PT1821096E - Unidade de leitura para um logótipo de uma embalagem - Google Patents

Unidade de leitura para um logótipo de uma embalagem Download PDF

Info

Publication number
PT1821096E
PT1821096E PT07102723T PT07102723T PT1821096E PT 1821096 E PT1821096 E PT 1821096E PT 07102723 T PT07102723 T PT 07102723T PT 07102723 T PT07102723 T PT 07102723T PT 1821096 E PT1821096 E PT 1821096E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
light
field
reflectivity
logo
wavelength range
Prior art date
Application number
PT07102723T
Other languages
English (en)
Inventor
Robert Jansen
Original Assignee
Dpg Deutsche Pfandsystem Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dpg Deutsche Pfandsystem Gmbh filed Critical Dpg Deutsche Pfandsystem Gmbh
Publication of PT1821096E publication Critical patent/PT1821096E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N21/00Investigating or analysing materials by the use of optical means, i.e. using sub-millimetre waves, infrared, visible or ultraviolet light
    • G01N21/17Systems in which incident light is modified in accordance with the properties of the material investigated
    • G01N21/55Specular reflectivity

Description

1
DESCRIÇÃO "UNIDADE DE LEITURA PARA UM LOGÓTIPO DE UMA EMBALAGEM" A presente invenção refere-se a uma unidade de leitura para um logótipo de uma embalagem com um invólucro exterior -por exemplo em material sintético, chapa ou papel que forma um substrato. Sobre o invólucro exterior é exteriormente aplicado um logótipo, que apresenta vários campos dispostos uns ao lado dos outros com propriedades refletivas diferentes. Um dos referidos campos é um campo de contraste com uma refletividade comparativamente elevada numa gama de comprimentos de onda, que compreende luz visível e luz infravermelha. Um outro dos referidos campos é um campo de segurança, que comparativamente com o campo de contraste apresenta uma refletividade reduzida numa gama de comprimentos de onda visível da luz. Na gama de comprimentos de onda infravermelha da luz o campo de segurança apresenta uma transparência tal, que a refletividade do campo de segurança na gama de comprimentos de onda infravermelha é determinada por um fundo do campo de segurança.
Um campo de segurança da referida natureza habitualmente é formado por uma cor, que na gama de comprimentos de onda visível apresenta uma absorção visível (e por conseguinte uma refletividade reduzida) e na gama de comprimentos de onda infravermelha apresenta uma transparência elevada, de modo que a ref letividade do campo de segurança na gama de comprimentos de onda infravermelha é determinada pela refletividade do fundo, sobre o qual é aplicada a cor. Neste caso geralmente o fundo é concebido, de modo que apresenta uma ref letividade mais elevada, do que a cor absorvente na gama de comprimentos de onda infravermelha, 2 aplicada sobre o fundo. Isto tem como consequência, que o campo de segurança mediante observação com luz na gama de comprimentos de onda visível aparenta ser escuro e mediante observação com luz infravermelha aparenta ser mais claro. Um logótipo da referida natureza para impressão em produtos e nas respetivas embalagens é conhecido por exemplo da DE 43 19 555 Al. A presente invenção tem por objetivo melhorar a leitura de um logótipo da referida natureza numa embalagem. A presente invenção compreende o conhecimento, de as propriedades refletivas do fundo do campo de segurança poderem ser diferentes e nomeadamente não apenas no que se refere à cor do fundo, mas igualmente no que se refere ao facto de o fundo poder apresentar uma refletividade difusa, uma refletividade metálica ou refletividade total, quer dizer poder apresentar uma refletividade direcionada. As embalagens de cartão ou as embalagens com uma etiqueta em papel em regra apresentam um fundo de refletividade difusa. As embalagens em chapa - por exemplo em chapa de aço ou em chapa de alumínio -, conforme o revestimento, em regra apresentam um fundo de refletividade metálica, e, por conseguinte, direcionada.
Para se poder respeitar as propriedades refletivas do fundo no que se refere ao tipo de reflexo - difuso ou direcionado - durante a leitura do logótipo, o logótipo apresenta um campo de sinais, que se encontra num local fixo, facilmente determinável do logótipo e ou apresenta uma refletividade comparativamente elevada ou uma refletividade comparativamente reduzida, em função do facto de o fundo do 3 campo de segurança apresentar uma refletividade metálica (refletividade direcionada) ou uma refletividade difusa. A presente invenção tem por base o pensamento, de que os campos do logótipo ou devem apresentar uma refletividade tanto quanto possível elevada ou uma refletividade tanto quanto possível reduzida (e por conseguinte uma absorção elevada) mediante um comprimento de onda correspondente. Neste sentido o campo de sinais numa gama de comprimentos de onda de banda larga apresenta igualmente ou uma refletividade elevada ou uma refletividade reduzida, sendo que por exemplo uma refletividade elevada do campo de sinais está para um fundo de refletividade difusa como uma refletividade reduzida do campo de sinais está para um fundo de refletividade direcionada (metálica) ou vice-versa. 0 campo de sinais pode igualmente estar dividido em vários campos de sinais parciais, que podem ser claros ou escuros, ou seja, apresentar uma refletividade forte ou uma refletividade fraca e deste modo podem reproduzir informações adicionais do tipo de um código binário. É vantajoso, que o logótipo apresente pelo menos duas marcações de canto, que sejam de banda larga absorvente, ou seja, numa gama de comprimentos de onda grande apresentam uma refletividade reduzida e por conseguinte são facilmente localizáveis. É vantajoso, que as marcações de canto apresentem uma forma, que seja característica e que tanto quanto possível se distinga das restantes impressões na embalagem. Uma forma adequada da referida natureza é por exemplo a forma de um triângulo retângulo, cujos catetos são paralelos às arestas do logótipo. 4 É igualmente vantajoso, que o logótipo apresente duas marcações de orientação, que delimitem o campo de sinais em dois lados opostos e que para uma deteção fácil apresentem uma refletividade reduzida numa gama de comprimentos de onda grande. As referidas marcações de orientação facilitam a localização do campo de sinais e independentemente da respetiva refletividade, ou seja, independentemente do facto de o campo de sinais ser claro ou escuro. Além disso as marcações de orientação podem igualmente servir de marcações de canto do logótipo, de modo que o logótipo preferencialmente apresenta duas marcações de canto e duas marcações de orientação, que delineiam um canto do logótipo quadrado. Isto facilita particularmente a localização da posição do campo de segurança no logótipo durante a leitura do logótipo, quando a embalagem eventualmente está deformada na área do logótipo e por conseguinte o logótipo apenas pode ser registado parcialmente.
