PT1609446E - Aparelho cirúrgico - Google Patents

Aparelho cirúrgico Download PDF

Info

Publication number
PT1609446E
PT1609446E PT05105062T PT05105062T PT1609446E PT 1609446 E PT1609446 E PT 1609446E PT 05105062 T PT05105062 T PT 05105062T PT 05105062 T PT05105062 T PT 05105062T PT 1609446 E PT1609446 E PT 1609446E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
irrigation
tip
handpiece
inner tube
irrigation fluid
Prior art date
Application number
PT05105062T
Other languages
English (en)
Inventor
Mikhail Boukhny
George Brody
Grace C Liao
Khiun Tjia
Original Assignee
Alcon Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US10/937,065 external-priority patent/US7066923B2/en
Application filed by Alcon Inc filed Critical Alcon Inc
Publication of PT1609446E publication Critical patent/PT1609446E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F9/00Methods or devices for treatment of the eyes; Devices for putting-in contact lenses; Devices to correct squinting; Apparatus to guide the blind; Protective devices for the eyes, carried on the body or in the hand
    • A61F9/007Methods or devices for eye surgery
    • A61F9/00736Instruments for removal of intra-ocular material or intra-ocular injection, e.g. cataract instruments
    • A61F9/00745Instruments for removal of intra-ocular material or intra-ocular injection, e.g. cataract instruments using mechanical vibrations, e.g. ultrasonic

