PT1468667E - Processo de tratamento capilar e utilização do processo para o alisamento dos cabelos. - Google Patents

Processo de tratamento capilar e utilização do processo para o alisamento dos cabelos. Download PDF

Info

Publication number
PT1468667E
PT1468667E PT04290947T PT04290947T PT1468667E PT 1468667 E PT1468667 E PT 1468667E PT 04290947 T PT04290947 T PT 04290947T PT 04290947 T PT04290947 T PT 04290947T PT 1468667 E PT1468667 E PT 1468667E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
hair
process according
radical
denotes
composition
Prior art date
Application number
PT04290947T
Other languages
English (en)
Inventor
Anne Sabbagh
Priscille Devin-Baudoin
Original Assignee
Oreal
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=32893377&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1468667(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Oreal filed Critical Oreal
Publication of PT1468667E publication Critical patent/PT1468667E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q5/00Preparations for care of the hair
    • A61Q5/06Preparations for styling the hair, e.g. by temporary shaping or colouring
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/68Sphingolipids, e.g. ceramides, cerebrosides, gangliosides
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q5/00Preparations for care of the hair
    • A61Q5/12Preparations containing hair conditioners

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Biophysics (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Dermatology (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Cleaning And Drying Hair (AREA)
  • Hair Curling (AREA)
  • Brushes (AREA)