Uma dimensão adequada para o logótipo situa-se entre 0,5 cm2 e 3 cm2, preferencialmente entre 2 cm2 e 3 cm2. Num dimensionamento da referida natureza do logótipo os componentes do logótipo ainda são suficientemente grandes, sem que o logótipo em si ocupe demasiada superfície na embalagem.
Além disso a presente invenção refere-se a uma unidade de leitura para um logótipo numa embalagem da natureza acima referida. De acordo com a presente invenção a unidade de leitura é concebida para detetar uma intensidade da luz refletida pelo campo de segurança do logótipo em pelo menos duas gamas de comprimentos de onda diferentes, das quais uma gama de comprimentos de onda é uma gama de comprimentos 5 de onda, em que a cor do campo de segurança apresenta uma transparência elevada, enquanto a outra gama de comprimentos de onda é uma gama de comprimentos de onda, em que a cor do campo de segurança apresenta uma transparência elevada, enquanto a outra gama de comprimentos de onda é uma gama de comprimentos de onda, em que a cor do campo de segurança apresenta uma refletividade reduzida - ou seja, uma absorção elevada -, de modo que o campo de segurança nesta gama de comprimentos de onda aparenta ser escuro.
Além disso a unidade de leitura é concebida para ler o campo de sinais do logótipo e para apresentar um de dois limites de referência para a avaliação da intensidade da luz detetada pela unidade de leitura, refletida pelo campo de segurança em função do facto de o campo de sinais apresentar uma refletividade elevada ou uma refletividade reduzida. Finalmente a unidade de leitura é concebida para avaliar a intensidade da luz detetada pela unidade de leitura, refletida pelo campo de segurança na gama de comprimentos de onda infravermelha através da comparação com o limite de referência ajustado.
Por conseguinte a unidade de leitura de acordo com a presente invenção é concebida para ajustar o limite de luminosidade, com base no qual a unidade de leitura avalia, se o campo de segurança mediante iluminação infravermelha aparenta ser clara, conforme deveria ser, quando a cor do campo de segurança é transparente, em função das propriedades refletivas do fundo do campo de segurança, nomeadamente se o fundo apresenta uma refletividade difusa ou uma refletividade direcionada. A unidade de leitura realiza esta deteção através da leitura do campo de sinais, que no caso de um fundo de ref letividade metálica é por 6 exemplo intensamente absorvente, ou seja, escuro, e no caso de um fundo de refletividade difusa no presente exemplo é claro.
No caso de um fundo metálico a intensidade da luz refletida pelo campo de segurança mediante iluminação infravermelha em regra é mais reduzida, do que no caso de um fundo branco, de refletividade difusa. Por outras palavras: o meio-tom detetado no caso da cor transparente do campo de segurança no caso de um fundo metálico é diferente, mais escuro, do que no caso de um fundo de refletividade branca difusa. Considerando que o limite de referência convenientemente é selecionado, de modo a permitir um meio-tom ligeiramente mais escuro, do que é espetável no caso do fundo correspondente, é útil não prever apenas um único limite de referência num meio-tom mais escuro espetável no caso de um fundo metálico, mas alternativamente um limite de referência específico, correspondente a um meio-tom mais claro para um fundo branco de refletividade difusa.
Preferencialmente a unidade de leitura apresenta um módulo de deteção de imagem com um sensor de superfície com elementos sensores sensíveis à luz, que preferencialmente são dispostos em forma de matriz. 0 módulo de deteção de imagem com sensor de superfície serve para a deteção de uma imagem apresentada no sensor a duas dimensões.
Para este efeito habitualmente antes do sensor de superfície está disposto um sistema ótico, que apresenta a imagem de um logótipo correspondente de forma tanto quanto possível nítida no sensor de superfície. 7
Os elementos sensores sensíveis à luz tanto são sensíveis à luz na gama de comprimentos de onda visível da luz como igualmente na gama de comprimentos de onda infravermelha e por conseguinte aptos, para detetar imagens do logótipo mediante iluminação com luz visível, como igualmente mediante iluminação com luz infravermelha. Se a imagem do logótipo é registada mediante luz visível ou mediante luz infravermelha, de acordo com esta variante de realização depende do facto de qual é a luz com a qual a embalagem com o logótipo é iluminada.
Correspondentemente a unidade de leitura de acordo com uma variante de realização preferida apresenta um módulo de iluminação, que é concebido e está disposto, para iluminar uma área visível do módulo de deteção de imagem simultaneamente ou alternadamente com luz na gama de comprimentos de onda visível e com luz na gama de comprimentos de onda infravermelha Por área visível do módulo de deteção de imagem neste caso entende-se o espaço, no qual se encontra o logótipo de uma embalagem, quando a respetiva imagem é nitidamente apresentada no sensor de superfície.
Quando o módulo de iluminação ilumina a área visível do módulo de deteção de imagem simultaneamente com luz visível e com luz infravermelha, antes do módulo de deteção de imagem alternadamente têm de ser comutados filtros de bloqueio de infravermelhos ou chamados filtros de infravermelhos, que para a luz infravermelha são transparentes e bloqueiam a luz visível, de modo que mediante luz visível aparentam ser aproximadamente opacos. Podem igualmente estar previstos dois módulos de iluminação, um para a luz visível e um para a luz infravermelha, que podem ser acionados alternadamente. Podem igualmente estar previstas duas unidades de deteção de imagem, que devido às propriedades do respetivo sensor de superfície ou devido a filtros correspondentes por um lado apenas detetam imagens mediante luz visível e por outro lado apenas detetam imagens mediantes luz infravermelha.