Description

PE1609446 1 DESCRIÇÃO "APARELHO CIRÚRGICO"
Antecedentes do Invento
Este invento diz geralmente respeito ao âmbito da cirurgia das cataratas e mais particularmente a um aparelho próprio para realizar uma cirurgia de facoemulsificação bi-manual.
Em termos simplificados, o olho humano funciona de maneira a proporcionar visão por meio de um processo que consiste em transmitir luz através de uma porção exterior transparente chamada córnea e em focar a imagem na retina por meio do cristalino. A qualidade da imagem focada depende de muitos factores, entre os quais se acham incluídos a dimensão e a forma do olho, e da transparência da córnea e do cristalino.
Quando a idade ou uma doença fazem com que o cristalino se torne menos transparente, a visão deteriora-se devido à diminuição da quantidade de luz que pode ser transmitida à retina. Esta deficiência no cristalino do olho é designada em medicina por catarata. Um tratamento utilizado para esta situação é o da remoção cirúrgica do cristalino e a sua substituição por um cristalino intra- 2 PE1609446 ocular artificial (IOL), do inglês "Intra Ocular Lens".
Nos Estados Unidos, a maior parte dos cristalinos com catarata são removidos por meio de uma técnica cirúrgica chamada facoemulsificação. Uma peça cirúrgica manual típica, própria para ser utilizada nos processos de facoe-mulsificação, é constituída por uma peça manual actuada de modo ultra-sónico, uma ponta de corte ligada a esta peça manual, uma manga de irrigação e uma consola de controlo electrónica. O conjunto de peça manual é ligado à consola de controlo por meio de um cabo eléctrico e de tubagens flexíveis. Através do cabo eléctrico, a consola faz variar o nível de energia transmitido pela peça manual à ponta de corte a ela ligada e as tubagens flexíveis fornecem e aspiram fluido de irrigação para o olho e do olho através do conjunto de peça manual. A parte operativa da peça manual é uma barra ou trompa ressonante oca, localizada numa posição central, directamente ligada a um conjunto de cristais piezoeléctri-cos. Os cristais fornecem a vibração ultra-sónica necessária para activar simultaneamente a trompa e a ponta de corte durante a facoemulsificação e são controlados pela consola. O conjunto cristais/trompa é suspenso no interior do corpo ou invólucro oco da peça manual por meio de suportes de montagem flexíveis. 0 corpo da peça manual termina numa porção de diâmetro reduzido, ou nariz cónico, na zona da extremidade distai do corpo. 0 nariz cónico é roscado exteriormente para receber a manga de irrigação. De modo seme- 3 PE1609446 lhante, o furo da trompa é roscado interiormente na sua extremidade distai para receber a rosca externa da ponta de corte. A manga de irrigação também possui um furo roscado interiormente que é enroscado na rosca externa do nariz cónico. A ponta de corte é ajustada de maneira a que a ponta se vá projectar apenas uma predeterminada distância para fora da extremidade aberta da manga de irrigação.
Por muitos cirurgiões foi adoptada uma técnica de facoemulsificação modificada, chamada facoemulsificação com duas mãos ou "bi-manual". Com a técnica bi-manual, a manga de irrigação deixa de ficar aplicada em torno da ponta actuada de modo ultra-sónico. Isso permite que a pequena ponta possa ser inserida no olho através de uma pequena incisão. O fluido de irrigação é fornecido por uma segunda ponta de irrigação. Na publicação de patente U.S. No. US-2003/0004455 Al encontra-se incluída informação adicional respeitante à facoemulsificação tradicional e à facoe-mulsificação bi-manual, em particular nos parágrafos [0001] a [0008]. Como descrito neste documento de referência, as pontas/mangas de irrigação da facoemulsificação tradicional têm um maior diâmetro global, que requerem uma incisão de maiores dimensões. As pontas/mangas de irrigação da facoe-mulsificação tradicional também são consideradas como causadoras de "turvação" na zona situada imediatamente em frente da ponta faco e de formação de "nuvens" de detritos que provocam a redução da visibilidade. De acordo com este documento de referência, a técnica bi-manual resolve estes e outros problemas. Na técnica bi-manual, a incisão pode 4 ΡΕ1609446 ser de menores dimensões porque não é usada a ponta ultra-sónica na manga de irrigação, mas sem a manga vai haver um contacto directo entre a ponta vibratória e os tecidos na zona da incisão. Isto pode dar origem a tensões acrescidas sobre os tecidos na zona da incisão, atrasando a recuperação e eventualmente exigindo a utilização de uma sutura para fechar a incisão após a conclusão da intervenção cirúrgica. A manga de irrigação flexível também ajuda a vedar a incisão contra a ocorrência de derrames durante a cirurgia. Sem a utilização da manga de irrigação, a ocorrência de derrames excessivos na zona da incisão pode provocar o abatimento da câmara anterior, uma excessiva turbulência e uma remoção prematura do material viscoelástico de protecção. 0 derrame excessivo na zona da incisão também pode provocar sobre-hidratação dos tecidos na zona da incisão, dando eventualmente origem a edema.
No documento US-B1-6.852.093 (Alcon, Inc.) é descrita outra técnica bi-manual que utiliza uma ponta de irrigação/aspiração convencional em combinação com uma ponta de lavagem própria para injectar por impulsos, isto é, por meio de jactos descontínuos, uma solução de irrigação aquecida. Ambas as pontas têm uma manga exterior em silico-ne e um tubo interior, definindo entre si um trajecto de fluido de irrigação.
Por conseguinte, continua a existir a necessidade de se poder dispor de um dispositivo próprio para a realização de facoemulsificação através de uma pequena incisão. 5 ΡΕ1609446
Breve Sumário do Invento
Os inventores do presente invento descobriram que a facoemulsificação tradicional, com uma mão, podia ser realizada através de uma incisão de dimensões relativamente reduzidas mediante a redução do diâmetro da ponta/manga de facoemulsificação. Também podia ser utilizada uma segunda ponta de irrigação, com ou sem um utensílio de manipulação a ela ligada, para proporcionar uma irrigação adicional. Essa disposição minimiza os derrames na zona da incisão, indo desse modo ajudar a evitar a sobre-hidratação na zona da incisão, uma baixa pressão intra-ocular, uma excessiva turbulência e uma remoção prematura do material viscoelás-tico.