Description

ΕΡ 1 468 667/ΡΤ
DESCRIÇÃO "Processo de tratamento capilar e utilização do processo para o alisamento dos cabelos" 0 presente invento refere-se a um processo de tratamento de cabelos e à utilização do citado processo para o alisamento dos cabelos.
Sabe-se que a técnica mais usual para obter uma alteração permanente da forma dos cabelos consiste, numa primeira etapa, em efectuar a abertura das ligações bissulfureto -S-S- da queratina (cistina) com o auxilio de uma composição que contenha um agente redutor conveniente (etapa de redução), depois, após ter enxaguado a cabeleira assim tratada, em reconstituir numa segunda etapa as citadas ligações bissulfureto aplicando, sobre os cabelos previamente postos sob tensão ("bigoudis" e outros), uma composição oxidante (etapa de oxidação, também chamada de fixação) de maneira a dar finalmente aos cabelos a forma pretendida. Esta técnica permite assim realizar, indiferentemente, quer a ondulação dos cabelos quer o seu desf risamento ou a sua decapagem. A nova forma imposta aos cabelos por um tratamento quimico como o referido acima é altamente duradoira e resiste de forma notável à acção das lavagens com água ou com champô, em oposição às simples técnicas clássicas de alteração da forma temporária como as de "mise en plis". 0 problema da técnica das permanentes conhecidas actualmente é que a sua aplicação sobre os cabelos induz, com o tempo, uma alteração da qualidade destes últimos. As causas essenciais desta alteração da qualidade dos cabelos são a diminuição das suas propriedades cosméticas, como o brilho, e a degradação das suas propriedades mecânicas, mais particularmente a degradação da sua resistência mecânica, devido à tumefacção dos cabelos aquando da lavagem entre a etapa de redução e a etapa de oxidação, o que pode igualmente traduzir-se por um aumento da sua porosidade.
Os cabelos ficam enfraquecidos e podem tornar-se quebradiços na altura dos tratamentos ulteriores como as escovagens. 2 ΕΡ 1 468 667/ΡΤ
Para resolver este problema da alteração da qualidade dos cabelos, é conhecido utilizar agentes condicionantes como silicones, por exemplo no pedido de patente internacional WO 99/17719, ou um éster de dimeticona-poliol associado a um polipéptido com funções terminais silanol no pedido de patente internacional wo 00/ 44337, ou ainda péptidos e/ou ácidos aminados no pedido de patente internacional WO 02/41857.
Estas soluções revelaram-se insatisfatórias na medida em que não resolveram totalmente o problema da alteração dos cabelos e das suas propriedades. Em particular, no caso de um tratamento de alteração da forma permanente dos cabelos, estes últimos apresentam um toque não satisfatório. São igualmente conhecidos do documento JP-A-2001-072557, processos de tratamento de cabelo, como permanentes e alisamento dos cabelos, que utilizam uma composição de tratamento compreendendo um agente redutor dos cabelos, uma matriz intersticial e um lipido intercelular que contém uma ceramida, para evitar obter cabelos danificados.
Contudo, a Requerente verificou de maneira surpreendente que um processo de tratamento de cabelos que compreende a aplicação de uma composição contendo pelo menos uma ceramida, não sendo lavada a citada composição, e sendo a elevação da temperatura dos cabelos acima de 60°C, por meio de um ferro plano ou cilíndrico, permitia conferir propriedades cosméticas duradoiras como, por exemplo, excelente alisamento dos cabelos, tonicidade e regeneração da fibra capilar, corporização (ou restabelecimento da textura) da fibra e bons resultados de desenredo e de doçura. A utilização de um ferro plano ou cilíndrico permite especialmente fazer penetrar melhor a ceramida nas fibras capilares e aumentar também a sua persistência nas lavagens com champô.
