PT1830760E - Afastador ortopédico - Google Patents
Afastador ortopédico Download PDFInfo
- Publication number
- PT1830760E PT1830760E PT05850538T PT05850538T PT1830760E PT 1830760 E PT1830760 E PT 1830760E PT 05850538 T PT05850538 T PT 05850538T PT 05850538 T PT05850538 T PT 05850538T PT 1830760 E PT1830760 E PT 1830760E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- retractor
- molds
- mold
- polymer gel
- parts
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61F—FILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
- A61F13/00—Bandages or dressings; Absorbent pads
- A61F13/06—Bandages or dressings; Absorbent pads specially adapted for feet or legs; Corn-pads; Corn-rings
- A61F13/064—Bandages or dressings; Absorbent pads specially adapted for feet or legs; Corn-pads; Corn-rings for feet
- A61F13/068—Bandages or dressings; Absorbent pads specially adapted for feet or legs; Corn-pads; Corn-rings for feet for the toes
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Heart & Thoracic Surgery (AREA)
- Vascular Medicine (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Materials For Medical Uses (AREA)
- Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
- Prostheses (AREA)
- Surgical Instruments (AREA)
- Medicinal Preparation (AREA)
- Media Introduction/Drainage Providing Device (AREA)
- Packaging Of Machine Parts And Wound Products (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
AFASTADOR ORTOPÉDICO A presente invenção refere-se a um afastador ortopédico.
Os afastadores ortopédicos são usualmente utilizados para a correcção de certos desvios do pé, por exemplo um Hallux Valgus (desvio exagerado do dedo grande do pé para fora) ou para prevenir e aliviar as dores ligadas a um calo ou a um "olho de perdiz" situado na base dos espaços interdigitais. Assim, os referidos afastadores inserem-se entre os dedos a tratar e permitem separar os dedos alguns milímetros.
Os afastadores ortopédicos são geralmente fabricados em gel de silicone, por exemplo, um gel de silicone comercializado pela requerente sob a designação Epithélium26®. Eles são muito leves, oferecem um conforto imediato, permanecem no lugar durante o dia, são laváveis e reutilizáveis.
Os afastadores têm geralmente uma forma que é definida pela procura de uma boa adaptação morfológica aos dedos do pé. Alguns têm a forma de uma bola, outros a forma de um tubo, mas a forma geralmente preferida é a forma chamada "diabolo".
Um afastador clássico 1 do tipo diabolo encontra-se representado numa vista de lado e numa vista de perfil nas 1
Figuras 1 e 2. Vê-se que a forma diabolo é sensivelmente diferente da do jogo do mesmo nome. Ela é semelhante à de um cilindro arqueado, apresentando ao meio um diâmetro mais reduzido (mas não nulo) que nas suas duas extremidades, que será em seguida achatado por esmagamento para apresentar uma espessura E (vista de perfil da Figura 1B) correspondendo ao afastamento que se pretende impor aos dedos do pé a tratar, e um comprimento (vista de lado da Figura IA) inferior ao comprimento dos dedos. 0 afastador 1 é, assim, destinado a ser instalado entre dois dedos do pé no sentido da sua espessura E, e apresentando no sentido do seu comprimento duas faces laterais exteriores 2, 3 sensivelmente concâvas que recebem as extremidades dos dedos.
Um tal afastador é geralmente fabricado por meio de um molde no qual o gel é introduzido em estado liquido, depois é reticulado (polimerizado) antes de ser desenformado. Este processo de fabrico é contudo dispendioso devido ao custo do molde, das etapas de introdução do gel não reticulado no molde e das etapas de desmoldagem. Em particular, o molde deve apresentar duas partes que são juntas de modo estanque e que são em seguida separadas para extrair o afastador do molde.
