PT1712194E - Ferramentas para fresagem a baixa velocidade sem irrigação e com extracção e recuperação das partículas de tecido - Google Patents

Ferramentas para fresagem a baixa velocidade sem irrigação e com extracção e recuperação das partículas de tecido Download PDF

Info

Publication number
PT1712194E
PT1712194E PT04708369T PT04708369T PT1712194E PT 1712194 E PT1712194 E PT 1712194E PT 04708369 T PT04708369 T PT 04708369T PT 04708369 T PT04708369 T PT 04708369T PT 1712194 E PT1712194 E PT 1712194E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
milling
tissue
tools
cavity
irrigation
Prior art date
Application number
PT04708369T
Other languages
English (en)
Inventor
Eduardo Anitua Aldecoa
Original Assignee
Bti I & D S L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bti I & D S L filed Critical Bti I & D S L
Publication of PT1712194E publication Critical patent/PT1712194E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/16Bone cutting, breaking or removal means other than saws, e.g. Osteoclasts; Drills or chisels for bones; Trepans
    • A61B17/1613Component parts
    • A61B17/1615Drill bits, i.e. rotating tools extending from a handpiece to contact the worked material
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C8/00Means to be fixed to the jaw-bone for consolidating natural teeth or for fixing dental prostheses thereon; Dental implants; Implanting tools
    • A61C8/0089Implanting tools or instruments
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/16Bone cutting, breaking or removal means other than saws, e.g. Osteoclasts; Drills or chisels for bones; Trepans
    • A61B17/1635Bone cutting, breaking or removal means other than saws, e.g. Osteoclasts; Drills or chisels for bones; Trepans for grafts, harvesting or transplants
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B17/00Surgical instruments, devices or methods, e.g. tourniquets
    • A61B17/16Bone cutting, breaking or removal means other than saws, e.g. Osteoclasts; Drills or chisels for bones; Trepans
    • A61B17/1662Bone cutting, breaking or removal means other than saws, e.g. Osteoclasts; Drills or chisels for bones; Trepans for particular parts of the body
    • A61B17/1673Bone cutting, breaking or removal means other than saws, e.g. Osteoclasts; Drills or chisels for bones; Trepans for particular parts of the body for the jaw
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61BDIAGNOSIS; SURGERY; IDENTIFICATION
    • A61B90/00Instruments, implements or accessories specially adapted for surgery or diagnosis and not covered by any of the groups A61B1/00 - A61B50/00, e.g. for luxation treatment or for protecting wound edges
    • A61B90/06Measuring instruments not otherwise provided for
    • A61B2090/062Measuring instruments not otherwise provided for penetration depth