Entende-se por "ferro" um dispositivo de aquecimento que leva os cabelos a uma temperatura geralmente superior a 60°C. A extremidade do ferro que contacta com os cabelos pode 3 ΕΡ 1 468 667/ΡΤ ter diferentes formas . Pode apresentar uma superfície plana ("ferro plano") ou uma superfície arredondada ("ferro cilíndrico"). 0 presente invento tem portanto por objectivo um processo de tratamento capilar tal como descrito anteriormente. 0 presente invento tem igualmente por objectivo a utilização do citado processo para alisar os cabelos.
Outras características, aspectos e vantagens do invento tornar-se-ão ainda mais evidentes pela leitura da descrição e dos diversos exemplos que vêm em seguida.
Segundo o presente exemplo, o processo de tratamento dos cabelos compreende as etapas que consistem em: • aplicar sobre os cabelos uma composição que contém pelo menos uma ceramida num veículo aceitável em cosmética, e depois • elevar a temperatura dos cabelos por meio de um ferro plano ou cilíndrico, aquecendo acima de 60°C, de preferência a uma temperatura compreendida entre 60 e 220°C, melhor ainda entre 120 e 200°C, e lavar eventualmente os cabelos, não sendo lavada a referida composição que contém pelo menos uma ceramida, antes da passagem do ferro. A ceramida que pode estar contida na referida composição é, de preferência, um composto de fórmula (I) seguinte:
O
Ri
R „C_N„CH„CH„0_R I I j 2 (I) r4 r5 onde: - Ri designa um radical hidrocarbonado, linear ou ramificado, saturado ou insaturado em C9-C30, podendo este radical ser substituído por um ou vários agrupamentos hidroxilo, sendo estes agrupamentos hidroxilo eventualmente esterifiçados por um ácido gordo saturado ou insaturado em Ci6-C30; ou um 4 ΕΡ 1 468 667/ΡΤ radical R"-(NR-CO)-R', onde R designa um átomo de hidrogénio ou um radical hidrocarbonado em Ci-Ci0 mono ou poli-hidroxilado, de preferência mono-hidroxilado, R' e R" são radicais hidrocarbonados cuja soma de átomos de carbono está compreendida entre 9 e 30, sendo R' um radical bivalente: R2 designa um átomo de hidrogénio ou um radical (glicosilo)n, (galactosilo)m ou sulfogalactosilo, onde n é um número inteiro entre 1 e 4 inclusive e m é um número inteiro entre 1 e 8 inclusive; R3 designa um átomo de hidrogénio ou um radical hidrocarbonado em C16-C27, saturado ou insaturado, podendo este radical ser substituído por um ou vários radicais alquilo em C1-C14; R3 pode designar, igualmente, um radical α-hidroxialquilo em C15-C26 cujo agrupamento hidroxilo pode ser eventualmente esterificado por um α-hidroxiácido em Ci6—C30; R4 designa um átomo de hidrogénio, um radical hidrocarbonado em C16-C27, saturado ou insaturado, ou um radical -CH2-CH0H-CH2-0-R6 onde R6 designa um radical hidrocarbonado em Ci0-C26;
Rs designa um átomo de hidrogénio ou um radical hidrocarbonado em C1-C4 mono ou poli-hidroxilado.
As ceramidas utilizadas de preferência no processo do presente invento correspondem especialmente à fórmula (I) onde Ri designa um radical alquilo saturado ou insaturado derivado dos ácidos gordos em Ci6-C22 eventualmente hidroxilado; R2 designa um átomo de hidrogénio; e R3 designa um radical linear saturado em C15 eventualmente hidroxilado, e são, mais particularmente, escolhidas entre: - N-linoleoildi-hidroesfingosina, - N-oleoildi-hidroesfingosina, - N-palmitoildi-hidroesfingosina, - N-estearoildi-hidroesfingosina, - N-beenoildi-hidroesfingosina, - Ν-2-hidroxipalmitoildi-hidroesfingosina, - N-estearoilfitosfingosina, ou as misturas destes compostos e, melhor ainda, entre N-oleoildi-hidroesfingosina, Ν-2-hidroxipalmitoildi-hidro-esfingosina e N-estearoilfitosfingosina. 5