Por conseguinte, um dos objectivos do presente invento consiste em proporcionar um aparelho cirúrgico combinado, de acordo com as reivindicações que irão ser apresentadas a seguir, para a facoemulsificação com duas mãos, com irrigação dirigida através de ambas as incisões.
Outro objectivo do presente invento consiste em proporcionar um aparelho de facoemulsificação de pequenas incisões tendo reduzidos derrames na zona da incisão.
Outro objectivo do presente invento consiste em proporcionar um aparelho de facoemulsificação de pequenas incisões tendo reduzida turbulência. 6 PE1609446
Outro objectivo do presente invento consiste em proporcionar um aparelho de facoemulsificação de pequenas incisões que minimiza a hidratação na zona da incisão.
Estas e outras vantagens e objectivos do presente invento tornar-se-ão evidentes através da leitura da descrição pormenorizada e das reivindicações que serão apresentadas a seguir.
Breve Descrição dos Desenhos A Fig. 1 é uma vista parcial e em corte, das pon-tas de facoemulsificação e de irrigação/aspiração que podem ser utilizadas com o presente invento. A Fig. 2 é uma ilustração esquemática de uma peça manual de facoemulsificação e de uma peça manual de irrigação/aspiração da técnica anterior que são utilizadas para um processo cirúrgico de facoemulsificação bi-manual tradicional . A Fig. 3 é uma ilustração esquemática de uma peça manual de facoemulsificação e de uma peça manual de irrigação que são utilizadas para o processo cirúrgico de facoe-mulsificação bi-manual do presente invento. A Fig. 4 é uma vista parcial e em corte, da peça manual de irrigação do presente invento. 7 PE1609446
Descrição Pormenorizada do Invento
Como se pode ver nas Figs. 1 e 3, o presente invento é geralmente posto em prática utilizando simultaneamente a ponta de irrigação 10 e a ponta de facoemulsifi-cação 12 naquilo que é chamada uma técnica cirúrgica "bi-manual". A ponta de irrigação 10 pode ser qualquer ponta de irrigação convencional e pode incluir uma abertura de irrigação 17, uma manga flexivel exterior 14, em silicone, e um tubo interior 16. O tubo interior 16 também pode ser formado com um gancho 15 ou qualquer outro dispositivo de manipulação. O espaço 18 entre a manga 14 e o tubo 16 define um trajecto através do qual a solução de irrigação se pode escoar até ir sair através da abertura 20 para o interior do local cirúrgico. A abertura 17 pode ser utilizada como uma abertura de irrigação adicional, e a solução de irrigação pode ser expelida através das aberturas 17 e 20. Em alternativa, como se pode ver na Fig. 4, a ponta 110 pode ter um gancho ou utensílio inteiriço 115, sem abertura de irrigação. O fluido de irrigação escoa-se no interior do espaço 118, entre a manga 114 e o utensílio 115. A ponta de facoemulsificação 12 é de construção semelhante e contém geralmente uma manga flexível exterior 22, em silicone, e um tubo interior 24 definindo um primeiro trajecto de fluido de irrigação 26 através do qual o fluido de irrigação se pode escoar até ir sair através da abertura 30. O tubo interior 24 tem uma extremidade distai aberta 28 através da qual pode ser aspirado material que se irá escoar através do tubo 24. De preferência, a ponta de facoemulsificação 12 PE1609446 tem um diâmetro global reduzido, da ordem de 0,8 mm a 1.0 mm. Um diâmetro tão pequeno permite fazer uma incisão com uma largura de preferência inferior a cerca de 2,4 mm, ainda mais de preferência inferior a cerca de 2,2 mm, e ainda mais de preferência inferior a cerca de 2,0 mm, e ainda mais de preferência inferior a cerca de 1,8 mm e sobretudo de preferência inferior a cerca de 1,6 mm. Em alternativa, a ponta pode ser uma ponta de liquefacção semelhante à ponta AQUALASE® comercializada pela firma Alcon Laboratories, Inc., Fort Worth, Texas e descrita de uma maneira mais completa na patente U.S. No. 6.579.270 B2 (Sussman, et al.) nas Figs. 23 e 24 e coluna 7, linhas 32-45.
Como se pode melhor ver na Fig. 2, numa técnica de facoemulsificação bi-manual tradicional, a peça manual de irrigação/aspiração 100 acha-se ligada a uma fonte 102 de fluido de irrigação, pressurizada ou colocada a um nivel elevado, através da tubagem 103. A peça manual de ultra-sons 104 acha-se ligada à bomba de aspiração 106 através da tubagem 105 e ao gerador de ultra-sons 107 através do cabo 109. A peça manual de ultra-sons 104 não se acha ligada à fonte 102 e não possui quaisquer capacidades de irrigação. Como se pode ver nas Figs. 1 e 3, em uso, a peça manual de irrigação 200, tendo a ponta 10, acha-se ligada à fonte 202 de fluido de irrigação, pressurizada ou colocada a um nivel elevado, através da tubagem 203. A peça manual de ultra-sons 204, tendo a ponta 12, acha-se ligada à bomba de aspiração 206 através da tubagem 205, à fonte 202 através da 9 PE1609446 tubagem 210 e do acessório 208 e ao gerador de ultra-sons 207 através do cabo 209. Por conseguinte, tanto a peça manual 200 como a peça manual 204 têm uma fonte de irrigação comum e ambas desempenham funções de irrigação. A ponta de irrigação 10 é agarrada por uma das mãos do cirurgião e usada de uma maneira convencional para introduzir um fluido de irrigação, como por exemplo uma solução salina, no interior do olho 32, a fim de ajudar a manter a integridade do olho e a impedir o colapso da câmara anterior. A ponta de facoemulsificação 12 é agarrada pela outra mão do cirurgião e é ligada a uma adequada peça manual de ultra-sons. Uma peça manual adequada é a peça manual do sistema INFINITI® comercializada pela firma Alcon Laboratories, Inc., Fort Worth, Texas. A ponta de facoemulsificação 12 é usada para realizar uma técnica de facoemulsificação tradicional durante a qual um fluido de irrigação, como por exemplo uma solução salina, é introduzida no olho 32 através do trajec-to de fluido 26 e da abertura 30 e os detritos são aspirados do olho 32 através da extremidade distai 28 e do tubo interior 24. Esta disposição impede o contacto entre o tubo interior vibratório 24.
Esta descrição é apresentada apenas a título de ilustração de ilustração e explicação. Para os especialistas na técnica em questão será evidente que no invento que aqui foi anteriormente descrito podem ser feitas alterações e modificações sem se sair do âmbito desse mesmo invento. Lisboa, 13 de Dezembro de 2007

