PT1721547E - Guia lateral para uma parte de um armário superior extraível do corpo de um armário superior - Google Patents

Guia lateral para uma parte de um armário superior extraível do corpo de um armário superior Download PDF

Info

Publication number
PT1721547E
PT1721547E PT06007005T PT06007005T PT1721547E PT 1721547 E PT1721547 E PT 1721547E PT 06007005 T PT06007005 T PT 06007005T PT 06007005 T PT06007005 T PT 06007005T PT 1721547 E PT1721547 E PT 1721547E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
rail
central
telescopic
chute
upper cabinet
Prior art date
Application number
PT06007005T
Other languages
English (en)
Inventor
Manfred Fulterer
Original Assignee
Fulterer Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fulterer Gmbh filed Critical Fulterer Gmbh
Publication of PT1721547E publication Critical patent/PT1721547E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47BTABLES; DESKS; OFFICE FURNITURE; CABINETS; DRAWERS; GENERAL DETAILS OF FURNITURE
    • A47B88/00Drawers for tables, cabinets or like furniture; Guides for drawers
    • A47B88/40Sliding drawers; Slides or guides therefor
    • A47B88/42Vertically-oriented drawers, i.e. drawers where the height exceeds the width

Landscapes

  • Drawers Of Furniture (AREA)
  • Fishing Rods (AREA)
  • Valve-Gear Or Valve Arrangements (AREA)
  • Support Devices For Sliding Doors (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)
  • Casings For Electric Apparatus (AREA)
  • Combinations Of Kitchen Furniture (AREA)