ΕΡ 1 468 667/PT A referida ceramida está contida numa concentração que se situa entre 0,001 e 20% em peso, de preferência entre 0,01 e 10% em peso, ainda com maior preferência entre 0,1 e 0,5% em peso, referido ao peso total da composição. Uma concentração particularmente preferida do invento é 0,5% em peso referido ao peso da composição. O veiculo aceitável em cosmética utilizado no presente invento é constituído, de preferência por água ou por uma mistura água/solvente e, ainda com maior preferência, por uma solução hidroalcoólica de um álcool inferior em Ci-4 como o etanol, o isopropanol ou o butanol.
No processo segundo o presente invento, pode aplicar-se, especialmente, a composição que contém pelo menos uma ceramida antes ou depois de uma composição redutora que contém um agente redutor, sendo a aplicação desta composição redutora eventualmente seguida de um enxaguamento.
Um outro modo de realização do processo do invento consiste em a composição que contém pelo menos uma ceramida conter, ela própria, também um agente redutor.
Os agentes redutores que podem ser utilizados no processo do presente invento são principalmente escolhidos entre os que são geralmente utilizados nos processos de alteração permanente da forma dos cabelos, como sulfitos e/ou bissulfitos de metais alcalinos ou alcalino-terrosos ou de amónio ou, de preferência, tióis. Entre estes últimos, os mais correntemente utilizados são a cisteína e seus diversos derivados (principalmente a N-acetilcisteína), a cisteamina e seus derivados (principalmente os seus diversos derivados acilados em C1-C4 como a N-acetilcisteína ou a N-propionil-cisteína), o ácido tioláctico e seus ésteres (principalmente o monotiolactato de glicerol), o ácido tioglicólico assim como os seus ésteres, principalmente o monotioglicolato de glicerol ou de glicol, o ditiodiglicolato de diamónio ou o tioglicolato de amónio e o tioglicerol. Podemos mencionar igualmente os compostos redutores seguintes: as N-mercapto-alquilamidas de açúcares como a N-(mercapto-2-etil)-gluconamida, o ácido β-mercaptopropiónico e seus derivados, o ácido tiomálico, a panteteína, as N-(mercaptoalquil)ω- 6 ΕΡ 1 468 667/ΡΤ hidroxialquilamidas descritas no pedido de patente EP-A-354835 e as N-mono- ou N,N-dialquilmercapto-4-butiramidas descritas no pedido de patente EP-A-368763, as aminomercaptoalquilamidas descritas no pedido de patente EP-A-432000 e as alquilaminomercaptoalquilamidas descritas no pedido de patente ep-a-514282, a mistura de tioglicolato de hidroxi-2-propilo (2/3) e de tioglicolato de hidroxi-2-metil-1-etilo (67/33) descrito no pedido de patente FR-A-2679448.
Os compostos redutores preferidos são escolhidos principalmente entre o ácido tioglicólico e seus ésteres, a cisteamina e a cisteina. 0 agente redutor particularmente preferido no invento é o ácido tioglicólico e seus ésteres como designadamente o monotioglicolato de glicerol ou de glicol, o tioglicolato de amónio ou a cisteina. A quantidade de agente redutor está geralmente compreendida entre 0,1% e 25% em peso, de preferência entre 1% e 15%, em peso referido ao peso total da composição. A composição redutora que pode ser usada no processo do presente invento apresenta preferivelmente um pH compreendido entre 5 e 11 e, com maior preferência, entre 6,5 e 10. O pH das composições redutoras pode ser eventualmente ajustado pela adição de agentes acidificantes como, por exemplo, ácido clorídrico, ácido acético, ácido láctico ou ácido bórico ou de agentes alcalinizantes como o amoníaco, a monoetanolamina, o bicarbonato de amónio.
As composições utilizadas no processo segundo o invento podem conter ainda outros ingredientes como silicones voláteis ou não, lineares ou cíclicos, polímeros catiónicos, péptidos e seus derivados, hidrolisados de proteínas, ceras, agentes de tumefacção e de penetração ou que permitam reforçar a eficácia do redutor como a mistura S1O2/PDMS (polidimetilsiloxano), o dimetilisossorbitol, a ureia e seus derivados, a pirrolidona, as N-alquil-pirrolidonas, a tiomorfolina, os alquiléteres de alquilenoglicol ou de dialquilenoglicol como por exemplo o monometiléter de propilenoglicol, o monometiléter de dipropilenoglicol, o monoetiléter de etilenoglicol e o monoetiléter de dietileno- 7