Finalmente é igualmente possível, prever um módulo de iluminação, que emite simultaneamente luz visível e luz infravermelha e um módulo de deteção de imagem, que é sensível à luz visível e à luz infravermelha, sem que sejam necessários filtros adicionais. A imagem detetada do logótipo de acordo com esta variante na área das marcações de canto e das marcações de orientação seria escura, considerando que as marcações de canto e as marcações de orientação tanto absorvem luz visível como luz infravermelha. 0 campo de contraste seria claro, considerando que o campo de contraste apresenta uma refletividade elevada tanto para luz visível como para luz infravermelha. 0 campo de segurança apresentaria um meio-tom médio, considerando que o campo de segurança embora absorva luz visível, apresenta uma refletividade relativamente elevada para a luz infravermelha, que em qualquer dos casos é mais elevada, do que a refletividade das marcações de canto ou das marcações de orientação mediante luz infravermelha mesmo quando o campo de segurança mediante luz infravermelha apresentasse a mesma refletividade elevada que o campo de contraste, nesta última variante de realização, em que o logótipo é iluminado tanto com luz visível como com luz infravermelha e em que a luz refletida é detetada em banda larga pode acontecer, que o campo de segurança não aparente ser bem 9 claro, mas de meio-tom, considerando que em qualquer dos casos absorve luz visivel.
Em todas as variantes o módulo de iluminação preferencialmente apresenta fontes de luz, que são de banda curta, de modo que a largura de banda espetral (de meio valor do máximo relativamente a meio valor do máximo (FWHM: full with and half maximum)) respetivamente é inferior a 60 nm. O comprimento de onda médio entre estes dois comprimentos de onda de meio valor no âmbito desta descrição é designado por comprimento de onda central da respetiva gama de comprimentos de onda. O módulo de iluminação preferencialmente é concebido, de modo a emitir luz na gama de comprimentos de onda visivel em duas gamas de comprimentos de onda parciais, cujos comprimentos de onda centrais preferencialmente se distanciam em mais de 200 nm. A intensidade da gama de comprimentos de onda destas duas gamas de comprimentos de onda que apresenta as ondas mais curtas preferencialmente está compreendida entre 25% e 40% da intensidade total da luz visivel emitida nas duas gamas de comprimentos de ondas parciais. As fontes de luz particularmente adequadas são díodos emissores de luz. Estes apresentam tempos de reação curtos e larguras de banda reduzidas. O módulo de iluminação preferencialmente é concebido, de modo que a área visível do módulo de deteção, no qual se encontra uma embalagem a ser avaliada é iluminada de forma homogénea, de modo que a diferença de intensidade através da área visível é no máximo de 25%. 10
Além disso o módulo de iluminação preferencialmente está disposto, de modo que o ângulo de iluminação normal a uma superfície do logótipo a iluminar está compreendido entre 20° e 45°. 0 módulo de deteção de imagem com sistema ótico associado para a formação de um logótipo a avaliar sobre o sensor de superfície preferencialmente é concebido, de modo que um mm2 do logótipo é detetado por pelo menos quatro elementos sensores (píxeis) completos.
Preferencialmente a unidade de leitura compreende uma unidade de avaliação, que está conectada com o módulo de deteção de imagem e é concebida, para detetar meios-tons médios para o campo de contraste, as marcações de canto e as marcações de orientação e o campo de segurança, preferencialmente separadamente para uma iluminação com luz visível e para uma iluminação com luz infravermelha. Finalmente uma unidade de análise conectada com a unidade de avaliação é concebida, para realizar uma análise do logótipo detetado com base nos meios-tons detetados e nos dois limites de referência ajustados para o meio-tom do campo de segurança. Quando a análise dos meios-tons através da unidade de análise deteta, que particularmente os meios-tons na área da imagem do campo de segurança mediante iluminação infravermelha se situa, abaixo do limite de referência predeterminado (diferente para um fundo de refletividade difusa e um fundo de refletividade direcionada), a análise do logótipo é classificada como estando em ordem. Em última análise na utilização prevista numa máquina de depósitos teria o efeito, de uma embalagem não ser aceite, mas ser recebida de volta. Neste caso não 11 tem lugar uma restituição do valor do depósito. Pelo contrário quando um logótipo detetado é classificado como em ordem, a embalagem correspondente é aceite por uma máquina de recolha com a unidade de leitura de acordo com a presente invenção e o valor do depósito é restituído.
Em seguida a presente invenção com base num exemplo de realização com referência às figuras é mais detalhadamente explicada:
Figura 1: apresenta por exemplo uma embalagem com logótipo; realização de logótipo para uma uma
Figura 2: apresenta um exemplo de variante simples de um embalagem;
Figura 3: apresenta uma variante de realização alargada do logótipo da figura 2;
Figura 4: apresenta o logótipo da figura 3 na respetiva forma para um fundo diferente;
Figura 5 apresenta uma variante de realização alternativa de um logótipo;
Figura 6: apresenta uma representação esquemática de uma unidade de leitura de acordo com a presente invenção. A figura 1 apresenta por exemplo uma embalagem 10 sob a forma de uma lata com um logótipo 12. 12 0 logótipo 12 serve para assinalar a embalagem 10 como uma embalagem, pela qual no ato de aquisição através de um consumidor tem de ser pago um depósito, que o utilizador recupera mediante devolução da embalagem. O logótipo é concebido, de modo que não é possível, prover embalagens, pelas quais não foi pago depósito, do logótipo. Considerando que o valor do depósito é mais elevado do que o valor da embalagem, àquele, que recebe a embalagem e restitui o depósito, no caso de embalagens com um logótipo falsificado seria causado um dano. A figura 2 apresenta as características essenciais do logótipo 12, nomeadamente um campo de contraste de refletividade elevada i—1 que compreende um campo de segurança 16 e um campo de sinais 18. O campo de contraste 14 apresenta uma refletividade elevada numa gama de comprimentos de onda grande, particularmente na gama de comprimentos de onda visível da luz assim como na respetiva gama de comprimentos de onda infravermelha. 0 campo de segurança 16 apresenta a propriedade, de na gama de comprimentos de onda visível da luz, ou seja, sob observação mediante luz visível, apresenta uma refletividade reduzida, sendo altamente absorvente e por conseguinte aparentando ser escuro. A observação mediante luz infravermelha, por exemplo com uma câmara sensível a infravermelhos, pelo contrário o campo de segurança 16 apresenta uma refletividade elevada, por exemplo uma refletividade tão elevada como o campo de contraste 14. Esta propriedade de diferentes refletividades mediante comprimentos de onda diferentes é obtido pelo campo de segurança 16, pelo facto de ser impressa uma cor 13 sobre um fundo de ref letividade elevada, que na gama de comprimentos de onda visível é altamente absorvente, enquanto na gama de comprimentos de onda infravermelha tendencialmente é transparente. Mediante observação do campo de segurança 16 sob luz infravermelha a refletividade do campo de segurança 16 é determinada pelo fundo do campo de segurança 16, que apresenta uma refletividade elevada.