Description

ΕΡ1721547
DESCRIÇÃO
GUIA LATERAL PARA UMA PARTE DE UM ARMÁRIO SUPERIOR EXTRAÍVEL DO CORPO DE UM ARMÁRIO SUPERIOR 0 invento refere-se a uma guia lateral para uma parte de um armário superior extraivel do corpo do armário superior, principalmente uma armação telescópica de um armário superior, com uma calha estacionária no corpo, com uma calha central conduzida em deslizamento oposta à calha do corpo e com uma calha telescópica conduzida conjuntamente com a parte superior extraivel do armário oposta à calha central, em que a calha central se localiza com uma parte do seu prolongamento longitudinal em sobreposição à calha do corpo, entre a primeira e a segunda aba lateral da calha do corpo.
Armários superiores, em que uma parte do armário superior é extraivel do corpo de um armário superior, principalmente uma armação telescópica, são conhecidos em diferentes formas de execução. Neste caso, as partes do armário superior extraiveis são conduzidas extraiveis por meio de guias telescópicas que suportam o peso da parte extraivel do armário superior. Geralmente a parte extraivel do armário superior é disposta estacionária na guia telescópica localizada por baixo. Na parte superior localizada oposta à parte do armário superior extraivel é então disposta uma guia lateral para receber forças laterais actuantes sobre a parte extraivel do armário superior. São também conhecidos armários suspensos, nos quais a parte extraivel do armário superior está dependente da guia telescópica que suporta o peso da parte extraivel do armário 1 ΕΡ1721547 superior. Nesse caso a guia lateral está disposta na extremidade inferior da parte extraivel do armário superior.
Na patente DE 199 51 849 AI revela-se uma guia lateral para uma parte extraivel de um armário superior com uma calha estacionária no corpo, com uma calha central oposta à mesma conduzida em deslizamento e com uma calha conduzida conjuntamente com a parte extraivel do armário superior, estando a calha central localizada entre a primeira e a segunda aba da calha do corpo. É já conhecida através da patente EP 1 350 445 AI uma guia lateral com rolos apoiados rotativos nas abas laterais da calha central que rolam em pistas na haste vertical da calha do corpo ou na calha telescópica.
Conjuntamente com extensões simples são também aplicadas guias telescópicas para armários superiores que permitem uma extensão completa da parte extraivel do armário superior formada maioritariamente como armação telescópica. Tradicionalmente as guias laterais aplicadas em união com uma guia telescópica deste tipo são também formadas como telescópicas. Neste caso, uma guia lateral deste tipo compreende, normalmente, uma calha de corpo aplicada no corpo do armário superior, uma calha central conduzida em deslizamento na calha do corpo e uma calha telescópica movimentada conjuntamente com a parte extraivel do armário superior conduzida em deslizamento na calha central, que é formada por uma aba horizontal da armação extensível. Para uma condução em deslizamento contrária das calhas estão disponíveis esferas dispostas em retentores de rolamentos como corpos rolantes entre a calha do corpo e a calha 2 ΕΡ1721547 central. A aba horizontal da armação telescópica que forma a calha telescópica é constituída como perfil em U e rolos de guia apoiados rotativos na calha central, por meio de munhões de eixo, estão salientes no espaço fechado por este perfil em U (visto da parte aberta do perfil em U) . Apesar da condução oposta relativamente dispendiosa das calhas da guia lateral, é perceptível um batente ao puxar para fora a parte extraível do armário superior quando no final do movimento de distensão da calha telescópica para fora da calha central esta encosta no batente final da calha central e, na sequência disso, a calha central é extraída da calha do corpo (ou o inverso pode acontecer).
Em guias telescópicas que suportam o peso de uma parte extraível de um móvel é conhecido, numa calha central, prever-se um rolo arrastador apoiado rotativo num eixo horizontal que, por um lado, rola numa haste horizontal de uma calha de corpo, por outro lado, rola numa haste horizontal de uma calha telescópica. Nesse caso o rolo arrastador é pressionado na haste horizontal da calha do corpo e da calha telescópica através do peso que exerce carga na guia telescópica. Para não prejudicar a guia oposta da calha central na calha do corpo e da calha telescópica na calha central, o rolo arrastador pode ser comprimido flexível. Guias telescópicas deste tipo são conhecidas, por exemplo, através das patentes EP 1 449 460 AI ou W094/26146 AI. É já conhecido através da patente DE 2920 157 AI uma guia telescópica para gavetas formadas com um mecanismo de sincronização para a calha central, que é formado por uma banda sem fim que circunda a calha central que, por um lado, 3 ΕΡ1721547 está ligado ao corpo e, por outro lado, está ligado à gaveta. As calhas desta guia telescópica estão apoiadas deslocáveis opostas, por meio de elementos deslizantes.
