PT1809820E - Dispositivo de ligação para circuitos hidráulicos - Google Patents

Dispositivo de ligação para circuitos hidráulicos Download PDF

Info

Publication number
PT1809820E
PT1809820E PT5782942T PT05782942T PT1809820E PT 1809820 E PT1809820 E PT 1809820E PT 5782942 T PT5782942 T PT 5782942T PT 05782942 T PT05782942 T PT 05782942T PT 1809820 E PT1809820 E PT 1809820E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
filter element
channel
fluid
seat
connecting element
Prior art date
Application number
PT5782942T
Other languages
English (en)
Inventor
Enzo Farace
Original Assignee
Righi S P A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from EP04023021A external-priority patent/EP1640513A1/en
Application filed by Righi S P A filed Critical Righi S P A
Publication of PT1809820E publication Critical patent/PT1809820E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03BINSTALLATIONS OR METHODS FOR OBTAINING, COLLECTING, OR DISTRIBUTING WATER
    • E03B7/00Water main or service pipe systems
    • E03B7/07Arrangement of devices, e.g. filters, flow controls, measuring devices, siphons or valves, in the pipe systems
    • E03B7/074Arrangement of water treatment devices
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E03WATER SUPPLY; SEWERAGE
    • E03BINSTALLATIONS OR METHODS FOR OBTAINING, COLLECTING, OR DISTRIBUTING WATER
    • E03B7/00Water main or service pipe systems
    • E03B7/09Component parts or accessories
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K27/00Construction of housing; Use of materials therefor
    • F16K27/06Construction of housing; Use of materials therefor of taps or cocks
    • F16K27/065Construction of housing; Use of materials therefor of taps or cocks with cylindrical plugs

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Filtration Of Liquid (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
Dispositivo de ligação para circuitos hidráulicos 0 presente invento refere-se a um dispositivo de ligação para circuitos hidráulicos.
Os dispositivos de ligação para circuitos hidráulicos estão disponíveis no mercado, tendo a função de ligar, quer diferentes troços de uma linha, quer duas ou mais linhas em comunicação de fluido entre si. Embora a referência abaixo seja feita explicitamente ao campo das linhas domésticas de alimentação de água, o invento não está limitado a este campo de aplicação, podendo ser também aplicado a diferentes campos, por exemplo no campo industrial para ligar linhas para fornecimento de óleo, líquidos de arrefecimento, líquidos alimentares, etc. Como regra, nos edifícios, os elementos de ligação para linhas de alimentação de água são colocados a montante das torneiras, colectores de esgoto, caldeiras, aquecedores de água, etc. As ligações são incorporadas, isto é, proporcionadas nas paredes em conjunto com as suas condutas respectivas. Um exemplo típico está representado por uma ou mais ligações que são proporcionadas a montante de uma torneira de chuveiro. Em alternativa, os elementos de ligação podem ser utilizados fora das paredes, para ligar vários elementos que formam os sistemas hidráulicos, tal como por exemplo elementos flexíveis, caldeiras, torneiras, aos tubos do circuito hidráulico principal.
Genericamente, os circuitos hidráulicos nos edifícios são proporcionados com elementos adequados para filtras as impurezas presentes na água. Os circuitos hidráulicos domésticos são muitas vezes proporcionados com filtros que têm 1 a função de interceptar as partículas sólidas presentes na água, tal como partículas de calcário, partículas de areia, partículas de terra, etc. Os filtros estão normalmente colocados, quer a montante quer a jusante dos elementos de ligação, de acordo com a direcção de escoamento de água, estando muitas vezes em sucessão ao longo da mesma linha de alimentação, e estão intercalados entre o tubo e o elemento de ligação.
Os circuitos hidráulicos proporcionados com os elementos de ligação e os filtros convencionais têm várias desvantagens. Em particular, estas desvantagens são evidentes quando os elementos de filtro têm de ser limpos ou substituídos, por exemplo pelo facto de se terem danificado ou terem ficado colmatados por causa de impurezas.
Quando um elemento de ligação e o seu filtro respectivo são proporcionados fora de uma parede, isto é, instalados à vista, directamente acessíveis, as possíveis acções de manutenção para limpeza ou substituição do filtro exigem a presença de operadores especializados, com um óbvio aumento de custos. De facto, para aceder ao filtro, quando este último é colocado entre o elemento de ligação e uma conduta, o elemento de ligação precisa de estar separado da conduta, sendo assim necessário isolar e desmontar o troço respectivo do circuito. Em moradias privadas, estas operações são normalmente executadas por um canalizador. A limpeza (ou substituição) de um elemento de filtro é particularmente dura e dispendiosa se for proporcionado um circuito com elementos de ligação e os seus respectivos filtros, sendo metidos dentro de uma parede, como é proporcionado muitas vezes no troço final dos circuitos que fornecem água a chuveiros em moradias privadas. De facto, neste 2 último caso, é necessário ter acesso ao interior da parede para chegar ao elemento de filtro. Assim, aos custos normais derivados das operações no circuito hidráulico, são também adicionados possíveis custos extra para se ter acesso a possíveis partes alojadas dentro da parede.
Pelos motivos descritos acima, a necessidade de soluções alternativas que permitam uma limpeza rápida dos elementos de filtro, que também pode ser executada de forma simples e barata por alguém que não é perto na especialidade, tem sido sentida desde há muito. 0 documento EP 0341345 divulga um dispositivo de ligação para circuitos hidráulicos. O dispositivo de ligação tem um corpo no qual um canal rectilíneo é proporcionado para guiar um meio de escoamento. Um elemento de filtro está acomodado no corpo, perpendicularmente ao canal, para interceptar eventuais impurezas, ou partículas sólidas, transportadas pelo meio de escoamento. O elemento de filtro tem um formato cilíndrico e pode ser inserido no canal através de uma abertura proporcionada no corpo. Uma tampa fecha a abertura e trava o elemento de filtros no corpo do dispositivo de ligação. A mesma tampa recolhe as impurezas que entram no cilindro definido pelo elemento de filtro através de uma janela proporcionada na sua superfície lateral. Para evitar desalinhamento da janela em relação à direcção de escoamento, o elemento de filtro é proporcionado com duas projecções do tipo asa dispostas diametralmente opostas no fundo do elemento de filtro, para engatar sedes correspondentes localizadas no rebordo da abertura de corpo, as duas projecções do tipo asa sendo solicitadas nas sedes respectivas pela tampa de fecho. O dipositivo de ligação de acordo com o documento EP 0341345 tem várias desvantagens. Por exemplo, uma vez que a 3 tampa de fecho se destina a recolher partículas filtradas, tem de ser proporcionada sob o elemento de filtro, isto é, na direcção das partículas filtradas que caem sob acção da gravidade. Assim, o dispositivo de acordo com o documento EP 0341345 tem de ser ligado a linhas de alimentação de fluxo sempre com a tampa de fecho orientada para baixo, isto é, voltada para o chão, embora diferentes posições de dispositivos de ligação sejam muitas vezes necessárias. Além disso, quando é proporcionada uma válvula no dispositivo de ligação, normalmente imediatamente a montante do elemento de filtro, o manipulo de comando da válvula pode interferir com a tampa de fecho. A este respeito, a tampa e o manipulo estão localizadas em lados opostos do dispositivo de ligação, isto é, diametralmente opostos em relação ao canal interno, isto limitando a orientação do dispositivo de ligação para uma posição única na qual a tampa está posicionada voltada para o chão e o manipulo de comando da válvula está localizado no topo do corpo.