Description

1
DESCRIÇÃO "FERRAMENTAS PARA FRESAGEM A BAIXA VELOCIDADE SEM IRRIGAÇÃO E COM EXTRACÇÃO E RECUPERAÇÃO DAS PARTÍCULAS DE TECIDO" A presente invenção diz respeito às técnicas utilizadas na perfuração ou fresagem do osso, da cartilagem, e de outros tecidos para fins médicos convenientes que têm geralmente a ver com a implantação de próteses, parafusos de osteossintese ou de outros elementos em joelhos, ancas, coluna vertebral e outros ossos ou tecidos.
Uma das aplicações as mais importantes é a perfuração do osso do maxilar de um paciente a fim de o preparar para um implante dentário, nos campos da implantologia dentária e da cirurgia maxilo-facial.
Quando aplicado especificamente na implantologia dentária, o processo de fresagem envolve a perfuração gradual do osso com a inserção gradual de brocas de fresagem de diâmetros crescentes a fim formar a cavidade adaptada às dimensões do implante ou da prótese. 0 processo de fresagem envolve a rotação da ferramenta ou da ponta de fresagem na velocidade exigida. 0 parâmetro exacto da velocidade de rotação é determinado por vários factores, principalmente pelas caracteristicas geométricas da ponta de fresagem utilizada e pela sequência das fases do processo de fresagem. 2
As brocas de fresagem estão disponíveis num grande número de formas e tamanhos.
Isto deve-se principalmente ao facto de cada projecto de implante compreender geralmente desenhos específicos para que as brocas especializadas de fresagem desbastem cavidades perfeitamente adaptadas às dimensões do implante. É prática difundida durante o processo de fresagem utilizar as brocas de fresagem com uma escala de diâmetros diferentes para o mesmo implante.
Tal garante que as brocas de fresagem utilizadas em cada fase do processo se adaptem perfeitamente às dimensões da cavidade a ser perfurada.
Consequentemente, a utilização de uma grande variedade de implantes e de brocas de fresagem nos meios técnicos convencionais, implica uma larga escala de velocidades de fresagem de aproximadamente - 800 a 1.500 rpm .
Esta fresagem de alta velocidade, como é referida, obriga tanto a broca de fresagem, como o tecido do osso em que opera, a um excesso de calor com a temperatura da broca de fresagem excedendo ocasionalmente 40°C.
As células do tecido do osso são termosensíveis e têm uma temperatura óptima de 37 °C.
Qualquer aumento desta temperatura poderá, consequentemente ser prejudicial às células e, em muitos casos, causar necrose. 3 A agressão térmica a que o tecido que cerca o implante é sujeito durante a fresagem de alta velocidade - a que deve ser adicionada a agressão mecânica de todo o processo de fresagem - tem um efeito prejudicial no estado inicial da cavidade que abriga o implante.
Consequentemente, torna mais prolongada a regeneração do osso e podem ocorrer na integração do osso-implante, factores e que podem ter impacto no nível de sucesso da operação. É, consequentemente, prática difundida em técnicas convencionais de fresagem aplicar uma solução salina da irrigação na broca de fresagem e na área da perfuração a fim impedir que a broca e o tecido circunvizinho registem sobreaquecimento.
Todavia, esta solução da irrigação afasta as proteínas de sinalização e outras substâncias solúveis que desempenham um papel activo na regeneração do osso.
Estas substâncias são libertadas pelo tecido na área onde ocorreu o dano de tecido como resposta à agressão e como meio de manter a homeostase, isto é, manter as condições biológicas e físico-químicas antes da agressão, e são essenciais se o tecido for para recuperar. A função fisiológica específica das proteínas de sinalização consiste em transmitir sinais de activação à célula de modo que possa reagir à deterioração sofrida no microambiente.
Estas proteínas estão ligadas à matriz extracelular. 4
Esta ligação é quebrada quando a broca de fresagem causa impacto de encontro à matriz.
Estas proteínas de sinalização são caracterizadas pelo seu peso molecular baixo e sua baixa solubilidade.
Uma solução salina da irrigação dissolve-as e afasta-as facilmente, retirando, consequentemente, ao tecido os recursos naturais que utiliza para se cicatrizar.
Além disso, é prática comum extrair e recolher as partículas removidas do tecido durante a fresagem e usá-las em auto-transplante.
Tal técnica torna desnecessária, a utilização no mercado de técnicas alternativas e de técnicas menos úteis com esta finalidade como transplante alogénico (transplante de tecido homólogo obtido de um banco de tecido humano) ou xeno-transplante (processo de transplante de tecido de uma espécie de animal a outra).
Como parte deste processo está previsto um dispositivo de sucção equipado com um filtro que recolhe todas as partículas do osso.
Depois de repetidas análises de processos de fresagem a alta velocidade, concluiu-se que as células destas partículas morreram em resultado de agressões térmicas e mecânicas sofridas durante o processamento. 0 objectivo principal da presente invenção consiste em proporcionar uma ferramenta para um processo de fresagem que proteja, tanto quanto possível, o tecido que cerca a 5 área da perfuração impedindo que a área sobreaqueça e, ao mesmo tempo, que afaste os efeitos secundários que derivam da utilização da solução salina da irrigação -principalmente o arrastamento das células de sinalização intrínsecas que ajudam o tecido a cicatrizar mais rapidamente e a tornar-se biologicamente mais forte.
Um outro objectivo desta invenção consiste em proporcionar uma ferramenta para um processo de fresagem que permita que as partículas de tecido, removidas durante a perfuração, sejam recolhidas e utilizadas depois para preparar um processo de auto transplante eficaz. Em consequência, a presente invenção aponta definir e utilizar as ferramentas que são desenhadas para reter e não expelir as partículas.
Um outro objectivo desta invenção consiste em definir uma ferramenta para um processo de fresagem que constantemente se adapte às características da área específica do tecido que está sendo perfurado.
Este objectivo, que todos os procedimentos de fresagem devem cumprir, é baseado no facto de que a superfície exterior do tecido (a camada cortical, onde começa a fresagem), é mais dura e contém menos células.