Através da patente WO 00/5934w2 AI é conhecido um armário superior com uma parte extraivel do armário superior, em que a parte extraivel do armário superior é extraivel por meio de uma guia telescópica inferior que recebe o peso da parte extraivel do armário superior e é conduzida na extremidade superior de uma guia lateral. A guia telescópica que recebe o peso da parte extraivel do armário superior inclui uma calha de corpo, uma calha central e uma calha telescópica. Uma haste vertical da calha telescópica está saliente com uma parte em sobreposição com a calha central do prolongamento longitudinal da calha telescópica, entre a primeira e a segunda aba lateral da calha central. Para condução sincronizada da calha central ao deslocar a parte extraivel do armário superior para fora do corpo do armário superior, nas abas laterais da calha central estão apoiados em torno de eixos horizontais roletos rotativos que, por um lado rolam numa pista da calha do corpo e, por outro lado, rolam numa pista da calha telescópica. A tarefa do invento é disponibilizar uma guia lateral do tipo referido no início que apresente um elevado conforto de utilização. De acordo com o invento isto é conseguido através de uma guia lateral com as características da reivindicação 1.
Uma guia sincronizada da calha central é obtida através de, pelo menos, um rolo arrastador apoiado rotativo na calha central, que rola entre uma das abas laterais da calha do 4 ΕΡ1721547 corpo e a aba vertical da calha telescópica. De forma vantajosa, em ambas as abas laterais da calha central estão apoiados rotativos rolos arrastadores, que rolam entre a respectiva aba lateral da calha do corpo e, pelo menos, uma haste vertical da calha telescópica em que, favoravelmente, os rolos arrastadores apoiados rotativos em ambas as abas laterais da calha central se localizam nos mesmos pontos do prolongamento longitudinal da calha central.
Pelo menos um dos rolos arrastadores é apoiado rotativo em torno de um eixo vertical.
Numa forma vantajosa do invento, tanto a calha central em relação à calha do corpo, como também a calha telescópica em relação à calha central, são conduzidas em deslizamento por meio de um elemento deslizante, portanto, apoiadas deslocáveis por meio de uma guia deslizante. Neste caso pode ser conseguida uma formação da guia lateral simples e de custos favoráveis que, através da condução sincronizada das calhas, possui um elevado conforto de utilização.
Outras vantagens e particularidades do invento serão descritas a seguir com auxilio dos desenhos anexos, nos quais:
Figura 1 é uma vista diagonal de uma parte extraivel de um armário superior na forma de uma armação telescópica com uma guia telescópica e de uma guia lateral de acordo com o invento;
Figura 2 mostra as calhas da guia lateral na situação de desmontadas, em vista diagonal; 5 ΕΡ1721547
Figura 3 é uma apresentação explodida de uma secção da calha central (no recorte A da figura 1);
Figura 4 é uma vista lateral de uma secção superior da armação telescópica com a guia lateral;
Figura 5 mostra um corte ao longo da linha B-B da figura 4;
Figura 6 mostra um corte ao longo da linha C-C da figura 4;
Figura 7 mostra um corte ao longo da linha D-D da figura 4;
Figura 8 é uma vista de cima sobre a calha central;
Figura 9 mostra um corte da calha central ao longo da linha E-E da figura 8.
Um exemplo de execução do invento é apresentado nas figuras em conexão com uma parte extraivel do armário superior 1, a qual é constituída na forma de uma armação telescópica de um armário superior. Na extremidade da frente da armação telescópica, visto no sentido da saída 2 pode montar-se um anteparo frontal não apresentado por meio de cruzetas. Do corpo do armário superior 4 estacionário, do qual é extraivel a parte extraivel do armário 1, é apresentada esquematicamente apenas a placa do chão.