Além disso, o elemento de filtro tem de ser fabricado com as projecções do tipo asa acima mencionadas para vencer a rotação do elemento de filtro aquando do acoplamento da tampa de fecho ao corpo do dispositivo de ligação. Quando se insere o elemento de filtro no dispositivo de ligação, por exemplo após limpeza do filtro, tem de haver cuidado para engatar correctamente as projecções nas sedes respectivas do corpo do dispositivo. Este passo pode ser difícil de executar, por exemplo quando o dispositivo de ligação não está facilmente acessível ou visível. Em particular, o utilizador pode inserir o elemento de filtro de forma errada, com a janela do dispositivo a jusante em relação ao escoamento de filtro. De facto, as projecções do tipo asa não evitam que o utilizador 4 introduza o elemento de filtro no corpo do dispositivo em duas posições, uma correcta na qual a janela está voltada para o fluxo de entrada, e uma posição errada na qual o elemento de filtro roda 180° e a janela está voltada para a salda do dispositivo.
Outra desvantagem reside no facto de, se o acoplamento entre as projecções do tipo asa e as sedes respectivas proporcionarem um encaixe de ajuste com aperto, pode ser difícil extrair o elemento de filtro do corpo do dispositivo de ligação. Pelo contrário, se o acoplamento entre as projecções do tipo asa e as sedes respectivas estiver solto, o elemento de filtro pode cair, devido ao seu peso, antes do utilizador suportar o mesmo elemento de filtro no interior do corpo do dispositivo aparafusando a tampa de fecho.
Além disso, estas projecções do tipo asa são fáceis de partir, isto impedindo literalmente que o elemento de filtro seja posicionado correctamente. 0 mau funcionamento ou a presença de sujidade num elemento de filtro conhecido pode ainda provocar um mau funcionamento do aparelho proporcionado a jusante do mesmo filtro, e isto não é certamente uma desvantagem menor relativamente às desvantagens tradicionais dos sistemas que já foram descritos acima. Por exemplo, caldeiras a gás, torneiras termostáticas, máquinas de lavar, etc., podem não funcionar correctamente devido ao corte do fluxo de água devido a um filtro parcialmente colmatado. Além disso, um filtro danificado pode permitir que as partículas sólidas se desloquem, por exemplo para uma caldeira a gás e a bobina da caldeira corre o risco de colmatação devido a estas partículas, provocando assim um mau funcionamento.
Os elementos de ligação convencionais têm várias outras desvantagens para além das já mencionadas acima. Por exemplo, 5 são muitas vezes empregues para ligar duas ou mais condutas de acordo com um formato curvo, um formato em S, etc. Isto significa que os elementos de ligação podem ser direitos ou curvos, com diferentes raios de curvatura, ou podem ter um formato excêntrico, com um curso em S. A água que corre através de um elemento de ligação curvo pode transmitir ao mesmo elemento algumas vibrações, devido, quer à súbita mudança de direcção (o impacto da água numa parede da ligação) quer devido à elevada velocidade da água fornecida à ligação ou, além disso, devido à sua turbulência. As vibrações transmitidas pelo fluido ao elemento de ligação podem ser transmitidas, por seu lado, às condutas que estão ligadas ao mesmo elemento de vibração. Geralmente, estas vibrações dão origem a rangidos. Por exemplo, mudanças súbitas no caudal da água num circuito hidráulico, devido ao uma rápida abertura ou fecho da torneira, podem produzir o fenómeno conhecido como "golpe de aríete" nas condutas respectivas, e este fenómeno é geralmente ilustrado com fortes vibrações assim, como um rangido.
Uma outra desvantagem dos elementos de ligação convencionais assenta no facto de não impedirem o fluido de se escoar de volta para o seu circuito hidráulico respectivo. Por exemplo, nalguns casos, a seguir ao fecho de uma torneira numa tubagem de alimentação de água, o fluxo de água pode escoar de volta para a conduta, isto é, pode escoar-se através da mesma conduta no sentido oposto ao sentido de alimentação definido.
Por outro lado, a necessidade de evitar este refluxo tem sido sentida desde há muito tempo, dado que as principais normas prevêem que a água potável fornecida às moradias privadas tenha de estar separada das águas residuais. 6 O objectivo do presente invento consiste em proporcionar um elemento de ligação para circuito hidráulicos que resolva as desvantagens da técnica anterior de uma forma simples e barata.
Outro objectivo do presente invento consiste em proporcionar um elemento de ligação para circuitos hidráulicos permitindo uma redução nos custos de manutenção do respectivo circuito, melhorando ao mesmo tempo a sua funcionalidade.
Outro objectivo do presente invento consiste em proporcionar um elemento de ligação para circuitos hidráulicos evitando o refluxo do fluido para a sua linha respectiva, no sentido oposto ao de alimentação.
Um outro objecto do presente invento consiste em proporcionar um elemento de ligação para circuito hidráulicos permitindo que as vibrações transmitidas ao próprio elemento pelo fluido que o atravessa seja, ou reduzido, ou absorvido.
Outro objecto do presente invento consiste em proporcionar um elemento de ligação para circuitos hidráulicos, proporcionados com um elemento de filtro, que permita um manuseamento fácil do mesmo elemento de filtro também por quem não é perito.
Um objecto ainda do presente invento consiste em proporcionar um elemento de ligação para circuitos hidráulicos, proporcionado com um elemento de filtro, que pode ser montando independentemente da orientação vertical do elemento de filtro.
Estes e outros objetos são atingidos pelo presente invento que se refere a um elemento de ligação para circuitos hidráulicos de acordo com a reivindicação 1. 0 elemento de ligação do presente invento permite um manuseamento extremamente fácil do elemento de filtro pelo utilizador, sem necessidade de serem proporcionados meios de posicionamento desconfortáveis no mesmo elemento de filtro. 7
De acordo com o presente invento, uma primeira parte do elemento de filtro é uma face plana voltada para o fluxo de entrada. A primeira parte é unida a pelo menos outra parte para definir um volume dentro das mesmas partes. Para que o fluido entre no volume interno do elemento de filtro, a face plana é proporcionada com uma abertura. Geralmente, as duas partes podem ser superfícies curvas, uma tendo uma diferente curvatura em relação à outra. De preferência, o elemento de filtro tem pelo menos uma superfície plana.
