PT1463678E - Extracção, drenagem e transporte de coque de petróleo - Google Patents

Extracção, drenagem e transporte de coque de petróleo Download PDF

Info

Publication number
PT1463678E
PT1463678E PT03702398T PT03702398T PT1463678E PT 1463678 E PT1463678 E PT 1463678E PT 03702398 T PT03702398 T PT 03702398T PT 03702398 T PT03702398 T PT 03702398T PT 1463678 E PT1463678 E PT 1463678E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
coke
drainage
extraction
water
crusher
Prior art date
Application number
PT03702398T
Other languages
English (en)
Inventor
Mario Magaldi
Giancarlo Cattaneo
Original Assignee
Magaldi Ricerche & Brevetti
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Magaldi Ricerche & Brevetti filed Critical Magaldi Ricerche & Brevetti
Publication of PT1463678E publication Critical patent/PT1463678E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10BDESTRUCTIVE DISTILLATION OF CARBONACEOUS MATERIALS FOR PRODUCTION OF GAS, COKE, TAR, OR SIMILAR MATERIALS
    • C10B33/00Discharging devices; Coke guides

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Coke Industry (AREA)
  • Structure Of Belt Conveyors (AREA)
  • Production Of Liquid Hydrocarbon Mixture For Refining Petroleum (AREA)
  • Disintegrating Or Milling (AREA)
  • Treatment Of Sludge (AREA)
  • Processing Of Solid Wastes (AREA)
  • Filling Or Emptying Of Bunkers, Hoppers, And Tanks (AREA)
  • Removal Of Floating Material (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
Extracção, drenagem e transporte de coque de petróleo 0 presente invento refere-se a um sistema de extracção de coque de petróleo das câmaras de coquefacção através de tapetes transportadores de drenagem em aço.
Actualmente, nalgumas instalações, o coque de petróleo produzido nas refinarias é retirado das torres de coquefacção através de um processo húmido que utiliza a água como fluido de transporte. Uma breve descrição do processo actual explicará melhor este procedimento. 0 coque é produzido em reactores cilíndricos adequados nos quais ocorrem, devido à temperatura, reacções térmicas de craqueamento, das quais se obtém a produção de hidrocarbonetos leves (gasolina, gasóleo, petróleo e gás) e de coque são obtidos. Os hidrocarbonetos leves na forma de gás são retirados do topo da câmara de reacção, enquanto o coque, que é um subproduto do processo, permanece dentro da câmara, comprimindo de baixo para cima. Quando esta fase termina, a extracção de coque da câmara de reacção prossegue. Em primeiro lugar, é necessário arrefecer o coque com água, enchendo gradualmente toda a câmara, inundando, assim, todo o material dentro dela. Logo que a fase de enchimento tenha terminado, começa a fase de extracção, que tem mais interesse para as simplificações que este invento tenta conseguir.
Após a abertura da câmara, é executada a fase de corte da água removendo a flange da sua parte inferior. Do topo da câmara é introduzida uma broca com água a alta pressão equipada com bicos laterais e verticais. Durante um primeiro passo, o alargamento do furo central é feito através da utilização de 1 bicos verticais. No passo seguinte, o coque é cortado gradualmente de cima para baixo usando os bicos laterais e, graças ao furo aberto anteriormente, o coque pode correr para baixo em direcção ao fundo, e sair da câmara. A fase de corte ou de descarbonização é uma fase delicada, porque uma velocidade excessiva poderia provocar uma grande queda de material que poderia inundar o triturador em baixo, criando assim algumas pontes por cima do mesmo triturador. Este último é constituído, normalmente, por dois rolos. 0 caudal da água de corte é de cerca de 200 m3/h a 180 - 200 bar. A mistura de água / coque proveniente da câmara de coquefacção cai para o fundo e é descarregada num triturador que reduz o coque para uma dimensão tal que possa ser transportado hidraulicamente através de bombas. A ligação do triturador às câmaras de coquefacção é feita com cilindros telescópicos que têm a função de manter a dita mistura de modo a evitar o espalhamento do material nas zonas circundantes.
Por baixo do triturador existe uma calha que transporta toda a mistura para uma bacia de recolha da qual a mistura é por seu lado bombeada para algumas grandes torres de contenção chamadas "hydrobins" (depósito de drenagem) que têm a função de separar a parte sólida do coque da água.
Depois desta separação, o coque é extraído dos "hydrobins" através de tapetes de borracha e é guardado no parque de armazenamento do carvão de onde é recolhido posteriormente para ser usado na central térmica.
Actualmente, estes processos têm vários aspectos negativos relacionados com: 2 • Impacto ambiental, principalmente no que diz respeito a poeiras ligadas com o armazenamento de coque e o transporte subsequente para os silos das caldeiras. • Elevados curso de processamento. Os procedimentos são muito complexos. • Problemas de colmatação durante a fase de extracção devido ao triturador. 0 objectivo do presente invento consiste em eliminar os inconvenientes do estado da técnica conhecido.
Assim, o objectivo do invento consiste em modificar radicalmente todo o processo através da eliminação de todos os aspectos negativos mencionados anteriormente.
Deve dizer-se que alguns dos processos, como será clarificado de seguida, são válidos mesmo se retirados da sua integração no processo de extracção e de transporte do coque de petróleo das torres de coquefacção. 0 novo processo de extracção e o transporte subsequente é conseguido através de um tapete de drenagem, que cumpre, em simultâneo, as funções de extracção e de drenagem de água da mistura de água / coque descarregada das torres de coquefacção, e substitui, assim, a fase de transporte hidráulico e a fase seguinte de separação da coque / água nos "hydrobins".
Uma breve descrição do processo proposto permitirá um melhor entendimento das vantagens que oferece. 0 dito processo diz respeito apenas à parte a jusante das torres de coquefacção da instalação, e não inclui, por isso, o processo dentro da própria torre.
Na descrição seguinte será feita uma representação preferida do sistema do invento, de uma forma explicativa mas não limitativa, e com referência aos desenhos anexos em que: 3 A figura 1 é um esquema do sistema; e A figura 2 é um detalhe do dispositivo de drenagem e de extracção.