Claims (3)

  1. PE1609446 1 REIVINDICAÇÕES 1. Aparelho cirúrgico compreendendo, em combinação : a) uma primeira peça manual de irrigação (200) tendo uma ponta de irrigação (10), a ponta de irrigação tendo um primeiro tubo interior (16) coberto por uma primeira manga flexível exterior (14), um espaço entre o primeiro tubo interior e a primeira manga exterior indo criar um primeiro trajecto de fluido de irrigação (18); b) uma segunda peça manual (204) tendo uma ponta (12), a ponta tendo um segundo tubo interior oco (24) coberto por uma segunda manga flexível exterior (22), um espaço entre o segundo tubo interior e a segunda manga exterior indo criar um segundo trajecto de fluido de irrigação (26), c) a primeira peça manual de irrigação (200) e a segunda peça manual (204) encontrando-se cada uma delas ligada a pelo menos uma fonte (202) de fluido de irrigação, de maneira a fornecer fluido de irrigação ao local cirúrgico simultaneamente através do primeiro trajecto de irrigação (18) e do segundo trajecto de fluido de irrigação (26), d) o segundo tubo interior oco (24) sendo próprio para proporcionar um trajecto de aspiração a partir do local cirúrgico, 2 ΡΕ1609446 caracterizado por a segunda peça manual (204) compreender um gerador de ultra-sons (207) próprio para fazer vibrar de uma maneira ultra-sónica o segundo tubo interior oco (24), o referido segundo tubo interior oco (24) estando ligado a uma bomba de aspiração (206) de maneira a proporcionar o trajecto de aspiração a partir do local cirúrgico, e em que a ponta (12) tem um diâmetro global de 0,8 mm a 1,0 mm, sendo a referida segunda manga flexível exterior (22) dimensionada de maneira a permitir que a ponta possa passar através de uma incisão com uma largura inferior a 2,4 mm.
  2. 2. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, em que o fluido de irrigação é fornecido ao local cirúrgico simultaneamente através primeiro trajecto de irrigação (18) e do segundo trajecto de fluido de irrigação (26) a partir de fonte comum (202) de fluido de irrigação.
  3. 3. Aparelho de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que o tubo interior (16) da ponta (10) da primeira peça manual é formado com um gancho (15) ou outro dispositivo de manipulação. Lisboa, 13 de Dezembro de 2007
PT05105062T 2004-06-25 2005-06-09 Aparelho cirúrgico PT1609446E (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US58304804P 2004-06-25 2004-06-25
US10/937,065 US7066923B2 (en) 2004-06-25 2004-09-09 Surgical method and apparatus using dual irrigation paths
US11/011,417 US7094229B2 (en) 2004-06-25 2004-12-14 Surgical method and apparatus