Uma guia telescópica 5 que suporta a parte extraivel do armário superior 1 suporta o peso da parte extraivel do 6 ΕΡ1721547 armário superior 1 e está disposta por baixo do mesmo, no exemplo de execução apresentado. Esta guia telescópica 5 pode ser construída na forma tradicional, por exemplo, na forma de uma extensão diferencial. Na calha 6 da guia telescópica 5 estacionária no corpo é conduzida em deslizamento a calha 7, na qual, por sua vez, uma calha 8 é conduzida em deslizamento, à qual está ligada uma aba inferior da armação 9 da armação telescópica.
Para admissão de forças laterais utiliza-se uma guia lateral 10 que, no exemplo de execução mostrado, actua conjuntamente com a extremidade superior da parte extraível do armário superior 1. É também imaginável e possível uma formação do tipo de armário suspenso, em que a parte extraível do armário superior 1 está dependente de uma guia telescópica disposta na extremidade superior do mesmo e a guia lateral está disposta na extremidade inferior da parte extraível do armário superior 1. A guia lateral 10 abrange uma calha de corpo 11 fixa no corpo do armário superior 4, uma calha central 12 conduzida em deslizamento em relação à calha do corpo 11 e uma calha telescópica 13 conduzida em deslizamento em relação à calha central 12 e movimentada conjuntamente com a parte extraível do armário superior 1. A calha telescópica 13, no exemplo de execução apresentado, é formada pela aba superior horizontal da armação telescópica. Numa formação como armário suspenso, a calha telescópica podia ser formada pela aba inferior horizontal da armação telescópica. Além disso, a calha telescópica 13 também podia ser formada por uma calha 7 ΕΡ1721547 independente que estaria fixa na parte extraivel do armário superior 1, por exemplo, no caso da formação da parte extraivel do armário superior 1 na forma de uma armação telescópica na aba da armação horizontal superior (na formação como uma armação estacionária) ou na aba da armação horizontal inferior (na formação como armação suspensa) . A armação telescópica constituída fechada perifericamente e disposta estacionária abrange também, entre as abas horizontais da armação, abas de armação 48, 49 decorrentes verticais. A calha do corpo 11 apresenta primeira e segunda abas laterais verticais 14, 15, no exemplo de execução mostrado, que estão ligadas conjuntamente por meio de uma haste de ligação 16. Na parte em sobreposição do prolongamento longitudinal da calha central 12 com a calha do corpo 11 a qual, dependendo da posição da parte extraivel do armário superior 1, poder ser maior ou menor, localiza-se a calha central 12 entre as abas laterais 14, 15 da calha do corpo 11 (na situação da guia lateral montada).
Nas suas extremidades afastadas da haste de ligação 16, a primeira e a segunda abas laterais 14, 15 da calha do corpo 11, possuem prolongamentos 17, 18 adaptados entre si. Através destes, a calha central será protegida por meio de ligação mecânica efectiva contra uma saída do seu espaço de admissão 19 na calha do corpo 11 no lado localizado oposto da haste de ligação 16. Assim, o espaço de admissão 19 é limitado através das abas laterais 14, 15, da haste de ligação 16 e dos prolongamentos 17, 18. 8 ΕΡ1721547 A calha central 12 apresenta primeira e segunda abas laterais verticais 20, 21, no exemplo de execução mostrado que estão unidas conjuntamente por meio de uma haste de ligação 22.
Na situação da calha central 12 inserida na calha do corpo 11, as abas laterais 20, 21 prolongam-se partindo da haste de ligação 22 no mesmo sentido das abas laterais 14, 15 da calha do corpo 11 partindo da haste de ligação 16 da calha do corpo 11. A calha telescópica 13 apresenta uma haste vertical 23 que, na sua parte em sobreposição do prolongamento longitudinal com a calha central 12, a qual segundo a posição da parte extraivel do armário superior, entre a sua posição de completamente recolhida e completamente distendida, é maior ou menor, prolonga-se no sector entre as abas laterais 20, 21 da calha central 12 (na situação da guia lateral montada). A haste vertical 23 da calha telescópica 13 está saliente de uma aba básica em sentido ascendente. No outro lado da aba básica está saliente ascendente a partir desta, outra haste vertical 25 que não tem função para a guia lateral. Com isto, é formado globalmente um corte transversal em forma de U da calha telescópica 13, que para o aperfeiçoamento da calha telescópica 13, é vantajoso como aba de armação horizontal da armação telescópica, principalmente tendo em vista a sua estabilidade e a ligação com as abas de armação verticais. Outros aperfeiçoamentos diferentes da calha telescópica são imagináveis e possíveis. Por exemplo, esta poderia apresentar uma haste vertical 25 afastada 9 ΕΡ1721547 ascendente do sector central de uma aba básica e possuir uma secção em forma de T.