Logo que esta camada esteja perfurada, o tecido torna-se menos denso e inclui mais células.
Se este objectivo for alcançado, será mais fácil tornar 6 estável o implante numa fase inicial, contribuindo, desse modo, para a integração tecido - implante.
Constitui igualmente objectivo da presente invenção encontrar as ferramentas de fresagem que são as melhores para executar o processo de fresagem da presente invenção. A fim alcançar os objectivos acima mencionados, é definido um processo para triturar o tecido de um paciente com o propósito de criar uma cavidade concebida para abrigar um implante ou uma prótese.
Este processo envolve fresagem a baixa velocidade e sem irrigação.
Em consequência deste processo, são obtidas partículas do tecido com uma qualidade biológica elevada e, subsequentemente, são utilizadas para os auto-transplantes, após a mistura, de preferência, com PRGF (plasma enriquecido com factores de crescimento), obtido de acordo com a Patente de invenção internacional N° W00044314 concedida a este requerente. A fim dar forma à cavidade que abriga o implante o processo de fresagem é composto, principalmente, de três fases de fresagem: 1) Fase inicial 2) Fase intermédia 3) Fase de escareação A fase inicial envolve cortar através do tecido cortical 7 - a primeira camada de tecido e caracterizada geralmente como sendo muito dura na sua consistência.
Esta fase inicial já faz parte de outros procedimentos.
Para assegurar a execução correcta desta fase deve ser usada uma broca de fresagem cónica como "iniciador".
Esta broca é especialmente desenhada para penetrar o tecido cortical e para tornar mais fácil iniciar a fresagem das cavidades mesmo em pequenas áreas de tecido. A parte mais afilada da broca de fresagem deve ser muito cortante, para desta forma permitir que o furo de perfuração seja feito exactamente na posição direita.
Uma broca de fresagem adequada para ser utilizada nesta fase é a do pedido internacional N° pct/es/03/00443, também a favor do actual requerente. A fase inicial de fresagem é geralmente realizada numa velocidade alta, preferivelmente variando entre 800 e 1.200 rpm.
Isto é devido ao desenho da parte afilada da broca de fresagem, que tem uma ponta muito cortante, e também devido ao facto de a broca de fresagem ter de fazer a perfuração de um orifício muito fino no tecido duro sem deslizar para os lados.
Precisam de ser aplicadas quantidades copiosas de uma solução da irrigação de soro fisiológico nesta fase 8 inicial a fim impedir que o tecido sobreaqueça em consequência da fresagem de alta velocidade. 0 objectivo da fase intermédia é dar a forma praticamente completa à cavidade que aloja o implante, com sua profundidade, largura e outros aspectos fulcrais que se encontram definidos no processo.
Como explicado na introdução da presente invenção, são necessárias as brocas de fresagem de várias formas e tamanhos para perfurar uma cavidade para que tenha exactamente o mesmo tamanho e a forma do implante.
Em consequência, são utilizados vários tipos de brocas de fresagem na fase intermédia até que se encontre formada a cavidade exigida. A fase de fresagem intermédia é caracterizada por dois factores principais: - A fresagem é realizada a baixas velocidades entre de 20 e 8 0 rpm sem ser aplicada uma solução de irrigação salina. - O tecido deslocado ou libertado durante esta fase intermédia de definição da cavidade é extraído ou recolhido. A presente invenção consegue este objectivo através da utilização de brocas de fresagem especialmente desenhadas que permitem que o tecido deslocado seja retido na ponta de fresagem durante a perfuração, facilitando, assim, a extracção. 9 È usado frequentemente o seguinte procedimento: A fresagem é momentaneamente interrompida quando o dispositivo detecta que a broca de fresagem contém uma quantidade suficiente de partículas do tecido ou sempre que uma pausa é considerada necessária. A broca de fresagem é então removida da cavidade e é usada uma espátula ou outro instrumento para extrair o tecido da broca antes de ser depositado num recipiente pequeno feito de vidro ou de um material esterilizado similar. 0 trabalho de fresagem continua de seguida.
Isto significa que as partículas de tecido podem ser recolhidas sem ter que usar filtros de sucção ou outras ferramentas adicionais.
Na fase de escareação, é criada uma base para receber o implante ou a prótese caso necessário. A função da fase de escareação é alargar para fora a parte superior da cavidade para criar bastante espaço para alojar a cabeça do implante quando é introduzido na cavidade. A forma do implante determina o ponto em que ocorre a fase de escareação - se julgada necessária.
Nalguns casos, a escareação ocorre no final da fase intermédia ou quando a cavidade estiver definida enquanto que, em outros casos, ocorre durante a fase intermédia. 10
Como na fase intermédia, a fresagem durante a fase de escareação é realizada a baixas velocidades entre de 20 e 80 rpm e sem ser aplicada uma solução salina da irrigação.
Adicionalmente, o tecido deslocado ou libertado durante esta fase de escareação é extraído ou recolhido com a utilização de brocas de fresagem desenhadas especialmente que permitem que o tecido deslocado seja retido na broca de fresagem durante a fresagem facilitando, assim, a extracção. O desenho destas brocas de fresagem utilizadas durante a fase de escareação têm as mesmas características que o desenho das ferramentas utilizadas na fase de fresagem intermédia.
Embora a fresagem da fase inicial deva ser, de preferência, realizada em altas velocidades, a fresagem de baixa velocidade - como nas fases intermédia e na de escareação - é igualmente aceitável se exigido pela aplicação ou pelo caso específicos.
Com respeito às ferramentas ou às brocas de fresagem utilizadas no processo e como mencionado previamente, a invenção define brocas de fresagem específicas para as fases intermédia e de escareação.
Estas brocas de fresagem apresentam um desenho retentor que permita o armazenamento e a recuperação subsequente do tecido deslocado ou extraído.
As brocas de fresagem utilizadas nas fases intermédia e 11 de escareação são todas peças predominantemente delgadas, cilíndricas que apresentam, na parte superior, uma área lisa de dimensões padrão para ligar a broca a um motor de rotação.