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1609446E true PT1609446E (pt) 2007-12-26

Family

ID=34940133

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT05105062T PT1609446E (pt) 2004-06-25 2005-06-09 Aparelho cirúrgico

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7094229B2 (pt)
EP (1) EP1609446B1 (pt)
JP (1) JP4473181B2 (pt)
AT (1) ATE375134T1 (pt)
AU (1) AU2005202761B8 (pt)
CA (1) CA2509296C (pt)
DE (1) DE602005002785T2 (pt)
DK (1) DK1609446T3 (pt)
ES (1) ES2294639T3 (pt)
PT (1) PT1609446E (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7066923B2 (en) * 2004-06-25 2006-06-27 Alcon, Inc. Surgical method and apparatus using dual irrigation paths
US7601136B2 (en) * 2004-07-20 2009-10-13 Takayuki Akahoshi Infusion sleeve
US7601135B2 (en) * 2005-03-01 2009-10-13 Takayuki Akahoshi Multi-port infusion sleeve
US7704244B2 (en) * 2004-09-09 2010-04-27 Alcon, Inc. Surgical method
US7329261B2 (en) * 2004-12-20 2008-02-12 Bausch & Lomb Incorporated No port phacoemulsification needle sleeve
US20070260173A1 (en) * 2006-05-05 2007-11-08 Alcon, Inc. Irrigation/aspiration tip
US8814870B2 (en) * 2006-06-14 2014-08-26 Misonix, Incorporated Hook shaped ultrasonic cutting blade
US9351871B2 (en) 2008-11-12 2016-05-31 Alcon Research, Ltd. Distal plastic end infusion/aspiration tip
US8267891B2 (en) 2008-12-18 2012-09-18 Alcon Research, Ltd. Gilled phacoemulsification irrigation sleeve
US8784361B2 (en) 2010-12-07 2014-07-22 Alcon Research, Ltd. Combined coaxial and bimanual irrigation/aspiration apparatus
US9433725B2 (en) 2011-12-23 2016-09-06 Alcon Research, Ltd. Combined coaxial and bimanual irrigation/aspiration apparatus
US8852091B2 (en) 2012-04-04 2014-10-07 Alcon Research, Ltd. Devices, systems, and methods for pupil expansion
CN105263539B (zh) 2013-06-06 2017-08-29 诺华股份有限公司 变换式灌注/抽吸装置
CN103393497B (zh) * 2013-08-06 2015-10-28 厦门大学附属中山医院 多功能白内障手术钩
US9731065B2 (en) 2013-12-05 2017-08-15 Novartis Ag Devices, systems, and methods for tip vacuum control during aspiration
US9610193B2 (en) 2013-12-05 2017-04-04 Novartis Ag Forward flow impeding infusion sleeve and associated systems and methods