ΕΡ 1 468 6 6 7/PT glicol, alcalenodióis em C3-C6 como por exemplo o propano-diol-1,2 e o butanodiol-1,2, a imidazolidinona-2, assim como outros compostos como o ácido pantoténico, agentes tensioactivos aniónicos, catiónicos, não iónicos, anfóteros ou zwitteriónicos, agentes anti-queda, agentes anti-peliculares, espessantes naturais ou sintéticos, associativos ou não, agentes de suspensão, agentes sequestrantes, agentes opacificantes, agentes corantes, filtros solares, vitaminas ou provitaminas, assim como perfumes e conservantes e suas misturas.
De preferência, a composição redutora utilizada no processo do presente invento contém pelo menos um agente catiónico. De preferência, este agente catiónico é polimérico. Como polímero catiónico, podemos citar produtos conhecidos designados por INCI, POLYQUATERNIUM 10 e HEXADIMETHRINE CHLORIDE. A composição utilizada no processo do invento pode apresentar-se sob a forma de uma loção, espessa ou não, de um creme, de um gel ou de qualquer outra forma apropriada. A aplicação do ferro pode fazer-se por toques separados sucessivos de alguns segundos, ou por deslocamento ou por deslizamento progressivo ao longo das mechas. A título de exemplo de ferro utilizável segundo o invento, podemos citar todos os tipos de ferro planos ou cilíndricos e, em particular, de forma não limitativa, os descritos nas patentes US 4103145, US 4308878, US 5983903, US 5957140, US 5494058 e US 5046516. O processo segundo o invento pode compreender uma etapa suplementar de pré-secagem dos cabelos com um secador antes da utilização do ferro, de forma a evitar importantes libertações de vapores que poderiam queimar as mãos do cabeleireiro e o couro cabeludo do modelo. O processo segundo 0 presente invento pode igualmente comportar uma etapa suplementar de fixação que consiste em aplicar uma composição oxidante sobre os cabelos secos, isto é, após ter utilizado 0 ferro. 8 ΕΡ 1 468 667/ΡΤ
Esta composição oxidante (ou de fixação) compreende um agente oxidante que pode ser escolhido entre o peróxido de hidrogénio ou água oxigenada, o peróxido de ureia; os bromatos de metais alcalinos; os persais como os perboratos e persulfatos; e os enzimas como as peroxidases e as oxido-redutases com dois electrões. É especialmente preferida a utilização do peróxido de hidrogénio ou dos citados bromatos. A concentração da água oxigenada pode variar de 1 a 10 volumes, mas está de preferência compreendida entre 6 a 8 volumes. A concentração dos bromatos está geralmente compreendida entre 1 e 12% em peso e a dos persais está geralmente compreendida entre 0,1 e 15% em peso, referido ao peso total da composição oxidante.
Um outro objecto do invento é a utilização do processo do presente invento para alisar os cabelos. O exemplo seguinte é dado a titulo ilustrativo do presente invento.
Exemplo
Exemplo 1
Preparou-se uma loção a partir dos compostos seguintes nas proporções indicadas em % em peso N-oleildi-hidroesfingosina 0, 25 p-Hidroxibenzoato de metilo 0,2 Meto-sulfato de metil-alquil-alquilamidoetil-imidazolínio a 75% em solução em propilenoglicol 4,2 Cloreto de beeniltrimetilamónio a 80% em solução em água/isopropanol 1,4 Cloridrato de clorexidina 0, 02 Agua desionisada qbp 100
Esta loção é aplicada sobre os cabelos que acabaram de sofrer uma desfrisagem. Após pré-secagem ou secagem dos cabelos, estes são alisados, mecha por mecha, com o auxílio de um ferro plano aquecido a 180°C. Obtêm-se deste modo cabelos disciplinados e tónicos.
Lisboa