Em segundo lugar, a ponta caracteriza uma secção de fresagem que compreende sulcos em espiral que foram cortados para criar o ângulo exigido para liberar ou extrair o material do corte e, ao mesmo tempo, para criar espaços para abrigar o tecido extraído.
Em terceiro lugar, a ponta de fresagem é caracterizada por apresentar uma ponta cortante ou ápice no caso de brocas de fresagem de fase intermédia e uma ponta ou um vértice não-afiado no caso das brocas de fresagem da fase de escareação.
Os espaços que abrigam o tecido extraído - ou áreas de retenção do tecido - são formados entre os espaços contínuos dos sulcos espirais, na superfície interna côncava estes espaços.
As características que se seguem desta secção da ponta de fresagem esclarecem a retenção ou a capacidade de estas áreas armazenarem o tecido extraído: • Em primeiro lugar, os sulcos espirais são cortados com um ângulo de inclinação entre de 25 e 40 graus em relação à linha central longitudinal da ponta de fresagem, em contraste com as brocas de fresagem convencionais em que a espiral é geralmente inclinada com um ângulo de 6 graus e algumas vezes até 15 graus. • Em segundo lugar, a concavidade das áreas de retenção na direcção do núcleo da ponta de fresagem ou a linha 12 central longitudinal é mais acentuada do que nas brocas de fresagem convencionais, as brocas de fresagem não-retentoras, tais como, as da Patente Japonesa N° JP6304187, cujas as áreas da retenção vistas num plano de corte transversal são somente uma parte de um circulo, mais precisamente cerca de 15-20% de um circulo (30-40% de um semicírculo).
Mais especificamente, num corte transversal desta área da ponta de fresagem, a curvatura ou a concavidade das áreas da retenção tem aproximadamente a mesma forma que uma semi-circunferência e pode mesmo ser maior ou mais fechada. A definição e a utilização das brocas de fresagem com estas características garantem que o tecido extraído durante o processo de fresagem é dirigido para as áreas da retenção e, como não é aplicada nenhuma solução de irrigação, é abrigado nelas. Não obstante, deve-se indicar que nesta invenção a natureza retentora da ponta de fresagem e o facto de que a fresagem foi realizada com baixas velocidades e sem irrigação facilita obter as partículas do tecido que podem ser usadas em auto-transplantes. O facto de a fresagem ser executada em baixas velocidades ajuda a melhorar, consequentemente, a qualidade do tecido obtida, porque as partículas são maiores e contêm um número significativamente maior de células vivas do que as partículas obtidas em consequência da fresagem de alta velocidade. 13
Isto é devido ao facto de que, embora a broca de fresagem complete consideravelmente mais rotações na alta velocidade do que na velocidade mais baixa, mesmo assim, avança à mesma distância, o tecido é esmagado numa maior extensão, formando, assim, um tipo de pó que, como o teste mostrou, não contém células vivas.
Além disso, o facto de não ser aplicada uma solução salina da irrigação para arrefecimento da ponta de fresagem e das áreas circundantes, significa que as proteínas de sinalização e outras substâncias que aceleram e que incentivam a regeneração do tecido e que permitem a estabilização rápida do implante não são eliminadas do tecido circunvizinho.
Além disso, o facto de que uma solução salina da irrigação não é aplicada à broca de fresagem e aos tecidos envolventes significa que as proteínas de sinalização e outras substâncias que aceleram e que incentivam a regeneração do tecido e que permitem a estabilização rápida do implante, não são eliminadas do tecido circunvizinho.
Além disso, todas as brocas de fresagem, excepto a broca de fresagem iniciadora - que tem uma secção de fresagem mais curta - podem conter tiras ou lascas de corte dentro na superfície exterior que indicam as profundidades de fresagem diferentes de acordo com a altura dos implantes.
Enquanto a broca de fresagem gira a baixa velocidade, estas tiras permanecem visíveis e podem, consequentemente, ser usadas para indicar o ponto em que 14 foi alcançada a profundidade correspondente a cada broca de fresagem especifica e, consequentemente, o ponto em que a fresagem deve parar ou continuar utilizando a broca de fresagem seguinte. 0 processo de fresagem de baixa velocidade e de não-irrigação e as ferramentas utilizadas, de acordo com a invenção, para extrair e recolher as partículas do tecido, vão de encontro aos objectivos indicados mas proporcionam igualmente outras vantagens comprovadas e características positivas que são descritas em pormenor mais abaixo.
Os testes mostraram que a técnica de fresagem não provoca o aumento de temperatura das brocas de fresagem em mais de cinco graus centígrados, que, quando adicionados à temperatura ambiente, significa que a temperatura será mantida abaixo de 40 graus centígrados - o ponto em que ocorrem o pico térmico e mesmo a necrose.
Os testes usando microscópios ópticos e electrónicos mostraram igualmente que as partículas do osso extraídas durante o processo de fresagem retêm suas propriedades osteogénicas (derivadas do tecido que forma o osso), osteo-indutoras (induzindo outras células para formar o osso) e osteo-condutoras (fornecendo o apoio estrutural durante a regeneração do osso).
As partículas do osso, consequentemente, são por isso, idealmente adequadas para o uso em auto-transplantes. O auto-transplante, por exemplo, pode ser executado misturando as partículas do osso com o PRGF (plasma 15 enriquecido em factores de crescimento), de acordo com a Patente de invenção Internacional N° W00044314 propriedade do titular do presente pedido.
Um outro potencial processo de auto-transplante envolve a manutenção das partículas no soro fisiológico ou no sangue do paciente. A mistura pode ser usada mais tarde em auto-transplante. 0 processo de fresagem a baixa-velocidade, e de não-irrigação pode ser aplicado não somente na implantologia mas igualmente na cirurgia ortopédica e na traumatologia, campos especializados em que são utilizadas técnicas cirúrgicas altamente agressivas tradicionalmente com base na fresagem de alta velocidade e nos critérios mecânicos que não tomam em consideração a agressão biológica causada ao tecido. A este respeito, as inovações técnicas visadas reduzindo a agressão podem contribuir em grau elevado para o desenvolvimento clinico melhorado e a um período mais curto da recuperação i (como tem sido provado já com a aplicação da técnica descrita pormenorizadamente na patente internacional N° W00044314, concedida ao requerente para este tipo de operação).