Um outro inconveniente do referido afastador é que a sua espessura E não convém necessariamente a todas as morfologias de pés e afastamento de dedos do pé a tratar, de modo que ele deve ser produzido em diferentes modelos o que aumenta ainda mais o seu preço de custo. 2 A presente invenção visa assim um afastador que seja simples de fabricar e a um preço de custo reduzido, e ainda o processo de fabrico do mesmo. A presente invenção fundamenta-se na constatação que os géis utilizados para o fabrico de afastadores, e nomeadamente os géis de silicone, sem bem que sejam moderadamente adesivos sobre a pele, têm a particularidade de, logo que se põem em contacto, criarem uma junção muito resistente ao cisalhamento. Assim, se se une duas superfícies planas em gel de silicone reticulado, as superfícies aderem fortemente na presença de forças de cisalhamento (forças exercidas paralelamente às duas superfícies e que podem fazê-las deslizar uma relativamente à outra) mais aderem fracamente no arranque, de modo que são facilmente destacáveis. A invenção fundamenta-se nesta propriedade e pretende realizar um afastador compreendendo duas peças ou "semi-afastadores" tendo cada uma face plana destinada a ficar em contacto com a superfície plana correspondente da outra peça, e formando em conjunto o equivalente a um afastador clássico. Como o afastador está destinado a ser colocado num espaço interdigital, as duas peças são pelo contrário submetidas a uma força perpendicular, o que aumenta a resistência do conjunto ao cisalhamento.
Mais particularmente, a presente invenção prevê um afastador ortopédico em gel polímero destinado a ser inserido num espaço interdigital, compreendendo duas partes complementares em gel polímero, cada uma delas 3 compreendendo uma face plana que se encontra unida ou destinada a ser unida à face plana da outra parte para que as duas partes formem em conjunto o afastador, as faces planas uma vez unidas formam uma junção resistente às forças de cisalhamento continuando destacáveis.
Segundo um modo de realização, as duas partes são de formas idênticas ou simétricas e da mesma espessura.
Segundo um modo de realizaçao, cada parte é de gel de silicone.
Segundo um modo de realização, o afastador compreende um principio activo anti-bacteriano ou anti-inflamatório ou uma combinação dos dois princípios activos. A presente invenção refere-se igualmente a um processo de fabrico de um afastador ortopédico compreendendo duas partes em gel polímero, cada parte compreendendo uma face plana destinada a ser unida à face plana da outra parte para que as duas partes formem em conjunto o afastador, as faces planas uma vez unidas formam uma união resistente às forças de cisalhamento e continuando destacáveis, compreendendo o processo dois moldes abertos, uma etapa de inserção do gel polímero não reticulado em cada molde e uma etapa de reticulação do gel polímero em cada molde, sendo os moldes de forma a que a face aberta de cada molde corresponde à face plana de cada peça. 4
Segundo um modo de realização, os moldes sao concebidos por deformação de um material plástico.
Segundo um modo de realização, os moldes são concebidos por moldagem térmica de um material plástico.
Segundo um modo de realização, o processo compreende uma etapa de corte dos contornos de cada molde de maneira que cada molde forme uma embalagem de cada peça do afastador, e a uma etapa de acondicionamento das peças com vista à sua comercialização, deixando-as nos moldes respectivos.
Segundo um modo de realização, o processo compreende uma etapa de inserção no gel não reticulado de um principio anti-bacteriano ou anti-inflamatório, ou de uma mistura dos dois princípios activos.
Segundo um modo de realizaçao, os moldes têm formas idênticas ou simétricas. A presente invenção diz respeito igualmente a um objecto ortopédico em gel polímero destinado a ser inserido num espaço interdigital para formar um separador ou um afastador, apresentando uma face plana destinada a vir em apoio sobre uma zona do pé a tratar ou a proteger e uma face côncava cuja função é facilitar a manutenção do objecto no espaço interdigital. 5
Segundo um modo de realização, o objecto é em gel de silicone.