De preferência, o elemento de filtro tem um formato semi-cilindríco, isto é, a secção transversal do elemento de filtro tem um formato semi-cilindrico, definido pela face plana e por uma superfície curva ligada aos rebordos verticais da face plana (os rebordos sendo paralelos ao eixo do elemento de filtro). Um deflector, uma gaze ou aberturas, são proporcionadas na superfície curva para actuar a filtragem do fluido.
Para evitar a rotação do elemento de filtro no interior do corpo do dispositivo de ligação, a sede tem um formato complementar relativamente ao formato do mesmo elemento de filtro. 0 elemento de filtro corresponde ao formato da sede, isto é, ajusta-se à sede e não pode rodar. A sede pode estar definida directamente no interior do canal ou pode ser definida por um elemento de inserção adequado disposto no interior do dispositivo de ligação. 0 elemento de filtro é assim auto-orientador em relação à sua sede, isto é, não pode estar desalinhado em relação à direcção de escoamento. O elemento de filtro está acoplado a um pino que fecha a abertura proporcionada no corpo do dispositivo para introduzir o mesmo elemento de filtro. 0 pino pode solicitar o elemento de filtro na sua sede. 0 acoplamento entre o elemento de filtro e 8 o pino permite a rotação do mesmo pino em torno do seu eixo, de uma forma tal que o pino pode ser fixo ao corpo do dispositivo, por exemplo por aparafusamento, enquanto o elemento de filtro está quieto, isto é, enquanto não roda.
Com vantagem, quer o pino quer o elemento de filtro são proporcionados, cada um, com um reservatório para recolher impurezas filtradas. Assim, o dispositivo de ligação pode estar disposto numa forma tradicional ou voltado para baixo, isto é, independentemente da orientação vertical do elemento de filtro. 0 dispositivo de ligação pode ser feito, com vantagem, em latão, aço, plástico, bronze ou outras ligas metálicas adequadas.
Com vantagem, o elemento de filtro pode ser facilmente separado do elemento de ligação de acordo com o presente invento, para que possa ser limpo ou substituído. Contrariamente ao que era proporcionado pela técnica anterior, de facto, o elemento de filtro pode ser facilmente alcançado por um operador, sem necessidade de desmontar qualquer parte da linha de alimentação ou o mesmo elemento de ligação, com vantagens económicas óbvias de custos de manutenção de linha. De facto, o elemento de filtro pode ser separado (removido) da ligação, e então limpo e introduzido de novo na própria ligação, sem necessidade de separar a ligação da conduta do circuito hidráulico relacionado. Pelo motivo descrito acima, quando a ligação do invento é utilizada nos circuitos hidráulicos nos edifícios, é colocada, de preferência, fora das paredes, de modo a ser alcançado directamente para a dita manutenção do elemento de filtro. 0 dito elemento de filtro pode ser feito com vantagem, quer num material plástico ou metálico tal como por exemplo latão, aço ou ligas adequadas. 9 O elemento de filtro é permeável ao fluido que corre no elemento de ligação, de preferência água, e retém as impurezas suspensas no fluido. Por exemplo, o elemento de filtro pode compreender um ou mais filtros dos tipos mecânico, químico, electroquímico ou electromagnético.
De preferência, o elemento de filtro é do tipo mecânico, adequado para reter impurezas sólidas tendo dimensões pré-determinadas. De acordo com um aspecto preferido do presente invento, o elemento de filtro compreende pelo menos um deflector que pode ser inserido no dito canal. O deflector é proporcionado com uma pluralidade de aberturas para permitir o escoamento do fluido. As aberturas podem ter uma secção calibrada para permitir apenas o escoamento das partículas que têm determinadas dimensões. A forma do deflector (e a forma do elemento de filtro, em geral) também depende da forma da secção do canal dentro da ligação. De facto, o canal pode ter uma secção circular, uma secção quadrada, uma secção hexagonal, etc. De preferência, o formato do deflector corresponde ao formato da secção do canal, para que o elemento de filtro possa interceptar todo o fluxo de fluido que corre para o canal. 0 elemento de filtro pode ser colocado no canal do elemento de ligação em diferentes formas, sendo equivalentes entre si, por exemplo, o elemento de filtro pode deslizar numa guia que é transversal ao canal, de acordo com um acoplamento em guilhotina. O elemento de filtro pode ser concebido de diferentes formas, de acordo com o uso pretendido. Por exemplo, pode compreender uma rede feita em material plástico ou metálico que pode ser colocada no canal, numa posição transversal relativamente ao seu eixo. Esta solução é particularmente 10 efectiva para reter a areia ou o calcário que possa existir, por exemplo, num fluxo de água nas tubagens para uso doméstico. A malha da rede de fio pode ser dimensionada para reter as partículas tendo tamanhos pré-definidos.
Além disso, o elemento de filtro pode ser do tipo multicamada, compreendendo, por exemplo, duas redes metálicas, um elemento feito num material esponjoso sendo intercalado entre ambas. Esta solução permite que a filtragem do fluido seja executada por meio de elementos esponjosos, e pode ser aplicada, por exemplo, quer a sistemas hidráulicos para aquários, quer a bombas ou turbinas de alimentação de água, quer a circuitos de alimentação de óleo. 0 elemento de filtro pode ser, vantajosamente, de um tipo lavável, por exemplo quer por meio de um simples jacto de água, quer através do tratamento com um produto especifico, de modo a ser limpo de impurezas. Por exemplo, se o elemento de ligação de acordo com o invento for utilizado nos circuitos hidráulicos em moradias privadas, esta caracteristica permite que os custos de manutenção destes circuitos sejam muito menores. De facto, se as particulas de água colmatam o elemento de filtro, reduzindo assim o fluxo da água fornecida, basta extrair o elemento de filtro do corpo do elemento de ligação, e então limpá-lo e inseri-lo de novo no mesmo corpo para restaurar o funcionamento adequado do circuito respectivo. Esta operação não exige aceções dispendiosas por parte de operadores especializados, mas pode ser executada pelo utilizador habitual do circuito.
De acordo com uma forma de realização do presente invento, o elemento de filtro está associado a dois reservatórios para recolher impurezas filtradas. De preferência, um reservatório inferior é colocado no canal dentro da ligação, de modo a 11 recolher as impurezas que são retidas, quer pelo deflector quer por outros dispositivos equivalentes, que são então precipitadas, e pode ser extraído do corpo do elemento de ligação em conjunto com o elemento de filtro. Um reservatório superior é proporcionado no interior do pino associado ao elemento de filtro. De acordo com uma forma de realização específica do invento, o elemento de ligação compreende uma válvula de paragem tendo a função de parar o fluxo de fluido através do canal dentro do corpo da ligação. Esta válvula pode ser proporcionada quer a montante quer a jusante do elemento de filtro, sendo proporcionada com o elemento de ligação, como já foi dito. De preferência, a válvula de paragem é proporcionada a montante do elemento de filtro, por exemplo numa posição intermédia entre o dito elemento de filtro e a secção de entrada. Fechando a válvula de paragem é possível parar o fluxo de fluido a montante do elemento de filtro, facilitando assim a separação deste último do corpo do elemento de ligação.