Claims (16)

  1. ΕΡ 1 468 667/ΡΤ 1/4 REIVINDICAÇÕES 1. Processo de tratamento do cabelo, que compreende as etapas seguintes: . aplicar sobre os cabelos uma composição que contenha pelo menos uma ceramida num veiculo aceitável em cosmética, . elevar a temperatura dos cabelos, por meio de um ferro plano ou cilíndrico, aquecendo a mais de 60°C, e lavar eventualmente os cabelos, sendo o citado processo caracterizado por a composição não ser enxaguada antes da passagem do ferro.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a temperatura estar compreendida entre 60 e 220°C, de preferência entre 120 e 200°C.
  3. 3. Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por compreender uma etapa suplementar de pré-secagem dos cabelos com um secador antes da utilização do ferro.
  4. 4. Processo de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, caracterizado por a ceramida ser um composto de fórmula (I) seguinte: O R, -C-N-CH-CH~-0-R2 i I I ; (Ϊ) R4 R5 onde: Ri designa quer um radical hidrocarbonado, linear ou ramificado, saturado ou insaturado em C9-C30, podendo este radical ser substituído por um ou vários grupos hidroxilo, sendo estes grupos hidroxilo eventualmente esterifiçados por um ácido gordo saturado ou insaturado em C16-C30; quer um radical R"-(NR-CO)-R', onde R designa um átomo de hidrogénio ou um radical hidrocarbonado em C1-C10 mono ou poli-hidroxilado, de preferência mono-hidroxilado, R' e R" são radicais hidrocarbonados cuja soma dos átomos de carbono está ΕΡ 1 468 667/ΡΤ 2/4 compreendida entre 9 e 30, sendo R' um radical divalente; R2 designa um átomo de hidrogénio ou um radical (glicosilo)n, (galactosilo)m ou sulfogalactosilo, onde n é um número inteiro que varia de 1 a 4 inclusive, e m é um número inteiro que varia de 1 a 8 inclusive; R3 designa um átomo de hidrogénio ou um radical hidrocarbonado em Ci6-C27, saturado ou insaturado, podendo este radical ser substituído por um ou vários radicais alquilo em Ci-Ci4; R3 pode igualmente designar um radical α-hidroxialquilo em Ci5-C26 cujo grupo hidroxilo pode eventualmente ser esterificado por um α-hidroxiácido em Ci6-C3o; R4 designa um átomo de hidrogénio, um radical hidrocarbonado em Ci6-C27, saturado ou insaturado, ou um radical -CH2-CH0H-CH2-0-R6 onde R6 designa um radical hidrocarbonado em Cio-C2e; R5 designa um átomo de hidrogénio ou um radical hidrocarbonado em C4-C4 mono- ou poli-hidroxilado.
  5. 5. Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a ceramida ser um composto de fórmula (I) onde Ri designa um radical alquilo saturado ou insaturado derivado de ácidos gordos em Ci6-C22 eventualmente hidroxilado; R2 designa um átomo de hidrogénio; e R3 designa um radical linear saturado em C15 eventualmente hidroxilado.
  6. 6. Processo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a ceramida ser escolhida entre: - N-linoleoildi-hidroesfingosina, - N-oleoildi-hidroesfingosina, - N-palmitoildi-hidroesfingosina, - N-estearoildi-hidroesfingosina, - N-beenoildi-hidroesfingosina, - Ν-2-hidroxipalmitoildi-hidroesfingosina, - N-estearoilfitosfingosina, ou misturas destes compostos.
  7. 7. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a ceramida ser escolhida entre N-oleoildi-hidroesf ingosina, Ν-2-hidroxipalmitoil-di-hidroesfingosina e ΕΡ 1 468 667/ΡΤ 3/4 N-estearoilfitosfingosina.
  8. 8. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado por a ceramida estar presente numa concentração situada entre 0,001 e 20% em peso, preferivelmente entre 0,01 e 10% em peso e ainda com mais preferência entre 0,1 e 5% em peso referido ao peso total da composição.
  9. 9. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado por se aplicar a composição que contém pelo menos uma ceramida, antes ou depois de uma composição redutora que compreende um agente redutor, sendo a aplicação desta composição redutora eventualmente seguida de uma lavagem.
  10. 10. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 8, caracterizado por a composição que contém pelo menos uma ceramida compreender também um agente redutor.
  11. 11. Processo de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado por o agente redutor ser escolhido do grupo formado por ácido tioglicólico e seus ésteres, cisteamina e cisteina.
  12. 12. Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o agente redutor ser ácido tioglicólico, monotioglicolato de glicerol ou de glicol, tioglicolato de amónio ou cisteina.
  13. 13. Processo segundo qualquer uma das reivindicações 9 a 12, caracterizado por o agente redutor estar contido numa quantidade que vai de 0,1% a 25% em peso, de preferência de 1% a 15% em peso, referido ao peso total da composição.
  14. 14. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 9 a 13, caracterizado por o pH da composição estar compreendido entre 5 e 11, de preferência entre 6,5 e 10.
  15. 15. Processo de acordo com qualquer das reivindicações 9 a 14, caracterizado por compreender uma etapa suplementar de fixação que consiste em aplicar uma composição oxidante sobre ΕΡ 1 468 667/ΡΤ 4/4 os cabelos secos.
  16. 16. Utilização do processo de acordo com qualquer das reivindicações precedentes, para o alisamento dos cabelos. Lisboa,
PT04290947T 2003-04-16 2004-04-09 Processo de tratamento capilar e utilização do processo para o alisamento dos cabelos. PT1468667E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0304770A FR2853832B1 (fr) 2003-04-16 2003-04-16 Procede de traitement capillaire et utilisation du procede pour le lissage des cheveux