Segundo um modo de realização, o objecto compreende um princípio activo anti-bacteriano ou anti-inflamatório ou uma combinação dos dois princípios activos. A presente invenção diz respeito igualmente a um processo de fabrico de um objecto ortopédico em gel polímero destinado a ser inserido num espaço interdigital para formar ou separador ou um afastador, apresentando o objecto uma face plana destinado a vir em apoio sobre uma zona do pé a tratar ou a proteger e uma face concâva cuja função é facilitar a manutenção do objecto no espaço interdigital, compreendendo o processo a concepção de um molde aberto, uma etapa de inserção do gel polímero não reticulado no molde e uma etapa de reticulação do gel polímero dentro do molde, sendo o molde concebido de maneira que a face aberta do molde corresponde à face plana do objecto.
Segundo um modo de realização, o molde é formado por deformação de um material plástico.
Segundo um modo de realização, o molde é formado for formação térmica de um material plástico.
Segundo um modo de realização, o processo compreende uma etapa de corte dos contornos do molde de maneira que o molde forme uma embalagem do objecto, e uma etapa de 6 acondicionamento do objecto com vista à sua comercialização, deixando-o no interior do molde.
Segundo um modo de realização, o processo compreende uma etapa de inserção no gel não reticulado de um principio activo anti-bacteriano ou anti-inflamatório, ou de uma mistura dos dois princípios activos.
Estes objectos, caracteristicas e vantagens assim como outros da presente invenção serão descritos com maior detalhe na descrição seguinte de um afastador ortopédico segundo a invenção, apresentada a titulo não limitativo em relação às Figuras em anexo em que: - as Figuras IA e 1B são vistas de lado e de perfil de um afastador clássico; - a Figura 2 é uma vista expandida de um afastador em duas partes segundo a invenção; - a Figura 3 é uma vista de lado de uma parte do afastador segundo a invenção; a Figura 4 é uma vista de perfil de uma parte do afastador segundo a invenção; - a Figura 5 é uma vista em corte ilustrando um processo de fabrico de um afastador segundo a invenção; a Figura 6 ilustra um exemplo de utilização de um afastador segundo a invenção; e - a Figura 7 ilustra um exemplo de utilização de uma parte isolada d um afastador segundo a invenção. 7
Um afastador 10 segundo a invenção tal como representado na Figura 2 compreende duas partes complementares 10A, 10B que comportam cada uma face plana 11A, 11B. Cada parte 10A, 10B é realizada num gel polímero, de preferência um gel de silicone, de modo que as faces planas 11A, 11B adiram uma à outra logo que elas são unidas. Como exposto acima, esta aderência típica dos géis polímeros traduz-se por uma excelente coesão do conjunto em presença de forças de cisalhamento que tendem a fazer deslizar as superfícies 11A, 11B uma em relação à outra, enquanto as superfícies 11A, 11B ficam fracamente aderentes em arranque e podem ser separadas após ter sido postas em contacto. Ora, a coesão das duas partes em relação às forças de cisalhamento é suficiente para satisfazer a aplicação visada visto que, uma vez que o afastador 10 se encontra instalado no espaço interdigital, os dedos do pé mantêm as duas partes 10A, 10B entre eles e aquelas não sofrem essencialmente senão forças de cisalhamento. 0 gel polímero ou silicone é escolhido de modo a que as suas propriedades sejam semelhantes às do tecido humano do pé. Trata-se por exemplo do EPITHELIUM26® citado acima ou de um material equivalente. Nestas condições, o utilizador não sente a presença do afastador desde que é feita a adaptação proprioceptiva, até depois de algumas horas de utilização. A forma representada na Figura 2 é de um afastador diabolo, que é a mais vulgarmente utilizada, mas a invenção aplica-se a qualquer forma de afastador. Assim, cada parte 10A, 10B apresenta em oposição faces planas 11A, 11B, faces exteriores 12A, 12B sensivelmente convexas correspondendo 8 às faces externas 2,3 do afastador clássico 1 representado na Figura 1B e anteriormente descrito. A Figura 3 representa a peça 10A vista de lado da sua face externa 12A. Vista sob este ângulo, esta não se distingue do afastador clássico 1. Pelo contrário, na Figura 4 que representa a peça 10A vista de perfil, parece que esta é equivalente a uma metade do afastador clássico 1 e que foi obtida cortando o afastador clássico 1 segundo um plano longitudinal AA' passado pelo meio do afastador 1.