Consequentemente, mediante observação da embalagem 10 mediante luz do dia normal o campo de segurança 16 é nitidamente detetável como campo escuro à frente de um fundo claro, enquanto o campo de segurança mediante observação sob luz infravermelha como uma câmara sensível a infravermelhos é dificilmente detetável, considerando que o campo de segurança 16 apresenta uma refletividade infravermelha elevada similar à do campo de contraste 14. O campo de segurança 16 apresenta uma forma assimétrica, de modo que o posicionamento relativamente ao restante logótipo é nitidamente detetável.
Além disso o logótipo 12 apresenta um campo de sinais 18, que conforme o tipo de embalagem numa gama de comprimentos de onda larga, que compreende luz visível assim como luz infravermelha, ou é altamente absorvente (conforme representado na figura 2) ou apresenta uma refletividade elevada. No último caso - campo de sinais 18 de refletividade elevada - o campo de sinais 18 apresenta a mesma cor que o campo de contraste 14 e por conseguinte praticamente não existe, mas exclusivamente determinado através da definição abstrata do respetivo local previsto. No exemplo de realização de acordo com a figura 2 o campo de sinais 18 é apresentado numa cor altamente absorvente, 14 por conseguinte de refletividade reduzida e por conseguinte escuro. 0 campo de sinais 18 serve para sinalizar um dispositivo para a leitura do logótipo, que propriedade apresenta o fundo, sobre o qual é impresso o logótipo, considerando que este fundo mediante observação do campo de segurança mediante luz infravermelha sobressai. Neste caso a apresentação do fundo mediante observação com a luz infravermelha depende do facto de o fundo apresentar uma refletividade metálica (igualmente designada por refletividade total ou por refletividade direcionada) ou uma ref letividade difusa, como é por exemplo o caso do papel branco ou de tinta de impressão branca. 0 campo de contraste 14 em regra é formado por uma cor de refletividade difusa com refletividade elevada. Quando o fundo apresenta as mesmas propriedades ou propriedades similares, mediante observação do logótipo com luz infravermelha praticamente não existe ou existe apenas de forma reduzida um contraste entre o campo de contraste 14 e o campo de segurança 16, ou seja: entre o campo de contraste 14 e o fundo do campo de segurança 16. Pelo contrário o campo de segurança 16 no caso de um fundo metálico mediante observação com luz infravermelha aparenta ser mais escuro, do que o campo de contraste 14 que envolve o campo de segurança 16.
Para com o auxilio de um dispositivo de leitura se poder verificar se o campo de segurança 16 é impresso com uma cor caracteristica, em conformidade com as especificações correspondentes, é necessário, que para o contraste entre o campo de contraste 14 e o campo de segurança 16 tanto mediante observação sob luz visível como também mediante 15 observação sob luz infravermelha exista um limite de referência adequado para o contraste.
Neste caso o limite de referência válido para a luz visível é independente do fundo. 0 limite de referência válido para a luz infravermelha idealmente é dependente do fundo, sobre o qual é impressa a cor do campo de sequrança.
Por conseguinte um dispositivo para a leitura do logótipo 12 de acordo com a presente invenção é concebido, de modo que para a avaliação do logótipo 12 mediante observação sob luz infravermelha está subjacente a um de dois limites de referência desviados um do outro. A comutação entre estes limites de referência neste caso é realizada através do campo de sinais 18. Quando este campo de sinais - conforme representado na figura 2 - é escuro, ou seja, apresenta uma refletividade reduzida e é altamente absorvente, então o dispositivo de leitura para o logótipo comuta para o limite de referência para um fundo metálico. Quando pelo contrário o campo de sinais apresenta uma refletividade elevada e é por exemplo idêntico ao campo de contraste 14 o dispositivo de leitura comuta para o limite de referência para um fundo de refletividade difusa. A atribuição da refletividade do campo de sinais pode igualmente ser inversa. 0 que importa, é que exista uma atribuição fixa.
Para facilitar a deteção do logótipo 12' (ver figura 3) numa embalagem 10 assim como a deteção de um campo de sinais 18 no logótipo 12', o logótipo 12' preferencialmente apresenta campos adicionais, nomeadamente sob a forma de marcações de canto 20 e sob a forma de marcações de orientação 22. 16
Tanto as marcações de canto 20 como as marcações de orientação 22 apresentam a propriedade de tanto aparecerem mediante luz visível assim como mediante luz infravermelha altamente absorvente, ou seja, uma refletividade reduzida e por conseguinte uma aparência escura.
As marcações de canto apresentam a forma de triângulos retângulos isósceles. Esta forma é particularmente adequada, considerando que as formas da referida natureza praticamente são inexistentes na restante impressão da embalagem. Os catetos do triângulo isóscele 20 neste caso são paralelos às arestas do logótipo 12'. As hipotenusas das marcações de canto 20 por conseguinte relativamente ao logótipo 12' estão viradas para dentro.