No exemplo de execução mostrado as calhas 11 até 13 são conduzidas deslocáveis umas contra as outras através de guias deslizantes. A guia deslizante actuante entre a calha do corpo 11 e a calha central 12 é formada por elementos deslizantes 26 dispostos na parte exterior da calha central.
Os elementos deslizantes 26 estão colocados, por um lado, num sector de extremidade posterior da calha central 12, relativamente ao sentido da extensão e, por outro lado, num sector central da calha central 12. No exemplo de execução mostrado apresentam aberturas 27 através das quais podem ser aparafusados à calha central por meio de parafusos não apresentados nas figuras que, para isso, possuem furos roscados correspondentes 28 (figura 3). Também uma ligação de encaixe de elementos deslizantes 26 com a calha central é imaginável e possível.
Tanto no sector de extremidade posterior da calha central 12, como também no sector central da calha central 12 estão aplicados nestas respectivamente quatro elementos deslizantes 26 que actuam conjuntamente com as superfícies interiores da haste de ligação 16, das abas laterais 14, 15 e dos prolongamentos 17, 18, ou seja, deslizam ao longo destes. Neste caso, cada um dos elementos deslizantes 26 possui duas superfícies deslizantes 29, 30, que são formadas por meio de chanfres em ambos os bordos laterais do elemento deslizante 26 que se prolongam em sentido longitudinal da calha central 12. Cada um dos elementos deslizantes 26 possui também uma reentrância 31 entre ambos os bordos laterais apresentando as 10 ΕΡ1721547 superfícies deslizantes 29, 30, no lado próximo da calha central 12, com cuja reentrância pode ser assente no sector do canto entre a travessa de ligação 22 e uma das abas laterais 20, 21 ou entre uma das abas laterais 20, 21 e uma aleta rebordada 32, sendo que esta aleta rebordada 32 está disposta na extremidade afastada da travessa de ligação 22 (figura 5).
Num sector de extremidade da frente relativo ao sentido da extensão 2, bem como num sector central da calha central 12 (de preferência, vista no sentido da extensão antes dos elementos deslizantes 26 dispostos no sector central) são aplicados, por exemplo, aparafusados (figuras 6, 7 e 9) elementos deslizantes 33 nas partes interiores das abas laterais 20, 21 da calha central. Neste caso, estão dispostos, respectivamente, dois elementos deslizantes 33 que incluem uma fenda entre si. Esta fenda 34 serve para admissão da haste vertical 23 da calha telescópica 13. Os elementos deslizantes 33 actuam, assim, conjuntamente com ambas as superfícies laterais da haste vertical 23.
Para limitação do movimento de extensão da calha telescópica 13 para fora da calha central 12 existe um batente 35 que, no exemplo de execução apresentado, está disposto num dos elementos deslizantes 33 (é formado por um prolongamento do mesmo) e actua conjuntamente com um contra-batente disposto na calha telescópica 13. Este contra-batente pode, por exemplo, estar disposto numa alavanca basculante 36 da calha telescópica 13.
As calhas 11, 12 e 13 da guia lateral não são apenas conduzidas deslocáveis umas contra as outras, mas estão 11 ΕΡ1721547 também apoiadas lateralmente umas contra as outras, para poderem receber forças laterais.
Para se conseguir um movimento sincronizado das calhas 11, 12, 13 durante o distender da parte extraivel do armário superior 1, ou seja, a calha central 12 movimenta-se desde o inicio do movimento telescópico igualmente no sentido da direcção de extensão 2, mas apenas em metade do curso da calha telescópica 13, nas abas laterais 20, 21 da calha central 12 estão apoiados rotativos rolos arrastadores 37, 38. Estes assentam, por um lado, na parte interior das respectivas abas laterais 14, 15 da calha do corpo 11 que, assim forma, respectivamente, uma pista 39 para os rolos arrastadores 37, 38. Por outro lado, o respectivo rolo arrastador 37, 38 assenta na sua respectiva superfície lateral próxima da haste vertical 23 da calha telescópica 13, a qual assim forma, respectivamente, uma pista 40 para os rolos arrastadores 37, 38.
Os rolos arrastadores 37, 38 apoiados rotativos na calha central 12 atravessam reentrâncias de janela 50 das abas laterais 14, 15.
