) e que liga a boca de descarregamento (8) de um moinho à boca de carregamento (6) de um moinho contíguo, em que estão associados ao elemento de ligação (19) meios para impedir a saída do material a partir do elemento de ligação (19) na boca de descarregamento (8) e na boca de carregamento (6) durante o avanço do material a partir de um moinho que está a montante de um moinho que está a jusante, caracterizada por os referidos meios serem rodados pela respectiva rotação da boca de descarregamento (8) ou da boca de carregamento (6) e cooperando com as paredes do elemento de ligação fixo (19) nas interfaces entre o referido elemento de ligação (19) e pelo menos uma das bocas de descarregamento ou das bocas de carregamento (8, 6) de modo a avançar o referido material.
  2. 2 - Instalação (1) da reivindicação 1, caracterizada por os meios para impedirem a saída do material compreenderem pelo menos um primeiro corpo helicoidal (23) associado a uma extremidade livre da boca de descarregamento (8) do moinho a montante, onde o primeiro corpo helicoidal (23) se insere dentro do elemento de ligação (19), realizando, em colaboração com o elemento de ligação (19) um primeiro dispositivo de parafuso que durante o avanço do material mantém o material dentro do elemento de ligação (19).
  3. 3 - Instalação (1) da reivindicação 1 ou 2, caracterizada por os meios para impedirem a saída do material compreenderem um segundo corpo helicoidal (24), o qual está associado a uma extremidade livre da boca de carregamento (6) do moinho a jusante, onde o segundo corpo helicoidal (24) se insere internamente à boca de carregamento (6) do moinho a jusante, realizando, em colaboração com a boca de carregamento (6), um segundo dispositivo de parafuso que ΕΡ 1 880 767/ΡΤ 2/2 impede a saída do material a partir da extremidade a jusante do elemento de ligação (19).
  4. 4 - Instalação (1) da reivindicação 2, caracterizada por o primeiro corpo helicoidal (23) estar fixo externamente na boca de descarregamento (8), de modo a ser virado pela rotação do moinho contínuo (2) a que a boca de descarregamento (8) está associada.
  5. 5 - Instalação (1) da reivindicação 3, caracterizada por o segundo corpo helicoidal (24) estar fixo internamente na boca de carregamento (6), de modo a ser virado pela rotação do moinho contínuo (2) ao qual está associada a boca de carregamento (6).
  6. 6 - Instalação (1) da reivindicação 1, caracterizada por o dispositivo de carregamento para dentro compreender um dispositivo (21) para carregar o material, e uma conduta de carregamento para interno (20) a qual liga o dispositivo de carregamento para dentro (21) ao elemento de ligação (19).
  7. 7 - Instalação (1) da reivindicação 1, caracterizada por serem interpostos meios para vedação entre cada uma das bocas de descarregamento (8) e as bocas de carregamento (6) e o elemento de ligação (19). Lisboa, 2010-12-06
PT07110302T 2006-07-20 2007-06-14 Sistema de ligação entre moinhos contínuos em série numa instalação de trituração PT1880767E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000089A ITRE20060089A1 (it) 2006-07-20 2006-07-20 Sistema di collegamento tra mulini continui in serie di un impianto di macinazione

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1880767E true PT1880767E (pt) 2010-12-14

Family

ID=38521322

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07110302T PT1880767E (pt) 2006-07-20 2007-06-14 Sistema de ligação entre moinhos contínuos em série numa instalação de trituração

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP1880767B1 (pt)
CN (1) CN101108371B (pt)
BR (1) BRPI0702972A (pt)
ES (1) ES2351857T3 (pt)
IT (1) ITRE20060089A1 (pt)
MX (1) MX2007008602A (pt)
PL (1) PL1880767T3 (pt)
PT (1) PT1880767E (pt)
RU (1) RU2474476C2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202014100640U1 (de) * 2014-02-13 2014-02-21 Geisberger Gesellschaft für Energieoptimierung mbH Vorrichtung für Biogasanlagen zum Zerkleinern und Zermahlen von Flüssig-Feststoffgemischen
CN104258938B (zh) * 2014-10-18 2016-06-01 山东鼎汇能科技股份有限公司 串联式连续球磨机及球磨方法
RU2619997C1 (ru) * 2015-12-09 2017-05-22 Федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования "Ярославский государственный технический университет" (ФГБОУ ВО "ЯГТУ") Агрегат для смешения и измельчения твердых дисперсных материалов
IT201900015626A1 (it) * 2019-09-05 2021-03-05 Certech S P A Con Socio Unico Mulino continuo a livello controllabile