As marcações de orientação 22 atuam como marcações de canto para a deteção de dois campos adicionais do logótipo quadrado 12'. Além disso envolvem entre si o campo de sinais 18, de modo que isto é igualmente facilmente detetável, quando apresenta a mesma cor que o campo de contraste 14, conforme representado por exemplo na figura 3. A figura 4 apresenta o mesmo logótipo 12'' que na figura 3. A única diferença entre o logótipo 12” da figura 4 relativamente ao logótipo 12' da figura 3 consiste no facto de o campo de sinais 18 no logótipo 12'' da figura 4 apresentar uma refletividade reduzida, ou seja, é escuro e por conseguinte apresenta a mesma cor, que as marcações de orientação 22 e as marcações de canto 20, enquanto o campo de sinais 18' do logótipo 12' da figura 3 apresenta uma refletividade elevada e por conseguinte a mesma cor que o campo de contraste 14. 17
As embalagens metálicas, como por exemplo latas etc., habitualmente (conforme o revestimento) apresentam um fundo metálico para o campo de segurança 16. Por conseguinte as embalagens da referida natureza são providas de um logótipo 12'' de acordo com a figura 4. As embalagens em papel ou embalagens com etiqueta em papel para o campo de segurança 16 habitualmente apresentam um fundo branco e são providas com um logótipo 12' de acordo com a figura 3. A atribuição pode igualmente ser exatamente inversa. Contudo é determinante manter uma atribuição selecionada de forma consequente. A figura 5 apresenta uma variante do logótipo 12"' com um campo de sinais 18''d que no total está dividido em 8 campos de sinais parciais, que ou apresentam uma refletividade elevada ou uma refletividade reduzida. Os oito campos parciais deste modo podem reproduzir um código de 8 Bits (1 Byte) . Conforme o Bit - 0 ou 1 - o campo parcial associado apresenta uma refletividade elevada ou uma refletividade reduzida. No exemplo de realização o campo de sinais 18' ' reproduz o Byte 10100110 ou 01011001, em função do facto, de ao valor do Bit 1 ser atribuída uma refletividade elevada ou uma refletividade reduzida. Com um campo de sinais dividido da referida natureza 18'' não apenas é possível reproduzir uma informação bivalente (de refletividade direcionada ou de refletividade reduzida) mas igualmente uma informação de 256 valências de acordo com o exemplo de realização.
Com base na representação esquemática, apresentada na figura 6, de um dispositivo de leitura 30 para a leitura de logótipos 12 em embalagens como a embalagem 10 neste caso 18 são descritos os respetivos componentes essenciais assim como o respetivo modo de funcionamento. 0 dispositivo de leitura 30, que pode por exemplo ser parte de uma máquina de recuperação para embalagens de bebidas, apresenta um dispositivo de transporte 32, com o qual uma embalagem 10' pode ser posicionada em frente a uma unidade de leitura 34, de modo que esta se encontra na área visível da unidade de deteção de imagem 36 da unidade de leitura 34. A área visível na figura 5 está assinalada através de linhas oblíquas a tracejado.
Para a iluminação da área visível está previsto um módulo de iluminação, que apresenta duas unidades de iluminação 38.1 e 38.2. a direção de iluminação e por conseguinte o ângulo, no qual a iluminação incide sobre uma embalagem 10 a ler, estão assinalados através de setas pontilhadas. O ângulo de iluminação relativamente às superfícies normais da embalagem 10 deve situar-se num intervalo compreendido entre 20° e 45°. As unidades de iluminação 38.1 e 38.2 do módulo de iluminação são dispostas e direcionadas de forma correspondente.
As unidades de iluminação 38.1 e 38.2 apresentam uma multiplicidade de díodos emissores de luz (LED) como fontes de luz. A unidade de iluminação 38.1 é concebida para a iluminação da embalagem 10 com luz infravermelha, enquanto a unidade de iluminação 38.2 é concebida para a iluminação da embalagem 10 com luz visível. A unidade de iluminação 38.2 apresenta dois tipos de díodos emissores de luz, nomeadamente um primeiro tipo de díodos emissores de luz, que emitem uma luz visível azul e um segundo tipo de díodos emissores de luz, que emitem luz visível vermelha. A luz 19 visível, que é emitida pela unidade de iluminação 38.2, por conseguinte é constituída por duas gamas de comprimentos de onda respetivamente com um comprimento de onda central na área azul do espetro visível e um comprimento de onda central na área vermelha do espetro visível. A largura de banda de meio valor das duas gamas de comprimentos de onda parciais emitidas pelo módulo de iluminação 38.2 para a luz visível respetivamente é inferior a 50 nm.
Com o auxílio do módulo de iluminação e das respetivas unidades de iluminação 38.1 e 38.2 é possível ajustar cenários de iluminação direcionados. Mediante o funcionamento habitual as unidades de iluminação 38.1 e 38.2 são operadas alternadamente, de modo que a embalagem 10 ou apenas é iluminada com luz infravermelha da unidade de iluminação 38.1 ou com luz visível da unidade de iluminação 38.2. Conforme acima referido, é igualmente possível, que a embalagem 10 seja permanentemente iluminada por ambas as unidades de iluminação 38.1 e 38.2. A luz refletida da superfície da embalagem 10 é registada pelo módulo de deteção de imagem 36. Para este efeito o módulo de deteção de imagem 36 apresenta um sensor de superfície 40 e um sistema ótico 42, que apresenta uma imagem da superfície da embalagem 10 nítida numa superfície do sensor de superfície 40. A superfície do sensor de superfície 40 é formada por uma multiplicidade de elementos sensores sensíveis à luz. Preferencialmente estes estão dispostos em forma de matriz. Os elementos sensores do chip de superfície 40 assim como o sistema ótico 42 estão dispostos, de modo que é apresentado um milímetro quadrado da superfície da embalagem 10 numa superfície parcial do sensor de superfície 40, de modo que a superfície parcial 20 compreende pelo menos quatro elementos sensores completos. Por conseguinte a escala da imagem, com a qual o sistema ótico 42 apresenta uma imagem da superfície da embalagem 10 na superfície do sensor de superfície 14 é determinada de acordo com a dimensão, que os elementos sensores assumem na superfície do sensor de superfície 40 e com a distância dos elementos sensores entre si. É evidente, que o sistema ótico 42 é concebido, de modo que a superfície da embalagem 10 na área da profundidade de campo necessária devido ao diâmetro de embalagem variável seja nitidamente apresentada no sensor de superfície 40.