Neste caso os rolos arrastadores 37, 38 são formados com compressão elástica em sentido radial. Para este fim, no exemplo de execução mostrado, possuem respectivamente dois anéis de rolamento 41, 42. Também é imaginável e possível a formação com apenas um único anel de rolamento ou uma formação elástica dos rolos arrastadores 37, 38.
Os rolos arrastadores 37, 38 são comprimidos flexíveis numa situação das calhas 11, 12, 13 unidas conjuntamente e, 12 ΕΡ1721547 neste caso, apertados nas pistas 39, 40. Para isso, a distância entre a respectiva aba lateral 14, 15 da calha do corpo 11 e da haste vertical 23 da calha telescópica 13, é menor que o diâmetro exterior do respectivo rolo arrastador 37, 38.
Apesar de serem imagináveis e possíveis outras formações, prefere-se que os rolos arrastadores 37, 38 estejam apoiados rotativos em eixos verticais 43, 44 e que, pelo menos, os sectores das abas laterais 14, 15 da calha do corpo 11 estejam orientados na vertical.
Os rolos arrastadores 37, 38 estão apoiados rotativos num sector central do prolongamento longitudinal da calha central 12.
Os rolos arrastadores 37, 38 apoiados rotativos na primeira e na segunda aba lateral 20, 21 da calha central 12, localizam-se, de preferência, à mesma distância da extremidade da frente da calha central 12. No exemplo de execução mostrado os rolos arrastadores 37, 38 estão dispostos nos mesmos pontos do prolongamento longitudinal, nos quais estão dispostos os elementos deslizantes 26 aplicados no sector central da calha central 12. Para um apoio rotativo dos rolos arrastadores 37, 38 estão encaixados munhões de eixo 45, 46 através de furos, por um lado, na travessa de ligação 22 da calha central 12 e, por outro lado, numa aleta 47 livremente estampada e dobrada, sendo que atravessam os furos de mancai dos rolos arrastadores 37, 38. Os munhões de eixo 45, 46 estão protegidos contra a sua libertação por meio dos elementos deslizantes aplicados na calha central 12. 13 ΕΡ1721547
Diferentes modificações do exemplo de execução do invento apresentado são imagináveis e possíveis sem abandonar o âmbito do invento. Assim, a calha telescópica 13 podia, por exemplo, apresentar duas hastes verticais 23 que estão salientes entre a primeira e a segunda aba lateral 20, 21 da calha central 12. Neste caso as pistas 40 para os rolos arrastadores 37, 38 estariam dispostas em ambas as superfícies laterais desalinhadas entre si desta haste vertical 23.
Também seria imaginável e possível apoiar rotativo um rolo arrastador 37, 38 apenas numa das abas laterais 20, 21 da calha central 12, podendo igualmente conseguir-se um arrastamento da calha central 12 durante o distender da calha telescópica 13 (portanto uma guia sincronizada da calha central 12) .
Em vez da formação da calha do corpo 11 em forma de C e da formação em forma de U mostradas da calha central 12, podem também ser previstas outras formas de perfil, por exemplo, em corte transversal em forma semi-circular ou triangular (com ponta aberta). A condução em deslizamento entre as calhas 11, 12 e/ou 12, 13 também podia ser conseguida através de corpos rolantes, por exemplo, através de rolos apoiados em eixos e/ou em corpos rolantes dispostos em carros móveis. Também são imagináveis e possíveis formas mistas entre guias deslizantes e guias rolantes. 14 ΕΡ1721547 A parte extraível do armário superior 1 também podia ser construída de outra forma diferente da forma de armação telescópica.
Legenda dos símbolos informativos: 1 Parte extraível do armário superior 2 Sentido de extensão 3 Cruzeta 4 Corpo do armário superior 5 Guia telescópica 6 Calha 7 Calha 8 Calha 9 Aba horizontal da armação 10 Guia lateral 11 Calha do corpo 12 Calha central 13 Calha telescópica 14 Primeira aba lateral 15 Segunda aba lateral 16 Haste de ligação 17 Prolongamento 18 Prolongamento 19 Espaço de admissão 20 Primeira aba lateral 21 Segunda aba lateral 22 Haste de ligação 23 Haste vertical 24 Aba básica 25 Haste vertical 26 Elemento deslizante 15 ΕΡ1721547 27 Abertura 28 Furo roscado 29 Superfície deslizante 30 Superfície deslizante 31 Reentrância 32 Aleta 33 Elemento deslizante 34 Fenda 35 Batente 36 Alavanca 37 Rolo arrastador 38 Rolo arrastador 39 Pista 40 Pista 41 Anel de rolamento 42 Anel de rolamento 43 Eixo 44 Eixo 45 Munhão de eixo 46 Munhão de eixo 47 Aleta 48 Aba vertical da armação 49 Aba vertical da armação 50 Reentrância da janela
Lisboa, 12 de Agosto de 2010 16