Assim, por baixo da torre de coquefacção, em vez da tremonha e do triturador se deslocarem num carril, é colocado um pré-triturador que também se desloca num carril, e por baixo existe um tapete que é colocado em funcionamento quando a fase de descarbonização de qualquer uma das torres é executada. 0 equipamento inovador que forma o novo processo está realçado na figura 1. 0 tapete transportador 2 está ligado às torres de coquefacção 7, em primeiro lugar por meio de uma tremonha 1 que tem a função de recolher e drenar o material potencialmente em excesso proveniente da torre, e então com um pré-triturador 4 que reduz a dimensão do coque para uma tal dimensão que evita problemas durante a fase de transporte seguinte, e subsequentemente com uma ligação cilíndrica la tendo a função de ligar o triturador à flange da torre de coquefacção durante a fase de corte. A ligação cilíndrica la entre a câmara de coquefacção 7 e o triturador 4 está fixa no mesmo triturador e é do tipo telescópica controlada por pistões hidráulicos. 0 cilindro é vedado na flange inferior da torre através de um vedante insuflável. Isto impossibilita as fugas laterais. Quando a descarga começa, o tapete transportador 2 desloca-se para a frente com uma velocidade tal de modo a garantir uma capacidade de remoção superior ao output do material que cai da torre de coquefacção. 0 tapete está equipado com furos de drenagem cónicos adequados (não ilustrados) que permitem que a fase aquosa cruze as placas do tapete transportador e caiam no canal de recolha inferior 8. 0 4 coque transportado pelo tapete 2 é recolhido num tapete de drenagem adicional 3 que tem a função de drenar a água residual, e o tapete 3 descarrega o coque sólido num tapete em borracha 5 que transporta o coque em direcção aos silos de armazenagem. Toda a água de recolha 8 segue posteriormente para o sistema de filtragem 6 que separa a água do coque, que, por seu lado, é recirculado 6a num dos tapetes de drenagem.
Na figura 2, o dispositivo de drenagem descrito é a inovação principal de todo o processo. A mistura de água / coque proveniente do pré-triturador é descarregada no tapete transportador metálico perfurado 2 através das aberturas 21 dispostas no alojamento exterior. 0 tapete transportador perfurado é colocado com uma ligeira inclinação, de modo a facilitar a descarga da água através da tremonha 24, enquanto o material drenado é descarregado da tremonha 23. Todo o tapete transportador está contido numa caixa de metal de modo a conter, quer o material drenado, quer a água.
Com referência à figura 1, apenas o tapete transportador 2 não está equipado com uma placa de fecho na parte inferior, de modo a descarregar a água drenada para o canal de recolha 8 ao longo de todo o seu comprimento. 0 tapete transportador da figura 2 está equipado com um conjunto de dispositivos que garantem o seu funcionamento perfeito. A água drenada da parte superior do transportador é recolhida num canal intermédio ou calha 25 que, por sua vez, é transportada no canal de descarga 32. 0 tapete transportador 2 está equipado, na passagem inferior 34, com um conjunto de bicos 30 necessários para a limpeza do tapete e aptos para limpar os furos possivelmente colmatados pelos finos de coque. Outros bicos de limpeza 33, 31 são colocados no tambor de tracção 26 e no canal de descarga 32, respectivamente. 5
Estes bicos são necessários para a remoção dos finos de coque que poderiam depositar-se na superfície. Por isso, alquns raspadores 27 e 28 são também proporcionados, quer no tambor de tracção 26, quer no tambor de tensão 22, respectivamente. Os ditos raspadores são proporcionados para a remoção do material. Outra medida usada para evitar a acumulação de material nos rolos do tapete transportador é o revestimento anti-aderente dos rolamentos de roletes e da passagem inferior. 0 tambor de tracção também é revestido com material anti-aderente de modo a evitar a acumulação de material e para aumentar o coeficiente de atrito entre o tambor e a rede em aço inoxidável que forma a estrutura de accionamento do tapete transportador. Outro dispositivo que faz parte do tapete transportador é o sistema de tensão hidráulico 29.
As vantagens que são conseguidas graças a este sistema de processo inovador são: - redução do tempo de descarbonização com um aumento resultante na produtividade do sistema. A situação em que a coquefacção representa o processo crítico numa refinaria não é invulgar, colocando um limite através da sua criticalidade para a produção da própria refinaria. Assim, reduzindo o tempo do processo de coquefacção, nestes casos, consistiu uma perspectiva extremamente interessante. A duração da fase de descarbonização pode ser reduzida usando o processo inventado, porque existe, actualmente, um limite à quantidade horária de coque que pode ser descarregada da torre, devido à presença do triturador que funciona como um gargalo. Assim, a potencial acumulação de coque nos rolos do triturador deve evitar-se sempre que possível, porque se formam algumas 6 pontes sobre o triturador que mais tarde têm de ser removidas manualmente, com riscos consequentes para os operadores e uma redução do potencial da instalação. De modo a evitar estes inconvenientes, é assim preferível manter uma velocidade de trituração (para a torre de coquefacção através do furo de fluxo de água) muito inferior ao limite imposto pelo triturador. A substituição do triturador por um pré-triturador permite, nesta altura do processo, a eliminação do gargalo. De facto, uma vez que o coque não precisa de ser transportado hidraulicamente, já não é necessário usar um triturador com velocidades de redução elevadas. No caso desta aplicação do invento, é utilizado um pré triturador com velocidades de redução consideravelmente inferiores entre a granulometria de entrada e de saída, de modo a conseguir-se capacidades notáveis, sem inundações. Deste ponto de vista, teoricamente o tapete não tem limite, porque funciona como um extractor. eliminação da possível colmatação devido ao triturador. No processo proposto, o pré-triturador não representa um gargalo, e um possível deslizamento do material é eliminado sem esforço. eliminação de mais adição de água: actualmente, devido à necessidade de facilitar o fluxo de saída do coque, assim como devido ao facto do coque ser transportado hidraulicamente, uma quantidade adicional de água é adicionada ao coque que cai da torre (com cerca de duas partes de água para cada parte de coque) de modo a conseguir uma suspensão transportada que consista em cerca de 3:4 partes de água para 1 de coque. Isto torna a fase seguinte de drenagem do coque extremamente mais difícil. 7
No processo proposto, a água que tem de ser removida do coque é apenas a necessária para o corte do coque. Para além disso, a drenagem no tapete também fica facilitada pelo facto de, graças ao sistema inovativo, o coque ser instantaneamente drenado no tapete enquanto antes permanecia em contacto com a água durante muito mais tempo, uma vez que era transportado hidraulicamente, absorvendo assim mais água.
Eliminação dos "hydrobins": uma consequência do que foi dito nos parágrafos anteriores é a eliminação completa de toda a operação de drenagem que é feita nos "hydrobins", com a poupança resultantes na engenharia da instalação, assim como nos custos de operação e de manutenção (uma instalação dispendiosa e complexa seria totalmente eliminada).
Lisboa, 13 de Janeiro de 2010. 8