Contudo, e de preferência, as peças 10A, 10B que formam o afastador 10 não são obtidas cortando em duas partes um afastador clássico mas realizando as duas partes por meio de dois moldes distintos, o que irá ser descrito agora. A Figura 5 ilustra um modo de realização preferencial do afastador 10 segundo a invenção. São realizados moldes abertos 20A, 20B imprimindo impressões escavadas numa fina folha de matéria plástica 21. Essas impressões correspondem à forma exterior das partes 10A, 10B e nomeadamente à forma das faces exteriores 12A, 12B das partes 10A, 10B. São de preferência realizadas formação térmica (deformação a quente) utilizando uma matéria plástica apropriada, por exemplo, uma película em polietileno ou em PVC.
Os moldes 20A, 20B podem ter a mesma forma se o afastador 10 apresentar uma simetria relativamente a um plano perpendicular às faces 11A, 11B passando pelo centro do afastador (que é o caso da Figura 2, os dois moldes são 9 se o afastador apenas idênticos). No caso contrário, apresenta uma simetria relativamente às faces 11A, 11B as quais são de formas simétricas e complementares (formando cada uma o simétrico da outra). De um modo geral, é preferível que as peças 10A, 10B sejam da mesma espessura, de modo que os moldes tenham de preferência a mesma profundidade, ou seja uma mesma profundidade P em pontos similares pois que o fundo dos moldes não é plano devido à forma convexa das faces exteriores 12A, 12B.
Uma vez os moldes 20A, 20B realizados, o conjunto é instalado sobre um suporte, por exemplo um suporte em grelha compreendendo barras horizontais 25 de suporte da folha plástica 21, passando as barras 25 entre os moldes 20A, 20B. Um tal processa presta-se a um fabrico colectivo de afastadores segundo a invenção e diversos outros moldes 20Ά (apenas um está representado) podem ser vantajosamente realizados simultaneamente sobre a folha de plástico 21.
Uma preparação de gel de silicone 22 líquido não reticulado é em seguida introduzida em cada um dos moldes, enchendo-os até a um nível determinado, como se vê na Figura 5. Esta preparação compreende vantajosamente um princípio activo anti-bacteriano ou anti-inflamatório, de maneira a aliviar por difusão transdérmica as dores ligadas aos desvios ósseos ou articulares. 0 gel líquido fixa-se por si mesmo sob o efeito da gravidade, de modo que as faces planas 11A, 11B são obtidas após a reticulação sem que seja necessário previr uma etapa de recorte ou de repetição das peças realizadas. 10
Num modo de realização vantajoso do processo, os moldes 20A, 20B são em seguida recortados sem desmoldar as peças 10A, 10B, que são então acondicionados com os seus moldes nas embalagens de transporte, eventualmente após a colocação sobre cada molde uma folha fina protectora (não representada). Uma folha protectora de maior dimensão cobrindo o conjunto dos moldes pode igualmente ser soldada ou colada sobre os bordos dos moldes antes da etapa de recorte e ser recortada com os moldes para se obter uma pluralidade de folhas protectoras individuais. A Figura 6 ilustra uma utilização do afastador 10 segundo a invenção e representa o afastador 10 instalado entre o dedo grande do pé o segundo dedo. Como indicado acima, a força de compressão exercida pelos dois dedos mantém as partes 10A, 10B no lugar e as forças de cisalhamento são neutralizadas pelo efeito natural da aderência entre as duas partes.