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1468667E true PT1468667E (pt) 2007-08-06

Family

ID=32893377

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04290947T PT1468667E (pt) 2003-04-16 2004-04-09 Processo de tratamento capilar e utilização do processo para o alisamento dos cabelos.

Country Status (16)

Country Link
EP (1) EP1468667B1 (pt)
JP (1) JP4046237B2 (pt)
KR (1) KR20040090720A (pt)
CN (1) CN1245937C (pt)
AT (1) ATE363889T1 (pt)
AU (1) AU2004201433B2 (pt)
BR (1) BRPI0401599A (pt)
CA (1) CA2462979A1 (pt)
DE (1) DE602004006794T2 (pt)
DK (1) DK1468667T3 (pt)
ES (1) ES2286570T3 (pt)
FR (1) FR2853832B1 (pt)
MX (1) MXPA04003492A (pt)
PL (1) PL367256A1 (pt)
PT (1) PT1468667E (pt)
RU (1) RU2294681C2 (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2878435B1 (fr) * 2004-11-26 2009-04-03 Oreal Procede de defrisage des fibres keratiniques avec un moyen de chauffage et un agent denaturant
US8790623B2 (en) 2005-01-18 2014-07-29 Il'Oreal Composition for treating keratin fibers, comprising at least one aromatic alcohol, at least one aromatic carboxylic acid, and at least one protecting agent
FR2881346B1 (fr) * 2005-01-28 2007-04-27 Oreal Procede de traitement capillaire et utilisation dudit procede
JP4896414B2 (ja) * 2005-02-28 2012-03-14 株式会社アリミノ 髪質改善剤
FR2887440B1 (fr) * 2005-06-28 2009-07-10 Oreal Procede de traitement photoprotecteur des fibres keratiniques par application de chaleur
US8691196B2 (en) 2005-06-28 2014-04-08 L'oreal Photoprotective treatment of keratin fibers by application of heat
US7998464B2 (en) 2005-09-29 2011-08-16 L'oreal S.A. Process for the photoprotective treatment of artificially dyed keratin fibers by application of a liquid water/steam mixture
KR101154941B1 (ko) * 2005-12-28 2012-06-13 주식회사 엘지생활건강 헤어 스트레이트 메이커 조성물
FR2901473B1 (fr) 2006-05-24 2010-08-13 Oreal Procede de defrisage des fibres keratiniques avec un moyen de chauffage et une amide
JP2009537617A (ja) * 2006-05-24 2009-10-29 ロレアル 加熱手段およびアミドを使用してケラチンの線維をストレート化するための方法
JP5073243B2 (ja) * 2006-08-22 2012-11-14 株式会社アリミノ 毛髪処理方法
FR2923712B1 (fr) 2007-11-15 2010-08-27 Oreal Procede de traitement durable de la fibre en quatre etapes.
FR2968546B1 (fr) 2010-12-14 2013-02-01 Oreal Procede de deformation permanente et notamment de lissage comprenant une etape de lissage des fibres keratiniques mettant en oeuvre une composition comprenant au moins 40% en poids de corps gras non silicones
FR2987742B1 (fr) 2012-03-09 2014-09-26 Oreal Procede de traitement pour la protection et la reparation des fibres keratiniques mettant en œuvre des polysaccharides oxydes
WO2014124200A1 (en) * 2013-02-07 2014-08-14 Kenra Professional, Llc Smoothing system for hair and method of using same
FR3010312B1 (fr) 2013-09-12 2015-09-11 Oreal Procede de traitement des fibres keratiniques avec un polysaccharide et un compose d'acide pyridine dicarboxylique
FR3010309B1 (fr) 2013-09-12 2017-03-10 Oreal Procede de traitement des fibres keratiniques avec un polysaccharide et un compose de sphingosine
FR3010308B1 (fr) 2013-09-12 2016-11-25 Oreal Procede de traitement des fibres keratiniques avec un compose d'acide pyridine dicarboxylique
CN103735429A (zh) * 2013-12-31 2014-04-23 广州市白云区大荣精细化工有限公司 一种烫发制剂及其制备方法
WO2018058206A1 (en) * 2016-09-30 2018-04-05 L'oreal Hair cosmetic composition comprising thiol-based compounds
RU2730486C1 (ru) * 2019-10-09 2020-08-24 Общество с ограниченной ответственностью "ЮНИКОСМЕТИК" Косметические процедуры, связанные с нагревом кератиновых волокон
CN115947666A (zh) * 2023-02-02 2023-04-11 深圳市迪克曼生物科技有限公司 米糠油神经酰胺及其合成方法与用途