De acordo com uma outra forma de realização do presente invento, o elemento de ligação compreende uma válvula anti-retorno tendo a função de impedir que o fluido se escoe através da própria ligação, na direcção oposta à secção de entrada.
Na prática, a válvula de paragem é proporcionada, por exemplo, na secção de saída do elemento de ligação, e evita que o fluido se escoe de volta para o canal e, assim, de se escoar de volta para a sua linha de alimentação respectiva. Consequentemente, a válvula de paragem é colocada a jusante do elemento de filtro, estando interposta entre este último e a secção de saída. 12
De acordo com uma outra forma de realização, o elemento de ligação está equipado, quer com a dita válvula de paragem, quer com a válvula anti-retorno.
Na linha de alimentação, o fluido pode atingir uma elevada velocidade e, assim, o seu movimento pode ser do tipo turbulento. Além disso, o fluido pode ser sujeito a súbitas mudanças no fluxo ou direcção. Por exemplo, as condutas de alimentação de água em moradias privadas estão equipadas com varias válvulas e torneiras para ajustar o fluxo de água e para proporcionar uma pluralidade de mudanças de direcção que são essenciais ao fornecimento de água às várias divisões. Devido à forte turbulência, as súbitas mudanças no caudal ou sentido de escoamento, o fluxo de água que corre através do elemento de ligação pode transmitir vibrações nocivas ao próprio elemento. Pelo motivo descrito acima, o elemento de ligação pode estar equipado com um dispositivo tendo a função de absorver as vibrações transmitidas pelo fluido.
De preferência, a absorção das vibrações, ou a sua redução parcial, é conseguida usando um elemento deformável elasticamente que cobre parte da superfície interna do canal do elemento de ligação. Com vantagem, o elemento deformável pode absorver pelo menos parcialmente possíveis "golpes de aríete", sendo provocados, por exemplo, por súbitas mudanças no caudal do fluido em escoamento.
Uma outra vantagem é dada pela capacidade do elemento deformável em reduzir possíveis impactos devido ao fluido contra uma superfície do canal dentro do elemento de ligação. Por exemplo, se o elemento de ligação for do tipo com formato excêntrico, isto é, quando o canal tem um curso geralmente em S, o elemento deformável permite, pelo menos parcialmente, 13 reduzir o impacto provocado pelo fluido enquanto entra no elemento de ligação e bombeia contra uma parte curva do canal. 0 dispositivo de absorção de vibrações pode ser colocado ao longo do canal da ligação, quer a montante quer a jusante do elemento de filtro, por exemplo numa posição intermédia em relação ao elemento de filtro e à válvula de paragem. De preferência, o dispositivo de absorção de vibrações é colocado no canal da ligação na secção de entrada, por exemplo perto de curvas ou de redução de secção do canal.
Como será entendido pelos peritos na especialidade, o elemento de ligação do invento permite que elemento de filtro seja limpo de forma simples e rápida, e permite, assim, que os custos de manutenção do seu circuito hidráulico respectivo sejam drasticamente reduzidos. Além disso, o elemento de ligação de acordo com o invento, estando equipado com o dispositivo de absorção de vibrações, é muito menos ruidoso relativamente aos elementos de ligação convencionais. Se o elemento de ligação for proporcionado com a válvula de paragem, permite actuar no elemento de filtro, sem necessidade de isolar a respectiva linha de alimentação a montante, interrompendo simplesmente o fluxo por meio desta válvula a montante do mesmo elemento de filtro. Além disso, o elemento de ligação pode estar equipado com uma válvula anti-retorno que evita que o fluido se escoe de volta para a linha de alimentação respectiva.
Assim, o elemento de ligação do invento é extremamente útil no campo dos circuitos hidráulicos em edifícios, tal como por exemplo um elemento de ligação de condutas de água em moradias privadas. No entanto, pode ser utilizado, com as mesmas vantagens, para a ligação de circuitos hidráulicos do tipo industrial, quer para alimentação de óleo ou circuitos de 14 alimentação para maquinaria, quer para circuitos de circulação de líquido de refriqeração, etc.
Outras características e as vantaqens do presente invento serão melhor entendida a partir da descrição sequinte que é dada por meio de um exemplo ilustrativo e não limitativo com referência aos desenhos esquemáticos anexos, nos quais: a figura 1 é uma vista em corte de um elemento de ligação de acordo com o presente invento; a figura IA é uma vista em perspectiva de um corte longitudinal do elemento de ligação ilustrado na figura 1;
a figura 1B é uma vista em corte ao longo da linha A-A ilustrada na figura 1; a figura 1C é vista esquemática em perspectiva de uma parte de um elemento de ligação de acordo com o presente invento; a figura 2 é uma vista em corte de uma segunda forma de realização do elemento de ligação de acordo com o presente invento; a figura 2A é uma vista em perspectiva de um corte longitudinal da forma de realização ilustrada na figura 2; a figura 2B é uma vista em corte ao longo da linha B-B ilustrada na figura 2. a figura 3 é uma vista em corte de uma terceira forma de realização do elemento de ligação de acordo com o presente invento; a figura 4 é uma vista em corte de uma quarta forma de realização do elemento de ligação de acordo com o presente invento; 15 a figura 5 é uma vista em corte de uma quinta forma de realização do elemento de ligação de acordo com o presente invento; a figura 6 é uma vista em perspectiva do elemento de ligação da figura 5; a figura 7 é uma vista em perspectiva em corte do elemento de ligação da figura 5. A figura 1 mostra um elemento de ligação 1 de acordo com o presente invento. Em particular, o elemento 1 é ilustrado num corte longitudinal relativamente ao eixo IN - OUT (entrada -saida) . A ligação 1 compreende um corpo 2 no qual se obtém um canal 5 que permite que um fluido corra da secção de entrada 3 para a secção de saida 4.
Como pode ver-se, o elemento de ligação 1 tem uma forma excêntrica. Geralmente, a ligação 1 pode ter formas diferentes, isto é, o canal 5 pode ser ou direito ou curvo. 0 canal 5 pode também ter um curso em U, um curso em S, pode formar uma curva dupla, etc.
As secções da entrada 3 e de saida 4 podem ser acopladas a diferentes partes de uma linha de alimentação de água, por exemplo através de um acoplamento de parafuso tradicional. 0 fluido fornecido à ligação 1 da figura 1 é água. Em particular, a água é fornecida por uma linha (não ilustrada) à secção de entrada 3 de acordo com uma direcção que é substancialmente paralela à direcção da seta IN. A água corre através do canal 5 na mesma direcção, e chega à secção de saida 4, sendo assim enviada para a direcção da seta OUT. A jusante da secção 4 pode ser proporcionada uma conduta, um tubo flexivel, uma torneira, uma linha de alimentação de água para 16 chuveiros, uma caldeira, um equipamento de aquecimento de água, etc.