Igualmente permitem a obtenção de uma grande quantidade de osso vivo para o uso em auto-transplante.
No caso das próteses da anca e do joelho, o uso de um processo de fresagem a baixa-velocidade e de não-irrigação permite que uma grande quantidade de osso seja 16 recuperada para o uso no enxerto protésico. 0 enxerto pode ser aplicado utilizando hastes ou pinos parafusos de osteossintese, ou microplacas no caso de fracturas ósseas.
Os detalhes da invenção podem ser vistos nos diagramas em anexo embora os mencionados diagramas não mostrem todo o conteúdo da invenção: FIG 1 mostra um primeiro exemplo de um processo de fresagem a baixa-velocidade. FIG 2 mostra um segundo exemplo de um processo de fresagem a baixa-velocidade. FIG 3 mostra uma possível disposição de uma ferramenta de fresagem de acordo com a invenção. FIG 4 mostra uma possível disposição de uma outra ferramenta de fresagem A FIG 1 mostra um exemplo de um processo de fresagem de baixa-velocidade em que o processo é aplicado com o objectivo de formar uma cavidade ou um alvéolo (5) no tecido (6) do paciente.
Neste caso particular, o tecido é o osso do maxilar e a cavidade é formada a fim de alojar um implante dentário (4) .
Neste processo, a camada cortical ou a secção exterior a mais dura do osso (6) são perfuradas como parte de uma primeira fase (1). 17
Isto é seguido de uma fase de fresagem intermédia (2) em que a cavidade (5) é definida.
Finalmente, o processo é finalizado numa fase de escareação (3) em que a cavidade (5) é alargada a fim alojar a cabeça (18) do implante dentário (4).
Como foi indicado nesta descrição da invenção, foram utilizadas as ferramentas adequadas em cada fase de fresagem a fim de ser produzido o efeito desejado na cavidade, etc., A este respeito, a ponta de fresagem iniciadora (7) usada durante a fase inicial (1) é caracterizada por ter uma ponta cónica muito afiada (19) que permite iniciar a fresagem da cavidade.
Além disso, a tonta de fresagem de escareação (9) usada durante a fase de escareação (3) é mais curta e mais larga do que as outras brocas de fresagem, porque sua função é abrir perfurando a parte superior da cavidade (5) . A forma das brocas de fresagem intermédias (8) utilizadas durante a fase intermédia (2) é detalhada extensivamente na FIG 3. A FIG 1 mostra a disposição das marcas (16) na superfície da ponta de fresagem (8) que indicam a profundidade a que cada ferramenta deve perfurar ou moer.
Estas marcas actuam como uma guia para o especialista que realiza a fresagem. 18 A FIG 2 pormenoriza um outro exemplo do processo, para a mesma aplicação, conforme mostrado na FIG 1, que é representada para mostrar como a fase de escareação (3) pode ser executada durante a fase intermédia (2), uma opção que pode ser útil para determinados tipos dos implantes dentários (4), dependendo dos tipos de ferramentas disponíveis. A FIG 3 fornece um exemplo de uma ponta de fresagem intermédia (8) usada durante a fase intermédia do processo e durante a qual se forma a maior parte da cavidade no tecido do paciente.
Esta broca de fresagem intermédia (8) compreende genericamente três partes ou zonas: A parte superior da broca de fresagem é caracterizada por uma área lisa, predominantemente cilíndrica (13) de dimensões estandardizadas.
Em segundo lugar há a secção da broca de fresagem (14) que caracterizada pelos sulcos espirais (11) cortados no interior da ponta de fresagem.
Em terceiro lugar, a ponta de fresagem é caracterizada por ter uma ponta ou um vértice afiado (15). A broca de fresagem, de acordo com a invenção é caracterizada pelas áreas de retenção (17) que correspondem aos sulcos espirais interiores (11) na direcção dos quais se move o tecido extraído antes de finalmente ser alojado dentro deles. 19 A retentividade destas áreas da retenção (17) é realçada pelo fato de que os sulcos espirais (11) na ponta de fresagem intermédia (8) serem configurados de tal maneira que o ângulo (10) em que se encontram inclinados relativamente à linha central longitudinal (12) da ponta de fresagem se encontra entre 25 e 40 graus, e pelo facto de que a secção transversal da curvatura (20) das áreas da retenção ser mais fechada do que uma semi-circunferência.
Como pode ser visto na FIG, a ponta de fresagem (8) igualmente caracteriza as marcas (16) que indicam a profundidade a que cada broca deve perfurar ou triturar actuando, deste modo, como uma guia para o especialista que realiza a fresagem. A FIG 4 proporciona um exemplo de um modo de realização de uma broca de fresagem (9) a ser utilizada durante a fase do processo de escareação devido à sua secção de fresagem mais larga (14), que proporciona os limites de uma abertura mais larga na parte superior da cavidade, criando, assim, um espaço para alojar a cabeça do implante.
Esta broca de fresagem (9) da fase de escareação compreende principalmente duas partes ou zonas: uma área lisa, predominante cilíndrica (13) de dimensões padrão e a secção de fresagem (14) que caracteriza os sulcos espirais (11) de corte. A broca de fresagem (9) da fase de escareação compreende as áreas da retenção (17) correspondentes ao interior dos sulcos espirais (11) a que o tecido extraído durante os 20 movimentos de fresagem do processo é atraído e finalmente alojado dentro. A retentividade destas áreas da retenção (17) é realçada pelo facto de que os sulcos espirais (11) na broca de fresagem (9) da fase de escareação, serem formados de tal maneira que o ângulo (10) em que são inclinados relativamente à linha central longitudinal (12) da broca de fresagem se situa entre 25 e 40 graus, e pelo facto de a secção transversal da curvatura (20) das áreas da retenção ter aproximadamente a mesma forma que uma semi-circunferência.
De acordo com a invenção, é mais fechada. LISBOA, 04 de MARÇO de 2010