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Sistema para a extracção, a drenagem e o transporte húmido do coque de petróleo produzido pelas câmaras de coquefacção compreendendo um pré-triturador (4), uma tremonha de contenção e de drenagem (1), um sistema de ligação (la) entre a torre e o pré-triturador (4), um tapete de drenagem e extracção (2), um sistema de recolha de água (8), um tapete de drenagem adicional (3) para completar a drenagem da água residual, e um tapete em borracha (5) para o transporte final para o armazenamento.
  2. 2. Sistema de extracção e de drenagem do coque de petróleo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo sistema de filtragem (6) das águas recolhidas de todo o sistema.
  3. 3. Sistema de extracção e de drenagem do coque de petróleo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo sistema de recirculação de coque drenado (6a) ligando a um dos tapetes de drenagem ou directamente ao armazenamento.
  4. 4. Sistema de extracção e de drenagem do coque de petróleo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por um dispositivo constituído por um transportador perfurado (2) para a drenagem e a extracção do coque de petróleo proveniente da câmara de coquefacção, adaptado para drenar a água utilizada para o corte do coque através de alguns furos cónicos abertos sobre as placas do tapete transportador e para transportar o coque drenado em direcção à tremonha de descarga. 1
  5. 5. Sistema de extracção e de drenagem de coque de petróleo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o dito transportador ser equipado com um sistema de bicos de alta pressão (33, 30, 31) para a limpeza do tambor de tracção (26), da passagem inferior (34) do tapete transportador e do canal de recolha (32), respectivamente.
  6. 6. Sistema de extracção e de drenagem de coque de petróleo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o dito tambor de tracção (26) e os rolos do tapete transportador serem equipados com um revestimento que evita a adesão dos finos de coque.
  7. 7. Sistema de extracção e de drenagem de coque de petróleo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por o dito revestimento do tambor de tracção (26) também aumentar o coeficiente de atrito entre o dito tambor e a rede metálica do tapete transportador.
  8. 8. Sistema de extracção e de drenagem de coque de petróleo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o dito tapete transportador ser equipado com um sistema de recolha (25) para a água drenada a enviar ao canal de recolha (8).
  9. 9. Sistema de extracção e de drenagem de coque de petróleo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o dito tapete transportador ser equipado com um sistema hidráulico (29) para a colocação em tensão do tambor correspondente (22) .
  10. 10. Sistema de extracção e recolha de coque de petróleo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por serem proporcionados raspadores (27, 28) no tambor de tracção (26) 2 e tambor de tensão (22), respectivamente, para a remoção dos finos de coque. Lisboa, 13 de Janeiro de 2010. 3
PT03702398T 2002-01-10 2003-01-06 Extracção, drenagem e transporte de coque de petróleo PT1463678E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT2002MI000030A ITMI20020030A1 (it) 2002-01-10 2002-01-10 Estrazione drenaggio e trasporto del coke di petrolio