Se a ligação 1 for utilizada no campo industrial, por exemplo no circuito de alimentação de um liquido de refrigeração fornecido a um torno ou a uma fresadora, a jusante da secção 4 pode existir um reservatório de recolha, um bico, um misturador, etc. 0 elemento de ligação 1 é proporcionado com um elemento de filtro F que é acoplado ao corpo 2 numa forma amovível. Em particular, o elemento de filtro F é inserido numa abertura 60 que coloca o canal 5 em comunicação com o exterior. O acoplamento entre a abertura 60 e o elemento F é, de preferência, justo. Quando o filtro F é acoplado ao corpo 2, intercepta o fluido que corre para o canal 5, retendo assim as possíveis impurezas suspensas. O filtro F pode ser removido da abertura 60 e, assim, do elemento de ligação 1.
Na forma de realização ilustrada na figura 1, o elemento de filtro F compreende um deflector 6', associado à superfície 6, ligado a um pino 61 que pode ser aparafusado ao corpo 2, isto é, o pino 61 pode ser aparafusado na abertura 60 que é transversal ao canal 5.
Sempre de acordo com o presente invento, o pino 61 pode ser substituído por um manipulo, uma alavanca ou qualquer outro dispositivo/componente/elemento equivalentes.
Com vantagem, o elemento de filtro F tem um formato diferente de um puramente cilíndrico. Como regra, o elemento de filtro F é definido por pelo menos duas superfícies que englobam uma área interna. As duas superfícies podem ser acopladas nos seus rebordos verticais para formar ângulos ou podem escoar-se uma para a outra com juntas arredondadas. Isto permite que o elemento de ligação 1 seja desprovido de meios de 17 posicionamento para evitar a rotação do elemento de filtro F em torno de um eixo transversal ao canal 5. Embora o elemento de filtro do dispositivo de ligação revelado na EP 0341345 tenha de ter projecções do tipo asa para ser travado no canal na posição adequada em relação à direcção de escoamento, o elemento de filtro F do dispositivo de acordo com o presente invento é auto-orientador, sem necessidade destes meios de posicionamento. De facto, o elemento de filtro F tem um formato que corresponde a uma sede correspondente proporcionada no corpo 2, isto é, um formato que é complementar à sede do elemento de filtro.
Esta solução é particularmente vantajosa, porque o acesso ao elemento de filtro F, por exemplo para o limpar ou substituir, é simples e pode ser feito em pouco tempo também por quem não é perito na especialidade, com uma poupança óbvia nos custos de manutenção do circuito proporcionado com a ligação 1. A superfície 6 pode ser, ela própria, um deflector, ou pode ser uma superfície suportando um deflector 6' tendo a função de filtrar a água ou o fluido que corre através do canal 5. A superfície 6 suporta o deflector 6' que pode estender-se apenas para interceptar o caudal de fluido efectivo, evitando assim o sobredimensionamento do mesmo deflector 6'. De acordo com a utilização à qual se dirige a ligação 1, o deflector 6' pode compreender uma rede em plástico ou em metal, elementos esponjosos, anteparas perfuradas, etc. No caso especifico ilustrado na figura 1, o deflector 6' tem a função de reter possíveis partículas de areia ou de calcário que estão na água, e por este motivo consiste numa gaze 6', feito em metal ou em plástico, tendo uma malha com dimensões adequadas. 18
Em alternativa, no caso em que o deflector 6' é utilizado para filtrar fluidos que não áqua, pode compreender elementos esponjosos, alquma qaze com malhas tendo diferentes larguras, etc. Além disso, o elemento de filtro F poderia destinar-se a filtrar um fluido alimentar e, por este motivo, pode compreender uma cassete contendo um material adequado e compatível.
Com referência à forma de realização ilustrada nas figuras 1, IA e 1B, o elemento de filtro F tem um formato semicilíndrico. Em particular, o elemento de filtro F tem uma face plana 64 que é unida à superfície côncava 6 proporcionada com um deflector 6'. Na superfície plana 64 é proporcionada uma abertura 63, de preferência uma abertura circular, para que o fluxo entre no elemento de filtro F. O fluxo sai do elemento de filtro F através do deflector 6', correndo para a secção de saída 4 depois das impurezas terem sido bloqueadas. 0 elemento de filtro F está alojado numa sede 65 proporcionada no interior do corpo 2, aproximadamente no canal 5. A sede 65 tem um formato adequado para alojar o elemento de filtro F sem deixar que este rode. 0 elemento de filtro F pode ser só inserido na sede correspondente 65 por deslize através da abertura 60. De preferência, a sede 65 tem um formato semicilíndrico. Assim, o elemento de filtro F ajusta-se à sede complementar 65. Desta forma não há necessidade de proporcionar projecções equivalentes às divulgadas na EP 0341345 no elemento de filtro F para vencer o desalinhamento da abertura 63 em relação à direcção de escoamento IN - OUT. A sede 65 pode ser proporcionada no corpo 2, por exemplo maquinando ou durante a fusão do corpo. Em alternativa, a sede 65 pode ser proporcionada com uma inserção adequada fixa no corpo 2 durante a montagem do dispositivo de ligação 1. Na forma de realização 19 ilustrada nas figuras 1-1B, a sede 65 é definida por um elemento de inserção 66.
Com regra, o elemento de filtro F pode ter qualquer formato adequado para evitar a sua rotação no interior do corpo 2 do dispositivo de ligação. Por exemplo, o elemento de filtro F e a sede 65 podem ter uma secção quadrada (secção transversal ao eixo X-X), uma secção triangular, etc. A figura 10 ilustra, numa vista esquemática, uma forma de realização possível do elemento de filtro F. É formada pela face plana 64 e pela superfície curva 6 unidas nos rebordos verticais 68 e 69 que são substancialmente paralelos ao eixo X-X, isto é, o elemento de filtro F tem um formato geralmente semicilíndrico. A face plana 64 destina-se a estar voltada para o fluxo que entra no canal 5 e é proporcionada com uma abertura 63 para permitir que o fluxo entre no volume interno definido pelas superfícies 64 e 6. Este formato evita que o elemento de filtro seja posicionado numa forma errada no canal 5 do dispositivo de ligação, isto é, o elemento de filtro F é auto-orientador, autocentrado e auto-posicionador em relação à sua sede 65 no interior do corpo 2.
Geralmente, a superfície 64 pode também ser uma superfície curva acoplada à figura 6 e as juntas 68 e 69 podem ser juntas arredondadas, de tal forma que a secção transversal do elemento de filtro F tenha a forma de um carne. O elemento de filtro F pode ser também definido por mais de duas superfícies. Por exemplo, pode ser formado por quatro faces planas dispostas como um paralelepípedo tendo uma face disposta transversalmente à direcção principal IN - OUT do fluxo de fluido.
As superfícies 64 e 6 podem ser feitas em plástico, borracha, metal ou qualquer outro material adequado. O deflector 6' proporcionado na superfície 6, pode ser uma rede 20 metálica acoplada à superfície 64 por meio, por exemplo, de moldagem.