Vantajosamente, e como ilustrado na Figura 7, uma das duas partes 10A ou 10B pode igualmente ser utilizada só como separador de dedos (elemento de separação sem função de afastamento) ou como afastador para os pés pequenos. O perito verificará assim que cada parte 10A ou 10B segundo a invenção - separador ou afastador segundo o tamanho do pé -forma ela mesmo um objecto segundo a invenção. Um tal objecto distingue-se de um separador ou de um afastador clássico na medida em que ele comporta uma face plana permitindo obter a melhor repartição de carga sobre a zona do pé a proteger ou a tratar, e uma face côncava tendo uma função de manutenção do objecto no sentido vertical. 11
Os objectos 10A, 10B segundo a invenção, de tamanhos e espessuras diferentes, podem igualmente ser combinados para corresponderem a diversos tamanhos de pés, e/ou para obter valores de afastamento resultantes da combinação das suas dimensões juntando por exemplo objectos 10A, 10B tendo espessuras diferentes. 12
Claims (10)
- REINVINDICAÇOES 1. Afastador ortopédico (10) em gel polímero destinado a ser inserido num espaço interdigital caracterizado por comportar duas partes (10A, 10B) complementares em gel polímero, cada parte compreendendo uma face plana (11A, 11B) que é unida ou destinada a ser unida à face plana da outra parte, para que as duas partes formem em conjunto o afastador (10), formando as faces planas (11A, llB)uma vez unidas uma junção resistente às forças de cisalhamento ficando, porém, destacáveis.
- 2. Afastador segundo a reivindicação 1, no qual as duas partes (10A, 10B) são de formas idênticas ou simétricas e da mesma espessura.
- 3. Afastador segundo as reivindicações 1 e 2, no qual cada parte (10A, 10B) é em gel de silicone.
- 4. Afastador segundo uma das reivindicações 1 a 3, compreendendo um princípio activo anti-bacteriano ou anti-inflamatório ou uma combinação dos dois princípios activos.
- 5. Processo de fabrico de um afastador ortopédico (10) compreendendo duas partes (10A, 10B) em gel polímero, cada parte compreendendo uma face plana (HA, 11B)destinada a ser unida à face plana da outra parte para que as duas partes formem em conjunto o afastador, as faces planas uma vez unidas formam uma junção resistente às forças de cisalhamento ficando porém destacáveis, processo compreendendo a concepção de dois moldes abertos (20A, 20B, uma etapa de inserção do gel polímero não reticulado em cada molde e uma etapa de reticulação do gel polímero dentro de cada molde, sendo estes conformados de maneira que a face aberta de cada molde corresponde à face plana (11A, 11B) de cada peça.
- 6. Processo segundo a reivindicação 5, no qual os moldes são formados por deformação de um material plástico (21) . 1
- 7. Processo segundo a reivindicação 6, no qual os moldes são formados por formação térmica de um material plástico (21).
- 8. Processo segundo uma das reivindicações 6 e 7, compreendendo uma etapa de corte do recorte de cada molde (20A, 20B) de modo a que cada molde forme uma embalagem de cada peça (10A, 10B) do afastador (10), e uma etapa de acondicionamento das peças com vista à sua comercialização, deixando-as nos moldes respectivos.
- 9. Processo segundo uma das reivindicações 5 a 8, compreendendo uma etapa de inserção no gel não reticulado de um principio activo anti-bacteriano ou ant i-inf lamatório, ou de uma mistura dos dois princípios activos.