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1463678E true PT1463678E (pt) 2010-01-20

Family

ID=11448824

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03702398T PT1463678E (pt) 2002-01-10 2003-01-06 Extracção, drenagem e transporte de coque de petróleo

Country Status (11)

Country Link
US (1) US7468118B2 (pt)
EP (1) EP1463678B1 (pt)
JP (1) JP4236105B2 (pt)
CN (1) CN1630611B (pt)
AT (1) ATE446267T1 (pt)
AU (1) AU2003205575A1 (pt)
DE (1) DE60329742D1 (pt)
HK (1) HK1078841A1 (pt)
IT (1) ITMI20020030A1 (pt)
PT (1) PT1463678E (pt)
WO (1) WO2003057604A1 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITMI20070343A1 (it) * 2007-02-22 2008-08-23 Magaldi Ricerche E Brevetti Srl Sistema automatico di stoccaggio deumidifcazione e ripresa di petcoke da parco coperto
CN102333714B (zh) * 2009-02-26 2014-10-08 电源开发工程技术株式会社 粉粒体的定量排出设备
CN103803302B (zh) * 2012-11-02 2017-02-08 中国石油化工集团公司 一种石油焦输送系统
CN105417052B (zh) * 2014-09-22 2018-08-24 沈阳铝镁设计研究院有限公司 一种石油焦沥水仓的仓底皮带配置结构
CN105396648B (zh) * 2015-10-29 2018-04-10 东营联合石化有限责任公司 一种石油焦收集和输送装置
US10829692B2 (en) * 2017-05-10 2020-11-10 Luoyang Jianguang Special Equipment Co., Ltd Automatic dehydration, extraction and transportation apparatus for petroleum coke
KR101999031B1 (ko) * 2017-12-26 2019-07-10 주식회사 포스코 코크 빈의 부착광 측정 장치
KR102070655B1 (ko) * 2018-03-27 2020-01-29 국립낙동강생물자원관 물옥잠 추출물을 이용한 항염증용 조성물
CN112644996A (zh) * 2019-10-10 2021-04-13 中国石油化工股份有限公司 全密闭除焦系统
CN113526165B (zh) * 2021-07-15 2022-11-18 神华北电胜利能源有限公司 一种磨煤机排放系统
CN113717737B (zh) * 2021-08-11 2022-06-14 山东亿维新材料有限责任公司 一种焦油蒸馏辅助取物机构及其工作方法
CN117719843A (zh) * 2024-01-15 2024-03-19 湖南三智盈科新材料有限公司 一种石油焦加工自动给料机