Os elementos sensores do sensor de superfície 40 são sensíveis à luz em banda larga, ou seja, pelo menos nas gamas de comprimentos de onda parciais da luz, que são simultaneamente ou alternadamente emitidas pelas unidades de iluminação 38.1 e 38.2. o valor gerado por cada elemento sensor individual do sensor de superfície 40 corresponde à intensidade total de toda a luz nas diferentes gamas de comprimentos de onda, que é detetada pelo elemento sensor. A intensidade total é a intensidade da luz infravermelha detetada pelo elemento sensor, quando a embalagem é exclusivamente iluminada pela unidade de iluminação 38.1 com luz infravermelha. Do mesmo modo o valor de um elemento sensor corresponde à intensidade na gama de comprimentos de onda visível da luz, quando a superfície da embalagem é exclusivamente iluminada pela unidade de iluminação 38.2 com luz visível. Quando a superfície da embalagem 10 pelo contrário tanto é iluminada pela unidade de iluminação 38.1 como pela unidade de iluminação 38.2 simultaneamente com luz infravermelha e com luz visível, a intensidade da luz detetada por um elemento sensor depende da soma da intensidade, com a qual, uma luz infravermelha e uma luz 21 visível sao refletidas através de um elemento de superfície atribuído ao elemento sensor através da imagem.
Isto significa, que elementos sensores, que por exemplo detetam uma parte do campo de contraste 14 do logótipo 12, detetam sempre um valor de luminosidade elevado e por conseguinte fornecem um valor inicial elevado. Pelo contrário elementos sensores, que detetam uma parte de uma marcação de orientação 22 ou de uma marcação de canto 20, detetam sempre um valor de luminosidade reduzido e por conseguinte fornecem um valor inicial reduzido, independentemente do facto de a iluminação ser realizada com luz infravermelha ou com luz visível. O valor de luminosidade, que um elemento sensor deteta, sobre o qual é apresentada uma parte do campo de segurança 16, pelo contrário depende do tipo de iluminação. Mediante iluminação da embalagem com luz visível a intensidade refletida pelo campo de segurança 16 é reduzida, de modo que um elemento sensor que deteta uma parte do campo de segurança 16 apenas fornece um valor inicial reduzido. Quando a iluminação da embalagem é realizada com luz infravermelha, a intensidade da luz IR refletida pelo campo de segurança - conforme o fundo - é significativamente mais elevada e pode por exemplo corresponder à intensidade refletida pelo campo de contraste 14. Correspondentemente um elemento sensor, sobre o qual é apresentada uma parte do campo de segurança, mediante iluminação da embalagem 10 com luz infravermelha fornece um valor inicial elevado. Quando a embalagem 10 pelo contrário é simultaneamente iluminada com luz visível e com luz infravermelha o valor inicial fornecido de um elemento sensor que deteta o campo de segurança é um valor inicial médio. 22
No interior do módulo de deteção de imagem 36 é realizado um pré-processamento de valores de saída fornecidos pelo sensor de superfície 40 numa unidade de pré-processamento 44. Os valores de intensidade processados (valores iniciais dos elementos sensores do sensor de superfície 40) são introduzidos numa unidade de análise 46, na qual é realizada uma deteção das diferentes áreas do logótipo com o auxílio de processos de reconhecimento de padrões em si conhecidos. A referida deteção de imagem da imagem do logótipo serve para determinar o local do campo de sinais 18, para poder ler a respetiva intensidade. Conforme a intensidade da luz refletida pelo campo de sinais 18 a unidade de análise 46 aciona um limite de referência para a avaliação da intensidade da luz infravermelha refletida pelo campo de segurança 16.
Os valores de intensidade fornecidos pelos diferentes campos do logótipo de segurança para a avaliação do logótipo são comparados com os limites de referência. A referida avaliação é realizada através de uma unidade de avaliação que é parte da unidade de análise 46 e por conseguinte não é mais detalhadamente representada na Fig. 5. Neste caso é de significado particular para a avaliação o limite de referência para os valores de intensidade, que foram detetados mediante iluminação do logótipo com luz infravermelha na área do campo de segurança 16. A avaliação dos valores de intensidade, que devem ser atribuídos ao campo de segurança 16 mediante iluminação com luz infravermelha, neste caso é realizada sob consideração de um de dois limites de referência, que é selecionado pela 23 unidade de análise 46 em função da intensidade que o logótipo apresenta na área do campo de sinais 18. Conforme a referida intensidade se situe acima ou abaixo do valor de referência, uma embalagem é aceite e a restituição do depósito realizada ou não. A unidade de análise 46 além disso está conectada com uma unidade controlo 48, que controla por exemplo o acionamento das unidades de iluminação 38.1 e 38.2 e além disso o dispositivo de transporte 32, para por exemplo rodar a embalagem 10 por meio do dispositivo de transporte 32, de modo que o logótipo se situe na superfície da embalagem 10 na área visível da unidade de leitura 36. Aqui é igualmente utilizado o reconhecimento de imagem através da unidade de análise 46. A unidade controlo além disso controla a restituição de depósitos assim como a recolha de embalagens.