Para que o elemento de filtro F seja travado no corpo 2, o pino 61 pode rodar em relação ao mesmo elemento de filtro F. Desta forma, logo que o elemento de filtro seja introduzido na sede 65, o pino 61 pode ser aparafusado ao corpo 2, solicitando desta forma o filtro F na posição adequada. Por exemplo, isto pode ser conseguido proporcionando um acoplamento de anel deslizável 67 entre o pino 61 e o elemento de filtro F, isto é, um acoplamento que permita ao pino rodar em torno do eixo X-X da figura 1B enquanto o elemento de filtro F está ainda dentro do corpo 2. 0 pino 6 pode ser aparafusado ao corpo 2, na abertura 60, para não se projectar da superfície externa do dispositivo de ligação 1.
Sabe-se como proporcionar o elemento de filtro com um reservatório para recolha das impurezas filtradas. No presente invento, o elemento de filtro F é proporcionado com dois reservatórios, um reservatório inferior 7 disposto sob o deflector ou gaze 6' ao longo do eixo X-X (figura lb) e um reservatório superior 71 disposto por cima do deflector ou gaze 6'. Os reservatórios 7 e 71 estão dispostos em partes opostas em relação ao deflector ou gaze 6, permitindo assim que o dispositivo 1 seja ligado a uma linha de alimentação de fluxo, tal como está ilustrado na figura 1, ou votado para baixo. As partículas sólidas são retidas pelo elemento 6 e recolhidas, quer no reservatório inferior 7, quer no reservatório superior 71, dependendo da orientação do dispositivo de ligação 1 no espaço. Esta característica, isto, proporcionar um reservatório inferior e um reservatório superior, permite acoplar o dispositivo de ligação a linhas externas, muito 21 independentemente do ângulo definido entre o eixo X-X e uma linha vertical. Com vantagem quando o elemento de filtro F é desenroscado do corpo 2, o reservatório inferior 7, sendo integral com o mesmo elemento de filtro F, é retirado do canal 5. Desta forma, o reservatório 7 pode ser esvaziado das impurezas que estão, neste caso, ai contidas. Assim, o reservatório 7 permite que o canal 5 seja limpo de impurezas que se acumulariam perto da mesma gaze, mesmo quando a gaze 6 é retirada da ligação 1. Na forma de realização ilustrada nas figuras 1-1B, o reservatório superior 71 é um espaço vazio proporcionado dentro do pino 61. 0 espaço vazio 71 é proporcionado no fundo do pino 61, voltado para o elemento de filtro F, e comunicando com o seu volume interno. Quando o dispositivo de ligação está disposto voltado para baixo, o reservatório superior 71 está por baixo do deflector ou da gaze 6 em relação ao eixo X-X, isto é, no fundo do dispositivo 1. Logo que o pino 61 seja desenroscado do corpo 2, o reservatório 71 também pode ser limpo. 0 acoplamento justo do pino 61 com o corpo 2 é garantido, na forma de realização ilustrada, por uma junta circular adequada 62. De preferência, o pino 61 é proporcionado com um entalhe adequado para permitir o acoplamento com uma ferramenta adequada para desenroscar o elemento de filtro F, tal como uma chave de fendas. Em alternativa, o pino 61 pode ser proporcionado equivalentemente com um volante, uma manipulo (alavanca) ou um botão para a operação manual por parte do utilizador.
De acordo com uma outra forma de realização, o pino 61 pode ser acoplado ao exterior com um fuso (pivô) (não ilustrado) permitindo a operação remota do pino 61. Por exemplo, a ligação 61 pode ser incorporada num nicho feito 22 dentro de uma parede e o fuso pode ser colocado de modo a cruzar o mesmo nicho, ressaltando assim para fora. Este fuso pode, por seu lado, ser proporcionado quer com um entalhe para acoplamento com uma chave de parafusos, quer ser proporcionado com um volante, um botão ou elementos equivalentes. A manutenção do elemento de filtro F é particularmente simples. Por exemplo, se a ligação 1 for proporcionada a montante de uma torneira termostática numa moradia privada, o mesmo utilizador pode limpar a gaze 6, simplesmente desenroscando o pino 61 da ligação 1 com uma chave de parafusos e lavando a gaze 6. Logo que a gaze 6 tenha sido limpa (ou substituída se necessário) , o pino 61 pode ser aparafusado de novo ao corpo 2 da ligação 1. Será tomado em consideração que os custos de manutenção do circuito hidráulico são menores graças às acções de limpeza fácil do filtro F, e estas operações não exigem nem operadores especializados nem a desmontagem da linha de alimentação.
Para desacoplar o elemento de filtro F do corpo 2, a alimentação de água precisa de introduzida a montante do elemento de filtro F. Isto pode ser feito fechando uma torneira, tal como a torneira principal da moradia privada, quer interrompendo o fluxo de água na linha de alimentação para a ligação 1. Neste caso, desvantajosamente, também outras linhas de alimentação ligada à mesma torneira principal podem ser deixadas isoladas. As figuras 2 e 4-7 mostram diferentes forma de realização da ligação da ligação 1 de acordo com o invento que resolvem esta desvantagem, permitindo assim isolar apenas a ligação 1 mais do que outras linhas do mesmo circuito a montante da mesma ligação.
Como pode ver-se nas figuras 2-2B e 4-7, a ligação 1 pode compreender uma válvula 8 para parar o fluido, disposta de 23 preferência a montante do elemento de filtro F. A válvula de paragem 8 pode ser do tipo convencional; nas figuras anexas, a válvula 8 é do tipo esfera, sendo controlada por uma haste 81. A figura 2A é uma vista em perspectiva de uma secção longitudinal do dispositivo de ligação da figura 2. Como pode ser visto, o elemento de filtro F está orientado com a abertura 63 voltada para a válvula 8. Os reservatórios 7 e 71 são proporcionados para permitir o arranjo do dispositivo 1 tal como está ilustrado na figura 2, ou voltado ao contrário. A figura 2B é um corte transversal do dispositivo 1 da figura 2 ao longo da linha B-B.
Devido à válvula 8, a manutenção da ligação 1 e da linha a jusante são simplificadas. A água pode ser bloqueada pela válvula 8 do canal 5, sem necessidade de isolar a linha a montante da ligação. Assim, o filtro F pode ser extraído para manutenção. A figura 6 mostra a haste 81 da válvula de paragem 8, assim como o parafuso 61 do elemento de filtro F. Será entendido pelos peritos na especialidade que a haste 81 e o parafuso 61 podem estar equipados externamente com volantes, manípulos, botões ou outros dispositivos semelhantes para facilitar a operação manual por parte do utilizar. Além disso, para permitir o funcionamento remoto da válvula de paragem 8 e do elemento de filtro F, cada um destes elementos pode ser proporcionado com um dispositivo de controlo remoto, tal como uma extensão que é acoplada à haste 81 e parafuso 61. A possível extensão pode compreender, por exemplo, um veio curto ou uma ferramenta flexível permitindo que o utilizador execute uma rotação remota da haste 81 e/ou parafuso 61. A extensão pode ser proporcionada, por seu lado, com um volante, um botão, etc. 24
Além disso, a ligação pode ser equipada com uma válvula anti-retorno tendo a função de impedir que o fluido se escoe de volta para a sua linha de alimentação respectiva.