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3257309A (en) * 1962-08-09 1966-06-21 Continental Oil Co Manufacture of petroleum coke
US3280416A (en) * 1964-04-20 1966-10-25 James M Forsyth Two-stage drill for mechanical decoking or the like
US3912091A (en) * 1972-04-04 1975-10-14 Buster Ray Thompson Coke oven pushing and charging machine and method
JPS5813917A (ja) * 1981-07-17 1983-01-26 Nippon Steel Corp 微粉化燃料の送給装置
JPS60147649U (ja) * 1984-03-14 1985-10-01 三菱重工業株式会社 コ−クス輸送装置
US4604019A (en) * 1984-07-24 1986-08-05 Union Oil Company Of California System for removing solids from a solids upflow vessel
JPS61231083A (ja) * 1985-04-05 1986-10-15 Nippon Tekko Renmei 水封式塊状物排出装置
DE59700231D1 (de) * 1996-01-18 1999-07-29 Siemens Ag Austragsvorrichtung
JP2000237578A (ja) * 1999-02-16 2000-09-05 Jgc Corp 固結触媒の抜出方法
US6290494B1 (en) * 2000-10-05 2001-09-18 Sun Coke Company Method and apparatus for coal coking
US6565714B2 (en) * 2001-03-12 2003-05-20 Curtiss-Wright Flow Control Corporation Coke drum bottom de-heading system
US7186347B2 (en) * 2002-04-11 2007-03-06 General Kinematics Corporation Vibratory apparatus for separating liquid from liquid laden solid material

Also Published As

Publication number Publication date
WO2003057604A1 (en) 2003-07-17
AU2003205575A1 (en) 2003-07-24
US7468118B2 (en) 2008-12-23
CN1630611A (zh) 2005-06-22
EP1463678A1 (en) 2004-10-06
CN1630611B (zh) 2010-05-05
JP4236105B2 (ja) 2009-03-11
HK1078841A1 (en) 2006-03-24
US20050126902A1 (en) 2005-06-16
DE60329742D1 (de) 2009-12-03
JP2005514199A (ja) 2005-05-19
ITMI20020030A0 (it) 2002-01-10
EP1463678B1 (en) 2009-10-21
ITMI20020030A1 (it) 2003-07-10
ATE446267T1 (de) 2009-11-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1463678E (pt) Extracção, drenagem e transporte de coque de petróleo
KR100661010B1 (ko) 가스화 시스템으로부터 슬래그의 제거 및 탈수 장치 및 그방법
US8147689B1 (en) Materials dewatering unit
CN105567289B (zh) 一种封闭式石油焦的脱水脱气转运系统及方法
US7108793B2 (en) Method of separating liquid from liquid laden solid material
DE102012219184A1 (de) Vorrichtung zur thermischen Behandlung von Produkten mit Reinigung der Prozessflüssigkeit
JP4678627B2 (ja) 洗浄処理方法ならびに洗浄処理装置
US10829692B2 (en) Automatic dehydration, extraction and transportation apparatus for petroleum coke
EP4228983A1 (en) Hbi slow cooling system and method
US3257309A (en) Manufacture of petroleum coke
CN207899042U (zh) 压滤回收设备
CH692773A5 (de) Verfahren und Vorrichtung zum Entziehen von Wasser aus mechanisch aus einem Nassentschlacker ausgetragenen Verbrennungsrückständen.
CN110961239B (zh) 一种基于农业大数据的种子筛选机
US11351482B2 (en) Dewatering unit and method of using the same
CN111620536A (zh) 含油污泥回收烘干机
KR20070031382A (ko) 용융체의 과립화 방법 및 장치
KR101490083B1 (ko) 침사물에 포함된 모래 및 협잡물의 분리 배출 시스템
JPS6154446B2 (pt)
RU2508251C2 (ru) Нефтеотделитель-отстойник
US11351483B2 (en) Railcar dewatering unit and method of using the same
CN215427665U (zh) 厨余废液的固液分离装置
RU2156195C1 (ru) Комплекс гидравлической очистки железнодорожных полувагонов
JP4153782B2 (ja) 水砕スラグスラリーの脱水装置
DE10015435A1 (de) Verfahren und Vorrichtung zur Entwässerung von Naßasche bei der Abförderung ausNaßentaschungsanlagen
RU2145930C1 (ru) Способ гидравлической очистки железнодорожных полувагонов от налипшего или примерзшего сыпучего материала