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2723311B1 (fr) * 1994-08-02 1996-10-25 Oreal Procede de traitement des fibres keratiniques humaines a l'aide d'amides a chaine grasse et de vapeur d'eau
FR2740031B1 (fr) * 1995-10-20 1997-11-28 Oreal Nouvelle composition reductrice et nouveau procede pour la deformation permanente des cheveux
FR2740034B1 (fr) * 1995-10-23 1997-11-21 Oreal Composition pour le traitement des matieres keratiniques comprenant au moins un polymere fixant et au moins un compose de type ceramide et procedes
JP3330581B2 (ja) * 1999-07-06 2002-09-30 信孝 岡 加温二浴式パーマ用剤並びにそれを用いた毛髪のパーマ処理方法
US20030082132A1 (en) * 2000-04-28 2003-05-01 Eiji Ogoh Perming compositions and perming method by using the same

Also Published As

Publication number Publication date
JP4046237B2 (ja) 2008-02-13
CN1550229A (zh) 2004-12-01
AU2004201433A1 (en) 2004-11-04
PL367256A1 (en) 2004-10-18
RU2004111591A (ru) 2005-10-10
BRPI0401599A (pt) 2005-01-18
EP1468667B1 (fr) 2007-06-06
DE602004006794T2 (de) 2008-02-14
CN1245937C (zh) 2006-03-22
FR2853832B1 (fr) 2006-08-11
KR20040090720A (ko) 2004-10-26
RU2294681C2 (ru) 2007-03-10
ATE363889T1 (de) 2007-06-15
DE602004006794D1 (de) 2007-07-19
EP1468667A1 (fr) 2004-10-20
JP2004315533A (ja) 2004-11-11
ES2286570T3 (es) 2007-12-01
AU2004201433B2 (en) 2006-06-15
DK1468667T3 (da) 2007-10-08
FR2853832A1 (fr) 2004-10-22
CA2462979A1 (fr) 2004-10-16
MXPA04003492A (es) 2005-04-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1468667E (pt) Processo de tratamento capilar e utilização do processo para o alisamento dos cabelos.
EP2123250A1 (en) Hair-shape controlling composition
BRPI0714636A2 (pt) mÉtodo e composiÇço para estruturar cabelos permanentemente
BRPI0714548A2 (pt) mÉtodo e composiÇço para estruturar cabelos permanentemente
US20080185014A1 (en) Method for permanently reshaping keratin fibers comprising applying a poorly concentrated reducing composition and intermediate drying
AU2007278089A1 (en) Method and composition for permanently shaping hair
EP2822534A1 (en) Process for protecting and repairing keratin fibres using anionic oxidized polysaccharides
BRPI0714547A2 (pt) mÉtodo e composiÇço para estruturar cabelos permanentemente
BRPI0714549A2 (pt) mÉtodo e composiÇço para estruturar cabelos permanentente
JPH0624946A (ja) 還元性化粧料組成物
JP3053650B2 (ja) 新規な酸化組成物および新規な髪のパーマネント変形またはブリーチ方法
US8313737B2 (en) Hair treatment process for smoothing the hair
JP2004018509A (ja) 毛髪処理用組成物
US6303110B1 (en) Reducing composition and process for the permanent reshaping of the hair
BR112015010202B1 (pt) processo para alisar e descolorir o cabelo
JP2008013549A (ja) 毛髪形状制御剤第1剤
JP4878446B2 (ja) パーマネントウェーブ用又はストレートパーマ用還元性組成物
JP2010515764A (ja) 縮毛矯正組成物
ES2889901T3 (es) Proceso de remodelación en caliente
ES2919555T3 (es) Procedimiento de tratamiento de las materias queratínicas a partir de polisacárido aminado y oxidado
JP2602032B2 (ja) パーマネントウェーブ用剤
JP2015508387A (ja) ケラチン繊維を処置する方法
JP6929621B2 (ja) 毛髪変形用第2剤、毛髪変形用剤及び毛髪変形方法
MXPA04004702A (es) Composicion reductora para deformacion permanente de fibras queratinicas y procedimientos de deformacion permanente.
BR112020002143B1 (pt) Processo para o tratamento de fibras de queratina, composição ácida, uso e kit de vários compartimentos