Lisboa, 30 de Abril de 2012

Claims (7)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Uma unidade de leitura (34) para um logótipo (12) de uma embalagem com um invólucro exterior, gue forma um substrato, sobre o qual é exteriormente aplicado um logótipo (12), sendo que o logótipo apresenta vários campos dispostos uns ao lado dos outros com propriedades refletivas diferentes, dos quais um campo é um campo de segurança (16) que possui uma cor, que apresenta uma refletividade reduzida numa gama de comprimentos de onda visível da luz e na gama de comprimentos de onda infravermelha da luz apresenta uma transparência tal, que a refletividade do campo de segurança (16) na gama de comprimentos de onda infravermelha é determinada por um fundo do campo de segurança (16), sobre o qual é aplicada a cor e o qual apresenta uma refletividade mais elevada do que a cor do campo de segurança (16) na gama de comprimentos de onda visível da luz, de modo que a ref letividade do campo de segurança (16) na gama de comprimentos de onda infravermelha é mais elevada do que na gama de comprimentos de onda visível, sendo que o logótipo (12) compreende um campo de sinais (18), que está disposto numa atribuição espacial fixa relativamente ao campo de segurança (16) e numa gama de comprimentos de onda larga, que tanto compreende luz visível como luz infravermelha ou apresenta uma refletividade comparativamente elevada ou uma refletividade comparativamente reduzida, em função do facto de o fundo do campo de segurança (16) apresentar uma refletividade metálica ou uma refletividade difusa, caracterizada por a unidade de leitura (34) ser concebida: 2 - para detetar uma intensidade de luz refletida pelo campo de segurança (16) do logótipo (12) em pelo menos duas gamas de comprimentos de onda diferentes, das guais uma gama de comprimentos de onda é uma gama de comprimentos de onda em gue a cor do campo de segurança (16) apresenta uma transparência elevada, enquanto a outra gama de comprimentos de onda é uma gama de comprimentos de onda em que a cor do campo de segurança (16) apresenta uma refletividade reduzida, de modo que o campo de segurança (16) nesta gama de comprimentos de onda aparenta ser escuro; - para ler o campo de sinais (18) do logótipo (12) ; - para ajustar um de dois limites de referência para a avaliação da intensidade da luz detetada pela unidade de leitura (34), refletida pelo campo de segurança (16), em função do facto de o campo de sinais (18) apresentar uma refletividade elevada ou uma refletividade reduzida, e; - para avaliar a intensidade da luz detetada pela unidade de leitura (34), refletida pelo campo de segurança na gama de comprimentos de onda infravermelha através da comparação com o limite de referência ajustado.
2. A unidade de leitura de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a unidade de leitura apresentar um módulo de deteção de imagem (36) com um sensor de superfície (40) preferencialmente com elementos sensores sensíveis à luz, dispostos em forma de matriz, para a deteção de uma imagem apresentada no 3 sensor a duas dimensões, que tanto são sensíveis à luz na gama de comprimentos de onda visível da luz como igualmente na gama de comprimentos de onda infravermelha.
3. A unidade de leitura de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por a unidade de leitura (34) apresentar um módulo de iluminação (38.1, 38.2), que é concebido e está disposto, para iluminar uma área visível do módulo de deteção de imagem (36) simultaneamente ou alternadamente com luz na gama de comprimentos de onda visível e na gama de comprimentos de onda infravermelha.
4. A unidade de leitura de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por o módulo de iluminação (38.1, 38.2) durante o funcionamento da unidade de leitura (34) emitir luz na gama de comprimentos de onda visível com dois comprimentos de onda principais, dos quais um comprimento de onda principal corresponde a uma luz vermelha e o outro comprimento de onda principal corresponde a uma luz azul.
5. A unidade de leitura de acordo com a reivindicação 3 ou 4, caracterizada por o módulo de iluminação (38.1, 38.2) apresentar díodos emissores de luz como fontes de luz.
6. A unidade de leitura de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por o módulo de iluminação (38.1, 38.2) apresentar díodos emissores de luz diferentes, dos quais um primeiro número de díodos emissores de luz durante o funcionamento da unidade de leitura emite 4 luz numa gama de comprimentos de onda infravermelha, cujo comprimento de onda está ajustado à cor do campo de segurança (16) de tal modo, que o comprimento de onda emitido se situa no máximo 100 nm acima de um comprimento de onda, em que a transparência da cor está situada entre 40% e 60%.
7. Um processo para a operação de uma unidade de leitura (34) para um logótipo (12) de uma embalagem com um invólucro exterior, que forma um substrato, sobre o qual é exteriormente aplicado um logótipo (12), sendo que o logótipo apresenta vários campos dispostos uns ao lado dos outros com propriedades refletivas diferentes, dos quais um campo é um campo de segurança (16) que possui uma cor, que apresenta uma refletividade reduzida numa gama de comprimentos de onda visível da luz e na gama de comprimentos de onda infravermelha da luz apresenta uma transparência tal, que a refletividade do campo de segurança (16) na gama de comprimentos de onda infravermelha é determinada por um fundo do campo de segurança (16), sobre o qual é aplicada a cor e o qual apresenta uma refletividade mais elevada do que a cor do campo de segurança (16) na gama de comprimentos de onda visível da luz, de modo que a refletividade do campo de segurança (16) na gama de comprimentos de onda infravermelha é mais elevada do que na gama de comprimentos de onda visível, sendo que o logótipo (12) compreende um campo de sinais (18), que está disposto numa atribuição espacial fixa