As figuras 3-7 mostram uma ligação 1 de acordo com o presente invento sendo proporcionada com uma válvula anti-retorno 9. De preferência, a válvula 9 é proporcionada no canal 5 a jusante do elemento de filtro F. A válvula 9 ilustrada é do tipo convencional e é proporcionada com um obturador 91 adequado para abrir e fechar selectivamente o canal 5 de acordo com o movimento de compressão ou de extensão da mola batente 92. Devido à válvula anti-retorno 9, o fluido é impedido de escoar-se através do canal 5 na direcção oposta à direcção de alimentação, isto é, na direcção oposta à direcção IN da direcção 1. Por exemplo, desta forma o risco da água tratada ou utilizada em maquinaria poder correr de volta para a linha de alimentação, contaminando assim a água a montante da ligação 1 é menor. A forma de realização ilustrada na figura 4 proporciona quer a válvula de paragem 8, quer a válvula anti-retorno 9. As válvulas 8 e 9 estão dispostas, de preferência, por trás do elemento de filtro F, de modo a reduzir as perdas de pressão na linha.
As figuras 5-7 mostram uma outra forma de realização da ligação 1 de acordo com o presente invento, sendo neste caso proporcionada com um dispositivo 10 para absorver as vibrações transmitidas pelo fluido ao corpo 2. O dispositivo 10 compreende uma parte 11 que pode ser deformada elasticamente, quer para absorver pelo menos parcialmente as mudanças no caudal do fluido que entra no canal 5, quer para absorver, pelo menos parcialmente, a sua turbulência. A parte 11 é, de preferência, um revestimento que é fixo a um casquilho 12 que é 25 introduzido na conduta 5. Um espaço 13 permitindo que o revestimento se expanda pode ser encontrado entre o revestimento 11 e o casquilho 12. Por deformação, o revestimento 11 pode absorver quer os "golpes de aríete" transmitidos pelo fluido para a liqação 1, quer o impacto do fluido que entra no troço curvo do canal 5 a alta velocidade, etc. Assim, o elemento de absorção de vibrações 10 permite reduzir o ruido provocado pelas condutas devido às vibrações que lhe são transmitidas pelo fluido fornecido.
De preferência, o revestimento 11 é feita em silicone. Em alternativa, o revestimento 11 pode ser feito num material que tem característica mecânicas semelhantes às características do silicone, ta com borracha ou material semelhante.
Na forma de realização ilustrada, o dispositivo 10 é colocado a montante da válvula de paraqem. Geralmente, o dispositivo 10 pode ser colocado indiferentemente ao lonqo do canal 5 mas é proporcionado, de preferência, quer na secção de entrada 3 quer numa curva ou numa mudança de secção do canal 5, tal como ilustrado em detalhe na figura 7.
Como pode ser apreciado, o dispositivo de ligação 1 de acordo com o presente invento permite um posicionamento extremamente fácil do elemento de filtro F dentro do corpo 2, na sua sede 65, sem necessidade de meios de posicionamento incómodos tais como os divulgados na EP 0341345. O elemento de filtro F pode ser simplesmente manuseado por um utilizar não especialista, sem que ele precise de prestar atenção ao posicionamento do mesmo elemento de filtro F no canal 5 em relação à direcção de fluxo. De facto, devido ao seu formato, o elemento de filtro F é auto-posicionador dentro da sede 65, com evidentes vantagens em operações de limpeza. 26
Além disso, o dispositivo de ligação 1 do presente invento pode também estar disposto voltado para baixo, isto gerando claras vantagens na sua ligação a linhas de fluxo, independentemente da orientação vertical do elemento de filtro F. Em particular, uma vez que o dispositivo 1 é proporcionado com dois reservatórios para a recolha de impurezas filtradas, pode estar disposto com o pino 61 no fundo, voltado para o chão, ou no topo.
Outra vantagem do dispositivo 1 relativamente a outros dispositivos de ligação da técnica anterior é o facto do pino 61 e da haste de comando 81 da válvula 8 poderem estar dispostos no mesmo lado em relação ao canal 5, isto é, podem abrir na superficie externa do corpo 2 posicionados lado a lado. 0 engate do elemento de filtro F com a sua sede 65 pode ser extremamente precisa. Isto leva a melhorias importantes na acção de filtragem do dispositivo de ligação 1 do presente invento. De facto, o ajuste preciso minimiza ou evita o desvio do mesmo elemento de filtro F do fluido. Assim, o deflector 6' pode ter uma malha extremamente pequena, isto é, o lado de um elemento único da rede pode ter um comprimento mínimo de 0,1 mm, o que é extremamente baixo em relação ao filtro da técnica anterior. Assim, a malha do deflector 6' pode ser, pelo menos, 50% mais fina do que a malha dos filtros da técnica anterior.
Lisboa, 7 de Novembro de 2013. 27

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Elemento de ligação (1) para circuitos hidráulicos, do tipo compreendendo -um corpo (2) sendo proporcionado com pelo menos um canal (5) tendo uma secção de entrada (3) e uma secção de saida (4), o dito canal (5) podendo ser ligado a uma conduta de alimentação de fluido, o dito corpo sendo ainda proporcionado com pelo menos uma abertura (60) que abre para o exterior, numa sede (65) localizada no dito canal (5) entre a dita secção de entrada (3) e a dita secção de saida (4), - pelo menos um elemento de filtro (F) que pode ser inserido de uma forma amovível na dita sede (65) através da dita pelo menos uma abertura (60), de modo a interceptar o dito fluido no dito canal (5), no qual o dito elemento de filtro (F) é definido por pelo menos duas partes (6, 64) acopladas com juntas em ângulo ou arredondadas (68, 69) para definir um volume interno, uma parte (6) tendo uma geometria diferente das outras (64), caracterizado por uma das ditas pelo menos duas partes ter uma superfície plana (64) disposta transversalmente em relação à direcção (IN -OUT)(entrada - saída) do escoamento de fluido no canal (5) e encostando a uma superfície correspondente da dita sede (65) para evitar a rotação do elemento de filtro (F).
  2. 2. Elemento de ligação (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por uma abertura (63) ser proporcionada na 1 dita face plana (64) para o fluido entrar no elemento de filtro (F).
  3. 3. Elemento de ligação (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado por o dito elemento de filtro (F) ter um formato substancialmente semi-cilindrico.
  4. 4. Elemento de ligação 1 de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes 1 a 3, caracterizado por a dita sede (65) ter uma contra-forma correspondendo à forma do dito elemento de filtro (F).