Claims (2)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Ferramentas de fresagem (8), (9) para serem utilizadas num processo de fresagem a ser executado no osso, cartilagem ou outro tecido (6) a fim executar uma cavidade (5) de forma e tamanho que permita alojar um implante (4) ou para outras finalidades em que se torna necessária uma cavidade (5), sendo as mencionadas ferramentas de fresagem (8), (9) predominantemente longitudinais compreendendo uma área (14) configurando sulcos espirais (11), em que se formam as zonas da retenção do tecido (17) entre os sulcos espirais (11) a fim armazenar o tecido extraído durante o processo de fresagem, em que as zonas da retenção (17) são côncavas ou curvadas para dentro, caracterizadas por, quando vistas em corte transversal, as zonas da retenção (17) serem mais fechadas do que uma semi-circunferência.
2. Ferramentas de fresagem (8), (9) de acordo com a reivindicação 1 caracterizadas por a espiral dos sulcos espirais (11) ser formada por um ângulo (10) de inclinação entre 25 e 40 graus relativamente à linha central longitudinal (12) da ferramenta de fresagem (8), (9). Ferramentas de fresagem (8), (9) de acordo com a reivindicação 1 caracterizadas por as ferramentas (8), (9) disporem de uma ou várias marcas horizontais visíveis (16), formadas em relevo ou noutra forma apropriada, para servirem como guia durante o processo de fresagem. LISBOA, 04 de MARÇO de 2010
PT04708369T 2004-02-05 2004-02-05 Ferramentas para fresagem a baixa velocidade sem irrigação e com extracção e recuperação das partículas de tecido PT1712194E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/ES2004/000048 WO2005074816A1 (es) 2004-02-05 2004-02-05 Procedimiento y herramientas de fresado a un régimen de bajas revoluciones sin irrigación y con extracción y recolección de párticulas de tejido