Claims (19)

  1. ΕΡ1721547 REIVINDICAÇÕES 1. Guia lateral para uma parte de um armário superior (1) extraivel do corpo de um armário superior (4), particularmente uma armação telescópica de um armário superior, com uma calha estacionária no corpo (11), uma calha central (12) conduzida em deslizamento em relação à calha do corpo (11) e com uma calha telescópica (13) conduzida conjuntamente com a parte extraivel do armário superior (1) em relação à calha central (12), sendo que a calha central (12), numa parte do seu prolongamento longitudinal em sobreposição com a calha do corpo (11), se localiza entre a primeira e a segunda aba lateral (14, 15) da calha do corpo (11) e uma haste vertical (23) da calha telescópica (13) está saliente numa parte em sobreposição do prolongamento longitudinal da calha telescópica (13) com a calha central (12) , entre a primeira e a segunda aba lateral (20, 21) da calha central (12) e para o guiamento sincronizado da calha central (12) na distensão da parte extraivel do armário superior (1) para fora do corpo do armário superior (4), em pelo menos, uma das abas laterais (20, 21) da calha central (12), está apoiado rotativo, pelo menos, um rolo arrastador (37, 38) num eixo vertical (43, 44) que, por um lado, rola numa pista (39) numa das abas laterais (14,15) da calha do corpo (11) e, por outro lado, rola numa pista (40) na haste vertical (23) da calha telescópica (13).
  2. 2. Guia lateral de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por na primeira e na segunda abas laterais (20, 21) da calha central (12) estar apoiado rotativo respectivamente, pelo menos um, e de preferência cada um, um rolo arrastador (37,38), sendo que, pelo menos um rolo 1 ΕΡ1721547 arrastador (37) apoiado rotativo na primeira aba lateral (20) da calha central (12), por um lado, rola numa pista (39) na primeira aba lateral (14) da calha do corpo (11) e, por outro lado, rola numa primeira pista (40), em pelo menos, numa haste vertical (23) da calha telescópica (13) e, pelo menos, o rolo arrastador (38) apoiado rotativo na segunda aba lateral (21) da calha central (12), por um lado rola numa pista (39) na segunda aba lateral (15) da calha do corpo (11) e, por outro lado, rola numa segunda pista (40) em pelo menos uma haste vertical (23) da calha telescópica (13) e as pistas (39) na primeira e na segunda aba lateral (14, 15) da calha do corpo devem ser dirigidas uma para a outra e as primeiras e as segundas pistas (40) em, pelo menos uma haste vertical (23) da calha telescópica (13), devem ser dirigidas opostas uma em relação à outra.
  3. 3. Guia lateral de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por, pelo menos os sectores das abas laterais (14, 15) da calha do corpo (11) apresentando as pistas (39) estarem orientados verticalmente.
  4. 4. Guia lateral de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada por as abas laterais da calha central (12) estarem orientadas verticalmente.
  5. 5. Guia lateral de acordo com uma das reivindicações 2 a 4, caracterizada por as primeira e segunda pistas (40) da calha telescópica (13) estarem dispostas de ambos os lados de uma haste vertical (23) da calha telescópica (13).
  6. 6. Guia lateral de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada por pelo menos um dos rolos arrastadores 2 ΕΡ1721547 (37,38) estar apoiado rotativo num sector central do prolongamento longitudinal da calha central (12).
  7. 7. Guia lateral de acordo com uma das reivindicações 2 a 6, caracterizada por na primeira e na segunda aba lateral (20, 21) da calha central (12) estarem apoiados rotativos rolos arrastadores (37, 38) que apresentam a mesma distância da extremidade longitudinal da calha central (12).
  8. 8. Guia lateral de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada por, pelo menos um dos rolos arrastadores (37, 38) apoiado rotativo na aba lateral (20, 21) da calha central (12) atravessar uma reentrância de janela na aba lateral (20, 21) .
  9. 9. Guia lateral de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada por as abas laterais (14, 15) da calha do corpo (11) estarem unidas conjuntamente por meio de uma haste de ligação (16) e a calha central (12) estar protegida por meio de uma ligação mecânica efectiva contra uma movimentação para fora do espaço de admissão (19) da calha do corpo (11) que a recebe, no lado localizado oposto à haste de ligação (16).
  10. 10. Calha lateral de acordo com a reivindicação 9, caracterizada por as abas laterais (14, 15) da calha do corpo (11), nas suas extremidades afastadas da haste de ligação (16), apresentarem prolongamentos (17, 18) orientados entre si.
  11. 11. Guia lateral de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizada por as abas laterais (20, 21) da calha central (12) se prolongarem de uma haste de ligação (22) das 3 ΕΡ1721547 abas laterais (20, 21) da calha central (12) na mesma direcção das abas laterais (14, 15) da calha do corpo (11), partindo da haste de ligação (16) que as liga.
  12. 12. Guia lateral de acordo com uma das reivindicações 1 a 11, caracterizada por a calha central (12) ser conduzida em deslizamento em relação à calha do corpo (11), por meio de uma guia deslizante abrangendo elementos deslizantes (26).
  13. 13. Guia lateral de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, caracterizada por a calha telescópica (13) ser conduzida em deslizamento em relação à calha central (12), por meio de uma guia deslizante abrangendo elementos deslizantes (33).
  14. 14. Guia lateral de acordo com a reivindicação 12 ou 13, caracterizada por a guia deslizante da calha central (12) em relação à calha do corpo (11), ser assegurada por elementos deslizantes (26) dispostos no sector de extremidade traseira da calha central (12) em relação ao sentido da extensão (2) e num sector central do prolongamento longitudinal da calha central (12).
  15. 15. Guia lateral de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por os elementos deslizantes (26) serem aplicados nos sectores dos cantos entre as abas laterais (20, 21) e a haste de ligação (22) e no sector das extremidades das abas laterais (20, 21) afastados da haste de ligação (22) e por estes elementos deslizantes (26) apresentarem, respectivamente, dois bordos laterais chanfrados decorrentes em sentido longitudinal da calha central (12) que formam as superfícies deslizantes (29, 30). 4 ΕΡ1721547
  16. 16. Guia lateral de acordo com uma das reivindicações 13 a 15, caracterizada por, para condução em deslizamento da calha telescópica (13), em relação à calha central (12), do sector da extremidade da frente da calha central (12) relativo ao sentido da expansão (2) e num sector central do prolongamento longitudinal da calha central (12) serem aplicados elementos deslizantes (33) nas partes interiores das abas laterais (20, 21) da calha central (12), que actuam conjuntamente com as superfícies laterais de, pelo menos, uma haste vertical (23) da calha telescópica (13).
  17. 17. Guia lateral de acordo com uma das reivindicações 1 a 16, caracterizada por, pelo menos, um dos rolos arrastadores (37, 38) poder ser comprimido flexível em sentido radial.
  18. 18. Guia lateral de acordo com uma das reivindicações 1 a 17, caracterizada por a calha telescópica (13) ser formada a partir de uma aba horizontal de armação de uma parte extensível de um armário superior (1) construída com a forma de uma armação telescópica.
  19. 19. Extensão de armário superior para uma parte extraível de um armário superior (1), extraível do corpo de um armário superior (4), principalmente uma armação telescópica de um armário superior com uma guia telescópica (5), para admissão do peso da parte extraível do armário superior (1), na qual pode assentar a parte extraível do armário superior (1) ou na qual a parte extraível do armário superior (1) pode estar suspensa e uma guia lateral (10) a aplicar no lado oposto da parte extraível do armário superior (1), para admissão das forças laterais que actuam na parte extraível do armário 5 ΕΡ1721547 superior (1) caracterizada por a guia lateral (10) ser formada em conformidade com uma das reivindicações 1 a 18. Lisboa, 12 de Agosto de 2010 6
PT06007005T 2005-05-13 2006-03-31 Guia lateral para uma parte de um armário superior extraível do corpo de um armário superior PT1721547E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT0081905A AT501907B1 (de) 2005-05-13 2005-05-13 Seitenführung für ein aus einem hochschrankkorpus ausziehbares hochschrankteil