relativamente ao campo de segurança (16) e numa gama de comprimentos de onda larga, que tanto compreende luz visível como luz infravermelha ou apresenta uma refletividade comparativamente elevada 5 ou uma refletividade comparativamente reduzida, em função do facto de o fundo do campo de segurança (16) apresentar uma refletividade metálica ou uma refletividade difusa, sendo que o processo apresenta as etapas seguintes: - detetar uma intensidade de luz refletida pelo campo de segurança (16) do logótipo (12) em pelo menos duas gamas de comprimentos de onda diferentes, das quais uma gama de comprimentos de onda é uma gama de comprimentos de onda em que a cor do campo de segurança (16) apresenta uma transparência elevada, enquanto a outra gama de comprimentos de onda é uma gama de comprimentos de onda em que a cor do campo de segurança (16) apresenta uma refletividade reduzida, de modo que o campo de segurança (16) nesta gama de comprimentos de onda aparenta ser escuro; - ler o campo de sinais (18) do logótipo (12); - ajustar um de dois limites de referência para a avaliação da intensidade da luz detetada pela unidade de leitura (34), refletida pelo campo de segurança (16), em função do facto de o campo de sinais (18) apresentar uma refletividade elevada ou uma refletividade reduzida, e; avaliar a intensidade da luz detetada pela unidade de leitura (34), refletida pelo campo de segurança na gama de comprimentos de onda infravermelha através da comparação com o limite de referência ajustado. 6 8. 0 processo de acordo com a reivindicação 7, realizado com uma unidade de leitura de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6. Lisboa, 30 de Abril de 2012
PT07102723T 2006-02-20 2007-02-20 Unidade de leitura para um logótipo de uma embalagem PT1821096E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006008319 2006-02-20
DE102006012798.6A DE102006012798B4 (de) 2006-02-20 2006-03-15 Verpackung mit einem Signet und Auslesevorrichtung für das Signet

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1821096E true PT1821096E (pt) 2012-05-14

Family

ID=37999368

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07102723T PT1821096E (pt) 2006-02-20 2007-02-20 Unidade de leitura para um logótipo de uma embalagem

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP1821096B1 (pt)
AT (1) ATE553369T1 (pt)
DE (1) DE102006012798B4 (pt)
DK (1) DK1821096T3 (pt)
ES (1) ES2384474T3 (pt)
HR (1) HRP20120564T1 (pt)
PL (1) PL1821096T3 (pt)
PT (1) PT1821096E (pt)
SI (1) SI1821096T1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2013043827A1 (en) 2011-09-23 2013-03-28 3M Innovative Properties Company Retroreflective articles including a security mark
EP3570256A1 (de) * 2018-05-15 2019-11-20 DPG Deutsche Pfandsystem GmbH Prüfverfahren und auslesevorrichtung für eine sicherheitsmarkierung
DE102018120775A1 (de) * 2018-08-24 2020-02-27 Dpg Deutsche Pfandsystem Gmbh Prüfverfahren und Prüfvorrichtung zum Prüfen von Sicherheitsmarkierungen

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4319555A1 (de) 1993-06-13 1994-12-15 Tetra Pak Aps Gmbh Markierung in Form von Farbzeichen
GB9615057D0 (en) * 1996-07-18 1996-09-04 Newman Paul B D Identification and tracking of carcasses and primal cuts of meat
DE10033651A1 (de) 2000-07-11 2002-02-14 Messer Griesheim Gmbh Informationssystem zur Kennzeichnung von Gegenständen
DE10212734B4 (de) 2002-03-21 2022-06-02 Accu-Sort Systems, Inc. Verfahren und Vorrichtung zur Identifikation und Authentifikation eines Gegenstandes
DE20221928U1 (de) 2002-10-10 2009-05-20 Envipco Holding N.V. Sicherheitscode und Vorrichtung zum Sortieren und/oder Sammeln von Materialien, wie Mehrweg- und/oder Einweggetränkeverpackungen

Also Published As

Publication number Publication date
ES2384474T3 (es) 2012-07-05
DE102006012798B4 (de) 2021-12-16
DK1821096T3 (da) 2012-07-02
EP1821096B1 (de) 2012-04-11
HRP20120564T1 (hr) 2012-08-31
ATE553369T1 (de) 2012-04-15
EP1821096A3 (de) 2009-12-16
DE102006012798A1 (de) 2007-08-30
SI1821096T1 (sl) 2012-07-31
PL1821096T3 (pl) 2012-09-28
EP1821096A2 (de) 2007-08-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU711970B2 (en) Secure multi-layer bar code arrangement using wavelength separation
KR20190020639A (ko) 광학 코드, 광학 코드의 작성 방법, 광학 코드의 진위 판정 방법, 광학 코드의 판독 장치 및 판독 보조 장치
ES2884268T3 (es) Elemento de seguridad formado a partir de al menos dos tintas aplicadas en patrones superpuestos, artículos que llevan el elemento de seguridad y métodos de autentificación
US9158954B2 (en) Systems and methods to read machine-readable symbols
RU2425401C2 (ru) Слоистый материал с записанной на нем информацией, изделие, к которому этот материал прикреплен, способ считывания информации и устройство для считывания информации
US8261988B2 (en) Phase locked IR encoding for peened 2D barcodes
US20100012728A1 (en) System for reading at least one barcode
US20040000787A1 (en) Authentication mark for a product or product package
CN102004108A (zh) 用于检查带标签容器的装置和方法
EA039217B1 (ru) Система и способ для формирования изображения объекта и генерирования показателя подлинности объекта
US20230237298A1 (en) Barcodes with security material and readers for same
CN103250165A (zh) 条形码仍然可读的施加在条形码之上的认证标签
PT1821096E (pt) Unidade de leitura para um logótipo de uma embalagem
JPH09245115A (ja) 赤外シンボル判別読取装置
JP3345586B2 (ja) 段差検知装置およびこれを用いた処理装置
AU735446B2 (en) Anticounterfeiting method
EP3076332B1 (en) Method to check the authenticity of articles, each provided with at least one optical reading marking
CN113811890A (zh) 用于使用荧光和抗反射表面构造进行对象识别的系统和方法
JP2002140765A (ja) オートレジシステム
JP2006213017A (ja) 赤外吸収印刷物およびその読み取り方法
ES2960071T3 (es) Procedimiento de comprobación y dispositivo de comprobación para comprobar marcas de seguridad
JP4736788B2 (ja) 光学情報付き容器、光学情報の読取方法
ES2261372T3 (es) Dispositivo antifraude para documentos.
CN100372680C (zh) 运用于套色印刷对版感测器的双波长发光源
TW539909B (en) Imaging method and imaging device, object to be imaged, printing method