- 10. Processo segundo uma das reivindicações 5 a 9, no qual os moldes (20A, 20B)têm formas idênticas ou simétricas. Processo segundo uma das reivindicações 2
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR0413973A FR2879919B1 (fr) | 2004-12-28 | 2004-12-28 | Ecarteur orthopedique assemble |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1830760E true PT1830760E (pt) | 2009-06-17 |
Family
ID=34952943
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT05850538T PT1830760E (pt) | 2004-12-28 | 2005-12-20 | Afastador ortopédico |
Country Status (12)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US7951103B2 (pt) |
EP (1) | EP1830760B1 (pt) |
CN (1) | CN101090688B (pt) |
AT (1) | ATE424170T1 (pt) |
AU (1) | AU2005321163B2 (pt) |
CA (1) | CA2591807C (pt) |
DE (1) | DE602005013113D1 (pt) |
ES (1) | ES2323017T3 (pt) |
FR (1) | FR2879919B1 (pt) |
PT (1) | PT1830760E (pt) |
RU (1) | RU2007129029A (pt) |
WO (1) | WO2006070098A2 (pt) |
Families Citing this family (9)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US8870876B2 (en) | 2009-02-13 | 2014-10-28 | Tarsus Medical Inc. | Methods and devices for treating hallux valgus |
US8277459B2 (en) | 2009-09-25 | 2012-10-02 | Tarsus Medical Inc. | Methods and devices for treating a structural bone and joint deformity |
US8652141B2 (en) | 2010-01-21 | 2014-02-18 | Tarsus Medical Inc. | Methods and devices for treating hallux valgus |
GB2477281B (en) * | 2010-01-27 | 2012-04-04 | Meditex Ltd | Podiatric device |
US9314068B2 (en) * | 2010-04-30 | 2016-04-19 | Kelly Susan Schmutte | Self-customized, moldable, weight-distributing insert for ballet pointe shoes |
US8696719B2 (en) | 2010-06-03 | 2014-04-15 | Tarsus Medical Inc. | Methods and devices for treating hallux valgus |
US9138219B2 (en) | 2010-12-29 | 2015-09-22 | Tarsus Medical Inc. | Methods and devices for treating a syndesmosis injury |
US20130104418A1 (en) * | 2011-11-02 | 2013-05-02 | Crocs, Inc. | Soft toe post with reinforcement |
USD806999S1 (en) * | 2016-02-20 | 2018-01-09 | Ono O. Donahue | Toe spacer with magnet cap for decorative items |
Family Cites Families (9)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2603212A (en) * | 1952-07-15 | Toe pledget | ||
US2503656A (en) * | 1949-02-03 | 1950-04-11 | Lois D Cone | Corn pad |
US5497789A (en) * | 1987-07-20 | 1996-03-12 | Zook; Gerald P. | Foot protector incorporating a viscoelastic gel |
JPH032266Y2 (pt) * | 1987-09-21 | 1991-01-22 | ||
FR2626170A1 (fr) * | 1988-01-25 | 1989-07-28 | Nicol Nicole | Produit de positionnement des orteils |
US4961732A (en) * | 1989-02-13 | 1990-10-09 | Stienstra Christopher J | Athlete's foot bandage |
JP3084642B2 (ja) * | 1991-05-30 | 2000-09-04 | 株式会社ジェルテック | 整姿用パッド並びにその製造方法 |
US6183452B1 (en) * | 1998-12-16 | 2001-02-06 | E. James Bodmer | Aseptic protector for skin penetrating devices |
FR2793678B1 (fr) * | 1999-05-21 | 2001-07-06 | Epitact | Manchon elastique a garniture viscoelastique pour la protection ou le soin de doigts ou d'orteils |
-
2004
- 2004-12-28 FR FR0413973A patent/FR2879919B1/fr not_active Expired - Fee Related
-
2005
- 2005-12-20 AT AT05850538T patent/ATE424170T1/de not_active IP Right Cessation
- 2005-12-20 WO PCT/FR2005/003187 patent/WO2006070098A2/fr active Application Filing