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1721547E true PT1721547E (pt) 2010-08-19

Family

ID=36642633

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT06007005T PT1721547E (pt) 2005-05-13 2006-03-31 Guia lateral para uma parte de um armário superior extraível do corpo de um armário superior

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP1721547B1 (pt)
AT (2) AT501907B1 (pt)
DE (1) DE502006006962D1 (pt)
DK (1) DK1721547T3 (pt)
ES (1) ES2345994T3 (pt)
PL (1) PL1721547T3 (pt)
PT (1) PT1721547E (pt)
SI (1) SI1721547T1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202009002075U1 (de) * 2009-04-17 2010-09-09 Paul Hettich Gmbh & Co. Kg Hochschrank
AT525094B1 (de) 2021-08-13 2022-12-15 Fulterer Ag & Co Kg Einrichtung zur Seitenführung des oberen Endes eines ausziehbaren Möbelteils

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AT360697B (de) * 1978-06-06 1981-01-26 Blum Gmbh Julius Ausziehfuehrungsgarnitur fuer schubladen
AT413186B (de) * 2002-04-02 2005-12-15 Fulterer Gmbh Unterbodenausziehführung für ausziehbare möbelteile
DE9307088U1 (de) * 1993-05-12 1993-07-01 Paul Hettich GmbH & Co, 4983 Kirchlengern Auszugführung für einen Schubkasten
AT3164U1 (de) * 1998-11-04 1999-11-25 Fulterer Gmbh Seitenführung für hochschrankauszüge
DE29906227U1 (de) * 1999-04-07 1999-08-05 Vauth-Sagel GmbH & Co. Grundstücksverwaltung, 33034 Brakel Teleskop-Schrankauszug
DE10308457A1 (de) * 2003-02-21 2004-09-02 Heinrich J. Kesseböhmer KG Ausziehbeschlag, insbesondere für Küchenmöbel

Also Published As

Publication number Publication date
DE502006006962D1 (de) 2010-07-01
ES2345994T3 (es) 2010-10-07
AT501907A4 (de) 2006-12-15
ATE468044T1 (de) 2010-06-15
EP1721547A1 (de) 2006-11-15
SI1721547T1 (sl) 2010-09-30
PL1721547T3 (pl) 2010-10-29
DK1721547T3 (da) 2010-09-13
AT501907B1 (de) 2006-12-15
EP1721547B1 (de) 2010-05-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2899295T3 (es) Sistema de guía para partes de muebles
CN102713120B (zh) 用于滑门的具有导轨的行走机构装置
ES2219440T3 (es) Guia de extraccion para cajones.
US20100313358A1 (en) Nursing Bed with a Lateral Movement of Translation
ES2828603T3 (es) Disposición de cajón
BRPI0820884B1 (pt) dispositivo para recolhimento de uma porta de correr sustentada em um trilho perfilado de mecanismos de movimento
ES2857828T3 (es) Guía de extracción de cajón
ES2944465T3 (es) Aparato de deslizamiento de cajón con enlace de tres secciones
PT1721547E (pt) Guia lateral para uma parte de um armário superior extraível do corpo de um armário superior
CN208910754U (zh) 多功能翻身便厕床
EP4205660A1 (en) Prone and lateral surgical table
US6511140B2 (en) Pull-out device for a tall cupboard drawer
ES2638845T3 (es) Guía de extracción
US1752472A (en) Supporting bar
EP3636237B1 (en) System for anchoring a bed
ES2451290T3 (es) Guía de extracción
ES2643021T3 (es) Dispositivo de apertura para puertas coplanares
ES2303633T3 (es) Armario rinconero con elementos incorporados moviles.
ES2972546T3 (es) Guía de extracción de cajón
CN212118969U (zh) 乒乓球桌折叠机构和乒乓球桌
BRPI0903668A2 (pt) estação de acabamento de estrutura variável para uma máquina para a formação de canos
CN106671859A (zh) 一种可拓展车厢空间的房车
CN206534612U (zh) 一种医用口腔撑开器
CN219398477U (zh) 一种输液支架
CN219594545U (zh) 一种口腔科用扩张支撑器