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1712194E true PT1712194E (pt) 2010-03-11

Family

ID=34833882

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04708369T PT1712194E (pt) 2004-02-05 2004-02-05 Ferramentas para fresagem a baixa velocidade sem irrigação e com extracção e recuperação das partículas de tecido

Country Status (10)

Country Link
US (2) US20070293867A1 (pt)
EP (1) EP1712194B1 (pt)
JP (1) JP4616845B2 (pt)
CN (1) CN1925798A (pt)
AT (1) ATE451063T1 (pt)
DE (1) DE602004024588D1 (pt)
ES (1) ES2350879T3 (pt)
MX (1) MXPA06008808A (pt)
PT (1) PT1712194E (pt)
WO (1) WO2005074816A1 (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2324436B1 (es) * 2006-03-10 2010-05-25 Bti, I+D S.L. Expansor- compactador de cresta osea, y herramientas asociadas.
EP2292176B1 (en) 2009-09-07 2019-01-09 Nobel Biocare Services AG Implantation set
EP2292175B1 (en) * 2009-09-07 2016-08-17 Nobel Biocare Services AG Components for guided threading of bone
US20110238070A1 (en) * 2010-03-01 2011-09-29 Accelerated Orthopedic Technologies, Inc. Orthopedic Downcutting Instrument and Associated Systems and Methods
KR101192662B1 (ko) 2011-03-22 2012-10-19 주식회사 이노바이오써지 임플란트 시술용 드릴
GB2509739A (en) * 2013-01-11 2014-07-16 Nobel Biocare Services Ag Dental drill bit with spherical head and helical fluting
EP2945564B1 (en) * 2013-01-15 2019-05-22 Kometabio Inc. Apparatus and method for producing a dental bone graft
CN103054624B (zh) * 2013-01-28 2014-11-19 青岛理工大学 外科手术颅骨磨削温度在线检测及可控手持式磨削装置
US9247945B2 (en) * 2013-03-11 2016-02-02 Depuy (Ireland) Instrument assembly for implanting a stem component of a knee prosthesis and orthopaedic surgical procedure for using the same
EP2967583B1 (en) * 2013-03-13 2018-05-09 DePuy Synthes Products, Inc. Bone cutting device
US10357257B2 (en) * 2014-07-14 2019-07-23 KB Medical SA Anti-skid surgical instrument for use in preparing holes in bone tissue
US10765438B2 (en) * 2014-07-14 2020-09-08 KB Medical SA Anti-skid surgical instrument for use in preparing holes in bone tissue
EP3171796A1 (en) * 2014-07-24 2017-05-31 Osteomedix Inc. Anatomical specimen collection device and system
EP4233741A3 (en) 2014-10-19 2023-10-11 T.A.G. Medical Products Corporation Ltd. A kit including a guiding system and a bone material removal device
JP6694870B2 (ja) * 2015-03-11 2020-05-20 テルモ株式会社 異物除去デバイス
CN104786277B (zh) * 2015-04-03 2016-05-04 中国人民解放军第三军医大学第一附属医院 软骨微粒获取装置
WO2016162869A2 (en) * 2015-04-09 2016-10-13 T.A.G. Medical Devices - Agriculture Cooperative Ltd. Bone material removal device and a method for use thereof
US10136902B2 (en) * 2015-07-31 2018-11-27 Warsaw Orthopedic, Inc. Surgical instrument and method
EP3799806A1 (en) 2016-02-11 2021-04-07 T.A.G. Medical Devices - Agriculture Cooperative Ltd. Bone material removal device
US11020132B2 (en) 2016-04-24 2021-06-01 T.A.G. Medical Devices—Agriculture Cooperative Ltd. Guiding device and method of using thereof
JP7063629B2 (ja) * 2017-01-13 2022-05-09 ケービー メディカル エスアー 骨組織に穴を準備する滑り止め付き手術用器具
US10610243B2 (en) 2017-10-09 2020-04-07 Acumed Llc System and method for installing a bicortical implant in bone
US20200367992A1 (en) * 2017-12-08 2020-11-26 Marcus Abboud Bone drill bit and handpiece for using the bone drill bit
JP7189317B2 (ja) 2018-08-01 2022-12-13 ティー.エー.ジー. メディカル デヴァイシス-アグリカルチャー コーポラティヴ リミテッド 調整可能な穿孔装置およびその使用方法
KR200488108Y1 (ko) * 2018-09-21 2018-12-13 김용서 가이드를 이용한 임플란트 수술 시 사용하는 플랩리스 전용 수동 골막 제거기
US11925426B2 (en) 2021-07-16 2024-03-12 DePuy Synthes Products, Inc. Surgical robot with anti-skive feature