- 2005-12-20 DE DE602005013113T patent/DE602005013113D1/de active Active
- 2005-12-20 CN CN2005800452154A patent/CN101090688B/zh not_active Expired - Fee Related
- 2005-12-20 ES ES05850538T patent/ES2323017T3/es active Active
- 2005-12-20 EP EP05850538A patent/EP1830760B1/fr not_active Not-in-force
- 2005-12-20 AU AU2005321163A patent/AU2005321163B2/en not_active Ceased
- 2005-12-20 RU RU2007129029/14A patent/RU2007129029A/ru not_active Application Discontinuation
- 2005-12-20 CA CA2591807A patent/CA2591807C/fr not_active Expired - Fee Related
- 2005-12-20 PT PT05850538T patent/PT1830760E/pt unknown
-
2007
- 2007-06-22 US US11/767,086 patent/US7951103B2/en not_active Expired - Fee Related
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP1830760A2 (fr) | 2007-09-12 |
FR2879919A1 (fr) | 2006-06-30 |
WO2006070098A3 (fr) | 2007-04-05 |
FR2879919B1 (fr) | 2007-03-30 |
CA2591807A1 (fr) | 2006-07-06 |
WO2006070098A2 (fr) | 2006-07-06 |
ATE424170T1 (de) | 2009-03-15 |
EP1830760B1 (fr) | 2009-03-04 |
DE602005013113D1 (de) | 2009-04-16 |
AU2005321163B2 (en) | 2011-09-01 |
ES2323017T3 (es) | 2009-07-03 |
CA2591807C (fr) | 2013-09-10 |
US20070299382A1 (en) | 2007-12-27 |
US7951103B2 (en) | 2011-05-31 |
CN101090688B (zh) | 2010-09-29 |
CN101090688A (zh) | 2007-12-19 |
AU2005321163A1 (en) | 2006-07-06 |
RU2007129029A (ru) | 2009-02-10 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT1830760E (pt) | Afastador ortopédico | |
ES2256212T3 (es) | Ortesis tobillo-pie y procedimiento de fabricacion de la misma. | |
JP6353445B2 (ja) | 陰圧創傷閉鎖デバイス | |
JP2016528964A (ja) | 創傷治療のための装置および方法 | |
ES2364510T3 (es) | Envase para películas que contienen sustancia activa y procedimientos para su fabricación. | |
JP4855581B2 (ja) | 手指または足指の保護あるいは治療用の粘弾性裏張り付き弾性スリーブ | |
ES2774526T3 (es) | Apósito médico | |
ES2143461T3 (es) | Corse ortopedico blando y su metodo de fabricacion. | |
ES2540603T3 (es) | Aplicador cóncavo semi-rígido de líquidos encapsulados | |
US8979783B2 (en) | Orthopedic devices, systems, and methods of use | |
PT87143B (pt) | Auxiliar de separacao e sua utilizacao em sistemas terapeuticos | |
ES2650925T3 (es) | Envase y pieza de envase | |
ES2703197T3 (es) | Un método de fabricación de un implante médico tubular | |
MX2008015673A (es) | Almohadilla absorbente de leche materna. | |
ES2981242T3 (es) | Estructura de embalaje de protección para materiales compresibles y kit para reparación de tejidos | |
BR112012019519B1 (pt) | tala para imobilização de um joelho | |
ES2208561T3 (es) | Parche con paquete de apertura rapida. | |
JP2017093538A (ja) | 足首用シーネ | |
ES2313682T3 (es) | Vial para obleas con capas intermedias internas. | |
ES2739124T3 (es) | Procedimiento de fabricación de patillas para gafas con rigidez diferenciada a partir de un material composite y patilla para gafas obtenida de acuerdo con dicho procedimiento | |
ES2488129T3 (es) | Procedimiento de fabricación de un dispositivo de protección de una zona del cuerpo humano | |
ES2726879T3 (es) | Disposición de embalaje y procedimiento para fabricar un embalaje para un producto esterilizable | |
ES2517417T3 (es) | Paño o toalla quirúrgico dotado de un borde adhesivo | |
BR102012025962A2 (pt) | Processo de fabricação de implantes ou produtos intermediários desses implantes e implante | |
CN108201478B (zh) | 骨折快速固定装置及其使用方法 |