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4386927A (en) * 1979-10-12 1983-06-07 Ocular Associates Device to be utilized in extracapsular cataract surgery
US5154696A (en) * 1991-04-08 1992-10-13 Shearing Steven P Phacoemulsification, irrigation and aspiration method and apparatus
US5151084A (en) * 1991-07-29 1992-09-29 Fibra-Sonics, Inc. Ultrasonic needle with sleeve that includes a baffle
AUPO178796A0 (en) * 1996-08-22 1996-09-12 Oversby Pty Ltd Intraocular irrigation/aspiration device
US5830192A (en) * 1996-12-09 1998-11-03 Staar Surgical Company, Inc. Irrigation sleeve for phacoemulsification apparatus
US6579270B2 (en) * 1998-06-04 2003-06-17 Alcon Manufacturing, Ltd. Liquefracture handpiece tip
US6013049A (en) * 1998-10-29 2000-01-11 Allergan Sales, Inc. Controlled outflow sleeve
DE19852574A1 (de) * 1998-11-06 2000-05-11 Aesculap Meditec Gmbh Medizinisches Instrument zur Phakoemulsifikation
US6595950B1 (en) * 2000-05-11 2003-07-22 Zevex, Inc. Apparatus and method for preventing free flow in an infusion line
US20030004455A1 (en) * 2001-06-28 2003-01-02 Kadziauskas Kenneth E. Bi-manual phaco needle
US6830555B2 (en) * 2001-10-09 2004-12-14 Advanced Medical Optics Multi-functional second instrument for cataract removal
US20030208218A1 (en) * 2002-05-02 2003-11-06 Kenneth E. Kadziauskas Ultrasonic needle cover
US6852092B2 (en) * 2002-10-02 2005-02-08 Advanced Medical Optics, Inc. Handpiece system for multiple phacoemulsification techniques
US7373850B2 (en) * 2002-11-08 2008-05-20 Advanced Medical Optics, Inc. Test chamber for bi-manual lens extraction
US20040153093A1 (en) * 2003-01-31 2004-08-05 Advanced Medical Optics, Inc. Bi-manual phacoemulsification apparatus and method
US6852093B1 (en) * 2004-05-10 2005-02-08 Alcon, Inc. Surgical method and apparatus
US7066923B2 (en) * 2004-06-25 2006-06-27 Alcon, Inc. Surgical method and apparatus using dual irrigation paths

Also Published As

Publication number Publication date
DE602005002785D1 (de) 2007-11-22
ES2294639T3 (es) 2008-04-01
DE602005002785T2 (de) 2008-08-28
AU2005202761B8 (en) 2008-06-26
JP2006006953A (ja) 2006-01-12
CA2509296C (en) 2009-08-11
EP1609446B1 (en) 2007-10-10
US20050288650A1 (en) 2005-12-29
EP1609446A1 (en) 2005-12-28
ATE375134T1 (de) 2007-10-15
AU2005202761B2 (en) 2008-05-22
CA2509296A1 (en) 2005-12-25
JP4473181B2 (ja) 2010-06-02
DK1609446T3 (da) 2008-02-04
AU2005202761A1 (en) 2006-01-12
US7094229B2 (en) 2006-08-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1609446E (pt) Aparelho cirúrgico
CA2586203C (en) Irrigation/aspiration tip
US8403951B2 (en) Phacoemulsification tip
ES2387238T3 (es) Control de succión para sistema de aspiración de facoemulsificación
US7141048B1 (en) Vitreoretinal instrument
EP1632205A1 (en) Surgical apparatus
US20060212038A1 (en) Liquefaction handpiece tip
US7704244B2 (en) Surgical method
CA2541508C (en) Low resistance irrigation system and apparatus
BRPI0600417B1 (pt) ponta de facoemulsificação
JP2004065991A (ja) 液化ハンドピース用の先端部材
US20060264970A1 (en) Phacoemulsification tip
US7063680B2 (en) Surgical apparatus
US7066923B2 (en) Surgical method and apparatus using dual irrigation paths
US20060189948A1 (en) Phacoemulsification tip
EP1767173A1 (en) Surgical apparatus
US20070260200A1 (en) Phacoemulsification tip
US20060206050A1 (en) Phacoemulsification tip