Family Cites Families (36)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE8415145U1 (de) * 1984-10-18 Aesculap-Werke Ag Vormals Jetter & Scheerer, 7200 Tuttlingen Spiralbohrer für die Bearbeitung von Knochen
CH610753A5 (pt) * 1976-12-22 1979-05-15 Roland Leuenberger
US4431416A (en) * 1982-04-29 1984-02-14 A & L Investment Company Endosseous dental implant system for overdenture retention, crown and bridge support
US4830000A (en) * 1987-12-31 1989-05-16 Aspen Laboratories, Inc. Surgical drill
US5035617A (en) * 1990-06-05 1991-07-30 Mcspadden John T Endodontic instrument
FR2676639A1 (fr) * 1991-05-21 1992-11-27 Peltier Patrick Perfectionnements aux forets helicouidaux pour la chirurgie osseuse, en particulier pour la chirurgie dentaire.
JPH0515913U (ja) * 1991-08-16 1993-03-02 オリンパス光学工業株式会社 内視鏡用処置具
SE9201670D0 (sv) * 1992-05-27 1992-05-27 Astra Ab Method of treating surgical drill, surgical drill and use of surgical drill
US5261818A (en) * 1992-07-13 1993-11-16 Leon Shaw Multi-fluted dental irrigation drill
JPH06304187A (ja) * 1993-04-27 1994-11-01 Nikon Corp 穿孔用ドリル
SE507337C2 (sv) * 1994-02-14 1998-05-18 Nobel Biocare Ab Anordning vid djupmarkeringssystem vid implantatshål i käkben
US5569035A (en) * 1994-07-01 1996-10-29 Dentsply Research And Development Corp. Enhanced cutting drill tip for endosseous implants
US5676545A (en) * 1994-08-15 1997-10-14 Jones; Shedrick D. Method and apparatus for implantation
US5575650A (en) * 1995-03-03 1996-11-19 Core-Vent Corporation Cutting drill for endosseous implants
DE19536716A1 (de) * 1995-09-30 1997-04-03 Lauks Nikola Bohrer zur Herstellung von Knochenkavitäten für zahnärztliche Implantate
US6071284A (en) * 1995-10-30 2000-06-06 Biomedical Enterprises, Inc. Materials collection system and uses thereof
BR9611940A (pt) * 1995-12-11 1999-12-28 Tycom Dental Corp Instrumento dental endodÈntico
FR2747562B1 (fr) * 1996-04-17 1998-06-05 Micro Mega Int Mfg Sa Alesoir dentaire a section de coupe tangentielle
US5913859A (en) * 1997-07-01 1999-06-22 Shapira; Ira L. Apparatus for extracting bone marrow
US6846314B2 (en) * 1997-07-01 2005-01-25 Ira L. Shapira Method and apparatus for extracting bone marrow
US5980525A (en) * 1997-10-27 1999-11-09 Bristol-Myers Squibb Company Bone reamer with impeller
US6068632A (en) * 1998-05-12 2000-05-30 Carchidi; Joseph Edward Bone tap apparatus
AR022333A1 (es) * 1999-01-26 2002-09-04 Anitua Aldecoa Eduardo Regenerador de tejido oseo
DE29901723U1 (de) * 1999-02-02 2000-06-29 Synthes Ag Vorrichtung zur Gewinnung von Knochenspänen
DE19908507B4 (de) * 1999-02-26 2007-11-29 Gebr. Brasseler Gmbh & Co. Kg Dentalwerkzeug
DE10048575A1 (de) * 2000-09-30 2002-04-11 Coripharm Medizinprodukte Gmbh Chirurgisches Werkzeug
US20020094508A1 (en) * 2001-01-17 2002-07-18 Lorenzi Lawrence P. Rotary osteotome for dental implant
US6863529B2 (en) * 2001-05-18 2005-03-08 Biohorizons Implant Systems, Inc. Dental drill system and method of use
WO2003071978A1 (fr) * 2002-02-27 2003-09-04 Arsline Sa Outil de preparation osseuse utilisable notamment en medecine dentaire et dispositif pour sa mise en oeuvre
WO2003084426A1 (fr) * 2002-04-04 2003-10-16 Akira Kitamura Fraise pour implanter
NZ537852A (en) * 2002-08-08 2008-10-31 Surgibit Ip Holdings Pty Ltd A drill bit and method for producing a drill bit
JP4420423B2 (ja) * 2002-09-26 2010-02-24 株式会社ジーシー セルフタップ付き歯科用スクリュー型インプラントフィクスチャー用ドリルセット
US7033359B2 (en) * 2003-04-21 2006-04-25 Moshe Meller Rotary apparatus for grafting and collecting bone
US7048477B2 (en) * 2003-06-30 2006-05-23 I.D.M.S., L.L.C. Drill measurement stops
US7547210B1 (en) * 2003-09-24 2009-06-16 Impladent, Ltd Universal, multifunctional, single unit, rotary osteotome
US20060111724A1 (en) * 2004-11-24 2006-05-25 Yeung Research Bone harvesting drill bit for oral surgery

Also Published As

Publication number Publication date
DE602004024588D1 (de) 2010-01-21
ES2350879T3 (es) 2011-01-27
ATE451063T1 (de) 2009-12-15
US20070293867A1 (en) 2007-12-20
EP1712194A1 (en) 2006-10-18
EP1712194B1 (en) 2009-12-09
MXPA06008808A (es) 2007-01-23
CN1925798A (zh) 2007-03-07
US20100228255A1 (en) 2010-09-09
WO2005074816A1 (es) 2005-08-18
JP2007520295A (ja) 2007-07-26
JP4616845B2 (ja) 2011-01-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1712194E (pt) Ferramentas para fresagem a baixa velocidade sem irrigação e com extracção e recuperação das partículas de tecido
US10357374B2 (en) Transcorporeal spinal decompression and repair systems and related methods
US8152808B2 (en) Surgical bone cutting assembly and method of using same
ES2206468T3 (es) Aparato para la insercion de implantes en la columna vertebral.
US8486074B2 (en) Surgical allograft bone plug cutting tool assembly and method of using same
US8840619B2 (en) Dovetail method of allograft transplantation
JP5265577B2 (ja) 損傷した骨組織を修復するために骨プラグを採取および移植するための外科用工具として特に有用な、工具を方向付けるための器具
US20070093841A1 (en) Surgical drill, a set of surgical drills, a system for cutting bone and a method for removing bone
US11147684B2 (en) Harvesting bone graft material for use in spinal and other bone fusion surgeries
JP2002540882A (ja) 脊椎インプラント挿入方法及び器械
WO2013012503A1 (en) Surgical kit and method for bone repair
US7722608B2 (en) Allograft implant workstation
ES2924920T3 (es) Artroscopia de hombro artroscópica, componentes e instrumentos
US20220054275A1 (en) Transcorporeal spinal decompression and repair systems and related methods
RU2334478C2 (ru) Процедура и инструменты для низкооборотного фрезерования без промывания с извлечением и сбором тканевых частиц
EP1488745A1 (en) Osteotome Structure
US9833332B2 (en) Harvesting bone graft material for use in spinal and other bone fusion surgeries
KR20070022014A (ko) 관주 없이, 조직 입자의 추출 및 회복을 위해 저속 밀링을행하기 위한 방법 및 기구
US20230363770A1 (en) Device and method for autologous bone graft harvesting
He et al. Principles of V-Shape Bichannel Endoscopy System Design
RU2430693C1 (ru) Фреза для взятия костного трансплантата из гребня подвздошной кости