  5. 5. Elemento de ligação (1) de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a dita sede (65) ser definida pelo dito corpo (2) e por um elemento de inserção (66).
  6. 6. Elemento de ligação 1 de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes 1 a 5, caracterizado por o dito elemento de filtro (F) ser acoplado de forma rotativa a um elemento de pino (61) para fechar a dita abertura (60).
  7. 7. Elemento de ligação (1) de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o dito elemento de pino (61) ser proporcionado com um reservatório oco (71) voltado para o elemento de filtro (F) e comunicando com este último para recolher impurezas sólidas transportadas pelo dito fluido.
  8. 8. Elemento de ligação (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por o dito elemento de filtro (F) compreender pelo menos um deflector 2 (6') que pode ser inserido no dito canal (5), o dito deflector estando equipado com uma pluralidade de aberturas para o escoamento do dito fluido.
  9. 9. Elemento de ligação (1) de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por o dito deflector (6') estar associado a um reservatório inferior (7) para recolher impurezas transportadas pelo dito fluido.
  10. 10. Elemento de ligação (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por compreender uma válvula de paragem (8) para parar o dito fluido (11).
  11. 11. Elemento de ligação (1) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por a dita válvula (8) ser proporcionada com um fuso de comando (81) que abre na superfície externa do dito corpo (2), no mesmo lado do dito elemento de pino (61) .
  12. 12. Elemento de ligação (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes 1 a 11, caracterizado por compreender uma válvula anti-retorno (9) adequada para impedir que o dito fluido se escoe através da dita secção de entrada (3).
  13. 13. Elemento de ligação (1) de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por a dita válvula anti-retorno (9) estar intercalada entre o dito elemento de filtro (F) e a dita secção de saída (4). 3
  14. 14. Elemento de ligação (1) de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado por compreender um elemento de absorção (10) para absorver as vibrações transmitidas pelo dito fluido ao dito corpo (2) enquanto se escoa para o dito canal (5).
  15. 15. Elemento de ligação (1) de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por o dito elemento de absorção de vibrações (10) compreender uma parte (11), elasticamente deformável, e que cobre pelo menos parcialmente a superfície interna do dito canal (5). Lisboa, 7 de Novembro de 2013. 4
PT5782942T 2004-09-28 2005-08-05 Dispositivo de ligação para circuitos hidráulicos PT1809820E (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04023021A EP1640513A1 (en) 2004-09-28 2004-09-28 Connection device for hydraulic circuits
EP05005384A EP1640514A1 (en) 2004-09-28 2005-03-11 Connection device for hydraulic circuits

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1809820E true PT1809820E (pt) 2013-11-26

Family

ID=35429406

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT5782942T PT1809820E (pt) 2004-09-28 2005-08-05 Dispositivo de ligação para circuitos hidráulicos

Country Status (6)

Country Link
US (1) US20080041779A1 (pt)
EP (2) EP1640514A1 (pt)
DK (1) DK1809820T3 (pt)
ES (1) ES2437990T3 (pt)
PT (1) PT1809820E (pt)
WO (1) WO2006035272A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8486277B1 (en) * 2006-06-28 2013-07-16 Sonnax Industries, Inc. Internal bypass filtration circuit
GB2443258B (en) * 2006-10-26 2008-09-17 Altecnic Ltd Valve assembly
EP2031292B1 (en) * 2007-08-31 2010-11-03 Righi S.p.A. Anti-noise unit for hydraulic systems
US11306846B2 (en) * 2018-08-09 2022-04-19 Kohler Co. Shower system

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1927582A (en) * 1931-01-21 1933-09-19 Ralph G Denk Combined filter and check valve
US3668822A (en) * 1970-11-16 1972-06-13 Gerald F Mannion Flow resistance equalizer for liquid circulation system
US3878867A (en) * 1973-11-14 1975-04-22 Josam Mfg Co Liquid line shock absorber
JPS5445954A (en) * 1977-08-24 1979-04-11 Masahiro Tagami Method of fixing inserting body of tool of preventing bursting of water pipe in case of freezing
SE8000944L (sv) * 1980-02-06 1981-08-07 Ttm Produkter Rortillsats
IT1217560B (it) 1988-05-11 1990-03-30 Fimcin Spa Rubinetto con filtro incorporato
BE1007731A6 (nl) * 1993-11-08 1995-10-10 Dotraco Nv Inrichting voor het beschermen van een vloeistofcircuit.
IT1314659B1 (it) * 2000-03-17 2002-12-31 Sitec Srl Dispositivo di intercettazione filtraggio e bilanciamento dell'acquaerogata in impianti idrosanitari
US6722384B2 (en) * 2001-06-08 2004-04-20 Ronald L. Gates Filter device for flush valves
US6910501B2 (en) * 2002-11-08 2005-06-28 Masco Corporation Of Indiana In-line screens for thermostatic valves

Also Published As

Publication number Publication date
DK1809820T3 (da) 2014-01-06
EP1809820B1 (en) 2013-09-18
EP1640514A1 (en) 2006-03-29
WO2006035272A1 (en) 2006-04-06
ES2437990T3 (es) 2014-01-15
US20080041779A1 (en) 2008-02-21
EP1809820A1 (en) 2007-07-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1809820E (pt) Dispositivo de ligação para circuitos hidráulicos
US6219860B1 (en) Faucet assembly having overlapping spouts for releasing filtered and unfiltered water therefrom
CN205653848U (zh) 卫生用嵌入单元
KR102177297B1 (ko) 필터 결합 구조 및 이를 포함하는 정수기
US8172091B2 (en) Connection device for hydraulic circuit
CN106958274B (zh) 用于槽盆尤其是洗槽的溢流机构
EP1640513A1 (en) Connection device for hydraulic circuits
ES2797927T3 (es) Dispositivo de prevención de reflujo para ablandador de agua
KR200463345Y1 (ko) 스트레이너 내장형 유니온 밴드
KR20070116017A (ko) 위생 배관용 일체형 오물포집 컵이 부착된 필터 조립체
KR102414746B1 (ko) 필터를 구비한 수전금구
CN219198207U (zh) 一种过滤球阀
CN210266075U (zh) 一种补水阀
CN212537080U (zh) 一种进水接头和热水器
KR200198110Y1 (ko) 절수기능을 가진 밸브 유니온
JP3020942U (ja) 節水器具用アダプター及びそれを用いた水道水蛇口
CN207776047U (zh) 一种坐便器的桶体
KR101339338B1 (ko) 수전금구용 카트리지
KR200230215Y1 (ko) 수도용 다기능 앵글형 지수전
JPH08284219A (ja) 水撃吸収機能付き水栓
JP2547274Y2 (ja) 水処理器付水栓
CN208957939U (zh) 一种坐便器盖板和桶体的拆装机构
KR20220003442A (ko) 정수필터 내장형 수전
JP3691959B2 (ja) 流量調節具及びノズルユニット
CN207776031U (zh) 一种上装式坐便器水箱进水阀