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR398908A (fr) * 1909-01-28 1909-06-17 Gerhard Zarniko Système de broyage comprenant plusieurs moulins à tambour
FR918556A (fr) * 1945-08-17 1947-02-12 Cie De Fives Lille Perfectionnements aux installations de broyeurs à boulets, à tambour rotatif
US2549919A (en) * 1947-06-06 1951-04-24 Smidth & Co As F L Airswept rotary mill or drum having separate discharge means for air and ground material
SE410561B (sv) * 1973-04-13 1979-10-22 Boliden Ab Anleggning for autogen eller semiautogen malning av styckeformigt material, serskilt malm
FR2793168B1 (fr) * 1999-05-07 2001-06-22 Alstom Broyeur a boulets
RU37797U1 (ru) * 2003-12-05 2004-05-10 Общество с ограниченной ответственностью Инженерный центр "Альтерэн" Узел для соединения труб (варианты)
ITRE20050011A1 (it) * 2005-02-11 2006-08-12 Sacmi Sistema di collegamento tra mulini continui in serie di un impianto di macinazione
ITRE20050012A1 (it) * 2005-02-11 2006-08-12 Sacmi Sistema di collegamento tra mulini continui in serie di un impianto di macinazione

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0702972A (pt) 2008-03-04
EP1880767A1 (en) 2008-01-23
MX2007008602A (es) 2009-01-07
CN101108371A (zh) 2008-01-23
ITRE20060089A1 (it) 2008-01-21
CN101108371B (zh) 2010-09-29
EP1880767B1 (en) 2010-09-22
RU2474476C2 (ru) 2013-02-10
RU2007121939A (ru) 2008-12-20
PL1880767T3 (pl) 2011-03-31
ES2351857T3 (es) 2011-02-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4879947B2 (ja) 攪拌装置ボールミル
ES2623330T3 (es) Mezcladora
PT1880767E (pt) Sistema de ligação entre moinhos contínuos em série numa instalação de trituração
JP4936106B2 (ja) 攪拌乾燥装置
ES2402710T3 (es) Método para preparar un extracto líquido de grano de cereal y aparato adecuado para su uso en dicho método
CN108444254A (zh) 一种具有间歇下料功能的谷物干燥装置
RU2459663C1 (ru) Валковая мельница для измельчения сыпучего материала
BR102016013589B1 (pt) Centrífuga decantadora
ES2331586T3 (es) Sistema de conexion entre molinos continuos, en serie, de una instalacion de molienda.
WO2018036551A1 (zh) 一种高速剪切活化机
BR102015010635B1 (pt) Conjunto de alojamento de ajuste para um mecanismo de fixação e suporte para um alimentador rotativo que ajusta o mecanismo de um alimentador rotativo, mecanismo de fixação e de suporte para um motor de engrenagens do alimentador rotativo e alojamento de ajuste oco para um alimentador rotativo
EP1690598A1 (en) Connection system between in-series, continuous mills of a milling plant
CN209480411U (zh) 一种便于卸料的粉料仓
BR112023023441A2 (pt) Dispositivo para produzir material granulado expandido
CN213161223U (zh) 一种高效率气流粉碎机
CN207792152U (zh) 螺旋加料装置
BRPI0702972B1 (pt) Instalação de moagem
CN208199825U (zh) 一种锥形双螺旋输送给料机
CN102489197B (zh) 分区域双轴搅拌增湿装置
CN208098391U (zh) 一种酒糟废液离心机
CN109107732A (zh) 一种加气混凝土砌块粉磨装置
US772077A (en) Tubular ball-mill.
CN213886653U (zh) 一种改进的啤特果汁生产用卧螺机
US1166745A (en) Apparatus for utilizing heat from hot slag.
CN107519991A (zh) 一种米粒粉碎机